ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 23/03/2020

-BOLSONARO EDITA MP QUE PERMITE SUSPENSÃO DE CONTRATO DE TRABALHO POR 4 MESES
-INDÚSTRIAS NÃO ESSENCIAIS PODEM ATUAR COM ATÉ 50% DO PESSOAL EM SC
-VACINAÇÃO CONTRA GRIPE OCORRE EM ETAPAS PARA EVITAR ACÚMULO DE IDOSOS
-CASOS DE DENGUE CRESCEM ACENTUADAMENTE NO EXTREMO OESTE
-MORADOR DENÚNCIA POLUIÇÃO EM RIACHO APÓS MORTE DE PEIXES
-INDÚSTRIAS DE MÓVEIS SUSPENDEM ATIVIDADES COMO MEDIDA PREVENTIVA
-1º CASO DE CORONAVÍRUS EM SMOESTE É DESCARTADO EM EXAME
-SJCEDRO DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA DE SAÚDE PÚBLICA
-OBRA É ALVO DE LADRÕES PELA TERCEIRA VEZ
-HOMEM INVESTE CONTRA POLICIAM COM FACÃO E É MORTO

O tempo está ensolarado. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 32 graus. A mínima das últimas horas foi de 15 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a segunda-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 70 centavos para a compra e cinco reais e 15 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e 30 centavos para a compra e cinco reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.

Mais de um bilhão de pessoas, em mais de 50 países ou territórios receberam recomendações das autoridades para que permaneçam confinadas em suas casas para combater a propagação da Covid-19, segundo uma base de dados da Agência France Press. Ao menos 34 países e territórios adotaram medidas de confinamento obrigatório para sua população, o que inclui mais de 659 milhões de pessoas. Este é o caso da França, Itália e Argentina, assim como o estado da Califórnia nos Estados Unidos, Iraque ou Ruanda. A Grécia é o caso mais recente de país a entrar para a lista, a partir desta segunda-feira (23). Colômbia e Nova Zelândia adotarão a medida na terça-feira e quarta-feira, respectivamente.

As autoridades espanholas reconheceram neste domingo que quase três mil e 500 dos infectados pelo novo coronavírus são profissionais da saúde. O número é cerca de 12 por cento do total de casos de Covid-19 no país ibérico. O representante do Ministério da Saúde a Espanha, FERNANDO SIMÓN, disse em entrevista coletiva que dos mais de 28 mil e 500 positivos para coronavírus no país, três mil 475 são profissionais do setor da saúde. A rápida disseminação do vírus desafia o sistema de saúde espanhol, que enfrenta uma falta de capacidade de atendimento nas áreas mais afetadas, agravada pelas baixas entre os profissionais da saúde. A Espanha teve um aumento de 30 por cento no número de mortes por Covid-19 e o número de óbito é de quase mil e 800.

O governo do Chile anunciou um toque de recolher das dez da noite às cinco da manhã em todo território nacional, a partir deste domingo. A medida do presidente SEBASTIÁN PIÑERA visa conter o coronavírus no país, que já registra 632 casos confirmados até a manhã deste domingo. Uma senhora de 83 anos foi a primeira vítima da Covid-19 no país no sábado. O país tinha um plebiscito marcado para nova Constituição em abril, mas foi remarcado para outubro. No plano econômico, o presidente anunciou pacote de emergência de 11 bilhões e 700 milhões de dólares em combate a efeitos do coronavírus na economia.

As secretarias estaduais de Saúde divulgaram na manhã de hoje que foram confirmados mil 620 casos do novo coronavírus no Brasil em 26 estados e no Distrito Federal. São 25 mortes no Brasil, três no Rio de Janeiro e 22 em São Paulo. No sábado, o governador paulista JOÃO DORIA determinou quarentena, pelo período de 15 dias, a partir da próxima terça-feira até o dia sete de abril, para os 645 municípios do estado de São Paulo. A medida obriga o fechamento do comércio e mantém apenas os serviços essenciais, como nas áreas de Saúde e Segurança. A publicação do decreto será feita no Diário Oficial do estado.

