De acordo com o Banco Central, o dólar começou o dia cotado em cinco reais e 23 centavos. O euro está valendo cinco reais e 11 centavos. Já o peso argentino está cotado em três centavos.
Depois de apenas um mês e meio no governo, a primeira-ministra britânica, LIZ TRUSS, renunciou nesta quinta-feira. Ela é a terceira líder do Reino Unido consecutiva a deixar o cargo antes do fim do mandato. Ela também é a que menos tempo ficou no posto na história do país. TRUSS, que substituiu BORIS JOHNSON no comando do país dois dias antes da morte da rainha ELIZABETH II, já vinha sofrendo uma forte pressão para renunciar por conta de um polêmico plano econômico que gerou revolta no mercado e dentro de seu próprio partido. O plano era uma tentativa de estimular a economia e previa cortes severos de impostos e, em paralelo, aumentos de crédito e um empréstimo bilionário para tentar cobrir o rombo nas contas públicas, estimado em 266 bilhões de reais.
Uma bebê de apenas um ano e quatro meses morreu após ela e a mãe serem pisoteadas por uma girafa. O fato foi registrado na reserva natural Fazenda Kuleni, no Nordeste da África do Sul. De acordo com o porta-voz da Polícia local, a criança foi levada para o consultório médico mais próximo, porém, não resistiu aos ferimentos. Já a mãe está internada em estado grave. Um representante do serviço de emergências sul-africano afirmou que as vítimas moravam na região. Jornais afirmam que a mulher trabalhava como guia de turismo na reserva natural. Elas andavam pelo local quando encontraram a girafa com o seu filhote.
Um avião da companhia aérea colombiana Viva Air fez um pouso de emergência em Montería, na Colômbia. O fato foi registrado na última segunda-feira e veio à tona após um passageiro postar uma foto do painel do avião. A aeronave tinha combustível necessário para mais seis minutos apenas de voo. O avião decolou de Cali com destino a Riohacha, ambas cidades colombianas. Em razão do mau tempo, o avião ficou voando em círculos nas proximidades do aeroporto à espera de oportunidade para pousar. Como não foi possível, ele seguiu para Rionegro e também não conseguiu pouso. Diante disso, o piloto declarou emergência e conseguiu posar em Montería.A autoridade de aviação civil da Colômbia vai investigar o caso e a Viva Air também vai colaborar com as investigações.
A seguir:
-NOVAS REGRAS PARA LICENÇA-MATERNIDADE SERÃO
DEFINIDAS HOJE PELO STF.
Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo o número de famílias endividadas atingiu 79 vírgula três por cento do total de lares no país em setembro. Nas casas com renda inferior a 10 salários mínimos, o endividamento superou os 80 por cento pela primeira vez. A pesquisa considera dívidas a vencer no cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, crédito consignado, empréstimo pessoal, prestação de carro e de casa. O número de pessoas que atrasaram o pagamento de contas também cresceu e alcançou 30 por cento do total de famílias no país. Quatro em cada 10 brasileiros também estavam negativados em setembro. O índice equivale a mais de 64 milhões de pessoas.
O ministro da Economia, PAULO GUEDES, afirmou nesta quinta-feira que os reajustes da aposentadoria e do salário mínimo estão mantidos para o próximo ano. O novo valor, que passa a vigorar em janeiro, deverá cobrir pelo menos a inflação, de acordo com GUEDES. A declaração foi feita à imprensa logo após o ministro ter participado de uma reunião na diretoria da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo no Rio de Janeiro. Ele defendeu também uma readequação do teto dos gastos, algo que ainda está sendo estudado. Mesmo com possíveis mudanças de vinculações de recursos, GUEDES garantiu que as aposentadorias e o salário mínimo não terão prejuízo.
O plenário virtual do Supremo Tribunal Federal julga desde a última quarta-feira uma ação direta de inconstitucionalidade para determinar quando deve começar o período de licença-maternidade. A ação pede que o período de licença de 120 dias seja iniciado a partir da alta hospitalar da mãe ou do recém-nascido. Os ministros têm até hoje para se decidir sobre a questão. O relator, ministro EDSON FACHIN, considerou como "termo inicial" da licença-maternidade e do respectivo salário-maternidade a alta hospitalar do recém-nascido ou da mãe, sendo o que ocorrer por último. Segundo a decisão de 2020, a medida deve se restringir aos casos mais graves, como internações que ultrapassam o período de duas semanas.
