ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - AM

Globo Em Foco Itapiranga - 23/04/2021

GLOBO EM FOCO – 23/04/21

-MAIORIA DO STF MANTÉM DECISÃO QUE DECLAROU MORO PARCIAL AO CONDENAR LULA

-JULGAMENTO DO GOVERNADOR AFASTADO É MARCADA PARA O DIA SETE DE MAIO

-MUNICÍPIO MANTÉM TRANSPORTE DE ÁGUA

-URBANISMO REALIZA LIMPEZA NOS BAIRROS DA CIDADE

-MORADORES DE ITAPIRANGA DENUNCIAM PERTUBAÇÃO

-SECRETÁRIO PROJETA PREJUÍZO DE 17 MILHÕES COM ALTERAÇÃO GENÉTICA DE GADO

-POLÍCIA APREENDE DUAS ARMAS DE FOGO NO INTERIOR

-VELÓRIO E SEPULTAMENTO DE JOVEM CARBONIZADA OCORREM HOJE

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 30 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 45 centavos. O euro está valendo seis reais e 57 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.

Um incêndio em um hospital nos arredores de Mumbai, na Índia, matou 13 pacientes de Covid nesta sexta-feira. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o incêndio começou na unidade de terapia intensiva. Outros quatro foram transferidos para outras unidades. As causas do fogo ainda estão sendo investigadas. Uma apuração preliminar dos bombeiros informou que o fogo pode ter começado em um aparelho de ar-condicionado. A Índia enfrenta seu pior momento na pandemia, com cerca de quatro milhões de novos infectados desde o início de abril.

O laboratório americano Pfizer confirmou que doses suspeitas de sua vacina para Covid-19, apreendidas no México e Polônia eram falsas. Os imunizantes eram vendidas por até mil dólares a unidade, o equivalente a cinco mil 495 reais. A companhia disse que trabalha com governos, fornecedores e profissionais de saúde para "para combater o comércio ilegal". Uma fonte da secretaria de Saúde do estado mexicano de Nuevo León, no norte do país, afirmou à agência de notícias AFP que 80 pessoas foram inoculadas com o fármaco falso, mas não revelou detalhes.

Começou nesta quinta-feira a Cúpula de Líderes sobre o Clima, organizada pelo governo dos Estados Unidos. Os governantes de mais de 40 países participam do evento, que também serve como uma preparação para a COP26, um fórum das Nações Unidas sobre o mesmo tema, marcado para novembro. O presidente JOE BIDEN, que organizou e abriu o encontro dos líderes, afirmou que os Estados Unidos, responsáveis por 15 por cento das emissões globais, têm um plano para cortar em 50 por cento as emissões de gases de efeito estufa até o ano de 2030. BIDEN fez um discurso em que salientou diversas vezes a necessidade de criar uma economia verde, com infraestrutura e empregos sustentáveis.

O plenário do Supremo Tribunal Federal formou, nesta quinta-feira, maioria a favor da manutenção da decisão da Segunda Turma da Corte segundo a qual o ex-juiz SERGIO MORO agiu parcialmente no processo em que condenou o ex-presidente LULA no caso do triplex em Guarujá. O julgamento foi suspenso em razão de pedido mais tempo para analisar o processo de MARCO AURÉLIO MELLO. No momento da interrupção, havia sete votos pela manutenção da decisão da Segunda Turma e dois pela revogação. Faltam os votos de MARCO AURÉLIO MELLO e LUIZ FUX. A decisão da Segunda Turma teve de ser apreciada pelo plenário porque, ao anular as condenações de LULA, em decisão individual em oito de março, o ministro EDSON FACHIN entendeu que, se a condenação estava anulada, era descabido um pedido da defesa de declaração da suspeição do ex-juiz.

O senador RENAN CALHEIROS, cotado para assumir a relatoria da CPI da Covid, defendeu nesta quinta-feira que a comissão inicie os trabalhos se debruçando sobre o processo de aquisição de vacinas contra o coronavírus. Ele afirmou que a comissão não vai tratar unicamente sobre o desvio de dinheiro público e que deve apurar se houve ou não negligência do governo federal. CALHEIROS também chamou de 'horroroso' o desempenho do ex-ministro da Saúde EDUARDO PAZUELLO. A CPI da Covid está prevista para ter início na próxima terça-feira. No encontro, os 11 membros titulares devem eleger o presidente e o vice-presidente do colegiado.


