-COPOM MANTÉM TAXA BÁSICA DE JUROS DA ECONOMIA EM 13,75 POR CENTO AO ANO
-DEPUTADOS APROVAM PROJETO DE REAJUSTE DE 7,43% PARA O MÍNIMO REGIONAL
-CIDASC ORIENTA AGRICULTORES PARA EVITAR CASOS DA INFLUENZA AVIÁRIA NA REGIÃO
-MUNICÍPIO COMEÇA HOJE ENCONTROS COMUNITÁRIOS PARA REVISÃO DO PLANO DIRETOR
-REGIONAL DA FACISC COBRA INVESTIMENTOS NA REDE ELÉTRICA DO EXTREMO-OESTE
-CAMINHONEIRO DA REGIÃO MORRE EM ACIDENTE DE TRÂNSITO EM MINAS GERAIS
-POLÍCIA MILITAR RECAPTURA ADOLESCENTES INFRATORES QUE FUGIRAM DO CASE
O tempo é de sol com poucas nuvens. A previsão para as próximas horas é de sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite. A mínima das últimas horas foi de 19 graus e a máxima para hoje deve ser de 35 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 24 centavos. O euro está valendo cinco reais e 69 centavos. Já o peso argentino está cotado em dois vírgula cinco centavos.
Um terremoto de magnitude seis vírgula cinco atingiu o norte do Afeganistão nesta terça-feira, de acordo com o Centro Sismológico Europeu-Mediterrâneo, matando pelo menos 11 pessoas no país e no vizinho Paquistão. Entre os mortos está uma menina de 13 anos que morreu quando um muro em sua casa desabou sobre ela no distrito de Swat, no norte do Paquistão. O tremor teve uma profundidade de 194 quilômetros, bem mais profundo, por exemplo, que os tremores que atingiram no mês passado o sul da Turquia e o norte da Síria foi a 10 quilômetros de profundidade.
Um relatório publicado pela ONU alerta para o risco de uma crise global de escassez de água. De acordo com o documento, a escassez sazonal do recurso pode se tornar mais frequente na América do Sul e em outras partes do mundo. A publicação foi feita um dia antes do início da Conferência da Água da ONU. De acordo com o relatório, o uso da água tem aumentado por cento ao ano, nos últimos 40 anos, em âmbito global. A estimativa é que a taxa de crescimento continue neste patamar até 2050.
O presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, JORGE RODRÍGUEZ, confirmou, nesta quarta-feira, que 19 pessoas foram presas até agora no âmbito de uma investigação por uma suposta rede de corrupção administrativa e peculato em diferentes setores do poder público. Ele mencionou que entre as pessoas presas estão prefeitos, funcionários públicos e juízes. O parlamentar avisou que tem a certeza de que faltam mais detenções, e pediu às comissões da Assembleia Nacional que revejam todas as leis contra a corrupção para as punições serem mais duras. Ele disse que as regras atuais “são muito leves”.
A Polícia Federal prendeu, na manhã desta quarta-feira, pelo menos nove pessoas suspeitas de integrar uma facção criminosa que planejou a morte de agentes públicos e autoridades, entre elas o senador SÉRGIO MORO. A Operação Sequaz cumpriu 24 mandados de busca e apreensão e 11 de prisão nos estados de São Paulo, Paraná, Rondônia, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul. A facção age inclusive dentro dos presídios e fora do país. Quando era ministro de Segurança Pública, no governo Bolsonaro, MORO determinou a transferência do chefe da facção, o MARCOLA, e outros integrantes para presídios de segurança máxima. Além de homicídio, os suspeitos pretendiam sequestrar autoridades públicas, segundo a PF.
