-MUTIRÃO DO DESENROLA ACONTECE NESTA QUARTA-FEIRA EM TODO O PAÍS
-MUNICÍPIOS ATINGIDOS POR ENCHENTES VÃO RECEBER 60 MILHÕES DE REAIS
-ESCOLA DE SANTO ANTÔNIO CONFIRMA CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA
-DIRETOR DE ESCOLA DE ITAPIRANGA TEM RECONHECIMENTO ESTADUAL
-VEREADOR CRITICA O EXECUTIVO POR NÃO ACEITAR DOAÇÃO DO ESTADO
-GERAÇÃO EMPREENDEDORA FORMA TURMA EM ITAPIRANGA
-POLÍCIA PRENDE HOMEM POR ASSOCIAÇÃO AO TRÁFICO EM ITAPIRANGA
-HOMEM SOFRE TENTATIVA DE HOMICÍDIO COM DISPAROS DE ARMA DE FOGO
O Tempo em Itapiranga apresenta-se nublado e estável. A previsão para as próximas horas é de chuva em diversos municípios. A mínima das últimas horas foi de 21 graus e a máxima para hoje deve ser de 35 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar começou a quarta-feira cotado em quatro reais e 89 centavos. O euro está valendo cinco reais e 33 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula três centavos.
Israel e Hamas fecharam um acordo para libertar 50 reféns em troca de uma pausa no combate. O acordo foi firmado nesta quarta-feira. Cerca de 240 pessoas foram sequestradas pelo Hamas no início de outubro, quando a guerra começou. De acordo com o governo dos Estados Unidos, o grupo terrorista afirmou que o cessar-fogo é necessário até mesmo para que se possa escolher quais serão os libertados. Autoridades norte-americanas confirmaram que as discussões para o acordo também envolviam a liberação de 150 palestinos mantidos como prisioneiros por Israel. Essa informação também está em um comunicado publicado pelo Hamas, que disse que os prisioneiros são mulheres e crianças.
O presidente eleito da Argentina, JAVIER MILEI, e o presidente atual do país, ALBERTO FERNÁNDEZ, deram nesta terça-feira o pontapé inicial para a transição de governo. MILEI foi na manhã de ontem à residência presidencial, em um subúrbio de Buenos Aires para debater com FERNÁNDEZ detalhes da passagem de governo. O atual presidente apoiou o rival de MILEI, o peronista SERGIO MASSA, atual ministro da Economia, que não participou da reunião. O momento de conversa contou com a presença de chefes de gabinete, assessores e porta-vozes.
A China alertou nesta terça-feira que seria um "erro grave" se a Argentina cortasse as relações bilaterais após a vitória do ultraliberal JAVIER MILEI nas eleições presidenciais. MILEI, que tomará posse no próximo dia 10 de dezembro, usou sua campanha eleitoral para afirmar que não negociaria caso eleito com comunistas e fez duras críticas contra a China e o Brasil, dois dos principais parceiros comerciais da Argentina. A declaração sobre uma ruptura das relações bilaterais faz referência às falas de DIANA MONDINO, considerada a possível chanceler do governo MILEI, que disse que a Argentina não se juntaria ao Brics, bloco formado por Brasil, China, Índia, Rússia e África do Sul.
A Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda reduziu de três vírgula dois por cento para três por cento a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto que é a soma dos bens e serviços produzidos para 2023. A estimativa para a inflação diminuiu e as previsões estão no Boletim Macrofiscal divulgado nesta terça-feira. Segundo o Ministério da Fazenda, a revisão no crescimento foi motivada pela expectativa de crescimento zero no PIB no terceiro trimestre, ante previsão anterior de expansão de zero vírgula um por cento. A pasta também atribui a projeções menos otimistas para o setor de serviços no restante do ano, onde para 2024, a estimativa de crescimento econômico caiu de dois vírgula três por cento para dois vírgula dois por cento.
