-VACINAS DE OXFORD DEVEM SER ENCAMINHADAS AINDA HOJE AOS ESTADOS
-JUSTIÇA MANTÉM PRISÃO DO DEPUTADO ESTADUAL JULIO GARCIA
-CONSTRUÇÃO DE PONTE EM ITAPIRANGAVOLTA A SER DISCUTIDA
- MELHORAMENTO GENÉTICO EM SÃO JOÃO DO OESTE AMPLIA RAÇAS DE GADO DE CORTE
-SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DE ITAPIRANGA ANUNCIA MEDIDAS PARA RETORNO AS AULAS
-DIÁRIO OFICIAL PUBLICA CONTRATO DA RÁDIO ITAPIRANGA PARA FM
-POLÍCIA MILITAR REGISTRA OCORRÊNCIAS DE PERTURBAÇÃO E APREENDE CNH
-SUSPEITOS DE ROUBO A MERCADO NO CENTRO DE RIQUEZA SÃO PRESOS DURANTE OPERAÇÃO
O Tempo em Itapiranga apresenta-se com sol entre nuvens. A previsão para as próximas horas é de sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 28 graus. Neste momento -- graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 45 centavos. O euro está valendo seis reais e 63 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.
Portugal vai eleger neste domingo o novo presidente do país. Sete candidatos disputam a eleição. O favorito é o atual presidente, candidato de centro-direita, MARCELO REBELO DE SOUSA. Os outros mais bem colocados nas pesquisas são a ex-eurodeputada socialista ANA GOMES, candidata independente, e ANDRÉ VENTURA, líder do partido de extrema direita Chega. Portugal tem nove milhões e 800 mil eleitores e existe uma preocupação em relação a possível alta abstenção em razão da pandemia do coronavírus.
Os Estados Unidos aplicaram 17 milhões doses de vacinas contra a Covid até o momento e lideram o levantamento desta sexta-feita do projeto ligado à Universidade de Oxford. Mais de 56 milhões e 500 mil doses de vacina contra a Covid foram aplicadas em todo o mundo. A China aplicou 15 milhões de doses, o Reino Unido cinco milhões 440 mil, Israel três milhões 290 mil e os Emirados Árabes Unidos, dois milhões 225 mil. Segundo o levantamento, o Brasil é o décimo sexto da lista com 193 mil 699 doses aplicadas.
A Embaixada chinesa no Brasil informou nesta sexta-feira que empresas e entidades do país asiático vão doar mil e 700 cilindros de oxigênio ao Amazonas. A doação inclui também mil e 900 quilogramas de oxigênio e outros insumos, como 360 mil máscaras e 200 cestas de alimentos. Além disso, a China também doou 80 mil dólares, equivalente a cerca de 450 mil reais, ao Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza do Amazonas. Os insumos foram enviados após reunião virtual do embaixador chinês no Brasil com o governador do Amazonas.
O procurador-geral da República, AUGUSTO ARAS, terá que se manifestar sobre uma denúncia apresentada por parlamentares do PCdoB contra o presidente JAIR BOLSONARO e o ministro da Saúde, EDUARDO PAZUELLO, pela falta do oxigênio em hospitais de Manaus. Nesta sexta, o ministro do STF, RICARDO LEWANDOWSKI enviou o pedido de abertura de investigação para análise de ARAS. A bancada do PCdoB na Câmara dos Deputados protocolou a notícia-crime atribuindo ao presidente e ao ministro crimes de prevaricação e 'exposição da vida ou da saúde de outrem ao perigo', em razão da crise sanitária no Amazonas.
Secretários da Fazenda de 18 estados pediram ao Congresso Nacional, em carta divulgada nesta sexta-feira, que sejam prorrogadas medidas econômicas para o enfrentamento da segunda onda da pandemia de Covid-19. No documento, os membros do Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados, o Comsefaz, pedem a renovação do auxílio emergencial, do estado de calamidade pública e do "orçamento de guerra" por seis meses. A emenda c do "orçamento de guerra" foi aprovada em maio e separou do Orçamento-Geral da União os gastos emergenciais para conter os danos causados pela Covid-19 no Brasil.
O ministro da Saúde, EDUARDO PAZUELLO, afirmou que Manaus terá prioridade e deverá receber cinco por cento dos dois milhões de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca. A capital do Amazonas, que vive um colapso no sistema de saúde por causa da pandemia de Covid, deve receber cerca de cem mil doses. A carga do imunizante de Oxford chegou da India nesta sexta-feira com cinco dias de atraso. O medicamento deve começar a ser encaminhado para os estados neste final de semana. Ontem, a Anvisa liberou o uso emergencial de mais quatro milhões e 800 mil doses da vacina Coronavac produzidas pelo Butantan em parceria com a chinesa Sinovac.
