ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - AM

Globo Em Foco - Itapiranga - 23/02/2021

GLOBO EM FOCO – 23/02/21

-AVIÃO COM DOIS MILHÕES DE DOSES DA VACINA DE OXFORD CHEGA AO BRASIL

-PREFEITO DE CHAPECÓ ANUNCIA TOQUE DE RECOLHER E FECHA O COMÉRCIO

-APAE POSSUI CONVÊNIOS PARA ATENDIMENTO AOS ALUNOS

-UCEFF MANTÉM VAGAS ABERTAS EM 14 CURSOS DE GRADUAÇÃO

-OUVINTE ACOMPANHA A RÁDIO ITAPIRANGA AO LONGO DE QUASE 58 ANOS

-MELHORAMENTO GENÉTICO REVOLUCIONA ATIVIDADE LEITEIRA

-CAMINHÃO SAI DA PISTA E TOMBA NA BR 163

-MOTOCICLISTA FICA FERIDO EM COLISÃO NA ITG 070

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 37 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 44 centavos. O euro está valendo seis reais e 61 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.


Os ministros das Relações Exteriores dos países do G7 afirmaram, nesta terça-feira, que "condenam com firmeza" a violência dos militares contra os protestos em Mianmar. Eles pediram, em declaração conjunta, que "se respeitem os direitos humanos e o direito internacional". Nos últimos dias, houve uma escalada na repressão para tentar conter os atos. O governo proibiu concentrações, mobilizou veículos blindados, e efetuou prisões noturnas contra opositores. A repressão deixou ao menos dois mortos neste sábado e na sexta, uma jovem morreu depois de ser alvejada durante uma manifestação.


O índice de desemprego na África do Sul alcançou um nível recorde de 32 e meio por cento da população ativa entre outubro e dezembro de 2020, informou o órgão de estatísticas do governo nesta terça-feira. Este é o nível mais alto desde o início da série estatística em 2008. Em comparação com o terceiro trimestre de 2020, o número de desempregados aumentou em 701 mil, alcançando os sete milhões e 200 mil. A África do Sul, economia mais industrializada de todo o continente, já se encontrava em recessão quando a primeira onda de covid-19 atingiu com força o país desde março passado.


O primeiro lote de vacinas contra a Covid-19 no Uruguai chegará ao país na quinta-feira, de acordo com o presidente LUIS LACALLE POU. O Uruguai é o último país da América do Sul a receber doses. O plano de imunização, que abrangerá inicialmente professores, policiais, bombeiros e militares com menos de 60 anos, terá início no dia primeiro de março. O primeiro lote da vacina chinesa será complementado com um segundo lote de um milhão e 500 mil doses a partir de 15 de março, disse o presidente uruguaio. Além disso, cerca de 460 mil doses da vacina americana Pfizer devem chegar entre oito de março e 26 de abril.

Um decreto editado pelo presidente JAIR BOLSONARO obriga postos de combustíveis em todo o país a informar a composição do valor cobrado na bomba em painel em local visível. A norma foi publicada nesta terça-feira do Diário Oficial da União e entrará em vigor em 30 dias. O painel terá os componentes do preço do combustível, como o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, cobrado pelos estados. Além disso, em caso de tarifa promocional, os estabelecimentos devem informar aos consumidores os preços reais praticados. A Secretaria-Geral da Presidência da República informou que "a medida prevê mais clareza dos elementos que resultam no preço final e dará noção sobre o real motivo na variação de preços" e "fortalece um dos pilares da defesa do consumidor, que é o direito à informação".

Com o forte tombo na cotação das ações nesta segunda-feira, a Petrobras perdeu bilhões em valor de mercado. Segundo levantamento da provedora de informações financeiras Economatica, a estatal encolheu 74 bilhões e 200 milhões apenas no pregão de ontem. Foi a segunda maior queda diária em valor de mercado da Petrobras desde o início do plano Real. Na sexta-feira, antes mesmo do anúncio do presidente JAIR BOLSONARO da indicação de um novo presidente-executivo para a Petrobras, a estatal já tinha visto o seu valor na Bolsa encolher 28 bilhões. A Petrobras foi avaliada nesta segunda na bolsa em 280 bilhões, contra 382 bilhões e 900 milhões no fechamento da última quinta-feira.