O secretário de Vigilância em Saúde, WANDERSON OLIVEIRA, deu mais detalhes neste domingo sobre os novos testes rápidos para coronavírus que chegarão nas próximas semanas ao Brasil. OLIVEIRA reafirmou o que disse no sábado: que os profissionais de saúde terão prioridade nesses testes, que dão os resultado em minutos.O objetivo é verificar quais desses profissionais que tenham apresentado algum sintoma foram contaminados pelo coronavírus e quais podem retornar ao trabalho. No sábado, o Ministério da Saúde anunciou que comprará 10 milhões de testes rápidos para realizar exames do novo coronavírus em pacientes com sintomas leves. Segundo OLIVEIRA, um carregamento de cinco milhões será distribuído aos Estados ainda em março.

O presidente JAIR BOLSONARO editou uma medida provisória, publicada em edição extra do Diário Oficial da União na noite de domingo, que permite que contratos de trabalho e salários sejam suspensos por até quatro meses durante o período de calamidade pública. A medida é parte do conjunto de ações do governo federal para combater os efeitos econômicos da pandemia do novo coronavírus. O governo federal defende a proposta como forma de evitar demissões em massa. Com a MP, o empregador não precisará pagar salário no período de suspensão contratual, mas "poderá conceder ao empregado ajuda compensatória mensal" com valor negociado entre as partes. A suspensão dos contratos não dependerá de acordo ou convenção coletiva.

O governo de Santa Catarina fez um ajuste no decreto, publicado na semana passada com restrições de circulação por conta do novo coronavírus. As mudanças foram oficializadas em edição extra do Diário Oficial do Estado desta segunda-feira. Foram incluídos como serviços privados essenciais as padarias, mercearias, açougues e peixarias. Antes havia dúvidas quanto a estes tipos de serviços. Isso permite que estes estabelecimentos possam ficar abertos, assim como os supermercados, postos de combustíveis e farmácias. Outra mudanças diz respeito à indústrias. A partir das mudanças, o número de funcionários ficará limitado a 50 por cento do total de trabalhadores por turno. A exceção estará nas agroindústrias, indústrias de alimentos e indústrias de insumos para a saúde.

Subiu de 57 para 68 o número de casos confirmados de coronavírus em Santa Catarina, conforme boletim divulgado no início da noite deste domingo pelo Governo do Estado. Florianópolis manteve dez casos. Depois vêm Itajaí, Braço do Norte e Criciúma, com sete casos cada. Tubarão, Balneário Camboriú e Blumenau têm seis. Joinville tem quatro. São José tem três. Rancho Queimado, Imbituba e Chapecó têm dois. Jaguaruna, Jaraguá do Sul, Navegantes, Pomerode, Lages e Gravatal têm apenas um caso cada. Há também 410 casos suspeitos.

Mais de mil e 800 estabelecimentos foram fechados ou interditados pelos órgãos de segurança de Santa Catarina, em cumprimento aos decretos de emergência do governador CARLOS MOISÉS DA SILVA, que determinaram o fechamento de lojas comerciais e serviços não essenciais para contar o novo coronavírus. De acordo com o pronunciamento do governador na noite deste domingo, quando atualizou os números da doença no Estado, a Polícia Civil já fechou mil 735 estabelecimentos e três pessoas foram conduzidas para a delegacia. A Polícia Militar interditou 98 estabelecimentos, emitiu 672 notificações, atendeu 838 ocorrências e fez sete mil 256 intervenções, como por exemplo, orientar pessoas que estavam jogando futebol no bairro Efapi, em Chapecó.

Municípios aderem a estratégias para evitar acúmulo de pessoas durante a vacinação contra gripe. De acordo com o secretário de Saúde em SJCedro, FERNANDO WILL, seguindo o protocolo que recomenda evitar o contato da faixa etária mais suscetível aos efeitos graves do novo coronavírus, foram necessárias adaptações. Como os postos de saúde estão destinados a receber demandas de urgência e emergência, e a fazer a triagem de casos do Covid-19, a imunização ocorre no Centro de Convivência dos Idosos. Neste primeiro momento serão aplicadas as doses das 7 horas e 30 minutos até às 17 horas. A campanha segue até 16 de maio. Há três equipes atuando em Cedro. Os trabalhadores da Saúde também serão imunizados contra a gripe. Em Guarujá do Sul, segundo secretário VOLNEI GOSLER, primeiramente serão vacinados os idosos acamados. A vacinação obedecerá um roteiro, iniciando no Núcleo Arco Iris e seguirá pelas comunidades do interior, buscando evitar deslocamentos e maiores aglomerações. As datas da vacinação em cada comunidade serão divulgadas.