A atividade econômica do Brasil ficou estagnada no terceiro trimestre, na comparação com os três meses anteriores. Os dados publicados ontem são do Monitor do Produto Interno Bruto, da Fundação Getúlio Vargas e em termos monetários, estima-se que o acumulado do PIB que é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos no país até o terceiro trimestre de 2023 supere os oito trilhões de reais. Segundo a coordenada da pesquisa, JULIANA TRECE, o resultado reflete a fragilidade de sustentação do crescimento da economia brasileira, onde a desaceleração da agropecuária e do setor de serviços explica a estagnação da economia pela ótica da oferta.
Além de atualizar o valor das dívidas que podem ser negociadas no Programa Desenrola Brasil para até 20 mil reais, o Ministério da Fazenda promove nesta quarta-feira o “Dia D do Mutirão Desenrola”. A ação, ocorre em conjunto com organizações da sociedade civil, bancos e outros credores e vai renegociar débitos e ampliar o alcance do programa, para reduzir o número de endividados e oportunizando-os a chance de limparem o seu nome e terem novamente o CPF positivo. Por conta disso, os bancos aumentaram o horário de atendimento de parte de suas agências. Os descontos médios são de 83 por cento mas podem chegar a 99 por cento, sendo que o programa ainda permite fechar acordos sem a necessidade de dar uma entrada imediata.
Está agendado o julgamento no Tribunal de Justiça de Santa Catarina que vai decidir se o programa Universidade Gratuita tem legalidade para continuar em andamento. O projeto criado no governo JORGINHO MELLO e aprovado na Assembleia Legislativa prevê a compra de todas as vagas das universidades comunitárias do Estado para a destinação a estudantes de forma gratuita. No entanto, as instituições particulares, que fazem parte da Associação de Mantenedoras Particulares de Educação Superior de Santa Catarina entraram na Justiça alegando a inconstitucionalidade do programa. Dessa forma, o julgamento está previsto para o próximo dia seis de dezembro.
O ministro da Agricultura, CARLOS FAVARO, disse que os agricultores de Santa Catarina afetados pelas chuvas das últimas semanas terão direito à renegociação de dívidas e a uma linha especial de financiamento. A informação é do deputado federal DARCI DE MATOS que esteve com o ministro nesta terça-feira. Ainda de acordo com o deputado, os municípios que decretaram estado de emergência deverão fazer cadastramento no Ministério para a recuperação de estradas e pontilhões. A expectativa repassada pelo ministro é que esses recursos sejam liberados ainda este ano pelo governo federal.
O Governo de Santa Catarina e a Assembleia Legislativa do estado vão destinar 60 milhões de reais para os municípios atingidos pelas enchentes provocadas pelas chuvas dos últimos dois meses. Dessa forma, cada um vai destinar 30 milhões de reais para os atingidos. O assunto será tratado na tarde de hoje na Alesc, onde o presidente MAURO DE NADAL vai reunir os líderes das bancadas para tratar do assunto, que já está alinhado com o Centro Administrativo. Ao todo, são mais de 100 municípios afetados pelas enchentes em Santa Catarina e a ideia é destinar entre 200 e 400 mil reais para cada um deles, dependendo dos danos e também da população.
Mais uma escola de Itapiranga é contemplada com o Curso Técnico em Agropecuária. A Escola Santo Antônio é caracterizada uma escola do campo e pensando na sucessão familiar e o fortalecimento das comunidades da fronteira vai oferecer mais esta opção no ensino médico. Conforme a Diretora do educandário, SUELI MICHELS, também será uma forma de incentivar a permanência dos jovens do campo. Ela comenta que ocorreu amplo planejamento para a implantação de um curso técnico que beneficiasse a região que é essencialmente agrícola. SUELI lembra que ocorreu aprovação em assembleia extraordinária com a APP, Conselho Deliberativo, Grêmio estudantil, representantes da Coordenador Regional e Gestores das escolas de Conceição e Pitangueira.
