ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco quarta-feira 22 12 2021

-CONGRESSO APROVA ORÇAMENTO COM FUNDO ELEITORAL DE 4 BILHÕES E 900 MILHÕES

-DEPUTADOS VOTAM REAJUSTES E GRATIFICAÇÕES PARA SERVIDORES DE SC

-JUSTIÇA CONCEDE SAÍDA TEMPORÁRIA PARA 10 PRESOS DA CADEIA DO MUNICÍPIO

-PREFEITO DE BARRA BONITA DECRETA EMERGENCIA E CANCELA PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO

-SECRETARIA DE OBRAS DIRECIONA EQUIPES PARA AS AÇOES DE COMBATE A ESTIAGEM

-MENINO DE 11 ANOS FICA FERIDO AO SER ATINGIDO POR TRAVE EM CAMPO DE FUTEBOL

-CASAL É PRESO POR USAR MENOR EM TENTATIVA DE FURTO EM LOJA DE CALÇADOS

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável e pancadas de chuva a partir da tarde. A temperatura pode chegar a 37 graus. A mínima das últimas horas foi de 19 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 70 centavos. O euro está valendo seis reais e 45 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos.

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde afirmou nesta semana que 2022 deve ser o ano "em que acabaremos com a pandemia". TEDROS ADHANOMexpressou o desejo em uma entrevista coletiva em Genebra, onde também defendeu a redução da desigualdade no acesso às vacinas. Com o surgimento da variante ômicron, detectada na África do Sul em novembro e muito mais contagiosa, alguns países enfrentam uma quinta onda de Covid-19 e apertam as restrições sanitárias. Nesse sentido, o chefe da OMS alertou para os riscos das reuniões familiares neste período de festas e reafirmo que OMS está empenhada em fazer todo o possível para acabar com a pandemia.

Portugal determinou nesta terça-feira o fechamento de boates e bares e recomendou às pessoas que trabalhem em casa por pelo menos duas semanas a partir de sábado para controlar a disseminação da Covid-19 durante o período de festas. O primeiro ministro ANTONIO COSTA disse que este ainda não é o Natal normal, mas que as medidas são importantes e necessárias. COSTA também anunciou restrições de capacidade nas lojas e disse que um teste de coronavírus negativo agora será necessário para ficar em hotéis ou ir a eventos. Quase 50 por cento dos novos casos de coronavírus em Portugal são da variante ômicron, informou o instituto nacional de saúde.

A Casa Branca anunciou nesta terça-feira novas medidas que o país vai adotar para combater a variante ômicron da Covid-19 no país. As medidas incluem a compra de meio bilhão de testes rápidos, apoio de militares e envio de equipes para os estados de Arizona, Indiana, Michigan, New Hampshire, Vermont e Wisconsin, além da ampliação de locais de vacinação contra a Covid-19. Os 500 milhões de testes rápidos serão enviados gratuitamente para as casas dos americanos que os solicitarem, por meio de um site, a partir de janeiro. Em menos de um mês, a ômicron já se tornou a variante dominante nos EUA, responsável por 73 por cento dos novos casos.

A arrecadação de impostos, contribuições e demais receitas federais atingiu 157 bilhões 340 milhões em novembro. Os dados foram divulgados ontem pela Secretaria da Receita Federal. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, quando a arrecadação foi de 155 bilhões 146 milhões, houve aumento real de um vírgula 41 por cento. De acordo com o órgão, o resultado é o maior para meses de novembro desde 2014, quando somou 157 bilhões 565 milhões, valor corrigido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo. Com isso, é o melhor resultado para novembro em sete anos. Segundo a Receita Federal, a arrecadação neste ano reflete a melhora na atividade econômica.

