-COMISSÃO APROVA PEC COM MUDANÇA NO TETO DE GASTOS NO GOVERNO FEDERAL
-NOVA POLÍTICA HOSPITALAR VAI INJETAR 600 MILHÕES EM HOSPITAIS DE SC EM 2022
-SC 163 DEVE SER FEDERALIZADA AINDA ESTE ANO
-OKTOBERFEST PROSSEGUE COM ATRAÇÕES CULTURAIS
-VIGILÂNCIA APREENDE PRODUTOS EM ITAPIRANGA E ALERTA PARA ROTULAGEM
-ASSEMIT CONFIRMA DOIS EVENTOS FESTIVOS COM PRESENÇA DE PÚBLICO
-POLÍCIA MILITAR REGISTRA MAIS UMA OCORRÊNCIA DE FURTO
-TRÊS PESSOAS SÃO PRESAS DURANTE OPERAÇÃO EM CAIBI
O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 29 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 70 centavos. O euro está valendo seis reais e 63 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
O governo da Síria executou 24 pessoas acusadas de terem provocado incêndios florestais em 2020. O anuncio foi feito pelo Ministério da Justiça nesta quinta-feira. Segundo o órgão, eles eram acusados de "terem cometido atos terroristas" ao atear fogo a materiais inflamáveis que "causaram mortes e destruíram a infraestrutura estatal e propriedade pública”. Outras 20 pessoas, incluindo cinco menores de idade, foram condenados a penas que variam de dez anos de reclusão à prisão perpétua. De acordo com a Anistia Internacional, o governo sírio continua a usar o enforcamento como método de execução.
A ONU lançou na quarta-feira um programa de financiamento com o objetivo de injetar liquidez no Afeganistão para evitar o colapso de sua economia, sobretudo por meio de apoio a microempresas. O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento criou esse fundo, graças ao qual os governos agora podem canalizar fundos para o Afeganistão por meio de programas específicos de apoio à economia afegã estabelecidos pelas Nações Unidas. Numa coletiva de imprensa em Genebra, o chefe do PNUD, sublinhou que o país não só enfrenta uma convulsão política, mas "também uma implosão econômica".
Um estudo de fase 3 indicou que a terceira dose da vacina desenvolvida por Pfizer e BioNTech é 95 vírgula seis por cento eficaz na proteção contra o coronavírus. A informação foi divulgada pelas duas empresas nesta quinta-feira com base em resultados preliminares. Os testes contaram com 30 mil participantes que já haviam completado o ciclo vacinal do imunizante. Parte deles recebeu 30mg de uma dose de reforço e o restante, um placebo, em um intervalo de aproximadamente 11 meses após a injeção anterior. Não houve eventos adversos severos, de acordo com o ensaio. Os dados ainda serão revisados por especialistas antes de serem publicados em revista médica.
O presidente JAIR BOLSONARO estuda, junto com a equipe econômica do governo, a concessão de uma bolsa-auxílio para que caminhoneiros arquem com custos de combustível. O chefe do Executivo falou sobre o assunto na inauguração do Canal do Agreste, em Pernambuco, nesta quinta-feira. A intenção é que o auxílio já seja pago a partir do mês de novembro. Segundo o site R7, o valor deve ficar entre 400 e 500 reais. BOLSONARO não deu detalhes do programa, mas alegou que o aumento do combustível, inclusive da gasolina, que afeta consumidores de todo o país, se deve a impostos aplicados por governadores. Em um movimento grevista, caminhoneiros ameaçam parar em primeiro de novembro. A categoria reclama do aumento do diesel e de defasagem na tabela do frente com o aumento dos custos de transporte dos insumos pelo território nacional.
A comissão especial criada na Câmara para analisar a Proposta de Emenda à Constituição dos Precatórios aprovou a proposição nesta quinta-feira por 23 votos a 11. Vencida a etapa da comissão, o texto seguirá para o plenário, onde precisa obter pelo menos 308 votos em dois turnos para ser aprovado. A PEC fixa um limite, a cada exercício financeiro, para as despesas com precatórios que são dívidas da União já reconhecidas pela Justiça. O texto é uma das apostas do governo federal para viabilizar o Auxílio Brasil, programa social que deve substituir o Bolsa Família. O governo tenta reduzir o montante de precatórios a ser quitado em 2022 para, com o restante do dinheiro, conseguir pagar o novo programa social. A intenção é que cada família beneficiária do novo programa receba, pelo menos, R$ 400 por mês no próximo ano.
