De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 70 centavos. O euro está valendo seis reais e 63 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
O governo da Síria executou 24 pessoas acusadas de terem provocado incêndios florestais em 2020. O anuncio foi feito pelo Ministério da Justiça nesta quinta-feira. Segundo o órgão, eles eram acusados de "terem cometido atos terroristas" ao atear fogo a materiais inflamáveis que "causaram mortes e destruíram a infraestrutura estatal e propriedade pública”. Outras 20 pessoas, incluindo cinco menores de idade, foram condenados a penas que variam de dez anos de reclusão à prisão perpétua. De acordo com a Anistia Internacional, o governo sírio continua a usar o enforcamento como método de execução.
A ONU lançou na quarta-feira um programa de financiamento com o objetivo de injetar liquidez no Afeganistão para evitar o colapso de sua economia, sobretudo por meio de apoio a microempresas. O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento criou esse fundo, graças ao qual os governos agora podem canalizar fundos para o Afeganistão por meio de programas específicos de apoio à economia afegã estabelecidos pelas Nações Unidas. Numa coletiva de imprensa em Genebra, o chefe do PNUD, sublinhou que o país não só enfrenta uma convulsão política, mas "também uma implosão econômica".
Um estudo de fase 3 indicou que a terceira dose da vacina desenvolvida por Pfizer e BioNTech é 95 vírgula seis por cento eficaz na proteção contra o coronavírus. A informação foi divulgada pelas duas empresas nesta quinta-feira com base em resultados preliminares. Os testes contaram com 30 mil participantes que já haviam completado o ciclo vacinal do imunizante. Parte deles recebeu 30mg de uma dose de reforço e o restante, um placebo, em um intervalo de aproximadamente 11 meses após a injeção anterior. Não houve eventos adversos severos, de acordo com o ensaio. Os dados ainda serão revisados por especialistas antes de serem publicados em revista médica.
O presidente JAIR BOLSONARO estuda, junto com a equipe econômica do governo, a concessão de uma bolsa-auxílio para que caminhoneiros arquem com custos de combustível. O chefe do Executivo falou sobre o assunto na inauguração do Canal do Agreste, em Pernambuco, nesta quinta-feira. A intenção é que o auxílio já seja pago a partir do mês de novembro. Segundo o site R7, o valor deve ficar entre 400 e 500 reais. BOLSONARO não deu detalhes do programa, mas alegou que o aumento do combustível, inclusive da gasolina, que afeta consumidores de todo o país, se deve a impostos aplicados por governadores. Em um movimento grevista, caminhoneiros ameaçam parar em primeiro de novembro. A categoria reclama do aumento do diesel e de defasagem na tabela do frente com o aumento dos custos de transporte dos insumos pelo território nacional.
A comissão especial criada na Câmara para analisar a Proposta de Emenda à Constituição dos Precatórios aprovou a proposição nesta quinta-feira por 23 votos a 11. Vencida a etapa da comissão, o texto seguirá para o plenário, onde precisa obter pelo menos 308 votos em dois turnos para ser aprovado. A PEC fixa um limite, a cada exercício financeiro, para as despesas com precatórios que são dívidas da União já reconhecidas pela Justiça. O texto é uma das apostas do governo federal para viabilizar o Auxílio Brasil, programa social que deve substituir o Bolsa Família. O governo tenta reduzir o montante de precatórios a ser quitado em 2022 para, com o restante do dinheiro, conseguir pagar o novo programa social. A intenção é que cada família beneficiária do novo programa receba, pelo menos, R$ 400 por mês no próximo ano.
A disputa travada no governo sobre o teto de gastos já tem quatro baixas na equipe do ministro da Economia, PAULO GUEDES. O secretário especial do Tesouro e Orçamento, BRUNO FUNCHAL, e o secretário do Tesouro Nacional, JEFERSON BITTENCOURT, pediram exoneração de seus cargos nesta quinta-feira. Além deles, a secretária especial adjunta do Tesouro e Orçamento, GILDENORA DANTAS, e o secretário-adjunto do Tesouro Nacional, RAFAEL ARAUJO, também deixaram seus cargos. Segundo o Ministério da Economia, a decisão dos quatro é de ordem pessoal. Desde o início desta semana, quando o presidente JAIR BOLSONARO anunciou o Auxílio Brasil, que vai substituir o Bolsa Família, com valor de 400, sem investimento previsto, houve embate entre as equipes política e econômica do governo. FUNCHAL, por exemplo, defendia que as despesas do governo ficassem dentro do teto de gastos.
