ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 23/02/21

Os ministros das Relações Exteriores dos países do G7 afirmaram, nesta terça-feira, que "condenam com firmeza" a violência dos militares contra os protestos em Mianmar. Eles pediram, em declaração conjunta, que "se respeitem os direitos humanos e o direito internacional". Nos últimos dias, houve uma escalada na repressão para tentar conter os atos. O governo proibiu concentrações, mobilizou veículos blindados, e efetuou prisões noturnas contra opositores. A repressão deixou ao menos dois mortos neste sábado e na sexta, uma jovem morreu depois de ser alvejada durante uma manifestação.

O índice de desemprego na África do Sul alcançou um nível recorde de 32 e meio por cento da população ativa entre outubro e dezembro de 2020, informou o órgão de estatísticas do governo nesta terça-feira. Este é o nível mais alto desde o início da série estatística em 2008. Em comparação com o terceiro trimestre de 2020, o número de desempregados aumentou em 701 mil, alcançando os sete milhões e 200 mil. A África do Sul, economia mais industrializada de todo o continente, já se encontrava em recessão quando a primeira onda de covid-19 atingiu com força o país desde março passado.

O primeiro lote de vacinas contra a Covid-19 no Uruguai chegará ao país na quinta-feira, de acordo com o presidente LUIS LACALLE POU. O Uruguai é o último país da América do Sul a receber doses. O plano de imunização, que abrangerá inicialmente professores, policiais, bombeiros e militares com menos de 60 anos, terá início no dia primeiro de março. O primeiro lote da vacina chinesa será complementado com um segundo lote de um milhão e 500 mil doses a partir de 15 de março, disse o presidente uruguaio. Além disso, cerca de 460 mil doses da vacina americana Pfizer devem chegar entre oito de março e 26 de abril.

Um decreto editado pelo presidente JAIR BOLSONARO obriga postos de combustíveis em todo o país a informar a composição do valor cobrado na bomba em painel em local visível. A norma foi publicada nesta terça-feira do Diário Oficial da União e entrará em vigor em 30 dias. O painel terá os componentes do preço do combustível, como o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, cobrado pelos estados. Além disso, em caso de tarifa promocional, os estabelecimentos devem informar aos consumidores os preços reais praticados. A Secretaria-Geral da Presidência da República informou que "a medida prevê mais clareza dos elementos que resultam no preço final e dará noção sobre o real motivo na variação de preços" e "fortalece um dos pilares da defesa do consumidor, que é o direito à informação".

Com o forte tombo na cotação das ações nesta segunda-feira, a Petrobras perdeu bilhões em valor de mercado.Segundo levantamento da provedora de informações financeiras Economatica, a estatal encolheu 74 bilhões e 200 milhões apenas no pregão de ontem. Foi a segunda maior queda diária em valor de mercado da Petrobras desde o início do plano Real. Na sexta-feira, antes mesmo do anúncio do presidente JAIR BOLSONARO da indicação de um novo presidente-executivo para a Petrobras, a estatal já tinha visto o seu valor na Bolsa encolher 28 bilhões. A Petrobras foi avaliada nesta segunda na bolsa em 280 bilhões, contra 382 bilhões e 900 milhões no fechamento da última quinta-feira.

Um avião com dois milhões de doses da vacina de OxfordAstraZeneca chegou ao Brasil no início da manhã desta terça-feira. A aeronave posou no Aeroporto de Guarulhos e, após passar por trâmites alfandegários, seguirá para o Rio de Janeiro para ser distribuída pela Fiocruz. Na Fundação, as vacinas vão passar por conferência de temperatura e integridade da carga, receberão etiquetas com informações em português e terão amostras encaminhadas para análise de protocolo e liberação pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde. O Instituto Butantan, em São Paulo, também comunicou que vai entregar outros dois milhões e 700 mil doses da CoronaVac esta semana.

