-MAIORIA DO STF MANTÉM DECISÃO QUE DECLAROU MORO PARCIAL AO CONDENAR LULA
-JULGAMENTO DO GOVERNADOR AFASTADO É MARCADO PARA O DIA SETE DE MAIO
-CAESP DE IPORÃ DO OESTE ORGANIZA PRIMEIRA FEIRA DAS FLORES
-SECRETÁRIO ESTIMA PREJUÍZO SUPERIOR A 17 MILHÕES COM ATRASO NO MELHORAMENTO GENÉTICO
-MOVIMENTO ECONÔMICO DE SANTA HELENA TEM QUINTO MAIOR CRESCIMENTO DA AMEOSC
-ESCOLA ENFRENTA DIFICULDADES COM COMPROMETIMENTO NO PERÍODO REMOTO
-VELÓRIO E SEPULTAMENTO DE JOVEM CARBONIZADA É HOJE
-ENGAVETAMENTO ENVOLVE QUATRO CARROS NA WILLY BARTH
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 29graus. A mínima das últimas horas foi de 17graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 45 centavos. O euro está valendo seis reais e 57centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.
Um incêndio em um hospital nos arredores de Mumbai, na Índia, matou 13 pacientes de Covid nesta sexta-feira. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o incêndio começou na unidade de terapia intensiva. Outros quatro foram transferidos para outras unidades. As causas do fogo ainda estão sendo investigadas. Uma apuração preliminar dos bombeiros informou que o fogo pode ter começado em um aparelho de ar-condicionado. A Índia enfrenta seu pior momento na pandemia, com cerca de quatro milhões de novos infectados desde o início de abril.
O laboratório americano Pfizer confirmou que doses suspeitas de sua vacina para Covid-19, apreendidas no México e Polônia eram falsas. Os imunizantes eram vendidas por até mil dólares a unidade, o equivalente a cinco mil 495 reais. A companhia disse que trabalha com governos, fornecedores e profissionais de saúde para "para combater o comércio ilegal". Uma fonte da secretaria de Saúde do estado mexicano de Nuevo León, no norte do país, afirmou à agência de notícias AFP que 80 pessoas foram inoculadas com o fármaco falso, mas não revelou detalhes.
Começou nesta quinta-feira a Cúpula de Líderes sobre o Clima, organizada pelo governo dos Estados Unidos. Os governantes de mais de 40 países participam do evento, que também serve como uma preparação para a COP26, um fórum das Nações Unidas sobre o mesmo tema, marcado para novembro. O presidente JOE BIDEN, que organizou e abriu o encontro dos líderes, afirmou que os Estados Unidos, responsáveis por 15 por cento das emissões globais, têm um plano para cortar em 50 por cento as emissões de gases de efeito estufa até o ano de 2030. BIDEN fez um discurso em que salientou diversas vezes a necessidade de criar uma economia verde, com infraestrutura e empregos sustentáveis.
O plenário do Supremo Tribunal Federal formou, nesta quinta-feira, maioria a favor da manutenção da decisão da Segunda Turma da Corte segundo a qual o ex-juiz SERGIO MORO agiu parcialmente no processo em que condenou o ex-presidente LULA no caso do triplex em Guarujá. O julgamento foi suspenso em razão de pedido mais tempo para analisar o processo de MARCO AURÉLIO MELLO. No momento da interrupção, havia sete votos pela manutenção da decisão da Segunda Turma e dois pela revogação. Faltam os votos de MARCO AURÉLIO MELLO e LUIZ FUX. A decisão da Segunda Turma teve de ser apreciada pelo plenário porque, ao anular as condenações de LULA, em decisão individual em oito de março, o ministro EDSON FACHIN entendeu que, se a condenação estava anulada, era descabido um pedido da defesa de declaração da suspeição do ex-juiz.
O senador RENAN CALHEIROS, cotado para assumir a relatoria da CPI da Covid, defendeu nesta quinta-feira que a comissão inicie os trabalhos se debruçando sobre o processo de aquisição de vacinas contra o coronavírus. Ele afirmou que a comissão não vai tratar unicamente sobre o desvio de dinheiro público e que deve apurar se houve ou não negligência do governo federal. CALHEIROS também chamou de 'horroroso' o desempenho do ex-ministro da Saúde EDUARDO PAZUELLO. A CPI da Covid está prevista para ter início na próxima terça-feira. No encontro, os 11 membros titulares devem eleger o presidente e o vice-presidente do colegiado.
