-NOVA POLÍTICA INDUSTRIAL TERÁ 300 BILHÕES EM FINANCIAMENTOS ATÉ 2026
-PRONAMPE EMERGENCIAL ATENDE MAIS DE MIL EMPRESAS EM SANTA CATARINA
-ENCONTRO SOBRE FESTIVAL GASTRONÔMICO SERÁ HOJE EM IPORÃ DO OESTE
-SAÚDE DE DESCANSO INTENSIFICA ORIENTAÇÕES DE PREVENÇÃO À DENGUE
-SÃO JOÃO DO OESTE POSSUI META DE PAVIMENTAR DIVERSAS RUAS NA CIDADE
-PRESIDENTE DA AMEOSC QUER REATIVAR FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL
-AVIÁRIO É PARCIALMENTE ATINGIDO POR INCÊNDIO NO INTERIOR
-CONDUTOR DESVIA DE ULTRAPASSAGEM E SAI DA PISTA NA SC 386
O tempo está parcialmente nublado. A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável com possibilidade de chuva. A mínima nas últimas horas foi de 17 graus e a máxima hoje pode chegar a 26 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, 24 graus. Umidade relativa do ar 71 por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 96 centavos. O euro está valendo cinco reais e 39 centavos. O peso está cotado em 0,006 centavos.
Uma explosão matou 21 soldados israelenses na Faixa de Gaza, informaram as Forças de Defesa de Israel nesta terça-feira. Outros três militares do país morreram em combate nas últimas 24 horas dentro do enclave. Com 24 baixas no total, este é o maior número de mortes de militares israelenses desde o início do conflito dentro da Faixa de Gaza. A guerra entre Israel e o Hamas começou no dia 7 de outubro de 2023 e já dura mais de três meses. Segundo o porta-voz das Forças de Defesa de Israel, DANIEL HAGARI, a explosão que matou 21 soldados foi provocada por uma granada, lançada de um foguete, que atingiu um tanque que protegia os militares.
Pelo menos 90 pessoas morreram em tempestades de inverno implacáveis em 13 estados dos Estados Unidos com relatos de pessoas esmagadas sob árvores caídas, presas em tornados e emaranhadas em acidentes de carro com neve. O estado do Tennessee sofreu o maior impacto das mortes, com 34 óbitos relacionados a tempestades de neve. A limpeza e a recuperação estão em andamento hoje em San Diego, onde o prefeito declarou estado de emergência depois que fortes chuvas lançaram vários metros de água por algumas ruas e demandaram centenas de resgates na segunda-feira, segundo autoridades. Alertas de inundação foram emitidos do oeste do Texas ao norte da Louisiana desde a manhã desta terça-feira até a tarde de quarta-feira.
Autoridades da Venezuela prenderam 32 pessoas, entre civis e militares, acusadas de "traição à pátria" por cinco supostas "conspirações" para assassinar o presidente do país, NICOLÁS MADURO, supostamente com o apoio dos Estados Unidos. A informação é do Ministério Público. O procurador-geral do país, TAREK WILLIAM SAAB afirmou que também foram emitidos mandados de prisão contra outras 11 pessoas, incluindo ativistas de direitos humanos, jornalistas e soldados no exílio. SAAB disse que "todos os detidos estão condenados, confessaram e revelaram informações sobre os planos contra a maioria do povo venezuelano e a sociedade democrática. No dia 15 de janeiro, o presidente NICOLÁS MADURO afirmou ao Parlamento do país que havia conspirações contra ele.
A Lei Orçamentária Anual de 2024 foi oficialmente publicada em edição do Diário Oficial da União desta terça-feira. O presidente LULA vetou cinco bilhões e 600 milhões de reais em emendas de comissão, mantendo o montante de 11 bilhões. No Diário Oficial, o governo justificou o veto devido à redução de dotações de despesas primárias que haviam sido programas pelo Poder Executivo durante a tramitação do Orçamento no Congresso Nacional. De acordo com a LOA, o valor total de despesas previstos para 2024 é de cinco trilhões e 400 bilhões de reais. Deste total, dois trilhões serão direcionados para o Orçamento Fiscal, excluído o refinanciamento da Dívida Pública Federal; um trilhão e 600 bilhões irão para o Orçamento da Seguridade Social e outros um trilhão e 700 bilhões vão para o Refinanciamento da Dívida Pública Federal.