Restrições contra o coronavírus em Santa Catarina estarão em pauta nas duas reuniões confirmadas para está terça-feira. A decisiva será a que ocorre às duas horas da tarde, entre o governador CARLOS MOISÉS DA SILVA, prefeitos das maiores cidades do Estado, Ministério Público e Assembleia Legislativa. No encontro deve ser batido o martelo sobre as restrições que serão impostas diante do avanço da doença em solo catarinense aliadas a ações conjuntas. Medidas vão ocorrer, só ainda não se sabe o tamanho delas. Agora pela manhã, com os governadores do Rio Grande do Sul, EDUARDO LEITE e RATINHO JR do Paraná, MOISÉS já irá debater propostas alinhadas entre os três Estados do Sul do Brasil. No Rio Grande do Sul, nesta segunda-feira, foi anunciada restrição de circulação a partir das oito horas da noite.

Santa Catarina atingiu nesta segunda-feira, o número mais alto de internações em terapia intensiva de toda a pandemia nas redes pública e privada. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde são 839 pacientes confirmados ou suspeitos de covid-19 ocupando leitos nos dois sistemas de saúde. Enquanto a rede privada tem 93 pessoas nessas condições, no Sistema Público de Saúde são 746. Com isso, o índice geral de uso dos leitos de UTI do SUS sobe pelo décimo primeiro dia consecutivo, alcançando 89 por cento de ocupação. A situação é ainda mais crítica nos leitos adultos de UTI. É onde estão internados 739 dos 746 pacientes suspeitos ou confirmados de covid-19 pelo SUS.

Chapecó anunciou "toque de recolher" durante as próximas noites e o fechamento de todos os serviços não essenciais por uma semana, a partir desta terça-feira. A informação foi divulgada em vídeo do prefeito JOÃO RODRIGUES na noite desta segunda em suas redes sociais. O decreto foi publicado logo após a divulgação feita pelo gestor municipal. Além do fechamento do comércio, o prefeito anunciou que restaurantes, bares e igrejas estarão fechados até o próximo domingo e que os mercados funcionarão com apenas 30 por cento da ocupação máxima. Além disso, JOÃO RODRIGUES adiantou que o transporte coletivo continua circulando, com 50 por cento da capacidade total. A Guarda Municipal será responsável pela fiscalização.

IFSC de São Lourenço do Oeste está com inscrições abertas para cursos profissionalizantes. A informação é de BRUNO DE AZEVEDO professor responsável pelas relações externas do Instituto Federal de Santa Catarina Campus de São Lourenço do Oeste. Ele comunica que as inscrições abrangem 11 cursos de qualificação profissional com atividades não presenciais e previsão de início para o primeiro semestre de 2021. As inscrições vão até o dia 26, agora de fevereiro. Todos os cursos são gratuitos e não há cobrança de taxa de inscrição.

Em todo o IFSC são 66 cursos de qualificação profissional, distribuídos em 14 cidades. O professor BRUNO, dá destaque para o Campus de São Lourenço do Oeste. Os cursos e vagas disponíveis são para: Programador Web, 80 vagas; Desenvolvimento de Aplicativos Básicos para Celulares e Tablets, 30 vagas; Para Planilhas Eletrônicas, 60; Marketing e Vendas para Pequenos Negócios, o IFSC oferece 40 vagas em São Lourenço; Comunicação e Atendimento ao Cliente são 40; Planejamento e Controle de Estoque também 40 vagas. O Instituto oferece ainda curso de Controle Financeiro e Gestão e Políticas Públicas e Ferramentas para Educação 40 vagas cada um; Língua Inglesae Matemática para Professores do Ensino Fundamental Anos Iniciais 30 vagas.

