-VACINAS DE OXFORD DEVEM SER ENCAMINHADAS AINDA HOJE AOS ESTADOS
-JUSTIÇA MANTÉM PRISÃO DO DEPUTADO ESTADUAL JULIO GARCIA
-SETOR COMUNICA SOBRE A RENOVAÇÃO DE BLOCOS DE PRODUTOR RURAL
-CASA FAMILIAR ESTUDA IMPLANTAR PÓS GRADUAÇÃO DE PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA
-CONDER COMPLETA NESTE MÊS UM ANO EM SERVIÇOS DE LICENÇAS AMBIENTAIS
-RECURSOS PARA AGRICULTURA TERÃO TAXAS REDUZIDAS
-EDUCAÇÃO LANÇA NESTA SEGUNDA QUESTIONÁRIO SOBRE O RETORNO ESCOLAR
-DELEGACIA DA COMARCA REGISTRA TRÊS ABUSOS SEXUAIS EM 40 DIAS
-MOTORISTA PERDE O PNEU DE VEÍCULO E COLIDE CONTRA PRAÇA
-CARRO E MOTO COLIDEM NO CENTRO DA CIDADE
O tempo está parcialmente nublado. A previsão para as próximas horas é de sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite. A temperatura pode chegar a 30 graus. A mínima das últimas horas foi de 20 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 45 centavos. O euro está valendo seis reais e 63 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.
Portugal vai eleger neste domingo o novo presidente do país. Sete candidatos disputam a eleição. O favorito é o atual presidente, candidato de centro-direita, MARCELO REBELO DE SOUSA. Os outros mais bem colocados nas pesquisas são a ex-eurodeputada socialista ANA GOMES, candidata independente, e ANDRÉ VENTURA, líder do partido de extrema direita Chega. Portugal tem nove milhões e 800 mil eleitores e existe uma preocupação em relação a possível alta abstenção em razão da pandemia do coronavírus.
Os Estados Unidos aplicaram 17 milhões doses de vacinas contra a Covid até o momento e lideram o levantamento desta sexta-feita do projeto ligado à Universidade de Oxford. Mais de 56 milhões e 500 mil doses de vacina contra a Covid foram aplicadas em todo o mundo. A China aplicou 15 milhões de doses, o Reino Unido cinco milhões 440 mil, Israel três milhões 290 mil e os Emirados Árabes Unidos, dois milhões 225 mil. Segundo o levantamento, o Brasil é o décimo sexto da lista com 193 mil 699 doses aplicadas.
A Embaixada chinesa no Brasil informou nesta sexta-feira que empresas e entidades do país asiático vão doar mil e 700 cilindros de oxigênio ao Amazonas. A doação inclui também mil e 900 quilogramas de oxigênio e outros insumos, como 360 mil máscaras e 200 cestas de alimentos. Além disso, a China também doou 80 mil dólares, equivalente a cerca de 450 mil reais, ao Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza do Amazonas. Os insumos foram enviados após reunião virtual do embaixador chinês no Brasil com o governador do Amazonas.
O procurador-geral da República, AUGUSTO ARAS, terá que se manifestar sobre uma denúncia apresentada por parlamentares do PCdoB contra o presidente JAIR BOLSONARO e o ministro da Saúde, EDUARDO PAZUELLO, pela falta do oxigênio em hospitais de Manaus. Nesta sexta, o ministro do STF, RICARDO LEWANDOWSKI enviou o pedido de abertura de investigação para análise de ARAS. A bancada do PCdoB na Câmara dos Deputados protocolou a notícia-crime atribuindo ao presidente e ao ministro crimes de prevaricação e 'exposição da vida ou da saúde de outrem ao perigo', em razão da crise sanitária no Amazonas.
Secretários da Fazenda de 18 estados pediram ao Congresso Nacional, em carta divulgada nesta sexta-feira, que sejam prorrogadas medidas econômicas para o enfrentamento da segunda onda da pandemia de Covid-19. No documento, os membros do Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados, o Comsefaz, pedem a renovação do auxílio emergencial, do estado de calamidade pública e do "orçamento de guerra" por seis meses. A emenda c do "orçamento de guerra" foi aprovada em maio e separou do Orçamento-Geral da União os gastos emergenciais para conter os danos causados pela Covid-19 no Brasil.
