-PROGRAMA PREVÊ UM MILHÃO DE EMPREGOS COM OBRAS PÚBLICAS
-SC JÁ PERDEU MAIS DE 800 MILHÕES DE REAIS EM ICMS E PREVÊ DIFICULDADES EM MAIO
-VEREADORES APROVAM ALTERAÇÕES NO ESTATUTO DO SERVIDOR
-NÚMERO DE CASOS CONFIRMADOS DE DENGUE NO MUNICÍPIO SOBE PARA 110
-IGREJA CATÓLICA VAI MANTER MISSAS SEM PUBLICO ATÉ O INÍCIO DE MAIO
-POLÍCIA CIVIL PRENDE TRÊS SUSPEITOS DE TRÁFICO DE DROGAS NA REGIÃO
-CRIANÇA QUE SE AFOGOU EM AÇUDE MORRE EM HOSPITAL
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 30 graus. A mínima das últimas horas foi de 11 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
O dólar paralelo está cotado a cinco reais e 25 centavos para a compra e cinco reais e 60 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e 50 centavos para a compra e seis reais para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.
A Alemanha autorizou testes de possíveis vacinas contra o coronavírus em humanos desenvolvidas pela empresa de biotecnologia alemã BioNTech, que está disputando com equipes da própria Alemanha, dos Estados Unidos e da China para criar um agente que detenha a pandemia. O teste, somente o quarto de uma vacina específica para este vírus no mundo, será realizado inicialmente com duzentas pessoas saudáveis, e mais cobaias, incluindo algumas com risco maior da doença, que serão acrescentadas em um segundo estágio. Testes da vacina também estão sendo planejados para ocorrer nos Estados Unidos assim que houver aprovação da agência reguladora para testes em humanos.
A Itália superou a marca de 25 mil mortos por Covid-19 nesta quinta-feira. Somente nas últimas 24 horas, o país registrou 437 novas mortes causadas pela doença do novo coronavírus. Segundo levantamento da Universidade Johns Hopkins, a Itália é o segundo país com mais mortes causadas pelo novo coronavírus, atrás somente dos Estados Unidos. Em relação ao total de casos de Covid-19, o país vem em terceiro, atrás dos EUA e da Espanha. A boa notícia, porém, vem do número de doentes: o total de pessoas que ainda estão com a Covid-19 diminuiu para 107 mil 688, dez a menos do que no dia anterior. Apesar da diferença pequena, é o terceiro dia consecutivo de queda.
O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, assinou nesta quarta-feira a ordem executiva que interrompe, temporariamente, a emissão de vistos de residência permanente no país. O decreto vale por 60 dias, mas o republicano admite que o prazo pode ser estendido. Nesta semana, TRUMP já havia sinalizado que assinaria tal decreto como medida para proteger o mercado de trabalho devido às consequências econômicas da pandemia de novo coronavírus. Alguns vistos permanentes, no entanto, continuarão sendo emitidos apenas para as áreas consideradas essenciais no combate à Covid-19, como médico, enfermeiros e outros profissionais de saúde.
Com o avanço do coronavírus e o impacto da doença na atividade econômica, mais da metade das cláusulas negociadas em convenções e acordos coletivos no país já envolvem redução de jornada e salário e suspensão do contrato de trabalho. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira pela pesquisa Salariômetro, elaborada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. O levantamento foi realizado de março até 17 de abril e, portanto, engloba parte do período em que teve início do distanciamento social, considerado fundamental para evitar o avanço do surto. No período analisado pelo estudo, mil e 45 cláusulas foram negociadas. Segundo o Ministério da Economia, até 16 de abril mais de um milhão e 700 mil trabalhadores já haviam sofrido corte de jornada ou tido seus contratos de trabalho suspensos.
O ministro da Saúde, NELSON TEICH, disse nesta quarta-feira que o governo federal prepara uma diretriz que será apresentada para orientar cidades e estados na flexibilização do distanciamento social contra o coronavírus. O ministro afirmou que não serão apontadas regras gerais para todo o país, já que as realidades regionais e o avanço da doença são distintos em cada localidade. O afastamento, segundo ele, é uma medida absolutamente natural e lógica na largada, mas não pode não estar acompanhado de um programa de saída. O ministro diz que está preparando uma apoio para esse 'programa de saída' para cidades e estados que adotam isolamento contra a Covid-19. TEICH prometeu apresentar as diretrizes em uma semana.