O presidente JAIR BOLSONARO sancionou com vetos nesta quinta-feira a Lei Orçamentária Anual de 2021. A sanção ocorreu no último dia do prazo após impasse com o Congresso sobre aumento de emendas parlamentares e redução de gastos obrigatórios. A sanção foi confirmada pelo Palácio do Planalto na noite desta quinta, e o texto da LOA 2021 foi publicado na madrugada desta sexta no "Diário Oficial da União”. Segundo a Secretaria-Geral da Presidência da República, um dos pontos de veto definitivo foram os 19 bilhões e 800 milhões de dotações orçamentárias, sendo 10 bilhões em emendas de relator, um bilhão e 400 milhões em emendas de comissões do Congresso e sete bilhões e 900 milhões em despesas discricionárias do Executivo.
A economia de Santa Catarina cresceu dois vírgula zero quatro por cento em fevereiro na comparação com o mesmo mês de 2020 e teve leve recuo de zero vírgula zero quatro por cento frente ao mês anterior, na série com ajustes sazonais. O resultado faz parte do Índice de Atividade Econômica Regional, calculado pelo Banco Central e considerado uma prévia do Produto Interno Bruto. Santa Catarina obteve o terceiro melhor desempenho na comparação com 2020. De acordo com o Observatório Fiesc, o índice tem mostrado recuperação desde setembro do ano passado, o que indica que a economia está se recuperando.
Santa Catarina teve nesta quinta-feira o segundo dia consecutivo com menos de 100 pessoas aguardando por um leito de Unidade de Terapia Intensiva Covid. Conforme dados do governo do estado, a lista desta quinta traz 71 pacientes à espera, no Meio-Oeste, Sul e Norte catarinense. As demais zeraram a fila de espera. Esse número é 81 por cento menor do que há um mês, quando 374 pessoas estavam na fila. O governo do estado começou a divulgar a lista de espera por regiões em três de março. Desde então, o maior número registrado foi em 17 de março, com 457 pacientes aguardando por uma vaga. Nesse período também houve aumento no número de leitos de UTI ofertados na rede pública de saúde que chegou a mil e 800 vagas.
O tribunal especial do impeachment marcou para sete de maio o julgamento do governador afastado de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS DA SILVA. Ele é acusado de crime de responsabilidade no caso da compra dos respiradores para pacientes da Covid-19 com pagamento antecipado. O julgamento será numa sexta-feira, a partir das nove horas da manhã, por videoconferência, por causa da pandemia da Covid-19. MOISÉS será julgado pelo tribunal, composto por cinco desembargadores e cinco deputados estaduais. Se o político for considerado culpado por sete dos 10 votantes, ele perderá o cargo de forma definitiva. Caso seja inocentado, ele retoma o posto de governador. Na sessão que aceitou a denúncia contra ele, foram seis votos a favor do prosseguimento do processo na parte dos respiradores e quatro contra.
-MUNICÍPIO AMPLIA PAVIMENTAÇÃO COM PAVER NA CIDADE
-CAESP DE IPORÃ DO OESTE ORGANIZA PRIMEIRA FEIRA DAS FLORES
-SECRETÁRIO ESTIMA PREJUÍZO SUPERIOR A 17 MILHÕES COM ATRASO NO MELHORAMENTO GENÉTICO
-MOVIMENTO ECONÔMICO DE SANTA HELENA TEM QUINTO MAIOR CRESCIMENTO DA AMEOSC
-ESCOLA ENFRENTA DIFICULDADES COM COMPROMETIMENTO NO PERÍODO REMOTO
Hemosc necessita doações de sangue para manter estoques. O Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemosc) está com os estoques de sangue em níveis de alerta e reforça a necessidade de doações, especialmente dos tipos A+, A-, O+ e O-. Para garantir a segurança de todos, a coleta está funcionando com horário agendado previamente. A assessora técnica da instituição, MICHELEN GHEDIN, explica que a necessidade de transfusões pelos hospitais e clínicas se mantém, independentemente da pandemia. Além das cirurgias de emergência, há os atendimentos devido a acidentes de trânsito e de trabalho, violência urbana, entre outros. Conforme MICHELEN, o agravamento no número de casos de coronavírus nos últimos meses contribuiu para a diminuição do fluxo de doadores. Aqueles que tiveram contato com casos suspeitos ou confirmados, ou contraíram o vírus, ficam inaptos para a doação por 14 ou 30 dias, respectivamente.
