O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 30 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.
O dólar paralelo está cotado a cinco reais e 25 centavos para a compra e cinco reais e 60 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e 50 centavos para a compra e seis reais para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.
A Alemanha autorizou testes de possíveis vacinas contra o coronavírus em humanos desenvolvidas pela empresa de biotecnologia alemã BioNTech, que está disputando com equipes da própria Alemanha, dos Estados Unidos e da China para criar um agente que detenha a pandemia. O teste, somente o quarto de uma vacina específica para este vírus no mundo, será realizado inicialmente com duzentas pessoas saudáveis, e mais cobaias, incluindo algumas com risco maior da doença, que serão acrescentadas em um segundo estágio. Testes da vacina também estão sendo planejados para ocorrer nos Estados Unidos assim que houver aprovação da agência reguladora para testes em humanos.
A Itália superou a marca de 25 mil mortos por Covid-19 nesta quinta-feira. Somente nas últimas 24 horas, o país registrou 437 novas mortes causadas pela doença do novo coronavírus. Segundo levantamento da Universidade Johns Hopkins, a Itália é o segundo país com mais mortes causadas pelo novo coronavírus, atrás somente dos Estados Unidos. Em relação ao total de casos de Covid-19, o país vem em terceiro, atrás dos EUA e da Espanha. A boa notícia, porém, vem do número de doentes: o total de pessoas que ainda estão com a Covid-19 diminuiu para 107 mil 688, dez a menos do que no dia anterior. Apesar da diferença pequena, é o terceiro dia consecutivo de queda.
O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, assinou nesta quarta-feira a ordem executiva que interrompe, temporariamente, a emissão de vistos de residência permanente no país. O decreto vale por 60 dias, mas o republicano admite que o prazo pode ser estendido. Nesta semana, TRUMP já havia sinalizado que assinaria tal decreto como medida para proteger o mercado de trabalho devido às consequências econômicas da pandemia de novo coronavírus. Alguns vistos permanentes, no entanto, continuarão sendo emitidos apenas para as áreas consideradas essenciais no combate à Covid-19, como médico, enfermeiros e outros profissionais de saúde.
Com o avanço do coronavírus e o impacto da doença na atividade econômica, mais da metade das cláusulas negociadas em convenções e acordos coletivos no país já envolvem redução de jornada e salário e suspensão do contrato de trabalho. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira pela pesquisa Salariômetro, elaborada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. O levantamento foi realizado de março até 17 de abril e, portanto, engloba parte do período em que teve início do distanciamento social, considerado fundamental para evitar o avanço do surto. No período analisado pelo estudo, mil e 45 cláusulas foram negociadas. Segundo o Ministério da Economia, até 16 de abril mais de um milhão e 700 mil trabalhadores já haviam sofrido corte de jornada ou tido seus contratos de trabalho suspensos.
O ministro da Saúde, NELSON TEICH, disse nesta quarta-feira que o governo federal prepara uma diretriz que será apresentada para orientar cidades e estados na flexibilização do distanciamento social contra o coronavírus. O ministro afirmou que não serão apontadas regras gerais para todo o país, já que as realidades regionais e o avanço da doença são distintos em cada localidade. O afastamento, segundo ele, é uma medida absolutamente natural e lógica na largada, mas não pode não estar acompanhado de um programa de saída. O ministro diz que está preparando uma apoio para esse 'programa de saída' para cidades e estados que adotam isolamento contra a Covid-19. TEICH prometeu apresentar as diretrizes em uma semana.
O presidente JAIR BOLSONARO delegou ao ministro da Casa Civil, WALTER BRAGA NETTO, a condução de um plano de retomada da economia sustentado na reativação de obras públicas com recursos do Tesouro, como forma de evitar uma escalada do desemprego devido à crise do novo coronavírus. O programa deve durar pelo menos três anos. A proposta enfrenta resistência do Ministério da Economia, sob comando de PAULO GUEDES. Na avaliação do chefe da equipe econômica, o governo está no limite e não há espaço para uma nova rodada de gastos. Só no âmbito do Ministério da Infraestrutura, a projeção é que o pacote consuma cerca de 30 bilhões em investimentos públicos para a retomada de cerca de 70 obras que estão paralisadas ou sendo tocadas abaixo da sua capacidade total. Entre elas, estão rodovias, ferrovias e terminais portuários. A meta é gerar mais de um milhão de empregos.