O boletim mais recente divulgado pela da Defesa Civil nesta sexta-feira informou que 46 pessoas ficaram desabrigadas em Santa Catarina por causa dos estragos causados pelas chuvas. Outras 40 precisaram deixar as casas e estão com parentes ou amigos. Pelo menos 22 municípios da faixa Leste do estado tiveram danos. As regiões mais afetas e com risco de mais chuva são o Médio Vale do Itajaí, Litoral Norte, Grande Florianópolis, litoral sul e Planalto Norte. As forças de segurança estão mobilizadas para atender a população.
O Ministério Público de Santa Catarina notificou as prefeituras de Bom Jardim da Serra, São Joaquim e Urupema, na Serra Catarinense, para que informem como é feita a vacinação contra a Covid-19. A promotoria quer saber semanalmente quem foram os vacinados, quando, e a qual grupo de imunização pertencem. O procedimento foi instaurado depois que surgiram suspeitas de ‘fura-filas’. Nesta sexta-feira o Tribunal de Contas do Estado entrou no assunto, e pediu à Secretaria Estadual da Saúde que informe como é feita a divisão das vacinas entre os municípios, os critérios para definição de quem vai receber a vacina e como é feito o acompanhamento.
A primeira Vara Federal de Florianópolis decidiu nesta sexta-feira manter a segunda prisão preventiva do deputado JÚLIO GARCIA referente à Operação Alcatraz. A Assembleia, que votou pela soltura dele na primeira prisão, pediu que o mesmo entendimento fosse estendido para outras prisões relacionadas à mesma operação. A solicitação, porém, foi negada. O advogado de GARCIA, CESAR ABREU, disse que respeita a decisão da juíza e que aguarda uma nova votação da Alesc para analisar a prisão do deputado. O político, que é o atual presidente da Alesc, foi preso na terça dentro da investigação da segunda fase da Operação Alcatraz. A prisão é domiciliar, com tornozeleira.
Publicado no Diário Oficial o contrato de concessão entre a União e a Rádio Itapiranga. O contrato foi assinado na semana passada e nesta sexta-feira, ocorreu a publicação no Diário Oficial da União. O ato foi oficializado entre a União, representada pelo Ministro de Estado das Comunicações, FÁBIO SALUSTINO DE FARIA, e a Rádio Itapiranga, representada pelo diretor, ADILSON BALDISSERA. A Rádio Itapiranga passa a operar em FM nos próximos dias. O trabalho é direcionado para a torre de transmissão, onde será feita a troca de todos os equipamentos. De acordo com ADILSON BALDISSERA, nos próximos dias, a Rádio Itapiranga deve anunciar a data que vai acontecer a mudança. A emissora passa a ser sintonizada na frequência de FM em 105,1.
Legislativo de Tunápolis transfere sessão extraordinária que estava prevista para esta semana. A sessão seria realizada na quinta-feira. Conforme o presidente da câmara de vereadores, ALOÍSIO LEHMEN, a transferência ocorreu porque a administração municipal, em nova análise, considerou a inclusão da contratação de um médico no projeto que seria votado pelos vereadores. A pauta em discussão é o plano de cargos, carreira e remuneração dos servidores públicos. O presidente cita que a sessão será realizada na segunda-feira, às 19 horas, e os vereadores votam a extinção do cargo de diretor do movimento econômico e criação de dois novos cargos, além da nova vaga para médico. Também estará em discussão à abertura de vaga para enfermeira com o objetivo de substituir ROSELI BONAVIGO que assumiu a secretaria da Saúde. O legislativo retoma as sessões ordinárias no dia oito de fevereiro.
Ataque de pragas em plantações de milho gera preocupação. Cigarrinhas tem causado estragos e deixado produtores em alerta. Conforme o extensionista da Epagri, MARCELO ROHDEN, a importância da cultura do milho em nossa região, seja para colheita em grão ou produção de silagem, exige muito cuidado com as lavouras devido o risco de alto prejuízo. O agrônomo destaca que são várias pragas que atacam as lavouras, incluindo a lagarta do cartucho que costuma causar estragos, porém possuem controle pelo milho transgênico. A cigarrinha costuma causar estragos na região Centro Oeste do pais e nos últimos anos chegou em nossa região. A infestação tem causado estragos em lavouras que não são tolerantes as doenças causadas por esta praga.