Professora agradece por vida nova após superar Covid-19. Após 23 dias internada na UTI, a professora TEODÓSIA SCHAEFER, 60 anos, de Itapiranga, retorna para casa e enfrenta processo final de recuperação dos efeitos da doença. A batalha pela vida iniciou no dia 13 de março, quando a professora internou no hospital em Itapiranga. Mesmo dia em que sua irmã CECÍLIA faleceu vítima da Covid-19. O estado de saúde de TEODÓSIA piorou e três dias depois ela foi transferida para o Hospital Regional de São Miguel do Oeste, onde foi entubada e ficou internada por 23 dias na UTI. Familiares e amigos fizeram uma longa corrente de oração pela recuperação dela. No dia nove de abril a família recebeu a notícia da alta para a enfermaria e no dia 13 ela foi transferida para o Hospital de Itapiranga.
Conforme TEODÓSIA SCHAEFER, foram dias difíceis, mas com ajuda da família deu tudo certo. Ela lembra que no momento em que o médico disse que precisaria ir para o Hospital Regional, ficou com muito medo, pois havia perdido a irmã há poucos dias para o vírus. Na hora da despedida, a família lhe deu força e ela teve certeza de que iria voltar viva. A maior preocupação da professora era com o filho adotivo, de apenas oito anos. Ela revela que durante a intubação ouvia a voz dele, e que isso deu forças para lutar contra a doença. Ainda bastante debilitada, TEODÓSIA está aos cuidados da família e na companhia do filho. Ela também recebe atendimento de fisioterapeuta. A professora deixa como mensagem para as pessoas cumprirem todas as medidas de proteção e cuidado para não se contaminar, pois a recuperação é muito difícil e dolorosa.
Uma semana após decretar situação de emergência devido à estiagem, o município de SJO continua a transportar água. O prefeito GENÉSIO ANTON comenta que três caminhões estão levando diariamente até 450 mil litros de água na estação de tratamento em Linha Beato Roque, há mais de um mês. A chuva de aproximadamente 40 milímetros registrada na última sexta-feira aliviou a seca, especialmente no Rio Fortaleza, que abastece a cidade, onde o nível havia caído muito. Segundo ANTON, se não fosse esta chuva, os caminhões estariam puxando água também para a cidade. Há previsão de chuva para o fim de semana, o que de acordo com o prefeito, provavelmente vai reduzir os riscos com a estiagem.
Ainda em decorrência da estiagem, GENÉSIO ANTON avalia que a situação demanda cuidados também no patrolamento de estradas. No momento, forçar estes trabalhos poderia resultar em pedras soltas. O prefeito enfatiza que assim que der maior precipitação de chuva, a equipe de Obras vai conseguir atender melhor as demandas. As máquinas trabalham agora nas estradas de Linha Vale Pio, para atender ao projeto de recalque de água do Rio Jundiá, que passa pela comunidade. A estrada em direção à São Pedro, Tunápolis, também é contemplada pelos serviços. Outra região a ser atendida nos próximos dias é Linha Jaboticaba, com cascalhamento da estrada geral. A administração já negociou com proprietários para retirada do cascalho. ANTON salienta que nesta estrada estão aparecendo pontas de rocha solta e que o patrolamento não seria suficiente.