Santa Catarina registrou duas novas mortes por coronavírus nesta quarta-feira, uma em Balneário Arroio do Silva de um homem de 81 anos e outra em Cocal do Sul, de um homem de 68. Outras 24 pessoas foram positivadas para a doença nas últimas 24 horas o que eleva para 39 o número de óbitos e para mil 115 o de casos confirmados. Em leitos de Unidade de Terapia Intensiva estão internados 102 pacientes. Desses, 51 já diagnosticados para coronavírus e outros 51 em investigação. Em alta dos leitos de UTI para enfermarias, o número chega a 161. Conforme o secretário de Saúde, HELTON ZEFERINO, a taxa de ocupação dos leitos reservados para coronavírus o pelo SUS é de 16 vírgula 27 por cento e apresentou redução desde a última segunda-feira.
Entre os mais de mil pacientes contaminados por coronavírus em Santa Catarina desde a primeira confirmação no estado até esta quarta-feira, 54 vírgula cinco por cento dos testes com resultado positivo para a doença foram realizados em mulheres. Até a última atualização do governo do Estado, 608 pessoas do gênero feminino tinham contraído a doença. Dessas, 149 tem idade entre 30 e 39 anos e outras 111 estão na faixa-etária entre 40 a 49 anos. Apesar de aparecerem como a maior parcela dos pacientes, o perfil da doença ainda é bastante variado, conforme apontam os números. Em terceiro na lista estão os homens com idade entre 50 e 59 anos e totalizam 110 pacientes positivados para Covid-19. Em outras duas faixas etárias - de 60 a 69 anos e de 0 a 9 anos - a maioria também é composta pelo gênero masculino.
O secretário da Fazenda PAULO ELI afirmou que o Governo de Santa Catarina terá dificuldades para honrar os compromissos financeiros a partir de maio, incluindo a folha de pagamento dos servidores, caso não haja um socorro do governo federal aos estados para compensar a perda de arrecadação provocada pela crise do coronavírus. Ele estima que o governo do Estado já tenha perdido 811 milhões de reais em ICMS e a projeção é de uma perda próxima a bilhão até o fim deste mês. Segundo ele, a folha de pagamento dos servidores estaduais do mês de abril está garantida e será paga com os recursos que o Estado tem em caixa. Porém, ressaltou que a partir do mês de maio haverá “dificuldades para cumprir todos os compromissos”.
Escola estadual faz entrega e kits de alimentação escolar. A informação é da diretora da escola de Educação Básica Raul Pompeia de Campo Erê MÁRCIA BUFFON. De acordo com ela, as famílias dos alunos que são beneficiários do Programa Bolsa Família que
frequentam as escolas Médici e Pompeia devem amanhã retirar o kit alimentação na Raul Pompeia. Por determinação do estado a entrega dos alimentos será nessa escola, das 9 ás 11 horas e das 14 ás 16 horas.
Escola tem uma lista de quem e beneficiário do Programa Bolsa Família. A diretora MÁRCIA, ressalta que é fundamental para retirar o kit alimentação é necessário levar o cartão do Bolsa Família e o CPF de quem vai retirar o kit, mais a carteirinha de estudante do aluno. Fazem parte do Kit de Alimentação Escolar: dois quilos de arroz; um de feijão; um quilo de farinha; um de mel; um litro de suco e um litro de leite. Outra informação importante enfatiza a diretora, é necessário levar embalagem para retirar os alimentos, pois eles estão soltos.
