O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 32 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.
A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a segunda-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 70 centavos para a compra e cinco reais e 15 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e 30 centavos para a compra e cinco reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.
Mais de um bilhão de pessoas, em mais de 50 países ou territórios receberam recomendações das autoridades para que permaneçam confinadas em suas casas para combater a propagação da Covid-19, segundo uma base de dados da Agência France Press. Ao menos 34 países e territórios adotaram medidas de confinamento obrigatório para sua população, o que inclui mais de 659 milhões de pessoas.
Este é o caso da França, Itália e Argentina, assim como o estado da Califórnia nos Estados Unidos, Iraque ou Ruanda. A Grécia é o caso mais recente de país a entrar para a lista, a partir desta segunda-feira (23). Colômbia e Nova Zelândia adotarão a medida na terça-feira e quarta-feira, respectivamente.
As autoridades espanholas reconheceram neste domingo que quase três mil e 500 dos infectados pelo novo coronavírus são profissionais da saúde. O número é cerca de 12 por cento do total de casos de Covid-19 no país ibérico. O representante do Ministério da Saúde a Espanha, FERNANDO SIMÓN, disse em entrevista coletiva que dos mais de 28 mil e 500 positivos para coronavírus no país, três mil 475 são profissionais do setor da saúde. A rápida disseminação do vírus desafia o sistema de saúde espanhol, que enfrenta uma falta de capacidade de atendimento nas áreas mais afetadas, agravada pelas baixas entre os profissionais da saúde. A Espanha teve um aumento de 30 por cento no número de mortes por Covid-19 e o número de óbito é de quase mil e 800.
O governo do Chile anunciou um toque de recolher das dez da noite às cinco da manhã em todo território nacional, a partir deste domingo. A medida do presidente SEBASTIÁN PIÑERA visa conter o coronavírus no país, que já registra 632 casos confirmados até a manhã deste domingo. Uma senhora de 83 anos foi a primeira vítima da Covid-19 no país no sábado. O país tinha um plebiscito marcado para nova Constituição em abril, mas foi remarcado para outubro. No plano econômico, o presidente anunciou pacote de emergência de 11 bilhões e 700 milhões de dólares em combate a efeitos do coronavírus na economia.
As secretarias estaduais de Saúde divulgaram na manhã de hoje que foram confirmados mil 620 casos do novo coronavírus no Brasil em 26 estados e no Distrito Federal. São 25 mortes no Brasil, três no Rio de Janeiro e 22 em São Paulo. No sábado, o governador paulista JOÃO DORIA determinou quarentena, pelo período de 15 dias, a partir da próxima terça-feira até o dia sete de abril, para os 645 municípios do estado de São Paulo. A medida obriga o fechamento do comércio e mantém apenas os serviços essenciais, como nas áreas de Saúde e Segurança. A publicação do decreto será feita no Diário Oficial do estado.
O secretário de Vigilância em Saúde, WANDERSON OLIVEIRA, deu mais detalhes neste domingo sobre os novos testes rápidos para coronavírus que chegarão nas próximas semanas ao Brasil. OLIVEIRA reafirmou o que disse no sábado: que os profissionais de saúde terão prioridade nesses testes, que dão os resultado em minutos.O objetivo é verificar quais desses profissionais que tenham apresentado algum sintoma foram contaminados pelo coronavírus e quais podem retornar ao trabalho. No sábado, o Ministério da Saúde anunciou que comprará 10 milhões de testes rápidos para realizar exames do novo coronavírus em pacientes com sintomas leves. Segundo OLIVEIRA, um carregamento de cinco milhões será distribuído aos Estados ainda em março.
O presidente JAIR BOLSONARO editou uma medida provisória, publicada em edição extra do Diário Oficial da União na noite de domingo, que permite que contratos de trabalho e salários sejam suspensos por até quatro meses durante o período de calamidade pública. A medida é parte do conjunto de ações do governo federal para combater os efeitos econômicos da pandemia do novo coronavírus. O governo federal defende a proposta como forma de evitar demissões em massa. Com a MP, o empregador não precisará pagar salário no período de suspensão contratual, mas "poderá conceder ao empregado ajuda compensatória mensal" com valor negociado entre as partes. A suspensão dos contratos não dependerá de acordo ou convenção coletiva.
