-CONGRESSO APROVA ORÇAMENTO COM FUNDO ELEITORAL DE 4 BILHÕES E 900 MILHÕES
-DEPUTADOS VOTAM REAJUSTES E GRATIFICAÇÕES PARA SERVIDORES DE SC
-TÉCNICA DE ENFERMAGEM ORIENTA PESSOAS A FAZEREM CÓPIA ELETRÔNICA DO CARTÃO DE VACINAS
-ÚNICA MULHER NO LEGISLATIVO DE IPORÃ DO OESTE ASSUME PRESIDÊNCIA DA CÂMARA
-MUNICÍPIO SOLICITA PARA EMPRESAS INTEGRADORAS TRANSPORTAREM ÁGUA PARA AGRICULTORES
-CASAN DE IPORÃ DO OESTE FEZ TESTE DE RODÍZIO, MAS DESCARTA A ADESÃO NO MOMENTO
-OCORRÊNCIAS DE AMEAÇA E TRÁFICO DE DROGAS MOBILIZAM POLÍCIA
-BOMBEIROS ATENDEM QUATRO OCORRÊNCIAS DE INCÊNDIO NAS ÚLTIMAS 24 HORAS
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável e pancadas de chuva a partir da tarde. A temperatura pode chegar a 37 graus. A mínima das últimas horas foi de 19 graus.Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 70centavos. O euro está valendo seis reais e 45 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos.
O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde afirmou nesta semana que 2022 deve ser o ano "em que acabaremos com a pandemia". TEDROS ADHANOMexpressou o desejo em uma entrevista coletiva em Genebra, onde também defendeu a redução da desigualdade no acesso às vacinas. Com o surgimento da variante ômicron, detectada na África do Sul em novembro e muito mais contagiosa, alguns países enfrentam uma quinta onda de Covid-19 e apertam as restrições sanitárias. Nesse sentido, o chefe da OMS alertou para os riscos das reuniões familiares neste período de festas e reafirmo que OMS está empenhada em fazer todo o possível para acabar com a pandemia.
Portugal determinou nesta terça-feira o fechamento de boates e bares e recomendou às pessoas que trabalhem em casa por pelo menos duas semanas a partir de sábado para controlar a disseminação da Covid-19 durante o período de festas. O primeiro ministro ANTONIO COSTA disse que este ainda não é o Natal normal, mas que as medidas são importantes e necessárias. COSTA também anunciou restrições de capacidade nas lojas e disse que um teste de coronavírus negativo agora será necessário para ficar em hotéis ou ir a eventos. Quase 50 por cento dos novos casos de coronavírus em Portugal são da variante ômicron, informou o instituto nacional de saúde.
A Casa Branca anunciou nesta terça-feira novas medidas que o país vai adotar para combater a variante ômicron da Covid-19 no país. As medidas incluem a compra de meio bilhão de testes rápidos, apoio de militares e envio de equipes para os estados de Arizona, Indiana, Michigan, New Hampshire, Vermont e Wisconsin, além da ampliação de locais de vacinação contra a Covid-19.Os 500 milhões de testes rápidos serão enviados gratuitamente para as casas dos americanos que os solicitarem, por meio de um site, a partir de janeiro. Em menos de um mês, a ômicron já se tornou a variante dominante nos EUA, responsável por 73 por cento dos novos casos.
A arrecadação de impostos, contribuições e demais receitas federais atingiu 157 bilhões 340 milhões em novembro. Os dados foram divulgados ontem pela Secretaria da Receita Federal. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, quando a arrecadação foi de 155 bilhões 146 milhões, houve aumento real de um vírgula 41 por cento. De acordo com o órgão, o resultado é o maior para meses de novembro desde 2014, quando somou 157 bilhões 565 milhões, valor corrigido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo. Com isso, é o melhor resultado para novembro em sete anos. Segundo a Receita Federal, a arrecadação neste ano reflete a melhora na atividade econômica.