Campanha contra Influenza é dividida em etapas em Guaraciaba. De acordo com a secretária da saúde, DAIANE DORIGON, nesta segunda de manhã foram chamados para comparecer à vacinação os idosos pertencentes à área que era das agentes de saúde JULIANA ZANIN e NADIR URBAN. Já nesta tarde deverão comparecer para a vacina as pessoas com mais de 60 anos pertencentes as Agentes de Saúde CARMEM WEIMANN e EDINÉIA PESSIN. O local escolhido é a escola Padre Alfredo Kasper. E Palma Sola do mesmo modo a administração optou por um cronograma. A responsável pela saúde DÉBORA PREVEDELLO explica que nessa primeira semana o alvo são idosos do ESF três do médico FELIPE e das agentes de saúde DÉBORA, ROSANE, MARLI, LOHANA, SANDRA, DAFINE e LIANE. A vacina será realizada na sala de vacina e barraca externa. Além disso a orientação é usar o álcool gel nas mãos, não fazer cumprimentos com contato físico, evitar levar acompanhante, usar roupas que facilitem a aplicação. Pessoas com febre não serão imunizadas.

SMOeste tem 45 casos de dengue confirmados. A informação foi repassada pelo setor da Dengue, da Secretaria Municipal de Saúde, na manhã desta segunda-feira. O aumento expressivo no número de casos de dengue preocupa o setor que tem trabalhado na conscientização das pessoas e recolha de materiais em toda a cidade. Conforme o secretário LEONIR CARON, em poucos dias o número de casos aumentou mais de cem por cento passando de 21 para 45 casos confirmados. Deste total, 42 são autóctones e três importados. Os pacientes residem nos bairros Estrela, São Luiz, São Jorge, Salete e São Sebastião. Há ainda 19 pacientes em investigação.

Anchieta confirma casos de Dengue e inicia ações em parceria com a gerência regional. A Secretaria de Saúde de Anchieta recebeu a confirmação de dois casos positivos para dengue na sexta-feira. Em virtude da confirmação dos casos ainda na sexta à tarde foi feito fumacê em algumas ruas da cidade. Os locais escolhidos são próximos onde residem os pacientes e áreas com muitos focos e mosquitos adultos. A sugestão também é que os moradores usem estes próximos dias para manter a casa limpa com ajuda das crianças, por meio da conscientização.

Morador denúncia poluição em riacho após morte de peixes. As mortes de peixes no riacho que corta a Linha Fátima, interior de São Miguel do Oeste, levaram um morador a denunciar uma possível poluição no local. Segundo a poluição no rio começou ainda na manhã de sábado e neste domingo novamente, foram encontrados no rio peixes mortos e uma substancia química na água. De acordo com ele, não é a primeira vez que o riacho é contaminado por produtos químicos. O morador salienta que chegou a entrar em contato com a Polícia Militar Ambiental, que foi até o local a fim de verificar a situação. A reportagem procurou a PMA, que informou que a situação será investigada. De acordo com o Capitão, EVERTON RONCAGLIO, comandante da PMA em São Miguel do Oeste, não foi possível identificar o ponto poluidor, mas, diligências estão sendo tomadas para a identificação e punição dos causadores da contaminação.

Falta de chuvas não prejudicou abastecimento de águas em SJCedro. O diretor do Semae, JUNIOR KUNZ entende que devido a boa gestão do sistema e também ao volume de águas no Rio das Flores o problema ainda não tenha chegado ao município. Ele afirma que não houve baixa na captação de água na estação localizada em Santa Terezinha e nem registro de baixa nos poços que atendem aos moradores do interior. O diretor destaca que de qualquer modo a sugestão é sempre economizar água potável por uma questão de consciência ambiental. Ele esclareceu que nos últimos dias houve problemas pontuais com falta de água, mas, devido a questões técnicas. O diretor explicou que no dia 13 a noite houve rompimento em uma adutora e a equipe de plantão trabalhou na madrugada para resolver o problema junto com a secretaria de Obras. Por volta da uma hora até as cinco da madrugada do sábado, dia 14, houve o conserto, mas, ainda no sábado alguns locais mais altos registraram a falta de água temporariamente. JUNIOR destaca que os servidores do Semae estão monitorando os níveis dos reservatórios.