O presidente JAIR BOLSONARO sancionou com vetos nesta quinta-feira a Lei Orçamentária Anual de 2021. A sanção ocorreu no último dia do prazo após impasse com o Congresso sobre aumento de emendas parlamentares e redução de gastos obrigatórios. A sanção foi confirmada pelo Palácio do Planalto na noite desta quinta, e o texto da LOA 2021 foi publicado na madrugada desta sexta no "Diário Oficial da União”. Segundo a Secretaria-Geral da Presidência da República, um dos pontos de veto definitivo foram os 19 bilhões e 800 milhões de dotações orçamentárias, sendo 10 bilhões em emendas de relator, um bilhão e 400 milhões em emendas de comissões do Congresso e sete bilhões e 900 milhões em despesas discricionárias do Executivo.

A economia de Santa Catarina cresceu dois vírgula zero quatro por cento em fevereiro na comparação com o mesmo mês de 2020 e teve leve recuo de zero vírgula zero quatro por cento frente ao mês anterior, na série com ajustes sazonais. O resultado faz parte do Índice de Atividade Econômica Regional, calculado pelo Banco Central e considerado uma prévia do Produto Interno Bruto. Santa Catarina obteve o terceiro melhor desempenho na comparação com 2020. De acordo com o Observatório Fiesc, o índice tem mostrado recuperação desde setembro do ano passado, o que indica que a economia está se recuperando.

Santa Catarina teve nesta quinta-feira o segundo dia consecutivo com menos de 100 pessoas aguardando por um leito de Unidade de Terapia Intensiva Covid. Conforme dados do governo do estado, a lista desta quinta traz 71 pacientes à espera, no Meio-Oeste, Sul e Norte catarinense. As demais zeraram a fila de espera. Esse número é 81 por cento menor do que há um mês, quando 374 pessoas estavam na fila. O governo do estado começou a divulgar a lista de espera por regiões em três de março. Desde então, o maior número registrado foi em 17 de março, com 457 pacientes aguardando por uma vaga. Nesse período também houve aumento no número de leitos de UTI ofertados na rede pública de saúde que chegou a mil e 800 vagas.

O tribunal especial do impeachment marcou para sete de maio o julgamento do governador afastado de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS DA SILVA. Ele é acusado de crime de responsabilidade no caso da compra dos respiradores para pacientes da Covid-19 com pagamento antecipado. O julgamento será numa sexta-feira, a partir das nove horas da manhã, por videoconferência, por causa da pandemia da Covid-19. MOISÉS será julgado pelo tribunal, composto por cinco desembargadores e cinco deputados estaduais. Se o político for considerado culpado por sete dos 10 votantes, ele perderá o cargo de forma definitiva. Caso seja inocentado, ele retoma o posto de governador. Na sessão que aceitou a denúncia contra ele, foram seis votos a favor do prosseguimento do processo na parte dos respiradores e quatro contra.

O Departamento de Urbanismo de Itapiranga realiza trabalho especial de limpeza dos bairros da cidade. Serviço iniciou pelo centro da cidade com limpeza de locais públicos e pintura dos meio fios. Segunda ação ocorreu no Bairro Santa Tereza Baixo, com limpeza de calçadas e roçadas. Segundo o diretor de urbanismo, NELSON ARENHARDT, também já foi contemplado o Bairro Santa Cristóvão. No momento a equipe trabalha na Área Industrial. Na próxima semana será dado sequencias as atividades de limpeza percorrendo o bairro Rainha da Paz. O roteiro vai contemplar todos os bairros da cidade e locais públicos em perímetro urbano. O diretor de Urbanismo alerta que foi constato aumento de entulhos e galhos colocados nas calçadas. Para atender a demanda os servidores públicos aumentaram a frequência de recolha para garantir destino correto a estes materiais.

NELSON ARTENHARDT informa ainda que hoje ocorre licitação para definir a empresa responsável pela poda de árvores nos passeios públicos da cidade e praças públicas. O trabalho deve ser concluído até junho. Salienta que este cuidado com a poda e recolha de galhos recebe atenção especial para evitar transtornos aos pedestres e para motoristas com o acumulo de matérias. O diretor de Urbanismo cita ainda trabalho para construção de praça e melhorias no Bairro São Cristóvão para proporcionar espaço para lazer e proporcionar melhor qualidade de vida a população local.

Uma semana após decretar situação de emergência devido à estiagem, o município de SJO continua a transportar água. O prefeito GENÉSIO ANTON comenta que três caminhões estão levando diariamente até 450 mil litros de água na estação de tratamento em Linha Beato Roque, há mais de um mês. A chuva de aproximadamente 40 milímetros registrada na última sexta-feira aliviou a seca, especialmente no Rio Fortaleza, que abastece a cidade, onde o nível havia caído muito. Segundo ANTON, se não fosse esta chuva, os caminhões estariam puxando água também para a cidade. Há previsão de chuva para o fim de semana, o que de acordo com o prefeito, provavelmente vai reduzir os riscos com a estiagem.

