-GOVERNO AUMENTA VALOR DO SUBSÍDIO PARA COMPRA DA CASA PRÓPRIA
-CCJ REJEITA VETO DE MOISÉS A PROJETO QUE REDUZ ICMS DE ALIMENTOS E BEBIDAS
-SENAR VAI OFERECER MAIS DE 20 CURSOS PARA AGRICULTORES EM MARÇO NA REGIÃO
-POLÍCIA AMBIENTAL REGISTRA DESMATAMENTO DE MAIS DE 200 HECTARES EM 2021
-VEREADORES CONVOCAM SECRETÁRIA DE SAÚDE PARA EXPLICAR FECHAMENTO DE POSTO
-HOMEM SUSPEITO DE BALEAR DESAFETO EM BAILE SE APRESENTA A POLÍCIA
-MOTOCICLISTA FICA FERIDO EM COLISÃO CONTRA TREVO NA BR 163
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 33 graus. A mínima das últimas horas foi de 19 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e um centavo. O euro está valendo cinco reais e 68 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos.
A Ucrânia começou a recrutar reservistas com idades entre 18 e 60 anos, após um decreto do presidente VOLODYMYR ZELENSKY. O período de serviço dos reservistas é de um ano. Não há ainda informações sobre o número de pessoas que atendeu à convocação. O presidente anunciou na terça-feira o recrutamento especial de reservistas, mas descartou uma mobilização geral. O presidente ucraniano afirmou também que ainda está buscando saídas diplomáticas para a crise, porém, disse que a Ucrânia não cederá nenhum território à Rússia. Militares ucranianos relataram em rede social, nesta quarta, que um soldado foi morto e seis ficaram feridos após bombardeios por separatistas pró-Rússia, no leste da Ucrânia, nas últimas 24 horas. Segundo os militares, os separatistas continua a violar o cessar-fogo.
O alto representante da União Europeia para a Política Externa, JOSEP BORRELL, informou nesta terça-feira que os países do bloco concordaram de forma "unânime" em implementar um pacote de sanções contra a Rússia, em resposta à decisão do Kremlin de reconhecer a independência das regiões de DONETSK e LUHANSK, no Leste da Ucrânia. As medidas foram definidas em reunião de ministros das Relações Exteriores nesta terça-feira. Segundo BORRELL, as primeiras punições miram 27 indivíduos e entidades que estiveram diretamente envolvidos na "grave violação da integridade territorial" ucraniana. Estados e Unidos e Canadá também anunciaram sanções econômicas contra a Rússia.
Três brasileiros foram presos no aeroporto de Bangkok, na Tailândia, suspeitos de tráfico internacional de drogas, após serem flagrados com 15 quilos de cocaína, segundo autoridades do país. Os suspeitos são uma jovem, de 21 anos e dois homens de 27 e 24 anos. O Itamaraty informou que, por meio da embaixada de Bangkok, acompanha a situação e presta assistência aos brasileiros. A Tailândia é um dos países onde o tráfico de drogas pode ser punido com pena de morte, dependendo da quantidade de droga e das circunstâncias. A irmã de jovem presa destacou que a família pede a ajuda do Itamaraty para trazer a jovem de volta ao Brasil. Desde que a prisão aconteceu, a família está sem informações sobre a brasileira.
A comissão especial da PEC 122 aprovou nesta terça-feira o relatório do deputado SILVIO COSTA FILHO sobre a proposta que proíbe a União de criar despesas para Estados, Distrito Federal e municípios sem definição de fontes orçamentárias. O texto segue agora para dois turnos de votação no plenário da Câmara dos Deputados. A expectativa do relator é que a proposta entre na pauta do plenário na primeira quinzena de março. O presidente da Câmara, ARTHUR LIRA, disse que não vê muitas resistências ao texto na Casa, o que facilita a sua aprovação. LIRA citou, como exemplo, o projeto já aprovado no Senado e em discussão em grupo de trabalho na Câmara, que cria o piso nacional dos profissionais da Enfermagem sem ter discutido os impactos ou definido fonte orçamentária.