O extensionista da Epagri explica que o ataque da cigarrinha reduz o tamanho da planta. Outra característica do ataque desta praga é afetar a cor das folhas do milho que podem ficar com tons vermelho ou amarelo. Segundo MARCELO ROHDEN, o prejuízo pode ser de até 70 por cento nas lavouras. A Epagri ainda não possui levantamento sobre impacto em Itapiranga e municípios vizinhos. A preocupação com o ataque de cigarrinhas é baseada nos relatos dos produtores rurais que reclamam do alto investimento que realizam e sofrem com ataque de pragas que causam redução da rentabilidade das lavouras. O agrônomo lembra que ainda estamos em período de implantação da safrinha e isso exige planejamento. Segundo ROHDEN, o melhor controle seria evitar a sucessão de plantas hospedeiras da praga. O indicado é fazer a rotação de culturas e quebrar a sequência de reprodução das cigarrinhas.
Educação de Tunápolis define direções das escolas. Conforme a secretária, NAÍSSA SCHAURICH, os profissionais do setor foram comunicados nesta quarta-feira sobre as definições dos nomes que irão assumir os cargos de direção. Ela explica que ainda no ano passado as Associações de Pais e Professores enviaram a secretaria uma lista com a indicação de três nomes para assumir as direções das escolas. Votam para estas indicações os membros das APPs e os profissionais efetivos. Destes indicados, a administração municipal escolheu um nome para cada cargo. NAÍSSA cita que no Centro Educacional Helga Follmann o diretor será o professor de educação física CLEITON KIST, e no centro de Educação Infantil a professora de educação infantil LINESSA POLIS KNORST. Os diretores serão nomeados nesta segunda-feira. A secretaria lembra que a nova creche ainda não será usada, em função de melhorias que ainda precisam ser realizadas no local.
Construção da ponte que liga Itapiranga a Barra do Guarita volta a ser discutida./A Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina realizou na manhã da última quinta-feira, uma reunião para debater a construção da ponte que liga Itapiranga ao município gaúcho de Barra do Guarita. A informação é do prefeito de Princesa e presidente da Ameosc, EDILSON VOLKWEIS. De acordo com ele, o encontro foi realizado na sede da Associação dos Empresários de Itapiranga e contou com a presença do prefeito ALEXANDRE RIBAS e dos técnicos da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina. Conforme VOLKWEIS, o objetivo é dar sequência ao trabalho iniciado anteriormente e que já é esperado pela população dos dois municípios há mais de 40 anos.
Entidades iniciam mobilização para beneficiar as regiões Extremo Oeste de Santa Catarina e Noroeste do Rio Grande do Sul. Segundo o presidente da Ameosc, EDILSON VOLKWEIS, a ideia é complexa e precisa de uma alta demanda financeira, além de muita força política dos dois estados. Cita que a ação para construção da ponte que liga Itapiranga à Barra do Guarita está neste momento em fase de estudos. Para ele, são necessários agora diversos estudos em vários aspectos, entre eles econômico, social, entre outros. VOLKWEIS assegura que o papel da associação neste momento é mobilizar a bancada de deputados e senadores, além dos governos estaduais e federal. De acordo com o presidente da AMEOSC, a obra é fundamental e vai beneficiar os moradores em diversos aspectos, principalmente relacionado a economia local.
Epagri vai investir em capacitações no turismo. Planejamento para o ano inclui várias atividades. O escritório da Epagri de Itapiranga intensifica trabalhos com o turismo rural. Meta é capacitar as famílias e também estabelecer formas de aumentar o faturamento com os visitantes. Segundo a extensionista social da Epagri de Itapiranga, ALÉSIA LAUSCHNER, o desafio é realizar atividades programadas para este ano em um cenário de incerteza diante da pandemia. O trabalho com o turismo rural ocorre com famílias que já estão na atividade e também novos empreendedores dispostos a investir no setor. A extensionista cita visitas periódicas para orientar sobre questões técnicas e atividades realizadas respeitando as questões legais. ALÉSIA, anuncia ainda para o mês de março uma capacitação online sobre legislação em turismo. A mobilização visa atingir o máximo de pessoas devido à importância de ter conhecimento sobre esta atividade.
