-GOVERNO AUMENTA VALOR DO SUBSÍDIO PARA COMPRA DA CASA PRÓPRIA
-CCJ REJEITA VETO DE MOISÉS A PROJETO QUE REDUZ ICMS DE ALIMENTOS E BEBIDAS
-TUNÁPOLIS RETOMA TRABALHOS DE MELHORIA DAS ESTRADAS DO INTERIOR
-SÃO JOÃO DO OESTE COMPLETA QUADRO DE PROFESSORES ACT’S
-IBGE PREPARA PROVAS PARA INSCRITOS EM PROCESSO SELETIVO DO CENSO DEMOGRÁFICO
-FALTA DE SINALIZAÇÃO CAUSA ACIDENTE NA BR 163
-ADOLESCENTE É APREENDIDO APÓS TENTAR MATAR ALUNO EM ESCOLA
O tempo apresenta-se com predomínio do sol. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 33graus. A mínima das últimas horas foi de 19 graus.Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e umcentavo. O euro está valendo cinco reais e 68centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos.
A Ucrânia começou a recrutar reservistas com idades entre 18 e 60 anos, após um decreto do presidente VOLODYMYR ZELENSKY. O período de serviço dos reservistas é de um ano. Não há ainda informações sobre o número de pessoas que atendeu à convocação.O presidente anunciou na terça-feira o recrutamento especial de reservistas, mas descartou uma mobilização geral. O presidente ucraniano afirmou também que ainda está buscando saídas diplomáticas para a crise, porém, disse que a Ucrânia não cederá nenhum território à Rússia. Militares ucranianos relataram em rede social, nesta quarta, que um soldado foi morto e seis ficaram feridos após bombardeios por separatistas pró-Rússia, no leste da Ucrânia, nas últimas 24 horas. Segundo os militares, os separatistas continua a violar o cessar-fogo.
O alto representante da União Europeia para a Política Externa, JOSEP BORRELL, informou nesta terça-feira que os países do bloco concordaram de forma "unânime" em implementar um pacote de sanções contra a Rússia, em resposta à decisão do Kremlin de reconhecer a independência das regiões de DONETSK e LUHANSK, no Leste da Ucrânia. As medidas foram definidas em reunião de ministros das Relações Exteriores nesta terça-feira. Segundo BORRELL, as primeiras punições miram 27 indivíduos e entidades que estiveram diretamente envolvidos na "grave violação da integridade territorial" ucraniana. Estados e Unidos e Canadá também anunciaram sanções econômicas contra a Rússia.
Três brasileiros foram presos no aeroporto de Bangkok, na Tailândia, suspeitos de tráfico internacional de drogas, após serem flagrados com 15 quilos de cocaína, segundo autoridades do país. Os suspeitos são uma jovem, de 21 anos e dois homens de 27 e 24 anos. O Itamaraty informou que, por meio da embaixada de Bangkok, acompanha a situação e presta assistência aos brasileiros.A Tailândia é um dos países onde o tráfico de drogas pode ser punido com pena de morte, dependendo da quantidade de droga e das circunstâncias.A irmã de jovem presa destacou que a família pede a ajuda do Itamaraty para trazer a jovem de volta ao Brasil. Desde que a prisão aconteceu, a família está sem informações sobre a brasileira.
A comissão especial da PEC 122 aprovou nesta terça-feira o relatório do deputado SILVIO COSTA FILHO sobre a proposta que proíbe a União de criar despesas para Estados, Distrito Federal e municípios sem definição de fontes orçamentárias. O texto segue agora para dois turnos de votação no plenário da Câmara dos Deputados. A expectativa do relator é que a proposta entre na pauta do plenário na primeira quinzena de março.O presidente da Câmara, ARTHUR LIRA, disse que não vê muitas resistências ao texto na Casa, o que facilita a sua aprovação.LIRA citou, como exemplo, o projeto já aprovado no Senado e em discussão em grupo de trabalho na Câmara, que cria o piso nacional dos profissionais da Enfermagem sem ter discutido os impactos ou definido fonte orçamentária.