O presidente JAIR BOLSONARO delegou ao ministro da Casa Civil, WALTER BRAGA NETTO, a condução de um plano de retomada da economia sustentado na reativação de obras públicas com recursos do Tesouro, como forma de evitar uma escalada do desemprego devido à crise do novo coronavírus. O programa deve durar pelo menos três anos. A proposta enfrenta resistência do Ministério da Economia, sob comando de PAULO GUEDES. Na avaliação do chefe da equipe econômica, o governo está no limite e não há espaço para uma nova rodada de gastos. Só no âmbito do Ministério da Infraestrutura, a projeção é que o pacote consuma cerca de 30 bilhões em investimentos públicos para a retomada de cerca de 70 obras que estão paralisadas ou sendo tocadas abaixo da sua capacidade total. Entre elas, estão rodovias, ferrovias e terminais portuários. A meta é gerar mais de um milhão de empregos.
Santa Catarina registrou duas novas mortes por coronavírus nesta quarta-feira, uma em Balneário Arroio do Silva de um homem de 81 anos e outra em Cocal do Sul, de um homem de 68. Outras 24 pessoas foram positivadas para a doença nas últimas 24 horas o que eleva para 39 o número de óbitos e para mil 115 o de casos confirmados. Em leitos de Unidade de Terapia Intensiva estão internados 102 pacientes. Desses, 51 já diagnosticados para coronavírus e outros 51 em investigação. Em alta dos leitos de UTI para enfermarias, o número chega a 161. Conforme o secretário de Saúde, HELTON ZEFERINO, a taxa de ocupação dos leitos reservados para coronavírus o pelo SUS é de 16 vírgula 27 por cento e apresentou redução desde a última segunda-feira.
Entre os mais de mil pacientes contaminados por coronavírus em Santa Catarina desde a primeira confirmação no estado até esta quarta-feira, 54 vírgula cinco por cento dos testes com resultado positivo para a doença foram realizados em mulheres. Até a última atualização do governo do Estado, 608 pessoas do gênero feminino tinham contraído a doença. Dessas, 149 tem idade entre 30 e 39 anos e outras 111 estão na faixa-etária entre 40 a 49 anos. Apesar de aparecerem como a maior parcela dos pacientes, o perfil da doença ainda é bastante variado, conforme apontam os números. Em terceiro na lista estão os homens com idade entre 50 e 59 anos e totalizam 110 pacientes positivados para Covid-19. Em outras duas faixas etárias - de 60 a 69 anos e de 0 a 9 anos - a maioria também é composta pelo gênero masculino
O secretário da Fazenda PAULO ELI afirmou que o Governo de Santa Catarina terá dificuldades para honrar os compromissos financeiros a partir de maio, incluindo a folha de pagamento dos servidores, caso não haja um socorro do governo federal aos estados para compensar a perda de arrecadação provocada pela crise do coronavírus. Ele estima que o governo do Estado já tenha perdido 811 milhões de reais em ICMS e a projeção é de uma perda próxima a bilhão até o fim deste mês. Segundo ele, a folha de pagamento dos servidores estaduais do mês de abril está garantida e será paga com os recursos que o Estado tem em caixa. Porém, ressaltou que a partir do mês de maio haverá “dificuldades para cumprir todos os compromissos”.
A secretaria de Obras de Romelândia iniciou nos últimos dias o trabalho de recuperação das estradas do interior do município. A informação é do prefeito, VALDIR BUGS. Ele admitiu que houve um atraso no começo dessa ação no município devido ao período de férias dos servidores da pasta e também em virtude do estrago de pelo menos duas máquinas. Conforme o prefeito, passado essas questões, a equipe conseguiu se estruturar novamente e os trabalhos foram retomados na última semana.
O município de Romelândia conta com três motoniveladoras, sendo duas da prefeitura e uma terceirizada. A afirmação é do prefeito, VALDIR BUGS. De acordo com ele, a prefeitura licitou cerca de 800 horas de trabalho da máquina terceirizada. O objetivo conforme ele é agilizar os trabalhos em todo o interior. BUGS disse que cerca de 180 horas já foram executadas, restando ainda pouco mais de 600 horas de trabalho. O prefeito lembrou que todos os recursos que estão sendo investidos nessas melhorias, cerca de 50 mil reais serão oriundos dos cofres da prefeitura de Romelândia.