A seguir:
-PREJUÍZOS COM CHUVAS EM SANTA CATARINA JÁ
ULTRAPASSAM DE 153 MILHÕES.
O candidato do PT ao governo de Santa Catarina, DÉCIO LIMA, teve um aumento de 45 vírgula 48 por cento na arrecadação de recursos para a campanha durante o segundo turno das eleições. Em contrapartida, JORGINHO MELLO, do PL, teve um crescimento de apenas um vírgula 57 por cento de doações na reta final da disputa. Mesmo com um menor índice, JORGINHO MELLO continua com o maior valor disponível para os gastos entre as candidaturas. Conforme dados da plataforma DivulgaCand, do Tribunal Superior Eleitoral, até ontem, ao todo, DÉCIO LIMA recebeu três milhões, 877 mil, 742 reais com um centavo para gastar na campanha. JORGINHO MELLO recebeu nove milhões, 720 mil, 949 reais com 44 centavos desde o início da campanha.
Santa Catarina está há nove dias sem registrar mortes por Covid-19. Os dados são do Painel do Coronavírus e apontam que essa é a primeira vez que o Estado fica a mais de uma semana sem vítimas por conta da doença. Conforme o Painel, o último óbito ocorreu em 11 de outubro. A vítima era um homem, de 50 anos, morador de Videira, no Meio-Oeste, e que apresentou os primeiros sintomas da doença em 28 de setembro. Desde o dia primeiro deste mês até ontem, sete mortes foram registradas no Estado. No mês passado, de acordo com o Painel, foram 41 mortes, 68 a menos que em agosto. Desde o início da pandemia, Santa Catarina já registrou 22 mil, 415 óbitos. A primeira morte ocorreu em 22 de março de 2020. Já o mês mais letal foi março de 2021, onde três mil, 725 pessoas perderam a vida em decorrência da doença no Estado.
A Defesa Civil de Santa Catarina divulgou na tarde de ontem um balanço sobre os prejuízos causados pelas chuvas que ocorreram nos dias 10, 11 e 20 de outubro no Oeste de Santa Catarina. Conforme o órgão estadual, a região já sofreu mais de 153 milhões de reais em prejuízo, devido às fortes precipitações. Ao todo, foram dois milhões, 719 mil, 632 reais com 27 centavos em prejuízos econômicos públicos, 122 milhões, 300 mil, 476 reais com 63 centavos em prejuízos econômicos privados e 28 milhões, 477 mil, 709 reais com 49 centavos em danos materiais nas unidades habitacionais e instalações públicas e privadas. Ainda conforme o órgão, 73 pessoas ficaram desabrigadas e 604 desalojadas.
- A SEGUIR:
-CUIDADO COM A SAÚDE FEMININA É AINDA MAIS
INTENSO NO OUTUBRO ROSA.
-VICE GOVERNADORA AVALIA SUA DISPUTA ELEITORAL
PARA A CÂMARA DOS DEPUTADOS.
A Federação das Indústrias de Santa Catarina realizou na noite de ontem a entrega do prêmio Fiesc de Jornalismo. A solenidade foi realizada em Florianópolis e foram nove finalistas nas categorias áudio, texto e vídeo, sendo três em cada. Ao todo, foram mais de 100 trabalhos inscritos. A Rádio Peperi estava concorrendo na categoria áudio com dois trabalhos produzidos pelo jornalista MARCOS MELLER. Ambos foram premiados com a primeira e segunda colocação. No primeiro lugar ficou a reportagem “Tamanho não é documento: a força da pequena indústria de SC”, e em segundo, “Responsabilidade Social: a indústria a serviço da comunidade. O prêmio Fiesc tem parceria com diversidades entidades e associações do estado de Santa Catarina.
Continuação vocacional de padres está cada vez menor. O animador vocacional da diocese de Chapecó FRANCISCO BUEHRMANN, afirma que essa é uma realidade desafiadora para toda comunidade católica. Ele percebe que principalmente os jovens, não querem mais seguir essa devoção, o que resulta pouco a pouco, na não formação de novos religiosos. Por esse motivo, o padre comenta que abertura nacional do Terceiro Ano Vocacional, acontece no último domingo de novembro. BUEHRMANN explica que essa atividade, é motivada pela conferência de bispos e tem o objetivo de cultivar a tradição vocacional, entre todos os públicos e despertar interesse para essas lideranças.
