-COMISSÃO APROVA PEC COM MUDANÇA NO TETO DE GASTOS NO GOVERNO FEDERAL
-NOVA POLÍTICA HOSPITALAR VAI INJETAR 600 MILHÕES EM HOSPITAIS DE SC EM 2022
-SAÚDE FAZ BUSCA ATIVA DE ADOLESCENTES COM MULTIVACINAÇÃO ATRASADA
-SEMANA ENCERRA COM ALTO NÚMERO DE CASOS ATIVOS DA COVID-19
-30 FAMÍLIAS REGULARIZAM PENDÊNCIAS COM A COHAB
-MUNICÍPIO DEVE RECEBER MAIS DE R$ 1 MILHÃO PARA CONSTRUÇÃO DE CASAS POPULARES
-PREFEITURA ASSINA ORDEM DE SERVIÇO PARA EDIFICAÇÃO DE PAVILHÕES NA ÁREA INDUSTRIAL
-CASA FAMILIAR PROMOVE SHOW HUMORÍSTICO PARA ARRECADAÇÃO DE FUNDOS
-PM REALIZA BUSCAS POR SUSPEITO DE FURTAR EQUIPAMENTOS DE CONSTRUÇÃO
-POLÍCIA ATENDE OCORRÊNCIA DE PERTURBAÇÃO EM ESTABELECIMENTO
O tempo é de sol. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 26 graus. A mínima das últimas horas foi de 11 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 70 centavos. O euro está valendo seis reais e 63 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
O governo da Síria executou 24 pessoas acusadas de terem provocado incêndios florestais em 2020. O anuncio foi feito pelo Ministério da Justiça nesta quinta-feira. Segundo o órgão, eles eram acusados de "terem cometido atos terroristas" ao atear fogo a materiais inflamáveis que "causaram mortes e destruíram a infraestrutura estatal e propriedade pública”. Outras 20 pessoas, incluindo cinco menores de idade, foram condenados a penas que variam de dez anos de reclusão à prisão perpétua. De acordo com a Anistia Internacional, o governo sírio continua a usar o enforcamento como método de execução.
A ONU lançou na quarta-feira um programa de financiamento com o objetivo de injetar liquidez no Afeganistão para evitar o colapso de sua economia, sobretudo por meio de apoio a microempresas. O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento criou esse fundo, graças ao qual os governos agora podem canalizar fundos para o Afeganistão por meio de programas específicos de apoio à economia afegã estabelecidos pelas Nações Unidas. Numa coletiva de imprensa em Genebra, o chefe do PNUD, sublinhou que o país não só enfrenta uma convulsão política, mas "também uma implosão econômica".
Um estudo de fase 3 indicou que a terceira dose da vacina desenvolvida por Pfizer e BioNTech é 95 vírgula seis por cento eficaz na proteção contra o coronavírus. A informação foi divulgada pelas duas empresas nesta quinta-feira com base em resultados preliminares. Os testes contaram com 30 mil participantes que já haviam completado o ciclo vacinal do imunizante. Parte deles recebeu 30mg de uma dose de reforço e o restante, um placebo, em um intervalo de aproximadamente 11 meses após a injeção anterior. Não houve eventos adversos severos, de acordo com o ensaio. Os dados ainda serão revisados por especialistas antes de serem publicados em revista médica.
O presidente JAIR BOLSONARO estuda, junto com a equipe econômica do governo, a concessão de uma bolsa-auxílio para que caminhoneiros arquem com custos de combustível. O chefe do Executivo falou sobre o assunto na inauguração do Canal do Agreste, em Pernambuco, nesta quinta-feira. A intenção é que o auxílio já seja pago a partir do mês de novembro. Segundo o site R7, o valor deve ficar entre 400 e 500 reais. BOLSONARO não deu detalhes do programa, mas alegou que o aumento do combustível, inclusive da gasolina, que afeta consumidores de todo o país, se deve a impostos aplicados por governadores. Em um movimento grevista, caminhoneiros ameaçam parar em primeiro de novembro. A categoria reclama do aumento do diesel e de defasagem na tabela do frente com o aumento dos custos de transporte dos insumos pelo território nacional.