O presidente JAIR BOLSONARO assinou o decreto que institui o Plano Nacional de Enfrentamento ao Feminicídio. O texto foi publicado nesta terça-feira no Diário Oficial da União. O plano integra as ações e políticas do governo em diversos setores para combater e prevenir as mortes de mulheres vítimas de violência de gênero. O decreto reforça as políticas nacionais de enfrentamento a todas as formas de feminicídio e estabelece metas como: articulação da rede de enfrentamento à violência contra as mulheres; a promoção de ações que conscientizem a sociedade sobre a violência contra as mulheres; a ampliação das possibilidades de denúncia; a melhoria da gestão da informação sobre violência contra as mulheres e a instituição de políticas de responsabilização, educação e monitoramento dos autores de violência contra o sexo feminino.
O Congresso Nacional concluiu a votação e aprovou nesta terça-feira a proposta de Orçamento da União para 2022. O placar entre os deputados foi de 358 votos favoráveis e 97 contrários. No Senado, o texto passou por 51 votos a 20. As sessões do Congresso costumam ser conjuntas, mas em razão da pandemia têm sido realizadas separadamente. O texto vai à sanção presidencial.A votação do Orçamento do ano seguinte é requisito para o encerramento do ano parlamentar. Com a aprovação, deputados e senadores poderão iniciar o recesso de fim de ano. O Fundo eleitoral ficou em quatro bilhões 930 milhões de reais, a saúde terá 147 bilhões e a educação, 113 bilhões em 2022.
Santa Catarina tem cerca de 752 mil pessoas que vivem com menos de 500 reais por mês. As informações são de um estimativa feita pelo Núcleo de Estudo de Economia Catarinense, o Necat, da Universidade Federal de Santa Catarina. O levantamento concluiu também que pelo menos 615 mil catarinenses estão na linha de extrema probreza, ou seja, sobrevivem com até 150 mensais. De acordo com o professor de economia e coordenador no Necat, LAURO MATTEI, três fatores contribuem para o aumento de pessoas na linha da pobreza em Santa Catarina. O primeiro é o alto número de desemprego na região, em seguida, a falta de um auxilio emergencial perene e, por último, a disparada da inflação, que dificultou a condição de vida das pessoas.
Santa Catarina confirmou nesta terça-feira o primeiro caso importado da variante Ômicron, da Covid-19. O paciente é um homem de 66 anos, morador de Jaraguá do Sul, no Norte do Estado, que retornou de uma viagem da África do Sul no início deste mês.Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica, ele apresentou os primeiros sintomas em 9 de dezembro e, então, começou período de 14 dias em isolamento. Ele estava com o esquema vacinal completo, e os sintomas foram leves. Outros 56 casos da variante são investigados em Santa Catarina, em nove municípios:Balneário Camboriú, Biguaçu, Camboriú, Florianópolis, Palhoça, Canoinhas, Santo Amaro da Imperatriz, São Francisco do Sul e São José.
Os deputados estaduais aprovaram nesta terça-feira os projetos incluídos no pacotão de reajustes e gratificações dos servidores públicos de Santa Catarina. Também foram a plenário e ganharam votação favorável o novo Código Ambiental e o orçamento do governo para o próximo ano. Mais de 20 projetos foram discutidos e avaliados pelos parlamentares na sessão tensa e com várias discussões que começou por volta das duas e meia da tarde e terminou às nove e 20 da noite, após quase sete horas de votação. O pacotão dos reajustes foi o primeiro tópico a ser votado. A validade dos reajustes é a partir de janeiro de 2022. O pacotão tem impacto financeiro estimado em um bilhão e 300 milhões de reais para o Estado já em 2022. Para 2023 e 2024 o impacto será de um bilhão e meio. As possíveis mudanças despertaram fortes críticas de entidades catarinenses, como Fiesc, CDL, Facisc, Acif e Fampesc.