A disputa travada no governo sobre o teto de gastos já tem quatro baixas na equipe do ministro da Economia, PAULO GUEDES. O secretário especial do Tesouro e Orçamento, BRUNO FUNCHAL, e o secretário do Tesouro Nacional, JEFERSON BITTENCOURT, pediram exoneração de seus cargos nesta quinta-feira. Além deles, a secretária especial adjunta do Tesouro e Orçamento, GILDENORA DANTAS, e o secretário-adjunto do Tesouro Nacional, RAFAEL ARAUJO, também deixaram seus cargos. Segundo o Ministério da Economia, a decisão dos quatro é de ordem pessoal. Desde o início desta semana, quando o presidente JAIR BOLSONARO anunciou o Auxílio Brasil, que vai substituir o Bolsa Família, com valor de 400, sem investimento previsto, houve embate entre as equipes política e econômica do governo. FUNCHAL, por exemplo, defendia que as despesas do governo ficassem dentro do teto de gastos.
A revisão da Política Hospitalar Catarinense, proposta pela Secretaria de Estado da Saúde, foi aprovada nesta quinta-feira durante reunião do Conselho Intergestores Bipartite. A nova política permitirá o investimento de aproximadamente 618 milhões em hospitais de Santa Catarina. A principal alteração para 2022 é a inclusão das cirurgias eletivas, que sofreram forte impacto durante a pandemia do coronavírus. Também foram alterados indicadores e incluído mais um porte hospitalar. Em 2020, foram pagos 275 milhões para os hospitais. A revisão, no ano corrente, resultou na inclusão de 173 unidades do Estado na Política Hospitalar Catarinense, sendo 152 hospitais filantrópicos ou municipais, e 21 unidades próprias. Os recursos poderão ser utilizados para custeio, manutenção e investimento, desde que previamente aprovado.
Desde quarta-feira, representantes da Secretaria de Infraestrutura e do Ministério Público conversam com empresários que operam o transporte público intermunicipal no Estado. A ideia é repassar detalhes do acordo firmado dia oito de outubro para a regularização do serviço e tirar as dúvidas que venham a aparecer. O transporte intermunicipal em Santa Catarina funciona há décadas sem nunca ter passado por um processo de licitação. As irregularidades no sistema, motivaram uma ação do Ministério Público em 2018. Agora, na atual gestão, e com um acordo assinado, começa uma fase de transição até que o serviço seja, enfim, licitado.
O preço mais caro do litro da gasolina comum atingiu seis reais e 39 centavos nas bombas catarinenses entre os dias 10 a 16 de outubro, segundo pesquisa da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. O valor do combustível no Estado, que já havia batido recorde em setembro, atingiu o maior valor em 2021 até o momento. Dos 19 municípios catarinenses avaliados, 13 vendem a gasolina acima de seis reais. No relatório, foi avaliado o valor do litro vendido em 227 postos localizados em todas as regiões de Santa Catarina.. Das cidades pesquisadas, Biguaçu, na Grande Florianópolis, tem o litro médio mais caro.
A SC 163, de São Miguel do Oeste a Itapiranga, deve ser federalizada ainda este ano. O prefeito WILSON TREVISAN fez parte da comitiva Pró-ponte em audiência, em Brasília. O ministro da Infraestrutura, TARCÍSIO GOMES DE FREITAS, confirmou a federalização. Na oportunidade, TREVISAN esteve representando a região da Ameosc. Também participaram do encontro, o vice-prefeito de Itapiranga e prefeitos de municípios gaúchos da região Amuceleiro, que integram o Movimento Pró-ponte. De acordo com TREVISAN, a federalização deste trecho é um avanço importante, e representa um passo à frente para a construção da ponte sobre o rio Uruguai, entre os municípios de Itapiranga e Barra do Guarita.