A revisão da Política Hospitalar Catarinense, proposta pela Secretaria de Estado da Saúde, foi aprovada nesta quinta-feira durante reunião do Conselho Intergestores Bipartite. A nova política permitirá o investimento de aproximadamente 618 milhões em hospitais de Santa Catarina. A principal alteração para 2022 é a inclusão das cirurgias eletivas, que sofreram forte impacto durante a pandemia do coronavírus. Também foram alterados indicadores e incluído mais um porte hospitalar. Em 2020, foram pagos 275 milhões para os hospitais. A revisão, no ano corrente, resultou na inclusão de 173 unidades do Estado na Política Hospitalar Catarinense, sendo 152 hospitais filantrópicos ou municipais, e 21 unidades próprias. Os recursos poderão ser utilizados para custeio, manutenção e investimento, desde que previamente aprovado.
Desde quarta-feira, representantes da Secretaria de Infraestrutura e do Ministério Público conversam com empresários que operam o transporte público intermunicipal no Estado. A ideia é repassar detalhes do acordo firmado dia oito de outubro para a regularização do serviço e tirar as dúvidas que venham a aparecer. O transporte intermunicipal em Santa Catarina funciona há décadas sem nunca ter passado por um processo de licitação. As irregularidades no sistema, motivaram uma ação do Ministério Público em 2018. Agora, na atual gestão, e com um acordo assinado, começa uma fase de transição até que o serviço seja, enfim, licitado.
O preço mais caro do litro da gasolina comum atingiu seis reais e 39 centavos nas bombas catarinenses entre os dias 10 a 16 de outubro, segundo pesquisa da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. O valor do combustível no Estado, que já havia batido recorde em setembro, atingiu o maior valor em 2021 até o momento. Dos 19 municípios catarinenses avaliados, 13 vendem a gasolina acima de seis reais. No relatório, foi avaliado o valor do litro vendido em 227 postos localizados em todas as regiões de Santa Catarina.. Das cidades pesquisadas, Biguaçu, na Grande Florianópolis, tem o litro médio mais caro.
Núcleo da Mulher Empresária de Campo Erê completa 12 anos. Para comemorar a importante data para o grupo, a coordenadora CLEONICE SILVESTRI garante que está sendo preparada uma tarde especial, com muito carinho e dedicação. Segundo ela, o principal objetivo do encontro é acolher bem todas as associadas, por isso convida as empresarias a participarem amanhã, às 17 horas na sede da Acice. Acrescenta que o desejo do grupo era fazer uma comemoração aberta à participação de todas, mas devido à pandemia desta vez vão se reunir somente as nucleadas.
Redução dos casos de coronavírus trás perspectiva otimista para o Núcleo da Mulher Empresária. A coordenadora do grupo de Campo Erê - CLEONICE SILVESTRI, conta que assumiu a função no inicio do ano, em meio à pandemia da Covid-19. Isso causou muitas dificuldades para o núcleo, que ficou impedido de se reunir presencialmente e fez todos os encontros via internet. Mesmo assim, com bastante apoio das associadas, conseguiu realizar campanhas para aumentar as vendas. Com a diminuição dos casos, decidiram comemorar os 12 anos em um encontro presencial, porém, ainda tomando todas as precauções, como o uso de máscara, álcool em gel e distanciamento.
Mesmo em meio à pandemia, cerca de 50 mulheres se juntaram ao Núcleo da Mulher Empresária de Campo Erê. A coordenadora destaca o sucesso em expandir o grupo para ficar mais forte. CLEONICE SILVESTRI explica que através das ações realizadas esse ano, o núcleo conseguiu passar de pouco mais de dez, para 61 empresárias associadas. Para ela isso representa o crescimento, a força e a vontade das mulheres empreendedoras de Campo Erê. O próximo passo é aumentar a participação das integrantes, e para isso espera que no próximo ano seja possível fazer mais ações presenciais. Acrescenta que na comemoração deste sábado será sorteada uma bicicleta da campanha Criança Feliz, que incentivou a reutilização de brinquedos, doando para crianças carentes.
