Um incêndio em um hospital nos arredores de Mumbai, na Índia, matou 13 pacientes de Covid nesta sexta-feira. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o incêndio começou na unidade de terapia intensiva. Outros quatro foram transferidos para outras unidades. As causas do fogo ainda estão sendo investigadas. Uma apuração preliminar dos bombeiros informou que o fogo pode ter começado em um aparelho de ar-condicionado. A Índia enfrenta seu pior momento na pandemia, com cerca de quatro milhões de novos infectados desde o início de abril.
O laboratório americano Pfizer confirmou que doses suspeitas de sua vacina para Covid-19, apreendidas no México e Polônia eram falsas. Os imunizantes eram vendidas por até mil dólares a unidade, o equivalente a cinco mil 495 reais. A companhia disse que trabalha com governos, fornecedores e profissionais de saúde para "para combater o comércio ilegal". Uma fonte da secretaria de Saúde do estado mexicano de Nuevo León, no norte do país, afirmou à agência de notícias AFP que 80 pessoas foram inoculadas com o fármaco falso, mas não revelou detalhes.
Começou nesta quinta-feira a Cúpula de Líderes sobre o Clima, organizada pelo governo dos Estados Unidos. Os governantes de mais de 40 países participam do evento, que também serve como uma preparação para a COP26, um fórum das Nações Unidas sobre o mesmo tema, marcado para novembro. O presidente JOE BIDEN, que organizou e abriu o encontro dos líderes, afirmou que os Estados Unidos, responsáveis por 15 por cento das emissões globais, têm um plano para cortar em 50 por cento as emissões de gases de efeito estufa até o ano de 2030. BIDEN fez um discurso em que salientou diversas vezes a necessidade de criar uma economia verde, com infraestrutura e empregos sustentáveis.
O plenário do Supremo Tribunal Federal formou, nesta quinta-feira, maioria a favor da manutenção da decisão da Segunda Turma da Corte segundo a qual o ex-juiz SERGIO MORO agiu parcialmente no processo em que condenou o ex-presidente LULA no caso do triplex em Guarujá. O julgamento foi suspenso em razão de pedido mais tempo para analisar o processo de MARCO AURÉLIO MELLO. No momento da interrupção, havia sete votos pela manutenção da decisão da Segunda Turma e dois pela revogação. Faltam os votos de MARCO AURÉLIO MELLO e LUIZ FUX. A decisão da Segunda Turma teve de ser apreciada pelo plenário porque, ao anular as condenações de LULA, em decisão individual em oito de março, o ministro EDSON FACHIN entendeu que, se a condenação estava anulada, era descabido um pedido da defesa de declaração da suspeição do ex-juiz.
O senador RENAN CALHEIROS, cotado para assumir a relatoria da CPI da Covid, defendeu nesta quinta-feira que a comissão inicie os trabalhos se debruçando sobre o processo de aquisição de vacinas contra o coronavírus. Ele afirmou que a comissão não vai tratar unicamente sobre o desvio de dinheiro público e que deve apurar se houve ou não negligência do governo federal. CALHEIROS também chamou de 'horroroso' o desempenho do ex-ministro da Saúde EDUARDO PAZUELLO. A CPI da Covid está prevista para ter início na próxima terça-feira. No encontro, os 11 membros titulares devem eleger o presidente e o vice-presidente do colegiado.
O presidente JAIR BOLSONARO sancionou com vetos nesta quinta-feira a Lei Orçamentária Anual de 2021. A sanção ocorreu no último dia do prazo após impasse com o Congresso sobre aumento de emendas parlamentares e redução de gastos obrigatórios. A sanção foi confirmada pelo Palácio do Planalto na noite desta quinta, e o texto da LOA 2021 foi publicado na madrugada desta sexta no "Diário Oficial da União”. Segundo a Secretaria-Geral da Presidência da República, um dos pontos de veto definitivo foram os 19 bilhões e 800 milhões de dotações orçamentárias, sendo 10 bilhões em emendas de relator, um bilhão e 400 milhões em emendas de comissões do Congresso e sete bilhões e 900 milhões em despesas discricionárias do Executivo.