O jornalista da Rede Peperi, MARCOS MELLER, conquistou nesta quinta-feira, a etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo. MELLER ficou entre os finalistas do prêmio Sebrae e conquistou o primeiro lugar na etapa estadual. Esta é a oitava edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo. O Prêmio foi dividido em quatro categorias: vídeo, áudio, texto e foto, e premiou as melhores reportagens com temáticas que englobam o universo dos pequenos negócios. Esteve na pauta o empreendedorismo, produtividade e competitividade, inovação e startups, inclusão produtiva e sustentabilidade, transformação digital, políticas públicas e legislação e acesso a crédito. Os vencedores foram conhecidos durante uma cerimônia de premiação no formato híbrido, presencial e remoto, que foi realizada nesta quinta-feira. O jornalista da Peperi, MARCOS MELLER, conquistou o prêmio com o trabalho, DNA da Inovação.
O Setor de Endemias de Tunápolis orienta sobre cuidados com a dengue devido o Dia dos Finados. Conforme a responsável pelo setor, ELIANE MELZ, a preocupação nessa época do ano é grande, visto que os cemitérios podem ser pontos estratégicos para o mosquito da dengue. ELIANE observa que nas visitas realizadas foram constatados grandes descartes de materiais, como plásticos, papéis e potes totalmente fechados, que acabam armazenando água. As lojas que comercializam flores foram orientadas sobre flores sem os plásticos. A população deve evitar o uso de potes totalmente fechados e a brita presente no vaso precisa ser mais grossa, para a água conseguir descer. A responsável pelo setor da dengue salienta que os cemitérios possuem placas com orientações mas a população também deve ter atenção e colaborar. ELIANE MELZ cita que após o Dia de Finados os cemitérios de Tunápolis serão fiscalizados e os materiais incorretos eliminados.
O Conder realizou assembleia extraordinária com os prefeitos para tratar sobre o novo Marco Legal do Saneamento Básico. Os detalhes são do prefeito de Guarujá do Sul e presidente do consórcio, CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER. Conforme ele, em julho do ano passado foi aprovada a lei que estabelece as metas para a implantação do saneamento básico nos municípios. Entre alguns pontos, a nova lei prevê que até 31 de dezembro de 2033 os municípios devem garantir para 99 por cento da população abastecimento com água potável, como também a cobertura de 90 por cento da coleta e tratamento de esgoto. Caso os municípios não cumpram com estas demandas, o presidente disse que as administrações podem sofrer sanções, como por exemplo, corte de verbas públicas.
Com esta nova determinação, os prefeitos que integram o Conder, debateram a regionalização da solução do novo Marco Legal. Eles acordaram sobre a necessidade de desvincular a região oeste do estado catarinense. Sendo que atualmente a definição é de um bloco que envolve dezenas de outros municípios fora do Conder. O presidente do consórcio, CLAUDIO WESCHENFELDER explicou que, por isso, foi necessário comunicar o estado sobre a solução do saneamento básico pelos municípios que integram o consórcio. Contudo, para que isso ocorra de fato, a Alesc deve aprovar uma lei que permita a formação de um bloco regional com os municípios que integram o Conder para soluções de saneamento. WESCHENFELDER destacou que, apesar deste bloco regionalizado, cada município deverá estudar adequações no saneamento básico conforme a realidade vivida.
Com liberação da vigilância sanitária e ainda seguindo diversos regramentos, a Assemit retoma eventos presenciais. O presidente da Associação Empresarial de Itapiranga, LUCIR GUARESCHI, chama atenção para dois eventos confirmados com presença dos associados. A Assembleia com jantar típico ocorre no dia 27 de outubro, no Manchini Eventos. Terá a presença do presidente da Facisc SERGIO RODRIGUES ALVES, o vice presidente ELSON OTTO , a presidente do Conselho Estadual da Mulher Empresária, POLIANA DE OLIVEIRA e vice presidente regional da Facisc, MAIKEL FREY. O evento marca a volta das assembleias presenciais após um ano e sete meses. GUARESCHI aponta o momento com fundamental para restabelecer o convívio e a troca de experiência entre os associados.