-TÉCNICA DE ENFERMAGEM ORIENTA PESSOAS A FAZEREM CÓPIA ELETRÔNICA DO CARTÃO DE VACINAS
-ÚNICA MULHER NO LEGISLATIVO DE IPORÃ DO OESTE ASSUME PRESIDÊNCIA DA CÂMARA
-MUNICÍPIO SOLICITA PARA EMPRESAS INTEGRADORAS TRANSPORTAREM ÁGUA PARA AGRICULTORES
-CASAN DE IPORÃ DO OESTE FEZ TESTE DE RODÍZIO, MAS DESCARTA A ADESÃO NO MOMENTO
A técnica de enfermagem KARIN BLATT, que também é responsável da sala de vacinas de Iporã do Oeste, orienta as pessoas a fazerem cópia ou foto do cartão de vacinas. Segundo ela, muitas pessoas já perderam o cartão no qual consta a aplicação contra Covid-19. O programa eletrônico da Covid, no qual o Ministério da Saúde lança todas as doses aplicadas, foi hackeado e até o momento o funcionamento do sistema não foi restabelecido. Devido a essa situação, segundo KARIN, agora a Secretaria de Saúde não encontra meios de ajudar quem tenha perdido o cartão, pois não é possível ver quando e que tipo de vacina cada um recebeu. KARIN BLATT constata que todos os dias pelo menos cinco pessoas procuram a unidade de saúde ou ligam solicitando a segunda via, o que não é possível fazer. Enquanto a Saúde aguarda o restabelecimento do sistema para ter acesso aos dados, a técnica de enfermagem solicita para as pessoas fazerem cópia ou foto do cartão e achar alguma forma de guardar, como por exemplo enviando para seu próprio email.
Em relação à vacinação contra Covid-19, a responsável da sala de vacinas de Iporã do Oeste lembra que ontem foi aplicada a segunda dose da Jansen, para em torno de 250 pessoas. A maioria delas são trabalhadores da indústria. Já nessa quinta está programada aplicação de cerca de 600 imunizantes destinados à terceira dose para todos que receberam a segunda até 24 de julho. KARIN BLATT enfatiza que todas as aplicações da terceira dose são da Pfizer. Ela salienta que aqueles que ainda não receberam a segunda da Pfizer ou Fiocruz também serão contemplados. A vacinação é no Centro Público de Convivência, das 8h às 11h, e das 13h30 às 16h dessa quinta-feira. As pessoas devem levar CPF e cartão de vacina contra Covid.
Já em Mondaí acontece a vacinação da terceira dose, chamada de reforço. A aplicação é hoje e amanhã. Conforme o secretário de Saúde, GUINTER DREHER, nessa quarta-feira é para professores, na Secretaria da Saúde, e na quinta a aplicação será por faixa etária, na Casa da Cultura de Mondaí. O secretário destaca que no momento Mondaí registra apenas três casos ativos de Coronavírus, mas reitera para a população manter os cuidados, principalmente com as festas e aglomerações nessa reta final de ano, que preocupam os órgãos de Saúde. Em relação às atividades no setor, DREHER explica que o atendimento segue normal até amanhã. Já na sexta-feira, véspera de Natal, não haverá atendimento. Na semana entre Natal e ano novo, os trabalhos na unidade de saúde de Mondaí ocorrem em turno único, das 7h às 12h.
A única mulher entre os nove componentes do Legislativo de Iporã do Oeste assume a presidência da Câmara em 2022. IRMÍ SCHNEIDERS, do PT, será presidente da Câmara de Vereadores pela segunda vez. Ela também exerceu a função no mandato anterior. Como vereadora na segunda legislatura, IRMÍ afirma estar ainda mais preparada para assumir a presidência. Ela agradece aos vereadores que depositaram confiança para fazer um bom trabalho pelo município. Segundo a nova presidente, para os trabalhos no Legislativo fluírem, é essencial que os nove vereadores trabalhem juntos, pois estão lá para representar toda população. IRMÍ lembra que todo cidadão se sente representado por alguma pessoa que compõe a Câmara.
