ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco sábado 22 10 2022

-PREÇO MÉDIO DOS COMBUSTÍVEIS SOBE PELA SEGUNDA SEMANA SEGUIDA NO PAÍS

-DIFERENTE DO RESTANTE DO PAÍS, ESTADO REGISTRA QUEDA NO PREÇO DA GASOLINA

-DNIT FARÁ BLOQUEIO NA BR-163 PARA DETONAÇÃO DE ROCHAS NESTE DOMINGO

-SETOR DA SAÚDE REALIZA MUTIRÃO PARA CADASTRAMENTO EM CINCO BAIRROS

-PREJUÍZO MÉDIO COM TEMPORAL DE GRANIZO EM SMOESTE É DE 20 POR CENTO

-TRÊS ACIDENTES ENVOLVENDO CICLISTAS E MOTOCICLISTAS SÃO REGISTRADOS NO MUNICÍPIO

-ACUSADA DE DOPAR E MATAR MARIDO VAI A JÚRI POPULAR NA REGIÃO

O tempo na região Extremo Oeste é sol entre nuvens. A previsão para as próximas horas é o tempo permaneça dessa forma. A mínima das últimas horas foi de 13 graus e a máxima para hoje deve ser de 23 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar fechou a semana cotado em cinco reais e 16 centavos. O euro está valendo cinco reais e nove centavos. Já o peso argentino está cotado em três centavos.

O vigésimo Congresso do Partido Comunista da China vai terminar hoje com uma série de anúncios que devem traçar o futuro político do país para os próximos cinco anos. Embora o anúncio principal esteja previsto para amanhã com a quase certa reeleição para um terceiro mandato de XI JINPING, todas as instâncias de poder no país devem ser reorganizadas neste congresso. O encontro quinquenal é a oportunidade para renovar o Comitê Central, uma espécie de Parlamento do PCC com quase 200 delegados, incluindo os 25 membros do núcleo duro do partido.

A comissão de parlamentares dos Estados Unidos que investiga o ataque ao Congresso do país em seis de janeiro de 2021 intimou, nesta sexta-feira o ex-presidente DONALD TRUMP a prestar depoimento. A convocação é a ação mais ousada da comissão até agora que atua como uma espécie de CPI da invasão ao Congresso, que no país é chamado de Capitólio. A previsão é que o depoimento seja feito por volta do dia 14 de novembro. A comissão também pediu alguns documentos, e espera que os papéis sejam entregues no dia quatro de novembro. TRUMP, no entanto, pode se recusar a comparecer ao capitólio.

O estrategista sênior do ex-presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP foi condenado nesta sexta-feira a quatro meses de prisão por se recusar a cooperar com os legisladores que investigavam o ataque ao Capitólio em janeiro de 2021. Ainda cabe recurso à condenação e por isso, STEVE BANNON vai aguardar em liberdade o fim do processo. Ele também foi condenado a pagar uma multa de seis mil e 500 dólares, algo próximo de 34 mil reais. BANNON já havia sido condenado por um júri em julho quanto a duas acusações de desacato ao Congresso, por não fornecer documentos ou testemunhos. Cada uma das duas acusações poderia ser punida com, no mínimo, um mês e, no máximo, um ano de prisão, além de uma multa de até 100 mil dólares.

O procurador-geral da República, AUGUSTO ARAS, pediu nesta sexta-feira ao Supremo Tribunal Federal que suspenda trechos da resolução do Tribunal Superior Eleitoral que busca agilizar a retirada de conteúdo com desinformação das redes sociais no período eleitoral. A resolução foi aprovada na sessão do TSE da última quinta-feira e entre outros pontos, prevê que o Tribunal pode determinar que as redes sociais e campanhas retirem do ar links com fake news em até duas horas. No pedido ao STF, ARAS afirmou que a melhor "vacina" contra a desinformação é a informação e segundo ele, nenhuma instituição detém o "monopólio" da verdade.