Já no dia 13 de novembro será retomado o baile da Assemit. No ano passado o evento não ocorreu em virtude da pandemia. Associados e colaboradores terão um evento especial na Sociedade Imigrantes. Será necessário reservar mesa com antecedência. De acordo com LUCIR GUARESCHI, a liberação para o baile ocorreu por não ser aberto ao público e sim apenas com as confirmações antecipadas, garantindo condições de prevenção como estabelece a legislação. Para o presidente, o Baile da Assemit representa uma ocasião especial e de longa tradição entre empresários que fazem parte da Associação.
Atrações da quadragésima segunda Oktoberfest prosseguem neste final de semana. Prossegue nesta sexta-feira, a Oktoberfest na cidade de Itapiranga. Durante toda a sexta-feira, ocorrem apresentações de bandinhas típicas na Praça das Bandeiras. Amanhã acontece o Festival da Canção Alemã Municipal e Regional. O evento cultural inicia às 19 horas, no pavilhão B do Complexo Oktober. A premiação será de dois mil e 600 reais em dinheiro e troféu para os três primeiros colocados de cada categoria. O festival está dividido em quatro categorias: infantil, livre, sênior e livre regional. Já no domingo, no Centro Histórico Germânico, às 14 horas, terá apresentação cultural com a Banda Municipal.
O Departamento de Cultura de São João do Oeste enfrenta um grande desafio de reativar Grupos de Cantos e Corais da cidade e interior. No momento ocorre mobilização em projetos de escolinhas, capacitações e reorganização para eventos no próximo ano. Algumas programações já ocorrem em 2021. Segundo o Diretor de Cultura, ELIAS SCHNEIDER, o município possui sete corais e alguns grupos de canto. Objetivo é fomentar a formação de regentes e promover a reativação de grupos de canto e corais. Estão sendo desenvolvidas iniciativa para despertar o interesse para atividades culturais em crianças e jovens, pois no momento é baixa renovação dos diferentes grupos. SCHNEIDER observa que ao concluir o ensino médio os adolescentes e jovens buscam o mercado de trabalho ou estudo de graduação superior e muitas vezes isso inviabiliza a sequência nas atividades culturais.
O Diretor de Cultura chama atenção para a grande final do Festival Estudantil da Canção realizada na noite de ontem, na Câmara de Vereadores. Evento teve a participação dos alunos da rede municipal e estadual de ensino. ELIAS SCHNEIDER lembra que o evento foi restrito aos calouros e seus acompanhantes. Os 26 interpretes classificados na etapa escolar disputaram a premiação patrocinada pelo Sicoob Creditapiranga em três as categorias. O evento fez parte das festividades de aniversário dos 89 anos da Cooperativa Financeira mais antiga de Santa Catarina. ELIAS SCHNEIDER destaca que uma das novidades deste ano foi o voto popular dando oportunidade do público que assiste o evento de casa a escolher a melhor apresentação da noite.
Festival da canção estudantil de São João do Oeste teve na categoria anos iniciais, a vitória de EDUARDO WEBER, com a música Obras de Poeta, de Chitãozinho e Xororó. Ele é aluno do Centro Educacional São João do Oeste. Em segundo lugar ANNA DE LIMA e terceiro lugar KETLYN THEOBALD. Na categoria anos finais, o primeiro lugar foi conquistado por WELLINGTON CRISTIANO HOFF GIEHL, da Escola de Cristo Rei, interpretando - Apenas mais uma de amor, de Lulu Santos, em SEGUNDO RAONI DE ABREU e terceiro POLYANA ALOVISI. Na categoria Ensino Médio, a campeão foi ANA JÚLIA FLACH, da escola de Educação Básica Madre Benvenuta, com a música Manhãs de Setembro, de Vanusa, em segundo LAURA DE OLIVEIRA e TAÍS MEURER e terceiro LUIZA BLUME. O diretor de cultura ELIAS SCHNEIDER destaca ainda a vendedora do voto popular, CRISTINE IMMIG. Ela recebeu 60 votos, em um total de 538 votos.
