A chanceler alemã, ANGELA MERKEL, afirmou nesta segunda-feira que o país "entrou em uma nova pandemia", com a variante britânica dominando as novas infecções, ao anunciar medidas de restrição para a Semana Santa e a Páscoa. A maior parte do comércio vai fechar e os serviços religiosos serão cancelados entre primeiro a cinco de abril, e as medidas de restrição que já estão em vigor atualmente na Alemanha vão ser prorrogadas até 18 de abril. As reuniões sociais serão limitadas durante a Páscoa, e no máximo cinco adultos de duas famílias poderão se encontrar em casa ao mesmo tempo. Com cerca de 83 milhões de habitantes, a Alemanha é o nono país com mais mortes por Covid-19 no mundo.
O número de mortes pela Covid-19 em um dia no Reino Unido caiu para 17 nesta segunda-feira, o menor em cerca de seis meses. Os números mostram que as mortes nos últimos sete dias caíram por cento sobre a semana anterior. Embora os óbitos tenham caído drasticamente nas últimas semanas, os novos casos diários permaneceram estáveis em cerca de 5 mil a 6 mil neste mês. De acordo com os dados, cinco mil 342 novas infecções foram registradas nesta segunda-feira. A média móvel dos últimos sete dias caiu quatro virgula sete por cento. O Reino Unido é o quinto país com maior número de mortes por Covid-19 no mundo, com 126 mil 172 óbitos.
Os organizadores da Olimpíada de Tóquio anunciaram nesta segunda-feira que o Japão não permitirá a entrada de voluntários estrangeiros, exceto aqueles que são considerados essenciais. A decisão ocorre dois dias após o país também proibir a entrada de espectadores estrangeiros devido às preocupações da população com a pandemia do novo coronavírus. Cerca de 600 mil ingressos comprados por pessoas que moram no exterior serão reembolsados, assim como outros 30 mil ingressos para a Paralimpíada.
O ministro da Economia, PAULO GUEDES, afirmou nesta segunda-feira que o agravamento da pandemia no país só deve gerar um impacto mais expressivo nos indicadores econômicos a partir deste mês. A previsão foi feita durante divulgação da arrecadação de fevereiro, que registrou alta real de quatro vírgula três por cento na comparação com 2020. Foi o melhor resultado desde o início da série histórica, iniciada em 2000, o que levou GUEDES a fazer a ressalva. Segundo o ministro, dados como a arrecadação federal e o índice de atividade econômica divulgado pelo Banco Central mostram que a economia brasileira estava em plena recuperação após o "tombo inicial profundo" provocado pela primeira onda da pandemia.
A Secretaria Nacional do Consumidor e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados assinaram nesta segunda-feira um acordo de cooperação técnica para proteção de dados pessoais dos consumidores. A assinatura é uma reposta a ocorrências de megavazamentos de dados no país. Em janeiro, um vazamento expôs informações pessoais de mais de 223 milhões de brasileiros em fóruns na internet. A Polícia Federal prendeu, na última sexta-feira, dois hackers investigados pela realização do ataque. O Ministério da Justiça afirmou que o acordo firmado nesta segunda-feira prevê o intercâmbio de informações, uniformização de entendimentos, cooperação quanto a ações de fiscalização, desenvolvimento de ações de educação, formação e capacitação e elaboração de estudos e pesquisas.
O consórcio de municípios para compra de vacinas contra a Covid-19 quer ajuda internacional para reforçar o Plano Nacional de Imunização. Segundo o presidente da Frente Nacional de Prefeitos, JONAS DONIZETTE, a ideia é mostrar que ajudar o país é uma forma de ajudar o mundo. A declaração ocorreu durante a reunião virtual que marcou a aprovação do estatuto e instituição do Conectar, Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras. Dois mil e 600 municípios manifestaram interesse em participar do grupo. Neste momento, mil 731 cidades já aprovaram projetos de lei municipais para integrar o consórcio. A criação do consórcio municipal ocorreu após o STF autorizar que estados e municípios comprem e distribuam doses do imunizante.
A Justiça deu prazo de 48 horas para o governo do Estado apresentar as medidas adotadas para a distribuição de medicamentos usados para tratamento de pacientes com Covid-19 a hospitais de Santa Catarina, além de informar as quantidades disponíveis, possibilidade de substituição e as dosagens utilizadas. A decisão foi publicada na tarde desta segunda-feira e atende a um pedido do Ministério Público, que acompanha em uma ação civil pública as ações do Estado no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. Essa ação já havia exigido do Estado um plano de ação detalhado para abastecimento dos estoques de medicamentos para intubação de pacientes, como sedativos e bloqueadores neuromusculares.