A extensionista da Epagri cita que é preciso estar atento a legislação para não ter problemas com a exploração do turismo rural. De acordo com ALÉSIA LAUSCHNER, uma palestra inclui abordagem sobre ações bem sucedidas na serra catarinense e que podem ser exploradas na nossa região. A extensionista da Epagri alerta que existe limite para exploração do turismo rural. Com as questões de pandemia, aumenta o número de visitantes que buscam atrações ligadas a natureza. Neste sentido é preciso aproveitar produtos passiveis de venda para gerar renda extra para as famílias. Em Itapiranga sete famílias são atendidas pela Epagri em projetos turísticos. ALÉSIA LAUSCHNER informa que estão previstas excursões para o Caminhos da Fronteira e Vale dos Vinhedos na região de Bento Gonçalves.
Secretário da Agricultura de São João do Oeste, destaca a importância das atividades com gado de corte e de leite para a economia do município. O Programa de Melhoramento Genético é considerado uma referência regional pelo alto investimento realizado a vários anos e resultados expressivos. De acordo com ROGERIO RECH, está crescendo o interesse por gado de corte e principalmente com uso de matrizes leiteiras. Salienta que o interesse genético deve ser continuo e com muita responsabilidade. O secretário informa que o gado de corte ganha espaço com as raças Red Angus, Inra 95, Guzerá, Nelore e Gir. Para este ano o município vai priorizar as raças Inra 95 e Aberdeen Angus. RECH explica que são raças que geram carcaça maior, ganho de peso interessante e atendem as exigências do mercado. Para o gado leiteiro o foco segue em raças Holandês e Jérsei.
Produção de leite possui grande variação de volume dependendo do sistema. O município de São João do Oeste mantém um plantel atual de aproximadamente 12 mil vacas em lactação. Conforme o secretário da Agricultura, ROGÉRIO RECH, a média diária geral de produção é de 12,7 litros de leite por vaca ao dia. Destaca que no sistema de confinamento as médias superam os 30 litros por dia. ROGERIO RECH informa que o município de São João do Oeste tem um plantel total de 27 mil bovinos registrados na Cidasc, incluindo animais destinados para a produção de leite e de carne. No total são 865 propriedade com bovinos, sendo 480 propriedades se dedicam ao gado leiteiro em escala comercial.
Falta de mão de obra é um problema constante na atividade leiteira. A automatização já não é suficiente para garantir sucessão familiar e manutenção da propriedade. O secretário da Agricultura de São João do oeste avalia com preocupação este cenário de redução de famílias com gado de leite. ROGERIO RECH salienta que ano a ano vem reduzindo o número de produtores de leite. Cita ainda uma tendência natural de concentração de produção e automação em virtude da pouca disponibilidade de mão de obra e necessidade de escala de produção para viabilizar custos e conseguir se manter na atividade. De acordo com ROGERIO RECH, consequentemente aumentou a demanda por mão de obra mais especializada para manejo, operação e manutenção dos sistemas. O secretário considera que a redução do orçamento para a agricultura compromete alguns programas do município. Será necessário ajuste com projetos de lei encaminhados para a câmara de vereadores.
Proprietários de ônibus registram prejuízos há 10 meses. Com a pandemia os coletivos foram impedidos de circularem em determinados trajetos. Retorno das linhas do transporte coletivo dentro dos municípios gera alivio para proprietários de ônibus. Por não ser considerado prioritário, o serviço não foi liberado como medida de prevenção a Covid-19. A partir desta segunda-feira, dia 25, os ônibus voltam a circular nas comunidade do interior. Proprietário de empresa de ônibus em Itapiranga, JUCA GUARIENTI, diz que o serviço será prestado em caráter experimental nas segundas, quartas e sextas-feiras devido ao longo tempo sem realizar os trajetos. Ele demonstra alivio e ao mesmo tempo preocupação devido os problemas que foram gerados ao longo dos 10 meses sem poder trabalhar.
Medidas de prevenção fazem parte dos cuidados adotados no transporte coletivo. JUCA GUARIENTI observa que as exigências sanitárias serão seguidas como colocar à disposição os dispositivos de prevenção. O microempresário lamenta a falta de auxílio dos governos municipal e estadual desde o 16 de março de 2020 quando foi obrigado a parar de transportar passageiros. JUCA GUARIENTI observa o transporte de trabalhadores de empresas foi mantido, porém não ocorreu negociação sobre ajuda para os proprietário de coletivos destinado ao transporte de passageiros do interior e de alunos. Os prejuízos acumulados são difíceis de serem recuperado proporcionando diversos problemas para o pagamento das despesas que são fixas.
