ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo Em Foco Itapiranga - 23/03/2021

GLOBO EM FOCO – 23/03/21

-CONSÓRCIO DE MUNICÍPIOS QUER AJUDA INTERNACIONAL PARA COMPRAR VACINAS

-JULGAMENTO DO IMPEACHMENT DE MOISÉS SERÁ POR TELECONFERÊNCIA

-OBRA DO COMPLEXO EDUCACIONAL DE SANTA FÉ ALTA TERÁ SEQUÊNCIA

-PORTADORES DE DOWN MOSTRAM CAPACIDADE NO MERCADO DE TRABALHO

-MAB COMEMORA MAIS DE 40 ANOS DE MOBILIZAÇÃO COM VÁRIAS CONQUISTAS

-CURSO DE VETERINÁRIA DA UCEFF RETOMA ATIVIDADES PRÁTICAS

-JOVEM VICIADO EM DROGAS FURTA MOTOCICLETA DO PAI

-HOMEM PERDE MAIS DE 39 MIL REAIS EM GOLPE

O Tempo em Itapiranga apresenta-se nublado e instável. A previsão para as próximas horas é de sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 50 centavos. O euro está valendo seis reais e 54 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.


A chanceler alemã, ANGELA MERKEL, afirmou nesta segunda-feira que o país "entrou em uma nova pandemia", com a variante britânica dominando as novas infecções, ao anunciar medidas de restrição para a Semana Santa e a Páscoa. A maior parte do comércio vai fechar e os serviços religiosos serão cancelados entre primeiro a cinco de abril, e as medidas de restrição que já estão em vigor atualmente na Alemanha vão ser prorrogadas até 18 de abril. As reuniões sociais serão limitadas durante a Páscoa, e no máximo cinco adultos de duas famílias poderão se encontrar em casa ao mesmo tempo. Com cerca de 83 milhões de habitantes, a Alemanha é o nono país com mais mortes por Covid-19 no mundo.


O número de mortes pela Covid-19 em um dia no Reino Unido caiu para 17 nesta segunda-feira, o menor em cerca de seis meses. Os números mostram que as mortes nos últimos sete dias caíram por cento sobre a semana anterior. Embora os óbitos tenham caído drasticamente nas últimas semanas, os novos casos diários permaneceram estáveis em cerca de 5 mil a 6 mil neste mês. De acordo com os dados, cinco mil 342 novas infecções foram registradas nesta segunda-feira. A média móvel dos últimos sete dias caiu quatro virgula sete por cento. O Reino Unido é o quinto país com maior número de mortes por Covid-19 no mundo, com 126 mil 172 óbitos.

Os organizadores da Olimpíada de Tóquio anunciaram nesta segunda-feira que o Japão não permitirá a entrada de voluntários estrangeiros, exceto aqueles que são considerados essenciais. A decisão ocorre dois dias após o país também proibir a entrada de espectadores estrangeiros devido às preocupações da população com a pandemia do novo coronavírus. Cerca de 600 mil ingressos comprados por pessoas que moram no exterior serão reembolsados, assim como outros 30 mil ingressos para a Paralimpíada.

O ministro da Economia, PAULO GUEDES, afirmou nesta segunda-feira que o agravamento da pandemia no país só deve gerar um impacto mais expressivo nos indicadores econômicos a partir deste mês. A previsão foi feita durante divulgação da arrecadação de fevereiro, que registrou alta real de quatro vírgula três por cento na comparação com 2020. Foi o melhor resultado desde o início da série histórica, iniciada em 2000, o que levou GUEDES a fazer a ressalva. Segundo o ministro, dados como a arrecadação federal e o índice de atividade econômica divulgado pelo Banco Central mostram que a economia brasileira estava em plena recuperação após o "tombo inicial profundo" provocado pela primeira onda da pandemia.

A Secretaria Nacional do Consumidor e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados assinaram nesta segunda-feira um acordo de cooperação técnica para proteção de dados pessoais dos consumidores. A assinatura é uma reposta a ocorrências de megavazamentos de dados no país. Em janeiro, um vazamento expôs informações pessoais de mais de 223 milhões de brasileiros em fóruns na internet. A Polícia Federal prendeu, na última sexta-feira, dois hackers investigados pela realização do ataque. O Ministério da Justiça afirmou que o acordo firmado nesta segunda-feira prevê o intercâmbio de informações, uniformização de entendimentos, cooperação quanto a ações de fiscalização, desenvolvimento de ações de educação, formação e capacitação e elaboração de estudos e pesquisas.