Um avião com dois milhões de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca chegou ao Brasil no início da manhã desta terça-feira. A aeronave posou no Aeroporto de Guarulhos e, após passar por trâmites alfandegários, seguirá para o Rio de Janeiro para ser distribuída pela Fiocruz. Na Fundação, as vacinas vão passar por conferência de temperatura e integridade da carga, receberão etiquetas com informações em português e terão amostras encaminhadas para análise de protocolo e liberação pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde. O Instituto Butantan, em São Paulo, também comunicou que vai entregar outros dois milhões e 700 mil doses da CoronaVac esta semana.

Restrições contra o coronavírus em Santa Catarina estarão em pauta nas duas reuniões confirmadas para está terça-feira. A decisiva será a que ocorre às duas horas da tarde, entre o governador CARLOS MOISÉS DA SILVA, prefeitos das maiores cidades do Estado, Ministério Público e Assembleia Legislativa. No encontro deve ser batido o martelo sobre as restrições que serão impostas diante do avanço da doença em solo catarinense aliadas a ações conjuntas. Medidas vão ocorrer, só ainda não se sabe o tamanho delas. Agora pela manhã, com os governadores do Rio Grande do Sul, EDUARDO LEITE e RATINHO JR do Paraná, MOISÉS já irá debater propostas alinhadas entre os três Estados do Sul do Brasil. No Rio Grande do Sul, nesta segunda-feira, foi anunciada restrição de circulação a partir das oito horas da noite.

Santa Catarina atingiu nesta segunda-feira, o número mais alto de internações em terapia intensiva de toda a pandemia nas redes pública e privada. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde são 839 pacientes confirmados ou suspeitos de covid-19 ocupando leitos nos dois sistemas de saúde. Enquanto a rede privada tem 93 pessoas nessas condições, no Sistema Público de Saúde são 746. Com isso, o índice geral de uso dos leitos de UTI do SUS sobe pelo décimo primeiro dia consecutivo, alcançando 89 por cento de ocupação. A situação é ainda mais crítica nos leitos adultos de UTI. É onde estão internados 739 dos 746 pacientes suspeitos ou confirmados de covid-19 pelo SUS.


Chapecó anunciou "toque de recolher" durante as próximas noites e o fechamento de todos os serviços não essenciais por uma semana, a partir desta terça-feira. A informação foi divulgada em vídeo do prefeito JOÃO RODRIGUES na noite desta segunda em suas redes sociais. O decreto foi publicado logo após a divulgação feita pelo gestor municipal. Além do fechamento do comércio, o prefeito anunciou que restaurantes, bares e igrejas estarão fechados até o próximo domingo e que os mercados funcionarão com apenas 30 por cento da ocupação máxima. Além disso, JOÃO RODRIGUES adiantou que o transporte coletivo continua circulando, com 50 por cento da capacidade total. A Guarda Municipal será responsável pela fiscalização.

Centro Universitário Uceff prepara retorno das aulas para primeiro de março. Acadêmicos do Oeste de Santa Catarina e Noroeste do Rio Grande do Sul aguardam definições para frequentarem diversos cursos oferecidos pela instituição. De acordo com o professor e integrante da área comercial da Uceff, KURLAN FREY ressalta que 14 cursos ainda estão com vagas disponíveis e cominscrições abertas para ingresso de acadêmicos. Ele relata oferta de graduação em administração, agronomia, arquitetura e urbanismo, biomedicina, ciências contáveis, direito, educação física, estética e cosmética, biomedicina, fisioterapia, medicina veterinária, odontologia, nutrição e processos gerenciais. O acesso é facilitado sem a necessidade de vestibular.

Canais de comunicação com a Uceff facilitam o contato com a instituição para relacionamento de acadêmicos com o Centro Universitário. O professor KURLAN FREY observa que a procura é grande para todos os cursos que possuem disponibilidade porém os destaques estão na formação em direito, medicina veterinária e odontologia. Foco está na formação de profissionais para o mercado de trabalho com afinidade com sua função e realização profissional. KURLAN FREY assegura que a Uceff segue o protocolo de formatura com todas as medidas de prevenção em decorrência da pandemia. Meta é garantir que os acadêmicos tenham a certificação para ingressarem no mercado de trabalho. As formaturas são de forma online, sem aglomeração de público.