A comissão especial criada na Câmara para analisar a Proposta de Emenda à Constituição dos Precatórios aprovou a proposição nesta quinta-feira por 23 votos a 11. Vencida a etapa da comissão, o texto seguirá para o plenário, onde precisa obter pelo menos 308 votos em dois turnos para ser aprovado. A PEC fixa um limite, a cada exercício financeiro, para as despesas com precatórios que são dívidas da União já reconhecidas pela Justiça. O texto é uma das apostas do governo federal para viabilizar o Auxílio Brasil, programa social que deve substituir o Bolsa Família. O governo tenta reduzir o montante de precatórios a ser quitado em 2022 para, com o restante do dinheiro, conseguir pagar o novo programa social. A intenção é que cada família beneficiária do novo programa receba, pelo menos, R$ 400 por mês no próximo ano.
A disputa travada no governo sobre o teto de gastos já tem quatro baixas na equipe do ministro da Economia, PAULO GUEDES. O secretário especial do Tesouro e Orçamento, BRUNO FUNCHAL, e o secretário do Tesouro Nacional, JEFERSON BITTENCOURT, pediram exoneração de seus cargos nesta quinta-feira. Além deles, a secretária especial adjunta do Tesouro e Orçamento, GILDENORA DANTAS, e o secretário-adjunto do Tesouro Nacional, RAFAEL ARAUJO, também deixaram seus cargos. Segundo o Ministério da Economia, a decisão dos quatro é de ordem pessoal. Desde o início desta semana, quando o presidente JAIR BOLSONARO anunciou o Auxílio Brasil, que vai substituir o Bolsa Família, com valor de 400, sem investimento previsto, houve embate entre as equipes política e econômica do governo. FUNCHAL, por exemplo, defendia que as despesas do governo ficassem dentro do teto de gastos.
A revisão da Política Hospitalar Catarinense, proposta pela Secretaria de Estado da Saúde, foi aprovada nesta quinta-feira durante reunião do Conselho Intergestores Bipartite. A nova política permitirá o investimento de aproximadamente 618 milhões em hospitais de Santa Catarina. A principal alteração para 2022 é a inclusão das cirurgias eletivas, que sofreram forte impacto durante a pandemia do coronavírus. Também foram alterados indicadores e incluído mais um porte hospitalar. Em 2020, foram pagos 275 milhões para os hospitais. A revisão, no ano corrente, resultou na inclusão de 173 unidades do Estado na Política Hospitalar Catarinense, sendo 152 hospitais filantrópicos ou municipais, e 21 unidades próprias. Os recursos poderão ser utilizados para custeio, manutenção e investimento, desde que previamente aprovado.
Desde quarta-feira, representantes da Secretaria de Infraestrutura e do Ministério Público conversam com empresários que operam o transporte público intermunicipal no Estado. A ideia é repassar detalhes do acordo firmado dia oito de outubro para a regularização do serviço e tirar as dúvidas que venham a aparecer. O transporte intermunicipal em Santa Catarina funciona há décadas sem nunca ter passado por um processo de licitação. As irregularidades no sistema, motivaram uma ação do Ministério Público em 2018. Agora, na atual gestão, e com um acordo assinado, começa uma fase de transição até que o serviço seja, enfim, licitado.
O preço mais caro do litro da gasolina comum atingiu seis reais e 39 centavos nas bombas catarinenses entre os dias 10 a 16 de outubro, segundo pesquisa da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. O valor do combustível no Estado, que já havia batido recorde em setembro, atingiu o maior valor em 2021 até o momento. Dos 19 municípios catarinenses avaliados, 13 vendem a gasolina acima de seis reais. No relatório, foi avaliado o valor do litro vendido em 227 postos localizados em todas as regiões de Santa Catarina.. Das cidades pesquisadas, Biguaçu, na Grande Florianópolis, tem o litro médio mais caro.
A primeira edição do Encontro Empresarial no município de Guaraciaba debateu o planejamento para o próximo ano. O evento ocorreu na manhã de hoje no centro múltiplo uso. A informação é do prefeito, VANDECIR DORIGON. Ele comentou que o debate foi importante para traçar as novas metas e saber das necessidades do ramo empresarial. Todos os pequenos, médios ou grandes empresários foram convidados para estarem presente no encontro. O chefe do executivo também disse que foi tratado os estes dez meses do primeiro mandato como prefeito. Ele destacou que a administração municipal possui projetos em desenvolvimento na ordem de 16 milhões de reais. DORIGON destacou que foi explanado de onde e quais os setores da economia que este montante está sendo investido. Inclusive, alguns ramos do município estão necessitando de trabalhadores.