A economia de Santa Catarina cresceu dois vírgula zero quatro por cento em fevereiro na comparação com o mesmo mês de 2020 e teve leve recuo de zero vírgula zero quatro por cento frente ao mês anterior, na série com ajustes sazonais. O resultado faz parte do Índice de Atividade Econômica Regional, calculado pelo Banco Central e considerado uma prévia do Produto Interno Bruto. Santa Catarina obteve o terceiro melhor desempenho na comparação com 2020. De acordo com o Observatório Fiesc, o índice tem mostrado recuperação desde setembro do ano passado, o que indica que a economia está se recuperando.
Santa Catarina teve nesta quinta-feira o segundo dia consecutivo com menos de 100 pessoas aguardando por um leito de Unidade de Terapia Intensiva Covid. Conforme dados do governo do estado, a lista desta quinta traz 71 pacientes à espera, no Meio-Oeste, Sul e Norte catarinense. As demais zeraram a fila de espera. Esse número é 81 por cento menor do que há um mês, quando 374 pessoas estavam na fila. O governo do estado começou a divulgar a lista de espera por regiões em três de março. Desde então, o maior número registrado foi em 17 de março, com 457 pacientes aguardando por uma vaga. Nesse período também houve aumento no número de leitos de UTI ofertados na rede pública de saúde que chegou a mil e 800 vagas.
O tribunal especial do impeachment marcou para sete de maio o julgamento do governador afastado de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS DA SILVA. Ele é acusado de crime de responsabilidade no caso da compra dos respiradores para pacientes da Covid-19 com pagamento antecipado. O julgamento será numa sexta-feira, a partir das nove horas da manhã, por videoconferência, por causa da pandemia da Covid-19. MOISÉS será julgado pelo tribunal, composto por cinco desembargadores e cinco deputados estaduais. Se o político for considerado culpado por sete dos 10 votantes, ele perderá o cargo de forma definitiva. Caso seja inocentado, ele retoma o posto de governador. Na sessão que aceitou a denúncia contra ele, foram seis votos a favor do prosseguimento do processo na parte dos respiradores e quatro contra.
Projeto de incentivo a leitura começa atrasado na Emílio Médici devido as reformas. Como conta o diretor MAURÍCIO TREVISAN, o projeto “Todo dia é dia de ler” iniciou hoje na escola de Campo Erê. Explica que o atraso foi causado pelas obras, mas enfim a biblioteca da escola está pronta, com novos livros e preparada para receber bem os estudantes. O diretor adianta que com a reforma, o educandário terá uma sala confortável para incentivar os alunos a lerem. A Emílio Garrastazu Médici trabalha a leitura todos os dias, destinando um tempo de 15 minutos no início de cada período em que a escola para.
Habito da leitura é muito valioso para todos. Segundo o diretor da escola Emílio Garrastazu Médici de Campo Erê - MAURICIO TREVISAN, criar o costume é fundamental para o aprendizado. Ele conta que o projeto acontece há vários anos no educandário, e a cada edição está mais completo, oferecendo mais incentivos para os estudantes. Lembra com muita felicidade quando, em meio à paralisação das aulas, os alunos procuravam educadores pedindo livros emprestados. Para ele, isso dá muita satisfação e a sensação de que o trabalho está sendo muito proveitoso.
Curso técnico em enfermagem está em fase de conclusão. Os estudantes fazendo a formação pelo ICEU, em Campo Erê, já estão no período de estágio, como conta GREICE SANAGIOTTO - coordenadora de estágio do curso. Ela informa que para concluir a formação, os 32 alunos precisam fazer 600 horas de estágio cada, divididas nas unidades de saúde. O período de aprendizado é todo supervisionado pela coordenadora, ou funcionários da saúde pública no local onde os estudantes estão. Conforme GREICE, logo alguns dos futuros técnicos serão enviados para aprender em outras cidades.
Demanda por profissionais de saúde é alta em todo o país. Com a pandemia do coronavírus, além da busca por mais profissionais, cresceu também a carga sobre eles. De acordo com GREICE SANAGIOTTO, o tempo de estágio e formação de mais técnicos em enfermagem vai tirar um pouco do peso dos profissionais atuantes na área. Os estagiários nas unidades de saúde ajudam muito fazendo procedimentos simples, dividindo funções, descarregando o profissional na unidade e ainda recebem na prática o aprendizado necessário para atuar na área. O término do curso estava previsto para novembro, mas deve atrasar um pouco devido a pandemia.