A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprovou nesta terça-feira, por unanimidade, o relatório do senador IRAJÁ ao projeto que regulamenta as transações financeiras feitas com criptomoedas ou moedas digitais. O texto aprovado prevê, entre outros pontos, a inclusão no Código Penal de um crime específico para fraudes envolvendo as criptomoedas. Como foi aprovado na CAE em caráter terminativo, o projeto deve seguir direto para análise da Câmara dos Deputados. O texto aprovado pelos senadores estabelece que caberá ao poder Executivo regulamentar a prestação de serviço de ativos virtuais e delimita algumas diretrizes, entre as quais, a livre iniciativa e livre concorrência e a segurança da informação e proteção de dados pessoais.
O governo federal publicou um decreto que aumenta o valor do subsídio para construção ou aquisição de imóveis. De acordo com o texto, os interessados em adquirir imóveis por meio do programa Casa Verde e Amarela terão subvenção de até 130 mil em áreas urbanas e 55 mil em áreas rurais. As regras valem para a compra tanto de imóveis novos quanto de usados. A lei anterior previa subvenção de 110 mil em áreas urbanas e 45 mil em áreas rurais. O documento foi publicado no DOU desta quarta-feira. O texto também cria o Comitê de Participação do FAR, Fundo de Arrendamento Residencial, que será composto de representantes do Ministério do Desenvolvimento Regional, Casa Civil da Presidência da República e Ministério da Economia.
Todas as regiões de Santa Catarina tiveram chuvas abaixo da média histórica na primeira metade de fevereiro. Os dados são do Boletim Hidrometeorológico Integrado e foram divulgados nesta terça-feira pelo governo do Estado. De acordo com as informações relativas a 14 de fevereiro, dos 295 municípios do Estado, apenas um se encontrava em Condição Normal diante da estiagem. Outros 13 estavam na área de Seca Fraca, 90 em Seca Moderada, 158 em Seca Severa e 33 em Seca Extrema. Destes 33 municípios em Seca Extrema, 32 estão na região Oeste que, apesar de ter registrado chuva na primeira quinzena de fevereiro, ainda segue com registro de efeitos negativos da falta de chuva acumulada ao longo dos últimos meses.
A apreciação e votação no plenário da Alesc do veto do governador CARLOS MOISÉS a artigos do projeto que trata da redução do ICMS para alimentos e bebidas em Santa Catarina ficou para depois do carnaval. Na manhã desta terça-feira, a Comissão de Constituição e Justiça da Alesc aprovou, por unanimidade, suspender o veto governamental.Ao longo de todo dia de ontem dezenas de integrantes do setor gastronômico catarinense se manifestaram em frente à Alesc e nas galerias com faixas e camisas pedindo a redução do imposto.Os deputados aprovaram, por unanimidade, o relatório do deputado JOÃO AMIN que indicava pela derrubada do veto.A redução do ICMS para alimentos e bebidas em Santa Catarina, é vista pelos empresários como uma correção para distorcer o sistema tributário catarinense.
O Plenário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina manteve, em sessão na tarde desta terça-feira, o parecer contrário da Comissão de Constituição e Justiça ao projeto de lei do deputado JESSÉ LOPES que tratava da obrigatoriedade da vacinação contra a Covid-19 no estado. Com a decisão, a proposta será arquivada. O projeto previa a proibição da vacinação compulsória contra a Covid-19. A matéria recebeu parecer contrário do relator na CCJ que foi aprovado por unanimidade pela comissão. O autor da matéria recorreu ao Plenário da decisão da CCJ. Ele criticou a obrigatoriedade da vacinação e da apresentação do passaporte vacinal, e pediu a derrubada do parecer da CCJ para que sua proposta voltasse a tramitar, mas foi derrotado no plenário.