A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprovou nesta terça-feira, por unanimidade, o relatório do senador IRAJÁ ao projeto que regulamenta as transações financeiras feitas com criptomoedas ou moedas digitais. O texto aprovado prevê, entre outros pontos, a inclusão no Código Penal de um crime específico para fraudes envolvendo as criptomedas. Como foi aprovado na CAE em caráter terminativo, o projeto deve seguir direto para análise da Câmara dos Deputado. O texto aprovado pelos senadores estabelece que caberá ao poder Executivo regulamentar a prestação de serviço de ativos virtuais e delimita algumas diretrizes, entre as quais, a livre iniciativa e livre concorrência e a segurança da informação e proteção de dados pessoais.
O governo federal publicou um decreto que aumenta o valor do subsídio para construção ou aquisição de imóveis. De acordo com o texto, os interessados em adquirir imóveis por meio do programa Casa Verde e Amarela terão subvenção de até 130 mil em áreas urbanas e 55 mil em áreas rurais. As regras valem para a compra tanto de imóveis novos quanto de usados. A lei anterior previa subvenção de 110 mil em áreas urbanas e 45 mil em áreas rurais. O documento foi publicado no DOU desta quarta-feira. O texto também cria o Comitê de Participação do FAR, Fundo de Arrendamento Residencial, que será composto de representantes do Ministério do Desenvolvimento Regional, Casa Civil da Presidência da República e Ministério da Economia.
Todas as regiões de Santa Catarina tiveram chuvas abaixo da média histórica na primeira metade de fevereiro. Os dados são do Boletim Hidrometeorológico Integrado e foram divulgados nesta terça-feira pelo governo do Estado. De acordo com as informações relativas a 14 de fevereiro, dos 295 municípios do Estado, apenas um se encontrava em Condição Normal diante da estiagem. Outros 13 estavam na área de Seca Fraca, 90 em Seca Moderada, 158 em Seca Severa e 33 em Seca Extrema. Destes 33 municípios em Seca Extrema, 32 estão na região Oeste que, apesar de ter registrado chuva na primeira quinzena de fevereiro, ainda segue com registro de efeitos negativos da falta de chuva acumulada ao longo dos últimos meses.
A apreciação e votação no plenário da Alesc do veto do governador CARLOS MOISÉS a artigos do projeto que trata da redução do ICMS para alimentos e bebidas em Santa Catarina ficou para depois do carnaval. Na manhã desta terça-feira, a Comissão de Constituição e Justiça da Alesc aprovou, por unanimidade, suspender o veto governamental. Ao longo de todo dia de ontem dezenas de integrantes do setor gastronômico catarinense se manifestaram em frente à Alesc e nas galerias com faixas e camisas pedindo a redução do imposto. Os deputados aprovaram, por unanimidade, o relatório do deputado JOÃO AMIN que indicava pela derrubada do veto. A redução do ICMS para alimentos e bebidas em Santa Catarina, é vista pelos empresários como uma correção para distorcer o sistema tributário catarinense.
O Plenário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina manteve, em sessão na tarde desta terça-feira, o parecer contrário da Comissão de Constituição e Justiça ao projeto de lei do deputado JESSÉ LOPES que tratava da obrigatoriedade da vacinação contra a Covid-19 no estado. Com a decisão, a proposta será arquivada. O projeto previa a proibição da vacinação compulsória contra a Covid-19. A matéria recebeu parecer contrário do relator na CCJ que foi aprovado por unanimidade pela comissão. O autor da matéria recorreu ao Plenário da decisão da CCJ. Ele criticou a obrigatoriedade da vacinação e da apresentação do passaporte vacinal, e pediu a derrubada do parecer da CCJ para que sua proposta voltasse a tramitar, mas foi derrotado no plenário.
Produtores e trabalhadores rurais do extremo oeste catarinense terão mais de 20 oportunidades gratuitas de qualificação profissional em várias áreas no mês de março. A iniciativa é do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina, órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado, em parceria com os Sindicatos dos Produtores Rurais. No Estado serão mais de 300 cursos e a programação está disponível no site www.senar.com.br, com especificação de carga horária, local e data. As qualificações fazem parte dos programas de Formação Profissional Rural e da Promoção Social, realizados mensalmente em todas as regiões.