Legislativo aprova uso de pulseira de identificação para positivados ou com suspeita de Covid-19. Os vereadores do município paranaense de Pato Branco, durante sessão ordinária, aprovaram em primeira votação, o projeto que determina uso de pulseira de identificação por pacientes positivados ou com suspeita de Covid-19. O projeto que é de autoria de todos os vereadores, institui que os pacientes testados positivos, bem como os que apresentarem sintomassuspeita de contaminação, obrigatoriamente, serão identificados por uma pulseira fornecida pela Secretaria Municipal de Saúde. Ela deve ser na cor vermelha para positivados e na cor laranja para suspeitos.
Após a identificação, as Unidades de Saúde, por meio dos profissionais serão responsáveis pela colocação das pulseiras. Elas também só podem ser retiradas pelos profissionais da saúde, quando o período de quarentena e isolamento for cumprido ou a suspeita de contágio descartada. Caso o paciente retire a pulseira, sem a devida autorização, ou esteja em vias públicas utilizando a pulseira e sem cumprir o isolamento, será penalizado com multas no valor de 20 Unidades Fiscais Municipal equivalente a 859 reais e 20 centavos e, na hipótese de reincidência, de 40 Unidades, ou seja mil 718 reais e 40 centavos.
Prefeita de Campo Erê estuda financiamento para construção para pessoas de baixa renda. ROZANE MOREIRA quer, com isso, melhorar a situação de muitas famílias que estão morando em condições precárias. Já, na Secretaria de Agricultura e Infraestrutura os trabalhos andam firmes. A pasta trabalha com silagem e realizando melhoramentos nos bairros. 5 pontes no interior foram reconstruídas. A prefeita salienta que os desafios em todos os setores são grandes, mas está valendo a pena. Para incentivar a agricultura familiar ela quer fortalecer a produção de alimentos, inclusive na produção de leite.
Alterações na Lei de Trânsito já estão valendo. Conforme o sargento FELIPE ANDRETA, 57 normas foram mudadas, principalmente por causa dos avanços na tecnologia. O Código de Trânsito tinha mais de 20 anos. Na CNH, a principal mudança é no prazo de validade. Antes era a cada 5 anos para renovar. A partir de agora, motorista que tem menos de 50 anos de idade, terá validade de 10 anos. Para quem tem 50 completos até menos de 70, o prazo continua de 5 anos. Já, para quem completou 70 anos tem que renovar a carteira de motorista a cada 3 anos.
Novas leis de trânsito também foram alteradas para se abrir um processo de suspenção da CNH. A regra vai até 40 pontos na carteira. Se em 1 ano o motorista não tem nenhuma multa gravíssima, pode somar até 40 pontos e fica isento do processo de suspensão. Se em 12 meses tem uma multa gravíssima, pode somar no máximo 30 pontos. Conforme sargento FELIPE ANDRETA, a lei faz uma observação para o motorista profissional. Independente da gravidade da infração pode somar até 40 pontos num ano. O militar nota que a nova lei reconhece o bom motorista que comete um deslize de vez em quando. Por outro lado, vai punir o motorista que costume infringir as regras.
Exame toxicológico está sendo cobrado na renovação da Carteira de Motorista, nas categorias C, D e E, como caminhão e ônibus. A validade é de 2 anos e meio. Agora o condutor está obrigado a ter esse tipo de exame em dia. Quem tem ele vencido precisa regularizar a situação o quanto antes. De acordo com sargento FELIPE ANDRETA, da Polícia Militar Rodoviária, Posto 17 de São Lourenço do Oeste, a infração gera multa e até suspenção da habilitação.
A Polícia Militar de São Lourenço do Oeste recebeu dez novos policiais para atuar na região. De acordo com a PM, os policiais vão atuar nos municípios da 5ª Companhia de Polícia Militar. Na distribuição, São Lourenço ficou com três, Quilombo, Formosa do Sul, Irati, Santiago do Sul e Novo Horizonte receberam um PM cada, e Coronel Martins dois. Conforme VILMAR ROSA, Capitão da companhia, o aumento do efetivo vai garantir a preservação da ordem pública e aprimorar o policiamento preventivo para garantir a segurança dos moradores.