-TUNÁPOLIS RETOMA TRABALHOS DE MELHORIA DAS ESTRADAS DO INTERIOR
-SÃO JOÃO DO OESTE COMPLETA QUADRO DE PROFESSORES ACT’S
-DEPUTADA MARLENE FENGLER FAZ IMPORTANTES ANÚNCIOS EM VISITA AO MUNICÍPIO
-IBGE PREPARA PROVAS PARA INSCRITOS EM PROCESSO SELETIVO DO CENSO DEMOGRÁFICO
A chuva registrada nos últimos dias na região foi importante para a ampliação dos trabalhos de patrolamento e compactação das estradas rurais. De acordo com o Secretário de Transportes e Obras de Tunápolis, ADRIANO GASSEN, o que vinha sendo feito até então era a manutenção dos piores trechos, mesmo no período de seca. Com a precipitação desta segunda-feira e previsão de novas pancadas no decorrer da semana, as equipes estão mobilizadas para recuperar o maior trecho possível da malha viária do município. O Secretário destaca que os trabalhos de recuperação se concentram na estrada geral da Linha Pitangueira e também na estrada da Linha Baumgratz.
Logo depois será dada atenção aos trechos da Linha São Pedro e Linha Fátima, que possuem o maior fluxo de veículos no interior do município. Além das estradas rurais, a prefeitura segue dando total apoio e atenção aos produtores rurais no transporte de água para as propriedades. ADRIANO GASSEN observa que a chuva foi excelente para as plantações e pastagens, mas que não melhorou a situação das nascentes de água. Os trabalhos seguem também na abertura e limpeza de fontes e reservatórios, com o objetivo de minimizar os efeitos da seca no município de Tunápolis.
Secretaria de Educação de São João do Oeste define quadro de professores ACT’s. De acordo com o secretário, CLAUNEI WEBER, nesse ano a pasta enfrentou algumas dificuldades com o afastamento de algumas professoras gestantes por causa da pandemia e com professores que desistiram das vagas na hora de assumir os cargos. Nesta terça-feira, o município fez uma Chamada Pública e conseguiu completar o quadro de professores em todas as unidades de ensino de São João do Oeste. CLAUNEI WEBER destaca que a Secretaria de Educação também vai abrir um novo edital de processo simplificado nos próximos dias para a seleção de mais estagiários, que vão atuar nas turmas que possuem alunos com dificuldade de aprendizado ou com alguma necessidade especial.
O secretário de educação de São João do Oeste, CLAUNEI WEBER, destaca que a pasta conseguiu definir assuntos relacionados ao transporte escolar já nos primeiros dias do ano letivo. Ele cita algumas mudanças que ainda precisam ser feitas no transporte escolar para atender melhor alguns alunos que participam das atividades de contra turno do Ensino Médio no Colégio Madre Benvenuta e na escola da Linha Cristo Rei, em dois dias da semana. O secretário enaltece que a pasta mantém um bom diálogo com as famílias e que está sempre em busca de atender da melhor forma, procurando soluções em conjunto com os alunos e pais para todas as situações relacionadas à Educação.
Tunápolis possui lista de espera por vaga na creche. Aumento na procura gerou lotação nas turmas e o município busca alternativas para atender a demanda. Conforme a diretora da creche de Tunápolis, CRISTIANE REMPEL, o momento ainda é de ajustes para atender as crianças. Ela cita a contratação de auxiliares de ensino, turno e planejamento, além de estagiários que contribuem com os professores em sala de aula e atividades extras. A diretora infirma ainda que está sendo analisado com a Secretaria da Educação a contratação de mais profissionais para atender a grande demanda de crianças para a creche e pré-escola. Já são 177 matrículas, pois neste ano o educandários também recebe crianças de quatro meses a um ano, que estavam destinados a outro espaços nos anos anteriores.
CRISTIANE admite a formação de fila de espera de crianças, principalmente para as turmas 1 e 2 da creche, que teve uma procura surpreendente. Observa que até o momento conta com a compreensão das famílias para aguardar a liberação de vaga. A diretora destaca que situações emergenciais precisam ser atendidas por força da legislação. CRISTIANE REMPEL diz que a expectativa é grande para aproveitamento do novo espaço, que ainda não está sendo utilizado e no momento é necessário adaptar salas que eram utilizados para depósito. O novo prédio passa para ajustes na estrutura para receber as crianças e deve ser colocado a disposição em breve.
