-MUTIRÃO DO DESENROLA ACONTECE NESTA QUARTA-FEIRA EM TODO O PAÍS
-MUNICÍPIOS ATINGIDOS POR ENCHENTES VÃO RECEBER 60 MILHÕES DE REAIS
-LANÇAMENTO DA SALA DO EMPREENDEDOR SERÁ HOJE À NOITE EM BANDEIRANTE
-NOVO NÚCLEO SETORIAL DA ACISMO É INSTALADO EM SMOESTE
-APÓS QUASE 10 MESES AFASTADA, MARIA TEREZA REASSUME CARGO DE VEREADORA
-HOMEM É PRESO POR ASSOCIAÇÃO AO TRÁFICO DE DROGAS EM ITAPIRANGA
-MORADOR DO PARANÁ SOFRE TENTATIVA DE HOMICÍDIO EM MUNICÍPIO DA REGIÃO
O tempo na região Extremo-Oeste é … A previsão para as próximas horas é de chuva em diversos municípios. A mínima das últimas horas foi de 21 graus e a máxima para hoje deve ser de 27 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar começou a quarta-feira cotado em quatro reais e 89 centavos. O euro está valendo cinco reais e 33 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula três centavos.
Israel e Hamas fecharam um acordo para libertar 50 reféns em troca de uma pausa no combate. O acordo foi firmado nesta quarta-feira. Cerca de 240 pessoas foram sequestradas pelo Hamas no início de outubro, quando a guerra começou. De acordo com o governo dos Estados Unidos, o grupo terrorista afirmou que o cessar-fogo é necessário até mesmo para que se possa escolher quais serão os libertados. Autoridades norte-americanas confirmaram que as discussões para o acordo também envolviam a liberação de 150 palestinos mantidos como prisioneiros por Israel. Essa informação também está em um comunicado publicado pelo Hamas, que disse que os prisioneiros são mulheres e crianças.
O presidente eleito da Argentina, JAVIER MILEI, e o presidente atual do país, ALBERTO FERNÁNDEZ, deram nesta terça-feira o pontapé inicial para a transição de governo. MILEI foi na manhã de ontem à residência presidencial, em um subúrbio de Buenos Aires para debater com FERNÁNDEZ detalhes da passagem de governo. O atual presidente apoiou o rival de MILEI, o peronista SERGIO MASSA, atual ministro da Economia, que não participou da reunião. O momento de conversa contou com a presença de chefes de gabinete, assessores e porta-vozes.
A China alertou nesta terça-feira que seria um "erro grave" se a Argentina cortasse as relações bilaterais após a vitória do ultraliberal JAVIER MILEI nas eleições presidenciais. MILEI, que tomará posse no próximo dia 10 de dezembro, usou sua campanha eleitoral para afirmar que não negociaria caso eleito com comunistas e fez duras críticas contra a China e o Brasil, dois dos principais parceiros comerciais da Argentina. A declaração sobre uma ruptura das relações bilaterais faz referência às falas de DIANA MONDINO, considerada a possível chanceler do governo MILEI, que disse que a Argentina não se juntaria ao Brics, bloco formado por Brasil, China, Índia, Rússia e África do Sul.
A Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda reduziu de três vírgula dois por cento para três por cento a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto que é a soma dos bens e serviços produzidos para 2023. A estimativa para a inflação diminuiu e as previsões estão no Boletim Macrofiscal divulgado nesta terça-feira. Segundo o Ministério da Fazenda, a revisão no crescimento foi motivada pela expectativa de crescimento zero no PIB no terceiro trimestre, ante previsão anterior de expansão de zero vírgula um por cento. A pasta também atribui a projeções menos otimistas para o setor de serviços no restante do ano, onde para 2024, a estimativa de crescimento econômico caiu de dois vírgula três por cento para dois vírgula dois por cento.
A atividade econômica do Brasil ficou estagnada no terceiro trimestre, na comparação com os três meses anteriores. Os dados publicados ontem são do Monitor do Produto Interno Bruto, da Fundação Getúlio Vargas e em termos monetários, estima-se que o acumulado do PIB que é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos no país até o terceiro trimestre de 2023 supere os oito trilhões de reais. Segundo a coordenada da pesquisa, JULIANA TRECE, o resultado reflete a fragilidade de sustentação do crescimento da economia brasileira, onde a desaceleração da agropecuária e do setor de serviços explica a estagnação da economia pela ótica da oferta.