A diretora da escola especial de Itapiranga, ANDREIA FOLLMANN destaca que a preparação para o retorno as aulas presenciais está mantida. Trabalho é feito seguindo o Plano de Contingencias elaborado no ano passado para garantir retorno seguro dos alunos e profissionais. Momento é de aguardar novos decretos e orientações da área da saúde sobre o retorno das aulas presenciais. A Escola especial Irene Schroeder já presta atendimento com a equipe técnica desde o início de janeiro. O foco está nas atividades presenciais com grupos escalonados por semana, atendendo as exigências. Segundo a diretora, os alunos recebem acompanhamento pedagógico dos professores e técnicos em forma de agendamento.

ANDREIA FOLLMANNdestaca ainda que a APAE já firmou diversas parcerias que garantem atendimento durante o ano. Ela cita o termo de fomento com a prefeitura com recursos destinados para o pagamento de folha salarial dos funcionários da APAE. Com a secretaria municipal de saúde foi garantido recurso para atendimento de reabilitação dos técnicos via SUS. Os alunos especiais também possuem atendimento da equipe pedagógico, por meio de convênio com a Fundação Catarinense. ANDREIA FOLLMANN admite incertezas no cenário atual que prejudica o planejamento de trabalho em prol da escola. Ações paralelas incluem a tradicional rifa de Páscoa com recursos destinados para melhorias no prédio da escola, além de ajuda de voluntários e professores na confecção de artigos que são vendidos. O planejamento ainda inclui a realização de uma feijoada que depende da situação imposta pela pandemia.

Infecções por Covid-19 voltam a aumentar em Tunápolis. De acordo com a secretária de Saúde de Tunápolis, ROSELI BONAVIGO, desde as últimas semanas a unidade de saúde do município registra aumento no número de casos ativos e de pessoas que procuram o local ou o plantão do hospital com sintomas de coronavírus. Nesta segunda-feira, 22, Tunápolis registrou 15 casos ativos, conforme a última informação oficial. A faixa etária com maior incidência de coronavírus é de adultos e jovens. ROSELI reivindica para a população tomar todos os cuidados relacionados à contenção do vírus. Quando necessário sair de casa, conforme reforça a secretária, a pessoa deve usar máscara, que é importante para fazer o bloqueio do vírus e evitar que outras pessoas se contaminem.

Na última semana, o hospital de Tunápolis cancelou todos os atendimentos eletivos, de modo a priorizar as pessoas suspeitas ou contaminadas pelo novo coronavírus. ROSELI BONAVIGO reitera que a própria unidade de saúde é um ambiente contaminado. Por isso, pede que ela seja procurada apenas por quem realmente precisar. Quem sofrer algum ferimento mais grave, que necessite sutura ou cirurgia, será atendido. Já para os atendimentos que podem aguardar, a secretária solicita para o munícipe procurar a unidade somente quando a situação da pandemia melhorar. ROSELI ressalta que o momento da região é crítico, pois não há leitos disponíveis de UTI. Neste sentido, pede para que a pessoa que tem algum sintoma leve fique em casa, e procure a unidade de saúde apenas se o quadro agravar. ROSELI observa que neste momento, como existe um grande número de pessoas contaminadas, a probabilidade de outras se infectarem também aumenta. Com mais pessoas internadas, também aumenta a chance de pessoas com o quadro de Covid mais agravado ficarem sem o atendimento que necessitam.

Tunápolis adere a convênio para emitir documentos em plataforma virtual. De acordo com o responsável pelo Setor de Identificação de Tunápolis, MARCELO RODRIGUES, o convênio com o estado para a emissão de carteira de identidade por meio online ainda não foi assinado, porém o prazo se estende até o final de março. A partir desta regularização, o convênio valerá por cinco anos. RODRIGUES frisa que o município já decidiu que vai aderir ao convênio, para facilitar a emissão de documentos ao cidadão e reduzir os custos da prefeitura. Atualmente, o munícipe precisa se deslocar ao Setor de Identificação para fazer a carteira de identidade dele. A emissão do documento é feita em São Miguel do Oeste, portanto o responsável do setor precisa ir à cidade para retirar a carteira de identidade, um processo mais lento do que o digital.

