ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 22/12/21

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 70 centavos. O euro está valendo seis reais e 45 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos.

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde afirmou nesta semana que 2022 deve ser o ano "em que acabaremos com a pandemia". TEDROS ADHANOMexpressou o desejo em uma entrevista coletiva em Genebra, onde também defendeu a redução da desigualdade no acesso às vacinas. Com o surgimento da variante ômicron, detectada na África do Sul em novembro e muito mais contagiosa, alguns países enfrentam uma quinta onda de Covid-19 e apertam as restrições sanitárias. Nesse sentido, o chefe da OMS alertou para os riscos das reuniões familiares neste período de festas e reafirmo que OMS está empenhada em fazer todo o possível para acabar com a pandemia.

Portugal determinou nesta terça-feira o fechamento de boates e bares e recomendou às pessoas que trabalhem em casa por pelo menos duas semanas a partir de sábado para controlar a disseminação da Covid-19 durante o período de festas. O primeiro ministro ANTONIO COSTA disse que este ainda não é o Natal normal, mas que as medidas são importantes e necessárias. COSTA também anunciou restrições de capacidade nas lojas e disse que um teste de coronavírus negativo agora será necessário para ficar em hotéis ou ir a eventos. Quase 50 por cento dos novos casos de coronavírus em Portugal são da variante ômicron, informou o instituto nacional de saúde.

A Casa Branca anunciou nesta terça-feira novas medidas que o país vai adotar para combater a variante ômicron da Covid-19 no país. As medidas incluem a compra de meio bilhão de testes rápidos, apoio de militares e envio de equipes para os estados de Arizona, Indiana, Michigan, New Hampshire, Vermont e Wisconsin, além da ampliação de locais de vacinação contra a Covid-19. Os 500 milhões de testes rápidos serão enviados gratuitamente para as casas dos americanos que os solicitarem, por meio de um site, a partir de janeiro. Em menos de um mês, a ômicron já se tornou a variante dominante nos EUA, responsável por 73 por cento dos novos casos.

A arrecadação de impostos, contribuições e demais receitas federais atingiu 157 bilhões 340 milhões em novembro. Os dados foram divulgados ontem pela Secretaria da Receita Federal. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, quando a arrecadação foi de 155 bilhões 146 milhões, houve aumento real de um vírgula 41 por cento. De acordo com o órgão, o resultado é o maior para meses de novembro desde 2014, quando somou 157 bilhões 565 milhões, valor corrigido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo. Com isso, é o melhor resultado para novembro em sete anos. Segundo a Receita Federal, a arrecadação neste ano reflete a melhora na atividade econômica.

O presidente JAIR BOLSONARO assinou o decreto que institui o Plano Nacional de Enfrentamento ao Feminicídio. O texto foi publicado nesta terça-feira no Diário Oficial da União. O plano integra as ações e políticas do governo em diversos setores para combater e prevenir as mortes de mulheres vítimas de violência de gênero. O decreto reforça as políticas nacionais de enfrentamento a todas as formas de feminicídio e estabelece metas como: articulação da rede de enfrentamento à violência contra as mulheres; a promoção de ações que conscientizem a sociedade sobre a violência contra as mulheres; a ampliação das possibilidades de denúncia; a melhoria da gestão da informação sobre violência contra as mulheres e a instituição de políticas de responsabilização, educação e monitoramento dos autores de violência contra o sexo feminino.

O Congresso Nacional concluiu a votação e aprovou nesta terça-feira a proposta de Orçamento da União para 2022. O placar entre os deputados foi de 358 votos favoráveis e 97 contrários. No Senado, o texto passou por 51 votos a 20. As sessões do Congresso costumam ser conjuntas, mas em razão da pandemia têm sido realizadas separadamente. O texto vai à sanção presidencial. A votação do Orçamento do ano seguinte é requisito para o encerramento do ano parlamentar. Com a aprovação, deputados e senadores poderão iniciar o recesso de fim de ano. O Fundo eleitoral ficou em quatro bilhões 930 milhões de reais, a saúde terá 147 bilhões e a educação, 113 bilhões em 2022.

