ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo em foco Itapiranga - 23/03/2023

GLOBO EM FOCO – 23/03/23

-COPOM MANTÉM TAXA BÁSICA DE JUROS DA ECONOMIA EM 13,75 POR CENTO AO ANO

-DEPUTADOS APROVAM PROJETO DE REAJUSTE DE 7,43% PARA O MÍNIMO REGIONAL

-ASSEMIT INVESTE EM SOLUÇÕES PARA OS EMPRESÁRIOS

-VEREADORES CRITICAM ATRASOS EM OBRAS EM ITAPIRANGA

-VERBA ESTADUAL QUE FOI SUSPENSA GERA POLÊMICA

-PREFEITO GARANTE INVESTIMENTOS E APONTA ERROS EM DENUNCIAS

-PRESÍDIO REGIONAL DE SÃO MIGUEL DO OESTE POSSUI MAIS DE 170 PRESOS

-JOVENS FUGITIVOS SÃO RECAPTURADOS EM SÃO MIGUEL DO OESTE

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite. A mínima das últimas horas foi de 19 graus e a máxima para hoje deve ser de 39 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 24 centavos. O euro está valendo cinco reais e 69 centavos. Já o peso argentino está cotado em dois vírgula cinco centavos.

Um terremoto de magnitude seis vírgula cinco atingiu o norte do Afeganistão nesta terça-feira, de acordo com o Centro Sismológico Europeu-Mediterrâneo, matando pelo menos 11 pessoas no país e no vizinho Paquistão. Entre os mortos está uma menina de 13 anos que morreu quando um muro em sua casa desabou sobre ela no distrito de Swat, no norte do Paquistão. O tremor teve uma profundidade de 194 quilômetros, bem mais profundo, por exemplo, que os tremores que atingiram no mês passado o sul da Turquia e o norte da Síria foi a 10 quilômetros de profundidade.

Um relatório publicado pela ONU alerta para o risco de uma crise global de escassez de água. De acordo com o documento, a escassez sazonal do recurso pode se tornar mais frequente na América do Sul e em outras partes do mundo. A publicação foi feita um dia antes do início da Conferência da Água da ONU. De acordo com o relatório, o uso da água tem aumentado por cento ao ano, nos últimos 40 anos, em âmbito global. A estimativa é que a taxa de crescimento continue neste patamar até 2050.

O presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, JORGE RODRÍGUEZ, confirmou, nesta quarta-feira, que 19 pessoas foram presas até agora no âmbito de uma investigação por uma suposta rede de corrupção administrativa e peculato em diferentes setores do poder público. Ele mencionou que entre as pessoas presas estão prefeitos, funcionários públicos e juízes. O parlamentar avisou que tem a certeza de que faltam mais detenções, e pediu às comissões da Assembleia Nacional que revejam todas as leis contra a corrupção para as punições serem mais duras. Ele disse que as regras atuais “são muito leves”.

A Polícia Federal prendeu, na manhã desta quarta-feira, pelo menos nove pessoas suspeitas de integrar uma facção criminosa que planejou a morte de agentes públicos e autoridades, entre elas o senador SÉRGIO MORO. A Operação Sequaz cumpriu 24 mandados de busca e apreensão e 11 de prisão nos estados de São Paulo, Paraná, Rondônia, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul. A facção age inclusive dentro dos presídios e fora do país. Quando era ministro de Segurança Pública, no governo Bolsonaro, MORO determinou a transferência do chefe da facção, o MARCOLA, e outros integrantes para presídios de segurança máxima. Além de homicídio, os suspeitos pretendiam sequestrar autoridades públicas, segundo a PF.

A Petrobras anunciou nesta quarta-feira mais uma redução do preço do diesel para as distribuidoras. O valor passa de quatro reais e dois centavos para três e 84 por litro, uma redução de 18 centavos ou quatro vírgula 47 por cento. A medida vale a partir de quinta-feira e os preços dos demais combustíveis não sofreram alteração. A última redução anunciada pela Petrobras foi no dia 28 de fevereiro, para diesel e gasolina. Segundo a estatal, a nova redução tem como objetivos principais a "manutenção da competitividade dos preços da Petrobras" frente às principais alternativas de suprimento dos clientes e a "participação de mercado necessária para a otimização dos ativos de refino".

O Comitê de Política Monetária do Banco Central decidiu, nesta quarta-feira, manter a taxa Selic em 13 vírgula 75 por cento ao ano, patamar em vigor desde o início de agosto de 2022. A decisão se deu em meio a turbulências no sistema bancário global e a críticas do presidente LULA e de ministros do governo ao atual nível da taxa de juros. Em nota emitida após reunião, o Comitê afirmou que, embora a reoneração dos combustíveis tenha reduzido a incerteza dos resultados fiscais de curto prazo, ainda permanecem alguns fatores de risco para o cenário inflacionário, entre eles, a maior persistência das pressões inflacionárias globais e a incerteza sobre o arcabouço fiscal e seus impactos sobre as expectativas para a trajetória da dívida pública.