A Diretora da Escola de Santo Antônio lembra que em 2023 foi implantado a Pedagogia da Alternância com alunos do oitavo e do nono ano. Conforme SUELI MICHELS, pensando na continuidade a esse processo, foi definido por unanimidade pela implantação do Curso Técnico em Agropecuário. Ocorreu um intenso trabalho de elaboração do projeto, providência de documentos, encaminhamento de ofício à Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina pedindo a autorização de funcionamento do Curso Técnico de Nível Médio em Agropecuária. SUELI destaca que será ofertado na forma integrada o Ensino Médio e o Curso Técnico em Agropecuária para o ano de 2024.
Professor de Itapiranga recebe homenagem no Prêmio Educador Elpídio Barbosa. O Professor de Itapiranga, PAULO RICARDO VERGÜTZ, foi homenageado na vigésima oitava edição do Prêmio Educador Elpídio Barbosa, realizado em Florianópolis. A homenagem, promovida pelo Conselho Estadual de Educação, contemplou 36 professores da rede catarinense de educação, por desenvolverem projetos inovadores na educação básica. PAULO VERGÜTZ é diretor na Escola Ludgero Wiggers de Linha Conceição, interior de Itapiranga, onde se destaca na gestão escolar, através de ações inclusivas e participativas da comunidade. Também é um dos entusiastas da educação do campo e da pedagogia da alternância.
O Prêmio Educador Elpídio Barbosa foi criado em 1992 e é uma forma que o Conselho Estadual de Educação encontrou para homenagear e agradecer os professores do Estado de Santa Catarina pela relevante atuação na educação. A escolha dos profissionais é realizada a partir da indicação das Regionais de Educação. PAULO VERGÜTZ participa do projeto de reestruturação da escola Ludgero Wiggers de Linha Conceição, proporcionando aumento no número de alunos para viabilizar a manutenção do educandário, além de oferecer novas opções de ensino aprendizagem aos alunos.
Obras de reforma e ampliação da Unidade de Saúde Wunibaldo Rech estão em andamento. O município está investindo aproximadamente 140 mil reais nas obras de reforma, ampliação e adequação da acessibilidade da Unidade Básica de Saúde Wunibaldo Rech, no bairro Santa Tereza Alto. Além das melhorias na estrutura existente, duas novas salas estão em construção. A secretária municipal de Saúde, CLAIR HEINEN, destaca que as obras avançam em conformidade com o cronograma estabelecido pela municipalidade. CLAIR afirma ser um investimento importante, o primeiro de maior expressão desde a construção da unidade de saúde há 14 anos. Conforme a secretária, todas as estruturas da saúde foram revitalizadas nesta gestão para melhor acolher e atender a população.
A nona edição do Natal em Família terá intensas programações em Tunápolis. Eventos serão de três a 31 de dezembro. O Natal em Família vem sendo realizado a nove anos no munícipio de Tunápolis, com o propósito de oportunizar espaços de integração para a comunidade propagar o espirito natalino, oferecer espaços para divulgação das atividades culturais e promover a magia do natal. O trabalho envolve decorações natalinas, enfeites, brilhos, luzes, cultura, vida em comunidade e muita celebração. Neste ano as programações iniciam no dia três de dezembro, às 20 horas com Abertura Oficial com pronunciamento, benção, banda municipal, apresentação teatro e acendimento das luzes.
Durante o mês diversas entidades estarão envolvidas nas programações. O roteiro inclui eventos da Apae, Danças Coreográficas e Invernada, apresentações com teclado, gaita, técnica vocal e flauta. No dia 17 ocorre o tradicional Show Natalino. Ainda serão realizadas apresentações do coral, violino e violão, disponibilizados brinquedos infláveis e o grande Show da Virada. As programações acontecem nos pavilhões cobertos da Efacitus, espaço este que receberá uma decoração especial, com a participação de diversas entidades, como: Arte do Bem, APAE, AEST, AFAT, LIONS, CRAS, CTG e Artesanato, além da decoração organizada pela administração municipal. A única programação que não acontece nos pavilhões cobertos é o Show de Patinação, que será no Ginásio Municipal.