O presidente JAIR BOLSONARO assinou o decreto que institui o Plano Nacional de Enfrentamento ao Feminicídio. O texto foi publicado nesta terça-feira no Diário Oficial da União. O plano integra as ações e políticas do governo em diversos setores para combater e prevenir as mortes de mulheres vítimas de violência de gênero. O decreto reforça as políticas nacionais de enfrentamento a todas as formas de feminicídio e estabelece metas como: articulação da rede de enfrentamento à violência contra as mulheres; a promoção de ações que conscientizem a sociedade sobre a violência contra as mulheres; a ampliação das possibilidades de denúncia; a melhoria da gestão da informação sobre violência contra as mulheres e a instituição de políticas de responsabilização, educação e monitoramento dos autores de violência contra o sexo feminino.

O Congresso Nacional concluiu a votação e aprovou nesta terça-feira a proposta de Orçamento da União para 2022. O placar entre os deputados foi de 358 votos favoráveis e 97 contrários. No Senado, o texto passou por 51 votos a 20. As sessões do Congresso costumam ser conjuntas, mas em razão da pandemia têm sido realizadas separadamente. O texto vai à sanção presidencial. A votação do Orçamento do ano seguinte é requisito para o encerramento do ano parlamentar. Com a aprovação, deputados e senadores poderão iniciar o recesso de fim de ano. O Fundo eleitoral ficou em quatro bilhões 930 milhões de reais, a saúde terá 147 bilhões e a educação, 113 bilhões em 2022.

Santa Catarina tem cerca de 752 mil pessoas que vivem com menos de 500 reais por mês. As informações são de um estimativa feita pelo Núcleo de Estudo de Economia Catarinense, o Necat, da Universidade Federal de Santa Catarina. O levantamento concluiu também que pelo menos 615 mil catarinenses estão na linha de extrema probreza, ou seja, sobrevivem com até 150 mensais. De acordo com o professor de economia e coordenador no Necat, LAURO MATTEI, três fatores contribuem para o aumento de pessoas na linha da pobreza em Santa Catarina. O primeiro é o alto número de desemprego na região, em seguida, a falta de um auxilio emergencial perene e, por último, a disparada da inflação, que dificultou a condição de vida das pessoas.

Santa Catarina confirmou nesta terça-feira o primeiro caso importado da variante Ômicron, da Covid-19. O paciente é um homem de 66 anos, morador de Jaraguá do Sul, no Norte do Estado, que retornou de uma viagem da África do Sul no início deste mês. Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica, ele apresentou os primeiros sintomas em 9 de dezembro e, então, começou período de 14 dias em isolamento. Ele estava com o esquema vacinal completo, e os sintomas foram leves. Outros 56 casos da variante são investigados em Santa Catarina, em nove municípios: Balneário Camboriú, Biguaçu, Camboriú, Florianópolis, Palhoça, Canoinhas, Santo Amaro da Imperatriz, São Francisco do Sul e São José.

Os deputados estaduais aprovaram nesta terça-feira os projetos incluídos no pacotão de reajustes e gratificações dos servidores públicos de Santa Catarina. Também foram a plenário e ganharam votação favorável o novo Código Ambiental e o orçamento do governo para o próximo ano. Mais de 20 projetos foram discutidos e avaliados pelos parlamentares na sessão tensa e com várias discussões que começou por volta das duas e meia da tarde e terminou às nove e 20 da noite, após quase sete horas de votação. O pacotão dos reajustes foi o primeiro tópico a ser votado. A validade dos reajustes é a partir de janeiro de 2022. O pacotão tem impacto financeiro estimado em um bilhão e 300 milhões de reais para o Estado já em 2022. Para 2023 e 2024 o impacto será de um bilhão e meio. As possíveis mudanças despertaram fortes críticas de entidades catarinenses, como Fiesc, CDL, Facisc, Acif e Fampesc.

A venda de fogos de artifício deve se intensificar ainda mais nos próximos dias em São Miguel do Oeste. A projeção é do empresário, DJALMO DAVI. Ele participou do RPN Segunda Edição da última segunda-feira e destacou que o aumento no volume de vendas é tradicional nessa época do ano. De acordo com ele, muitos já realizaram a compra, enquanto outros realizaram pesquisa de preços ou já fizeram a reserva desses objetos. Conforme DJALMO, neste ano existe uma variedade de fogos de artifício que podem ser conferidos pelos clientes de toda a região.