O consórcio de municípios para compra de vacinas contra a Covid-19 quer ajuda internacional para reforçar o Plano Nacional de Imunização. Segundo o presidente da Frente Nacional de Prefeitos, JONAS DONIZETTE, a ideia é mostrar que ajudar o país é uma forma de ajudar o mundo. A declaração ocorreu durante a reunião virtual que marcou a aprovação do estatuto e instituição do Conectar, Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras. Dois mil e 600 municípios manifestaram interesse em participar do grupo. Neste momento, mil 731 cidades já aprovaram projetos de lei municipais para integrar o consórcio. A criação do consórcio municipal ocorreu após o STF autorizar que estados e municípios comprem e distribuam doses do imunizante.

A Justiça deu prazo de 48 horas para o governo do Estado apresentar as medidas adotadas para a distribuição de medicamentos usados para tratamento de pacientes com Covid-19 a hospitais de Santa Catarina, além de informar as quantidades disponíveis, possibilidade de substituição e as dosagens utilizadas. A decisão foi publicada na tarde desta segunda-feira e atende a um pedido do Ministério Público, que acompanha em uma ação civil pública as ações do Estado no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. Essa ação já havia exigido do Estado um plano de ação detalhado para abastecimento dos estoques de medicamentos para intubação de pacientes, como sedativos e bloqueadores neuromusculares.

A Federação Catarinense dos Municípios espera concluir ainda nesta semana a compra de três milhões e 600 mil doses da vacina Sputnik V, produzida pelo Instituto Gamaleya, da Rússia. A compra direta dos imunizantes teve adesão de 262 cidades de Santa Catarina. A entidade afirma que espera ter o parecer final de aprovação da compra até a quarta-feira. Esse documento abre caminho para a posterior assinatura do contrato. Os pagamentos serão feitos após as vacinas chegarem ao território nacional. Cada município irá pagar pela quantidade de imunizantes encomendada. O valor previsto é de nove dólares e 75 centavos por dose. A vacina Sputnik V ainda não teve registro ou autorização para uso emergencial aprovados Anvisa.

A sessão do Tribunal Especial de desembargadores e deputados estaduais que decidirá se abre ou não o segundo processo de impeachment contra o governador CARLOS MOISÉS será realizada de forma remota. A votação marcada para a próxima sexta-feira será por teleconferência. O grupo de cinco magistrados e cinco parlamentares analisa se há elementos para julgar o governador por crime de responsabilidade no caso da compra de 200 respiradores de UTI por 33 milhões que não foram entregues. Para abrir o processo afastar Moisés do cargo por até 180 dias, são necessários seis votos no Tribunal do Impeachment. Em caso de empate, o voto de minerva é do presidente da corte especial, RICARDO ROESLER, presidente do Tribunal de Justiça. Se não houver seis votos pelo afastamento do governador, o processo é arquivado.

O município enfrenta dificuldades para os ajustes necessários para o seguimento das obras do Complexo Educacional de Santa Fé Alta. Obra iniciada em 2016 já teve várias paralizações por falta de repasse de recursos do governo federal e também por falhas no projeto. Os atrasos prejudicam abertura de novas vagas em creche e também melhores condições no ensino fundamental. O prefeito ALEXANDRE RIBAS esteve em Brasília para solucionar pendência e na semana passada recebeu a confirmação para continuidade das obras. O prefeito ressalta que reativou o termo de convênio com o Ministério da Educação, que possibilita dar continuidade às obras da creche. O projeto da escola e ginásio de esportes possui 78 por cento construção, porém também foi paralisado.

ALEXANDRE RIBAS observa que este foi um compromisso que o município assumiu para concluir estas importante sobras do Complexo Educacional de Santa Fé Alta. Ele ressalta a eficiência do setor de engenharia e dos secretário que trabalharam para a liberação dos convênios. De acordo com ALEXANDRE RIBAS, o município está em pleno desenvolvimento e necessita de estruturas modernas para atender a educação, desde a creche até série iniciais do ensino fundamental. O complexo educacional em Linha Santa Fé Alta, ao lado do loteamento residencial Morada Feliz, é considerado uma referência. Ao total o município já investiu mais de um milhão de reais, em compra de terreno, infraestrutura e muros. Na obra, o projeto inicial era de três milhões e 200 mil reais, com área construída de três mil 230 metros quadrados.