As inscrições devem ser feitas pelo Portal de Inscrições. Ao acessar o sistema, no site do IFSC, o interessado deve clicar em “Quero me inscrever”, selecionar o campus São Lourenço do Oeste e o curso escolhido. O professor chama atenção para que após preencher todos os dados solicitados, o aluno deve conferi-los e gerar o comprovante. No ato da inscrição é preciso informar número do CPF e do documento oficial de identidade. O processo seletivo será feito por sorteio público, programado para primeiro de março, às 15 horas. A divulgação dos selecionados em primeira chamada ocorrerá em dois de março, a partir das 18 horas.

A matrícula online dos sorteados para a primeira chamada será entre três e oito de março. O professor BRUNO DE AZEVEDO do IFSC – Instituto Federal de Santa Catarina, Campus de São Lourenço do Oeste, explica que, caso não sejam preenchidas todas as vagas na primeira chamada, há previsão de segunda chamada em 17 de março. Ele acrescenta que, nesse caso as matrículas on-line acontecem entre 18 e 23 do mês que vem. AZEVEDO salienta que todos os cursos são gratuitos e é importante que o candidato leia todo o edital para ficar a par de todos os requisitos para ingressar nos cursos.

Colapso nos hospitais da região deixa saúde pública em alerta. ROSALVA BOLIGON – secretária de Saúde de Campo Erê, diz que o tual cenário do coronavírus em todo estado, tem causado dificuldade em todos os municípios da região. Em Campo Erê, a Secretaria Municipal de Saúde, reforça que as Unidades Básicas de Atendimento do Bairro Mello e do Bairro São Francisco continuam atendendo 12 horas diárias sem fechar ao meio dia. No entanto, os atendimentos do CRE em Pato Branco e São Lourenço do Oeste estão suspensos. Quem tem consulta ou exame marcado deve entrar em contato com o centro de especialidades ou nas unidades em que marcou o atendimento, para ver uma nova data.

O apelo do setor, é que os usuários da rede pública de saúde, procurem pelo atendimento somente em casos de urgência. A secretária, reforça que os atendimentos aos pacientes com sintomas de Covid-19 são atendidos no Centro de Especialidades das 8h ao meio dia e das 13h às 17h. Um decreto foi publicado pela prefeita ROZANE MOREIRA, e várias são as determinações que a população campoerense precisa seguir. Outra determinação, é que pelos próximos 15 dias, velórios, que tem gerado aglomeração de pessoas, só poderão ocorrer com familiares. Outra decisão abrange bares e restaurantes. Só podem abrir para o público até as 22h e sem consumo de bebida alcoólica. A justificativa da prefeita para isso, é que após esse horário, aumenta a quantidade de pessoas alcoolizadas, e por consequência perdem a noção do cuidado.

O decreto prevê ainda que as atividades de lazer e esportiva podem ser realizadas, mas sem comercialização de bebida alcoólica. Academias podem seguir o trabalho, desde que todos atendam as determinações da saúde. O mesmo ocorre nas igrejas, onde a ocupação permitida é de apenas 50 por cento. A saúde está em colapso total e é preciso que cada um faça a sua parte, respeitando as normas e os protocolos.

Pato Branco estabelece novos horários de funcionamento do comércio. O prefeito ROBSON CANTU, decretou, na noite de ontem, novas medidas de enfrentamento à Covid-19. Juntamente com representantes de diversos segmentos da sociedade, o governo municipal, apresentou um planejamento estratégico de longo prazo, visando preservar a saúde e a economia. A discussão observou os diversos setores do município. O prefeito alega que a equipe buscou envolver a sociedade, ouvindo as reais necessidades de diversos setores, para que essas medidas preservem, de fato, a saúde e a economia.

De acordo com o novo decreto, fica estabelecido o horário de funcionamento do comércio das 10 às 19 horas. Já os supermercados, mercearias e açougues, vão funcionar das nove às 22 horas, e escritórios de prestação de serviços, das nove às 18 horas. os bares, restaurantes, lanchonetes e afins deverá observar o disposto na portaria da Secretaria de Saúde. Os demais estabelecimentos poderão funcionar com ampliação do horário de funcionamento, visando facilitar o fluxo dos serviços e o atendimento escalonado de pessoas, limitado o fechamento às 22 horas. Igrejas e templos religiosos também deverão observar o que diz a portaria da Secretaria de Saúde.