O governo federal vai disponibilizar 300 bilhões de reais em financiamentos destinados à nova política industrial até 2026. O anúncio foi feito nesta segunda-feira durante reunião do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial, realizada no Palácio do Planalto. O colegiado é comandado pelo vice-presidente e ministro da Indústria e do Comércio, GERALDO ALCKMIN. O montante será gerido pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico Social. Segundo o presidente do BNDES, ALOIZIO MERCADANTE, os 300 bilhões serão disponibilizados em linhas de crédito específicas – sendo que 271 bilhões serão na modalidade reembolsável e 21 bilhões de forma não-reembolsável – além de oito bilhões em recursos por meio de mercado de capitais. O plano batizado de Nova Indústria Brasil prevê uma série de metas e objetivos para desenvolver a indústria até 2033.
O mercado financeiro reduziu, pela segunda semana consecutiva, a estimativa de inflação para 2024. A previsão atual é de que o IPCA feche o ano com alta de três vírgula 86 por cento. Os dados são do boletim Focus, publicado nesta segunda-feira pelo Banco Central com base em dados coletados junto a instituições financeiras. Para 2024, a meta de inflação que o Banco Central deve perseguir é de três por cento, podendo variar entre um e meio e quatro e meio. A projeção para o câmbio real-dólar também recuou. A estimativa, que era de um dólar a cinco reais há quatro semanas, agora é de quatro reais e 92 centavos. Nos dois casos, esse é o valor previsto para o fim de 2024.
O Ministério Público de Santa Catarina identificou de onde veio o ônibus que trouxe 44 pessoas em situação de rua para Florianópolis. O veículo teria partido de Teofilândia, município de pouco mais de 21 mil habitantes, na Bahia. A informação foi confirmada pelo promotor DANIEL PALADINO nesta segunda-feira. Ele disse que o ônibus desembarcou em “lugar incomum”, em uma área próxima ao Terminal de Integração da Trindade. Os passageiros chegaram já com malas, que estavam sendo desembarcadas no momento em que o ônibus foi abordado por agentes da Polícia Militar, do serviço de abordagem social. Ele explicou que os passageiros não tinham vínculo com Florianópolis, ou parentes que morassem na capital catarinense. A prefeitura de Teofilândia tem 15 dias, contando desde o início das investigações, para responder os questionamentos do MP.
Os portos de São Francisco do Sul e Imbituba registraram recordes de movimentação de cargas em 2023. Com alta de 34 por cento em relação a 2022, passaram por São Francisco do Sul, no norte do estado, 16 milhões e 900 mil de toneladas de carga. Em Imbituba, no sul, a alta foi de oito por cento, para sete milhões e 700 mil de toneladas. Em ambos os casos, a movimentação de 2022 já era recorde. Dezembro foi o segundo melhor mês do ano para o porto de São Francisco do Sul, com 1,6 milhão de toneladas, em alta de 71 por cento sobre dezembro de 2022. Os maiores volumes operados no ano foram de grãos, com nove milhões e 600 mil toneladas, seguido pelo óleo vegetal e madeiras.
Após pouco mais de três semanas do lançamento do Pronampe Emergencial SC, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul alcançou a meta de contratações voltadas para micro e pequenas empresas catarinenses. Ao todo, foram financiados 140 milhões de reais, com recursos para mil e 83 empreendedores em 87 municípios afetados pelas enchentes de outubro e novembro do ano passado. Além dos prazos de pagamento e carência estendidos pelo banco, o Governo de Santa Catarina subsidiou 50 e 100 por cento da taxa de juros nos municípios com decreto de emergência ou estado de calamidade pública. Entre as regiões com maior volume de contratações do Pronampe Emergencial SC, estão o Vale do Itajaí com 81 milhões e a região Oeste com 44 milhões para 332 empresas.
