ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 22-10-2021 Sexta-feira

-COMISSÃO APROVA PEC COM MUDANÇA NO TETO DE GASTOS NO GOVERNO FEDERAL

-NOVA POLÍTICA HOSPITALAR VAI INJETAR 600 MILHÕES EM HOSPITAIS DE SC EM 2022

-SJO VAI RENOVAR LICITAÇÃO PARA RECOLHA DE LIXO RECICLÁVEL NO INTERIOR

-SETOR DE ENDEMIAS ORIENTA SOBRE CUIDADOS COM A DENGUE PARA O DIA DE FINADOS

-TERCEIRA SEMANA DO LIXO ZERO EM IPORÃ DO OESTE INICIA HOJE

-PREFEITO ASSINA POSSE DE USO E POLÍCIA MILITAR ORGANIZA MUDANÇA DE LOCAL

-HOMEM DO LITORAL COM MANDADO EM ABERTO POR TENTATIVA DE HOMICÍDIO É PRESO NA REGIÃO

-OUTRAS TRÊS PESSOAS SÃO DETIDAS EM OPERAÇÃO DA POLÍCIA CIVIL


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 27 graus. A mínima das últimas horas foi de 13 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 70 centavos. O euro está valendo seis reais e 63 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.


O governo da Síria executou 24 pessoas acusadas de terem provocado incêndios florestais em 2020. O anúncio foi feito pelo Ministério da Justiça nesta quinta-feira. Segundo o órgão, eles eram acusados de "terem cometido atos terroristas" ao atear fogo a materiais inflamáveis que "causaram mortes e destruíram a infraestrutura estatal e propriedade pública”. Outras 20 pessoas, incluindo cinco menores de idade, foram condenados a penas que variam de dez anos de reclusão à prisão perpétua. De acordo com a Anistia Internacional, o governo sírio continua a usar o enforcamento como método de execução.


A ONU lançou na quarta-feira um programa de financiamento com o objetivo de injetar liquidez no Afeganistão para evitar o colapso de sua economia, sobretudo por meio de apoio a microempresas. O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento criou esse fundo, graças ao qual os governos agora podem canalizar fundos para o Afeganistão por meio de programas específicos de apoio à economia afegã estabelecidos pelas Nações Unidas. Numa coletiva de imprensa em Genebra, o chefe do PNUD, sublinhou que o país não só enfrenta uma convulsão política, mas "também uma implosão econômica".


Um estudo de fase três indicou que a terceira dose da vacina desenvolvida por Pfizer e BioNTech é 95 vírgula seis por cento eficaz na proteção contra o coronavírus. A informação foi divulgada pelas duas empresas nesta quinta-feira com base em resultados preliminares. Os testes contaram com 30 mil participantes que já haviam completado o ciclo vacinal do imunizante. Parte deles recebeu 30mg de uma dose de reforço e o restante, um placebo, em um intervalo de aproximadamente 11 meses após a injeção anterior. Não houve eventos adversos severos, de acordo com o ensaio. Os dados ainda serão revisados por especialistas antes de serem publicados em revista médica.


O presidente JAIR BOLSONARO estuda, junto com a equipe econômica do governo, a concessão de uma bolsa-auxílio para que caminhoneiros arquem com custos de combustível. O chefe do Executivo falou sobre o assunto na inauguração do Canal do Agreste, em Pernambuco, nesta quinta-feira. A intenção é que o auxílio já seja pago a partir do mês de novembro. Segundo o site R7, o valor deve ficar entre 400 e 500 reais. BOLSONARO não deu detalhes do programa, mas alegou que o aumento do combustível, inclusive da gasolina, que afeta consumidores de todo o país, se deve a impostos aplicados por governadores. Em um movimento grevista, caminhoneiros ameaçam parar em primeiro de novembro. A categoria reclama do aumento do diesel e de defasagem na tabela do frente com o aumento dos custos de transporte dos insumos pelo território nacional.


A comissão especial criada na Câmara para analisar a Proposta de Emenda à Constituição dos Precatórios aprovou a proposição nesta quinta-feira por 23 votos a 11. Vencida a etapa da comissão, o texto seguirá para o plenário, onde precisa obter pelo menos 308 votos em dois turnos para ser aprovado. A PEC fixa um limite, a cada exercício financeiro, para as despesas com precatórios que são dívidas da União já reconhecidas pela Justiça. O texto é uma das apostas do governo federal para viabilizar o Auxílio Brasil, programa social que deve substituir o Bolsa Família. O governo tenta reduzir o montante de precatórios a ser quitado em 2022 para, com o restante do dinheiro, conseguir pagar o novo programa social. A intenção é que cada família beneficiária do novo programa receba, pelo menos, R$ 400 por mês no próximo ano.