Uma novidade neste ano são os fogos de artifício coloridos e que não emitem sons. A afirmação é do empresário, DJALMO DAVI. Segundo ele, também existem baterias grandes que podem ser usadas e que não machucam os ouvidos dos animais de estimação e das pessoas. Ele destacou que os itens mais vendidos neste final de ano são os fogos coloridos, baterias e rojões. DJALMO citou que os que possuem ruídos maiores são procurados por famílias que residem no interior, enquanto os moradores das cidades preferem os que não emitem sons.

Os preços dos fogos de artifício e demais itens similares variam de acordo com cada objeto e tipo específico. O comentário é do empresário, DJALMO DAVI. Ele citou como exemplo os coloridos onde cada unidade é vendida a 15 reais. Já a caixa com seis fogos colorido é comercializada a 40 reais, enquanto a comum é vendida a 30 reais. Ele disse que baterias custam a partir de 100 reais. Questionado sobre os preços, DJALMO DAVI pontuou que na comparação com 2020, os preços se mantiveram estáveis, porém, admitiu que em anos anteriores a procura era maior.

As pessoas que vão fazer o uso de fogos de artifício neste final de ano devem seguir todos os cuidados para evitar acidentes na hora das confraternizações. O alerta é do empresário, DJALMO DAVI. Ele lembrou que todas as dicas são repassadas aos consumidores na hora da compra, além de reforçar a atenção para que os mesmos sejam utilizados longe de residências, árvores, fios de alta tensão e de crianças. Ele salientou que o estoque nesse ano é menor que em anos anteriores, porém, deve atender a demanda existente. DJLAMO frisou que os interessados em adquirir esses produtos devem fazer a compra antecipada e não deixar para a última hora, pois, podem correr o risco de não conseguirem os materiais desejados.

A justiça de Santa Catarina concedeu o benefício de Saída Temporária para 10 presos do Presídio de São Miguel do Oeste neste final de ano. No estado de acordo com a Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa, serão beneficiados mil 591 detentos. As saídas começaram na última sexta-feira e vão até a quinta-feira da semana que vem. Cada preso tem o direito a sete dias de liberdade dentro deste período. O benefício foi concedida aos internos do regime semiaberto que possuem bom comportamento e tempo de cumprimento da pena suficiente para deixar a unidade prisional temporariamente. A saída temporária é autorizada pelo juiz da Execução Penal responsável pela comarca aonde o sentenciado cumpre pena, conforme previsto na Lei de Execução Penal.

A saída temporária de presos da unidade prisional de São Miguel do Oeste ocorre todos os anos e beneficiados com a medida devem seguir as regras previstas na legislação. Os detentos pode perder esse direito se forem flagrados descumprindo as medidas impostas pelo judiciário. Entre as proibições estão sair para festas, bares e boate. O preso em saída temporária também não pode embriagar-se ou usar drogas ilícitas. Além disso, não é permitido que se envolvam em brigas. Caso o apenado não retorne à unidade dentro prazo estipulado, ele passa a ser considerado foragido da Justiça e pode regredir ao regime fechado, onde não terá direito a novas saídas.

A Prefeitura de Paraíso, em parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina, vai promover nos dias 18, 20, 24 e 26 de janeiro, a segunda edição do Curso de Boas Práticas em Fabricação e Manipulação de Alimentos. O objetivo é capacitar os manipuladores que trabalham diretamente com a fabricação ou preparo de alimentos, como indústrias de gêneros alimentícios do município, restaurantes, padarias, açougues, sorveteria e pizzaria. Além disso, adolescentes a partir de 16 anos poderão realizar o curso para entrar para o mercado de trabalho em estabelecimentos que produzem alimentos. O curso acontecerá no Centro de Múltiplo Uso. Durante o curso serão abordados conteúdos teóricos e práticos sobre a manipulação e preparo dos alimentos.