Empresas de mobilizam para confecção de equipamentos de proteção individual para equipes de saúde. As iniciativas ganharam destaque nas redes sociais no momento difícil para muitos empregadores. A JJ instalações Comerciais e a Rotoplast de Maravilha estão produzindo em suas impressoras 3D máscaras de proteção EPI que serão doadas aos hospitais da região e ao Samu para a prevenção da COVID-19. Os engenheiros se dedicaram e estão correndo contra o tempo para fazer o maior número de máscaras possíveis para ajudar na proteção de profissionais da saúde. Em SMOeste a empresa JMP também começou a fabricar protetores com modelo parecido para os profissionais de saúde dos hospitais do Extremo Oeste. Conforme o projetista, JAIR PEREIRA DA SILVA, inicialmente será produzido um lote de 200 protetores sem custo para as unidades de saúde. Ele trabalha sozinho e pede ajuda de pessoas que queiram auxiliar voluntariamente com materiais, impressoras e na produção.

Reunião do Conseleite é cancelada e valor da remuneração para o mês que vem fica indefinida. O presidente do conselho, JOSÉ CARLOS ARAÚJO explica que a reunião mensal que ocorreria na última semana foi suspensa devido às recomendações do governo do estado e das federações. Ele lembra na oportunidade iriam ocorrer estudos da cadeia produtiva, consumo e outras relações com a economia, no entanto, o cenário para os próximos dias de março e começo de abril estão indefinidos. O presidente afirma que a produção de leite está sendo entregue normalmente porque nem os caminhões nem as empresas alimentícias suspenderam as atividades. Também percebe que nos mercados houve uma boa saída de leite nos primeiros dias após a recomendação do isolamento social. ARAÚJO destaca que, como o produto depende do consumo maior para haver valorização, pode ocorrer aumento. Ele afirma que tem feito contato com as indústrias e produtores para buscar novamente um consenso e valor médio para ser pago pelo litro.

Apesar de todas as dúvidas existe expectativa para reação na cadeia leiteira. Uma das expectativas está na boa safra do milho e qualidade da silagem que estão sendo verificadas neste mês. O presidente do Conseleite, JOSÉ ARAÚJO afirma que boa parte das famílias apostam na pastagem, mas o período sem chuvas gerou alguns reflexos na vegetação.Ele recomenda que haja produção de silagem junto com a pastagem para evitar períodos de escassez, tento em vista que o pasto depende do clima. Ele estima que 70 por cento dos animais que produzem leite para venda precisam de silagem com qualidade, que depende ainda do milho ser colhido no período correto, sem passar do ponto. ARAÚJO observa que muitos produtores atualmente estão optando em manter os animais confinados porque produzem mais e também pela área que sobra para investir em outras fontes de renda. Ele afirma que a previsão dos próximos meses é boa, mas, as medidas econômicas do governo também devem interferir no setor após passada à pandemia do Coronavírus.

24 presos da Unidade Prisional Avançada são liberados por causa do coronavírus. Ao todo, mil e77 internos foram colocados em liberdade em todo o Estado, atendendo determinação judicial. A decisão foi tomada pelo Poder Judiciário devido ao ambiente de risco para proliferação da doença dentro das prisões. Em São Miguel do Oeste, 24 presos foram liberados na sexta-feira. A informação foi confirmada pelo administrador da Unidade Prisional Avançada, ANDRÉ DE OLIVEIRA. De acordo com ele, entre os presos colocados em liberdade estão detentos com mais de 60 anos e do regime semiaberto. O administrador da cadeia, explicou que alguns presos foram liberados para ficar em regime domiciliar com tornozeleiras por 90 dias. Já os presos do semiaberto receberam 30 dias de liberação. Segundo ANDRÉ, eles já têm direito a 35 dias por ano de saída temporária e esse benefício foi concedido agora, de uma única vez. Em SJCedro o número de presos liberados não foi confirmado já que houve mudanças na concessão desde benefício. O gestor SILVIO GUTZ explica que a justiça está avaliando os pedidos hoje.

SMOeste tem duas comissões de profissionais e entidades da saúde para acompanhar e desenvolver ações de enfrentamento à epidemia do coronavírus em nível microrregional. Há cerca de duas semanas foi criado o comitê de gerenciamento de crise do coronavírus. O grupo envolve médicos e outros profissionais de hospitais, secretaria municipal de Saúde, Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, Unidades de Saúde, UPA 24 horas e outras entidades. Nesta semana, o município decidiu criar a Comissão de Isolamento e Quarentena. Segundo o enfermeiro responsável pela vigilância epidemiológica de São Miguel do Oeste, MARCOS BORTOLANZA. O grupo é composto por seis profissionais da saúde que vão fazer o acompanhamento das pessoas com um quadro respiratório leve e que estão em isolamento domiciliar. O monitoramento dessas pessoas será feito à distância.