Além de atualizar o valor das dívidas que podem ser negociadas no Programa Desenrola Brasil para até 20 mil reais, o Ministério da Fazenda promove nesta quarta-feira o “Dia D do Mutirão Desenrola”. A ação, ocorre em conjunto com organizações da sociedade civil, bancos e outros credores e vai renegociar débitos e ampliar o alcance do programa, para reduzir o número de endividados e oportunizando-os a chance de limparem o seu nome e terem novamente o CPF positivo. Por conta disso, os bancos aumentaram o horário de atendimento de parte de suas agências. Os descontos médios são de 83 por cento mas podem chegar a 99 por cento, sendo que o programa ainda permite fechar acordos sem a necessidade de dar uma entrada imediata.
Está agendado o julgamento no Tribunal de Justiça de Santa Catarina que vai decidir se o programa Universidade Gratuita tem legalidade para continuar em andamento. O projeto criado no governo JORGINHO MELLO e aprovado na Assembleia Legislativa prevê a compra de todas as vagas das universidades comunitárias do Estado para a destinação a estudantes de forma gratuita. No entanto, as instituições particulares, que fazem parte da Associação de Mantenedoras Particulares de Educação Superior de Santa Catarina entraram na Justiça alegando a inconstitucionalidade do programa. Dessa forma, o julgamento está previsto para o próximo dia seis de dezembro.
O ministro da Agricultura, CARLOS FAVARO, disse que os agricultores de Santa Catarina afetados pelas chuvas das últimas semanas terão direito à renegociação de dívidas e a uma linha especial de financiamento. A informação é do deputado federal DARCI DE MATOS que esteve com o ministro nesta terça-feira. Ainda de acordo com o deputado, os municípios que decretaram estado de emergência deverão fazer cadastramento no Ministério para a recuperação de estradas e pontilhões. A expectativa repassada pelo ministro é que esses recursos sejam liberados ainda este ano pelo governo federal.
O Governo de Santa Catarina e a Assembleia Legislativa do estado vão destinar 60 milhões de reais para os municípios atingidos pelas enchentes provocadas pelas chuvas dos últimos dois meses. Dessa forma, cada um vai destinar 30 milhões de reais para os atingidos. O assunto será tratado na tarde de hoje na Alesc, onde o presidente MAURO DE NADAL vai reunir os líderes das bancadas para tratar do assunto, que já está alinhado com o Centro Administrativo. Ao todo, são mais de 100 municípios afetados pelas enchentes em Santa Catarina e a ideia é destinar entre 200 e 400 mil reais para cada um deles, dependendo dos danos e também da população.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes informou ontem que fará uma interdição total na BR-163 nesta quarta-feira. A ação está programada para ocorrer no quilômetro 88 da rodovia, no município de Guaraciaba, nas proximidades da comunidade de Linha Daltro Filho e da rotatória de acesso ao município de Anchieta. O trabalho deve começar daqui a pouco, entre uma e duas horas da tarde e por esse motivo a rodovia ficará fechada em ambos os sentidos. Conforme o DNIT, a medida é fundamental para a continuidade das obras na BR-163. Segundo o órgão, em caso de chuva ou condições climáticas desfavoráveis, a ação poderá ser suspensa.
Foi realizada na tarde de ontem em São Miguel do Oeste a solenidade de formatura do terceiro curso de táticas policiais. A ação não era realizada há 15 anos no município e neste ano, a região foi a única do estado catarinense a ser contemplada. O treinamento durou cerca de 30 dias e nesse período foram realizadas diversas atividades técnicas e operacionais. Ao todo, foram formados nesta terça-feira, 20 novos profissionais de diversas regiões catarinenses que foram avaliados nos quesitos físicos, técnicos e psicológicos. Conforme o nono Comando Regional de Polícia Militar de Fronteira, a ação é fundamental, haja visto a atuação dos grupos táticos e de tropas especializadas e preparadas para o atendimento de ocorrências de alto risco e atendimento preliminar nas ocorrências diversas de perigos.
A formatura do terceiro curso de táticas policiais realizada na tarde de ontem em São Miguel do Oeste contou com a presença de diversas autoridades locais, regionais e estaduais. Participaram do evento, o subcomandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel, ALESSANDRO JOSÉ MACHADO, o Comandante do nono Comando Regional de Polícia Militar de Fronteira, coronel, RICARDO ALEXANDRE SABATINI SILVA, autoridades civis, policiais militares e familiares dos formandos. Ao todo, o curso teve carga horária de 278 horas-aula e contou com instruções diversas, como por exemplo, patrulha rural, instrução tática individual, atendimento pré-hospitalar tático, patrulhamento tático, entre outras.
O município de Bandeirante vai lançar hoje à noite a sala do empreendedor. A informação é do secretário de Administração, EDER MARCON. De acordo com ele, o lançamento está previsto para às sete horas da noite na Câmara de Vereadores do município e na oportunidade são esperados empresários em geral de Bandeirante, sendo desde MEIs até os tradicionais. Conforme ele, o objetivo é auxiliar todos com atuação no município, e no evento desta noite, também será realizado um workshop sobre MEI na prática com palestrantes do Sebrae.