Ao todo devem ser entregues 295 kits nessa primeira etapa. MÁRCIA BUFFON – diretora da Escola de Educação Básica Raul Pompeia de Campo Erê, acrescenta que é importante que as famílias no momento de r até a escola para retirar o kit de alimentação escolar, façam uso de máscara e respeitem as determinações do Ministério da Saúde. Frisa que o nome do beneficiário precisa estar na lista da Secretaria de Assistência Social. Será entregue um kit para cada aluno que estuda na escola Pompeia e Médici.
Rede municipal de ensino trabalha com atividades escolares não presenciais. Essa modalidade iniciou nessa semana, segundo o secretário de educação de Saltinho HENRIQUE PICININ. Ela explica que as atividades permanecerão durante o isolamento social determinado pelas autoridades competentes. Existe uma resolução garante o regime especial de atividades escolares não presenciais aos alunos da rede municipal. Ele define a manutenção das atividades pedagógicas sem a presença professores e estudantes nos ambientes escolares.
Nesse primeiro momento a comunicação entre EscolaFamília será via WhatsApp. Conforme o secretário, a ideia é que os pais junto com a criança possam tirar suas dúvidas em relação as atividades e até mesmo para os recados. Para atender às demandas do atual cenário, que exige medidas severas de prevenção à disseminação do vírus, foi criado um portal educacional de aprendizagem, o acesso é feito pelo endereço eletrônico https:www.saltinho.sc.gov.br.
No Portal Educacional cada família vai encontrar a turma que seu filho frequenta. Conforme HENRIQUE, lá consta alunos da Creche, Pré-Escolar ou Ensino Fundamental. No link de cada turma tem as postagens com atividades escolares destinadas aos estudantes da Rede Municipal de Ensino. PICININ, comenta que a Secretaria conhece os limites impostos pelo formato determinado pelo ensino a distância. Por isso está dando todo suporte necessário.
Nem todas as famílias possuem recursos para garantir participação dos filhos nessa modalidade de ensino online. Entretanto, frisa o secretário, é preciso adotar medidas que possam minimizar os impactos causados pela pandemia do covid-19 no fluxo de nosso calendário escolar. Para esse público, será organizado um kit de atividades, com todos os cuidados necessários, que deverá ser retirado todas as segundas-feiras nas unidades escolares que cada aluno frequenta. O material deve ser devolvido para os professores na semana seguinte.
Planejamento e elaboração das atividades pedagógicas conta com o plano coletivo. De acordo com HENRIQUE PICININ, todas as atividades contam com participação dos profissionais de cada turma e são embasadas no Currículo Base do Território Catarinense, Diretrizes Municipais, no Planejamento Anula e no Projeto Político Pedagógico de cada instituição.
Novo coronavírus é muito mais violento que os anteriores. Avaliação é de SILVIO NEUGEBAUER, um dos primeiros médicos de Palma Sola, que atende em Francisco Beltrão. Acrescenta que a doença também é marcada pela grande capacidade de transmissão de uma pessoa para outra. O médico observa que a Hidroxicloroquina, que muita gente procura nas farmácias para combater a covid-19, pode ser muito eficaz, mas não vale a pena correr o risco pelas reações que a droga apresenta. Efeitos vão direto no coração e pode matar em poucos minutos.
Previsões dos especialistas a respeito do alastramento do coronavírus estão se confirmando. Por isso NEUGEBAUER acredita que a situação ainda vai piorar, com mais mortes. Comenta que antes de Palma Sola confirmar o primeiro caso da doença, muitas pessoas não davam muita importância para as recomendações das autoridades sanitárias. Agora estão mais preocupadas e estão se cuidando. O fundamental, na opinião do médico, é evitar aglomeração.
Saúde pública da nossa região tem condição de suportar a pandemia só se a situação permanecer como está. SILVIO estima que se os quadros da doença piorar, não haverá como atender os doentes como precisariam. O médico finaliza dizendo que tudo está na conscientização da população. Se todos seguirem o que é recomendado, especialmente evitando aglomeração, pode se evitar maiores traumas.