O Curso de Boas Práticas em Fabricação e Manipulação de Alimentos é de suma importância porque proporciona credibilidade e confiança dos consumidores em relação ao estabelecimento que possui funcionários capacitados. A afirmação é da médica veterinária ANTONISE JAGUEZESKI. Ela lembrou que o primeiro curso de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos foi realizado nos dias 23 e 24 de setembro, organizado pela Prefeitura com apoio da Epagri e oferecido pelo SENAR. A primeira edição teve como alvo o público rural de campings, empreendimentos de turismo rural no município, e fabricantes dos mais variados gêneros alimentícios, como bolachas, massas, conservas, queijos e sucos. As inscrições para a segunda edição podem ser feitas na prefeitura de Paraíso.

A prefeita de Paraíso, MARLENE GIACOMINI, convocou a conselho municipal de Defesa Civil para uma reunião nesta sexta-feira. O encontro está marcado para as dez horas da manhã na prefeitura e o objetivo é discutir os efeitos da estiagem nas lavouras e também na cidade. A tendência é que a Defesa Civil elabore, nessa reunião, o decreto de Situação de Emergência que deve ser assinado pela prefeitura. Segundo dados coletados pelo município já existe uma perda significativa na produção agrícola. Como não há previsão de melhora do quadro nos próximos dias, Paraíso também deve decretar situação de emergência.

O prefeito de Barra Bonita, AGNALDO DERESZ, assinou nesta terça-feira, o decreto de situação de emergência em função da estiagem. Com isso, as festividades alusivas ao aniversário de 26 anos do município, marcadas para o dia 29 de dezembro, foram canceladas. A decisão foi tomada em comum acordo com a Comissão Central Organizadora da programação em virtude da preocupante situação causada pela falta de chuva. No dia 29 de dezembro estavam agendadas as atividades do corte do bolo de aniversário e show ao vivo. Para tentar auxiliar as propriedades com maiores prejuízos, as Secretarias de Obras e de Agricultura já estão levando agua para as propriedades mais afetadas. Desde setembro, as perdas nas lavouras são expressivas e se acumulam.

Os prejuízos provocados pela estiagem superam os quatro milhões de reais em Barra Bonita. A informação é do prefeito AGNALDO DERESZ. Em entrevista para a Peperi, ele destacou que as perdas provocadas pela falta de chuva se acumulam em todas as culturas agrícolas. Além disso, começa a faltar água para consumo dos agricultores. DERESZ comentou que diante desse quadro, o município não tem outra alternativa a não ser decretar situação de emergência.

Em São Miguel do Oeste, o prefeito WILSON TREVISAN assinou mais um Decreto, nesta terça-feira, determinando ações de combate à estiagem. A partir de agora, a Secretaria de Obras vai direcionar todos os serviços para medidas de enfrentamento aos efeitos da seca. Entre as ações estão o transporte de água para as propriedades mais afetadas no interior e a limpeza de silos para possibilitar a estocagem do milho, que precisará ser colhido mais cedo que o previsto. Também será mantida uma equipe reduzida para o atendimento a outras questões emergenciais que venham a surgir. De acordo com o secretário, JOSÉ XAVIER, a falta de chuva também está inviabilizando as obras de melhorias em estradas.

A Casan está levando água com caminhões pipa para os moradores que estão com as caixas vazias no município. A companhia está abastecendo a cidade no sistema de rodizio de 24 em 24 horas. O modelo cria algumas dificuldades para as partes mais altas da cidade. De acordo com o chefe da agencia local da Casan, mesmo com o rodizio, ainda existe a necessidade de manobras dentro dos períodos de abastecimento. Por isso, a empresa contratou caminhões-pipa para o transporte emergencial de água para os moradores. Os telefones para agendamento do serviço são o 3631-2000 em horário comercial e o 9 8402 9382 no plantão.