A Petrobras anunciou nesta quarta-feira mais uma redução do preço do diesel para as distribuidoras. O valor passa de quatro reais e dois centavos para três e 84 por litro, uma redução de 18 centavos ou quatro vírgula 47 por cento. A medida vale a partir de quinta-feira e os preços dos demais combustíveis não sofreram alteração. A última redução anunciada pela Petrobras foi no dia 28 de fevereiro, para diesel e gasolina. Segundo a estatal, a nova redução tem como objetivos principais a "manutenção da competitividade dos preços da Petrobras" frente às principais alternativas de suprimento dos clientes e a "participação de mercado necessária para a otimização dos ativos de refino".
O Comitê de Política Monetária do Banco Central decidiu, nesta quarta-feira, manter a taxa Selic em 13 vírgula 75 por cento ao ano, patamar em vigor desde o início de agosto de 2022. A decisão se deu em meio a turbulências no sistema bancário global e a críticas do presidente LULA e de ministros do governo ao atual nível da taxa de juros. Em nota emitida após reunião, o Comitê afirmou que, embora a reoneração dos combustíveis tenha reduzido a incerteza dos resultados fiscais de curto prazo, ainda permanecem alguns fatores de risco para o cenário inflacionário, entre eles, a maior persistência das pressões inflacionárias globais e a incerteza sobre o arcabouço fiscal e seus impactos sobre as expectativas para a trajetória da dívida pública.
O servidor de carreira DIRCEU LEITE, de 45 anos, foi aprovado para ser o novo presidente da Epagri. A nomeação dele contou com aval do conselho de administração do órgão estatal. LEITE ocupava até então o cargo de extensionista do escritório municipal da Epagri em Agrolândia, no Alto Vale do Itajaí, e era coordenador do programa de aquicultura e pesca do órgão na região. O novo presidente da Epagri é graduado em agronomia e mestre em manejo de solo pela Universidade do Estado de Santa Catarina. LEITE ainda foi vice-prefeito de Agrolândia, município do qual é natural, entre 2017 e 2020.
Santa Catarina já soma duas pessoas mortas por dengue em 2023. O dado foi divulgado pelo novo informe da dengue feito pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, nesta quarta-feira. Os dados indicam ainda que há três mil e 44 catarinenses que pegaram a doença. No entanto, seis mil 316 casos permanecem como suspeitos no sistema de notificação. Do total de casos confirmados até o momento, dois mil 695 são autóctones distribuídos em 47 municípios de Santa Catarina. De acordo com o documento, 145 municípios foram considerados infestados pelo aedes aegypti, o que representa aumento de 17 vírgula 24 por cento em relação ao mesmo período de 2022, que registrou 120 municípios nessa condição.
A Assembleia Legislativa aprovou em plenário, na tarde desta quarta-feira, o Projeto de Lei Complementar, de autoria do Poder Executivo, que trata do reajuste do salário mínimo regional. A matéria segue para a sanção do governador JORGINHO MELLO. Com a aprovação do projeto, o piso salarial de trabalhadores de vários setores da economia estadual terá reajuste médio de sete vírgula 43 por cento, retroativo a primeiro de janeiro deste ano. O percentual será aplicado nas quatro faixas salariais existentes. O percentual foi acordado no dia 10 de março entre entidades representativas dos empregadores e dos trabalhadores. O mínimo regional tem quatro faixas que agora varia de mil 416 a mil 740 reais.
O prefeito de Belmonte, JAIR GIUMBELLI, anunciou, nesta semana, a mudança na titularidade de duas pastas de Governo. VANDERLEI SOSTER, que estava acumulando as secretarias de Agricultura e Obras foi efetivado na pasta de Obras. A Secretaria de Agricultura passará a ser chefiada pelo Técnico em Agropecuária, LUCIANO PISONI. Atualmente, o servidor trabalha no setor de Indústria e Comércio. As mudanças entram em vigor no dia primeiro de abril. De acordo com o prefeito JAIR GIUMBELLI, a mudança dará mais fluidez às ações e desafogará a demanda represada nas duas pastas.