A disputa travada no governo sobre o teto de gastos já tem quatro baixas na equipe do ministro da Economia, PAULO GUEDES. O secretário especial do Tesouro e Orçamento, BRUNO FUNCHAL, e o secretário do Tesouro Nacional, JEFERSON BITTENCOURT, pediram exoneração de seus cargos nesta quinta-feira. Além deles, a secretária especial adjunta do Tesouro e Orçamento, GILDENORA DANTAS, e o secretário-adjunto do Tesouro Nacional, RAFAEL ARAUJO, também deixaram seus cargos. Segundo o Ministério da Economia, a decisão dos quatro é de ordem pessoal. Desde o início desta semana, quando o presidente JAIR BOLSONARO anunciou o Auxílio Brasil, que vai substituir o Bolsa Família, com valor de 400, sem investimento previsto, houve embate entre as equipes política e econômica do governo. FUNCHAL, por exemplo, defendia que as despesas do governo ficassem dentro do teto de gastos.


A revisão da Política Hospitalar Catarinense, proposta pela Secretaria de Estado da Saúde, foi aprovada nesta quinta-feira durante reunião do Conselho Intergestores Bipartite. A nova política permitirá o investimento de aproximadamente618 milhões em hospitais de Santa Catarina. A principal alteração para 2022 é a inclusão das cirurgias eletivas, que sofreram forte impacto durante a pandemia do coronavírus. Também foram alterados indicadores e incluído mais um porte hospitalar. Em 2020, foram pagos 275 milhões para os hospitais. A revisão, no ano corrente, resultou na inclusão de 173 unidades do Estado na Política Hospitalar Catarinense, sendo 152 hospitais filantrópicos ou municipais, e 21 unidades próprias. Os recursos poderão ser utilizados para custeio, manutenção e investimento, desde que previamente aprovado.


Desde quarta-feira, representantes da Secretaria de Infraestrutura e do Ministério Público conversam com empresários que operam o transporte público intermunicipal no Estado.A ideia é repassar detalhes do acordo firmado dia oito de outubro para a regularização do serviço e tirar as dúvidas que venham a aparecer.O transporte intermunicipal em Santa Catarina funciona há décadas sem nunca ter passado por um processo de licitação. As irregularidades no sistema, motivaram uma ação do Ministério Público em 2018. Agora, na atual gestão, e com um acordo assinado, começa uma fase de transição até que o serviço seja, enfim, licitado.


O preço mais caro do litro da gasolina comum atingiu seis reais e 39 centavos nas bombas catarinenses entre os dias 10 a 16 de outubro, segundo pesquisa da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. O valor do combustível no Estado, que já havia batido recorde em setembro, atingiu o maior valor em 2021 até o momento. Dos 19 municípios catarinenses avaliados, 13 vendem a gasolina acima de seis reais. No relatório, foi avaliado o valor do litro vendido em 227 postos localizados em todas as regiões de Santa Catarina.. Das cidades pesquisadas, Biguaçu, na Grande Florianópolis, tem o litro médio mais caro.


-SÃO JOÃO DO OESTE VAI RENOVAR LICITAÇÃO PARA RECOLHA DE LIXO RECICLÁVEL NO INTERIOR

-SETOR DE ENDEMIAS ORIENTA SOBRE CUIDADOS COM A DENGUE PARA O DIA DE FINADOS

-TERCEIRA SEMANA DO LIXO ZERO EM IPORÃ DO OESTE INICIA HOJE

-PREFEITO ASSINA POSSE DE USO E POLÍCIA MILITAR ORGANIZA MUDANÇA DE LOCAL


O jornalista da Rede Peperi, MARCOS MELLER, conquistou nesta quinta-feira a etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo. MELLER ficou entre os finalistas do prêmio Sebrae e conquistou o primeiro lugar na etapa estadual. Esta é a oitava edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo. O Prêmio foi dividido em quatro categorias: vídeo, áudio, texto e foto, e premiou as melhores reportagens com temáticas que englobam o universo dos pequenos negócios. Esteve na pauta o empreendedorismo, produtividade e competitividade, inovação e startups, inclusão produtiva e sustentabilidade, transformação digital, políticas públicas e legislação, e acesso a crédito. Os vencedores foram conhecidos durante cerimônia de premiação no formato híbrido, presencial e remoto, que foi realizada nesta quinta-feira. O jornalista da Peperi, MARCOS MELLER, conquistou o prêmio com o trabalho DNA da Inovação.


O Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Mondaí (Sintraf), quer colocar em prática uma feira da agricultura familiar no município. A informação é do presidente do Sintraf, FLÁVIO ZANG. Ele explica que dentro do projeto que a Fetraf de SC tem com os órgãos sindicais, a data organizada no calendário para o Sintraf de Mondaí promover oficina seria destinada para esta feira da agricultura familiar. A decisão foi tomada pela direção do sindicato, que convida todas as entidades que estariam participando diretamente na feira. Além deles, o convite se estende para o prefeito, secretário de Agricultura, vigilância sanitária, veterinários, Cidasc, Epagri e outros representantes do setor. ZANG cita que essa feira representa um momento importante para Mondaí, com possibilidade de iniciar no ano que vem.


FLÁVIO ZANG cita que como o município já está desenvolvendo projeto de rua coberta, o sindicato conversou com o prefeito VALDIR RUBERT para realizar nesse local a feira da agricultura familiar. A perspectiva é de avançar cada vez mais nesse debate nos próximos dias. Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Mondaí, o prefeito já lançou no plano de governo esta feira da agricultura familiar no município. O Sintraf entrou nessa discussão e vai fazer a parte dele como entidade, por ser representante dos agricultores. FLÁVIO ZANG reforça a importância de uma feira, pois muitos agricultores produzem apenas para si, mas poderiam comercializar o produto no comércio. O presidente do Sintraf complementa que auxiliar o agricultor a comercializar a produção, com incentivo da prefeitura para quem produzir frutas e verduras, vai agregar mais valor às propriedades.


São João do Oeste vai renovar a licitação para recolha de lixo reciclável no interior. Objetivo é definir a empresa para realizar os transportes dos materiais das propriedades até a sede da empresa que faz a reciclagem. De acordo com o secretário da Agricultura e Meio Ambiente, ROGÉRIO RECH, o aumento considerável no volume de materiais não está ligado apenas à maior produção de lixo, mas também pelo fato da maior conscientização para dar um destino correto aos materiais. Os produtores estão largando hábito de queimar ou enterrar plásticos e focam na destinação correta por meio da recolha que é proporcionada pelo município. De acordo com o secretário, a preocupação ambiental cresce também devido ao trabalho preventivo que é realizado com palestras em escolas e outras medidas que visam mostrar a importância da reciclagem.


ROGÉRIO RECH também chama atenção para maior facilidade que existe na destinação de lixo em centrais de reciclagem. O município procura fazer sua parte com pagamento da estrutura para destinação correta dos materiais. Está sendo feita a reformulação do roteiro pelas comunidades, em busca de maior eficiência no trabalho. Segundo RECH, a Secretaria deve proporcionar mais uma etapa de coleta até o fim do ano. Ele diz que os custos são elevados, principalmente com o frete dos caminhões, além das taxas que são exigidas para aterro sanitário. Para o ano que vem estão previstos mais de 150 mil reais somente com o transporte do lixo reciclável no interior de São João do Oeste.


O Setor de Endemias de Tunápolis orienta sobre cuidados com a dengue para o Dia de Finados. Conforme a responsável pelo setor no município, ELIANE MELZ, a preocupação nessa época do ano é grande, visto que os cemitérios podem ser pontos estratégicos para o mosquito da dengue. ELIANE observa que nas visitas realizadas foram constatados grandes descartes de materiais, como plásticos, papéis e potes totalmente fechados, que acabam armazenando certo volume de água. Todas as empresas e lojas que comercializam flores foram orientadas a deixar os vasos com furos, e as flores sem plásticos e embalagens. A população deve evitar uso de potes totalmente fechados e a brita presente no vaso precisa ser grossa, para a água conseguir descer. A responsável do setor da dengue salienta que os cemitérios estão com placas orientativas, mas a população também deve ter atenção e colaborar. ELIANE MELZ cita que no dia após Finados todos os cemitérios serão averiguados e os materiais incorretos eliminados.