Fetraf solicita que auxílio emergencial seja pago enquanto durar a pandemia. O pedido tem como objetivo auxiliar os agricultores em meio ao agravamento da epidemia. A entidade reivindica que o novo valor seja de 600 reais e que perdure enquanto houver a crise sanitária. A afirmação é do presidente Estadual da entidade, JANDIR SELZLER. De acordo com ele, mais de 200 entidades do estado divulgaram uma nota ao Governo Federal para que o novo valor do auxílio seja de 600 reais. Na quarta-feira passada, a Câmara manteve o veto do presidente sobre o pagamento de auxílio para os agricultores. O motivo se deve que os trabalhadores rurais podem se encaixar como informais e solicitarem o pagamento, desde que se encaixam nos pré-requisitos. Os novos valores ficam entre 150 e 375 reais. O presidente salientou que ainda estamos vivendo um agravamento da epidemia, e o novo valor do auxílio é insuficiente. SONORA 2.

A medida provisória 186 estendida desde o ano passado, desobriga estados e municípios a respeitarem o gasto mínimo com a educação e saúde. A informação é do presidente da Fetraf, JANDIR SELZLER. Nas palavras dele, a aprovação da medida é um “absurdo”. De acordo com ele, atualmente os municípios devem obrigatoriamente investir na educação 25 por cento e 15 por cento para a saúde. JANDIR destacou que o motivo desta decisão é devido ao pagamento da nova rodada do auxílio emergencial. Ele disse ainda que, no momento em que há um agravamento da crise sanitária, o governo quer deixar de investir na educação e saúde.

Portadores de Síndrome de Down mostram capacidade no mercado de trabalho. O Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado no domingo, busca a inclusão social das pessoas que possuem este distúrbio genético, que causa atrasos no desenvolvimento intelectual. De acordo com a diretora da APAE Renascer, de SJO, VANESSA SCHWENGBER, esta data tem como principal objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da luta dos direitos igualitários e o bem-estar das pessoas com Síndrome de Down na sociedade como um todo. Em Santo Ângelo, no RS, LUANA ROLIM DE MOURA mostrou que há espaço para pessoas com Síndrome de Down também na política, ao tomar posse como suplente na Câmara de Vereadores, na semana passada. Conforme a União dos Vereadores no Brasil, ela é a primeira vereadora com Síndrome de Down do País.

Na visão da diretora da APAE de São João do Oeste, isto mostra que todos são iguais na sociedade, e ao mesmo tempo únicos. A Escola Especial de SJO tem nove alunos com Síndrome de Down, dos quais oito são adultos e uma é criança. Entre os adultos, um está incluso no mercado de trabalho. Segundo VANESSA, a própria sociedade já abraçou a causa e ofereceu emprego para estas pessoas. Ela destaca a importância de que pessoas com a síndrome frequentem o CAESP, pois é possível observar um claro desenvolvimento destes alunos. Atualmente, a escola conta com 52 alunos. VANESSA lembra que as atividades ainda acontecem de forma remota nesta semana, devido à pandemia. Nesta segunda-feira, inclusive, ocorreu a troca das apostilas, que se repete a cada duas semanas. A diretora enfatiza que os alunos buscam o material na escola, acompanhados dos pais ou responsáveis. Os professores também gravam vídeos e encaminham atividades.

VANESSA SCHWENGBER destaca que a sistemática está se mostrando exitosa, pois a escola vem recebendo um bom retorno das famílias, que colaboram neste momento de pandemia. Também nesta segunda-feira iniciaram os atendimentos na área de saúde para os alunos. Em SJO, a equipe que auxilia os alunos da educação especial é composta por fisioterapeuta, fonoaudióloga, assistente social, psicóloga e terapeuta ocupacional. Há médico psiquiatra e neurologista à disposição, que atendem no consultório em SMO. Nos últimos 14 dias, os atendimentos da área da Saúde haviam sido interrompidos em função do decreto expedido pelo secretário da Saúde do Estado. A escola especial de São João do Oeste também tem pedagogos, que são os professores da sala, além da professora de Educação Física. Já os de Informática e Artes não estão disponíveis no momento.