O servidor de carreira DIRCEU LEITE, de 45 anos, foi aprovado para ser o novo presidente da Epagri. A nomeação dele contou com aval do conselho de administração do órgão estatal. LEITE ocupava até então o cargo de extensionista do escritório municipal da Epagri em Agrolândia, no Alto Vale do Itajaí, e era coordenador do programa de aquicultura e pesca do órgão na região. O novo presidente da Epagri é graduado em agronomia e mestre em manejo de solo pela Universidade do Estado de Santa Catarina. LEITE ainda foi vice-prefeito de Agrolândia, município do qual é natural, entre 2017 e 2020.

Santa Catarina já soma duas pessoas mortas por dengue em 2023. O dado foi divulgado pelo novo informe da dengue feito pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, nesta quarta-feira. Os dados indicam ainda que há três mil e 44 catarinenses que pegaram a doença. No entanto, seis mil 316 casos permanecem como suspeitos no sistema de notificação. Do total de casos confirmados até o momento, dois mil 695 são autóctones distribuídos em 47 municípios de Santa Catarina. De acordo com o documento, 145 municípios foram considerados infestados pelo aedes aegypti, o que representa aumento de 17 vírgula 24 por cento em relação ao mesmo período de 2022, que registrou 120 municípios nessa condição.

A Assembleia Legislativa aprovou em plenário, na tarde desta quarta-feira, o Projeto de Lei Complementar, de autoria do Poder Executivo, que trata do reajuste do salário mínimo regional. A matéria segue para a sanção do governador JORGINHO MELLO. Com a aprovação do projeto, o piso salarial de trabalhadores de vários setores da economia estadual terá reajuste médio de sete vírgula 43 por cento, retroativo a primeiro de janeiro deste ano. O percentual será aplicado nas quatro faixas salariais existentes. O percentual foi acordado no dia 10 de março entre entidades representativas dos empregadores e dos trabalhadores. O mínimo regional tem quatro faixas que agora varia de mil 416 a mil 740 reais.

Orquestra de Itapiranga tem nova diretoria e consolida parcerias nas escolinhas e apresentações. Presidente reeleito da Associação da Orquestra de Itapiranga, CLEMENTE SCHNORRENBERGER, destaca a importância do investimento do município, além do apoio dos pais e professores da Associação da Orquestra de Itapiranga. CLEMENTE SCHNORRENBERGER foi reeleito presidente da instituição para o biênio 2023- 2024. Ele destaca que é uma honra poder estar novamente à frente da instituição que propicia várias atividades de formação integral a centenas de jovens e crianças através da música. SCHNORRENBERGER ressaltou a colaboração e o comprometimento dos membros da diretoria e dos associados e menciona o objetivo de continuar dando o suporte necessário de gestão para a Associação.

Conforme o maestro HENRIQUE DREBEL, a Associação da Orquestra de Itapiranga iniciou o ano letivo com mais de 200 alunos matriculados nos cursos de Canto e Técnica Vocal, Bateria e Percussão, Violino e Musicalização Infantil, além dos 43 alunos que compõe o grupo da Orquestra. O município incentiva a cultura musical por meio de um termo de fomento que repassa recursos para a Associação manter as escolinhas e também a Orquestra de Itapiranga.

Itapiranga terá aplicação de fumacê nesta quinta-feira. A confirmação de mais cinco casos positivos de Dengue gera grande preocupação e exige medidas para combater a proliferação do mosquito transmissor da doença. A Gerência Regional de Saúde programou mais uma aplicação de fumacê em Itapiranga para esta quinta-feira, 17 horas e 30 minutos, nos bairros Santa Tereza, Porto Novo e nas imediações da JBS Aves. O trabalho contará com o apoio da secretaria municipal de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária e Epidemiológica. Durante a dispersão do produto, portas e janelas devem estar abertas.

De acordo com o fiscal sanitário, ALCENIR BENACHIO, o momento atual exige atenção, tendo em vista o aumento significativo de casos confirmados de pessoas com Dengue em Itapiranga. BENÁCHIO destaca que o engajamento dos munícipes é indispensável. O fiscal sanitário ressalta que é recomendado, pelo menos uma vez por semana, fazer a vistoria nos terrenos para identificar se não há água parada, a fim de adotar medidas para eliminar os criadouros do mosquito.