O plenário do Supremo Tribunal Federal formou nesta sexta-feira, maioria de votos para manter a decisão que garante o início da licença-maternidade após alta hospitalar da mãe ou do recém-nascido, sendo o que ocorrer por último. O entendimento vale para internações longas, acima do período de duas semanas, e atinge casos de partos prematuros. O efeito da decisão é imediato para todas as gestantes e mães que têm contrato de trabalho formal, regido pela CLT. De acordo com a CLT, o afastamento da gestante pode ocorrer entre o vigésimo oitavo dia antes do parto e a data de nascimento do bebê. Pela legislação atual, a licença-maternidade tem duração de 120 dias, período que a mulher tem direito ao salário-maternidade, cujos custos devem ser arcados pela Previdência Social.

O preço médio do litro da gasolina vendido nos postos do país subiu pela segunda semana consecutiva, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis divulgados nesta sexta-feira. O preço médio do litro avançou para quatro reais e 88 centavos nesta semana, representando uma alta de zero vírgula 41 por cento frente à semana passada. De acordo com a Agência, o valor máximo do combustível encontrado nos postos foi de seis reais e 99 centavos. O litro do etanol hidratado também subiu dois vírgula 31 por cento e o diesel registrou alta de um virgula 22 por cento.

Mesmo com o avanço da pandemia da Covid-19, Santa Catarina teve o excesso de mortes em 2020 abaixo da média nacional. É o que aponta um estudo feito por pesquisadores da Fiocruz divulgado nesta semana. A maior taxa no Estado esteve relacionado as mortes mal definidas. O excesso leva em conta a quantidade de óbitos que ficaram a cima do estimado para o período. O número teve como base a tendência linear de mortes que ocorreram entre 2015 e 2019. O estudo teve como objetivo estimar o excesso de mortalidade no país durante a pandemia, em 2020. No período, Santa Catarina teve 46 mil, 374 mortes, ficando bem abaixo da média nacional que foi de um milhão, 556 mil, 824 óbitos pela doença.

Em 20 dias, a chuva no Oeste de Santa Catarina já superou em 50 por cento o previsto para todo o mês de outubro segundo a Defesa Civil. Desde o dia primeiro até ontem a região registrou 300 milímetros de chuva, quando o previsto para o mês era entre 200 e 230 milímetros. No período, foram registrados alagamentos, enxurradas, deslizamentos e granizo. Conforme a Defesa Civil, em alguns pontos do Estado, o volume de chuva foi o dobro do previsto, cerca de 400 milímetros. Outras regiões também foram atingidas e até a última terça-feira, 16 municípios de Santa Catarina haviam decretado situação de emergência.

O preço médio da gasolina comum caiu em Santa Catarina na última semana, segundo o levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. O valor pelo litro foi encontrado, em média, por quatro reais e 82 centavos nesta semana. De acordo com o Levantamento de Preços de Combustíveis da agência, publicado ontem, o Estado registrou queda de zero vírgula 61 por cento na cobrança média pelo litro. O valor mais barato representa uma economia de três centavos por litro abastecido. A Agência pesquisou os valores em 112 postos de gasolina nos municípios catarinenses.

O Conselho das Entidades de São Miguel do Oeste emitiu nesta semana uma nota de posicionamento em relação às eleições de segundo turno que serão realizadas no próximo dia 30. Ao todo, 18 entidades fazem parte desse conselho e a nota é assinada pelo presidente DANIEL DE SOUZA. No documento consta que ao se aproximar do dia das eleições é importante que as pessoas pensem bem nos rumos que querem para o Brasil, pois muito mais que uma disputa por poder de dois grupos, será o momento de escolha do modelo de gestão que a sociedade brasileira vai querer para o futuro do país. Conforme o documento, o momento exige que as pessoas olhem para o futuro, porém, sem esquecer da história do Brasil.