Empresas do ramo de móveis de SJCedro decidem suspender atividades. As fábricas de móveis instaladas junto às áreas industriais decidiram suspender temporariamente as atividades a partir desta segunda-feira. A decisão foi tomada por um grupo de empresários que representam as empresas entre elas a Incobel, Móveis Kasper, Móveis Rubin, além da empresa têxtil Limite Zero, que emitiu um comunicado neste sábado. Outras indústrias moveleiras e de alguns outros setores como refrigeração já liberaram os colaboradores na quinta-feira. Juntas elas somam cerca de 800 funcionários não apenas de Cedro, mas de outros municípios próximos. Nesta manhã foram repassadas as informações sobre as medidas e as férias coletivas que serão concedidas até o dia 30 devido às recomendações e medidas de prevenção ao Coronavírus.

Número de moradores com sintomas respiratórios em isolamento sobe para 32 em SMOeste. O Comitê de Acompanhamento de Isolamento e Quarentena do coronavírus de São Miguel do Oeste confirmou na manhã deste domingo que o número de pessoas com sintomas respiratórios em isolamento domiciliar subiu para 32. Até ontem, cerca de 20 moradores que apresentaram sintomas leves como febre, tosse e coriza estavam com a recomendação de isolamento. Entre o sábado e o domingo, mais 12 pessoas com esses sintomas passaram a ser monitoradas pelo comitê. Esses moradores procuraram atendimento médico e foram orientados a permanecer em casa por 14 dias. Os profissionais do Comitê de Acompanhamento de Isolamento e Quarentena fazem contato diário com essas pessoas para acompanhar a evolução do quadro de saúde delas. O monitoramento é feito por telefone para evitar o contato pessoal entre os profissionais da saúde e os moradores que apresentam sintomas respiratórios.

Descartado caso suspeito de coronavírus em SMOeste. O Comitê de Crise do Coronavírus informou neste domingo que a Vigilância Epidemiológica Municipal recebeu do Laboratório Central, de Florianópolis, o resultado do primeiro exame de um paciente suspeito de contaminação pelo coronavírus. As amostras coletadas no homem de 31 anos que buscou atendimento após participar de uma feira em São Paulo apontaram que ele não era portador da doença. O paciente foi atendido no Hospital Regional e colocado em isolamento domiciliar. Outro caso considerado suspeito, com coleta de exame enviada ao Lacen, aguarda resultado. A orientação continua sendo para que todos permaneçam em suas casas, e busquem atendimento médico em caso de febre persistente (24 a 48 horas) e falta de ar. Os riscos de contaminação ainda são significativos.

SJCedro decreta Situação de Emergência de Saúde Pública. Na manhã desta segunda-feira, o prefeito PLINIO DE CASTRO decretou Situação de Emergência de Saúde Pública, para complementação de ações no plano local de enfrentamento da pandemia decorrente do Coronavírus. Ele esclareceu que a decisão está baseada na portaria onde o Ministro da Saúde LUIZ HENRIQUE MANDETTA e do governador CARLOS MOISÉS. O prefeito explica que poderão ser requisitados bens e serviços em que será garantido o pagamento posterior, fica autorizada a dispensa de licitação para aquisição de bens e serviços destinados ao enfrentamento da emergência e eventuais contratos poderão ser prorrogados. PLINIO destaca ainda que a administração instalou um Comitê de Crise, do qual fazem parte profissionais do setor de epidemiologia, médico, enfermeira, vigilância sanitária, Policia Militar, Corpo de Bombeiros, direção do Hospital de São José do Cedro, Promotor, assessoria jurídica, defesa civil e ainda alguns secretários e servidores municipais.

Câmeras de segurança flagram homens invadindo obra em SMOeste. O sistema de videomonitoramento de uma obra no centro de São Miguel do Oeste flagraram, por volta das duas horas da madrugada deste domingo, dois homens invadindo o local. De acordo com o empresário PAULO KORB, essa foi a terceira invasão em menos de 30 dias. Segundo ele, em uma das vezes vários materiais da obra foram levados. Desta vez, o alarme foi acionado e os homens fugiram antes da chegada da Polícia Militar. O vídeo mostra que um dos homens está carregando um botijão de gás que provavelmente seja oriundo de furto, afirma o empresário. A Polícia Militar realizou buscas, mas não encontrou os suspeitos.

