ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco quarta-feira 23 03 2022

-MINISTÉRIO DA SAÚDE DEVE RECOMENDAR QUARTA DOSE PARA IDOSOS DE 80 ANOS

-SC VAI MANTER CONGELAMENTO DO ICMS SOBRE OS COMBUSTÍVEIS POR MAIS 90 DIAS

-NÍVEL DE CONTAMINAÇÃO DAS ÁGUAS ANALISADAS PELA UNOESC AINDA É ALTO

-OBRAS DE CONSTRUÇÃO NA PRAÇA DO BAIRRO AGOSTINI ESTÃO NA RETA FINAL

-VEREADOR QUER REDUZIR ÁREA DE APP NO PERÍMETRO URBANO PELA METADE

-POLÍCIA MILITAR FLAGRA HOMEM COM MACONHA E COCAÍNA NA RODOVIÁRIA

-BOMBEIROS CONTROLAM INCÊNDIO EM CAMINHÃO CARREGADO COM GÁS DE COZINHA

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 18 graus. A mínima das últimas horas foi de 25 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a quatro reais e 89 centavos. O euro está valendo cinco reais e 38 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos.

Nenhum sobrevivente foi encontrado até agora no local da queda de um avião do modelo Boeing 737-800 da China Eastern Airlines, segundo informação da rede de TV estatal chinesa CCTV. Nesta terça-feira, as equipes de resgate lutaram contra a chuva e a lama na busca por sobreviventes ou vestígios que possam esclarecer as causas da queda do voo, no sul da China. Autoridades disseram que o estado da aeronave, que se desintegrou, deve complicar muito as investigações sobre a causa do acidente, ainda um mistério para especialistas. A altitude do avião baixou seis mil metros em pouco mais de dois minutos. 132 pessoas estavam a bordo.

O presidente ucraniano VOLODIMIR ZELENSKY convidou nesta terça-feira o PAPA FRANCISCO a atuar como mediador nas negociações entre Ucrânia e Rússia que estão em guerra desde o final de fevereiro. Desde o início da ofensiva russa na Ucrânia, que deixou milhares de mortos, principalmente civis, o PAPA FRANCISCO reiterou os apelos à paz. Em vídeo divulgado nesta terça-feira, ZELENSKY pediu ao papa "que venha ao país neste momento muito importante". As negociações entre os dois países para encerrar o confronto não avançaram nos últimos dias.

O porta-voz do Kremlin, DMITRY PESKOV, negou a declaração do presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, de que a Rússia pode estar planejando um ataque cibernético contra os Estados Unidos. Questionado sobre os comentários de BIDEN, PESKOV disse que "a Rússia, ao contrário de muitos países ocidentais, incluindo os Estados Unidos, não se envolve em banditismo em nível estadual". BIDEN disse em uma reunião de CEOs corporativos na segunda-feira que a "inteligência em evolução" indicava que um ataque cibernético pode ser planejado. Ele pediu às empresas privadas que invistam em sua própria segurança para combater ataques cibernéticos.

Parlamentares de oposição apresentaram nesta terça-feira ao Supremo Tribunal Federal notícias-crime contra o presidente JAIR BOLSONARO e o ministro da Educação, MILTON RIBEIRO, por suposto favorecimento a pastores na distribuição de verbas públicas. As notícias-crime são motivadas pela divulgação de um áudio no qual o ministro afirma que repassa verbas para municípios indicados por dois pastores. Nesta terça-feira, o ministro da Educação negou que o presidente tenha pedido atendimentos preferenciais na alocação de recursos públicos. Em nota, RIBEIRO argumenta que recebe pedidos de recursos intermediados por parlamentares, governadores, prefeitos, universidades, associações públicas e privadas. Ele ressaltou que todos são encaminhados para avaliação das respectivas áreas técnicas.