Em reunião do Comitê do Crise do município na tarde de ontem, foi definido que as aulas presenciais nas escolas, inclusive na APAE, retornam na próxima segunda-feira. São João do Oeste é um dos poucos municípios da região que ainda não retomaram as aulas presenciais. O plano de contingência do município prevê metade da ocupação das salas. Na percepção de VANESSA SCHWENGBER, os alunos estão esperando ansiosamente pelas aulas, mas eles também entendem que o momento é delicado e que precisam ter um pouco de calma e cautela.

MAB mantém vigilância em defesa do meio ambiente e dos direitos dos ribeirinhos sujeitos a prejuízos com a construção de barragens. Objetivo é ter força popular e política para impedir obras que sejam favoráveis apenas para grandes investidores brasileiros e do exterior. São mais de 40 anos de atuação do Movimento dos Atingidos por Barragens na região de Itapiranga e outros município ribeirinhos ao Rio Uruguai. Segundo o coordenador nacional do MAB, PEDRO MELCHIORS, o movimento social está presente em 18 estados do Brasil e também possui articulações importantes em outros países. O MAB surgiu na Bacia do Rio Uruguai para lutar contra projetos de 25 grandes hidrelétricas. Poucas foram colocadas em operação diante de uma resistência popular. Em mais de 40 anos de resistência, o movimento contou com apoio de igrejas e sindicatos que contribuíram na organização e mobilização popular, principalmente dos ribeirinhos.

PEDRO MELCHIORS comenta que a partir de 1984 cresceu o movimento contra a barragem de Itapiranga e a luta em defesa da vida. O coordenador nacional do MAB, cita que a população lutou contra a Eletrosul que possuía projeto de estudo e viabilidade. Um abaixo assinado reuniu mais de um milhão e 200 mil assinaturas mostrando a força do movimento e o interesse da população em manter o rio no seu curso normal. O projeto para construção da hidrelétrica de Itapiranga voltou com força no início dos anos 2000 mil, tendo a participação da empresa Engevix e da Eletrosul. Em 2004 cresceu a mobilização com a criação da comissão interestadual passando a ter maior força política e representação em vários seguimentos que lutaram contra a barragem. PEDRO MELCHIORS ressalta que o pedido era para investimentos em infraestrutura e turismo, incluindo a construção da ponte sobre o Rio Uruguai. Esta mobilização ganha força novamente.

Lideranças nas comunidades e envolvimento de parlamentares de Santa Catarina e Rio Grande do Sul mudou o cenário que era de grande desafio para o MAB. O coordenador ressalta que o rio não foi mais represado, mantendo vida a várias espécies de peixes. PEDRO MELCHIORS lembra que a construção de hidrelétrica não significa desenvolvimento para a região, pois são vários eventos de que a barragem retirou a terra dos produtores rurais e não proporcionou qualquer riqueza para a população local. MELCHIORS defende a criação de políticas públicas para pesquisa e desenvolvimento de tecnologias na produção de energia em sistemas alternativos como o biogás e solar. Atualmente o maior volume de energia vem do sistema de hidrelétricas.

Mais de 400 alunos do curso de Medicina Veterinária da Uceff retomaram ontem as atividades práticas. Com mais de um ano de pandemia o sistema remoto afastou os acadêmicos de alguns aprendizados fundamentais. Eles passam a frequentar um dois modelos de aula oferecidos pelo Centro Universitário Uceff. Mais de 60 por cento retornou a sala de aula nesta segunda-feira. Um rigoroso protocolo de distanciamento e medidas de prevenção a Covid fazem parte da rotina de quem optou pelo modelo presencial. O coordenador do curso, RAMIRO BONOTO, explica que as aulas são transmitidas simultaneamente para os alunos que optaram em permanecer no ensino remoto. Ressalta a preocupação em manter a qualidade do ensino para 420 alunos de várias cidades dos três estados do Sul.