A administração de Mondaí já havia iniciado trabalho de pavimentação com paver na última gestão e prossegue agora. O paver consiste em pedras de ferro encaixadas umas nas outras e que são utilizadas para melhorar ruas e calçadas. Conforme o prefeito VALDIR RUBERT, este material está sendo utilizado para pavimentar a Rua PASTOR KARL RAMMINGER, no Bairro Bela Vista. São 640 metros quadrados de paver, um investimento de aproximadamente 40 mil reais. O prefeito detalha que as pedras irregulares, de calçamento, estão sendo arrancadas e substituídas por paver ou asfalto nos bairros da cidade. Outras ruas, de chão batido, também estão sendo atendidas com paver e segundo RUBERT, o trabalho deverá ser estendido para as vilas no interior do município. Para tanto, também estão sendo feitas medições de ruas.
O novo material tem várias vantagens. É mais fácil e rápido de colocar, permite maior limpeza da rua e a deixa mais bonita, além de ser mais fácil de consertar, quando necessário. Até o momento, as ruas foram contempladas com o material por meio de recursos próprios de Mondaí. A administração ainda tem previsão de receber emendas parlamentares para estes trabalhos e a expectativa é de investir aproximadamente um milhão de reais em pavimentação.
O CAESP de Iporã do Oeste, também conhecido como APAE Caminho de Luz, promove em maio a Primeira Feira das Flores, alusiva ao Dia das Mães, comemorado no dia nove. Conforme a diretora ELIANE BRUGNEROTTO, a ideia foi sugerida já no ano passado, pela proprietária da HM Flores, da cidade de Iporã do Oeste. A feira terá comercialização de flores a partir de dez reais, dos dias cinco a sete de maio, de quarta a sexta-feira, em frente ao CAESP, das oito da manhã até as cinco e meia da tarde, sem fechar ao meio dia. A floricultura parceira desta promoção vai ceder porcentagem dos lucros ao CAESP. Segundo ELAINE, haverá grande variedade de flores nesta feira, que serão entregues já embaladas. É uma oportunidade para as pessoas darem um presente para a mãe, sogra ou companheira. A diretora salienta que o CAESP sempre está em busca de novas parcerias, para obter recursos que possam ser utilizados na instituição. Os valores arrecadados com a Feira das Flores serão aplicados nas atividades diárias com os alunos. Em virtude da pandemia, aumentaram os gastos com materiais, como álcool em gel, papel toalha e de limpeza.
Secretário projeta mais de 17 milhões de reais de prejuízo com atraso no melhoramento genético do rebanho leiteiro. O pessimismo neste sentido é do secretário da Agricultura de São João do Oeste, ROGÉRIO RECH. De acordo com ele, são diversos problemas que afetam a produção agrícola, pois os agricultores enfrentam a segunda estiagem consecutiva, além do ataque de pragas como a cigarrinha. Porém o principal problema apontado pelo secretário está na qualidade genética. Ele diz que a licitação obriga ampla concorrência e compra pelo menor preço, sem levar em consideração a qualidade genética e suas especificações. O município usa há vários anos um padrão genético francês, com apenas um vendedor no Brasil e é praticamente impossível comprar este material para a continuidade do programa por meio de licitação.
De acordo com o secretário da Agricultura, São João do Oeste possui 14 mil animais em idade reprodutiva que irão produzir pelo menos sete mil novilhas com valor de mil cinco mil reais cada. Sem este padrão genético o valor cai pela metade. RECH projeta desvalorização anual de 17 milhões e 500 mil reais no rebanho leiteiro. Segundo ele, um prejuízo causado pela rejeição do projeto enviado à Câmara de Vereadores que previa liberação para os produtores rurais buscarem sêmen de melhor qualidade no mercado. O secretário lembra que já está ocorrendo queda de posições no ranking econômico da região e para recuperar o crescimento precisa de incentivo correto.
ROGÉRIO RECH diz que é preciso apoiar de forma adequada os produtores rurais, que respondem por mais de 60 por cento da produção agropecuária do município. Destaca ainda que o credenciamento de empresas já era para ter ocorrido há dois anos e vem sendo adiado. Por lei federal, em virtude da pandemia não é possível fazer esta alteração em 2021. O prejuízo é calculado apenas na produção de leite. O rebanho de gado de corte, que vem registrando grande crescimento em São João do Oeste, não deve ser afetado. RECH afirma que são poucos produtores que buscam o melhoramento genético específico no gado de corte. A principal demanda neste setor está no cruzamento com raças produtoras de leite.