A Sala do Empreendedor de Bandeirante terá dois profissionais que vão atuar de forma direta com as empresas do município. A garantia é do secretário de Administração, EDER MARCON. Ele citou que a equipe será composta por um agente de desenvolvimento e mais um servidor que vai cuidar do local. Segundo ele, a intenção é que após o lançamento desse espaço, o trabalho em parceria com Sebrae seja intensificado, haja visto que já existe um convênio onde serão trabalhados vários segmentos. EDER lembrou que algumas ações já foram desenvolvidas e surtiram efeito positivo em Bandeirante.
A instalação da Sala do Empreendedor em Bandeirante visa o desenvolvimento das empresas locais em geral. A afirmação é do secretário de Administração, EDER MARCON. Ele destacou que por meio do convênio com o Sebrae serão trabalhados assuntos ligados as compras públicas, desburocratização e empreendedorismo em geral. Ele salientou que o espaço também vai servir para que as empresas e MEIs tirem suas dúvidas e apresentem trabalhos que vão ao encontro das necessidades e desenvolvimento do município. Questionado sobre quantas empresas existem em Bandeirante, EDER MARCON pontuou que atualmente são mais de 120 MEIS, além das demais empresas que também serão atendidas na Sala do Empreendedor.
A Sala do Empreendedor faz parte do programa Cidade Empreendedora e vem sendo trabalhada em diversos municípios com resultados extremamente positivos. O comentário é do secretário de Administração de Bandeirante, EDER MARCON. Ele disse que o município vem acompanhando esse trabalho e já tem exemplos de vários avanços em Bandeirante, como por exemplo, o vale alimentação para os funcionários e o bônus agrícola para os agricultores. Ele ressaltou que a Sala do Empreendedor vai funcionar no prédio da prefeitura, junto ao setor de tributação, sendo que, dessa forma, o horário de atendimento será o de expediente.
O espaço destinado para a Sala do Empreendedor será fundamental para que os empresários de Bandeirante possam tirar dúvidas e trabalhar em parceria com o Núcleo da Acismo no município. A avaliação é do secretário de Administração, EDER MARCON. Para ele, o trabalho em conjunto vai gerar mais resultados e servirá para que os MEIs já existentes em Bandeirante possam participar de forma mais efetiva nos processos licitatórios feitos pela prefeitura e também possam fornecer materiais diversos para a municipalidade, haja visto, que o grande comprador atualmente no município, é os órgãos públicos municipais.
A Acismo de São Miguel do Oeste está trabalhando na formação de mais um núcleo setorial. A informação é do presidente da associação empresarial, DANEL DE SOUZA. De acordo com ele, a entidade está começando o processo de instalação do núcleo do comércio da Acismo.Conforme ele, na última semana, a entidade promoveu uma reunião de sensibilização com os empresários do setor. DANIEL DE SOUZA lembrou que como a Acismo tem núcleos do comércio de Bandeirante e Barra Bonita com bons resultados para o setor, o objetivo agora é fazer o mesmo em São Miguel do Oeste. Segundo ele, dessa forma, a intenção é buscar alternativas para fortalecer o comércio no município.
O núcleo do comércio da Acismo vem para identificar os aspectos que podem ser melhorados para tornar o setor ainda mais forte em São Miguel do Oeste. A afirmação é do presidente da entidade, DANIEL DE SOUZA. Ele comentou que o núcleo do comércio não vem para rivalizar ou disputar espaço com a CDL, atual entidade que representa o comercio varejista, mas sim, vem para somar e apoiar o comércio local.
O núcleo do comércio que está sendo proposto pela Acismo em São Miguel do Oeste terá uma característica diferente dos demais já existentes. O comentário é do presidente da associação empresarial, DANIEL DE SOUZA. Ele disse que o núcleo não será totalmente segmentado e por isso, as empresas que já estão nucleadas em outro setores também poderão fazer parte do novo núcleo do comércio da Acismo. Ele frisou que a mobilização já foi iniciada e pontuou que dos mais de 700 associados, metade já participa de núcleos e agora poderão participar de outros, caso queiram. DANIEL DE SOUZA reforçou que o objetivo é entregar mais soluções para os associados e fortalecer o novo núcleo da mesma forma que são mantidos os 12 já existentes.
A Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste realizou na noite de ontem a penúltima sessão do mês de novembro. Ao todo, foram mais de três horas de sessão, onde os vereadores aprovaram em primeiro turno o projeto de Lei de autoria do vereador PAULO DRUMM que institui o Programa Antonieta de Barros no âmbito do Poder Legislativo. Conforme ele, o programa visa à inclusão social de jovens em situação de hipossuficiência, e tem por objetivo possibilitar o acesso do jovem socialmente excluído por sua condição étnica, localidade de moradia, gênero ou por ter deficiência, ao ambiente de trabalho.