Duas pessoas foram diagnosticadas com covid-19 nesta terça-feira. Quatro pessoas entraram para a lista de recuperados. No total, sete mil 207 pessoas foram confirmadas com a doença no município, das quais sete mil 104 já se recuperaram. 23 moradores ainda estão com o vírus ativo. No Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, a UTI Covid está fechada, sem nenhum paciente internado. Apenas uma mulher com Covid-19 está internada no setor de enfermaria destinado para os pacientes da doença.

Cerca de 300 pessoas tomaram a dose de reforço da vacina da Jansen nesta quarta-feira na praça Walnir Botaro Daniel. O número ainda é baixo de acordo com a coordenadora da vacinação contra a Covid, DEBORA CALZA. De acordo com ela, cerca de mil 300 pessoas foram imunizadas com a Jansen. Em um primeiro momento, o laboratório produziu a vacina para ser em dose única, mas houve uma mudança de avaliação e a orientação técnica é de que é preciso também uma dose de reforço. As pessoas que não foram até a praça no dia de ontem poderão receber a dose adicional da Jansen nesta quinta-feira, também na praça Walnir Botaro Daniel.

A vacinação contra o coronavírus prossegue hoje com a segunda dose PFIZER para adolescentes vacinados em 27 de outubro e retardatários da segunda injeção deste laboratório. Amanhã, ocorre a aplicação da terceira dose PFIZER para adultos vacinados com a segunda dose até 25 de julho e dose de reforço JANSSEN. Para receber a vacina, é necessário apresentar o Cartão SUS, Carteira de Vacinação e CPF. Para a primeira dose, também é necessário um Comprovante de Residência. No caso de adolescentes, se não puderem estar acompanhados do pai ou da mãe com seus respectivos documentos, é preciso, ainda, uma declaração padrão de um deles, autorizando a vacinação, e também um documento de quem assinou esta declaração.

O município tem vacinas de segunda dose e dose de reforço em estoque suficiente para atender a população do município. A informação é da coordenadora da vacinação contra a Covid, DEBORA CALZA. Ela confirmou, no entanto, que a secretaria não tem doses para atender as pessoas que ainda não fizeram nenhuma aplicação. DEBORA disse que o município já fez o pedido dessas doses para a secretaria estadual de saúde. Ela participou do Boa Tarde Peperi de ontem e admitiu que a procura pelos doses de reforço está abaixo do esperado. DEBORA destacou que a vacinação é a responsável pela queda dos números de internados e de casos ativos, mas a população precisa completar o esquema para se proteger da Covid.

Um menino ficou ferido ao ser atingido por uma trave do campo de futebol do bairro Salete. De acordo com o Corpo de Bombeiros, ele estava jogando bola com alguns amigos no campo da Portuguesa quando uma das traves caiu sobre ele. Ele foi atingido nas costas e teve que ser atendido pelos bombeiros. O menino foi levado em estado estável para o Hospital Regional. O acidente aconteceu por volta das quatro e meia da tarde.

Um casal foi preso em flagrante por tentativa de furto e corrupção de menores no final da manhã de ontem. A guarnição da Polícia Militar foi acionada e encontrou o homem e a mulher saindo de uma loja de calçados no centro da cidade. De acordo com a PM, o casal entrou na empresa supostamente para fazer compras. Eles colocaram vários pares de tênis na mochila do adolescente que estava com o casal. O menor admitiu o envolvimento e relatou que os calçados eram entregues pela mulher, fato que foi registrado pelas câmeras do estabelecimento. Os envolvidos são moradores da cidade de Chapecó e possuem extensa ficha criminal. Segundo a PM, o casal pretendia cometer outros crimes em São Miguel do Oeste. O homem e a mulher foram detidos e levados para a delegacia de polícia. O adolescente foi entregue ao conselho tutelar.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.