A Secretaria de Saúde de Descanso está realizando a instalação de 22 placas em locais estratégicos da cidade para alertar a população sobre o combate à dengue. O objetivo é conscientizar os moradores sobre a importância da prevenção, uma vez que o número de focos do mosquito pode aumentar. Atualmente, o município possui seis focos do mosquito transmissor e cinco casos suspeitos da doença. Além das placas, a Secretaria de Saúde está intensificando as ações de combate à dengue com distribuição de materiais informativos para conscientizar a população. Além disso, os agentes de saúde e os agentes de endemias estão realizando visitas domiciliares para orientar os moradores sobre como identificar e eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, além de outras doenças como a zika e a chikungunya.
Uma comitiva de Barra Bonita esteve na última semana em Florianópolis participando de uma capacitação voltada ao meio ambiente. A informação é do secretário de Agricultura, FABRÍCIO FRIEDERICHS. Além dele, também estiveram na capital do estado a engenheira civil e responsável pelo licenciamento ambiental no município, ISABELA GALVAN e o assessor jurídico, AFONSO RIZZO. De acordo FABRÍCIO FRIEDERICHS, o evento foi um treinamento em fiscalização e processo administrativo ambiental e além dos representantes de Barra Bonita, outros secretários de agricultura da região Extremo-Oeste catarinense também estiveram participando.
O grande objetivo do curso ofertado na última semana em Florianópolis foi capacitar os técnicos municipais sobre as diversas questões relacionadas ao meio ambiente. A afirmação é do secretário de Agricultura, FABRÍCIO FRIEDERICHS. Ele citou que entre os pontos trabalhados estão o processo de licenciamento ambiental, a fiscalização, infrações ambientais e os processos decorrentes dessa questão. Conforme ele, foi abordado ainda sobre as medidas que asseguram a integridade ambiental e o atendimento à legislação vigente.
Após a capacitação da última semana em Florianópolis é possível afirmar que Barra Bonita está no caminho certo em relação ao meio ambiente. A declaração é do secretário de Agricultura, FABRÍCIO FRIEDERICHS. Segundo ele, o tema é tratado como uma das prioridades no município e por isso os profissionais estiveram buscando conhecimento para aprimorar o trabalho que já está sendo executado. Ele destacou que a ação foi de extrema importância justamente em relação ao conhecimento sobre as normas e também sobre as alterações que vão ocorrer com o passar dos meses. FABRÍCIO garantiu que a intenção é que essas novas técnicas sejam implantadas, ocasionando em uma fiscalização mais efetiva em Barra Bonita.
Na entrevista concedida para a Peperi nesta semana, o secretário de Agricultura de Barra Bonita, FABRÍCIO FRIEDERICHS também abordou sobre os trabalhos do setor no município. Segundo ele, a equipe está neste momento finalizando o processo de confecção de silagem, além de serviços voltados à preparação do solo e demais ações como fonte caxambu e manutenções diversas nas redes de água existentes no interior. Ele pontuou que o município está finalizando a nova rede de água na Linha São Judas Tadeu e em breve o problema da água deve ser resolvido no local. FABRÍCIO comentou ainda que outra comunidade que enfrenta frequentes problemas de água é a Linha Cruz e Souza, porém, garantiu que a equipe está atenta para prestar todo o auxílio necessário.
A câmara de vereadores mirins realizou, nesta quarta-feira, a primeira sessão ordinária da terceira legislatura. O encontro ocorreu no plenário do Poder Legislativo. Os 16 vereadores mirins eleitos no ano passado participaram da sessão. Cada um deles se apresentou, falou sobre a escola que representava e o que o motivou a se candidatar a uma vaga na Câmara Mirim. Na sequência, a presidente da Câmara Mirim, ANNA CLARA BECKER CORTI, anunciou a composição das comissões permanentes da Câmara Mirim, que foram definidas em conjunto entre os vereadores mirins. Ainda ontem, o vereador mirim LUIZ FELIPE DEGANI DEMARCK apresentou uma moção de aplauso em que parabeniza o time de robótica do SesiSenai, fundado no ano de 2017. A equipe participou na etapa regional de Santa Catarina de um torneio estadual em fevereiro, em Itajaí, e garantiu o segundo lugar em Projeto de Inovação.