A equipe de obras do município de Guaraciaba está trabalhando na recuperação de trechos de estradas devido ao volume de chuva nos últimos dias. A informação é do gestor da secretaria de Obras, DOMINGOS MARCON. Conforme ele, está sendo realizado patrolamento em Linha Olímpio, cascalhamento e compactação em trechos das Linhas Ferreira, Guatapará Alto e São João. Outra equipe está trabalhando na Linha Índio com melhorias nos acessos às propriedades, em Linha Guataparema na infraestrutura de uma nova granja de suínos. Nas Linhas Encantado, Índio e Guataparema o setor realiza a distribuição de adubo orgânico.
Nesta semana o governo de Santa Catarina fez o lançamento do programa SC Mais Renda que visa contemplar municípios que possuem um déficit habitacional. No estado foram 61 municípios contemplados com recursos estaduais. Entre eles, Anchieta será beneficiada com um milhão e 50 mil reais. Conforme o prefeito IVAN CANCI a assinatura do documento ocorreu em Florianópolis junto com o lançamento do programa. Por meio disso, ele explicou que serão quinze famílias beneficiadas com casas populares. O terreno para edificação das residências já recebeu os investimentos necessários, como rede de distribuição de água e energia elétrica. CANCI explicou que foi criada uma comissão para avaliar os pré-requisitos necessários. Entre eles, os critérios socioeconômicos e ambientais, tendo em vista que algumas famílias habitam em locais de risco. Também será aberto um período para inscrição e posteriormente a comissão deve realizar uma visita às famílias interessadas.
A Companhia de Habitação do Estado de Santa Catarina esteve reunida com as 38 famílias que se encontram em dívida com a Cohab. A prefeitura do município de Palma Sola, por meio da secretaria de Assistência Social, está viabilizando este acordo dos moradores do Bairro Palmares. Conforme o secretário de Assistência Social, IVANOR DE MOURA, no município foram construídos 53 residências ao todo. Destas, doze foram quitadas ao longo do tempo e outras 38 casas precisavam ser regularizadas. Por isso, na segunda-feira e hoje, os representantes da Companhia devem estar no município para concluir o acordo feito com as famílias que estão com financiamentos em aberto. O secretário lembrou que este trabalho iniciou ainda no começo do ano passado com objetivo de solucionar os impasses atravessados pelas famílias. Ele ainda destacou que a preocupação do setor seria com o possível despejo destas pessoas, desta forma agravando o problema social enfrentado atualmente.
O valor de cada imóvel é avaliado separadamente devido às possíveis reformas e ampliações com o tempo. O secretário de Assistência Social, IVANOR DE MOURA disse que estas casas variam entre 25 e 30 mil reais. Ele lembrou que entre as 53 residência algumas foram colocadas na justiça visando o recebimento dos valores. Porém, conforme o que foi acordado entre o proprietário e Cohab, a Companhia retira a ação para quitação. Ao todo foram aproximadamente 30 famílias que já regularizaram os financiamentos e voltam a estar em dia com a Cohab. MOURA também salientou que a Companhia esteve avaliando a renda familiar, sendo que não deve comprometer mais do que 30 por cento do ganho da família. O secretário destacou que foram diversos processos para viabilizar o refinanciamento.