O documento emitido nesta semana pelo Conselho das Entidades também pede que a sociedade faça uma análise do currículo de cada candidato e verifique quais foram os feitos de cada um no passado, além de olhar quais são as associações pessoais e quem são seus aliados de jornada. O documento pede ainda que os eleitores vejam por quem os candidatos são sustentados politicamente e quais são suas ideologias. A nota cita ainda que os empresários defendem a livre iniciativa, o livre mercado, a desburocratização, a redução de impostos, o enxugamento do estado e a defesa das liberdades de expressão e pensamentos. O documento também defende uma série de valores e cita o apoio para as políticas públicas alinhadas aos valores econômicos, sociais e democráticos, aliados a boas práticas e livres de corrupção. A íntegra da nota pode ser conferida nas redes sociais das entidades de São Miguel do Oeste.

A Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina assinou na última semana durante a quadragésima terceira Oktoberfest em Itapiranga o contrato com uma empresa de cicloturismo para a execução do projeto permanente de Cicloturismo nos municípios de abrangência da Ameosc. A ação também é conhecida como região turística “Caminhos da Fronteira”, e a assinatura contou com a presença do presidente da entidade e prefeito de Anchieta, IVAN CANCI e de outros dois prefeitos da região, bem como, de outras autoridades regionais.

Com o contrato assinado, a empresa vai iniciar a partir de agora os trabalhos para o levantamento do potencial da região da Ameosc. Também será elaborado um circuito interligando os municípios com itinerário ou roteiro a ser percorrido e serão descritos os percursos que serão realizados em cada dia, bem como, a identificação dos locais e empreendimentos que possam receber e acolher os cicloturistas. Haverá ainda a criação e o registro de uma logomarca que caracterize e identifique o projeto com detalhamento dos atrativos na região da Ameosc.

O projeto que visa a criação do circuito de cicloturismo na região Extremo-Oeste deve ser concluído até meados de abril do ano que vem. A projeção é do presidente da entidade e prefeito de Anchieta, IVAN CANCI. Conforme ele, a assinatura do contrato é um passo fundamental e extremamente importante para o desenvolvimento dos dois roteiros existentes na região Caminhos da Fronteira, sendo um ao Sul e outro ao Norte do Extremo-Oeste. Já o proprietário da empresa de cicloturismo pontuou que a ideia foi apresentada em março deste ano e desde então, vários locais já foram visitados e avaliados para a elaboração dos potenciais existentes e que podem ser trabalhados.


Os vereadores de São Miguel do Oeste realizaram na manhã de ontem mais uma sessão legislativa do mês de outubro. Ao menos dois projetos foram votados em segunda votação e também houve uma moção de apelo, um requerimento de informação e cinco indicações. A moção é de autoria dos vereadores RAVIER CENTENARO e CARLOS AGOSTINI e visa que as autoridades federais e estaduais licitem e efetuam com urgência as obras do contorno viário de São Miguel do Oeste. Para eles, a obra ligando as BRs 163 e 282 é uma necessidade, bem como, é esperada há pelo menos, uma década. Para ambos vereadores, o contorno vai gerar maior segurança aos motoristas e vai tirar o tráfego pesado das ruas centrais do município.

O requerimento de informação é dos vereadores PAULO DRUMM e VILMAR BONORA e ambos solicitam informações sobre a conclusão das obras de tubulação, compactação e britamento em duas ruas do bairro Santa Rita. Já as indicações legislativas são dos vereadores VANIRTO CONRAD, MOACIR FIORINI, CARLOS AGOSTINI, PAULO DRUMM e MARIA TEREZA CAPRA. Nos documentos constam para que o município estude a viabilidade de realizar pavimentação asfáltica na Rua Geraldino de Mello, no bairro Salete, que seja feito o conserto do asfalto na Rua Ermelinda Wünsch do bairro Progresso e que se estude a viabilidade de antecipar a instalação na decoração natalina para o mês de novembro e não apenas em dezembro.