Estão suspensas, por tempo indeterminado, festas e demais eventos sociais que acarretem aglomeração de pessoas e visitas a instituições de acolhimento. Com relação ao transporte coletivo, o prefeito de Pato Branco, esclarece que de acordo com o novo decreto, a partir dessa quinta-feira, e durante o período de 30 dias, o transporte coletivo funcionará com as linhas industriais operando com capacidade máxima de 85 por cento de lotação. Já as demais linhas deverão operar com a capacidade máxima de 60 por cento de lotação. Ainda, fica suspensa a gratuidade do transporte coletivo para idosos, salvo para trabalhadores de atividades essenciais.

São Lourenço do Oeste cede dois profissionais para auxiliar a região Oeste. O prefeito RAFAEL CALEFFI disse que por meio da Secretaria de Saúde, está cedendo dois profissionais do seu quadro de servidores efetivos para atuarem na linha de frente da Covid-19 em Chapecó. Para o chefe do executivo de São Lourenço, essa ação é justificada pela necessidade de preservar a vida dos cidadãos de todo Oeste catarinense. Segundo CALEFFI, foram enviados para Chapecó um motorista e um enfermeiro. Eles vão atuar em uma UTI Móvel auxiliando na transferência de pacientes a partir de hoje.

O momento pede união de toda região Oeste. Diante desse cenário, o prefeito RAFAEL CALEFFI de São Lourenço do Oeste, pede aos outros municípios que, caso tenham profissionais que possam auxiliar a região, que façam. Ele acrescenta também que a decisão de ceder estes profissionais leva em conta também as medidas e ações que vêm sendo adotadas para enfrentamento da pandemia, pelos municípios considerados suportes do sistema de saúde de São Lourenço do Oeste, a exemplo de Chapecó. Isso ocorre na maioria da região, por isso, na opinião do prefeito, é importante que, agora todos se deem as mãos para passar bem por esse momento.

Prefeito confirma aulas presenciais em primeiro de março. EDIMAR NORONHA DE FREITAS esclarece aos pais de Saltinho, que o atraso foi necessário para que a Secretaria de Educação se adaptasse aos novos procedimentos. Aulas on line, que é a educação praticada em casa mesmo, já começaram, tudo com orientação dos professores. O prefeito não se cansa de pedir a população que continue a tomar todos os cuidados, porque a região passa por situação muito crítica na pandemia. Nos próximos dias Saltinho recebe cerca de 30 doses da vacina, para pessoas entre 85 e 89 anos de idade.

Saltinho tem 28 pessoas que se enquadram no grupo de idosos. A prefeitura segue as orientações do Estado. O prefeito EDIMAR NORONHA comenta que caso o número de infectados aumente no município, a Administração vai tomar medidas restritivas. Prefeitura continua atendendo em turno único, com objetivo de organizar os trabalhos internos e encaminhar as principais licitações. Ele anuncia que a partir do dia primeiro voltam a funcionar os 2 turnos, normalmente: manhã e tarde, das 7 e meia as 11 e meia e das 13 as 17 horas.

Colisão entre carro e moto deixa homem ferido. Foi no final da tarde de ontem no bairro Vila Nova, envolvendo um CitroenPicasso de Curitiba e uma motocicleta HondaBiz, placa de Francisco Beltrão. O condutor da motocicleta sofreu ferimentos e foi socorrido para atendimento médico por uma equipe do SAMU. O motorista do carro não se feriu.