Conforme relatório apresentado nesta semana, o município de Santa Helena obteve aumento de 34 por cento no movimento econômico de 2019 para 2020. É o quinto maior crescimento entre municípios da Ameosc. O prefeito BLÁSIO HICKMANN enaltece que o resultado surpreendeu a administração e credita os números positivos aos trabalhos na agricultura, indústria e comércio do município, que investem cada vez mais na produção. Santa Helena alcançou a marca de 121 milhões 690 mil reais movimentados em 2020, cerca de 31 milhões e 300 mil a mais em relação ao ano anterior.
A agricultura representa 61 por cento do movimento econômico de Santa Helena. O setor é liderado pela produção leiteira, com 31 por cento, seguida da suinocultura, com 26 por cento. Na sequência aparece a produção de milho, com treze por cento do movimento agropecuário. A avicultura também se destaca, com onze por cento, seguida do gado de corte, com oito por cento da economia no ramo agrícola do município. O prefeito ressalta que à medida que cresce o movimento e a produção, a demanda de serviços também aumenta. Para isso o município disponibiliza todo o seu aparato, como parque de máquinas, para auxiliar tanto os empresários como os agricultores. Destaca ainda que existem vários programas que oferecem incentivos e subsídios para todas as classes produzirem cada vez mais e com isso incrementar o movimento econômico.
Escola enfrenta dificuldades com comprometimento no período remoto. Após um mês de retomada das aulas presenciais, alternadas com o tempo de estudos em casa, o assessor de direção da Escola de Educação Básica Padre Balduíno Rambo, de Tunápolis, VIANEI HAMMERSCHMITT, constata dificuldade em estimular os estudantes a fazerem o tema de casa. O novo modelo de ensino consiste em uma semana de aulas na escola e outra em que o estudante tem atividades para fazer à distância, que também contam como dias letivos. Segundo HAMMERSCHMITT, muitos alunos estão retornando da semana de estudo remoto sem o dever cumprido. Ele comenta que diante da situação, uma alternativa seria encaminhar menos atividades. Proporcionar ao estudante um compromisso menor, no entanto, poderia causar uma defasagem pedagógica ainda maior, acumulada do ano passado, quando as aulas presenciais ficaram impossibilitadas. Na avaliação do assessor, agora os estudantes precisam ter um comprometimento ainda maior, para evitar ainda mais prejuízos no aprendizado.
HAMMERSCHMITT frisa que as famílias também devem colaborar no desenvolvimento pedagógico dos alunos, exigindo que cumpram suas obrigações escolares. Uma orientação neste sentido é o desenvolvimento de uma rotina de estudos, na qual o estudante deve reservar as quatro horas diárias em que estaria na escola para fazer as atividades em casa. De acordo com o assessor de direção, nem todas as pessoas têm perfil autodidata, ou seja, a capacidade de aprender sozinho. No caso dos estudantes da educação básica, observa que a maioria dos alunos precisa de amparo de pais ou professores para que efetivamente façam as tarefas escolares. O momento requer atenção especial de todas as instituições envolvidas no desenvolvimento humano, como Conselho Tutelar, Assistência Social, escola, mas principalmente a família.
VIANEI HAMMERSCHMITT apela para que todo grupo familiar se envolva no processo de aprendizagem, sejam os tios, avós ou pais. Eles devem ter uma conversa com os alunos pelo menos uma vez por semana, se possível a cada dia, sobre as atividades escolares, para identificar as dificuldades. Conforme HAMMERSCHMITT, a pandemia representa um problema para a educação básica, porém ela não deve impedir o desenvolvimento humano. Ele verifica, por outro lado, que os alunos estão atendendo aos protocolos de segurança na escola, referentes ao coronavírus. Até o momento, não houve casos de alunos afastados por Covid. A divisão das turmas, com metade de ocupação das salas, também contribui no cumprimento das medidas do Plano de Contingência. O assessor complementa que o atual modelo de ensino, com aulas presenciais intercaladas com atividades remotas, é mais cansativo, principalmente para os professores. A direção está atenta aos desafios e a cada semana pensa em estratégias para serem implantadas.