A Cidasc vai realizar hoje à tarde uma reunião de orientação sobre os riscos da influenza aviária. O evento está marcado para a uma e meia no clube São José em Iporã do Oeste. De acordo com a médica veterinária da Cidasc, TATIANE ALBUQUERQUE, a confirmação de casos da doença em países como Argentina e Uruguai acendeu o sinal de alerta. Nos últimos dias, o governo do estado emitiu uma nota técnica suspendendo os eventos e exposições com aves. Além disso, os agricultores foram orientandos a aumentar as normas de segurança e restringir o acesso às propriedades. Segundo TATIANE, a reunião de hoje é aberta aos produtores da região e servirá para reforçar os cuidados em relação a doença.
A influenza aviária causa alta mortalidade súbita e pode ser identificada através de alguns sintomas nos animais. De acordo com a médica veterinária da Cidasc, TATIANE ALBUQUERQUE, as aves afetadas apresentam falta de coordenação motora, torcicolos, barbelas e cristas inchadas e roxeadas, dificuldade respiratória, diarreia, além de secreção nasal e ocular. Ela explicou que a doença é transmitida de aves silvestres para os animais de cativeiro e também pode ser retransmitida para os seres humanos. Ela citou que isso representa um grande risco de saúde. No evento de hoje em Iporã do Oeste, serão abordadas questões como planos de contingências e medidas que podem ser tomadas para impedir a entrada do vírus nos planteis de aves do extremo-oeste.
Santa Catarina é um estado livre da influenza aviária e manter essa condição é uma questão essencial para a economia catarinense. A observação é da médica veterinária da Cidasc, TATIANE ALBUQUERQUE. Ela esteve no RPN primeira edição desta quarta-feira e disse que a eventual confirmação de um caso da doença no estado provocaria impactos econômicos para toda a cadeia produtiva, com a interrupção das exportações de carnes e ovos para importantes mercados.
Os representantes das associações empresariais da regional Extremo Oeste da Facisc reforçaram o pedido para mais investimentos na área de energia elétrica. O grupo participou de um encontro na última semana com o gerente regional da Celesc SANDRO VALMÓRBIDA. O vice-presidente regional da Facisc, MAIKEL FRAY, explicou que a energia elétrica é uma das cinco prioridades da Cartilha Voz única para o extremo-oeste. Ele disse que a pauta foi apresentada no final do ano passado e agora está sendo reforça já que houve a troca no comado do governo do estado. FREY afirmou que a energia elétrica é uma das questões centrais para o desenvolvimento do setor produtivo.
A pauta entregue pela Facisc para a gerencia regional da Celesc tem dois pontos principais. O primeiro é a expansão da rede trifásica para toda a área rural do extremo-este. De acordo com o vice-presidente da federação, MAIKEL FREY, a energia monofásica em diversos pontos da região limita e até impede a expansão da produção no campo. O segundo ponto da pauta aumentar o investimento na rede para reduzir a oscilação no fornecimento de energia. Ele disse que a federação vai pressionar o governo a ampliar o orçamento para Celesc resolver esses gargalos. MAIKEL citou que os investimentos em energia são fundamentais para a classe produtiva.
Dos cinco pontos que a Facisc elencou como prioridade na Cartilha Voz Única, apenas um ainda não evoluiu. De acordo com o vice-presidente regional da Federação, MAIKEL FRAY, somente o pedido para incluir a educação financeira e o empreendedorismo nas escolas ainda não teve respostas por parte do governo. A pauta da infraestrutura, em especial a BR 163 e a ponte sobre o rio Uruguai já tiveram avanços. Sobre a ponte, FREY destacou que a empresa contratada pelo governo para elaborar o projeto técnico esteve em Itapiranga na última para analisar o local onde pode ser construída a estrutura. Ele reforçou que a Facisc vai trabalhar junto aos governo federal e estadual para garantir os recursos e atender os pedidos da Cartilha Voz Única.