Santa Catarina tem cerca de 752 mil pessoas que vivem com menos de 500 reais por mês. As informações são de um estimativa feita pelo Núcleo de Estudo de Economia Catarinense, o Necat, da Universidade Federal de Santa Catarina. O levantamento concluiu também que pelo menos 615 mil catarinenses estão na linha de extrema probreza, ou seja, sobrevivem com até 150 mensais. De acordo com o professor de economia e coordenador no Necat, LAURO MATTEI, três fatores contribuem para o aumento de pessoas na linha da pobreza em Santa Catarina. O primeiro é o alto número de desemprego na região, em seguida, a falta de um auxilio emergencial perene e, por último, a disparada da inflação, que dificultou a condição de vida das pessoas.

Santa Catarina confirmou nesta terça-feira o primeiro caso importado da variante Ômicron, da Covid-19. O paciente é um homem de 66 anos, morador de Jaraguá do Sul, no Norte do Estado, que retornou de uma viagem da África do Sul no início deste mês. Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica, ele apresentou os primeiros sintomas em 9 de dezembro e, então, começou período de 14 dias em isolamento. Ele estava com o esquema vacinal completo, e os sintomas foram leves. Outros 56 casos da variante são investigados em Santa Catarina, em nove municípios: Balneário Camboriú, Biguaçu, Camboriú, Florianópolis, Palhoça, Canoinhas, Santo Amaro da Imperatriz, São Francisco do Sul e São José.

Os deputados estaduais aprovaram nesta terça-feira os projetos incluídos no pacotão de reajustes e gratificações dos servidores públicos de Santa Catarina. Também foram a plenário e ganharam votação favorável o novo Código Ambiental e o orçamento do governo para o próximo ano. Mais de 20 projetos foram discutidos e avaliados pelos parlamentares na sessão tensa e com várias discussões que começou por volta das duas e meia da tarde e terminou às nove e 20 da noite, após quase sete horas de votação. O pacotão dos reajustes foi o primeiro tópico a ser votado. A validade dos reajustes é a partir de janeiro de 2022. O pacotão tem impacto financeiro estimado em um bilhão e 300 milhões de reais para o Estado já em 2022. Para 2023 e 2024 o impacto será de um bilhão e meio. As possíveis mudanças despertaram fortes críticas de entidades catarinenses, como Fiesc, CDL, Facisc, Acif e Fampesc.

Paraná confirma um óbito pela Influenza H3N2. A Secretaria de Estado da Saúde confirmou 20 casos da Influenza H3N2 e um óbito nesta semana. A doença é um tipo do vírus da gripe Influenza A (H3), circulante no Estado há pelo menos cinco anos. Os dados foram apresentados numa coletiva de imprensa. Entre os municípios que registraram casos, está Pato Branco, que é referência em saúde para toda a região. O óbito é de uma mulher de 77 anos, com comorbidades, residente em Maringá. Ela havia tomado a vacina contra a Influenza em outubro deste ano. Não é motivo para pânico, alegou o secretário de Estado da Saúde, BETO PRETO. Mas a população precisa ter os cuidados.

O Paraná registra casos da Influenza A (H3) desde 2016, quando o sistema estadual iniciou este monitoramento com os boletins epidemiológicos. Em 2017 e 2018 a H3 foi predominante dentre as SRAG por Influenza, sendo 71,4% e 54,7% do total. Em 2016 foram quatro casos e um óbito, em 2017, 205 casos e 35 óbitos, em 2018, 364 casos e 58 óbitos. No ano de 2019, 54 casos foram registrados e 13 óbitos, já em 2020, dois casos e um óbito, e agora em 2021, são 20 casos e um óbito. O Estado recebeu cinco milhões 165 mil e 200 vacinas contra a Influenza. Devido a baixa adesão, a imunização foi estendida e muitos municípios ainda possuem doses disponíveis (cerca de 700 mil). A orientação é que a população procure uma unidade de saúde mais próxima e se informe sobre a disponibilidade da vacina.