Uma das metas do novo presidente da Associação dos Municípios do Extremo-Oeste é a reativação do Fórum de Desenvolvimento Regional. Em entrevista recente para a Rede Peperi, WILSON TREVISAN disse que o órgão realizou um bom trabalho entre os anos de 2000 e 2005, mas foi desativado com a criação das Secretarias Regionais no governo de LUÍS HENRIQUE DA SILVEIRA. TREVISAN explicou que o fórum é uma instancia que reúne o poder público, entidades e a iniciativa privada para definir as prioridades e pensar as ações de longo prazo para o desenvolvimento regional. Ele citou que a entidade pode contribuir bastante na busca por investimentos públicos no Extremo-Oeste.
Na visão de WILSON TREVISAN, a organização dos municípios via Ameosc dá uma força muito grande para a região. A reativação do Fórum de Desenvolvimento, com o envolvimento das entidades empresarias e da iniciativa privada, vai fortalecer ainda mais o Extremo-Oeste. O presidente da Ameosc explicou que a proposta de reativação do Fórum será discutida nas próximas assembleias dos prefeitos. A primeira reunião deve ocorrer na primeira quinzena de fevereiro. Além da reativação do Fórum de Desenvolvimento Regional, WILSON TREVISAN disse que a lista de prioridades da Ameosc em 2024 contempla a busca de recursos para o início das obras no trecho da BR 163 entre São Miguel do Oeste e Guaraciaba. De acordo com ele, a obra entre Guaraciaba e Dionísio Cerqueira está avançado e agora é preciso trabalhar nesse outro trecho da rodovia.
Além disso, a Ameosc vai priorizar a federalização da SC 163, trecho de São Miguel do Oeste a Itapiranga, já que essa é uma condição para a construção da ponte sobre o rio Uruguai. Outro tema ligado a infraestrutura é a recuperação da BR 282 entre São Miguel do Oeste e Chapecó, trecho que WILSON TREVISAN considera um dos piores de Santa Catarina.
O grupo Bike Tunas vai lançar nesta quinta-feira, a sexta edição do Pedala Tunápolis. O evento de lançamento está previsto para começar às sete e meia da noite no auditório do Sicoob Creditapiranga, em Tunápolis. Conforme o coordenador do grupo Bike Tunas, VANDUIR MATIAS DETERS, para o lançamento estão convidados todos os integrantes do grupo, ciclistas, patrocinadores, apoiadores, proprietários de pousadas, empreendedores de atrações turísticas e a comunidade em geral. Ele destaca que o Pedala Tunápolis iniciou em 2018 e só não foi realizado em 2021 devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19. A sexta edição do Pedala Tunápolis será realizada nos dias 16 e 17 de março. O lançamento servirá para apresentar os objetivos do cicloturismo com todas as atrações do sábado e do domingo.
O coordenador do grupo Bike Tunas ressalta que na oportunidade também que serão apresentados os trajetos, coordenadores, locais e atrações dos pontos de apoio, bem como o valor da inscrição de cada ciclista. VANDUIR DETERS destaca que nesta quinta-feira também serão liberadas as inscrições do evento, que neste ano serão feitas através do site: biketunas.com. Após o lançamento, será servido um Coffee Break para todos os participantes. O grupo Bike Tunas conta atualmente com 40 integrantes, porém, nem todos estão praticando o ciclismo. O coordenador observa que apesar disso, todos estão envolvidos na realização do Pedala Tunápolis. DETERS frisa que a atividade ciclística teve um grande crescimento na região principalmente durante e após a pandemia, já que por ser individual e ao ar livre, não teve restrições.
O Prefeito de São João do Oeste, GENÉSIO ANTON, formou uma comitiva de secretários e engenheiros para debater parceria com o Conder. A equipe da Prefeitura esteve na tarde de ontem na sede do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional para definir parceria com a Usina de Pavimentação Asfáltica. O prefeito considera que foi uma longa batalha com envolvimento dos municípios consorciados para proporcionar economia na pavimentação. ANTON esclarece que o município tem interesse em vários projetos e por isso a equipe que realizou visita na tarde desta segunda-feira contou com profissionais de diferentes áreas, visando agilizar os encaminhamentos. Salienta que existem recursos próprios para aquisição do asfalto, além de verbas do governo estadual.