Nesta semana, a prefeitura do município de Guarujá do Sul entregou a ordem de serviço para a empresa vencedora da licitação da edificação de dois barracões na área industrial. A construção foi viabilizada mediante a liberação de financiamento da linha Finisa, que a administração municipal aprovou junto à Caixa Econômica Federal. Os pavilhões serão de estruturas pré-moldadas. O montante do investimento é na ordem de 939 mil reais aproximadamente, sendo que cada pavilhão deve possuir uma cerca de 375 metros quadrados. Para o prefeito, CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER, esta é uma grande conquista para Guarujá do Sul, que foi o primeiro município do Brasil a aprovar o projeto do financiamento em 2021 com garantia da União, e com uma finalidade que tem um forte apelo social. O prefeito destacou que esta ação está incluída no pacote de investimentos que o município apresentou para os 60 anos de emancipação, onde a estimativa é de concretizar mais dez milhões de reais em investimentos.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística anunciaram nesta semana que o processo seletivo que estava em andamento visando o Censo Demográfico de 2022 foi cancelado. Conforme o coordenador de área do órgão na região Extremo-Oeste, CLÁUDIO RADTKE JÚNIOR, trata-se da suspensão do contrato do Instituto com a Cebraspe, empresa que havia vencido o processo de licitação e iria realizar o processo seletivo. De acordo com ele, o prazo de validade da licitação acabou vencendo e o IBGE optou por não renovar o mesmo, ficando todo o procedimento cancelado. CLÁUDIO garantiu que aqueles que se inscreveram e realizaram o pagamento da taxa de inscrição no processo seletivo do IBGE terão o valor devolvido. Segundo ele, quem fez qualquer pagamento deve ficar atento ao site do IBGE e da própria Cebraspe, pois será através desses meios que serão explicados qual será a forma de devolução dos valores. Ele reafirmou que nenhuma pessoa ficará no prejuízo em relação ao cancelamento do processo seletivo do IBGE.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística devem lançar ainda neste ano um novo edital para um novo processo seletivo. A informação é do coordenador de área do órgão na região Extremo-Oeste, CLÁUDIO RADTKE JÚNIOR. Ele comentou que os interessados devem ficar atentos aos canais de comunicação para novas informações ao longo das próximas semanas. Ele lembrou que o trabalho é temporário, porém, com um bom rendimento mensal.
Através da Campanha Cidade Limpa Povo Consciente a prefeitura de SJCedro também estará implantando novas plaquinhas informativas em espaços públicos da cidade. A informação é da secretária de Planejamento e Desenvolvimento, KELLY FIGUEIRÓ. Conforme ela, estas placas foram colocadas na praça Antonio Foppa, na praça João Grando da Igreja Matriz e na praça Ademir Marte, no Bairro São Luiz. A secretária explicou que a preocupação do setor público são focos do mosquito da dengue que, devido aos lixos ou entulhos colocados nestes pontos, podem se reproduzir nas embalagens que acumulam água. Sendo que estes já foram encontrados com água. Outra placas informativas alertam para os donos de cães e gatos que passeiam com os animais pelas praças, porém, não recolhem os dejetos. KELLY destacou que o setor público recebeu algumas reclamações sobre estes fatos e, por isso, da implantação das plaquinhas.
O perímetro urbano de São José do Cedro recebeu durante esta semana trabalhos de pintura de faixas de pedestre e nova sinalização. Conforme o diretor de Urbanismo, EVANDRO DE VARGAS, os trabalhos foram concentrados nas ruas do centro, entre elas, na Avenida Rio Grande do Sul, Rua Jorge Lacerda e Avenida Salgado Filho com sinalização e pintura nas vias. A nova sinalização tem como objetivo alertar o motorista para reduzir a velocidade próxima a rotatória. Tendo em vista que, segundo ele, no local são registrados acidentes. O diretor destacou que muitos motoristas acreditam que a Avenida Rio Grande do Sul é a preferencial, porém, a preferencial é para aquele condutor que chegou antes na rotatória, aguardou o tempo necessário e seguiu o trânsito. EVANDRO destacou que as próximas pinturas devem ser realizadas ao longo da avenida principal e em outras ruas e bairros espalhados pela cidade. O diretor explicou que a equipe também está trabalhando na padronização das faixas de seguranças, sendo que algumas estão registrando diferença de até 30 centímetros.
A Casa Familiar Rural de SJCedro promove no dia 17 de dezembro um show humorístico com BADIN - O COLONO. A diretora, OLÍVIA LUNKES disse que o valor arrecadado deve possibilitar a substituição das camas da escola agrícola e aquisição de ar condicionado para as salas. Ela destacou que serão realizadas duas sessões no dia 17 de dezembro, sendo a primeira às 19 horas e a outra às 21 e 30. Para a primeira sessão os ingressos já estão esgotados com aproximadamente 640 fichas vendidas. Outros 640 ingressos foram disponibilizados para a segunda sessão e podem ser adquiridos junto à Casa Familiar Rural ou no comércio local. O custo é de 35 reais cada ingresso. O evento humorístico ocorre no CTG Mate Amargo. Ela garantiu que será seguido o que está previsto pelo estado de Santa Catarina para o mês de dezembro, que deve permitir a ocupação de até 80 por cento do espaço total.