Desafios não impedem um bom encerramento de 2021 na Apae de Campo Erê. O último dia de aula para os pacientes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais foi semana passada, como conta a diretora da instituição - ELAINE MENEGUS. Segundo ela, o fim do ano letivo foi organizado com muitas brincadeiras, além da presença da Mamãe Noel que apareceu entregando presentes aos estudantes. Os professores da Apae, já estão de férias. Conforme a diretora, para o ano que vem ainda não há uma data de retorno definida, mas ela imagina que os educadores devem voltar após o dia sete de fevereiro, já que não há nenhum efetivo.

Apae teve várias perdas com o período de aulas online. De acordo com a diretora da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Campo Erê – ELAINE MENEGUS, as atividades na instituição não são iguais as demais escolas. Segundo ela, além das aulas normais, os pacientes da Apae tem também atendimentos pelo SUS, em que a proximidade e o contato são fundamentais. Agora, no final do ano apenas dez alunos seguiam no modelo online. A diretora informa que 2021 foi encerrado com 110 frequentadoresna associação, mas com 14 novos matriculados e mais 30 possíveis alunos, identificados em triagens nas escolas do município. ELAINE adianta que a Apae deve passar por uma reforma e ampliação para aumentar a capacidade de atendimento.

Parque infantil precisou ser interditado em Palma Sola. RODRIGO CALEGARI, que é o secretário de Administração, Indústria e Comércio explica que, na Praça Padre Clemente, o estabelecimento será revitalizado. O terreno vai receber grama sintética, com previsão de conclusão dos trabalhos na metade de janeiro.

2021 foi muito produtivo para o setor de infraestrutura e obras de São Bernardino. O diretor da pasta - DARCI SBERSE, comenta que com o empenho de toda a equipe, chegaram a passar duas vezes com o maquinaria em 90 por cento do interior do município. Com esse trabalho, considera que as estradas ficaram bem feitas, com qualidade e permanecerão bem conservadas. O diretor da pasta espera que para o próximo ano consiga fazer um trabalho ainda melhor, principalmente devido a experiência que adquiriu. De acordo com ele, a qualidade no serviço só foi possível esse ano pois pode contar com todo o apoio do restante da equipe do departamento.

Departamento de Infraestrutura e Obras de São Bernardino não vai parar totalmente no fim do ano. De acordo com o diretor da pasta no município - DARCI SBERSE, para que os serviços prossigam, está sendo organizado um revezamento entre os funcionários. Ele comenta que o período será aproveitado principalmente no conserto de máquinas, para que 2022 comece com cem por cento na pasta. Conforme DARCI, está sendo feita a abertura da estrada de interior que vai receber asfalto, além da britagem do bairro Scheid, que já está praticamente concluída.

Prefeitura terá horário especial de atendimento nos meses de dezembro e janeiro. O governo municipal de São Lourenço do Oeste informa que a desde o dia primeiro de dezembro, tem turno único das sete às 13 horas, de segunda a sexta-feira, até o dia 31 de janeiro de 2022. É importante ressaltar que alguns setores permanecem com seus horários de funcionamento inalterados, sendo: Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas; unidades escolares da rede municipal de ensino; Biblioteca Pública Municipal Santos Dumont; Centro de Referência de Assistência Social (Cras); Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas); Conselho Tutelar; Estação de Tratamento de Esgoto e serviços emergenciais da Secretaria de Agricultura e Secretaria de Desenvolvimento Urbano.

A Secretaria de Saúde e o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) terão horário estendido nos meses de dezembro e janeiro. Será das sete às 19 horas. Porém, as Unidades Básicas de Saúde ficarão fechadas neste período. Portanto, o atendimento aos pacientes será feito na Policlínica Municipal de Saúde e a urgência e emergência na UPA 24 horas. A administração municipal comunica que haverá recesso nos órgãos e entidades da administração pública municipal direta e autárquica de 27 de dezembro de 2021 a 30 de dezembro de 2021. Já o dia 24 de dezembro será considerado ponto facultativo. Os serviços públicos essenciais serão mantidos neste período, como o atendimento na Secretaria de Saúde e na UPA 24 horas.