Vereadora caçada retoma ao legislativo. A Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste realizou na noite desta terça-feira, a penúltima sessão legislativa do mês de novembro. A sessão foi diferente das demais, pois marcou o retorno da vereadora MARIA TEREZA CAPRA do PT ao cargo. Ela foi cassada em fevereiro desse ano após denunciar um suposto gesto nazista ocorrido em frente ao quartel de São Miguel do Oeste em novembro do ano passado. Na última semana, o Tribunal de Justiça concedeu uma liminar permitindo o retorno de MARIA TEREZA ao posto de vereadora e ontem ela recebeu a notificação assinada pelo presidente da Câmara, PAULO DRUMM, convocando-a para a sessão. Além desta denúncia, MARIA TEREZA CAPRA foi condenada em segunda instância, pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina, por prática de crime contra a lei de licitações, pela contratação de shows artísticos sem o devido procedimento licitatório, na época em que exercia a função de secretária municipal de Cultura.
Antes do início da sessão, a vereadora foi recebida por apoiadores e simpatizantes na frente do legislativo e entrou no plenário acompanhada de seu pai, JAIME CAPRA, e o presidente do PT de São Miguel do Oeste, JUARES DA SILVA. Na sua primeira fala, ela usou os cinco minutos para agradecer às pessoas que ficaram ao seu lado nesses nove meses em que esteve afastada. Citou membros do Partido dos Trabalhadores, familiares, amigos e assessores que trabalharam ao seu lado ao longo dos três mandatos de vereadora, e à Justiça, que lhe devolveu o mandato. Na sessão também se manifestou o vereador MARCIO SANTIN, que assumiu a cadeira de Maria Tereza desde fevereiro. Ele agradeceu ao apoio recebido durante o mandato, agradeceu aos assessores que trabalharam em seu gabinete, e afirmou que olhou por causas como a agricultura familiar e em prol das pessoas da favela. Com o retorno de MARIA TEREZA, SANTIN retorna à condição de primeiro suplente do Partido dos Trabalhadores.
Vereadores repercutem recusa do governo de Itapiranga a uma máquina agrícola oferecida pelo governo estadual. Trator seria destinado para a secretaria da Agricultura. O assunto foi discutido na sessão desta semana do Legislativo de Itapiranga. Segundo o Vereador ROBERTO BASTO, causou surpresa o fato do município ter recusado uma máquina agrícola de valor aproximado de 200 mil reais. Ele chama atenção que não tinha conhecimento que Itapiranga havia sido contemplado com um trator sem necessidade de qualquer contrapartida. Conforme o vereador, o município possui quatro tratores e poderia fazer uma substituição incorporando uma máquina nova. BASTO questiona qual a vantagem para a prefeitura em recusar uma máquina nova oferecida pelo governo estadual.
Segundo o parlamentar, na justificativa foi alegado que a Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente não tinha necessidade de um trator e por isso a doação foi recusada. Conforme o vereador ROBERTO BASTO, a recusa da máquina agrícola causou surpresa entre os colegas da Câmara e até o momento não teve manifestação por parte do executivo. O secretário da Agricultura de Itapiranga, EUSÉBIO TAVARES FILHO deve se manifestar nesta quarta-feira sobro os motivos do trator não ter sido aceito e deixado para o governo estadual dar outro destino para a máquina agrícola.