Conforme GENÉSIO ANTON, a meta é pavimentar diversas ruas na cidade de São João do Oeste, além do centro comunitário de Cristo Rei. O Prefeito está atento para a economia proporcionada e agilidade para a realização dos serviços. ANTON menciona que o município precisar ter atenção com os serviços de base para receber a parte final da pavimentação que é fornecida pelo consórcio. Para agilizar recursos, o Prefeito viaja na próxima semana para Florianópolis e confia na boa relação com o Governador JORGINHO MELLO para ter as verbas necessárias. ANTON cita como principais locais para pavimentação, Rua Medianeira, Rua Rio Pardo, Adolfo Grasel e Rua Encantado.
Prefeitura realiza pagamento de área de terra para Estação de Tratamento de Água. O município aplicou 220 mil reais na compra de quase 11 hectares, em Linha Macuco. Conforme o Prefeito GENÉSIO ANTON, o recurso é proveniente da venda de terrenos público, incluindo a área da antiga Feira Permanente, em Beato Roque. Os valores foram destinados para o Fundo da Água, que serve de base para investimentos em novas redes. De acordo com ANTON, ainda será necessário buscar verbas canalização da água para comunidades do interior e cidade. Isso será debatido em viagem na próxima semana à Florianópolis. O Prefeito também busca recursos para a saúde durante a permanência na capital catarinense. Segundo ANTON, com o reajuste no ano passado, o município possui contas equilibradas no sistema de água e não será preciso reajustar as tarifas neste ano.
O departamento de Jornalismo da Rádio Oeste recebeu relatos na manhã desta terça-feira, sobre um homem que estaria abordando mulheres nas ruas de Iporã do Oeste. Segundo informações de uma das possíveis vítimas, o homem, em um carro de cor branca, já a abordou pelo menos duas vezes pedindo para lhe conhecer melhor. Além disso, ele fez perguntas estranhas e a convidou para entrar no carro, porém, quando ela negou, ele começou a lhe perseguir pelas ruas da cidade. A vítima disse ainda que outras mulheres relataram ter passado por situação semelhante. Para a Rádio Oeste, a Polícia Militar disse que não recebeu informações sobre o caso, mas orientou as pessoas a ligarem imediatamente para o 190 e repassar as características da pessoa e do veículo, caso vivenciem essa situação. Assim, a Polícia Militar poderá abordar e identificar o suspeito, e se for o caso, responsabilizá-lo por eventuais crimes.
O Município de Descanso, assim como a grande maioria dos municípios da região Extremo-Oeste catarinense, está enfrentando dificuldades com o aumento de casos e focos do mosquito transmissor da dengue. De acordo com a enfermeira, DÉBORA MAGRINI, em todo o ano passado foram contabilizados 56 focos do mosquito e sete casos de dengue, enquanto neste ano já foram confirmados sete focos do Aedes Aegypti e um paciente com suspeita de dengue, que aguarda resultado de exame. DÉBORA observa que a região viveu uma situação atípica com chuvas frequentes e volumosas nos últimos meses do ano passado, o que favoreceu o acúmulo de água e consequentemente, a procriação de mosquitos em lonas, tampinhas de garrafas e outros objetos expostos ao tempo.