Ao menos seis comunidades já receberam as melhorias nas estradas. O comentário é do prefeito de Romelândia, VALDIR BUGS. Ele ressaltou que as linhas São Jorge, Santa Lúcia, Gruta, São Roque, Maringá e Becker já receberam ações da secretaria de Obras. BUGS revelou que o próximo passo será seguir para as linhas Alvorada e Vista Alegre. Ele admitiu que essas localidades estão bem danificadas e por isso o trabalho precisa ser mais intenso. O prefeito esclareceu que aos poucos as estradas vão retornando a sua normalidade. BUGS revelou que a expectativa é que o trabalho nessas comunidades seja concluído em até 20 dias. Na sequencia, outras seis comunidades também receberão melhorias da secretaria de Obras de Romelândia.
Os eleitores e partidos políticos que precisam de serviços do Cartório Eleitoral devem fazer os procedimentos via internet. A informação é da chefe do cartório eleitoral da quadragésima quinta Zona Eleitoral com sede em São Miguel do Oeste, DEANA FANTON. De acordo com ela, desde o começo da pandemia causada pelo novo coronavírus os serviços prestados pelos cartórios estão sendo executados exclusivos de forma online. Conforme ela, a procura pelo serviço está sendo baixa até o momento, porém, a expectativa é que tanto eleitores, quando partidos comecem a usar de forma mais intensa a forma online para atendimentos.
Para acessar os serviços disponíveis, os eleitores devem acessar o site do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina. A afirmação é da chefe do cartório eleitoral da quadragésima quinta Zona Eleitoral com sede em São Miguel do Oeste, DEANA FANTON. Segundo ela, o endereço é o www.tre-sc.jus.br. Ela explicou que nessa página, os interessados devem acessar o Serviço de Atendimento Remoto Emergencial ao Eleitor e seguir uma série de orientações. DEANA lembrou que enquanto o trabalho presencial está suspenso, os servidores estão atuando no modo home office.
Através do site do TRE de Santa Catarina os eleitores e partidos poderão tirar todas as dúvidas existentes. O comentário é da chefe do cartório eleitoral da quadragésima quinta Zona Eleitoral, DEANA FANTON. Ela lembrou que São Miguel do Oeste possuiu duas zonas eleitorais, sendo a 45 e a 82. A profissional disse que a Zona 45 atende os eleitores e partidos de São Miguel do Oeste, Descanso, Bandeirante, Belmonte e Santa Helena. Já a Zona 82 atende as cidades de Guaraciaba, Barra Bonita, Anchieta, Romelândia e Paraíso. DEANA revelou ainda que caso os eleitores encontrem dificuldades por meio do site podem encaminhar e-mails para os endereços, [email protected] ou [email protected],br.
O município de Paraíso decretou situação de emergência em razão dos transtornos provocados pela estiagem na agricultura. O documento foi assinado pelo prefeito VALDECIR CASAGRANDE na sexta-feira, dia 17. Na semana passada, o vereador FABRÍCIO GARLET criticou a administração municipal que ainda não havia emitido o decreto. De acordo com o vereador, o legislativo encaminhou ainda no começo deste mês um ofício para o prefeito solicitando que o município decretasse a situação de emergência. O prefeito CASAGRANDE disse que a prefeitura vem acompanhando a situação há bastante tempo e que os prejuízos para as principais atividades agrícolas, como a produção de leite e milho safrinha, crescem a cada dia. Na sexta-feira, de posse dos dados atualizados das perdas, o prefeito decretou situação de emergência.
As perdas com o milho safrinha em Paraíso chegam a 40 por cento. A informação é do prefeito VALDECIR CASAGRANDE. De acordo com ele, o dado está no relatório entregue pela Epagri e que embasa o decreto de situação de emergência assinado na sexta-feira, dia 17. CASAGRANDE disse que a estimativa na produção de leite é de uma queda entre 20 e 30 por cento no município. Na soja, as perdas estão em 25 por cento. CASAGRANDE disse que os números tendem a crescer na medida em que não chove na região. Ele explicou que o momento certo para decretar emergência era no dia 17, com dados atualizados e consolidados que justificam a medida.