Esse deslocamento é feito toda semana e envolve custo com automóvel e gasolina, além de a sala de identificação ficar fechada durante a saída do responsável. Segundo RODRIGUES, o convênio com o estado propõe que todas as prefeituras adquiram os aparelhos necessários para fazer o procedimento que compete ao município, para o deslocamento a São Miguel do Oeste não ser mais necessário e agilizar a emissão dos documentos. Ele destaca ainda que o prazo para alistamento militar encerra em julho. Conforme o responsável pelo Setor de Identificação de Tunápolis, neste ano, os jovens que nasceram em 2003 deverão fazer o alistamento militar. Quem nasceu em 2002 ou em ano anterior também pode fazer, porém terá que pagar multa devido à perda do prazo.

MARCELO RODRIGUES lembra que o alistamento poderá será providenciado até 30 de julho, numa sexta-feira, o último dia útil do mês. Se o jovem for de Tunápolis, basta ir à Secretaria de Agricultura do município para encaminhar o alistamento. O responsável pelo Setor de Identificação reitera que os jovens que completam 18 anos em 2021 e fizerem o alistamento depois de 30 de julho, também pagarão multa devido ao atraso. RODRIGUES lembra que é possível fazer o procedimento de maneira online, como a maioria dos jovens do município fez no último ano. Quem não conseguir, pode se dirigir à Secretaria, onde o alistamento será efetuado pelo sistema.

Com 45 novos casos, Itapiranga possui 122 pessoas com o vírus ativo. Conforme o boletim atualizado nesta segunda-feira, com dados correspondentes ao final de semana fornecidos pela Secretaria de Saúde do município, 45 novos casos foram contabilizados. Outros 31 são suspeitos. Com estes números, Itapiranga já chega a mil e 53 casos desde o início da pandemia./

122 estão com o vírus ativo e com possibilidade de transmissão da doença. Durante a semana passada, foram registradas duas mortes em decorrência da Covid-19. No total, oito pessoas morreram em decorrência da doença em Itapiranga. Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar intensificaram a fiscalização.

Mesmo após a abertura de cinco novos leitos de terapia intensiva para o tratamento da Covid-19, o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso permanece sob pressão por causa do avanço da doença causada pelo novo coronavírus. De acordo com dados divulgados nesta segunda-feira pelo hospital, a ocupação dos 23 leitos de UTI para pacientes com Covid-19 segue em 100 por cento, além de um paciente ainda estar aguardando leito para tratamento intensivo.

A trajetória de quase 58 anos de atividades da Rádio Itapiranga possui ouvintes desde a inauguração. Agora a emissora afiliada da Rede Peperi transmite em sinal de FM na frequência de 105,1 e conquista mais espaço. A fundação da Rádio Itapiranga em 27 de abril de 1963, ocorreu em comemoração ao dia do padroeiro da cidade, São Pedro Canísio. Conforme o aposentado ALOISIO SOETHE, 81 anos de idade, residente na comunidade de Presidente Becker, interior de Itapiranga, ele acompanhou o período de instalação da emissora e aguardou com expectativa estação de rádio como era denominado na época. Seu ALOISIO relata que poucas famílias tinham rádio em casa e ainda assim os aparelhos eram movidos a bateria ou a pilha. Ele avalia que a trajetória da Rádio Itapiranga tem grande importância nas informações do jornalismo e também como lazer em programas musicais.

O ouvinte elogia a conquista da migração para o sinal de FM com maior alcance e qualidade de som. ALOISIO SOETHE comenta que ouve a rádio em todos os horários, pois com a pandemia permanece em casa por ser do grupo de risco. Diversos depoimentos de ouvintes comprovam que o rádio chega onde nenhuma outra mídia chega. O ouvinte PAULINHO SEHN sintonizou a Rádio Itapiranga FM 105,1 durante o trabalho com trator na lavoura, em linha Pitangueira, Tunápolis. ADILSON SCHMITZ de Itacuruçú, interior de São João do Oeste comenta que o som é de boa qualidade apesar da longa distância. FABIANE PREIS de linha Maria Goretti, interior de Itapiranga também relata facilidade em sintonizar a Rádio Itapiranga em FM 105,1.