Ainda em decorrência da estiagem, GENÉSIO ANTON avalia que a situação demanda cuidados também no patrolamento de estradas. No momento, o exagero nestes trabalhos poderia resultar em pedras soltas. O prefeito enfatiza que assim que der maior precipitação de chuva, a equipe de Obras vai conseguir atender melhor esta demanda. As máquinas trabalham agora nas estradas de Linha Vale Pio, para atender ao projeto de recalque de água do Rio Jundiá, que passa pela comunidade. A estrada em direção à Linha São Pedro, em Tunápolis, também é contemplada pelos serviços. Outra região a ser atendida nos próximos dias é Linha Jaboticaba, com cascalhamento da estrada geral. A administração já negociou com proprietários para retirada do cascalho. ANTON salienta que nesta estrada estão aparecendo pontas de rocha solta e que apenas o patrolamento não seria suficiente para melhorar as condições.

A Cooper A1 de São João do Oeste possui nova sede./A inauguração ocorreu ontem. A direção da cooperativa esteve no local para fazer a abertura oficial, que foi acompanhada por autoridades e gestores. Em virtude da pandemia não houve inauguração com convite aberto ao público e os protocolos sanitários foram seguidos. A obra da nova unidade da Cooper A1 em São João do Oeste, iniciou em janeiro do ano passado. São mais de cinco mil metros quadrados de área construída, destinados a escritórios, depósito, lojas e estacionamento. O prédio tem características da arquitetura alemã, bem como a comunicação visual da área de vendas foi planejada em estilo germânico, para valorizar a cultura do município. O presidente da Cooper A1, ELIO CASARIN, falou da importância socioeconômica da unidade de São João do Oeste, lembrando, ainda, da trajetória da cooperativa do município.

Escola enfrenta dificuldades com comprometimento no período remoto. Após um mês de retomada das aulas presenciais, alternadas com o tempo de estudos em casa, o assessor de direção da Escola de Educação Básica Padre Balduíno Rambo, de Tunápolis, VIANEI HAMMERSCHMITT, constata dificuldade em estimular os estudantes a fazerem o tema de casa. O novo modelo de ensino consiste em uma semana de aulas na escola e outra em que o estudante tem atividades para fazer à distância, que também contam como dias letivos. Segundo HAMMERSCHMITT, muitos alunos estão retornando da semana de estudo remoto sem o dever cumprido. Ele comenta que diante da situação, uma alternativa seria encaminhar menos atividades. Proporcionar ao estudante um compromisso menor, no entanto, poderia causar uma defasagem pedagógica ainda maior, acumulada do ano passado, quando as aulas presenciais ficaram impossibilitadas. Na avaliação do assessor, agora os estudantes precisam ter um comprometimento ainda maior, para evitar ainda mais prejuízos no aprendizado.

HAMMERSCHMITT frisa que as famílias também devem colaborar no desenvolvimento pedagógico dos alunos, exigindo que cumpram suas obrigações escolares. Uma orientação neste sentido é o desenvolvimento de uma rotina de estudos, na qual o estudante deve reservar as quatro horas diárias em que estaria na escola para fazer as atividades em casa. De acordo com o assessor de direção, nem todas as pessoas têm perfil autodidata, ou seja, a capacidade de aprender sozinho. No caso dos estudantes da educação básica, observa que a maioria dos alunos precisa de amparo de pais ou professores para que efetivamente façam as tarefas escolares. O momento requer atenção especial de todas as instituições envolvidas no desenvolvimento humano, como Conselho Tutelar, Assistência Social, escola, mas principalmente a família.

VIANEI HAMMERSCHMITT apela para que todo grupo familiar se envolva no processo de aprendizagem, sejam os tios, avós ou pais. Eles devem ter uma conversa com os alunos pelo menos uma vez por semana, se possível a cada dia, sobre as atividades escolares, para identificar as dificuldades. Conforme HAMMERSCHMITT, a pandemia representa um problema para a educação básica, porém ela não deve impedir o desenvolvimento humano. Ele verifica, por outro lado, que os alunos estão atendendo aos protocolos de segurança na escola, referentes ao coronavírus. Até o momento, não houve casos de alunos afastados por Covid. A divisão das turmas, com metade de ocupação das salas, também contribui no cumprimento das medidas do Plano de Contingência. O assessor complementa que o atual modelo de ensino, com aulas presenciais intercaladas com atividades remotas, é mais cansativo, principalmente para os professores. A direção está atenta aos desafios e a cada semana pensa em estratégias para serem implantadas.