O governo de Santa Catarina fez um ajuste no decreto, publicado na semana passada com restrições de circulação por conta do novo coronavírus. As mudanças foram oficializadas em edição extra do Diário Oficial do Estado desta segunda-feira. Foram incluídos como serviços privados essenciais as padarias, mercearias, açougues e peixarias. Antes havia dúvidas quanto a estes tipos de serviços. Isso permite que estes estabelecimentos possam ficar abertos, assim como os supermercados, postos de combustíveis e farmácias. Outra mudanças diz respeito à indústrias. A partir das mudanças, o número de funcionários ficará limitado a 50 por cento do total de trabalhadores por turno. A exceção estará nas agroindústrias, indústrias de alimentos e indústrias de insumos para a saúde.
Subiu de 57 para 68 o número de casos confirmados de coronavírus em Santa Catarina, conforme boletim divulgado no início da noite deste domingo pelo Governo do Estado. Florianópolis manteve dez casos. Depois vêm Itajaí, Braço do Norte e Criciúma, com sete casos cada. Tubarão, Balneário Camboriú e Blumenau têm seis. Joinville tem quatro. São José tem três. Rancho Queimado, Imbituba e Chapecó têm dois. Jaguaruna, Jaraguá do Sul, Navegantes, Pomerode, Lages e Gravatal têm apenas um caso cada. Há também 410 casos suspeitos.
Mais de mil e 800 estabelecimentos foram fechados ou interditados pelos órgãos de segurança de Santa Catarina, em cumprimento aos decretos de emergência do governador CARLOS MOISÉS DA SILVA, que determinaram o fechamento de lojas comerciais e serviços não essenciais para contar o novo coronavírus. De acordo com o pronunciamento do governador na noite deste domingo, quando atualizou os números da doença no Estado, a Polícia Civil já fechou mil 735 estabelecimentos e três pessoas foram conduzidas para a delegacia. A Polícia Militar interditou 98 estabelecimentos, emitiu 672 notificações, atendeu 838 ocorrências e fez sete mil 256 intervenções, como por exemplo orientar pessoas que estavam jogando futebol no bairro Efapi, em Chapecó.
São Lourenço do Oeste tem um caso suspeito de Covid-19. Através de um comunicado emitido pela prefeitura na tarde de ontem, foi confirmado o primeiro caso que preenche os critérios do Ministério da Saúde de suspeita do Covid-19 no município. Ainda segundo o comunicado da prefeitura, se trata de um homem de 42 anos, que não saiu da cidade, e apresentou alguns dos sintomas do Covid-19. Ele fará o teste para identificar se é coronavírus.
Paciente com suspeita de Covid-19 em São Lourenço do Oeste deixa internamento sem autorização. O Hospital da Fundação emitiu um comunicado na manhã de hoje, a respeito do paciente que estava internado com suspeita de coronavírus - Covid 19. O hospital informa que o paciente deixou o internamento, sem orientação médica, no fim da tarde de ontem, e esclarece que, "no compromisso com a saúde pública, imediatamente comunicou as autoridades policiais, advogado do médico que o acompanhava e também a Secretaria de Saúde de São Lourenço do Oeste". Objetivo agora, segundo informações da prefeitura, é tentar encontrar esta pessoa para que se faça todos os procedimentos necessários. Por questões legais, o nome e o endereço da pessoa não podem ser divulgados.
Atendimento as Unidades de Saúde do interior e bairros está suspenso. A informação é da enfermeira responsável pela vigilância em saúde de Campo Erê SAMARA RONCHI. De acordo com ela, o trabalho está suspenso temporariamente na Linha Doze de Novembro, na Caldato e no Bairro Cohab, devido ao coronavírus. O atendimento está centralizado nas Unidades de Saúde do bairro São Francisco e Mello. No entanto, esses dois postos só estão atendendo urgência e emergência. Pacientes que fazem consultas de rotina, que tem exames para mostrar devem esperar. O caso suspeito de coronavírus em Campo Erê, ainda aguarda resultado do exame.