A nova presidente da Câmara de Vereadores de Iporã do Oeste, IRMÍ SCHNEIDERS, salienta que o Legislativo estará de recesso a partir dessa quinta-feira, até três de janeiro. Mesmo sem sessões em janeiro, IRMÍ salienta que cada vereador irá trabalhar em sua função. A primeira sessão do próximo ano será na primeira segunda-feira de fevereiro. IRMÍ SCHNEIDERS diz se sentir realizada como vereadora no primeiro ano dessa gestão, pois foi possível desempenhar vários trabalhos importantes. Ela cita o projeto Iporã Lixo Zero, que envolve toda população e faz Iporã do Oeste se destacar não só no IDH, mas também em várias outras situações. Salienta ainda que o município já recebeu várias emendas parlamentares através de deputados petistas nessa legislatura. IRMÍ comenta que os vereadores se sentem valorizados, pois as pessoas também contribuem para o trabalho deles. A nova mesa diretora do Legislativo de Iporã do Oeste foi definida na segunda-feira e ficou assim constituída. Presidente: IRMÍ ROHR SCHNEIDERS (PT). Vice: PAULO SÉRGIO MARX (PSD). Primeiro Secretário: MICHEL NEDEL BARTH (MDB). Segundo Secretário: MÁRIO HECK (PSD).
Na noite de ontem foi eleita a nova mesa diretora da Câmara de São João do Oeste. O atual presidente, EVERTON WEHNER, do MDB, foi reeleito e permanecerá no cargo em 2022. Vice-presidente GERVÁSIO JUNGBLUT, do PSDB, secretária ÁUREA WERLANG, do MDB e segundo secretário EGÍDIO SIMON, do PSD. Conforme o presidente EVERTON WEHNER, até o momento não tem previsão de sessão extraordinária. A convocação depende do interesse do executivo. Apenas dois projetos permaneceram na mesa sem serem votados neste ano. O recesso iniciou hoje e prossegue até dia oito de fevereiro, com a primeira sessão de 2022.
O transporte de água em Iporã do Oeste não para de crescer. No início da semana os pedidos registravam 370 mil litros diários levados às propriedades do interior. No dia de ontem esse número saltou para 400 mil em pedidos no Departamento de Transportes e Obras. A informação é do prefeito ADÉLIO MARX. Segundo ele, toda água transportada pela prefeitura é coletada do Riacho Jundiá. Com a situação da estiagem, porém, o município teme que em breve poderá não haver mais água o suficiente nesse rio, que já baixou consideravelmente. O rio na comunidade de Pirajú está seco, enquanto o Rio Pirapó, que abastece a estação de tratamento da Casan, também está fraco. O prefeito salienta que o Rio Macaco Branco tem maior volume, e embora seja mais longe para transportar, deverá ser alternativa em caso de necessidade.
ADÉLIO MARX detalha que no momento oito caminhões transportam água para propriedades em Iporã do Oeste, dos quais cinco são da prefeitura e três de empresas terceirizadas. Ainda na segunda-feira, MARX conversou com empresas integradoras, principalmente de suínos e aves, para que ajudem a transportar água para seus integrados, pois o município sozinho não vai mais conseguir atender a demanda. O município de Iporã do Oeste organiza roteiro para levar ao menos uma carga de água por granja. Caso o produtor precise mais, o prefeito salienta que deverá procurar alternativas, como contratar distribuidores e tratores para fazer o transporte, negociar com o vizinho ou pegar em açudes. O prefeito solicita ainda para os produtores estarem na propriedade na hora do descarregamento da água, para agilizar os serviços, já que os caminhões têm grande demanda. MARX também pede para os agricultores não utilizarem água dos rios para irrigar pastagens, pois além de não ajudar no desenvolvimento das lavouras a essa altura, ainda prejudica quem precisa da água para tratar animais.
O prefeito de Iporã do Oeste, ADÉLIO MARX, observa que apesar do investimento de 11 milhões de reais por parte de produtores do município em cisternas e reservatórios nesse ano, segundo dados da Epagri, as granjas estão se ampliando, o que exige maior volume de água, enquanto as fontes são as mesmas. De olho no futuro, o prefeito sugere investir na criação de açudões como forma de reserva de água para novas situações como essa. O prefeito de Iporã do Oeste também manifesta preocupação quanto ao abastecimento na cidade. ADÉLIO MARX frisa que além dos rios, represas e açudes também baixaram consideravelmente. Salienta que em recente contato com a Casan, a companhia também expressou preocupação com o abastecimento. MARX pede para a população deixar de lavar calçadas e fazer o mínimo de consumo para ao menos terminar o ano com água. Exceto se a pessoa tiver água oriunda de poço ou cisterna com coleta da chuva, o prefeito solicita para utilizar apenas em necessidades essenciais.
