ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco terça-feira 23 02 2021

-AVIÃO COM DOIS MILHÕES DE DOSES DA VACINA DE OXFORD CHEGA AO BRASIL

-PREFEITO DE CHAPECÓ ANUNCIA TOQUE DE RECOLHER E FECHA O COMÉRCIO

-SUPERITENDENTE DO DNIT EXPLICA PORQUE OBRAS NA BR 163 AINDA NÃO COMEÇARAM

-PREFEITA DE PARAÍSO PROTOCOLA PEDIDOS DE RECURSOS PARA O MUNICÍPIO EM BRASÍLIA

-HOSPITAL REGIONAL INSTALA NOVOS LEITOS DE COVID, MAS UTI CONTINUA LOTADA

-PAI E FILHO SOFREM ACIDENTE NO INTERIOR E RAPAZ FRATURA O BRAÇO

-POLÍCIA CIVIL PRENDE ADOLESCENTE SUSPEITO DE PARTICIPAÇÃO EM ASSALTO

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite. A temperatura pode chegar a 33 graus. A mínima das últimas horas foi de 24 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

COOPEROESTE, fabricante dos produtos lácteos Terra Viva. Leite longa-vida integral, semidesnatado e desnatado, doce de leite, leite condensado, creme de leite, queijo mussarela e o saboroso achocolatado Terrinha. COOPEROESTE Terra Viva, esta é nossa.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 44 centavos. O euro está valendo seis reais e 61 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.

Moeda estrangeira e câmbio comercial, sem complicações e com segurança: Conte com o Sicoob São Miguel!

Os ministros das Relações Exteriores dos países do G7 afirmaram, nesta terça-feira, que "condenam com firmeza" a violência dos militares contra os protestos em Mianmar. Eles pediram, em declaração conjunta, que "se respeitem os direitos humanos e o direito internacional". Nos últimos dias, houve uma escalada na repressão para tentar conter os atos. O governo proibiu concentrações, mobilizou veículos blindados, e efetuou prisões noturnas contra opositores. A repressão deixou ao menos dois mortos neste sábado e na sexta, uma jovem morreu depois de ser alvejada durante uma manifestação.

O índice de desemprego na África do Sul alcançou um nível recorde de 32 e meio por cento da população ativa entre outubro e dezembro de 2020, informou o órgão de estatísticas do governo nesta terça-feira. Este é o nível mais alto desde o início da série estatística em 2008. Em comparação com o terceiro trimestre de 2020, o número de desempregados aumentou em 701 mil, alcançando os sete milhões e 200 mil. A África do Sul, economia mais industrializada de todo o continente, já se encontrava em recessão quando a primeira onda de covid-19 atingiu com força o país desde março passado.

O primeiro lote de vacinas contra a Covid-19 no Uruguai chegará ao país na quinta-feira, de acordo com o presidente LUIS LACALLE POU. O Uruguai é o último país da América do Sul a receber doses. O plano de imunização, que abrangerá inicialmente professores, policiais, bombeiros e militares com menos de 60 anos, terá início no dia primeiro de março. O primeiro lote da vacina chinesa será complementado com um segundo lote de um milhão e 500 mil doses a partir de 15 de março, disse o presidente uruguaio. Além disso, cerca de 460 mil doses da vacina americana Pfizer devem chegar entre oito de março e 26 de abril.

Imperdível está o maior Festival do Estofado Reimar Móveis em 10 vezes sem juros. Grande quantidade a pronta entrega exposta na loja a sua disposição. Conjunto estofado La Mansion, 3 e 2 lugares, modelo Paris, 10 vezes de 179 reais; estofado Malibú da Di Qualitá, dois metros e 44, em 10 parcelas de 349 reais.

Um decreto editado pelo presidente JAIR BOLSONARO obriga postos de combustíveis em todo o país a informar a composição do valor cobrado na bomba em painel em local visível. A norma foi publicada nesta terça-feira do Diário Oficial da União e entrará em vigor em 30 dias. O painel terá os componentes do preço do combustível, como o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, cobrado pelos estados. Além disso, em caso de tarifa promocional, os estabelecimentos devem informar aos consumidores os preços reais praticados. A Secretaria-Geral da Presidência da República informou que "a medida prevê mais clareza dos elementos que resultam no preço final e dará noção sobre o real motivo na variação de preços" e "fortalece um dos pilares da defesa do consumidor, que é o direito à informação".