A Secretaria Municipal de Saúde de Tunápolis realizou trabalho multiprofissional que tem o intuito de orientar as gestantes quanto ao desenvolvimento da gestação e alterações fisiológicas. As orientações também possuem foco em relatar situações que podem acontecer durante a gestação, bem como cuidados relativos ao pós parto e com o recém-nascido. Esse grupo contou também com a participação do Corpo de Bombeiros que repassou importantes informações referente primeiros socorros em caso de engasgo da criança bem como acidentes domésticos comuns nos primeiros anos da criança. Conforme a Secretária ROSELI BONAVIGO, o trabalho de grupo proporciona uma troca de experiência e saberes entre as gestantes e equipe de saúde, proporcionando um vínculo maior e tornando esse momento único e especial.

A partir da sessão de segunda-feira foram intensificadas as críticas dos vereadores de situação e oposição em relação a obras no município de Itapiranga. O Presidente da Câmara de Vereadores, GELSON PETRY demonstra insatisfação com vários assuntos de responsabilidade do governo municipal. Ele reclama da falta de solução para o problema com a recolha do lixo. Para a prestação de serviço na cidade nenhuma empresa demonstrou interesse considerando baixo o valor oferecido pela Prefeitura. A recolha de lixo reciclável no interior teve definição de empresa vencedora da licitação. O vereador também critica o impasse na SC 283, a Estrada Beira Rio, de Itapiranga a Mondaí. A via é de responsabilidade do governo estadual, porém a cobrança é pela falta de iniciativa do governo municipal. Ele aponta riscos em ponte na comunidade de Chapéu e a necessidade de uma grande mobilização.

Outra manifestação do vereador GELSON PETRY é em relação ao Asfalto da Fronteira que está com obra em andamento após grande mobilização. Cita que vários municípios lutaram pelo asfalto entre Itapiranga e Tunápolis, sendo que no momento ambos estão sendo contemplados e já existe mobilização para a sequência do asfalto até Bandeirante. PETRY considera que Itapiranga tem histórico de grande lutas com resultados positivos, incluindo a resistência contra a barragem. O vereador também avalia que o governo de Itapiranga precisa cobrar maior agilidade nas obras de revitalização da Avenida Uruguai. Segundo ele, os 11 vereadores recebem muitas cobranças devido à demora de obras em Itapiranga. Segundo ele o Asfalto da Avenida Uruguai gera incontáveis transtornos aos moradores e comerciantes. GELSON PETRY defende inclusive projeto para auxiliar empresários estabelecidos nos locais das obras, que sofrem perdas significativas.

A Associação Empresarial de Itapiranga realizou Assembleia Geral na noite de terça-feira e definiu pautas prioritárias. Conforme o Presidente da Assemit, FRANCELINO RIBEIRO, o desafio é proporcionar maior eficiência nas atividades comerciais. Ele considera que o empresário precisar aproveitar melhor o tempo disponível e lucrar com isso. O Presidente da Associação esteve em Florianópolis para entender melhor o associativismo proposto pela FACISC, A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina. RIBEIRO ressalta que a entidade disponibiliza mais de 40 soluções aos empresários por meio da Assemit. Ele lembra que a Associação Empresarial de Itapiranga possui mais de 170 associados e apresenta expressivo crescimento nos serviços prestados, justamente pela dedicação em oferecer soluções aos comerciantes.

Assemit vai oportunizar aos empresários adesão a vários serviços e soluções eficientes. Os diferentes temas serão apresentados de forma objetiva em eventos diversificados buscando o máximo de adesão. FRANCELINO RIBEIRO considera que a Assemit está preparada para ampliar sua atuação com base no comprometimento dos mais de 30 integrantes da diretoria, além de funcionárias capacitadas para atender as demandas dos associados. Na noite de ontem representantes da Associação estiveram na Plenária Regional, realizada na cidade de Mondaí.

Prefeito e vereador trocam acusações devido a lentidão em obras e recursos perdidos. O vereador AFONSO UTZIG denunciou a perda de recursos ao município de Itapiranga por falta de cumprir prazos em obras. Ele diz que é com tristeza que acompanha projetos sendo esquecidos e antigas demandas sem solução. Cita que em outubro de 2021 teve liberação de recursos para o município, porém sem início das obras, em dezembro de 2022 o governo estadual revogou a emenda de 400 mil reais. O recurso seria para pavimentação com pedras irregulares no Centro Comunitário de Santa Isabel, no interior de Itapiranga. Ele lamenta que o trabalho de um ano e meio para garantir verba para o município foi em vão, pois o governo municipal deixou de fazer sua parte.

AFONSO UTZIG afirma que terá mais valores perdidos e a população fica sem obras necessária, por falta de agilidade da prefeitura. Segundo ele um ato é a ponte sobre o Rio Macaco Branco, em linha Guabiroba. Destaca que famílias estão ajudando nos trabalhos, sem garantia de receberem pagamento. O vereador afirma que a estrutura não avança, pois não vem material por falta de pagamento e argumentações contraditórias entre empresas. O vereador considera que são várias situações vergonhosas em obras que apresentam atraso em Itapiranga. Segundo UTZIG é inadmissível a falta de eficiência na gestão de recursos para atender as demandas.