Preocupada com o prolongamento da estiagem, a equipe da CASAN de Iporã do Oeste fez na tarde de ontem um teste de rodízio no fornecimento de água na cidade. A informação é do chefe do escritório local, LUIZ MICKNA. Segundo ele, o teste serviu para a companhia ter um parâmetro de qual a importância de colocar o modelo em prática. Em virtude do teste, alguns consumidores de algumas regiões da cidade sentiram a falta de água em um período hoje pela manhã. MICKNA garante que o abastecimento está sendo normal, mas pede para a população poupar água para evitar que o sistema de rodízio seja adotado como solução.
-OCORRÊNCIAS DE AMEAÇA E TRÁFICO DE DROGAS MOBILIZAM POLÍCIA
-BOMBEIROS ATENDEM QUATRO OCORRÊNCIAS DE INCÊNDIO NAS ÚLTIMAS 24 HORAS
Autor do homicídio em Itapiranga segue em liberdade. A delegada JOELMA ALBERTON fez diligências em Maravilha sendo confirmado que o homem preso por ter confessado o crime, não foi o autor do homicídio. Porém o verdadeiro criminoso ainda não foi preso. A delegada ressalta que os dois vão seguir em liberdade, por enquanto. O homicídio foi registrado do dia cinco de dezembro, no Bairro Porto Novo em Itapiranga. Conforme a delegada responsável pelo caso, JOELMA ALBERTON, segue o trabalho para esclarecer como ocorreu o assassinato de CÉSAR ALPIRES, de 28 anos. O homem foi morto a facadas. Seu ex-companheiro, de 27 anos, se apresentou como autor do crime, porém foi comprovado que ele não foi o autor e por isso foi colocado em liberdade. O verdadeiro criminoso ainda não foi preso.
Dez detentos foram beneficiados com saída temporária do presídio de São Miguel do Oeste no final deste ano, concedida pela Justiça de Santa Catarina. De acordo com a SAP, Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa, serão beneficiados mil 591 internos. As saídas começaram na última sexta-feira e vão até a próxima quinta, dia 30. Cada detento tem o direito a sete dias de liberdade dentro desse período. A vantagem foi concedida aos internos do regime semiaberto que possuem bom comportamento e tempo de cumprimento da pena suficiente para deixar a unidade temporariamente. O benefício é autorizado pelo juiz da Execução Penal responsável pela comarca aonde o sentenciado cumpre pena, conforme previsto na Lei de Execução Penal, a LEP. Caso o preso não retorne à unidade dentro do prazo estipulado, ele passa a ser considerado foragido da Justiça e pode regredir ao regime fechado, onde não terá direito a novas saídas. O detento também poderá perder o benefício enquanto estiver solto, caso seja flagrado descumprindo as medidas impostas pelo judiciário.
Ação da Polícia apreendeu drogas e armas em Barra do Guarita. Os policiais receberam informações de tráfico de drogas e ameaças. Ontem foi realizada uma grande ação da Polícia Civil, através da Delegacia de Barra do Guarita, no RS, com apoio de agentes das delegacias de Redentora, Tenente Portela e Miraguaí. Com a coordenação do Delegado ROBERTO AUDINO, os policiais apreenderam armas de fogo e entorpecentes em Barra do Guarita. As armas foram apreendidas na residência de um morador enquadrado em crimes de ameaça previstos na Lei Maria da Penha. Foram aprendidas uma espingarda 12 e uma pistola calibre 380, além de munições. Em um local suspeito de ponto de tráfico foram aprendidos aproximadamente um quilo de maconha, 75 gramas de cocaína, 117 gramas de crack e duas balanças de precisão, além de materiais para embalar frações de drogas para comercialização.