Com o forte tombo na cotação das ações nesta segunda-feira, a Petrobras perdeu bilhões em valor de mercado.Segundo levantamento da provedora de informações financeiras Economatica, a estatal encolheu 74 bilhões e 200 milhões apenas no pregão de ontem. Foi a segunda maior queda diária em valor de mercado da Petrobras desde o início do plano Real. Na sexta-feira, antes mesmo do anúncio do presidente JAIR BOLSONARO da indicação de um novo presidente-executivo para a Petrobras, a estatal já tinha visto o seu valor na Bolsa encolher 28 bilhões. A Petrobras foi avaliada nesta segunda na bolsa em 280 bilhões, contra 382 bilhões e 900 milhões no fechamento da última quinta-feira.

Um avião com dois milhões de doses da vacina de OxfordAstraZeneca chegou ao Brasil no início da manhã desta terça-feira. A aeronave posou no Aeroporto de Guarulhos e, após passar por trâmites alfandegários, seguirá para o Rio de Janeiro para ser distribuída pela Fiocruz. Na Fundação, as vacinas vão passar por conferência de temperatura e integridade da carga, receberão etiquetas com informações em português e terão amostras encaminhadas para análise de protocolo e liberação pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde. O Instituto Butantan, em São Paulo, também comunicou que vai entregar outros dois milhões e 700 mil doses da CoronaVac esta semana.

Restrições contra o coronavírus em Santa Catarina estarão em pauta nas duas reuniões confirmadas para está terça-feira. A decisiva será a que ocorre às duas horas da tarde, entre o governador CARLOS MOISÉS DA SILVA, prefeitos das maiores cidades do Estado, Ministério Público e Assembleia Legislativa. No encontro deve ser batido o martelo sobre as restrições que serão impostas diante do avanço da doença em solo catarinense aliadas a ações conjuntas. Medidas vão ocorrer, só ainda não se sabe o tamanho delas. Agora pela manhã, com os governadores do Rio Grande do Sul, EDUARDO LEITE e RATINHO JR do Paraná, MOISÉS já irá debater propostas alinhadas entre os três Estados do Sul do Brasil. No Rio Grande do Sul, nesta segunda-feira, foi anunciada restrição de circulação a partir das oito horas da noite.

Santa Catarina atingiu nesta segunda-feira, o número mais alto de internações em terapia intensiva de toda a pandemia nas redes pública e privada. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde são 839 pacientes confirmados ou suspeitos de covid-19 ocupando leitos nos dois sistemas de saúde. Enquanto a rede privada tem 93 pessoas nessas condições, no Sistema Público de Saúde são 746. Com isso, o índice geral de uso dos leitos de UTI do SUS sobe pelo décimo primeiro dia consecutivo, alcançando 89 por cento de ocupação. A situação é ainda mais crítica nos leitos adultos de UTI. É onde estão internados 739 dos 746 pacientes suspeitos ou confirmados de covid-19 pelo SUS.

Chapecó anunciou "toque de recolher" durante as próximas noites e o fechamento de todos os serviços não essenciais por uma semana, a partir desta terça-feira. A informação foi divulgada em vídeo do prefeito JOÃO RODRIGUES na noite desta segunda em suas redes sociais. O decreto foi publicado logo após a divulgação feita pelo gestor municipal. Além do fechamento do comércio, o prefeito anunciou que restaurantes, bares e igrejas estarão fechados até o próximo domingo e que os mercados funcionarão com apenas 30 por cento da ocupação máxima. Além disso, JOÃO RODRIGUES adiantou que o transporte coletivo continua circulando, com 50 por cento da capacidade total. A Guarda Municipal será responsável pela fiscalização.