O ministro da Saúde, EDUARDO PAZUELLO, afirmou que Manaus terá prioridade e deverá receber cinco por cento dos dois milhões de doses da vacina de OxfordAstraZeneca. A capital do Amazonas, que vive um colapso no sistema de saúde por causa da pandemia de Covid, deve receber cerca de cem mil doses. A carga do imunizante de Oxford chegou da India nesta sexta-feira com cinco dias de atraso. O medicamento deve começar a ser encaminhado para os estados neste final de semana. Ontem, a Anvisa liberou o uso emergencial de mais quatro milhões e 800 mil doses da vacina Coronavac produzidas pelo Butantan em parceria com a chinesa Sinovac.
O boletim mais recente divulgado pela da Defesa Civil nesta sexta-feira informou que 46 pessoas ficaram desabrigadas em Santa Catarina por causa dos estragos causados pelas chuvas. Outras 40 precisaram deixar as casas e estão com parentes ou amigos. Pelo menos 22 municípios da faixa Leste do estado tiveram danos. As regiões mais afetas e com risco de mais chuva são o Médio Vale do Itajaí, Litoral Norte, Grande Florianópolis, litoral sul e Planalto Norte. As forças de segurança estão mobilizadas para atender a população.
O Ministério Público de Santa Catarina notificou as prefeituras de Bom Jardim da Serra, São Joaquim e Urupema, na Serra Catarinense, para que informem como é feita a vacinação contra a Covid-19. A promotoria quer saber semanalmente quem foram os vacinados, quando, e a qual grupo de imunização pertencem. O procedimento foi instaurado depois que surgiram suspeitas de ‘fura-filas’. Nesta sexta-feira o Tribunal de Contas do Estado entrou no assunto, e pediu à Secretaria Estadual da Saúde que informe como é feita a divisão das vacinas entre os municípios, os critérios para definição de quem vai receber a vacina e como é feito o acompanhamento.
A primeira Vara Federal de Florianópolis decidiu nesta sexta-feira manter a segunda prisão preventiva do deputado JÚLIO GARCIA referente à Operação Alcatraz. A Assembleia, que votou pela soltura dele na primeira prisão, pediu que o mesmo entendimento fosse estendido para outras prisões relacionadas à mesma operação. A solicitação, porém, foi negada. O advogado de GARCIA, CESAR ABREU, disse que respeita a decisão da juíza e que aguarda uma nova votação da Alesc para analisar a prisão do deputado. O político, que é o atual presidente da Alesc, foi preso na terça dentro da investigação da segunda fase da Operação Alcatraz. A prisão é domiciliar, com tornozeleira.
Diário Oficial publica contrato da Rádio Itapiranga para FM. O contrato foi assinado na semana passada, e nesta sexta-feira, 22, ocorreu a publicação no Diário Oficial da União. O ato foi oficializado entre a União, representada pelo Ministro de Estado das Comunicações, Fábio Salustino Mesquita Faria, e a Rádio Itapiranga, representada pelo diretor Adilson Baldissera. A emissora está autorizada agora a operar em FM. Para Adilson Baldissera, o momento é de alegria e comemoração. De acordo com ele, a Rádio Itapiranga passa a operar em FM nos próximos dias. O trabalho agora é direcionado para a torre de transmissão, onde será feita a troca de todos os equipamentos. Nos próximos dias, a Rádio Itapiranga deve anunciar a data que vai acontecer à mudança. A emissora passa a ser sintonizada na frequência de FM em 105,1.
Educação de SJCedro lança nesta segunda-feira questionário sobre o retorno escolar para os pais. Conforme a secretária de educação, TÂNIA DOS SANTOS, desde o início de ano está sendo estudadas formas para que aconteça o retorno às aulas de forma segura. Ela comenta que houve algumas reuniões com a UNDIME estadual e nacional, além do colegiado da AMEOSC para debater sobre o retorno. Lembra que os estudos presenciais estão suspensos desde março de 2020, e será necessário reavaliar os conteúdos passados durante o ano. Segundo a secretária está sendo preparado o calendário e transporte escolar, e materiais específicos de segurança de alunos e professores. TÂNIA comenta que nesta segunda-feira haverá uma reunião com os professores para planejar as primeiras ações. A secretária informa que na tarde da mesma segunda-feira, os diretores estarão entrando em contato com os pais de cada aluno com o objetivo de saber se os responsáveis concordam com o retorno escolar na forma de alternância, ou seja, as escolas contarão com alguns alunos presenciais e outros de forma remota.