O Ministério da Saúde deve recomendar a quarta dose para idosos com 80 anos ou mais ainda nesta semana. Alguns estados já estão adotando por conta própria a nova dose adicional. O Ministério da Saúde já recomenda a aplicação da quarta dose da vacina da Covid-19 em pessoas imunocomprometidas acima de 12 anos. Estão entre esse público, por exemplo, quem está passando por quimioterapia contra o câncer, fez algum tipo de transplante de órgão ou de células tronco, vive com HIVAids ou faz hemodiálise. Em nota, a pasta orientou que o esquema primário de vacinação desse grupo deve ser feito com três doses com intervalo de oito semanas entre elas. Já a quarta dose deve ocorrer após quatro meses.

O ex-procurador DELTAN DALLAGNOL afirmou que reagiu com "indignação" à decisão do STJ que o condenou a indenizar o ex-presidente LULA, nesta terça-feira. Por quatro votos a um, os ministros da Quarta Turma da Corte fixaram a indenização em 75 mil, que corrigidos, chegam a cem mil reais. DELTAN perdeu uma ação movida por LULA em relação ao slide de Power Point apresentado em uma das fases da Lava Jato. Na ocasião, o ex-procurador detalhou as acusações contra o petista no processo que o acusou de receber um apartamento no Guarujá, em São Paulo, como propina. LULA pleiteou uma indenização de um milhão, mas os ministros do STJ decidiram impor o pagamento de um valor menor, a título de dano moral. DELTAN disse que a decisão “torna investigados os que investigaram".

O Programa Centelha está com inscrições abertas para novos projetos até sexta-feira para inscrever propostas no site. A segunda edição da inciativa terá um investimento de três milhões e vai contemplar 50 empresas com até 60 mil cada e mais uma bolsa de 32 mil e 400 reais. O presidente da Fapesc, FÁBIO ZABOT enfatiza que o principal objetivo do Programa Centelha é oportunizar a criação de novos negócios com foco em áreas estratégicas e na solução de demandas da sociedade catarinense. O Centelha é um dos programas mais esperados pelo ecossistema e visa promover empreendimentos recém-criados ou que ainda serão abertos durante o processo de avaliação e seleção do edital.

O número de supermercados, minimercados, mercearias e armazéns abertos em Santa Catarina cresceu 47 e meio por cento nos dois últimos anos, segundo dados da Junta Comercial do Estado. A quantidade de comércios com predominância de alimentos abertos passou de dois mil 424, em 2019, para três mil 576, em 2021, impulsionados pela pandemia. No ano passado, Santa Catarina bateu recorde e abriu 205 mil 374 empresas, com destaque para o setor de comércio e reparação de veículos. Outro setor considerado essencial que teve um forte aumento de empresas abertas foi o das farmácias. Dados da Junta Comercial apontam que 564 estabelecimentos foram criados no ano passado, contra 337, em 2019, e 373, em 2020.

Santa Catarina manterá o congelamento do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias médio sobre a gasolina, etanol e gás de cozinha. A decisão segue o acordo feito pelo Fórum de Governadores nesta terça-feira, que optou por prorrogar a medida por mais 90 dias. Ela começa a valer em primeiro de abril. O anúncio foi feito pelo governador do Piauí, WELLINGTON DIAS, após uma reunião em Brasília entre governadores, vice-governadores e secretários. Caso não fosse prorrogado, o congelamento acabaria no próximo dia 31 de março Nas redes sociais, o governador CARLOS MOISÉS DA SILVA comemorou a decisão e disse que Santa Catarina já está entre os estados com as menores alíquotas do Brasil. Durante o encontro, governadores também discutiram sobre a redução do Imposto Sobre Produtos Industrializados.

A Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina lançou uma campanha de incentivo ao turismo regional. A principal ação da iniciativa é um audiovisual que contempla os mais diversos pontos turísticos da região. O trabalho de mapeamento dos pontos distribuídos em cada um dos municípios começou ainda no ano passado e, desde então, as gravações à campo percorreram a maior parte dos locais que compõe o “Roteiro Turístico Caminhos da Fronteira”. O vídeo mostra os inúmeros pontos e possibilidade de turismo no extremo-oeste. O filme da campanha está disponível no portal da Peperi na internet.