Secretária de Educação de Itapiranga anuncia medidas para retorno as aulas. Município fará levantamento para retorno das aulas presenciais. Objetivo é mapear comorbidades entre os alunos da rede municipal de ensino de Itapiranga e famílias que não se sentem seguras para o retorno das aulas. Conforme a secretária de Educação, CLENICE DOS SANTOS BECKER, está disponível o link do formulário nas plataformas oficiais de comunicação do município. Até o dia 27 de janeiro, os pais ou responsáveis precisam fornecer uma resposta por aluno que frequentará as escolas municipais. A secretária esclarece que depois de preencher o formulário, todos os pais ou responsáveis ainda deverão assinar um termo de compromisso, que será entregue às famílias no primeiro dia de aula, declarando se o aluno frequentará ou não as aulas presenciais.
Retorno presencial não é obrigatório para os alunos. O retorno presencial das aulas está previsto para o dia 18 de fevereiro, no sistema híbrido, com a oferta de aulas presenciais e remotas em semanas alternadas. A secretária de Educação explica que no caso dos alunos que não frequentarão as aulas presenciais, os pais ou responsáveis devem ir até a unidade escolar em que o filho está matriculado, para assinar o termo e buscar maiores informações sobre as atividades remotas. Segundo CLENICE BECKER, no mesmo formulário também será realizado o levantamento do meio de transporte que o aluno usará para chegar até as unidades escolares. A secretária salienta que medidas restritivas relacionadas ao transporte escolar deverão ser adotadas para segurança dos usuários. CLENICE destaca que as restrições visam evitar a contaminação pelo coronavírus e aglomerações, principalmente nos coletivos escolares.
Polícia Militar de Itapiranga registra ocorrências de perturbação e apreensão de CNH. Foram apreendidas três carteiras de habilitação por recusa de teste de bafômetro. A guarnição da PM realizou operação de trânsito no Bairro Industrial e flagrou irregularidades. Já na madrugada de hoje foi registrado boletim de ocorrência por perturbação de sossego. A guarnição foi acionada por volta das três horas da madrugada devido ao volume exagerado de som, próximo ao Complexo da Oktober, no bairro Jardim Bela Vista. A caixa de som foi apreendida.
Suspeitos de roubo a mercado no centro de Riqueza são presos durante operação. A Polícia Civil, com a participação da Polícia Militar, realizou na manhã desta quinta-feira, uma operação para dar cumprimento a seis mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão em decorrência de crime de roubo ocorrido em Riqueza. Na tarde do dia oito de janeiro, dois homens, munidos com armas de fogo, entraram em um mercado localizado no centro de Riqueza, usando capacetes, luvas e roupas compridas, com o intuito de não serem identificados. Os assaltantes anunciaram o roubo e ameaçaram as vítimas, apontando as armas, e as obrigaram a entregar dinheiro e outros bens que estavam no mercado. Em seguida, fugiram do local em uma motocicleta. A Polícia Civil e Polícia Militar realizaram buscas pelos autores, identificando que a moto utilizada no roubo foi furtada no município de Caibi, porém não localizando os assaltantes.
A Polícia Civil de Riqueza iniciou as investigações e, após diversas diligências, identificou um dos suspeitos que entrou no estabelecimento e uma terceira pessoa que auxiliou na execução do crime, além de obter informações do segundo homem que entrou no mercado para praticar o roubo. Com base nas informações, foram requeridas ordens judiciais de prisão dos suspeitos identificados e de busca e apreensão domiciliares, com a finalidade de obter mais provas do crime. O Poder Judiciário, após análise e parecer do Ministério Público, decretou a prisão de dois suspeitos e deferiu as ordens de busca residenciais. Para o cumprimento das ordens judiciais, a Polícia Civil organizou uma operação, contando com apoio da Polícia Militar. Foram realizadas buscas em Riqueza, com a presença do SAER/Fron, Serviço Aeropolicial de Fronteira da Polícia Civil, sendo apreendidos objetos de interesse da investigação para a apuração da autoria do delito.
Dois suspeitos foram presos no município de Chapecó, pela Delegacia de Furtos e Roubos de Chapecó. A operação, organizada pela delegacia de Riqueza, contou com o apoio da Polícia Militar, SAER/Fron, DIC de São Miguel do Oeste, Delegacia de Furtos e Roubos de Chapecó, Delegacias de Itapiranga, Mondaí, Iporã do Oeste, Cunha Porã, Maravilha e São José do Cedro. A motocicleta usada no crime foi recuperada na manhã desta sexta-feira, no município de Caibi. Ela havia sido abandonada no matagal. As investigações continuam com a finalidade de identificar um dos autores do roubo e obter outras informações que possam esclarecer todas as circunstâncias do crime.