Falta de testemunho religioso na família resulta em diminuição de interesse vocacional. FRANCISCO BUEHRMANN padre da diocese de Chapecó, lamenta que hoje seja um desafio dar mais visibilidade para atividades religiosas. Para BUEHRMANN, os diversos atrativos existentes em meios tecnológicos e pessoais, que são facilitados, dificultam o conhecimento da trajetória vocacional. Ele ressalta que o testemunho, sempre será muito importante para o surgimento de interesse, principalmente de jovens, nessa caminhada. O animador relata ainda, que a realização de encontros, onde o objetivo é despertar a curiosidade, são promovidos com frequência em diversas paróquias.
Baile beneficente acontece hoje. Um dos organizadores do evento ALCEU ZANON, lembra que logo mais a noite a ação em prol do hospital de Maravilha e de Campo Erê, tem início às 22 horas e 30 minutos, no CTG Juca Ruivo de Maravilha. ZANON destaca, que cento e vinte mesas foram disponibilizadas paraacomodação do público, e que poucas ainda estão disponíveispara compra. O organizador conta que a animação da noite, é por conta do grupo musical Cordiona. ALCEU ressalta, que todo o lucro será destinado a ala SUS dos hospitais beneficiados, onde será aplicado em melhorias para essas entidades.
Aluno de Campo Erê apresenta livro de sua autoria para colegas. A secretária de educação de Campo Erê ROZANGELA MOCCELINI, comenta que o estudante HERICK BIANCHI da escola Médici, e também atleta do AZURIZ, apresentou o livro “O mundo de Herick”, que escreveu quando tinha dez anos de idade. ROZENGELA diz que em conversa com ele, foi possível incentivar os demais adolescentes a seguir caminhos como esse. Ela lembra que no município, já existem alguns escritores que enaltecem a literatura e cultivam cada vez mais essa atividade. Na oportunidade, a secretária conta que mais de mil livros novos, serão distribuídos entre as bibliotecas das escolas municipais e também para a biblioteca do centro de eventos, incentivando cada vez mais a leitura.
Acontece amanhã o Sábado “D” da saúde em Campo Erê. A coordenadora da vigilância em saúde SAMARA RONCHI, lembra que nesse sábado, a ação do Outubro Rosa, tem início pela manhã no bairro São Francisco. SAMARA destaca que a programação, segue na parte da tarde, na unidade de saúde do bairro Mello. A enfermeira percebe que a procura pelos atendimentos, durante o mês da Campanha de prevenção ao câncer de mama e colo de útero, sempre é maior. Ela ressalta que a procura pelos exames preventivos, deve ocorrer durante todo o ano, não só no período de campanha. Durante essas ações, ela conta que é possível identificar os casos das doenças no município com antecedência. SONORA
Cuidado com a saúde feminina é ainda mais intenso no Outubro Rosa. O secretário de saúde de Palma Sola JULIANO ZANDONA, comenta que uma busca ativa está acontecendo no município, com o objetivo de localizar as mulheres, que ainda não conseguiram realizaram o exame preventivo de câncer de mama e colo de útero. Ele afirma que com as campanhas de conscientização, aumentam a procura pelos atendimentos na unidade. ZANDONA lembra que hoje, será realizado um evento especial para as pacientes. SONORA
Atenção com a saúde feminina deve ser constante. JULIANO ZANDONA secretário de saúde de Palma Sola, lembra que as mulheres devem procurar a unidade de saúde, não só em períodos de conscientização, mas durante o ano todo. O secretário afirma que através de campanhas mensais, é possível elevar a procura por atendimentos. ZANDONA ressalta, que exames preventivos, são realizados todos os dias pelo posto de saúde. JULIANO conta ainda, que no município, alguns pacientes estão em acompanhamento para tratamento do câncer em hospitaisda região.
Vice governadora avalia sua disputa eleitoral para a Câmara dos Deputados. DANIELA REINHER admite que não foi uma campanha fácil por tudo o que ocorreu no governo, mas a vitória veio. De olho no segundo turno para o governo de Santa Catarina e federal, ela começa a fazer encaminhamentos para a pauta que vai defender em 2023. Antes de 2018 ela nunca havia disputado nenhum cargo eletivo. Salienta que os quase 4 anos no governo catarinense, foi um período de muitas dificuldades, porque aconteceram embates importantes com o governador CARLOS MOISÉS.
A retirada dos incentivos fiscais dos defensivos agrícolas pelo governador foi uma das discórdias com a vice. A atitude de CARLOS MOISÉS foi bastante contestada por DANIELA REINHER, mas logo a decisão acabou sendo revogada. A oestina acredita que vai poder fazer mais por Santa Catarina como deputada federal. Defende várias reformas como a fiscal e a administrativa, e a atualização do código penal. DANIELA adianta que vai se dedicar pela infraestrutura do Estado. Finaliza dizendo que a região pode esperar muito trabalho da sua parte.