A Celesc anunciou recentemente que os consumidores que possuem dívidas com a empresa podem optar pelo parcelamento via cartão de crédito. O serviço está disponível em 80 lojas de atendimento no estado catarinense, sendo que quatro delas estão na regional de São Miguel do Oeste. De acordo com o gerente da Celesc no Extremo Oeste, SANDRO VALMORBIDA, as unidades com o serviço disponível são Guaraciaba, Itapiranga, Palmitos e São Miguel do Oeste. Conforme ele, o objetivo é ampliar as opções de pagamento das contas em atraso, além de proporcionar uma maior comodidade aos clientes. VALMORBIDA comentou que a Celesc pretende ampliar gradativamente o pagamento via cartão de crédito para outros municípios da regional. O parcelamento também pode ser pago de outras formas.

O parcelamento das dívidas com a Celesc pode ser feita por qualquer consumidor. A informação é do gerente regional da empresa, SANDRO VALMORBIDA. Segundo ele, podem optar pela modalidade os consumidores residenciais, comerciais, rurais e industriais. Questionado sobre o índice de inadimplência, ele salientou que na comparação com as demais regiões de Santa Catarina, o Extremo Oeste possui baixas taxas de atraso. VALMORBIDA atribui o fato, visto a própria cultura estabelecida nos municípios da região. Ele pontuou que alguns clientes já optaram pelo pagamento via cartão de crédito, porém, frisou que um ponto que vem atrapalhando a negociação é o limite do próprio cartão de crédito, que em algumas situações é insuficiente para o parcelamento.

A Celesc possui vários canais de atendimento ao consumidor. O lembrete é do gerente regional da empresa, SANDRO VALMORBIDA. Ele citou as lojas presenciais e o próprio site, através do endereço eletrônico, www.celesc.com.br, onde os clientes podem solicitar inúmeros serviços, inclusive o parcelamento das dívidas. Outras opções são através dos números, 0800 048 0196 para emergência e o 0800 048 0120 para serviços comerciais. VALMORBIDA disse que os consumidores podem também baixar o aplicativo da Celesc no celular. Ele comentou ainda que o serviço é totalmente gratuito e está disponível para todos os modelos de aparelhos celulares.

O município de Itapiranga sediou, nesta terça-feira, a Plenária Regional da Facisc. O evento contou com a participação de representantes das associações comerciais e industriais do extremo-oeste. Uma das pautas foi o Programa Voz Única e a atualização do documento com as reivindicações dos empresários para os candidatos que vão disputar a eleição estadual deste ano. O Voz Única também tem anseios e pretensões para o desenvolvimento municipal e regional. A Plenária Regional da Facisc também definiu as prioridades para o ano e ajustes nas ações que são promovidas pelas Associações Empresariais.

A Subseção da OAB de São Miguel do Oeste emitiu uma nota pública nesta terça-feira se posicionando a respeito das declarações de uma advogado do Mato Grosso que acompanhou a manifestação promovida por investidores da Lifetycon. Ela afirmou, em entrevista na rádio Peperi, que profissionais da advocacia da região estariam receosos de ajuizar ações contra a empresa que atua no mercado de criptomoedas. Em nota, a OAB local cita que advogados com inscrição originária em outros estados podem atuar em Santa Catarina, respeitado o limite de cinco ações por ano. A entidade reforça que a captação de clientela para além desses limites é ilegal. A OAB destaca ainda que não nenhum registro de dificuldade na efetiva prestação de serviços prestados por advogados no caso Lifetycon.

A Secretaria de Educação de São Miguel do Oeste está realizando o processo seletivo simplificado para contratar auxiliar de creche. As inscrições pode ser feitas a partir de hoje até o dia primeiro de abril na sede da Secretaria. De acordo com a secretária SISSE VELOZO, os candidatos deverão ter o ensino médio completo e a vaga corresponde a 40 horas semanais. A inscrição é gratuita e, além da ficha preenchida, deverão ser entregues cópias dos documentos de Identidade, CPF, Título de Eleitor, Certidão de quitação eleitoral ou comprovante da última cotação, alistamento militar, certificado de conclusão do ensino médio, cópia da carteira de vacinação. Os aprovados vão atuar nas creches da rede municipal.