Os cursos de qualificação dos produtores e trabalhadores rurais tem o objetivo de aprimorar o conhecimento para aumentar a produtividade no campo. Outra intenção dos cursos é promover inovações nas propriedades rurais. A programação do mês de março no extremo oeste inclui capacitações como, por exemplo: Emissão de Nota Fiscal Eletrônica do Produtor Rural; jardineiro, prevenção de Doenças Crônicas; proteção de nascentes e confeitaria. Os cursos são gratuitos e vão acontecer ao longo do mês nos municípios de Paraíso, Romelandia, Campo Ere, São Lourenço do Oeste, Maravilha, Palmitos, Guarujá do Sul e Dionísio Cerqueira.
A CDL de São Miguel do Oeste promoveu na noite desta terça-feira a palestra show com o cantor SOROCABA, da dupla FERNANDO E SOROCABA. O evento foi realizado no Centro Cultural da Unoesc e reuniu cerca de 800 pessoas. Além de cantor e compositor, SOROCABA é empresário e tem investimentos na região oeste do estado. Na palestra “Como enxergar além do óbvio”, ele desatcou que Santa Catarina é um local muito favorável ao empreendedor. Ele ressaltou que mesmo que as pessoas tenham medo é preciso seguir com os sonhos e empreender. As fotos do evento de ontem estão disponíveis no portal da Peperi na internet.
A Polícia Militar Ambiental registrou mil e 50 ocorrências envolvendo questões ambientais em 2021. Desse total, mais de 30 por cento foram de desmatamentos registrados no extremo-oeste. A informação é do comandante da PMA, ALCENIR MINUSCULI. Das 334 ocorrências de área desmatada, 130 foram registradas em áreas de preservação permanente e 190 fora desses espaços de proteção. MINUSCOLI disse que 213 hectares foram desmatados na região no ano passado. Cerca de 65 hectares estão em processo de recuperação pela Polícia Ambiental. O comandante afirmou ainda que todos os 213 hectares de áreas multadas serão recuperados ao longo do tempo. Neste balanço não são levadas em consideração as áreas recuperadas através de ordens judiciais.
O mutirão de combate ao mosquito da Dengue no município de Belmonte, na terça-feira, organizado pela Secretaria de Saúde, com apoio de outras secretarias e órgãos públicos apresentou resultados alarmantes. O comentário é do secretario de saúde, JULIMA FAVERO. Vários terrenos precisaram de intervenção para recolha de entulhos e eliminação de focos e possíveis criadouros nesta terça-feira. Foram pelo menos três cargas de caminhão de entulhos recolhidos, dezenas de locais com lixo acumulado e outra dezena de terrenos sem manutenção. FAVERO disse que são situações que deixam o município em alerta máximo. A cidade está infestada pelo mosquito aedes aegypti. 39 casos de dengue foram confirmados neste ano.
O número de casos ativos de Covid teve nova queda nesta terça-feira em São Miguel do Oeste. De acordo com a secretaria de saúde, 51 pessoas foram diagnosticadas com a doença no dia de ontem, mas 67 entraram para a lista de recuperados. Com isso, o total de casos ativos caiu para 268. No Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, a taxa de ocupação está em 80 por cento com sete pacientes confirmados na UTI e um caos suspeito. Na enfermaria, são dois pacientes internados com a doença.
O empresário DANIEL DE SOUZA será confirmado, amanhã a noite, para mais um mandato a frente da Associação Empresarial de São Miguel do Oeste. Ele é o único empresário inscrito para a presidência da entidade. A votação será nesta quinta-feira em Assembleia Geral Ordinária, com apresentação de Chapa Única. O processo eletivo será por aclamação. A assembleia está marcada para às cinco horas da tarde no espaço Coworking Acismo, no centro Empresarial Andrômeda. No mesmo evento acontece prestação de contas do Exercício 2021. O Vice-Presidente De Desenvolvimento Econômico será GIOVANNI GOBBI e vice-Presidente Administrativo e Financeiro será ANTONIO DALTOÉ.
A câmara de vereadores de São Miguel do Oeste aprovou, na noite de ontem, um requerimento de informações sobre a responsabilidade em relação ao trecho urbano da BR 163, entre os trevos na saída para Maravilha e na saída para Guaraciaba. O vereador questionou qual órgão é responsável pela colocação de semáforos e redutores de velocidade e de quem é a responsabilidade pela manutenção da via. O vereador também está questionando se a prefeitura pode tomar a iniciativa de executar ações no sentido de melhorar a segurança e o fluxo dos veículos nesse trecho. O requerimento será enviado ao ministro da Infraestrutura, TARCÍSIO GOMES DE FREITAS; ao superintendente regional do Dnit em Santa Catarina, RONALDO CARIONI BARBOSA e ao chefe regional do Dnit, DIEGO DA SILVA.