A Federação Catarinense dos Municípios espera concluir ainda nesta semana a compra de três milhões e 600 mil doses da vacina Sputnik V, produzida pelo Instituto Gamaleya, da Rússia. A compra direta dos imunizantes teve adesão de 262 cidades de Santa Catarina. A entidade afirma que espera ter o parecer final de aprovação da compra até a quarta-feira. Esse documento abre caminho para a posterior assinatura do contrato. Os pagamentos serão feitos após as vacinas chegarem ao território nacional. Cada município irá pagar pela quantidade de imunizantes encomendada. O valor previsto é de nove dólares e 75 centavos por dose. A vacina Sputnik V ainda não teve registro ou autorização para uso emergencial aprovados Anvisa.
A sessão do Tribunal Especial de desembargadores e deputados estaduais que decidirá se abre ou não o segundo processo de impeachment contra o governador CARLOS MOISÉS será realizada de forma remota. A votação marcada para a próxima sexta-feira será por teleconferência. O grupo de cinco magistrados e cinco parlamentares analisa se há elementos para julgar o governador por crime de responsabilidade no caso da compra de 200 respiradores de UTI por 33 milhões que não foram entregues. Para abrir o processo afastar Moisés do cargo por até 180 dias, são necessários seis votos no Tribunal do Impeachment. Em caso de empate, o voto de minerva é do presidente da corte especial, RICARDO ROESLER, presidente do Tribunal de Justiça. Se não houver seis votos pelo afastamento do governador, o processo é arquivado.
Decreto da Diocese de Chapecó orienta como devem funcionar as celebrações da Igreja Católica na paróquia de Campo Erê. O documento emitido dia 20 e assinado pelo Bispo DOM ODELIR MAGRI, mantém as missas sem a presença de público, como conta o padre SILDO ROCHEMBACK – chefe da Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Campo Erê. No documento o Bispo cita a gravidade da pandemia, velocidade com que o vírus se espalha e condição das estruturas da saúde, orientando que as 44 paróquias da Diocese permaneçam sem celebrações com público até dia 31.
A partir do dia 31, uma quarta-feira, a paróquia Sagrado Coração de Jesus adota novas orientações. Nas celebrações do Tríduo Pascal, quinta, sexta, sábado e também a festa da ressurreição domingo, serão seguidas as determinações da CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Conforme o padre SILDO ROCHEMBACK, domingo a missa em Campo Erê será novamente sem a presença do público na igreja, transmitida ao vivo pela Rádio Atalaia a partir das nove horas. Em relação à benção de ramos, orienta que os fiéis ouçam pela rádio, e no momento da benção, a família se reúne em volta da água e siga as palavras pela transmissão, usando os ramos para abençoar a casa.
Educação Infantil volta as aulas presenciais em Campo Erê. A prefeita acompanhou a secretária de educação nas visitas aos Centros de Educação Infantis para verificarem a situação de cada um. A secretária ROZÂNGELA MOCELINI sente que os pais estão cautelosos em mandar seus filhos à escola. Ela garante que os diretores tomaram as precauções para dar toda segurança possível aos professores e alunos. A preferência por aulas presenciais na educação infantil ainda é pequena. As diretoras se prepararam para receber até 10 alunos cada vez, mas a média de comparecimento é de apenas 2.
Secretária de Educação de Campo Erê compreende a preocupação dos pais em mandarem as crianças para a escola. ROZÂNGELA calcula que no Ensino Fundamental, 70 por cento optaram pelo presencial em regime de alternância. Ela acredita que em 15 dias os pais deverão adquirir mais confiança. A grande maioria dos professores da Rede Municipal voltou ao trabalho. Alguns estão desenvolvendo atividades remotamente. Outros tomaram essa opção por estarem no grupo de risco. Tem situações em que alguns professores tiveram que ser removidos para outra escola por uma questão de planejamento.
Nos próximos dias a Secretaria de Educação de Campo Erê vai chamar mais algumas auxiliares de serviços gerais. O quadro da secretaria tem 130 professores contratados, 14 motoristas e 24 auxiliares de serviços gerais. Todos os ônibus da frota da Educação foram revisados. Cada veículo pode transportar até 50 por cento de sua capacidade. Os motoristas estão equipados com todos os acessórios para evitar transmissão da Covid. As crianças devem utilizar máscara e cuidar o distanciamento do colega.