Pelotão da Polícia Militar Ambiental começa a funcionar em Marmeleiro. Na manhã de ontem foi inaugurada informalmente a nova sede da Polícia Militar Ambiental. O evento foi considerado informal porque não contou com a presença do Prefeito PAULO PILATI, que ainda se recupera da Covid-19. Além da equipe e autoridades da Polícia Militar Ambiental, estiveram presentes os Diretores de Departamentos Municipais, membros do CONSEG - Conselho Municipal de Segurança e o Sargento APOLLO - Comandante do Pelotão da Polícia Militar.
De acordo com o responsável pelo Batalhão, Sargento MELLO SANTOS: “Marmeleiro passa a ser referência em Polícia Ambiental e o Pelotão se encontra instalado em pleno funcionamento de suas atividades. A inauguração deverá ser formalizada com a presença do Prefeito, o descobrimento da placa e demais formalidades”. O Sargento salientou que “o batalhão atende todo tipo de denúncia envolvendo crimes de meio ambiente: desmatamento, caça e pesca predatória, maus tratos de animais, depredações em nascentes e rios.
A ideia também é ajudar na segurança pública do município e trazer um trabalho preventivo não apenas punitivo”. A cede da Polícia Militar Ambiental que era em Francisco Beltrão, foi transferida para Marmeleiro e agora está na Rua Telmo Octávio Muller, Centro. Mesmo local onde por muitos anos foi a Câmara Municipal de Vereadores e recentemente funcionava o espaço de atendimento da Saúde com Centro de Especialidades e Reabilitação. O Centro de Especialidades e Reabilitação mudou para a Rua Emilio Magno Glatt, ao lado do Departamento de Assistência Social.
Polícia Civil prende suspeitos de aplicar "golpe do motoboy". No final da tarde de ontem a Polícia Civil através da Delegacia de Polícia de Comarca de Fronteira e da Divisão de Investigação Criminal, ambas de São Lourenço do Oeste, com o apoio da Polícia Militar, prendeu, no bairro São Francisco, dois homens suspeitos da prática do "Golpe do Motoboy" em São Lourenço do Oeste. Os homens, de 23 anos são oriundos do Estado São Paulo e estavam há dois dias no município, supostamente com o único objetivo de cometer as fraudes. Para a ação, eles simulavam ser funcionários de bancos ou policiais para convencer as vítimas a entregarem seus cartões bancários e senhas para um suposto transportador, que recebiam e utilizavam os cartões.
Após manifestação do Ministério Público, o Poder Judiciário rapidamente expediu ordem de busca e apreensão em local previamente identificado pelas equipe policiais. Foram apreendidos diversos objetos relacionados ao fato, sendo os suspeitos presos em flagrante pela prática dos crimes de furto qualificado e associação criminosa. A Polícia alerta a todas as pessoas para que nunca entreguem cartões bancários ou senhas a terceiros. Em caso de dúvidas, contate seu banco ou a Polícia Civil.
Em Marmeleiro, carro capota e motorista fica ferida. O acidente ocorreu no final da tarde de ontem, na PR-180, próximo da Linha Negreiro. A vítima, de 27 anos, dirigia um Ford Ka com placas de Francisco Beltrão, quando perdeu o controle, saiu da pista e capotou. Ela teve ferimentos leves na cabeça e foi levada ao hospital pelo Corpo de Bombeiros. A Polícia Rodoviária Estadual fez o Boletim de Acidente de Trânsito.
Homem que carregou ex-companheira no capô do carro é preso. Foi divulgado aqui na Rádio Atalaia quando ele transitou diversas quadras com a mulher sobre o capô do veículo, e agora a Polícia Civil expediu o mandado de prisão. O fato aconteceu na manhã do dia 13 de abril, em Francisco Beltrão. Quando soube do mandado por tentativa de feminicídio, o homem se apresentou acompanhado de advogado na 19ª Subdivisão de Polícia. Segundo a Polícia Civil, o homem optou por ficar em silêncio durante o interrogatório. Ele foi levado à Cadeia Pública. O inquérito que investiga os fatos está sendo concluído e deve ser encaminhado ao Poder Judiciário no início da próxima semana.