Eleições 2022. A ordem de votação no segundo turno. Conforme a justiça eleitoral, será obedecida a seguinte sequência: governador 2 dígitos e presidente da República, também 2 dígitos. Depois de digitar o número e conferir o nome e a foto na urna, é preciso aguardar um segundo para apertar a tecla confirmar. É melhor levar um lembrete para votar, contendo a ordem e o número dos seus candidatos. Isso evita confusão e vai diminuir o tempo de votação e a formação de longas filas. Se quiser, dá para treinar antes no Simulador de Votação como se estivesse diante da urna eletrônica de verdade, utilizando para isso candidatos fictícios.
O que é permitido e o que é proibido. No domingo de votação, dia 30, os eleitores podem se manifestar a favor do seu candidato de forma individual e silenciosa por meio de bandeiras, broches, emblemas e adesivos. O uso de camisetas também é permitido. Por outro lado, é proibida a aglomeração de pessoas portando vestuário padronizado; manifestação coletiva com bandeiras, broches, adesivos ou materiais que configurem propaganda eleitoral; uso de alto-falantes e amplificadores de som; realização de comício ou carreata; propaganda boca de urna e divulgação de qualquer tipo de propaganda de partido ou candidato.
Na cabine de votação, não será autorizado o uso de aparelho celular, fotográfico, de filmagem ou de qualquer outro tipo que possa violar o sigilo do voto. É preciso deixar o equipamento em local indicado pelos mesários antes de entrar na cabine. Na hora do voto, a pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida pode contar com o auxílio de alguém de sua confiança, mesmo que não tenha feito o pedido antecipado ao juiz eleitoral. De forma paralela à votação oficial, será realizado o Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas que é uma atividade de auditoria de verificação de funcionamento das urnas em condições normais de uso.
- A SEGUIR:
-PEDESTRE FICA FERIDA AO SER ATROPELADA NA PR-180.
-MULHER ACUSADA DE DOPAR E MATAR MARIDO NO
INTERIOR DE CAMPO ERÊ VAI A JÚRI POPULAR.
Mulher fica ferida em acidente de trabalho. Na tarde de ontem, por volta das 14 horas e 35 minutos, no bairro Perpétuo Socorro, em São Lourenço do Oeste, o Corpo de Bombeiros foi acionado para atender a ocorrência. Segundo a guarnição, a mulher estava dentro de um caminhão, estacionado num pátio, e em cima dela haviam caído compensados. Ela apresentava algumas lesões, e precisou ser levada para atendimento médico na UPA.
Pedestre fica ferida ao ser atropelada na PR-180. O atropelamento aconteceu na tarde de ontem, em Francisco Beltrão por volta das 13 horas e 50 minutos, nas proximidades do trevo da Água Branca e Prolongamento da Avenida Júlio Assis. A vítima de 66 anos foi atingida por um Sandero enquanto atravessava a via. Ela teve ferimentos moderados, e foi encaminhada ao Hospital Regional. A Polícia Rodoviária Estadual esteve no local e registrou o boletim de ocorrência.
Mulher acusada de dopar e matar marido no interior de Campo Erê vai a júri popular. Em dezembro do ano passado uma mulher de 45 anos, confessou ter dopado e matado asfixiado o marido de 52 anos, na Linha Área Nova, interior de Campo Erê. A morte ocorreu no dia primeiro de dezembro de 2021. Nessa data, o corpo foi encaminhado do hospital para uma Funerária da Cidade, dizendo que a causa da morte teria sido infarto. Porém, enquanto a funerária providenciava o velório, encontrou no cadáver, marcas de violência e acionou a Polícia Civil da cidade. O corpo, então foi encaminhado ao IML onde se constatou que as lesões na vítima, haviam sido causadas por asfixia e estrangulamento.
A partir daí foi aberto inquérito policial para investigar o caso. Durante o processo, a Polícia constatou que a mulher que confessou o crime, havia dopado a vítima com um anestésico para animais. No dia 30 de dezembro após o pedido de prisão preventiva da mulher, e ela confessou o crime. O júri será nos próximos dias, na Câmara de Vereadores de Campo Erê, pois o Fórum passa por reformas.
ENCERRAMENTO
O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ... Boa tarde.