Mutirão da Limpeza foi realizado no loteamento Cardoso. Na semana passada, equipes da prefeitura de São Lourenço do Oeste trabalharam no loteamento que fica no bairro São Francisco. Foi o lançamento da campanha Mutirão da Limpeza, uma ação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano. O objetivo foi retirar sobras de material de construção, entulhos de obras ou demolições, galhos e podas de árvores. O secretário de Desenvolvimento Urbano, GUILHERME NEGRI, avalia positivamente este início do Mutirão da Limpeza, explicando que os moradores colaboraram e fizeram sua parte. Ainda, empresas que ficam próximas do loteamento fizeram roçadas e as entidades também participaram, como o grupo Jovem Vida.
A prefeitura realizou ainda a troca das placas de sinalização e fez pinturas nos canteiros da rua principal. O secretário, frisa que a pasta está trabalhando para deixar o loteamento organizado e enaltecer a beleza do lugar. Para ele, é importante também que os bairros e loteamentos se organizem para ter uma associação de moradores. É um contato direto entre o bairro e a prefeitura, facilitando a comunicação, explicou GUILHERME. O próximo local contemplado com o Mutirão da Limpeza será o loteamento Daniel, no mês de abril.
Prefeitura entra com serviços de roçagem, varrição e a coleta de galhos e entulhos. Isso acontecerá em dias específicos, sempre com divulgação prévia de ruas e bairros para que o morador faça a sua parte. Não poderá ser descartado lixo eletrônico e nem lixo orgânico.
Cada morador deverá realizar a poda das árvores de seu terreno e depositar os galhos na calçada para que a prefeitura recolha. Ainda, os entulhos devem ser depositados em tulhas, que também ficarão disponíveis em dias específicos em cada bairro. Caso o morador tenha móveis que possam ser doados, a prefeitura deverá ser acionada pelo telefone (49) 3344-8492.
Epagri tem tecnologias que preservam a água. ROBERSON GRASSI – Gerente regional da Epagri, disse que preservar água é uma prioridade da Epagri, uma vez que o recurso natural é indispensável à vida e, consequentemente, para a agricultura. Ele revela que são várias alternativas que os profissionais da empresa criaram, adaptaram ou difundem para permitir a abundância de água nas propriedades rurais familiares, sem grandes investimentos e com garantia de sustentabilidade ambiental. Entre os recursos cita: Proteção de fonte; carneiro hidráulico; água da chuva e políticas públicas como o Investe Agro SC – Água para o Campo, que é de subvenção de juros, e o Prosolo e Água, que é financiamento direto do Fundo de Desenvolvimento Rural (FDR).
Alguns municípios da região são referência nas tecnologias que preservam a água. Em São Lourenço do Oeste por exemplo, captar e armazenar água da chuva é uma forma utilizada e eficiente e os agricultores contam com esse recurso o ano todo, de forma barata e sustentável. No município, o jovem DIOGO DALZÓQUIO investiu na produção leiteira da família após passar por curso da Epagri. Além de apostar na melhoria da pastagem, ele comprou um caixa de água de 10 mil litros e implantou sistema de distribuição para piquetes e para instalações na propriedade, como a sala de ordenha. Mas, com a estiagem recente, o sistema não foi suficiente. Então ele investiu na cisterna, que resolveu todo o problema.
Secretaria da Agricultura, da Pesca e Desenvolvimento Rural desenvolve políticas específicas para fomentar o bom uso e preservação da água, que são executadas pela Epagri. GRASSI, explica que a SAR lançou recentemente dois novos programas com ações voltadas para esse recurso natural. O Investe Agro SC para o Campo oferece juros subsidiados em empréstimos para os produtores rurais contraírem empréstimos junto aos agentes financeiros com finalidade de captação, armazenamento, tratamento e distribuição de água para utilização em propriedades rurais. O programa alcança produtores rurais com no mínimo 50 por cento da renda oriunda da agricultura, com limite de até 100 mil por família. O prazo de pagamento é de até oito anos, com subvenção de até dois vírgula cinco por cento ao ano.