As obras na Praça La Salle, no bairro Agostini, está na reta final. A informação é do secretário de Urbanismo, JEFERSON DIAS. Ele disse que a equipe que trabalha no local está fazendo as últimas intervenções, especialmente nos lagos naturais, que antes, sequer eram vistos, pois o terreno estava tomado pela vegetação e acabava servindo para acúmulo irregular de lixo e proliferação de mosquitos e animais peçonhentos. A Praça Ernesto Brunetto, localizada no centro da cidade, está passando, agora, pela segunda etapa de obras. Na parte alta do espaço será construído um deck e um mirante, com vista privilegiada da cidade. A praça poderá ser acessado tanto pela rua inferior quanto pela superior, que serão integradas.

O número de casos confirmados de dengue em São Miguel do Oeste aumentou para 30. A atualização dos dados foi feita no final da tarde de ontem pela Secretaria de Saúde. A quantidade de casos pode aumentar nos próximos dias já que dezenas de pessoas com os sintomas da doença ainda aguardam o resultado dos exames. Na última semana, a Vigilância Epidemiológica chamou atenção para a necessidade da população reforçar os cuidados, usando repelentes e eliminando recipientes que contenham água parada. A preocupação é de que esses locais podem se transformar em criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. O telefone com whatsApp para denunciar possíveis criadouros e o depósito de lixo em locais inadequados é 9 9185-5863.

A câmara de vereadores aprovou, nesta terça-feira, um requerimento que solicita a realização de audiência pública para promover um amplo debate com a sociedade sobre projeto que altera o Sistema de Inspeção Municipal. O pedido é de autoria do vereador NINI SCHARNOSKI. O projeto é de autoria do poder executivo e está em análise nas comissões da casa. Ele defende que a comunidade seja ouvida antes da votação em plenário. NINI que a implantação da nova lei pode inviabilizar as atividades comerciais de produtos de origem animal em pequenos estabelecimentos. O requerimento foi aprovado por unanimidade na sessão desta terça-feira e a data da audiência ainda será marcada pela mesa diretora da casa.

Os vereadores de São Miguel do Oeste aprovaram quatro projetos de lei em primeira votação na noite de ontem. O primeiro deles autoriza a doação de área de terras de propriedade da Mitra Diocesana de Chapecó já absorvida pela Rua Jurema Schaker. Outro projeto define que a competência para orientação, supervisão e controle das atividades desenvolvidas pelos Fiscais de Obras e Posturas passe da Secretaria de Urbanismo para as Secretarias de Finanças e de Planejamento. O terceiro projeto que passou em primeiro turno ontem prevê a extinção de cinco vagas desocupadas do cargo de recepcionista, passando de 10 para cinco vagas. O projeto foi aprovado por maioria, com votos contrários de MARIA TEREZA CAPRA, NINI SCHARNOSKI e CRIS ZANATTA.

A Câmara de Vereadores também aprovou por unanimidade, nesta terça-feira, o Projeto de Lei que prevê a transmissão ao vivo em áudio e vídeo, via internet, de todas as sessões públicas das licitações realizadas pela prefeitura e pelo legislativo. São excluídas dessa determinação os processos licitatórios realizados por meio de pregões eletrônicos. O projeto, de autoria do vereador GILMAR BALDISSERA, cita que poderão ser utilizados os equipamentos existentes nas áreas de comunicação para implementar a transmissão, que deve abranger todas as fases consideradas públicas do procedimento licitatório. Ele explicou que o objetivo é dar mais transparência as licitações. O projeto ainda passará por segunda votação antes de ser enviado ao prefeito para sanção ou veto.