O governo de WILSON TREVISAN terá um novo líder na Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste em 2020. O escolhido é o vereador do PSD, CLÁUDIO BARP.Ele substitui CÁSSIO DA SILVA, que deixou a função no início do ano. Os dois vereadores, aliás, eram filiados ao MDB e utilizaram a janela partidária, período em que políticos com mandato podem trocar de legenda sem prejuízo ao cargo, para se filiarem ao partido do prefeito WILSON TREVISAN. O executivo enviou um comunicado oficial nesta semana ao legislativo informando que BARP é o novo líder do governo na câmara para este ano.
Em sessão por videoconferência na noite desta quarta-feira, os vereadores de São Miguel do Oeste aprovaram uma série de projetos de lei em primeiro turno. As matérias tratam da aprovação de loteamento, de desmembramento de terra, comodato e da composição de Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. A nova redação altera a composição do conselho e corrige a redação do gênero das membras da entidade. O grupo será composto por 16 membras, representantes do poder público e da sociedade. O projeto é da vereadora MARIA TEREZA CAPRA. As matérias aprovadas na noite de ontem sofrerão uma nova votação na sessão ordinária virtual marcada para as sete horas da noite desta quinta-feira. A sessão será transmitida ao vivo pela Peperi.
Os vereadores também aprovaram na noite desta quarta-feira o projeto que altera o Estatuto dos Servidores Municipais. O projeto autoriza o município a conceder férias de forma antecipada, em situações de emergência, calamidade pública ou outras consideradas excepcionais, ainda que o servidor não tenha completado o período aquisitivo. O mesmo entendimento vale para licença prêmio, que pode ser concedida de forma antecipada, ainda que o servidor não tenha completado o período aquisitivo. O projeto também prevê que caso o servidor agraciado com as férias antecipadas for exonerado ou demitido, ele deverá restituir o erário público de forma proporcional. O projeto ainda passará pela segunda votação antes de ser enviado para sanção do prefeito.
Apesar da portaria que permite a realização de missas e cultos com a presença do público, a diocese de Chapecó vai manter o sistema atual até o dia três de maio. A decisão foi anunciada em nota divulgada na tarde de ontem pelos bispos do Regional Sul Quatro da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. O documento é de autoria dos bispos das dioceses de Santa Catarina. No documento, os líderes da Igreja Católica no estado reafirmam o compromisso de promoção do bem comum e de proteção da vida e que entendem a preocupação que levou às restrições contidas na Portaria. Ao mesmo tempo, tendo em vista as diferentes realidades presentes no estado, destacam que é necessário um tempo maior para adaptação a algumas regras que protegem a vida. Por isso, as celebrações serão sem a participação dos fiéis até o dia três de maio.
A nota dos bispos de Santa Catarina, entre o bispo da diocese de Chapecó DOM ODELIR MAGRI, cita que as normas contida na portaria criam situações que são de difícil solução neste momento. Uma delas é a não participação das celebrações de pessoas pertencentes ao grupo de risco, inclui muitos padres que tem mais de 60 anos e não poderão presidir as celebrações. Outras regras interferem na liturgia e, até o momento, não foram encontradas alternativas. Uma delas determina que para a comunhão eucarística as hóstias somente poderão ser distribuídas se estiverem pré-embaladas para uso pessoal. Com isso, na maioria do estado, as missas continuarão sendo celebrada de portas fechadas. Apenas a Arquidiocese de Florianópolis, a título de experiência, fará celebrações com a possibilidade dos fiéis participarem, respeitando as normas previstas. As demais Dioceses continuarão com o modo atual até o dia três de maio.
Mil moradores de São Miguel do Oeste serão submetidos a testes rápidos para diagnóstico de contaminação por coronavírus. O anúncio foi feito pelo prefeito WILSON TREVISAN na manhã desta quarta-feira após uma reunião com a secretária de Saúde, GENI GIRELLI, com o médico coordenador do Comitê do Coronavírus, MAURÍCIO PIACENTINI e com o enfermeiro responsável pela Vigilância Epidemiológica do Município, MARCOS BORTOLANZA. A aquisição dos kits para testagem está em fase final e o processo licitatório aconteceu ainda na semana passada. Segundo o prefeito, a ampliação dos testes vai ajudar a mostrar que outras ações são necessárias no município, além de todas que vêm sendo tomadas desde que a pandemia de coronavírus chegou ao Brasil.