A Caixa Econômica Federal vai antecipar os pagamentos do abono salarial neste ano. A informação vem do superintendente regional RENATO SCALABRIM. Ele explicou que são valores do PIS – Programa de Integração Social, que paga a quantia de um salário mínimo desde julho do ano passado. Antes, os pagamentos estavam programados para a partir de março e agora os trabalhadores nascidos nos meses de março, abril, maio e junho já podem receber o benefício. Todos tem prazo até o fim de junho para retirar o valor em uma agência da Caixa Econômica Federal ou agência lotérica. Tem direito a receber um salário mínimo de abono o trabalhador que tem no mínimo cinco anos de carteira assinada, tenha trabalhado 30 dias em 2020 e salário inferior a dois salários mínimos por mês.

As inscrições para o programa Troca-Troca de calcário começam no mês de abril, mas os agricultores precisam tomar algumas medidas neste momento para acessar o serviço. A afirmação é do gerente regional da empresa, SIDNEI SIMON. De acordo com ele, os agricultores devem encaminhar amostras da propriedade para a análise de solo. Esse exame vai indicar a necessidade de calcário para as lavouras. Agricultores em dúvida sobre esse procedimento devem procurar os escritórios locais da Epagri. Neste ano, o estado vai colocar 25 mil toneladas de calcário para os produtores rurais da gerencia regional de São Miguel do Oeste.

A cota de calcário do programa Troca-troca do governo do estado para o extremo-oeste é cerca de 10 por cento maior do que a safra do ano passado. Em 2020, foram destinadas 21 mil 106 toneladas para os agricultores. Neste ano, são cerca de duas mil e 800 toneladas a mais. Itapiranga é o município que tem a maior cota individual, com quatro mil toneladas. Dionisio Cerqueira e Guaraciaba devem três mil toneladas a disposição neste ano. São Miguel do Oeste é um dos municípios com menor quantidade de calcário disponível para o troca-troca: 750 toneladas, praticamente a mesma quantidade do ano passado.

O programa Troca-troca de calcário prevê o pagamento do produto em sacas de milho no ano que vem. A explicação é do gerente regional da Epagri, SIDNEI SIMON. De acordo com ele, a equivalência varia de acordo com o tipo do calcário. O mais simples tem relação de duas sacas e meia de milho para cada tonelada de calcário e o mais elaborado custa três sacas e meia por tonelada. O valor unitário de referência da saca de milho para o programa está fixado em 33 reais para a safra de 20212022. SIMON destacou ainda que para os beneficiários que optarem em retirar o calcário direto da mineradora pelo Programa Via Cooperativas, sem a opção do frete, a subvenção será de 100 por cento do valor de compra do calcário. Nesse caso, o custo do frete fica por conta do agricultor.

A prefeita de Paraíso, MARLENE GIACOMINI, está em viagem para a capital federal. Ela deve permanecer a semana na capital federal em busca de recursos para o município. A prefeita pretende entregar uma série de ofícios e pedidos para os deputados e senadores dos partidos que fazem parte da coligação que administra a prefeitura. MARLENE comentou que esse contato direto com os parlamentares é muito importante para conseguir emendas e recursos para diferentes setores do governo municipal. Os principais pedidos da prefeitura são na área de infraestrutura, saúde e educação.

O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso instalou, nesta segunda-feira, cinco novos leitos de UTI para o atendimento dos pacientes de Covid-19. A ampliação da estrutura foi anunciada no domingo durante a visita do secretário estadual de saúde, ANDRE MOTTA RIBEIRTO, ao município. Ontem, os leitos foram instalados e já estão ocupados. O setor de UTI Covid passou de 19 para 23 e todos os leitos estão ocupados. Na enfermaria, são nove casos confirmados com taxa de ocupação de 56 por cento. Um paciente aguarda transferência para leito de UTI.

O diretor do Hospital Regional, RODRIGO LOPES, se manifestou nesta segunda-feira, sobre a ampliação de mais cinco leitos de UTI para pacientes de Covid. Ele disse que o quadro é extremamente grave e o aumento da estrutura é uma necessidade diante do aumento de casos. Além disso, o Hospital também suspendeu os procedimentos cirúrgicos, exames e consultas eletivas. Segundo LOPES, isso vai reduzir a quantidade de pessoas circulando no Hospital e concentrar recursos e esforços nos casos graves de Covid-19.