Pesquisa nos “Muros Indígenas” de Campo Erê encontra vestígios de povos antigos. O estudo foi feito numa parceria entre Brasil e Argentina, buscando esclarecer qual a função do monumento, e principalmente a época em que foi construído. Conforme a professora e pesquisadora da Uno Chapecó - MIRIAN CARBONERA, para conseguir esses dados foi feita uma escavação em busca de carvão, que através de um teste pode revelar a idade da construção. Ela destaca o sucesso na pesquisa ao encontrar uma fogueira a cerca de dois metros de profundidade. O achado confirma que os antigos indígenas usavam o local para se reunir e fazer rituais.
Pesquisadores conseguem amostras para descobrir quando foram construídos os “Muros Indígenas” de Campo Erê. Tendo encontrado o que buscava, MIRIAN CARBONERA fala que ainda será escavado mais 50 centímetros de profundidade, e então encerra o trabalho no local. A professora e pesquisadora conta que outros carvões já tinham sido encontrados durante o trabalho, mas a descoberta da fogueira prova também a função do monumento. A amostra coletada agora vai passar por análises em laboratório. Depois disso, provavelmente no ano que vem, o carvão será enviado aos Estados Unidos, onde é feito o teste para descobrir a idade do material.
Documentos históricos indicam a presença de construções menores próximas ao monumento. De acordo com as pesquisas, no passado os Muros Indígenas de Campo Erê não eram uma construção única. Ao redor da maior estrutura, que tem aproximadamente três metros de altura e 33 de diâmetro, existia um anel de terra que provavelmente foi destruído com o passar dos anos e trabalho agrícola. A pesquisadora MIRIAN CARBONERA fala que isso já foi encontrado em outras regiões como essa em que ela já trabalhou. Próximas à construção central normalmente eram feitas outras menores, com cerca de 70 centímetros de altura e 15 de diâmetro, mas em Campo Erê nenhuma foi encontrada.
Epagri desenvolveu várias ações nos últimos meses. O extensionista em Palma Sola, MARCOS FURLAN comentou que neste ano foram mais de 80 projetos solicitados para possibilitar a instalação de sistema de captação de água da chuva. Contudo, alguns deles não foram atendidos por não haver verbas suficientes para atender a demanda. Esta minoria deve buscar novamente os recursos no próximo ano. FURLAN destacou que os agricultores beneficiados ficaram contentes com a instalação dos sistemas. Ele ressalta também, que os programas liberados pelo governo estadual foram fundamentais para ajudar as famílias do campo. Ao todo foram liberados mais de um milhão e 800 mil reais em projetos.
Defesa Civil de Palma Sola alerta população para o armazenamento de água da chuva nestes períodos de precipitações. A recomendação é do diretor, DOUGLAS RIBEIRO. Conforme ele, os agricultores são os que mais sofrem com a falta de água e, por isso, é necessário investimentos por parte deles para amenizar a situação. O diretor comentou que os agricultores têm investido na compra de gado para produção de leite ou corte, mas em muitos casos a instalação de sistemas para captação não estão no mesmo ritmo.
Na transição de estação, no caso da primavera e verão, o volume de chuva se intensifica, porém, com previsão de chuvas abaixo da média para os próximos meses. Por isso, a importância do investimento de cisternas. DOUGLAS RIBEIRO afirmou que esse mês de outubro é, historicamente, o período mais chuvoso. Em Palma Sola as últimas chuvas foram fundamentais para a agricultura, e hoje o município não precisa mais puxar água com caminhão pipa para o interior. DOUGLAS acrescenta que a demanda por água potável aumentou em Palma Sola. Disse que, apesar de haver grande volume de água reservada subterrânea, os cuidados contra o desperdício e reaproveitamento devem ser adotados pela população.
Chuvas atrasam plantio de grãos, mas geram grande expectativa. TIAGO GARLET – técnico agrícola da Alfa nota que nas lavouras de milho já foram aplicados inseticidas e ureia. Na soja esse processo está iniciando agora. Nessa cultura já foram plantados 50 por cento da área. Os produtores estão muito otimistas também para a cultura de trigo, mesmo porque o manejo foi bem feito. TIAGO chama atenção dos agricultores para os ataques de pragas no milho, porque se as doenças forem controladas deverá bater recordes de produção. Hoje a maior preocupação nessa cultura, que está na fase vegetativa, é a cigarrinha. Os plantadores estão cientes do problema e tentam fazer o manejo correto para combater a praga.