Os vereadores aprovaram por unanimidade nesta terça-feira a convocação da secretária municipal de Saúde, DAIANA SIRTOLI. O pedido é do vereador do MDB, CARLOS AGOSTINI. O requerimento prevê a presença da secretaria na câmara para prestar esclarecimentos sobre um problema denunciado pelo vereador: a falta de medicamentos fornecidos pelas farmácias básicas da rede de saúde do município. Outro assunto da pauta da convocação é fechamento do posto de atendimento de saúde da Linha Dois Irmãos. O vereador quer saber os motivos do fechamento e como ficou organizado o atendimento dos pacientes daquela comunidade. O requerimento estabelece que a secretaria deve comparecer na primeira sessão ordinária de março para falar sobre esses assuntos.
A Câmara de Vereadores aprovou em sessão ordinária realizada na manhã de hoje, uma moção que solicita ao Procon de São Miguel do Oeste e ao Procon de Santa Catarina que notifiquem a empresa Lifetycon para viabilizar alternativas para pagamento dos resgates solicitados por clientes e investidores. A moção, de autoria do vereador NINI SCHARNOSKI, foi aprovada por maioria, com abstenção de PAULO DRUMM. De acordo com NINI, a empresa, que atua no ramo de criptomoedas, teve sede em São Miguel do Oeste e posteriormente transferiu-se para Chapecó. Ele disse que desde novembro de 2021 os rendimentos não estão sendo pagos, assim como os resgates do capital principal solicitado pelos depositantes. A empresa alega problemas decorrentes de ajustes na plataforma para justificar o atraso. A moção aprovada hoje pela câmara será encaminhada ao Procon.
A moção aprovada na manhã de hoje pela câmara de vereadores não busca discutir o mérito nem os motivos para as pendências, mas pedir ao Procon que faça a intermediação desse problema. A afirmação é do vereador NINI SCHARNOSKI. Ele disse que a grande preocupação é de que centenas, talvez milhares de pessoas, fizeram investimentos e não encontram uma alternativa para viabilizar seus resgates. NINI citou ainda que o Procon pode se coloque como mediador de uma solução entre a empresa e a coletividade de investidores. Ele também destacou que uma ação coordenada e articulada poderá construir uma solução mais rápida e mais justa para todos.
O número de mortes violentas está em queda no estado deste 2017. Nos dados levantados pelo site G1 estão inclusos homicídios, latrocínios e casos de lesão corporal seguida de morte. Nestas causas, Santa Catarina contabilizou 673 mortes no ano passado, cerca de 23 por cento a menos do que em 2011. Os dados de 2021 mostram que houve, no Estado, uma média de 56 mortes violentas por mês. Isso indica que aproximadamente duas pessoas foram mortas por dia em Santa Catarina no último ano. O número de mortes violentas no estado está em queda desde 2017 quando foram registrados mil e 77 casos. Em 2018 foram 839, em 2019 foram 736 e em 2020 foram 691 mortes violentas. Ontem, o programa Boa Tarde Peperi abordou as causas que explicam a redução desse tipo de crime em Santa Catarina.
A redução das mortes violentas desde 2017 é um sinal de que o Estado de Santa Catarina é um dos mais seguros do país. A avaliação é do comandante do décimo primeiro batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel JAILSON FRANZEN. Ele disse que esse dado é resultado de uma política pública que prioriza a segurança pública. Na visão de FRANZEN, os órgãos policiais intensificaram as ações de prevenção e de eficiência na repressão e isso está dando resultado. Além disso, as policias aumentaram as operações para combater o crime organizado nas grandes cidades. FRANZEN ressaltou que o objetivo da PM é reduzir ainda mais os números relacionados as mortes violentas.