O programa Antonieta de Barros vai atender os jovens que estiverem matriculados no ensino médio ou superior e que tenham entre 16 e 24 anos. A informação é do autor do projeto, vereador, PAULO DRUMM. De acordo com ele, um dos requisitos é ter renda familiar inferior a dois salários mínimos e meio, sendo atualmente no valor de três mil e 300 reais. O texto estabelece ainda que os candidatos serão encaminhados por organizações da sociedade civil, com reconhecida atuação no esforço de tornar viável, aos segmentos excluídos da sociedade, o acesso à cidadania. Conforme o projeto, todos os indicados também passarão por processo seletivo.
Os jovens que integrarem o programa Antonieta de Barros da Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste vão desenvolver diversas atividades de aprendizagem e formação profissional por quatro horas ao dia, totalizando 20 horas por semana. O documento prevê ainda que os estagiários também vão receber auxílio-alimentação fornecido pela mesa diretora e os contratos de estágio terão duração de um ano, sendo renovável por igual período. O projeto também cita que deverão ser realizadas atividades diversas visando a inserção no mercado de trabalho, o estímulo a inclusão e identidade social, o apoio e incentivo a permanência dos jovens no sistema de ensinoe a qualificação profissional mediante ações planejadas, entre outros.
O programa Antonieta de Barros instituído pela Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste vai ofertar três vagas de estágio. Além disso, os setores de atuação, bem como a retribuição mensal em forma de bolsa de trabalho serão definidos em ato de mesa diretora e todo o valor para o andamento do programa será custeado pela Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste. Além deste projeto, os vereadores analisaram, debateram e votaram uma série de outros assuntos, como por exemplo, o parcelamento do IPTU, alteração no nome de ruas, baixa no patrimônio e alienação de bens inservíveis, entre outros.
A sessão de ontem na Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste também marcou o retorno da vereadora MARIA TEREZA CAPRA ao cargo. Ela havia sido cassada em fevereiro deste ano por denunciar um suposto gesto nazista ocorrido em novembro do ano passado em frente ao décimo quarto RCMEC. MARIA TEREZA foi recepcionada por apoiadores e militantes do Partido do Trabalhadores em frente à Câmara de Vereadores e entrou no plenário abraçada com seu pai JAIME CAPRA e com o presidente local do partido, JUARES DA SILVA. Na sessão de ontem, o vereador MÁRCIO SANTIN que esteve substituindo MARIA TEREZA nos últimos meses, fez uso da palavra e agradeceu pelo período que esteve no cargo. Na oportunidade ele destacou que fez o melhor por São Miguel do Oeste, principalmente nas questões relacionadas à agricultura família e pessoas carentes.
A vereadora MARIA TEREZA CAPRA também discursou na tribuna da Câmara de Vereadores na noite de ontem e por cinco minutos agradeceu os familiares, amigos, militantes e demais que a acompanharam durante todo o período afastada. Ela lamentou os fatos ocorridos, porém, frisou que o momento é de continuar o trabalho por São Miguel do Oeste.
A Polícia Militar de Ipiranga realizou na noite de ontem mais uma prisão no município. Dessa vez, o fato foi no centro da cidade, na Rua do Comércio, onde no local, um homem em atitude suspeita foi abordado. Em consulta ao sistema, os policiais constataram que havia um mandado de prisão ativo por associação ao tráfico de drogas, expedido pela Justiça do Rio Grande do Sul. Diante dos fatos, ele foi preso e conduzido até a Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste. Essa é a segunda prisão da semana em Itapiranga, onde na segunda-feira um idoso foi preso por disparo e posse de arma de fogo.
Uma tentativa de homicídio movimentou a Polícia Militar de Dionísio Cerqueira no final da tarde de ontem. O fato foi registrado por volta das seis horas da tarde, onde os policiais foram acionados para se deslocarem até o Hospital Municipal. No local, um homem foi encontrado com ferimentos de arma de fogo. Ele contou que reside na cidade paranaense de Capanema e estava em deslocamento na Linha Água Parada, interior de Dionísio Cerqueira, quando foi surpreendido por outro homem que se aproximou e efetuou ao menos cinco disparos. Ele disse que mesmo ferido, conseguiu dirigir até uma propriedade próxima e pedir socorro. A vítima repassou informações do possível autor, porém, até a manhã de hoje, o homem não havia sido localizado. Devido a gravidade dos fatos, a vítima foi transferida para o Hospital Regional de Francisco Beltrão, no Paraná e seu estado de saúde é gravíssimo.