Está em tramitação na câmara de vereadores um projeto de lei que reduz a metragem das áreas de preservação permanente no perímetro urbano de São Miguel do Oeste. A proposta é de autoria do vereador PAULO DRUMM. Ele explicou que o projeto foi elaborado a partir de uma lei aprovada no ano passado e que repassa aos municípios a competência para legislar sobre as áreas de APP. DRUMM disse que o código florestal nacional fixa as áreas de preservação permanentes nos primeiros urbanos em 30 metros dos cursos de agua, ou seja, nesse espaço não pode haver nenhuma construção. O projeto que ele apresentou na câmara reduz essa distância para 15 metros. Segundo o vereador, o projeto vai beneficiar toda a sociedade.

A redução da metragem das APPs na área urbana não significa uma desproteção ambiental. A afirmação é do vereador PAULO DRUMM. Ele explicou que decidiu fixar a área em 15 metros dos cursos de água depois de ouvir especialistas, entidades ambientais e empresários. Na visão do vereador, a redução do limite pela metade dos parâmetros atuais é a melhor condição para contemplar o desenvolvimento sustentável da cidade e manter um equilíbrio entre os aspectos sociais, ambientais e econômicos.

A Unoesc São Miguel do Oeste promoveu uma série de palestras para escolas e visitas guiadas ao Laboratório de Microbiologia da Universidade nesta terça-feira. As atividades marcaram o dia mundial da água. Durante o dia, também foram realizadas diversas atividades de conscientização com os acadêmicos da Universidade e com os alunos do Colégio Unoesc. De acordo com a coordenadora do laboratório de microbiologia da Universidade, ELIANDRA ROSSI, a Unoesc realiza um trabalho intenso de orientação e conscientização na comunidade com o objetivo de melhorar a qualidade da água da região. Desde 2003, foram realizadas cerca de 15 mil análises de água no laboratório por meio da prestação de serviços e cerca de dois mil 550 provenientes de projetos de pesquisa.

O percentual de amostras de águas analisadas pelo laboratório de microbiologia da Unoesc com algum tipo de contaminação teve uma pequena diminuição em 2021. O número de amostras impróprias para o consumo humano caiu de 35 vírgula 48 por cento para 32 vírgula 45 por cento. De acordo com a coordenadora do laboratório de microbiologia da Universidade, ELIANDRA ROSSI, em 2019, o percentual de contaminação era menor: 28 vírgula 42 por cento. Ela explicou que, nos dois últimos anos, devido à estiagem, muitas pessoas reativaram poços, que estavam desprotegidos, o que pode ter contribuído para o aumento do percentual de contaminação das águas.

De cada dez amostras de água da cidade analisada pela Unoesc, três estão contaminadas. A informação é da coordenadora do laboratório de microbiologia da Universidade, ELIANDRA ROSSI. Ela disse que esse percentual é maior nas amostras que vem das comunidades rurais. Em relação a água tratada, o percentual de contaminação é menor e fica em torno de dez por cento. ELIANDRA disse que a água contaminada não tem diferença aparente da água limpa. O problema está nas consequências para a saúde das pessoas.

A Polícia Militar registrou uma ocorrência de posse drogas nesta terça-feira no centro da cidade. O fato aconteceu por volta das 11 e meia da noite na estação rodoviária. Uma guarnição da Polícia Militar realizou a abordagem de um homem que desembarcou de um ônibus. Em busca pessoal, foi localizado no bolso da calça do suspeito uma porção de maconha. Ele também portava uma porção de cocaína enrolada em uma nota de cinco reais. A droga foi apreendida e confeccionado o termo circunstanciado. O homem se comprometeu em comparecer em audiência judicial para explicar a situação.

O Corpo de Bombeiros atendeu uma ocorrência de princípio de incêndio em um caminhão Volvo nesta terça-feira no centro da cidade. A guarnição de serviço foi chamada por volta do meio dia e trinta. Um caminhão, carregado com gás de cozinha, pegou fogo. O foco inicial do fogo, na cabine do veículo, foi controlado com uso de extintor pelo motorista. Os bombeiros assumiram o trabalho e controlaram o incêndio. As chamas ficaram restritas à lateral esquerda próxima ao motor do caminhão. O fogo não atingiu a carga e ninguém ficou ferido.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.