Deputada MARLENE FENGLER cumpre roteiro na região. De acordo com ela, na manhã de quinta-feira ocorreu a assinatura do convênio para conclusão da obra na Avenida Uruguai em Itapiranga e para o asfaltamento da rodovia da fronteira, no trecho de Linha Becker até Tunápolis. A deputada estadual salienta que são dois projetos muito importantes que começam a virar realidade. Além de Itapiranga, o roteiro percorreu outros 20 municípios da região. Em Iporã do Oeste, MARLENE FENGLER visitou, juntamente com o prefeito ADÉLIO MARX, algumas obras que receberam recursos através de emendas parlamentares, durante os três anos do seu mandato. MARLENE FENGLER avalia que é uma alegria muito grande visitar a região e ver de perto que muitos sonhos estão sendo concretizados com o apoio das emendas parlamentares destinadas por ela.
Recuperação emergencial da SC 163 é mais uma conquista importante para a região. A avaliação é da Deputada Estadual, MARLENE FENGLER. Ela destacou em entrevista à Rádio Oeste, que as obras seguem em andamento, visando dar o mínimo de condições de trafegabilidade enquanto se faz o projeto para a total recuperação desse trecho, entre Iporã do Oeste e Itapiranga. Os trabalhos começaram depois de muita mobilização dos deputados da bancada do Oeste, que conseguiram sensibilizar o Governo do Estado para a situação caótica da rodovia. Em relação à estiagem, a deputada avalia que esse é o maior problema verificado na região e que tem castigado a população há vários meses, com muitas perdas na produção agrícola e dificuldades no abastecimento de água.
A deputada MARLENE destaca amplos debates para a criação de alternativas para ajudar os produtores nesse momento difícil, em meio a uma das maiores estiagens dos últimos tempos. O Auxílio para transporte de água é o maior pedido dos municípios. Ela cita que houve muitas solicitações para que o estado efetuasse o repasse de recursos financeiros aos municípios, para que eles pudessem ajudar os necessitados com o transporte de água, principalmente para os agricultores. A deputada informa que uma audiência deverá ser realizada em breve com o governador, CARLOS MOISÉS, para pedir o aumento do valor investido pelo estado no enfrentamento da seca. Ela afirma que não falta dinheiro e que o estado está muito bem em termos de arrecadação financeira.
Outra solicitação que deve ser feita no encontro com CARLOS MOISÉS é a retomada e ampliação do programa Reconstrói SC, que destinava até dez mil reais para os produtores, mas que foi suspenso pelo estado. Na avaliação de MARLENE, os recursos não foram suficientes para atender a demanda, pois existem muito mais do que cinco mil famílias precisando dessa ajuda no estado. Já o Programa Pró Solo e Água tem sido uma alternativa para as propriedades. De acordo com a deputada, através dele são destinados recursos para investimentos na proteção e conservação de nascentes, bem como para construção ou aquisição de reservatórios e cisternas de água. Ela destaca que também são custeados serviços com máquinas para ajudar os municípios na manutenção das escavações, limpezas e aberturas de fontes.
A deputada frisa que deve ser feito um pedido nos próximos dias para que o governo do estado antecipe os recursos previstos no orçamento do programa Pró Solo e Água do ano que vem o que geraria um incremento de, pelo menos, 150 milhões de reais para atender essa demanda dos municípios castigados pela estiagem já neste ano. Com relação à infraestrutura, o destaque é para o anúncio feito pelo Estado, sobre a recuperação da Avenida Gustavo Fetter. A confirmação da obra partiu do Secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, TIAGO VIEIRA, na última sexta-feira. A deputada MARLENE FENGLER comemorou a garantia de recursos para recuperação da avenida que corta a cidade. Ela ressalta que essa é outra demanda antiga e já de conhecimento do governo do estado, porém, que estava sem nenhuma sinalização. Com o anúncio, nos próximos dias será debatido sobre o projeto dessa importante obra para o município de Iporã do Oeste.
Um tema que vem sendo cada vez mais discutido e tem ganhado notoriedade pelo aumento de casos é a insônia. De acordo com o psicólogo ABEL PETER, ela pode ser definida pela dificuldade da pessoa conseguir dormir ou até mesmo voltar a dormir caso acorde durante a noite. Ele destaca que existem dois tipos de transtorno: a insônia curta, conhecida por se manifestar por um curto período de tempo e em situações pontuais como mudanças de rotina e também a insônia crônica que é aquela que dura mais de três meses e causa grande perda de qualidade de vida. O psicólogo ressalta que ambos os casos merecem atenção e que ele tem atendido cada vez mais pacientes que buscam tratar casos graves de insônia.