O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso conta com 50 respiradores para o atendimento de pacientes com problemas respiratórios, como é o caso da Covid. A informação é do diretor do hospital, RODRIGO LOPES. Ele esclareceu que respirador não é leito de UTI, mas um equipamento importante e fundamental para a manutenção da vida de pacientes que precisam de suporte ventilatório. LOPES também ressaltou a importância da doação de mais oito respiradores pela Fiesc ao hospital. Os aparelhos foram entregues neste final de semana e já podem ser usados pela unidade. O Hospital conta, atualmente, com 33 leitos de UTI, sendo 23 para pacientes da Covid e 10 para as internações gerais.

Cinquenta e seis pessoas foram diagnosticadas com covid-19 nesta segunda-feira em São Miguel do Oeste. Outros 53 pacientes entraram para a lista de recuperados. No total, três mil 133 pessoas foram confirmadas com a doença no município, das quais duas mil 852 já se recuperaram. 258 ainda estão com o vírus ativo. Hoje pela manhã, a movimentação no centro de triagem foi grande. A orientação da secretaria de saúde é que as pessoas com sintomas respiratórios procurem atendimento no centro que fica no salão paroquial.

O diretor do Hospital Regional, RODRIGO LOPES, vai participar da sessão da câmara de vereadores desta terça-feira. Ele vai dar explicações sobre a situação da pandemia do coronavirus e os últimos investimentos para ampliar a estrutura do hospital regional. Ontem, foram abertos cinco novos leitos de UTI para os pacientes de Covid. A sessão de hoje a noite será presidida pelo vereador do PSD, RAVIER CENTENARO. Ele disse que a presença do diretor do Hospital é fundamental para levar informações sobre a situação da pandemia e da lotação da unidade. Para RAVIER, o momento é crítico e exige o envolvimento de todos.

Também está confirmada na sessão de hoje a presença do secretário de Administração, ALENCAR BARBIERI. Na semana passada, a câmara aprovou por unanimidade um requerimento de autoria do vereador MOACIR FIORINI para a convocação do secretário. BARBIEIR vai ao legislativo para esclarecer e explicar qual o motivo do reajuste acima de 24 por cento do IPTU. Em entrevista para a Peperi, BARBIERI já explicou que o reajuste foi feito com base no INPC, índice fixado em lei municipal. O vereador RAVIER CENTENARO, que vai presidir a sessão de hoje, disse que a convocação é oportuna para levar informações e esclarecer as dúvidas que as pessoas ainda tem em relação ao reajuste do IPTU.

A presença do secretário de Administração, ALENCAR BARBIERI na sessão de hoje da câmara de vereadores é importante na medida em que pode abrir o debate para evitar aumentos expressivos do IPTU nos próximos anos. O comentário é do presidente em exercício da câmara, RAVIER CENTENARO. Ele disse que os vereadores precisam estudar a lei e encontrar uma solução para evitar que os impostos tenham aumentos como o desse ano. RAVIER citou que é preciso pensar em um mecanismo que impeça que os impostos subam mais do que o índice de correção do salário mínimo. A sessão começa as sete horas da noite e terá transmissão ao vivo pela rádio Peperi.

O Superintendente do DNIT de Santa Catarina se manifestou hoje sobre o vídeo em que ele anuncia o início das obras na BR 163 para esta segunda-feira, dia 22. RONALDO CARIONI BARBOSA aparece ao lado da deputado afirmando que tem uma boa notícia para a região e em seguida ele diz que “é o início das obras da BR 163 a partir do dia 22, agora de fevereiro, segunda-feira ali na região de São José do Cedro”. Ontem, nenhuma máquina ou operário da empresa apareceu no local. Em entrevista para a rádio Cedro, BARBOSA disse que os projetos realizados pela empresa responsável pela revitalização da rodovia foram todos aprovados e que o prazo para execução começou a ser contado no dia de ontem, o que para ele é o início das obras. Ele comentou que a empresa está na região buscando um local para alojar a equipe que irá trabalhar na recuperação da rodovia. Além disso, está sendo realizado a escolha de fornecedores de materiais como ferro e cimento. BARBOSA garantiu que o Dnit tem recursos para concluir o viaduto e o entorno como vias de acesso.