O município não pode ficar esperando as ações do estado e do governo federal, que são muito lentos. A afirmação é do prefeito WILSON TREVISAN. Ele disse que São Miguel do Oeste está sendo proativo, tomando as medidas devidas de forma antecipada. TREVISA citou que foi assim com a montagem do Centro de Triagem no Salão Paroquial, do isolamento de áreas da UPA 24 horas para atendimento exclusivo a pessoas com sintomas de doenças respiratórias, a contratação de médicos e outros profissionais e agora com a ampliação dos testes. O receio do prefeito é que as iniciativas das outras esferas de governo cheguem tarde demais. A definição das pessoas que serão submetidas à testagem em cada ponto do município ocorrerá a partir de critérios técnicos estabelecidos pela equipe da Secretaria de Saúde, que pretende criar uma espécie de perfil epidemiológico do coronavírus em São Miguel do Oeste.
A secretaria de Saúde de Pinhalzinho e o Hospital Regional confirmaram, ontem à tarde, a causa da morte do paciente de 33 anos que morreu na madrugada desta quarta-feira. O homem estava internado na UTI do Regional desde o dia sete de abril com problemas respiratórios. O caso gerou muita repercussão com uma série de notícias falsas e boatos a respeito. Na semana passada, inclusive, o município de Pinhalzinho, o Hospital Regional e o comitê do coronavírus emitiram notas oficiais sobre o caso e anunciaram medidas para responsabilizar as pessoas que postaram fake News a respeito. Ontem de madrugada, o homem faleceu. Os três testes para Covid-19 feitos no paciente deram negativo. Ontem, a secretaria de saúde e o município de Pinhalzinho confirmaram que a causa da morte foi um quadro grave de pneumonia bacteriana.
Já passam de cem os casos confirmados de dengue em São Miguel do Oeste neste ano. Segundo Boletim divulgado nesta quinta-feira pela Vigilância Epidemiológica Municipal, foram 14 novos casos em uma semana, atingindo 110 no total. De acordo com o enfermeiro MARCOS BORTOLANZA, são 107 casos autóctones, dois importados e um com local de infecção indeterminado. Desse total, 74 estão no bairro Estrela, 16 no São Jorge, cinco no São Luiz, três no São Sebastião, três no centro e dois no Salete. Os bairros Agostini, Sagrado Coração de Jesus, Progresso e Jardim Peperi tem um caso cada. Além disso, o município tem um caso indeterminado e dois importados.
A Polícia Civil prendeu três pessoas suspeitas de envolvimento com o tráfico de drogas na região nesta semana. As prisões ocorreram durante uma operação desenvolvida entre segunda e quarta-feira nos municípios de Maravilha, Iraceminha, Pinhalzinho, Cunha Porã e São Miguel do Oeste. Os policiais também cumpriram 17 mandados judiciais de busca e apreensão. Nos últimos meses, o Setor de Investigação da Polícia Civil de Maravilha realizou uma investigação a fim de desarticular um grupo criminoso, responsável por elevada comercialização de cocaína em Maravilha e municípios da região Oeste. Na segunda-feira, o líder do grupo foi preso quando chegava ao município de Maravilha com cocaína. A partir de então foi desencadeada uma sequência de cumprimentos de mandados de prisão e mandados de busca e apreensão. Durante o cumprimento dos mandados de busca, a Polícia Civil apreendeu aparelhos celulares, arma de fogo, munições, joias e um veículo utilizado no transporte da droga.
Uma criança que se afogou em um açude no interior do município de Itapiranga morreu no hospital da cidade no final da tarde de ontem. O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das quatro e meia da tarde para atender uma criança de 10 meses vítima de afogamento na Linha Santo Antônio. Os bombeiros encontraram a criança com os pais que estava conduzindo o filho ao encontro da guarnição. O bebê estava em parada cardiorespiratória, sem reação pupilar. Os bombeiros iniciaram os procedimentos de reanimação cardiopulmonar com transporte ao Hospital Sagrada Família. Na unidade de saúde, os procedimentos continuaram juntamente com a equipe médica. De acordo com os Bombeiros, a criança faleceu por volta das seis horas da tarde.