Segundo o Delegado ROBERTO AUDINO, a investigação do possível ponto de tráfico foi realizada em conjunto com a Brigada Militar. O morador não estava no local, porém a Polícia Civil mantém investigações para combater o tráfico de drogas e outros crimes em Barra do Guarita. Na ação desta terça-feira, ninguém foi preso. O delegado afirma que o trabalho realizado ontem não tem relação com crimes anteriores ocorrido no município, pois o foco foi o combate ao tráfico de drogas e prisão do responsável, que não foi localizado.
A Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste foi acionada por volta da uma hora desta quarta-feira para atender ocorrência de ameaça. A guarnição constatou que um motorista de um caminhão Scania, com placas do Paraná, havia feito ameaças com uso de arma de fogo a uma atendente de caixa de um posto de combustíveis de Iporã do Oeste. Com apoio das guarnições do 11º Batalhão da Polícia Militar de São Miguel do Oeste, o caminhão foi abordado na SC-163. O veículo era dirigido por um homem de 29 anos. Com ele foi encontrado um simulacro de pistola, com dois recipientes com chumbinhos de 4,5 milímetros, seis tubos de gases e um carregador de pistola de pressão. Diante do ocorrido a Polícia tomou todos os procedimentos cabíveis ao caso.
O Corpo de Bombeiros registrou pelo menos quatro ocorrências de incêndio na região nas últimas 24 horas. A primeira foi um princípio de incêndio na Linha Dourado, no interior de Itapiranga, por volta das 14 horas desta terça-feira. A proprietária da residência relatou que ao queimar alguns papéis ao lado da casa, o fogo se alastrou pela grama do pátio e por pouco não atingiu a casa. A guarnição dos bombeiros foi acionada e realizou o combate às chamas e posterior rescaldo. Conforme o sargento do Corpo de Bombeiros de Itapiranga, SIDNEI BIEGER, uma simples queima de papéis poderia ter virado uma tragédia para a família. De acordo com ele, o fato de ter entulhos perto da queimada também contribuiu para o fogo se alastrar com intensidade. BIEGER alerta para a frequência de focos de incêndio em épocas de seca e destaca que, em virtude de pouca chuva os incêndios se tornam mais propícios e exige o máximo de atenção.
Um segundo incêndio consumiu pastagem e reflorestamento no interior de Itapiranga. A ocorrência foi registrada por volta das 16h45 desta terça-feira, na Linha Glória. Os bombeiros deslocaram caminhão e camionete para combater o incêndio. Uma área de pastagem já havia sido consumida pelo fogo e uma área de reflorestamento estava em chamas, sendo que o fogo se alastrava para uma região com residências. O combate foi realizado com auxílio camionete para ação em incêndio florestal, pois o local é de difícil acesso. Uma área de aproximadamente dois hectares foi consumida pelo fogo. Os bombeiros trabalharam por mais de duas horas para combater as chamas e realizar o rescaldo da área. O fogo teria iniciado com a queima de insetos.
Outro incêndio atingiu cerca de sete hectares no interior de Cunha Porã. O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 18h20 desta terça-feira para fazer o combate em vegetação na Linha Itapé. Dois trens de socorro dos bombeiros de Cunha Porã e mais um de Maravilha combateram o incêndio, que já havia tomado grandes proporções em local de difícil acesso. O fogo se alastrou de uma plantação de soja para uma vegetação, com vários focos isolados, dificultando o combate. Foram utilizados aproximadamente mil e 500 litros de água do trem de socorro dos bombeiros e mais mil e 500 litros de uma cisterna no local. O proprietário da terra utilizou seu trator para auxiliar. Após aproximadamente 8h30 de ocorrência, a guarnição extinguiu o incêndio. Não houve vítimas. Já uma quarta ocorrência de incêndio foi registrada em Bom Jesus do Sul, no PR, há 12 quilômetros de Dionísio Cerqueira. Os bombeiros foram acionados por volta das 14h30 desta terça-feira, e retornaram do local por volta das 9h da manhã de hoje.