De acordo com o Superintendente do DNIT, RONALDO CARIONI, as obras no entorno do elevado em São José do Cedro começam as drenagens do terreno. Ele lembrou que a obra está parada há muito tempo e necessitou de um levantamento minucioso. O foco será o início e conclusão da obra no viaduto para destinar o fluxo de veículos para o elevado. Após isso, a equipe vai realizar os trabalhos nas vias do entorno. As pedras que elevam a pista até o viaduto serão arborizadas com grama. Segundo BARBOSA, até o final deste ano, a empresa pretende deixar aproximadamente quatro quilômetros concluídos, sendo dois quilômetros no sentido a Guaraciaba e outros dois quilômetros em direção a Guarujá do Sul. O custo inicial é de aproximadamente 40 milhões de reais para a conclusão desta primeira etapa.

As máquinas e equipamentos estarão em São José do Cedro a partir de meados de março para o início efetivo da obra de revitalização da BR 163. A afirmação é do Superintendente do DNIT, RONALDO CARIONI. Segundo ele, já nos próximos dias, os munícipes poderão visualizar alguma movimentação de maquinários. De acordo com ele, a BR 163 será a primeira rodovia federal no Estado de Santa Catarina a receber a pavimentação de concreto. Ele ressaltou que a empresa que venceu a licitação é de credibilidade e que a obra está garantida.

O Corpo de Bombeiros de Itapiranga atendeu uma ocorrência de acidente de transito com uma pessoa ferida nesta segunda-feira, no interior do município. A colisão aconteceu na ITG 070, na Linha Laranjeira, por volta das seis da tarde e envolveu uma motocicleta CG de Itapiranga e um veículo Cross Fox de Iporã do Oeste. O condutor da motocicleta, um rapaz de 18 anos, sofreu suspeita de fratura de costela. Após os primeiros socorros, o motociclista foi conduzido ao Hospital de Itapiranga, e em seguida, transferido ao Hospital de São Miguel do Oeste. Conforme as informações da Polícia Militar, o condutor do veículo Cross Fox se evadiu do local. O carro foi guinchado e encaminhado ao pátio conveniado.

Uma carreta tombou por volta das duas e meia da tarde de ontem na BR 163. O acidente aconteceu em Guarujá do Sul. Um caminhão, com placas de Foz do Iguaçu, era conduzido por um homem de 44 anos, e estava carregado de melancias. O motorista comentou que vinha transitando em baixa velocidade devido a situação da BR 163, quando o caminhão apresentou alguns defeitos mecânicos. Ele perdeu o controle da direção e tombou as margens da rodovia. O motorista foi atendido pelos bombeiros, mas não precisou ser levado ao Hospital.

Pai e filho se envolveram em um acidente nesta segunda-feira em São Miguel do Oeste. A colisão aconteceu por volta das duas e meia da tarde na linha Emboaba. O filho estava dirigindo um Vectra que bateu em uma caminhonete Ford conduzida pelo pai dele. O condutor do Vectra, um homem de 28 anos, ficou preso às ferragens. Ele apresentava suspeita de fratura no braço esquerdo e escoriações pelo corpo, sendo encaminhado para atendimento médico. O pai, condutor da caminhonete, e a mãe, que estava de carona no veículo, não se feriram. Segundo o Corpo de Bombeiros, a caminhonete Ford seguia pela estrada da linha Emboaba em direção ao bairro Salete quando colidiu no veículo Vectra que seguia no mesmo sentido.

A Polícia Civil cumpriu, na tarde de ontem, um mandado expedido pelo juízo da Comarca de Anchieta para internação de um adolescente suspeito de ter participado do roubo em uma residência de um empresário da cidade. O crime aconteceu na terça-feira da semana passada quando quatro ou cinco homens armados com armas de fogo rendaram a família do empresário e roubaram objeto pessoais, 10 mil reais em dinheiro, 80 mil reais em pesos argentinos e uma caminhonete Hilux. No final de semana, a polícia prendeu três suspeitos do crime no interior de Anchieta. Ontem, um adolescente foi apreendido para internação provisória. As investigações continuam com a análise de todo o material apreendido e a participação efetiva de cada suspeito.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.