Prefeito comemora chegada de recursos na conta da prefeitura. EDIMAR NORONHA DE FREITAS destaca que esse ano foram várias conquistas, totalizando quase 16 milhões de reais. Uma boa quantia já foi liberada e o restante aparece conforme ocorram as licitações. Essa semana vieram 500 mil reais do deputado FABIANO DA LUZ, para ampliação do Núcleo Escolar. Mais 100 mil, do deputado ISMAEL DOS SANTOS, serão aplicados na pintura do estabelecimentos. Outros 250 mil são do deputado MILTON ÓBUS e serão investidos no calçamento do acesso da Linha Marafon. As obras iniciam no início do ano. Para o prefeito, nunca na história política Saltinho recebeu tantos recursos do Estado e da União.

Situação se agrava com falta de água em Saltinho. Essa é a informação ruim repassada pelo prefeito EDIMAR NORONHA DE FREITAS. Ele classifica o problema como caótico, já que atinge, parelho, cidade e interior. A prefeitura vem cobrando desde o início do ano investimentos da Casan, mas a demora para o atendimento é grande. Diante disso, cresce a cada dia as dificuldades de abastecimento de água. Chega haver revezamento na liberação para a população. Tem casa na cidade alta que o reservatório fica 3 dias sem encher. O interior do município está sofrendo ainda mais. Uma grande dificuldade é dar de beber aos animais porque os rios estão secando novamente.

Poucas propriedades tem poço artesiano e o único caminhão pipa da prefeitura não para, inclusive nos fins de semana. Pior é que estão aumentando os pedidos de abastecimento das famílias. O prefeito EDIMAR NORONHA DE FREITAS não vê saída a não ser decretar situação de emergência, o que deve acontecer ainda essa semana. Diante da medida espera receber auxílios da Defesa Civil Estadual.

Operação policial prende acusado de liderar quadrilha de tráfico no Paraná e Santa Catarina. A Polícia Civil de Santa Catarina, através da Divisão de Investigação Criminal de Blumenau, deflagrou na segunda e ontem, operação para cumprir 16 ordens judiciais contra pessoas suspeitas de tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro, nas cidades de Indaial, Itapema, Joinville, São Francisco do Sul, Francisco Beltrão e Pato Branco no Paraná. Conforme a polícia, a investigação teve início a partir da prisão de três pessoas na posse de 130 kg de maconha, na cidade de Indaial.

Todos foram condenados, mas ainda não houve trânsito em julgado. No decorrer das investigações, a polícia apurou que a droga tinha sido fornecida por um dos presos da operação de segunda e que estava na cidade de Francisco Beltrão. Segundo a polícia catarinense, trata-se de um líder com ramificações em várias cidades do estado de Santa Catarina. A análise de documentos, dados e informações, além de diversas diligências realizadas pela Polícia Civil, foi crucial para demonstrar o vínculo associativo entre os investigados, bem como possibilitar a decretação das medidas de prisão, busca e apreensão e de sequestro de bens. Nas cidades de Francisco Beltrão e Pato Branco, duas lojas do acusado também foram objeto de busca e apreensão.



Duas tentativas de arrombamento são feitas no centro de Campo Erê em poucos minutos. A Polícia Militar foi acionada por volta das 20h15 de ontem, na Rua Maranhão, centro da cidade, onde um homem estaria quebrando a vidraça dos fundos para tentar entrar numa loja. Sem êxito, minutos depois ele foi mais pra frente, e dessa vez quis entrar numa residência, com uma pedra tentando arrombar a porta, como não deu certo ele tentou subir por uma janela, mas foi surpreendido pela proprietária da casa, desistiu e fugiu. Com apoio da comunidade e com as características do suspeito, os policiais em buscas, conseguiram localizar e prender um homem de 32 anos. Ele foi levado para a Delegacia de Polícia Civil de Campo Erê.

Acidente deixa um homem ferido na SC-305. A Guarnição do Posto 17 da Polícia Militar Rodoviária São Lourenço do Oeste, atendeu a um acidente de trânsito, ontem por volta das 19h40 no município de Anchieta. Se envolveram na colisão um Vectra de Romelândia, que era conduzido por um homem de 54 anos, que sofreu ferimentos leves, e uma Fiesta emplacado em Anchieta, dirigido por um homem de 32 anos. Nos veículos foram registrados danos de média monta. O condutor do Vectra foi preso em flagrante por dirigir veículo automotor em sobe efeito de álcool.



PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.