A enfermeira DÉBORA MAGRINI destaca que as principais ações da Secretaria de Saúde de Descanso para controlar o mosquito Aedes Aegypti estão relacionadas à conscientização e orientação da população, através dos agentes de combate às endemias e agentes comunitários de saúde, sobre os já conhecidos cuidados básicos que devem ser adotados no dia-a-dia. Ela ressalta que o enfrentamento ao vetor da dengue deve ser feito de forma conjunta entre o setor da saúde e a comunidade, com verificação e eliminação periódica de objetos que possam acumular água no pátio das residências, nos terrenos ou em outros locais da cidade. DÉBORA chama atenção que os moradores que não acatarem as orientações dos agentes de combate às endemias estão sujeitos a providências mais brandas por parte das autoridades de saúde.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Iporã do Oeste vai realizar nesta terça-feira, um encontro para definir os detalhes do primeiro Festival Gastronômico do município. A reunião vai iniciar às duas e meia da tarde, no auditório da Associação Comercial e Industrial. De acordo com a coordenadora de turismo, LUCIMARA JUVER, todos os proprietários de equipamentos gastronômicos como bares, restaurantes, padarias, sorveterias, cafeterias e outros do gênero estão convidados para participar. Ela explica que a participação de todos é muito importante, visto que uma consultora do Sebrae estará presente para auxiliar no planejamento do Festival Gastronômico, que acontecerá nesse ano em Iporã do Oeste.
LUCIMARA JUVER salienta que já está definido que cada empresa receberá os visitantes em seu próprio estabelecimento, pois atualmente o município não possui uma praça de alimentação que atenda as normas vigentes para receber um Festival Gastronômico. Ela explica que isso vai facilitar o atendimento dos munícipes e visitantes, justamente porque as empresas locais não possuem equipes tão grandes para atender em dois locais ao mesmo tempo. A coordenadora de turismo ressalta que o objetivo do Festival é enaltecer as comidas e bebidas oferecidas em Iporã do Oeste, bem como engajar o turismo e movimentar a economia das empresas voltadas à gastronomia.
Indiretamente, LUCIMARA JUVER salienta que todo o comércio local também será beneficiado com o Festival Gastronômico, pois o evento vai atrair visitantes que circularão e farão compras nas demais empresas da cidade, como mercados e postos de combustíveis, por exemplo. A expectativa é que a data do primeiro Festival Gastronômico de Iporã do Oeste seja definida já no encontro da tarde de hoje.
Um acidente de trânsito foi registrado no fim da tarde desta segunda-feira, em Maravilha. A colisão ocorreu no cruzamento da Avenida Sete de Setembro com a Rua Araucária. Os condutores de ambos os veículos, sendo um carro celta e uma moto bis, não se feriram. As equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar estiveram no local para o registro da ocorrência e controle do trânsito.
Um homem sofreu lesões em uma queda de motocicleta na ITG 070. Foi por volta das sete horas desta terça-feira, próximo ao Mirante, em Linha Laranjeira, no interior de Itapiranga. A guarnição dos Bombeiros de Itapiranga foi acionada para socorrer uma vítima de queda de moto. Aos socorristas, o condutor de uma moto Honda CG, um homem de 25 anos, relatou que perdeu o controle em uma curva e colidiu no Guard Rail. Ele sofreu escoriações no pé esquerdo e apresentava suspeita de fratura na perna direita. A vítima foi imobilizada e conduzida ao Hospital Sagrada Família.
Um aviário foi parcialmente atingido por um incêndio no interior de Palmitos. O Corpo de Bombeiros do município foi acionado para atender a ocorrência por volta da uma hora e 20 minutos da madrugada desta terça-feira, em Linha Aparecida. No local, os brigadistas constataram que o fogo estava concentrado em aproximadamente 300 metros quadrados da edificação, que possui área total de mil e 200 metros quadrados. Para acessar o aviário e combater o fogo que já atingia o teto revestido por lona, foi preciso retirar parcialmente a tela lateral. Foram utilizados cerca de 14 mil litros de água no combate ao fogo e rescaldo da edificação. Não haviam aves no local, pois o aviário seria alojado nesta madrugada.
Uma saída de pista de um Fiat Uno foi registrada por volta das 09h da manhã desta terça-feira, na SC 386, em Iporã do Oeste. O acidente aconteceu nas proximidades da entrada para a Linha São Lourenço. O condutor relatou que transitava de Mondaí para Iporã do Oeste e que jogou o carro para fora da pista para desviar de outro veículo que fazia uma ultrapassagem. Ele não se feriu. Guarnições do Corpo de Bombeiros Militar e da Polícia Militar Rodoviária foram acionadas e se deslocaram ao local para registrar a ocorrência e controlar o trânsito.