Boletim Epidemiológico do Coronavírus é divulgado pela administração. Marmeleiro permanece sem nenhum caso confirmado para Covid-19. O município tem um caso suspeito, sete descartados e 44 em monitoramento. Os casos monitorados são de pessoas que passam pelas barreiras sanitárias, são identificadas e quando apresentam qualquer sintoma ou vieram de áreas de risco, precisam ficar sete dias em isolamento. Só após esse período e, sem apresentar qualquer sintoma, é que deixam de ser monitoradas e saem da quarentena.
Trabalho realizado nas duas Barreiras Sanitárias, montadas em Marmeleiro são importantes. São responsáveis pelo trabalho nas barreiras sanitárias equipes de saúde, do departamento municipal de educação, de esporte, polícia militar e voluntários. Segundo a saúde, as barreiras, controlam a pandemia no município.
Município inicia mas uma etapa de obra para pavimentação asfáltica. As equipes de trabalho juntamente com a Secretaria da Cidade e Desenvolvimento Local de Saltinho, estão finalizando com o auxílio de máquinas e equipamentos a segunda etapa do processo para pavimentação asfáltica na Rua Otto Pfeifer. Ainda que na primeira fase foram preparadas com terraplanagem e drenagem, as galerias de águas pluviais, guias e sarjetas. Já a segunda fase foi finalizada a base e a sub-base com o uso de rachão adquirida através do processo licitatório de pregão presencial e rachão produzido pelo município, para receber em seguida a camada asfáltica.
Valor estimado para a segunda fase de obra de pavimentação é de aproximadamente 112 mil e 139 reais. Esse montante é resultado das economias feitas pela Administração. A Secretaria da Cidade e Desenvolvimento Local de Saltinho, está emprenhada nessa atividade e em breve o trabalho será concluído.
Colisão traseira é registrada na SC-480 em Galvão. No acidente que ocorreu ontem se envolveram um Gol, placas do município, dirigido por uma mulher de 29 anos, e um Cruze de São Domingos, conduzido por uma mulher de 38 anos. Conforme a Polícia Militar Rodoviária, ninguém ficou ferido.
Polícia cumpre mandado de prisão. A equipe da Polícia Militar de Flor da Serra do Sul durante patrulhamento ontem, avistou um homem que tinha mandado de prisão pelo crime de Estupro de Vulnerável. Ele foi preso e levado a 19ª Subdivisão de polícia de Francisco Beltrão.
Operação Fim da Trilha prende três pessoas. A Polícia Civil de Maravilha, desencadeou a Operação Fim da Trilha nesta semana. Três homens foram presos, envolvidos com tráfico de droga. Os policiais também cumpriram 17 mandados de busca e apreensão em Maravilha, Iraceminha, Pinhalzinho, Cunha Porã e São Miguel do Oeste. A operação buscava desarticular um grupo criminoso que vendia cocaína em Maravilha e municípios da região Oeste.
Ação começou quando o líder do trabalho foi abordado com cocaína em Maravilha. Durante o cumprimento dos mandados de busca, a Polícia Civil apreendeu aparelhos celulares, arma de fogo, munições, joias, e um veículo utilizado no transporte da droga. A Operação Fim da Trilha, contou com o apoio da equipe do canil K9 de Chapecó e São Lourenço do Oeste, além da participação de policiais civis de Cunha Porã, Anchieta, Pinhalzinho e São Miguel do Oeste.
Grave acidente deixa homem ferido na SC-305. Um grave acidente foi registrado na rodovia SC-305, em São Lourenço do Oeste, na manhã de hoje. O local fica próximo do distrito de Presidente Juscelino. Conforme o Corpo de Bombeiros de São Lourenço, um veículo Corsa, placas de São Lourenço, conduzido por um homem, de 23 anos, saiu da pista e colidiu contra uma árvore. Ele estava preso às ferragens, foi socorrido pelos bombeiros em estado grave e levado pelo Samu para atendimento médico. A Polícia Militar Rodoviária registrou a ocorrência e controlou o trânsito.
O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.