A terceira semana do Lixo Zero, de Iporã do Oeste, inicia hoje. A informação é da embaixadora do Instituto Lixo Zero no município, DEISE SCHNEIDERS. Segundo ela, a campanha vai iniciar com uma live no Instagram do Iporã Lixo Zero, e segue até o final do mês. Alusivo à campanha, amanhã terá o lançamento de um projeto do Lions Clube, que é o plantio de 10 mil mudas de árvores nos próximos anos. Nesse sábado serão cultivadas 150 mudas da espécie araucária, que é um símbolo do município. Várias atividades inerentes à campanha também já aconteceram nas escolas e com grupos de escoteiros, entre outros. DEISE comenta que no domingo serão divulgadas ações que foram realizadas na escola de São Lourenço, onde houve recolha de materiais, compostagem e hortas. Nesse dia ainda serão divulgadas ações que a APAE realiza, sobre coleta de tampinhas e latas. Na segunda-feira ainda terá ação na Câmara de Vereadores, onde vão substituir os materiais de uso único por reutilizáveis, para o Legislativo também dar o seu exemplo na questão ambiental.


Já na terça-feira, será divulgado um vídeo ensinando a fazer minhocário ou composteira de baldinhos. Este vídeo é produzido pelos escoteiros, com apoio da Casa Familiar Rural, além de outras atividades realizadas pelas duas instituições. Na quarta inicia a coleta de vidros de compotas, e também de garrafas de cachaça, que serão arrecadadas pelo Lions e a Associação dos Amigos dos Animais e da Natureza de Iporã do Oeste (Asanio). Segundo a embaixadora do Instituto Lixo Zero em Iporã do Oeste, DEISE SCHNEIDERS, a coleta vai gerar retorno financeiro para essas instituições, principalmente para aplicar em projetos sociais e a manutenção da ONG Asanio. Essa coleta vai continuar ainda na quinta e sexta-feira. Na quinta também inicia a coleta de lixo eletrônico, que é providenciada pela prefeitura. Ainda no sábado serão divulgadas ações realizadas pelo CIEF, sobre uma campanha que fizeram na escola, com várias ações, envolvendo todos os alunos. Já no domingo será divulgado o resultado geral da semana.


O prefeito de Iporã do Oeste, ADÉLIO MARX, assinou na manhã de ontem um termo de uso do espaço da antiga prefeitura, para a Polícia Militar do município. Conforme o comandante da PM, sargento MILTON WOLF, o ingresso do Grupamento ao novo ambiente está previsto para o dia 10 de novembro. Segundo ele, com a assinatura do termo de seção de uso, o documento passará pelo setor competente da PM de Florianópolis, onde será assinado e encaminhado para o Diário Oficial do estado, passando então a ter eficácia jurídica. Algumas obras de adaptação no novo espaço ainda estão sendo finalizadas, com previsão de término na próxima semana. O sargento WOLF comenta que no novo espaço da PM de Iporã do Oeste terá sala de aula para ser usada futuramente em programas preventivos, como a Rede de Vizinhos, Policial Militar Mirim, e sala de reuniões. Existe ainda a questão de atendimento, com garagem ampla e espaço para os símbolos do quartel militar.


Já o projeto de construção de uma nova sede para o Grupamento está em fase de licitação. Segundo WOLF, na primeira fase, de habilitação das empresas, houve recursos pela questão da documentação que algumas empresas apresentaram, culminando na suspensão do processo. Por isso ainda não houve abertura dos envelopes para ver as propostas e o orçamento, mas existem pelo menos duas empresas habilitadas até o momento para participar da licitação. A expectativa é de que a edificação da sede própria do quartel, na Avenida Gustavo Fetter, em terreno cedido pela prefeitura, inicie neste ano. A conclusão está prevista para maio do ano que vem, quando a Polícia Militar de SC completa 186 anos.