Alunos que estarão em estudo remoto deverão buscar os conteúdos na escola. Segundo a secretária de educação, TÂNIA DOS SANTOS, o planejamento do retorno escolar é complexo. Lembra que o contanto com os pais será via grupos de whatsApp, além da pesquisa que irá ser realizada contendo todas as informações de protocolos de segurança que a escola deverá tomar com os alunos. Ressalta que essa pesquisa contará com assinatura dos pais. TÂNIA comenta que existe um plano de contingência já aprovado na esfera escolar. Ela enfatiza que no início de fevereiro irá ser feito uma reavaliação do plano de contingência. Salienta que a merenda escolar e produtos da agricultura familiar já estão licitadas, não havendo problemas com a alimentação dos alunos. A secretária enfatiza que o estado repassou recursos para a compra de produtos como totens, termômetros, luvas e papel toalha.Para TÂNIA as entidades escolares do município estão preparadas para esse retorno. Destaca que houve sobra de recursos na secretaria do ano passado, e que esses valores serão utilizados para adquirir produtos necessários para a retomada das aulas.
Casa Familiar estuda implantar pós graduação de pedagogia da alternância. Segundo o coordenador regional da Casa Familiar Rural, EDIMAR BOLIS, na semana passada foi recebido um convite da ARCAFAR-RS, para participar de uma reunião e debater o assunto sobre a implantação da pós graduação de pedagogia da alternância, com ênfase na situação familiar. Comenta que após o recebimento, houve duas reuniões debatendo sobre o curso. Segundo ele, está sendo desenvolvido os métodos da pós graduação para ser implementada dentro do modelo da pedagogia da alternância. Explica que está sendo montado um grupo de professores que irão ministrar as aulas em parceria com alguma universidade. O curso de pedagogia da alternância é um método que busca a interação entre o estudante que vive no campo e a realidade que ele vivencia em seu dia a dia, de forma a promover constante troca de conhecimentos entre seu ambiente de vida, trabalho e escolar. O curso visa atender a população rural do município e seu entorno onde a agricultura familiar e a produção de leite são fortes, e valorizar o diálogo escola, família e o campo.
Casa Familiar estuda fazer intercâmbio no final do curso. O coordenador regional da Casa Familiar Rural, EDIMAR BOLIS, comenta que a forma de desenvolver o curso é com o regime de alternância, ou seja, os estudos aconteceram em uma semana no estado de Santa Catarina e na semana seguinte no Rio Grande do Sul. Ele destaca que já está sendo avaliada uma viagem para França, onde o curso de pedagogia de alternância surgiu no ano de 1935. Acrescenta que essa possível viagem é uma das novidades que a Casa Familiar estuda trazer para 2021. BOLIS enfatiza que um dos objetivos da entidade é buscar uma parceria com o estado do Rio Grando do Sul para desenvolver intercâmbio, levando alunos brasileiros para o país francês como trazer alunos da França para o Brasil. Conforme ele, o estado do Rio Grande já realiza esses métodos há dois anos, visando trazer mais conhecimento. EDIMAR ressalta que após os trâmites de estrutura profissional; conteúdos; valores de mensalidades e local onde deverão acontecer as aulas serão posteriormente cada Casa Familiar comunicada de como irá funcionar o curso.
A Administração de Guaraciaba através do Setor de Blocos comunica sobre a renovação de blocos de produtor rural para o ano de 2021. Até o momento pouco mais de 50 por cento dos produtores rurais compareceram para a renovação. Conforme Secretário de Agricultura, SÉRGIO THALHEIMER, o município possui mais de dois mil e 300 produtores rurais ativos e que precisam comparecer na data estipulada para realizar o acerto das notas emitidas em 2020 e revalidar as notas ainda existentes no bloco. Ainda segundo o Secretário, a renovação dos blocos teve início nos primeiros dias de janeiro e segue até o dia 29, próxima sexta-feira, diretamente no Setor. Não há confirmação ainda de que o prazo para a renovação seja estendido. Para realizar a renovação é importante que o produtor verifique se possui todas contra notas das notas destacadas. THALHEIMER destaca ainda que é importante não deixar para realizar a renovação nos últimos dias, pois na falta de alguma contra nota o produtor pode ter transtornos e perder o prazo para a renovação.
Donos de papelaria têm expectativa de aumento nas vendas com retorno das aulas presenciais. O movimento nas papelarias foi baixo em 2020, por causa da suspensão das aulas, durante a pandemia da covid-19. A previsão é que os alunos retornem para as salas em fevereiro. Conforme a empresária em SJCedro, HELENA FRANCISCO, o setor aguarda o inicio das aulas presenciais no município. Segundo ela, os materiais escolares foram adquiridos ainda no ano passado e já estão disponíveis nas papelarias. Acrescenta que durante neste mês são realizados novas compras de materiais conforme a lista escolar disponibilizados por cada instituição. HELENA comenta que durante o período sem aulas presenciais, os pais procuraram a papelaria para adquirir livros de atividades, lápis de cor e canetas coloridas para as crianças desenvolverem as atividades em casa. Ela enfatiza que a procura destes materiais foi com o objetivo de entreter as crianças no período de aulas remotas.