Coordenador do curso de Medicina veterinária avalia que a responsabilidade é grande para evitar contágio do novo Coronavírus e manter aulas presenciais. RAMINO BONOTTO demonstra satisfação com o empenho dos professores e acadêmicos em seguir os protocolos em busca de maior segurança. O coordenador chama atenção para a importância da retomada das atividades do hospital veterinário do Centro Universitário Uceff. O NUPVET, Núcleo de Práticas Veterinárias atende uma parte fundamental das aulas práticas e também proporciona maior integração com a comunidade prestando serviços. O atendimento é feito em pequenos e grandes animais com diferentes oportunidades para os alunos acompanharem na prática um pouco do que vão vivenciar na profissão.

RAMIRO BONOTTO, lamenta que a pandemia tenha atrapalhado algumas atividades de grande importância que eram desenvolvidas como as campanhas de vacinação e castração de cães e gatos. Este projeto não pode ser colocado em prática durante em 2020 e ainda aguarda uma situação mais favorável em relação a pandemia. Esta mobilização deve ser retomada nos próximos meses em ações em Itapiranga e outros municípios da região. BONOTTO lembra que o curso de veterinária trabalha em parceria com os municípios e ONGs que atuam na proteção de animais na região.

Jovem viciado em drogas furta motocicleta do pai e vende em Itapiranga. A Polícia Militar de Itapiranga recuperou uma motocicleta Honda que havia sido furtada em Dionísio Cerqueira. Foi por volta das 16 horas de ontem. A guarnição da PM foi acionada para verificar uma motocicleta estacionada no Porto da Barca em Itapiranga, e que estaria com registro de furto. Os policiais confirmaram que a motocicleta tinha sido furtada na cidade de Dionísio Cerqueira na sexta-feira. Um jovem, de 20 anos, usuário de drogas confessou ter furtado a motocicleta do pai e vendido na cidade de Itapiranga. A motocicleta foi recuperada e está à disposição da justiça.

Policiais civis da região paralisam atividades em protesto. Policiais civis, agentes do Instituto Geral de Perícias e do Instituto Médico Legal da região de São Miguel do Oeste realizaram uma paralização em frente à 13ª Delegacia Regional de Polícia da Fronteira, em SMO, na tarde desta segunda-feira. Ação foi uma forma de protesto contra a aprovação da PEC 186, que prevê, entre outras medidas, congelamento salarial por 15 anos e impedimento de reforço de pessoal. De acordo com o Delegado, JOÃO MIOTTO, os profissionais da segurança pública estão na linha de frente da pandemia de Covid-19 e não podem ficar desamparados, perdendo direitos conquistados. MIOTTO salienta que com a pandemia os servidores da Polícia Civil, IGP e IML continuam trabalhando. Defende que a categoria deveria ser vacinada como grupo prioritário, antes mesmo dos presidiários e demais grupos que não teriam tanta necessidade de serem imunizados.

Estelionatários fazem vítimas perderem mais de 43 mil reais em São Miguel do Oeste. O décimo primeiro Batalhão de Polícia Militar de Fronteira atendeu nesta segunda-feira, várias ocorrências de crimes de estelionatos em São Miguel do Oeste. De acordo com os policiais, o primeiro chamado foi na parte da manhã. No local, estavam a vítima e o dono do veículo juntamente com o estelionatário que intermediou a venda e aplicou um golpe nos dois, causando um prejuízo de 39 mil e 200 reais. De acordo com a PM, o comprador estava negociando uma Saveiro com um homem que havia postado o veículo em uma rede social. Conforme a vítima, nesta segunda-feira, 22, ele acabou vindo olhar o automóvel, porém, antes acabou fazendo dois pagamentos via PIX, sendo um no valor de nove mil e 200 reais e outro no valor de 30 mil reais. Já o falso vendedor estava negociando com o verdadeiro vendedor por outro anúncio.

Para os policiais, o dono do veículo disse que o criminoso contou que estava realizando a compra para quitar uma dívida. Diante dos fatos foi confeccionado um boletim de ocorrência. Já na parte da tarde, a Polícia Militar recebeu outros dois chamados sobre crimes de estelionato, sendo que em um deles, um falso funcionário do banco solicitou via telefone que a vítima atualizasse o aplicativo da instituição. A vítima obedeceu às orientações e acabou perdendo cerca de três mil reais. Já na terceira ocorrência do dia, os golpistas clonaram um WhatsApp e três pessoas acabaram realizando depósitos bancários. Ao todo, os estelionatários conseguiram mais de 43 mil reais em golpes nesta segunda-feira, apenas em São Miguel do Oeste.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.