O psicólogo ABEL PETER lembra que os problemas com a insônia podem trazem danos muito grandes para a saúde física, mental e laboral. Ele informa que é importante buscar ajuda e acompanhamento profissional para identificar as causas e definir um tratamento específico. Algumas dicas citadas pelo psicólogo podem ajudar a regular o sono, como por exemplo, não beber café, chimarrão ou bebidas alcoólicas depois das 18h, evitar o cigarro que acelera o metabolismo e prejudica o sono, bem como fazer o uso racional da televisão e aparelho celular durante a noite, pois a luminosidade desses aparelhos prejudica a produção de melatonina, que é o hormônio responsável pela regulação do sono.
As inscrições para os cargos de agentes censitários e recenseadores do IBGE encerraram no dia 21 de janeiro. O próximo passo é a realização das provas para os candidatos que efetuaram o pagamento das inscrições. De acordo com o coordenador regional do IBGE em São Miguel do Oeste, ARTHUR FRIES, a data das provas está marcada para o dia 10 de abril em quase todos os municípios da região. O local onde cada candidato vai realizar a prova só será divulgado alguns dias antes, por isso, ARTHUR orienta que os candidatos fiquem atentos aos e-mails e comunicados da FGV – Fundação Getúlio Vargas, que é a entidade organizadora da seletiva.
Em relação ao número de inscritos na regional, o coordenador do IBGE destaca que ficou abaixo das expectativas. Ele cita que foram recebidas 240 inscrições no total, o que torna cada vaga pouco disputada. O coordenador regional destaca também que houve mudanças no prazo inicialmente previsto para a realização das provas. ARTHUR FRIES ressalta que após a realização das provas no dia 10 de abril, os aprovados passarão por um treinamento. A coleta dos dados nos municípios da região está prevista para acontecer entre os meses de agosto e outubro de 2022.
-FALTA DE SINALIZAÇÃO CAUSA ACIDENTE NA BR 163
-ADOLESCENTE É APREENDIDO APÓS TENTAR MATAR ALUNO EM ESCOLA
O Corpo de Bombeiros e o SAMU registraram uma saída de pista na manhã desta segunda-feira na BR-282, em Maravilha. Foi uma saída de pista de um veículo Fox, com placas de Maravilha, onde o veículo desceu uma ribanceira de aproximadamente 10 metros, deixando duas pessoas feridas. Uma mulher de 55 anos teve ferimentos na coluna e foi transferida pelo SAMU de Maravilha para Chapecó.Já o homem teve ferimentos leves e foi encaminhado para o Hospital São José de Maravilha.
A Polícia Rodoviária Federal e o Corpo de Bombeiros atenderam por volta das 22 horas de ontem, um acidente de trânsito no trevo da Terra Viva, entre São Miguel do Oeste e Guaraciaba na BR-163. De acordo com o motociclista de 44 anos, ele transitava pela rodovia e quando percebeu já estava em cima do canteiro que fica no trevo. Ele chegou a cair da motocicleta e sofreu ferimentos nas mãos e pernas. Policiais Rodoviários que estavam logo atrás do motociclista flagraram o acidente e prestaram socorro a vitima. Segundo a PRF, o local é perigoso, pois falta sinalização e com os efeitos climáticos, como a neblina, por exemplo, a visibilidade fica ainda mais reduzida. O homem foi encaminhado ao Hospital Regional para avaliação médica pelo Corpo de Bombeiros.
Um adolescente de 17 anos foi apreendido após tentar matar um aluno de uma escola em Chapecó. A tentativa de homicídio foi registrada na tarde de ontem, no Bairro Efapi. O suspeito estava de posse de uma arma branca e com ele também foi encontrada droga para uso pessoal. De acordo com a Polícia Civil, os jovens estavam em um banheiro da escola quando a confusão ocorreu. O autor foi contido pelos funcionários do local até a chegada da Polícia Militar que o conduziu para a Central de Plantão Policial. Na Delegacia, o adolescente foi apreendido e o delegado representou por sua internação provisória. Ele segue custodiado e à disposição da Justiça.