-FUGITIVOS DO CASEP SÃO CAPTURADOS EM SMO
-VELÓRIO E SEPULTAMENTO DE JOVEM CARBONIZADA É HOJE
-ENGAVETAMENTO ENVOLVE QUATRO CARROS NA WILLY BARTH
Participação da Polícia Militar Ambiental na Operação Hórus resultou na apreensão de duas armas de fogo no interior de SJCedro. Nesta semana, a PMA realizou trabalhos de fiscalização no interior do município. Na barreira de fiscalização instalada no Distrito de Padre Réus, a polícia abordou um suspeito e em revista veicular foi encontrado dois rifles calibre 22, além de munições. O Comandante da PMA, ÉVERTON RONCAGLIO, relata que o proprietário das armas foi preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo e encaminhado para a delegacia de Polícia Civil em SJCedro. Um dos rifles não possuía registro. Este tipo de armamento tem um preço de aproximadamente três mil reais de mercado. O comandante destaca ainda que a Operação Hórus continua no Extremo Oeste com objetivo de amenizar os crimes. Ele comenta que mesmo sem uma operação específica, a Polícia Ambiental segue fiscalizando e abordando suspeitos na região.
Após três dias, fugitivos do Casep são capturados em SMOeste. Os dois fugitivos do Casep de São Miguel do Oeste foram capturados na manhã desta sexta-feira. Eles haviam fugido do Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório, localizado na Linha Três Curvas, na tarde de terça-feira./ Desde então, a Polícia Militar realizava buscas pelos dois jovens, sendo que nesta sexta-feira eles foram encontrados. Segundo a Polícia Militar, eles se deslocaram até uma propriedade localizada na Linha Nereu Ramos, no interior de São Miguel do Oeste e pediram abrigo. No local, havia um cachorro que acabou encurralando os jovens até a chegada dos policiais. Eles foram capturados e já foram entregues ao Casep.
Velório e sepultamento de jovem carbonizada é hoje. O corpo de MAURICEIA ESTRAICH, de 22 anos, foi liberado pelo Instituto Geral de Perícias de São Miguel do Oeste após a realização de exame do cadáver. O velório iniciou às dez da manhã, no salão da Igreja Católica Apostólica Doutrina em Cristo, na cidade de Descanso, onde ela morava. Já o sepultamento vai ocorrer a partir das 15h, com celebração rumando ao cemitério municipal. O corpo da jovem foi encontrado carbonizado dentro de casa na manhã de 28 de março, num domingo, no Loteamento Horizonte, em Descanso./ O fogo teria se espalhado rapidamente na parte de madeira da casa. Após controlar as chamas, os bombeiros encontraram o corpo em um dos cômodos. A residência ficou totalmente destruída.
A Polícia Civil encontrou divergências em depoimentos dados por uma testemunha desde o início das investigações. Um jovem foi preso ainda na noite daquele domingo, dia 28, por falso testemunho. O Delegado responsável pelo caso, CLEVERSON MULLER, salienta que os exames preliminares mostraram que o incêndio foi criminoso, mas não descarta nenhuma hipótese, nem a participação de mais pessoas neste crime. O inquérito deve ser concluído nos próximos dias pela Polícia Civil.
Engavetamento envolve quatro carros na Willy Barth. O acidente ocorreu no final da manhã desta quinta-feira, na avenida Willy Barth, em São Miguel do Oeste, nas proximidades da Cerâmica WUNSCH. A colisão ocorreu no trecho da avenida onde estava instalada uma das lombadas eletrônicas. Os veículos envolvidos são uma Brasília, um HB20, uma caminhonete F-100 e um Siena. A Polícia Rodoviária Federal controlou o trânsito e fez os encaminhamentos do caso. Ninguém ficou ferido. No local, a reportagem da Peperi foi chamada e empresários pedem para que a prefeitura ou o órgão responsável instale o quanto antes uma lombada eletrônica. O objeto deste procedimento seria controlar o tráfego de veículos e evitar mais acidentes ou até mesmo que um dos carros envolvidos entre na empresa.