Secretário projeta mais de 17 milhões de reais de prejuízo com atraso no melhoramento genético do rebanho leiteiro. O pessimismo neste sentido é do secretário da Agricultura, de São João do Oeste, ROGÉRIO RECH. De acordo com ele são diversos problemas que afetam a produção agrícola, pois os agricultores enfrentam a segunda estiagem consecutiva, além do ataque de pragas como a cigarrinha. Porém o principal problema apontado pelo secretário está na qualidade genética. Ele diz que a licitação obriga ampla concorrência e compra pelo menor preço, sem levar em consideração a qualidade genética e suas especificações. O município usa há vários anos um padrão genético francês, com apenas um vendedor no Brasil e praticamente impossível comprar este material para a continuidade do programa por meio de licitação.

De acordo com o secretário da Agricultura São João do Oeste, o município possui 14 mil animais em idade reprodutiva que irão produzir pelo menos sete mil novilhas com valor de mil cinco mil reais cada. Sem este padrão genético o valor cai pela metade. ROGÉRIO RECH projeta desvalorização anual de 17 milhões e 500 mil reais no rebanho leiteiro. Segundo ele, um prejuízo causado pela rejeição do projeto enviado a câmara de vereadores que previa liberação para os produtores rurais buscarem sêmen de melhor qualidade no mercado. O secretário da Agricultura, lembra que já está ocorrendo queda de posições no ranking econômico da região e para recuperar o crescimento precisa de incentivo correto.

ROGÉRIO RECH diz que é preciso apoiar de forma adequada os produtores rurais que respondem por mais de 60 por cento da produção agropecuária do município. Destaca ainda que o credenciamento de empresas já era para ter ocorrido há dois anos e vem sendo adiado. Por lei federal em virtude da pandemia, não é possível fazer esta alteração em 2021. O prejuízo é calculado apenas na produção de leite. O rebanho de gado de corte, eu vem registrando grande crescimento em São João do Oeste, não deve ser afetado. RECH afirma que são poucos produtores que buscam o melhoramento genético específico no gado de corte. A principal demanda neste setor está no cruzamento com raças produtoras de leite.

São constantes as reclamações de moradores de Itapiranga em relação a perturbação do sossego público. Esta ocorrência já faz parte da rotina do trabalho da Polícia Militar. A principal reclamação está na falta de uma solução para o problema. Moradoras da Rua Maximiliano Leon, no bairro Jardim Bela Vista, procuraram a Rádio Itapiranga para relatar a difícil situação que enfrentam. SUSANA CASAGRANDE afirma que falta as autoridades tomarem providências diante de uma rotina de total desrespeito de alguns moradores. Ela relata que a diferença de cultura dos imigrantes causa muito conflito e proporciona polêmica. Ela teme que isso possa causar sérios problemas por conflitos caso não ocorra uma mudança de comportamento ou ações mais enérgicas.

Já MIRTES KLEIN diz que há mais de um ano acabou o sossego em casa em virtude de festas, algazarras e diversos desrespeitos dos imigrantes. Cita que vive no local há mais de 30 anos e nunca havia passado por isso. MIRTES afirma que já procurou o Ministério Público, se manifestou na tribuna da câmara de vereadores, procurou o prefeito, Polícia Militar e Polícia Civil e até agora nada mudou . O comandante da Polícia Militar do município, FLÁVIO PAULUS, reconhece o problema e diz ter registros de Termo Circunstanciado que são repassados a Polícia Civil e Promotoria. PAULUS reforma que a PM está sempre à disposição e faz sua parte. Alerta que também é necessário a pessoa que for perturbada formalizar a reclamação. O sargento cita ocorrências envolvendo droga, imigrante dirigindo sem habilitação, perturbação de sossego público e briga entre os próprios venezuelanos.

O Promotor de Justiça da Comarca de Itapiranga, JULIANO BITENCOURT PINTER diz que a situação dos imigrantes é de responsabilidade do Ministério Púbico Federal. Ressalta ainda que não possui conhecimento sobre a situação dos venezuelanos no município. A secretária de Assistência Social, SIMONE FELIN informa que foi criado um cadastro do imigrantes para ter um controle maior da situação. Atualmente estão cadastrados 876 venezuelanos entre crianças, adolescentes, adultos e idosos. O número de imigrantes em Itapiranga é bem superior, pois nem todos formalizam a chegada ao município. A secretária destaca que 90 por cento estão vindo por conta própria e o restante intermediado por uma ONG que iniciou este processo. SIMONE FELIZ relata ajuda do Governo Federal para contemplar imigrantes e que não pode ser utilizado para outros fins da assistência social.