CONDER completa um ano neste mês em serviços de licenças ambientais. Conforme o prefeito de Guarujá do Sul e presidente do órgão, CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER, o consócio traz uma grande importância para região com o objetivo de desburocratizar atividades que desenvolve os municípios abrangentes. Segundo o ele, o órgão tem como redução de custos através de compras concentrada em maiores volumes e com melhor planejamento das necessidades. Comenta que são três anos de compras compartilhadas com os municípios associados com objetivo de buscar o menor custo. O prefeito lembra sobre o início da licença ambiental através do CONDER que neste mês completa um ano de atividades ambientais. Em 2020 foram mil 245 licenças emitidas pelo órgão, sendo aproximadamente cem licenças mensais. Acrescenta que a entidade trouxe eficiência e rapidez garantindo mais agilidade nos encaminhamentos das análises e na emissão das licenças ambientais
Segundo o prefeito de Guarujá do Sul e presidente do órgão, CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER, no mês passado foi repassado para prefeitura de SMOeste o valor de quatro milhões e meio de reais para construção da usina de asfalto. Ele comenta que o CONDER estará fazendo gerenciamento e operacionalização, além do rateio que é divisão lucros e gastos de maneira proporcional com os municípios associados ao órgão. Acrescenta que, para ser operacionalizada e viável, o empreendimento da usina de asfalto na região necessitou haver o compromisso de cada município. CLAUDIO JUNIOR destaca que primeiramente deverá ser concluído a aquisição de equipamentos além de conversas com cada prefeito. Ele acredita que a usina começa a operar ainda neste ano.
Iniciou nesta semana o programa de Leão Orientador do Lions Clube. Conforme o assessor de comunicação do Lions Clube de Guarujá do Sul, ARI HART, esse curso iniciou na quarta-feira com o objetivo de capacitar clubes recém fundados nos municípios. Comenta que essa capacitação é em nível nacional ministrada pelo Lions Clube do Rio de Janeiro em formato de workshop através do programa Zoom. Acrescenta que está sendo desenvolvido vários exercícios além do estatuto do Lions Internacional com materiais disponibilizados para atividades práticas. Segundo ele, está participando da capacitação aqui da região dois integrantes de SMOeste. ARI destaca que haverá o acompanhamento do orientador oferecendo suporte de treinamento por dois anos, além de identificação de novos recursos para auxiliar a comunidade. Ele destaca que havendo necessidade de novos orientadores nos clubes poderão ser solicitados os recém formados, cita o Lions Clube em Belmonte, que foi fundado em dezembro.
Delegacia em SJCedro registra nos últimos dias três abusos sexuais envolvendo adolescentes. Conforme o delegado da Polícia Civil, SANDRO ZANCANARO, os trabalhos dos últimos quarentas dias estão empenhados para solução de três casos de abusos sexuais de crianças e adolescentes. Segundo o delegado, esses casos são complexos devido à falta de testemunhas. Lembra que é necessário preservar a identidade, quanto da vítima e acusado por serem casos em investigação de sua veracidade. Acrescenta que os casos estão sendo apurados pela delegacia, mas até o momento ninguém foi preso. SANDRO salienta que está um destes três casos se refere a um caso de abuso ocorrido em SMOeste. Destaca que esse caso foi registro na delegacia do município, porém foi encaminhado para delegacia responsável em SMOeste para que seja dado a continuidade nos procedimentos cabíveis. Conforme o delegado, a suspeita destes casos terem sido praticados por adolescentes. Ele enfatiza que os adolescentes são responsabilizados se houver comprovação do ato de abuso, os abusadores são encaminhados para o Casep em SJCedro.
Em casos de abusos é necessário comunicar as autoridades policiais. Segundo o delegado da Polícia Civil, SANDRO ZANCANARO, muitos casos de abusos são praticados por homens e do seio familiar. Destaca pais, padrasto, tio e alguns casos por avôs. O delegado comenta que em casos de abusos necessitam ser comunicados para os órgãos competentes pata tomar a providências o quanto antes. Ele enfatiza que nestes casos, as vitimas tem sua identidade preservada para não sofrer ataques ou questionamentos da sociedade. Segundo SANDRO, nestes primeiros dias do ano houve registros envolvendo furtos e violência doméstica. Lembra que os casos de violência contra mulher durante a pandemia teve índices altos de casos na comarca.