Outra indicação visa que o município instale uma lombada e luminárias de LED na Rua Sudoeste, no bairro Santa Rita e o último pedido é no sentido que o governo faça a pintura de todas as entradas de garagem na Rua Alberto Dalcanalle, no centro de São Miguel do Oeste. Já os projetos aprovados em segunda votação são em relação à criação do Citeosc, Parque Tecnológico e a cessão de uso de bem imóvel com o Rotary Club para que a entidade faça a administração da nova casa de apoio. As próximas sessões legislativas vão ocorrer na terça, quarta e quinta-feira da semana que vem, sendo terça e quinta às sete horas da noite com transmissão da Rádio Peperi e na quarta às oito e meia da manhã.

O DNIT informou ontem à tarde que haverá bloqueio na BR-163 neste domingo. A ação vai ocorrer à partir das oito horas da manhã e será necessária visto a detonação de rochas. Conforme o órgão, a medida é fundamental para as obras de restauração, ampliação e eliminação de pontos críticos da rodovia. O bloqueio será realizado no quilômetro 95, em São José do Cedro. O local da detonação fica cerca de 800 metros ao norte da Capela Santo Antônio e a previsão é de que a liberação do trânsito ocorra até às 10 horas da manhã. Em caso de chuva, a operação poderá ser adiada.

A secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste está realizando desde a última semana uma ação em cinco bairros do município. A atividade teve início na quinta-feira da semana passada e vai persistir até o dia 31 deste mês. De acordo com o secretário, ALFREDO SPIER, o trabalho é de cadastramento nas residências e está ocorrendo no centro e nos bairros Progresso, Salete, São Gotardo e São Sebastião. Conforme ele, para atender toda a demanda, as agentes comunitárias de Saúde estão trabalhando em horário estendido, sendo até às oito horas da noite.

O cadastramento nesses cinco bairros é fundamental para que o setor da Saúde tenha um diagnóstico correto de cada localidade de São Miguel do Oeste. A declaração é do secretário de Saúde, ALFREDO SPIER. De acordo com ele, as informações são importantes para que o setor saiba quais aspectos devem ser priorizados em cada Unidade Básica de Saúde, bem como, as atitudes que devem ser tomadas para melhorar o atendimento aos moradores. Segundo ele, as informações também servem como base para o enfrentamento de endemias, reconhecimento da situação vacinal da população, realização de campanhas de vacinação, reconhecimento do número de diabéticos e hipertensos, entre outros pontos fundamentais.

O trabalho das agentes comunitárias de Saúde de São Miguel do Oeste foi estendido para que todos os moradores, ou pelo menos a grande maioria sejam encontrados em casa. A explicação é do secretário de Saúde, ALFREDO SPIER. Ele salientou que muitos trabalham em horário comercial e a medida visa beneficiar essas pessoas, para que mais dados sejam coletados e armazenados. Ele comentou que as profissionais estarão identificadas com colete da secretaria de Saúde e as pessoas não precisam ficar preocupadas. No caso de condomínios e prédios uma ficha será entregue para o síndico que ficará responsável para repassar as informações aos moradores. SPIER pontuou que a intenção é tornar mais eficaz a conclusão do trabalho em São Miguel do Oeste.

O Conselho Municipal da Defesa Civil de São Miguel do Oeste esteve reunido na tarde da última quinta-feira ainda para avaliar os prejuízos causados pelo temporal que atingiu parte da região Extremo-Oeste no final da tarde de quarta-feira. A reunião ocorreu no auditório da Secretaria de Educação e envolveu diversas secretarias, bem como, entidades do município. Ficou definido de imediato que a Administração não vai decretar situação de emergência. A decisão ocorreu visto que os maiores estragos foram justamente nas comunidades que fazem divisa com o município de Bandeirante, não afetando de forma intensa outras localidades de São Miguel do Oeste.