Delegado responsável pela delegacia da comarca de Itapiranga, JOÃO MIOTO, relata registros que ocorrem na delegacia. Ele acumula a função na delegacia de Cunha Porã, onde é o titular. Os casos mais comuns são de perturbação de sossego, porém existe também registros de violência doméstica e furto. Observa que a função principal da Polícia Civil é a investigação criminal em busca de identificação da autoria e juntar provas sobre o crime. O delegado ressalta que a grande maioria dos imigrantes tem bom comportamento e o número de pessoas que causa problema é de exceções. JOÃO MIOTO alerta que não pode ser generalizado e penalizar uma população que busca melhor qualidade de vida. Destaca que eles só buscam viver em outro o país devido a situação caótica que a Venezuela enfrenta. O delegado finaliza dizendo que todos devem ter seus direitos respeitados e também cumprir com suas obrigações e respeitar as leis locais.

Um dos representantes dos venezuelanos em Itapiranga, ANTÔNIO ZAMORRA, lamenta fatos que estão sendo registrados com envolvimento de uma pequena parcela dos imigrantes. Ele pede desculpas em nome do povo venezuelano e ressalta que em qualquer nacionalidade existem pessoas com boas intenções e também as de comportamento inadequado. ZAMORRA chama atenção para a contribuição que os imigrantes estão dando para movimentar o comércio e proporcionar desenvolvimento ao município. ANTÔNIO ZAMORRA diz que também já sentiu na pele casos de desprezo e preconceito por ser venezuelano. Cita ainda que também é perturbado em momentos de descanso devido a horários diferenciados de trabalho.

Participação da Polícia Militar Ambiental na Operação Hórus resultou na apreensão de duas armas de fogo no interior de SJCedro. Nesta semana, a Polícia Ambiental realizou trabalhos de fiscalização no interior do município. Na barreira de fiscalização instalada no Distrito de Padre Réus, em um veicular foi encontrado dois rifles calibre 22, além de munições. O Comandante, ÉVERTON RONCAGLIO, disse que o proprietário das armas foi preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo. Um dos rifles não possuía registro. Este tipo de armamento tem um preço de aproximadamente três mil reais. O comandante destacou ainda que a Operação Hórus continua no Extremo Oeste com objetivo de amenizar os crimes. Ele comentou que mesmo sem uma operação específica, a Polícia Ambiental segue fiscalizando e abordando suspeitos na região.

fugitivos do Casep são capturados em SMOeste. Os dois fugitivos do Casep de São Miguel do Oeste foram capturados na manhã desta sexta-feira. Eles haviam fugido do Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório, localizado na Linha Três Curvas na tarde da última terça-feira. Desde então, a Polícia Militar realizava buscas pelos dois jovens, sendo que nesta sexta-feira eles foram encontrados. Segundo a Polícia Militar, eles se deslocaram até uma propriedade localizada na Linha Nereu Ramos, no interior de São Miguel do Oeste e pediram abrigo. No local, havia um cachorro que acabou encurralando os jovens até a chegada dos policiais. Eles foram capturados e já foram entregues ao Casep. Nenhuma pessoa da propriedade ficou ferida.

Velório e sepultamento de jovem carbonizada ocorrem hoje. O corpo de MAURICEIA ESTRAICH, de 22 anos, foi liberado pelo Instituto Geral de Perícias de São Miguel do Oeste após a realização de exame do cadáver. O velório iniciou às dez da manhã, na cidade de Descanso, onde ela morava. Já o sepultamento vai ocorrer a partir das 15 horas, com celebração rumando ao cemitério municipal. O corpo da jovem foi encontrado carbonizado dentro de casa na manhã de 28 de março, num domingo, no Loteamento Horizonte, em Descanso. O fogo teria se espalhado rapidamente na parte de madeira da casa. Após controlar as chamas, os bombeiros encontraram o corpo em um dos cômodos. A residência ficou totalmente destruída.

A Polícia Civil encontrou divergências em depoimentos dados por uma testemunha desde o início das investigações. Um jovem foi preso ainda na noite daquele domingo, dia 28, por falso testemunho. O Delegado responsável pelo caso, CLEVERSON MULLER, salienta que os exames preliminares mostraram que o incêndio foi criminoso, mas não descarta nenhuma hipótese, nem a participação de mais pessoas neste crime. O inquérito deve ser concluído nos próximos dias pela Polícia Civil.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.