Na região extremo-oeste, os crimes que resultam em mortes violentas, como homicídios e feminicidios, tem uma característica diferente dos grandes centros urbanos. De acordo com o comandante do décimo primeiro batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel JAILSON FRANZEN, nos casos registrados na região, vítima e agressor tem alguma relação e a maioria dos crimes é de ordem passional. FRANZEN explicou que esse elemento dificulta o trabalho de prevenção da PM. No entanto, situações de violência doméstica podem ser interrompidas antes que ocorra um fato mais grave. Ele citou que a patrulha Maria da Penha, por exemplo, atua exatamente para acompanhar mulheres vítimas de violência que buscaram a proteção judicial.
Os crimes de mortes violentas são os mais graves, mas não são os mais números na aérea do décimo primeiro batalhão da Polícia Militar. O tenente-coronel JAILSON FRANZEN disse ao Boa Tarde Peperi de ontem que os crimes de perturbação do sossego são os que acontecem com mais frequência. No entanto, as ocorrências que mais preocupam a PM neste momento são as que envolvem o consumo e o tráfico de drogas. Para FRANZEN, esse é um problema sério na medida em que a necessidade de consumir drogas pela ao cometimento de outros crimes, como furtos e roubos. Ele citou que a PM faz apreensões e prisões com frequência, mas o tráfico é um crime difícil de resolver.
A redução dos números de mortes violentas desde 2017 reflete o bom funcionamento da segurança pública de Santa Catarina. O comentário é do delegado regional da Polícia civil, WESLEY DE ANDRADE. Ele disse que são vários fatores que explicam esse quadro, entre eles, o trabalho conjunto das forças policiais. WESLEY citou que a investigação feita pela Polícia Civil, com alto índice de resolução dos casos, inibe a prática de novos crimes. Ele explicou que a identificação e punição dos agressores tem efeito positivo na medida em que acaba com a sensação de impunidade na sociedade. WESLEY disse que o criminoso teme a responsabilização e o trabalho investigativo tende a evitar que essas infrações sejam mais contantes.
Mesmo com a redução dos crimes, a Polícia Civil continua trabalhando para que os números sejam ainda menores. O delegado regional da Polícia civil, WESLEY DE ANDRADE, comentou que a melhoria dos indicadores da segurança pública passa por outras questões sociais e econômicas. No caso da região, os crimes dolosos contra a vida ainda tem o elemento da passionalidade e da relação entre vítima e agressor. Ele disse que esses crimes são mais difíceis para evitar, mas contém mais elementos de informação para a conclusão dos inquéritos com indiciamento. WESLEY destacou que a Polícia Civil está preparada para solucionar os crimes de homicídio, inclusive aqueles que não tem a autoria definida no começo da investigação, como foi o caso envolvendo a morte do advogado JOACIR MONTAGNA.
Um motociclista ficou ferido em um acidente de transito na noite de ontem na BR 163. O fato aconteceu por volta das dez horas da noite no trevo da Terra Viva, entre São Miguel do Oeste e Guaraciaba. O motociclista de 44 anos relatou que transitava pela rodovia e não conseguiu evitar a colisão no canteiro central. Ele caiu da motocicleta e sofreu ferimentos nas mãos e pernas. Policiais Rodoviários que estavam logo atrás do motociclista flagraram o acidente e prestaram socorro ao homem. Segundo a PRF, o local é perigoso, pois falta sinalização. O Corpo de Bombeiros foi chamado e encaminhou o homem ao Hospital Regional.
O suspeito de ter atirado contra um homem após uma briga no Centro dos Idosos de Anchieta se apresentou voluntariamente à polícia do município nesta segunda-feira. O fato foi registrado no sábado, depois de um baile. A suspeita é que um taxista, por motivos desconhecidos, efetuou disparo com uma arma calibre 32. A vítima, sem idade revelada, foi acertada no rosto e levada para atendimento médico. Ele passou por cirurgia e não corre risco de morte. O delegado de Anchieta THIAGO GOMEZ, afirmou que fez interrogatório do suposto autor e apreendeu a arma de fogo possivelmente utilizada no fato. Ele informou que o suspeito de efetuar o disparo não tinha sido preso em flagrante, então foi instaurado inquérito policial para a devida apuração dos fatos. Segundo o delegado, já foi colhido o depoimento de dois familiares da vítima e algumas testemunhas, mas ainda segue apurando a ordem dos fatos.