Os problemas que envolvem a ausência de rede trifásica em alguns pontos do interior de Santa Catarina serão discutidas em quatro audiências públicas promovidas pela Assembleia Legislativa nos meses de abril e maio. Em reunião na manhã desta quarta-feira, a Comissão de Assuntos Municipais da Alesc aprovou a realização dos encontros em quatro municípios: Joaçaba, Xaxim e Curitibanos e São Miguel do Oeste. As datas e os locais das audiências ainda serão definidos. De acordo com o autor do requerimento para fazer as audiências públicas, MAURO DE NADAL, é preciso ampliar a discussão e levar a energia trifásica para as famílias que precisam desse recurso para aumentar a produção no campo.
A Administração Municipal de São Miguel do Oeste começa, nesta semana, um ciclo de seis reuniões comunitárias para a revisão do Plano Diretor Municipal. De acordo com o secretário de Planejamento, ADRIANO STÜRMMER, os encontros serão feitos conforme o zoneamento do município. Ele citou que é importante que a população fique atenta à data e local da reunião em sua região e participe. Além dos encontros com a comunidade, a prefeitura abriu um canal de discussão online para a revisão do plano diretor. STURMER disse que, desde o mês passado, está disponível no site oficial do Município um link por meio do qual as pessoas podem participar do processo, enviando as suas sugestões. O site da prefeitura é o saomiguel.sc.gov.br.
A primeira das seis reuniões comunitárias para revisão do plano diretor será nesta quinta-feira. A informação é do secretário de Planejamento, ADRIANO STÜRMMER. O encontro será as sete horas da noite no centro de convivências do bairro Jardim Peperi para os moradores do Jardim Peperi e do São Jorge. Amanhã, a reunião será no salão comunitário do bairro Estrela para os moradores dos bairros Agostini, Estrela e São Sebastião. STÜRMER explicou que os regramentos previstos no plano diretor norteiam o desenvolvimento ordenado da cidade e impactam no dia a dia de todos. Entre os pontos em discussão estão o uso e ocupação do solo, sistema viário, perímetro urbano, Código de Obras e de Posturas, entre outros.
A Polícia Militar de São Miguel do Oeste recuperou uma bicicleta furtada antes mesmo da vítima sentir falta do veículo. A ocorrência foi registrada nesta quarta-feira. Pela parte da manhã, uma guarnição da PM encontrou uma bicicleta jogada em um rio na Vila Nova Dois. Por volta das três e meia da tarde, a proprietária entrou em contato com a polícia para relatar o furto. Foi neste momento que a PM informou que a bicicleta já havia sido encontrada. O autor do furto ainda não foi identificado.
Um caminhoneiro de Iporã do Oeste morreu em uma saída de pista seguida de capotamento na noite de terça-feira em Minas Gerais. O acidente aconteceu rodovia MGC 418, entre os municípios de Nanuque e Governador Valadares. Segundo informações da Polícia Militar Rodoviária de Minas Gerais, a carreta transportava uma carga de carne, quando por motivos desconhecidos, saiu da pista e capotou. Não havia marcas de frenagem na via. O condutor ficou preso às ferragens e foi desencarcerado pela equipe do Corpo de Bombeiros. O motorista, identificado como LÚCIO AFONSO STAUB, de 54 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu. O corpo de Lúcio, popular gaúcho, será trasladado para Iporã do Oeste, com previsão de chegada na sexta-feira.
A Polícia Militar recapturou, no começo da tarde desta quarta-feira, os dois adolescentes que fugiram do Case, Centro de Atendimento Socioeducativo de São Miguel do Oeste. Eles estavam realizando um trabalho na parte externa o Case, perto da cerca, quando escaparam do local. Os dois adolescentes cumpriam medida socio educativa de restrição de liberdade por terem cometido atos infracionais de furto e tráfico de drogas. A PM e os agentes do Case começaram as buscas e localizaram os dois no começo da tarde em uma área de mata na Linha Três Curvas. Os dois foram recapturados e devolvidos ao Case.