A secretaria de Agricultura de São Miguel do Oeste já realizou um levantamento prévio e inicialmente houve danos em aproximadamente 70 construções, incluindo casas e galpões. Houve também situações em pontos isolados do município e as estradas foram fortemente danificadas. Dessa forma, a malha viária vai precisar de um trabalho intenso de recuperação. Já em relação às plantações, os maiores prejuízos foram nas lavouras de milho e de pastagens. Um cálculo preliminar aponta que as perdas devem ficar na média de 20 por cento. Algumas propriedades tiveram perdas superiores e nesses locais o índice pode ser de 80 por cento. Na reunião da última quinta-feira ficou definido ainda que na semana que vem a secretaria de Agricultura, Epagri e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais devem concluir um levantamento mais detalhado dos estragos causados pelo mau tempo.

A Defesa Civil de São Miguel do Oeste já destinou um grande número de lonas para as famílias que tiveram danos nos telhados das residências. O governo estuda ainda um projeto de socorro emergencial para os atingidos pelo temporal da última quarta-feira. Essa análise deve ser concluída ainda na próxima semana e um documento deve ser editado. Além desse novo projeto, o município dispõem do programa Juro Zero, onde os agricultores podem solicitar 12 mil reais através de financiamento e fazer o pagamento do valor no período de oito anos. Todo o juro nesse formato é bancado pelo município. Além disso, a Epagri e o governo estadual também proporcionam linhas de crédito facilitadas com benefícios para os agricultores. Os moradores atingidos e que precisam da emissão de laudos devem procurar a Defesa Civil para providenciar o documento.

Um veículo acabou invadindo uma loja no centro de São Miguel do Oeste na tarde de ontem. O fato foi registrado por volta das duas e meia na Rua Marcílio Dias. No local, um Cruze do município que era conduzido por um homem invadiu um estabelecimento causando danos materiais. Apesar do susto, motoristas e funcionários da empresa não se feriram. A Polícia Militar foi acionada e o Boletim de Ocorrência foi confeccionado. O vidro da loja acabou sendo quebrado e outros danos foram constatados no estabelecimento comercial.

O Corpo de Bombeiros de São Miguel do Oeste registrou nas últimas 24 horas ao menos três ocorrências envolvendo ciclista e motociclistas. Todos os acidentes foram no município e o primeiro foi no final da manhã de ontem no cruzamento das Ruas Almirante Tamandaré e Silva Jardim, no bairro Salete. No local, um ciclista seguia sentido bairro quando uma IX35 de São Miguel do Oeste entrou em uma das ruas, ocasionando a colisão lateral. A vítima sofreu ferimentos generalizados. Já a segunda colisão lateral ocorreu na tarde de ontem na Rua Waldemar Ramgrab e envolveu um Astra conduzido por um idoso de 85 anos e uma motocicleta. O idoso disse que ao atravessar a rua houve a colisão por parte do ciclista que seguia sentido bairro. O condutor da moto teve ferimentos leves.

Já o terceiro acidente atendido pelo Corpo de Bombeiros de São Miguel do Oeste ocorreu no final da tarde de ontem na BR-282 entre São Miguel do Oeste e Paraíso. No local, um motociclista apresentava suspeita de fratura na perna direita, além de hemorragia interna. Testemunhas contaram que ele transitava em alta velocidade quando perdeu o controle da motocicleta em uma curva. O condutor foi arrastado por cerca de 10 metros. Todas as vítimas dos três acidentes foram encaminhadas para o Hospital Regional de São Miguel do Oeste.

Uma mulher de 45 anos acusada de dopar e matar o próprio marido vai a júri popular em Campo Erê. O crime ocorreu há quase um ano no interior do município. Inicialmente, o óbito foi tratado como infarto, porém, enquanto o corpo estava na funerária sendo preparado para o velório, foi constatado marcas de violência e a Polícia Civil da cidade foi acionada. A vítima de 52 anos foi encaminhada para o Instituto Médico Legal onde foi constatado que as lesões eram por asfixia e estrangulamento. A partir daquele momento, um inquérito policial foi aberto e durante o processo foi constatado que a própria esposa dopou o marido com anestésico para animais. Ela confessou o crime e acabou sendo presa. O júri será nos próximos dias na Câmara de Vereadores de Campo Erê.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.