Campanha de vacinação contra gripe será dividida em três etapas. Conforme CASSIANE DE LIMA – técnica em enfermagem e responsável pela sala de vacina em Campo Erê, começa hoje a campanha de vacinação contra a gripe. Em meio a pandemia do coronavírus, é muito importante a prevenção contra a influenza. A mobilização segue até o dia 22 de maio, e serão divididas
Primeira fase que começa hoje, para idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde. Segunda fase: professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
Terceira fase da Campanha de Vacina da Gripe, começa em maio. Ela é para crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas - até 45 dias após o parto, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos, sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adultos de 55 a 59 anos de idade e pessoas com deficiência física, visual, auditiva, múltipla, intelectual e mental. Frisa que a vacinação é importante para facilitar o diagnóstico da COVID-19.
?
Para evitar aglomerações, a Secretaria de Saúde adota medidas de prevenção. CASSIANE DE LIMA cita que para amenizar aglomeração de pessoas a vacinação vai ocorrer na Unidade do São Francisco e no Centro de Especialidades. No Centro, da 8 ás 11 e meia e das 15 e 15 até as 16 horas e 45 minutos. No São Francisco, o atendimento será das sete e meia ás 11 e meia e das 13 e 15 até ás 17 horas. Os profissionais estão tomando as medidas preconizadas pelo Ministério da Saúde, com uso de álcool em gel também para a população, além de máscaras para quem apresentar algum sintoma gripal.
Psicólogos recomendam tranquilidade para enfrentar período de isolamento social. ALISSON MONTEIRO que atua na Secretaria de Saúde de Saltinho e região, recomenda que as pessoas não entrem em pânico diante da pandemia de coronavírus e encarem com calma a situação, acatando as recomendações. O isolamento social se trata se evitar que as pessoas saiam às ruas e se aglomerem, mas, o contato com membros da família que vivem na mesma casa deve ser mantido e ampliado. Isso pode até melhorar o sistema imunológico.
Rodas de conversa entre família deve ser feita nesse período de quarentena. O psicólogo reforça que sejam retomadas brincadeiras antigas, jogos de tabuleiro, construções de brinquedos de forma artesanal, experiências científicas, filmes, leitura, elaboração de receitas, dentre outras opções sadias de ocupar o tempo e aumentar o vínculo afetivo.
Moradores devem aproveitar quarentena para limpeza de quintais ecasas. A recomendação é do secretário AGOSTINHO LUZZI de São Bernardino. Ele destaca que junto com o coronavírus, tem a dengue que está preocupando a saúde pública, devido ao número alto de focos e a um caso confirmado da doença. Isso não só no seu município, várias cidades da região já confirmou casos de dengue, e por isso que as ações de prevenção devem ser ampliadas. Reforça, que a colaboração dos moradores, é fundamental nesse momento, tanto para dengue, quanto para o Covid-19. Pede que as pessoas respeitem as determinações e fiquem em casa, e aproveitem esse tempo para deixar tudo em ordem.
Anchieta confirma casos de Dengue e inicia ações em parceria com gerência regional. A Saúde Pública recebeu a confirmação de dois casos positivos para dengue. É preciso que à população colabore no combate ao mosquito. Em virtude da confirmação dos casos, foi feito fumacê em algumas ruas da cidade. Os locais escolhidos são próximos onde residem os pacientes que confirmaram a doença, e áreas com muitos focos e mosquitos adultos. A sugestão também é que os moradores usem estes próximos dias para manter a casa limpa com ajuda das crianças, por meio da conscientização.
Caminhoneiros mantêm viagens para evitar desabastecimento de alimentos. O motorista FLÁVIO LEITE da região, viaja por todo país com carregamento de legumes e verduras. Nesta semana ele esteve em Rondônia com uma carga de cebola. Lembra que as rodovias e aduanas de cargas seguem abertas para que não ocorra falta de comida, medicamentos e outros suprimentos durante o período de isolamento social que é diferente em cada estado. Ele percebe que existe muito medo da população, mas, estão sendo adotadas as medidas de proteção principalmente de higienização.