-HOMEM DO LITORAL COM MANDADO EM ABERTO POR TENTATIVA DE HOMICÍDIO É PRESO NA REGIÃO

-OUTRAS TRÊS PESSOAS SÃO DETIDAS EM OPERAÇÃO DA POLÍCIA CIVIL


A vigilância sanitária de Itapiranga apreendeu mil unidades de massinha de modelar. Os produtos foram adquiridos pela Secretaria da Educação, por meio de licitação, e seriam destinados para as crianças nas escolas da rede municipal. Segundo o fiscal sanitário ALCENIR BENACHIO, a Secretaria recebeu o material e suspeitou de irregularidades. Foi acionada a Vigilância Sanitária, que constatou a adulteração do selo de segurança do órgão oficial nas embalagens, o que indica risco para a saúde e segurança das crianças que iriam usar os produtos. A apreensão ocorreu antes de o município fazer o pagamento à empresa, o que evitou também um dano aos cofres públicos. O fiscal sanitário de Itapiranga, ALCENIR BENACHIO, disse que a empresa que venceu a licitação e forneceu o produto adulterado será responsabilizada pela Vigilância Sanitária e também poderá responder criminalmente. Ele esclarece que os selos dos órgãos oficiais presentes nos produtos são uma garantia de segurança para o consumidor. BENACHIO também ressalta a importância da apreensão para impedir práticas criminosas.


A Polícia Militar de São Miguel do Oeste atendeu caso de descumprimento de medida protetiva de urgência e violência doméstica ao meio dia de ontem. Um homem agrediu a companheira no Bairro Progresso. A guarnição confeccionou o boletim de ocorrências, sendo acionado o Conselho Tutelar em virtude das crianças presentes no local. Posteriormente as partes envolvidas foram conduzidas à Delegacia de Polícia.


A Polícia Militar atendeu por volta das 15h desta quinta-feira mais uma ocorrência de furto ou tentativa em São Miguel do Oeste. O crime ocorreu durante a madrugada, em uma construção na rua Jacobe Lohman, Bairro Jardim Peperi. De acordo com os comunicantes, os profissionais deixaram na obra equipamentos como furradeira e extensões, e hoje ao retornar ao local não localizaram mais. No mesmo lugar um restaurante sofreu tentativa de arrombamento, no último final de semana. A PM lavrou o Boletim de Ocorrências e realiza buscas. Os policiais informaram que os suspeitos são conhecidos, mas que até o momento não foi possível capturar. Um dos suspeitos da prática desses delitos está foragido da Justiça.
A PM reforça que caso alguém tenha informações sobre o paradeiro dos materiais furtados ou dos suspeitos, deve acionar o 190.


Um homem foi detido por volta das 16h da tarde de ontem, em SMO, com cumprimento de mandado de prisão em aberto, e também por falsa identidade. O fato ocorreu na Avenida Willy Barth, Bairro Santa Rita. A guarnição do Canil realizava rondas, quando abordou um veículo. O motorista e a caroneira ao seu lado foram identificados, porém uma terceira pessoa que estava no veículo não possuía documento. Em consulta ao sistema de SC e Paraná, foi descoberto que o nome verdadeiro do abordado era outro. Indagado, o mesmo relatou que mentiu seu nome, pois foi informado pela sua advogada que estava com mandado de prisão ativo. Segundo informações, o homem morava em Brusque e veio se refugiar em São Miguel do Oeste após se envolver em tentativa de homicídio. O homem foi preso.


Três pessoas foram presas durante operação em Caibi. A Polícia Civil realizou na tarde de ontem a quarta fase da operação Paraguai, que teve como objetivo a prisão preventiva de mais três integrantes de uma associação voltada para o tráfico de entorpecentes, além do cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão. Dando continuidade às operações policiais, a polícia identificou três suspeitos na prática do crime equiparado a hediondo. A autoridade policial representou pela prisão preventiva dos investigados de 18 e dois deles de 25 anos, bem como a busca e apreensão em cinco residências. Após análise dos elementos de prova, a Autoridade Judiciária deferiu os pedidos cautelares, expedindo os respectivos mandados.


Na tarde desta quinta, os policiais civis cumpriram a ordem judicial, ocasião em que prenderam preventivamente os suspeitos, apreendendo drogas. Os suspeitos foram conduzidos para a Delegacia de Polícia, sendo então interrogados pela autoridade policial e posteriormente encaminhados ao sistema prisional da cidade de Chapecó. A Polícia Civil, nas quatro fases da operação desencadeadas, prendeu preventivamente dez investigados, incluindo o chefe da organização criminosa. O inquérito policial será concluído nos próximos dias, com o indiciamento dos suspeitos pelos crimes de tráfico de drogas e associação ao tráfico.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.