Sicoob disponibiliza recursos próprios com taxas reduzidas para investimentos e custeio na agricultura. Conforme o gerente da agência em SJCedro, WAGNER JUNGES, o ano de 2020 foi atípico para todos. Comenta que a partir do segundo semestre do ano passado a economia voltou a recuperar. Ele explica que para este ano já está planejadas as ações para serem desenvolvidas. Destaca que para o público rural as linhas de créditos já estão liberadas para os agricultores que necessitarem de recursos para investimentos ou custeio enquanto acontece o plano safra. WAGNER comenta que no final de 2020 foi criado linhas emergenciais devido a estiagem na região. Segundo ele, o Sicoob conta novas linhas de créditos com recursos próprios da cooperativa para investimentos na captação e armazenagem d’água da chuva. Salienta que esses recursos contam com prazos de até oito anos para pagar. O gerente comenta que no final do ano passado houve uma procura expressiva por recursos via Proagro devido a perdas de grãos causadas pela falta regular de chuva .
Programas que oferecem recursos ainda geram dúvidas para os agricultores. Segundo o gerente da agência em SJCedro, WAGNER JUNGES, a muitas dúvidas sobre os programas de custeio e investimentos na agricultura. Ele explica que os produtores buscam informações sobre o Proagro. Explica que esse programa serve como um seguro dos investimentos de recursos próprios do agricultor. Acrescenta que se o agricultor enfrentar alguma perda expressiva, o calculado é aleatório feito por um sistema, que além de receber os valores perdidos no investimento, o produtor terá mais uma estimativa de receita que teria. Salienta que essas regras são definidas pelo Manual de Crédito Rural subsidia pelo governo. WAGNER acredita que a Selic, que serve como referência para outras taxas de juros como financiamentos, não deve sofrer muitas alterações. Acrescenta que para o público jurídico e pessoas físicas terá acesso a créditos com baixa taxa de juros.
Equipamentos especializados são adquiridos pelo 11º Batalhão da PM. Os materiais de combate serão utilizados pelos policiais que possuem o curso específico durante o serviço para dar condições mínimas de preservação da própria vida em caso de ferimentos graves. Geralmente são ocasionados por disparos de arma de fogo em confrontos armados, para que possam ser conduzidos com vida até às unidades de saúde mais próximas. No decorrer do ano o objetivo é capacitar os demais policiais militares do Batalhão e assim realizar a aquisição dos demais equipamentos. Por sua vez, o Kit de Arrombamento Tático é um conjunto de equipamentos que visam o atendimento de ocorrências, geralmente o cumprimento de mandados de busca e apreensão, os quais necessitem de equipamentos especiais para propiciar a desobstrução e a realização de entradas táticas.
Caminhonete pula rótula e só para após colidir em poste em SMO. A Polícia Militar atendeu uma ocorrência de acidente de trânsito, na tarde desta sexta-feira, por volta das 16 horas, na rua Almirante Barroso, centro de São Miguel do Oeste. Segundo a PM, a guarnição foi acionada e se deslocou para a ocorrência, constatando o acidente, envolvendo uma Toyota Bandeirante, que teve danos de média monta e nenhum ferido. Ainda segundo a polícia, o condutor relatou que transitava com o veículo pela Rua Almirante Barroso, sentido praça Walnir Bottaro Daniel, quando percebeu que os freios não estavam funcionando, o veículo desceu uma rua desviando de outros carros, perdeu uma roda durante o ocorrido e após várias manobras conseguiu fazer com que o veículo parasse colidindo no meio fio em frente à praça central e também no poste. Imagens de uma câmera de segurança, da empresa, mostram o momento exato do acidente e pode ser conferido no Portal Peperi.
Homem é atingido por disparo de arma de fogo. Por volta das 08 horas e 30 minutos desta sexta-feira, a guarnição do Corpo de Bombeiros de Campo Erê foi acionada pela Polícia Militar para atender uma vítima de disparo de arma de fogo na linha Santa Rita, em Saltinho. Na chegada dos bombeiros, o homem de 20 anos estava deitado em um sofá do lado de fora da casa. A vítima relatou que por volta das 23 horas da noite anterior, um veículo passou e efetuou dois disparos em sua direção. Um dos tiros atingiu o tórax e outro a perna do homem. Os socorristas fizeram procedimentos e encaminharam a vítima ao Hospital de Campo Erê.