Já o Prefeito ALEXANDRE RIBAS afirma que o vereador está mentindo nas informações ou não tem conhecimento do assunto que abordou. Destaca que o governador suspendeu recursos de vários municípios em todas as regiões de Santa Catarina. O Prefeito de Itapiranga lembra que faz parte da diretoria da FECAM, que representa todos os municípios catarinenses e luta pelo desbloqueio destas verbas. Segundo RIBAS, Itapiranga não perdeu recursos e sim o governo do estado suspendeu valores de forma repentina, surpreendendo os prefeitos de vários municípios do Extremo Oeste e de outras regiões. Sobre a Rodovia Estadual 283, o Prefeito salienta que o município realiza a manutenção e lembra que já possui projeto para a pavimentação. ALEXANDRE RIBAS cita emenda parlamentar para o Governo do Estado realizar o projeto da ponte em linha Chapéu, mas infelizmente ainda não executou a obra.

Sobre alegação de Itapiranga apresenta lentidão em obras, o Prefeito salienta que são diferentes contratos seguindo determinadas etapas da Avenida Uruguai e sem atraso nos serviços que estão sendo prestados. Conforme ALEXANDRE RIBAS, são obras de grande porte e que estão em execução. Menciona ainda que entende que existem transtornos devido ação das máquinas, porém com benefício gigantesco para o futuro de Itapiranga. ALEXANDRE RIBAS demonstra tranquilidade com as ações que seu governo está se desenvolvendo e destaca que o volume de recursos que Itapiranga recebeu é provável que não se repita. O Prefeito também demonstra otimismo com o avanço das obras do Asfalto da Fronteira.

PM recupera bicicleta antes da vítima saber do furto em São Miguel do Oeste. A Polícia Militar recuperou uma bicicleta furtada em São Miguel do Oeste. A ocorrência foi registrada nesta quarta-feira. Os policiais encontraram a bicicleta em um rio na Vila Nova II, sendo que por volta das 15 horas e 40 minutos a proprietária entrou em contato com a PM para relatar o furto, porém, a bicicleta já havia sido localizada pela guarnição. Não é a primeira vez que isso acontece no município, outras ocorrências já foram registradas neste sentido, onde os policiais acabam recuperando os objetos de furto, antes mesmo do proprietário saber que havia sido lesado.

Jovens fugitivos são recapturados em São Miguel do Oeste. A Polícia Militar recapturou no começo da tarde desta quarta-feira, os dois jovens infratores que fugiram do Centro de Atendimento Socioeducativo de São Miguel do Oeste. Os dois jovens respondiam pelos crimes de furto e tráfico de drogas e conseguiram fugir, no momento em que realizavam um trabalho na parte externa, em uma cerca da unidade. Após um longo trabalho no meio da mata, os policiais da Rádio Patrulha conseguiram recapturar os menores próximos a uma residência. Eles foram presos e conduzidos até a delegacia. Atuaram na operação, o PPT, Canil, Rádio Patrulha e também os profissionais do Centro de Atendimento.

Presídio regional de São Miguel do Oeste possui mais de 170 presos. Os trabalhos do Presídio Regional de São Miguel do Oeste, antiga Unidade Prisional Avançada seguem na mesma rotina. De acordo com o Diretor da Unidade, TIARAJU LAZARI, a mudança foi apenas de nome, sendo que o trabalho segue sendo o mesmo. Conforme ele, a intenção da nova equipe de trabalho é mostrar para a sociedade que em todo presídio é possível oportunizar uma segunda chance ao apenado, deixando de lado qualquer outro pensamento preconceituoso e ultrapassado. Ele informou que o presídio regional de São Miguel do Oeste tem capacidade para 142 presos, porém, abriga um número maior que esse, sendo que no momento, estão na unidade, 173 pessoas, ou seja, 31 a mais do que a capacidade permite. Ele destacou que essa realidade não é exclusiva da região, mas sim, de todo o país.

TIARAJU LAZARI frisou que apesar desse número acima do limite, o trabalho segue sendo executado normalmente e todos os itens básicos também são fornecidos para cada apenado. TIARAJU salientou que desse número total, 60 trabalham fora da unidade em ao menos três setores da sociedade, como prefeitura, construção civil e indústria de confecções, proporcionando dessa forma, a ressocialização do apenado ao mercado de trabalho. Cada apenado do regime semiaberto tem direito a cinco saídas temporárias ao longo de cada ano e cada um pode escolher o período. Alguns requisitos precisam ser respeitados e citou que no presídio regional de São Miguel do Oeste essas saídas estão ocorrendo normalmente, como por exemplo, no Carnaval deste ano quando na oportunidade 22 saíram da unidade e 23 retornaram, sendo um de outra região do estado.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.