Criança é picada por jararaca. Uma criança de 12 anos foi picada por uma cobra na linha Santa Inês, interior de São Lourenço do Oeste. A ocorrência foi no domingo à noite, porém os bombeiros foram chamados na segunda-feira. O menino contou que, por volta de 20 horas de domingo, estava no quintal da casa quando foi picado por uma cobra no pé, próximo ao calcanhar. Os bombeiros encontraram a marca da picada, porém a criança não tinha nenhum sintoma. A família contou aos bombeiros que a cobra foi morta. O Corpo de Bombeiros recolheu o animal morto, uma cobra do tipo jararaca, que media aproximadamente 50 centímetros. O menino foi levado à UPA 24 horas para avaliação médica.

Menor é apreendido suspeito de envolvimento em roubo. A Polícia Civil, através da DPCOFRON de Anchieta,cumpriu, ontem, um mandado expedido pelo juízo da Comarca de Anchieta para internação de um adolescente. Ele é suspeito de ter participado do crime de roubo à residência de um empresário da cidade, no dia 14 de fevereiro. Na data, por volta das 02h, na Rua Mina Gerais, Centro, na cidade de Anchieta, ocorreu um crime de roubo. Na ocasião, quatro ou cinco homens armados com armas de fogo e armas brancas, vestindo luvas e toucas balaclavas, invadiram, mediante arrombamento da porta frontal, a residência das vítimas, que foram rendidas, amarradas e alguns agredidos. As lesões corporais foram atestadas pelos laudos periciais de exame de corpo de delito, causadas por golpes de revólver e facão.

Vítimas disseram que pelo menos dois dos autores trajavam calça camuflada, além de terem sido detalhadas caraterísticas de alguns calçados usados pelos criminosos. Os autores levaram uma camioneta Hillux, placa QBT1G90, de propriedade da família, além de dez mil reais em dinheiro e uma caixa com pesos argentinos, avaliados em aproximadamente 80 mil. Além disso, foram levados diversos objetos pessoais, como celulares, joias, chinelo, perfumes e diversos relógios. Dando sequência nas investigações, foi informado pela DIC de São Lourenço do Oeste que os suspeitos foram localizados no interior de Anchieta. Na residência em que eles estavam foram localizados três perfumes pertencentes à vítima, uma corrente de ouro, bem como um tênis que teria sido usado por um dos autores do crime, tudo já reconhecido pelas vítimas.

Também foram apreendidos um cheque no valor de 250 reais e mais 500 reais em dinheiro. No local estava um Gol, cor vermelha, que foi utilizado durante a fuga do crime. O veículo aparece nas câmaras de monitoramento, em horário compatível com a fuga, logo na frente da camioneta Hillux roubada. Diligências foram realizadas com o apoio do helicóptero do SAERFRON de Chapecó no sentido de localizar acamioneta Hillux roubada. Com o decorrer das investigações, após a coleta de outros indícios, a Autoridade Policial representou pela internação provisória do adolescente, pelo prazo de 45 dias, em estabelecimento institucional adequado, o que foi deferido pelo Poder Judiciário após manifestação favorável do Ministério Público.

As investigações continuam com a análise de todo o material apreendido e vinculação a cada suspeito. A Polícia Civil esclarece que mesmo diante do atual cenário de pandemia decorrente do coronavírus, com a vigência das medidas de isolamento social decretadas, continua realizando ininterruptamente suas atribuições constitucionais de apuração das infrações penais.

Capotamento na SC-160 deixa mulher ferida. O acidente ocorreu por volta das 13 horas e 15 minutos de ontem, entre os municípios de Campo Erê e Saltinho, nas proximidades do Cedup. O Corpo de Bombeiros de Campo Erê atendeu a ocorrência. A mulher dirigia um Civic placas de Campo Erê. Após os primeiros socorros, os bombeiros a levaram para atendimento médico. Segundo os socorristas, ao chegarem no local, se depararam com uma saída de pista, seguida de capotamento. A vítima, de 26 anos, estava em pé fora do veículo, consciente e confusa. Ela ainda apresentava suspeita de fratura num dos braços. A polícia rodoviária estadual foi acionada.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.