O programa Prosolo e Água se subdivide em dois projetos. O gerente regional da Epagri ROBERSON GRASSI, esclarece que no Água Para Todos poderão ser apoiados agricultores que tenham enquadramento em três regras do Pronaf: renda, mão de obra e exploração do imóvel. Não será preciso cumprir a quarta regra do Pronaf, o que significa que poderão acessar o projeto todos os agricultores com área de terra superior a quatro módulos fiscais, desde que atendam às outras três exigências. O dinheiro poderá ser investido na captação, armazenamento, tratamento e distribuição de água, para utilização na propriedade para consumo humano, animal e irrigação.
O limite de financiamento oferecido é de até 40 mil reais por família, ou até 200 mil reais para projetos coletivos, limitado a 40 mil por família. O prazo de pagamento é de até cinco anos, sem juros. Famílias rurais em situação de vulnerabilidade social e renda que acessarem até 10 mil reais neste projeto, terão até 50 por cento de desconto para pagamentos em dia. O programa Cultivando Água e Protegendo o Solo também é voltado para agricultores com as mesmas condições em relação ao Pronaf exigidas no Água Para Todos. O limite é de 15 mil por família, para serem investidos em isolamento e recuperação de mata ciliar, proteção e recuperação de nascentes, terraceamento e cobertura de solo. O prazo de pagamento é de até cinco anos e as parcelas pagas em dia têm até 30 por cento de abatimento. O agricultor interessado em acessar as políticas públicas deve procurar o escritório da Epagri do seu município.
Trezentas e quarenta e cinco lâmpadas já foram repostas na cidade. A empresa contratada para isso vem uma vez por semana. Reforçando as informações da prefeita ROSANE, o vice ROQUINHO salienta que serão recapeadas 11 quadras da cidade. As ruas já estão sendo preparadas. O Bairro Mello receberá calçamento a partir dessa semana, agora. O vice destaca ainda que a deputada federal CAROLINE DETONI vai destinar 200 mil reais para as pavimentações. Entre os beneficiados estão 2 bairros: Cohab e Vila Feliz, porém, ROQUINHO adianta que todos serão beneficiados de uma forma ou de outra.
Polícia Ambiental orienta sobre período de defeso do pinhão. O comandante da Polícia Militar Ambiental da regional de São Miguel do Oeste, EVERTON RONCAGLIO, enfatiza que agora ocorre o período do defeso do pinhão. Este momento é importante para a planta originária do pinhão, a araucária brasileira, que está ameaçada de extinção. Objetivo é proteger as sementes da araucária e o pinhão em si. Conforme RONCAGLIO, a primeira medida de proteção é proibir o corte de árvores dessa espécie, exceto em casos excepcionais. Ele explica que no período de defeso busca-se garantir que a semente atinja maturidade. Como consequência, a araucária estará apta a reproduzir novos exemplares da planta, o que vai permitir o consumo do pinhão por humanos e também animais.
Período de defeso se estende até o dia primeiro de abril. O comandante refere-se tanto à colheita quanto ao comércio de pinhão. Agora é a época em que não se pode colher, comercializar e nem transportar. Em razão disso, a Polícia Militar de SC cria operação para vistoriar esse tipo de vegetação e organizar ações. No caso do Extremo Oeste, segundo o comandante, a região não está contemplada pela araucária. Em municípios como Campo Erê, Palma Sola e outras unidades da Polícia Ambiental, no entanto, há trabalhos com ações de fiscalização e orientação com intuito de garantir que até primeiro de abril a maturação da semente do pinhão esteja consolidada.
No município de Quilombo duas pessoas foram presas por causar aglomeração e desacatar policiais. Os homens de 40 e 42 anos foram detidos no bairro Santa Inês, acusados de perturbação do sossego, desacato, resistência e infração dos decretos contra a Covid-19. Os policiais receberam denúncias de que no local estava acontecendo uma festa. Ao irem averiguar, viram aglomeração, som alto, pessoas sem máscara e bebendo. Ao todo sete pessoas estavam se aglomerando e a PM pediu apoio à guarnição de Formosa do Sul para identificar todos. O dono da casa tentou fugir, inclusive arrombando uma janela na casa do vizinho. A ocorrência foi toda filmada, comprovando as agressões verbais sofridas pelos policiais militares durante o atendimento da ocorrência.
Homem cai de aproximadamente quatro metros em São Lourenço do Oeste. Os bombeiros foram chamados por volta das 16 horas e 40 minutos de ontem, para atender uma queda na Rua João Beux Sobrinho, Bairro Santa Catarina. A vítima caiu de uma escada de aproximadamente de quatro metros de altura, mas estava consciente, orientada, se queixando de dores. O homem foi imobilizado e levado a UPA.