Houve aumento nos produtos devido à grande procura e a falta de itens nos mercados. O motorista cita o caso da batata que teve aumento de 50 por cento em poucos dias. O álcool em gel que foi muito procurado terminou no estoque mesmo com o preço a mais. No Norte e Centro Oeste as restrições são diferentes do que no Sul.LEITE afirma que dentro dos veículos os motoristas estão seguros e também evitando contatos externos. O problema vem sendo a falta de conveniências e restaurantes para alimentação e banho.
Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, o Proerd completa 22 anos. Quem comenta é o instrutor em Campo Erê e região DIRCEU LUIZ SCHNEIDER. De acordo com ele a para comemorar mais um ano de desenvolvimento do Programa, os policiais militaresdesenvolveram diversas ações sociais, que no momento estão paralisada devido ao coronavírus. Assim que a situação for controlada, as atividades serão aplicadas.
Proerd tem como base o DARE - Drug Abuse Resistance Education. Segundo LUIZ, ele foi criado pela Professora RUTTY HELLEN em conjunto com o Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles, Estados Unidos, em 83. Em Santa Catarina, o programa educacional iniciou em 98, no município de Lages. Com o sucesso que teve, aumentaram as demandas e, hoje tem policiais instrutores atuando em 253 municípios de Santa Catarina.
Um dos principais objetivos do Proerd é capacitar crianças, adolescentes e adultos para serem resistentes contra às drogas e as violências, por meio de lições e habilidades desenvolvidas pelos policiais militares instrutores, nas escolas. Anualmente, são capacitados aproximadamente 85 mil crianças e adolescentes catarinenses em seus quatro currículos aplicados. Até 2019, foram contabilizados um milhão 504 mil e 571 catarinenses formados pelo programa.
Ministério Público recomenda que municípios evitem barreiras rodoviárias na prevenção ao Coronavirus. É que alguns municípios catarinenses chegaram a admitir a possibilidade de fechar as entradas das cidades, o que esbarra na postura do Ministério Público. No entendimento do Procurador Geral de Justiça, FERNANDO SILVA COMIN, não é possível adotar barreiras. Ele entende que é natural os prefeitos adotarem medidas específicas de proteção à população, contudo, nada pode exceder as regras da Defesa Sanitária Local.
Ministério Público quer assegurar os direitos e garantias individuais de todos os cidadãos catarinenses. De acordo com FERNANDO SILVA COMIN – Procurador Geral de Justiça, documento do Ministério Público de Santa Catarina foi encaminhado ao presidente da Federação Catarinense dos Municípios, PAULO SPEROTO para que levasse ao conhecimento de todos os prefeitos catarinenses.
Nenhum acidente é registrado nas rodovias devido a quarentena por coronavírus. Desde quando começou a valer o decreto do governo estadual com medidas para restringir a circulação de pessoas, até ontem, não havia registro de vítimas fatais nas estradas catarinenses. Nas rodovias federais, o último acidente com morte aconteceu na quarta, conforme dados da Polícia Rodoviária Federal. Em comparação com a semana anterior, quando as medidas de restrição ainda não estavam valendo, oito pessoas morreram nas BRs. Já nas rodovias estaduais, até ontem, o período sem mortes durava mais de quatro dias.
Briga termina com dois feridos. Por volta das 20 horas e 10 minutos de ontem, o Corpo de Bombeiros Militar de Campo Erê foi acionado pela Polícia Militar de Saltinho para atender a uma ocorrência de ferimento por arma de fogo, na Rua Francisco Boschi, bairro Cidade Alta. Ao chegar ao local, foi constatado ser um desentendimento familiar entre dois homens. Um deles, de 31 anos, apresentava ferimento perfurante no abdômen. Ele estava sentado em via pública, com sinais vitais estáveis, consciente e orientado.
Homem disse aos socorristas que havia sido atingido por disparo de arma de fogo calibre 22. A segunda vítima, de 30 anos, se encontrava sentada, com sinais vitais estáveis, consciente e orientada, com odor etílico, apresentando sangramento e ferimento lacerante na região do supercílio. O homem disse que foi agredido com socos e chutes. Após realizado procedimentos, os dois foram encaminhados ao hospital Santo de Antônio de Campo Erê.
O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.