A Vigilância Sanitária de Itapiranga está empenhada em realizar vistoria para renovação de alvará. Com o retorno gradual a diversas atividades, o foco do trabalho muda aos poucos. Segundo o Fiscal Sanitário de Itapiranga, ALCENIR BENÁCHIO, a equipe também atua muito forte baseado em denúncias que são feitas sobre possíveis irregularidades em estabelecimentos comerciais. Ele também chama atenção que é preciso ter o máximo de atenção a produtos impróprio para consumo. BENÁCHIO revela que em casos de irregularidades de rotulagem podem ocorrer restrições ao fabricante e também ao comerciante com autuação e apreensão. O problema pode resultar em processo administrativo sanitário com as consequências de penalidades de multa conforme previsto na legislação.
O fiscal reafirma o cuidado que é preciso ter na procedência dos produtos alimentícios, com origem de estabelecimentos legais que são submetidos a fiscalização. O Fiscal Sanitário de Itapiranga informa que ontem foi apreendido massinha de modelar com prazo de validade vencido. Os produtos foram adquiridos pela Secretaria da Educação por meio de licitação e seriam destinados para as crianças nas escolas da rede municipal de Itapiranga. Segundo o fiscal sanitário Alcenir Benáchio, a Secretaria de Educação recebeu o material e suspeitou de irregularidades. A apreensão ocorreu antes do município fazer o pagamento à empresa.
A Vigilância Sanitária que constatou a adulteração do selo de segurança do órgão oficial nas embalagens, o que indica risco para a saúde e segurança das crianças que iriam usar os produtos. O fiscal ALCENIR BENÁCHIO reforça que a apreensão ocorreu antes do município fazer o pagamento à empresa, o que evitou também um dano aos cofres público. Segundo BENÁCHIO, a empresa que venceu a licitação e forneceu o produto adulterado será responsabilizada pela Vigilância Sanitária e também poderá responder criminalmente./
Ele esclarece que os selos dos órgãos oficiais presentes nos produtos são uma garantia de segurança para o consumidor. O fiscal também ressalta a importância da apreensão para impedir práticas criminosas.
Miguel do Oeste, com cumprimento de mandado de prisão em aberto, e também por falsa identidade. Foi na Avenida Willy Barth, Bairro Santa Rita. A guarnição do Canil realizava rondas, quando abordou um veículo. O motorista e a caroneira foram identificados, porém uma terceira pessoa que estava no veículo não possuía documento. Em consulta ao sistema foi descoberto que o nome verdadeiro do abordado era outro. Indagado, o mesmo relatou que mentiu seu nome, pois foi informado pela sua advogada que estava com mandado de prisão ativo. Segundo informações, o homem morava em Brusque e veio se refugiar em São Miguel do Oeste após se envolver em tentativa de homicídio. O homem foi preso.
Polícia Militar registra mais uma ocorrência de furto em São Miguel do Oeste. A Polícia Militar registrou por volta das 15 horas de ontem, mais uma ocorrência de furto em São Miguel do Oeste. O crime ocorreu durante a madrugada em uma construção, no bairro Jardim Peperi. Os profissionais deixaram na obra equipamentos como furadeira e extensões, e ao retornar ao local não localizaram mais. Nas proximidades um restaurante sofreu tentativa de arrombamento no último final de semana. A PM informou que os suspeitos são conhecidos, mas, que até o momento não foi possível capturar. Um dos suspeitos da prática desses delitos está foragido da justiça.
Três pessoas são presas durante operação em Caibi. Policiais civis de Caibi, Palmitos, São Carlos, Chapecó e Cunhataí, participaram ontem da quarta fase da operação Paraguai, que teve como objetivo a prisão preventiva de mais três integrantes de uma associação voltada para o tráfico de entorpecentes, além do cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão. Foram presos, um jovem de 18 anos e dois homens de 25 anos, bem como a busca e apreensão em cinco residências. Os marginais foram encaminhados ao sistema prisional de Chapecó. Dez investigados, incluindo o chefe da organização criminosa já foram presos.