Plantio no período ideal é um cuidado importante que os associados tem. Quem observa é o técnico da Alfa TIAGO GARLET, de Campo Erê. A semeadura do milho começou nos primeiros dias de setembro e a soja vai dos últimos dias de setembro até o fim de novembro. GARLET enfatiza que a anos o início dos plantios não correspondiam como agora. Reforça que várias lavouras da região estão sendo prejudicadas pelos insetos. Ele prevê uma grande falta de defensivos e fertilizantes para a próxima safra. Os preços dos fertilizantes estão bastante caros e mesmo assim, deverá faltar no mercado. O técnico recomenda estocar os produtos agora. A cigarrinha provoca grandes estragos em pouco tempo.
Parlamentar comemora parecer favorável ao Projeto de Lei do Bolsa Estiagem. O deputado federal CELSO MALDANER recebeu nesta semana, na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, o relatório com o parecer favorável da deputada JAQUELINE CASSOL, ao projeto de sua autoria, o PL 518020 que trata de um auxílio aos produtores rurais que sofrem com a estiagem. Chamado de “Bolsa Estiagem”, o projeto, visa amparar os produtores rurais e agricultores familiares que apresentaram perdas na safra e diminuição da renda por conta da estiagem.
Na foi atualizado o valor do crédito para o salário mínimo vigente de 2021 e ampliado o direito para agricultores de outros estados. MALDANER comemora a conquista e diz que isso vai contribuir demais com os agricultores. Finaliza dizendo que a semana de trabalho se encerra com um respaldo importante aos pequenos produtores rurais que tanto sofrem com a estiagem. Destacou ainda que na próxima sessão da comissão, vai pedir agilidade na apreciação e, com certeza, terá sua aprovação.
Idosa cai no golpe do WhatsApp. O caso aconteceu no município de Galvão, ontem. A vítima dos bandidos dessa vez foi uma idosa de 66 anos. Ela contou aos policiais que os bandidos se passaram por filho dela e pediram dinheiro. Os bandidos disseram a idosa que precisavam pagar uma conta no valor de 987 reais. O pedido foi feito através de mensagem de texto no WhatsApp. Querendo ajudar, a vítima foi até o Banco e fez o depósito do valor solicitado, na conta informada pelo suposto filho. Mais tarde depois de fazer o depósito, ela entrou em contato com o filho, e só assim percebeu que era golpe. A orientação da Polícia é sempre conversar com o familiar antes de fazer depósitos, a fim de confirmar a veracidade dos fatos.
Carro pega fogo em São Lourenço do Oeste. O Corpo de Bombeiros foi chamado por volta da meia noite e meia de hoje, para apagar as chamas de um veículo na SC 480, área Rural, São Lourenço. Um Gol com placas do município estava completamente queimado, com perca total. Os bombeiros usaram aproximadamente 500 litros de água para apagar o incêndio, mas ninguém se feriu.
Em júri popular: réu é condenado a 29 anos de prisão, outro é absolvido e homem é preso por falso testemunho. Aconteceu ontem o julgamento por homicídio e tentativa de homicídio de ANDERSON DA SILVA e PEDRO MEDEIROS. Os dois eram acusados de um crime ocorrido no dia oito de janeiro de 2016, na Avenida Luís Antônio Faedo, bairro São Cristóvão, em Francisco Beltrão. ANDERSON teria atirado em RONALDO DAMACENA DE OLIVEIRA, que morreu no local. Já CARLOS DE MOSSI conseguiu fugir sem ser atingido. No julgamento que iniciou às nove horas da manhã e terminou às nove e meia da noite, ANDERSON foi condenado a 29 anos e quatro meses de prisão em regime inicialmente fechado.
Ele vai recorrer da sentença, mas como já estava preso por outro crime, após o julgamento retornou a Penitenciária Estadual. PEDRO MEDEIROS, que dirigia o carro no dia do crime, foi absolvido da acusação de homicídio e tentativa de homicídio, mas foi condenado por porte ilegal de arma de fogo, a uma pena de uma ano de detenção e 44 dias de multa, tendo substituída a pena privativa de liberdade, por restritiva de direitos. Ele ainda pode recorrer da sentença. Durante o julgamento a Juíza JANAINA ZANELATTO, que presidiu a sessão, determinou a prisão da testemunha MAICON NASCIMENTO, por falso testemunho, sendo preso pela Polícia Militar ao final da Sessão Plenária e encaminhado a 19ª Subdivisão de Polícia para o inquérito policial.