Assemit apoia programa Geração Empreendedora. O projeto é desenvolvido pela FACISC, a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina, apoiado pela Assemit em Itapiranga. Os trabalhos envolveram consultores e os Núcleos do Jovem Empreendedor e Mulher Empresária da Associação Empresarial. Conforme o presidente da Assemit, FRANCELINO RIBEIRO, 24 estudantes do segundo ano do ensino médio da escola São Vicente de Itapiranga concluíram as atividades. Ele foram incentivados a desenvolverem projetos empresariais e trabalharam nas questões financeiras, estruturais e divulgação dos negócios empreendidos. RIBEIRO destaca que o Programa Geração Empreendedora visa despertar, estimular e orientar o desenvolvimento do espírito empreendedor e da cultura Associativista.
O foco está justamente nos estudantes de ensino médio que logo estarão no mercado de trabalho. Para o presidente da Assemit, é preciso preparar estes jovens para serem bons funcionários ou terem seus próprios empreendimentos e prosperarem. Ele reforça que o futuro é representado por esta geração que está surgindo e estes jovens precisam de um carinho muito especial dos empresários, pois esta geração empreendedora é o futuro das empresas. FRANCELINO RIBEIRO afirma que as escolas possuem um grande potencial de jovens para serem capacitados e a escola São Vicente de Itapiranga entendeu esta importância. Ele elogia a postura da direção e professores nesta contribuição.
Polícia prende homem por associação ao tráfico de drogas em Itapiranga. Foi por volta das 20 horas e 40 minutos desta terça-feira. A Polícia Militar em rondas pela rua do Comércio, no centro de Itapiranga, realizou a abordagem de um homem em atitude suspeita. Durante consulta ao sistema, foi constatado que o homem havia um mandado de prisão ativo por associação ao tráfico de drogas, expedido pela justiça do Rio Grande do Sul. O homem foi preso e conduzido até a Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste.
Uma residência foi destruída por um incêndio no início da tarde desta terça-feira, no interior de Romelândia. A ocorrência foi atendida pela equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Anchieta na Linha São Roque, por volta da uma e 15 da tarde. No local, os bombeiros se depararam com uma casa de estrutura mista, com cerca de 80 metros quadrados, já consumida pelas chamas, tendo seu teto e assoalho completamente destruídos. Os brigadistas cortaram a energia elétrica da casa e iniciaram o combate ao fogo. Conforme os Bombeiros, não havia moradores na residência no momento do incêndio e o proprietário não estava presente no local. Foram utilizados cerca de quatro mil litros de água para extinguir o fogo e realizar o rescaldo. As causas do incêndio serão investigadas.
Um homem foi alvo de disparos de arma de fogo dentro do carro, no interior de Dionísio Cerqueira. O ataque ocorreu por volta das 18h desta terça-feira, quando outro indivíduo se aproximou e efetuou os tiros, deixando a vítima ferida. Populares socorreram o homem, que foi encaminhado ao Hospital Municipal. Mesmo ferido, ele conseguiu fornecer informações sobre o possível autor do crime antes de ser hospitalizado. A Polícia Civil, de posse dessas informações, iniciou as investigações para esclarecer as circunstâncias do ocorrido. Até o momento, o suspeito dos disparos não foi localizado. A Polícia Militar informou que intensificou as buscas na tentativa de capturar o agressor.
Foi realizada na tarde desta terça-feira, no décimo primeiro Batalhão de Polícia Militar de Fronteira, em São Miguel do Oeste, a solenidade de formatura do terceiro Curso de Táticas Policiais, do nono Comando Regional de Polícia Militar de Fronteira. O treinamento, que durou um mês, contou com diversas atividades técnicas e operacionais, formando 20 novos profissionais, que foram avaliados nos aspectos físico, técnico e psicológico. O estado de Santa Catarina destaca-se na atuação dos grupos táticos, tropas especializadas e preparadas para o atendimento de ocorrências de alto risco. O curso teve carga horária de 278 horas-aula. Durante a solenidade, foi entregue um agradecimento aos instrutores e também aos colaboradores militares e civis. Além de autoridades, participaram da formatura os familiares dos formandos.