Ouvintes de várias cidades de Santa Catarina manifestam satisfação pela sintonia da Rádio Itapiranga em FM. O novo sinal também faz sucesso no Rio Grande do Sul com depoimentos de pessoas de Tenente Portela, Palmitinho, Miraguaí, Três Passos Redentora. Ouvintes dos municípios de Pinheirinho do Vale, Barra do Guarita e Vista Gaúcha que são mais próximos, também relatam que ficou mais fácil sintonizar a Rádio Itapiranga em qualquer horário. A programação em FM 105,5 é transmitida durante 24 horas por dia.

A produção de leite já passou por inúmeras crises e segue uma referência social em renda para os produtores rurais de Itapiranga e município vizinhos. O número de agricultores que abandona a atividade é constante, porém, ainda é a presença mais comum na geração de renda no meio rural. O veterinário da secretaria da Agricultura de Itapiranga, DOMICÍLIO STEFANELLO avalia que é preciso estar atento a vários detalhes para garantir rentabilidade. Ele chama atenção para a importância da redução de custos e a necessidade de constante evolução na qualidade do rebanho. As exigências na qualidade do leite também surgem como desafios aos agricultores que buscam profissionalização desde a alimentação, manejo e ordenha.

A atividade leiteira ocupa o terceiro lugar em movimento econômico agropecuário de Itapiranga, perdendo para a suinocultura, que lidera, e a avicultura em segundo lugar. O agronegócio é responsável pelo maior percentual de arrecadação do município. O médico veterinário DOMICÍLIO STEFANELLO afirma que participa há 42 anos da assistência técnica veterinária e contribuiu desde o início do processo de melhoramento genético na bacia leiteira. Ele chama atenção que atualmente 180 produtores do município já possuem botijões de nitrogênio na propriedade e realizam nove mil inseminações por ano. A prefeitura fornece, sêmen, bainha, luvas e nitrogênio. O município também mantém três inseminadores que realizam 21 mil atendimento para inseminações por ano, totalizando 30 mil doses de sêmen.

O Programa de Melhoramento Genético de Itapiranga terá investimento superior a 500 mil reais. Atividade leiteira é prioridade, porém o crescimento do rebanho de gado de corte é constante. O veterinário DOMICÍLIO STEFANELLO cita que Itapiranga produz atualmente 200 mil litros de leite por dia e já está na quatro gerações de matrizes. A reprodução garante de 12 a 14 mil bezerras por ano. Uma nova geração de matriz leva em média10 anos. STEFANELLO lembra que no início do programa de Melhoramento Genético eram feitas entre 18 e 20 inseminações por mês, pouco mais de 200 por ano. Atualmente são duas mil e 500 inseminações por mês, totalizando 30 mil por ano.

Caminhão sai da pista e tomba na BR 163. Na tarde de ontem, por volta das 14 horas e 30 minutos, um caminhão com placas de Foz do Iguaçu saiu da pista e em seguida tombou na BR 163, em Guarujá do Sul. O caminhão era conduzido por um homem de 44 anos e estava carregado de melancias e seguia para Foz do Iguaçu. O motorista comentou que transitava em baixa velocidade devido à situação da BR 163, quando o caminhão apresentou defeitos mecânicos, o que pode ter causado o acidente. Havia apenas o motorista no veículo e ele saiu ileso. O corpo de Bombeiros de São José do Cedro foi acionado porém o motorista não precisou de atendimento. A PRF auxiliou no trânsito para a retirada do caminhão que ficou tombado ao lado da pista.

Motociclista fica ferido em colisão entre carro e moto na ITG 070. O acidente ocorreu por volta das 18 horas e 20 minutos. A guarnição do Corpo de Bombeiros de Itapiranga socorreu a vítima na ITG 070 em linha Laranjeira, interior do município. Ocorreu uma colisão lateral entre a motocicleta CG Honda e o veículo Cross Fox, de Iporã do Oeste. O condutor da motocicleta apresentava palidez e suspeita de fratura de costela. Ele foi conduzido ao Hospital Sagrada Família e posteriormente transferido ao Hospital Regional de São Miguel do Oeste. O motorista do Cross Fox não foi atendido pelo bombeiros. Segundo a guarnição da polícia militar o motorista não foi localizado e o veículo foi guinchado ao pátio conveniado.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.