Ex-namorado tem ataque de fúria ao ver ex com outro homem. A ocorrência foi registrada no centro de Dionísio Cerqueira. No local os policiais conversaram com uma mulher de 31 anos, que relatou que estava em casa com seu atual namorado, momento em que seu ex chegou no local. Ela relatou que ele fez ameaças, não contente ainda acabou danificando o espelho retrovisor de um veículo pertencente a seu atual namorado. A polícia então foi acionada, mas antes da chegada da guarnição o suspeito fugiu do local, tomando rumo ignorado. A Polícia Militar registrou a ocorrência e orientou as vitimas quanto aos procedimentos cabíveis.

Ônibus com 40 passageiros chega da Bahia sob escolta no Oeste. Um ônibus da empresa Santa Helena de São Miguel do Oeste, com 40 passageiros, todos idosos chegou a Chapecó neste sábado. O coletivo veio da Bahia e foi escoltado pela Polícia Militar até a Unidade de Pronto Atendimento no bairro Presidente Médici. A grande maioria dos passageiros era de Chapecó, mas também havia pessoas de São Carlos e São Miguel do Oeste, dentro do coletivo. Segundo o Tenente Coronel do 2º Batalhão de Polícia Militar, Ricardo Alves da Silva, a escolta policial foi feita desde o posto da Polícia Rodoviária Estadual, em São Lourenço do Oeste na divisa com o Paraná. O ônibus chegou a Chapecó por volta das 16h30. Ainda dentro do coletivo, os passageiros passaram por uma avaliação médica como precaução ao novo coronavírus. Após o desembarque, as pessoas ficarão em quarentena em suas residências, pelos próximos sete dias.

Briga termina familiar termina com um alvejado e outro agredido. Por volta das 20 horas de ontem o Corpo de Bombeiros de Campo Erê foi acionado pela Polícia Militar de Saltinho para atender a uma ocorrência de ferimento por arma de fogo, na Rua Francisco Boschi, Cidade Alta. Ao chegar ao local, constatou-se ser um desentendimento familiar entre dois homens. Um deles, de 31 anos, apresentava ferimento perfurante no abdômen. Ele relatou aos socorristas que havia sido atingido por uma arma de fogo calibre 22. A segunda vítima, de 30 anos, apresentava sangramento e ferimento lacerante na região do supercílio direito. O homem disse que foi agredido com socos e chutes. Após realizado procedimentos cabíveis, os dois foram encaminhados ao hospital Santo de Antônio de Campo Erê.

Homem investe contra policiais é baleado e morre. Um homem que foi baleado pela Polícia Militar de Mondaí durante uma ocorrência registrada por volta das 15 horas de sábado, acabou morrendo momentos antes de ser transferido ao Hospital Regional. O fato aconteceu na rua Teobaldo Brust, nas proximidades da Indústria de Móveis Henn. Segundo informações de populares, o homem teria se desentendido com sua companheira. A Polícia Militar foi acionada para atender a ocorrência, e quando chegou ao local, o mesmo teria investido contra os Policiais com um facão. Em sua defesa os PMs dispararam contra o homem. Ele foi conduzido ao hospital pela ambulância do município e seria transferido para o Hospital Regional pelo helicóptero do SaerFron. Quando ele era preparado para a transferência, acabou morrendo.

Polícia Civil investiga as circunstâncias da morte ocorrida durante ocorrência. A Polícia Civil, por força de lei e determinações judiciais e administrativas, investiga a morte de um homem provocada por um militar estadual em serviço em Mondaí. Ainda no dia do crime, o delegado plantonista interrogou três testemunhas, além dos dois policiais que atenderam a ocorrência. Também foi realizada a perícia criminal no local, identificados e apreendidos objetos relacionados aos fatos, facão, faca, cápsulas, além da verificação de imagens de circuito interno de monitoramento de empresas das proximidades. Após diligências, o Delegado decidiu pela não lavratura de prisão em flagrante em face do Policial Militar responsável pelos disparos, pois os elementos colhidos preliminarmente deixavam claro a excludente de ilicitude, consistente na legítima defesa, bem como a apresentação espontânea do militar após os fatos. Foi instaurado Inquérito para formalizar todo conjunto probatório a fim de que seja submetido ao Ministério Público e Judiciário.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.