A Cidasc e Crea firmaram uma parceria para fortalecer ações de defesa agropecuária e do conselho. Em entrevista para a Rádio Cedro, o diretor de Planejamento e Inovação da Cidasc, JUNIOR KUNZ disse que esta parceria deve otimizar os trabalhos de ambos os órgãos em Santa Catarina. Tendo em vista que as ações de defesa agropecuária da Cidasc e o aprimoramento com capacitação técnica do Crea devem promover o cumprimento da legislação dos órgãos e apresentar resultados positivos para a sociedade.
A secretaria de Saúde do município de Princesa realiza a busca ativa de crianças e adolescentes com vacinas atrasadas. A informação é da técnica em enfermagem, DAIANA FLACH. Ela disse que durante as conferências das cadernetas de vacinação foi verificado que boa parte dos adolescentes possuem vacinas em atraso. Para o setor de saúde isso é preocupante. Por isso, foi solicitado aos adolescentes para pedirem aos pais ou responsáveis que os levem ao setor de saúde para regularizar a caderneta. Sendo que os mesmos já estão procurando o setor para receberem as doses de vacinas em atraso. DAIANA explicou que este mês de outubro também é realizado a campanha da multivacinação, e por haver baixa adesão do grupo contemplado, os profissionais decidiram fazer a busca ativa nas escolas.
A Associação Hospitalar de Cedro promove bazar solidário com itens doados pela Receita Federal e que visa a venda e arrecadação de recursos para a unidade. A informação é da diretora, MÔNICA DE TOLEDO. Conforme ela, o bazar está programado para o dia seis de novembro no Clube Cedrense das oito às 16 horas. Entre os itens recebidos estão produtos eletrônicos, brinquedos, perfumes e celulares que totalizam cerca de 50 mil reais. Mas para realizar a comercialização dos itens, o hospital necessita seguir normas previamente relatadas pela Receita Federal. Entre elas, a diretora citou o limite de 700 reais por CPF, caso algum item ultrapasse este valor, o comprador poderá levar apenas um produto. Para entrada de pessoas, MÔNICA destacou que será por fila organizada pelos integrantes. A diretora explicou que os valores arrecadados devem ser utilizados para pagamento de despesas e realização de melhorias.
A análise da coleta d’água deve apurar se o surto de diarréia em SJCedro tem relação com possível contaminação d’água e alimentos. A afirmação é do fiscal sanitário, MARCOS BAGNARA. Contudo, segundo ele, os casos de diarréia registrados são de moradores de localidades distintas no município. O fiscal explicou que a coleta de água deve apurar se há relação ou não entre os casos. BAGNARA disse que a coleta da água foi realizada ontem pelos profissionais e posteriormente encaminhada para a análise. Na próxima semana os resultados devem ser entregues a Vigilância Sanitária e deve apontar ou não a relação entre os casos.
Após semanas com queda nos casos confirmados da Covid-19, SJCedro encerra esta semana com aumento de casos na comparação a duas semanas atrás. No dia oito de outubro, o município não registrava casos ativos e nem mesmo pessoas em monitoramento constavam no boletim. Em poucos dias o cenário mudou, e desde quarta, depois do feriado, dois novos casos foram confirmados pela saúde. No dia seguinte, foram quatro novos testes confirmados, chegando ao total de seis pessoas em recuperação. Neste mesmo dia, nove pessoas já estavam em monitoramento por apresentarem sintomas similares. Na sexta-feira, dia 15, apenas um novo caso havia sido confirmado, fechando a semana com sete infectados. Já esta semana iniciou sem casos confirmados do coronavírus, porém, o número de pessoas em monitoramento saltou de 13 para 25 em monitoramento. Na terça-feira foram registrados seis novos infectados, levando ao total de 12 pessoas em recuperação. No dia seguinte, 16 casos ativos e ontem, 19 pessoas estão infectadas e 51 em monitoramento.
A Polícia Militar atendeu por volta das 15 horas de ontem, mais uma ocorrência de furto ou tentativa em São Miguel do Oeste. O crime ocorreu durante a madrugada de ontem em uma construção na Rua Jacobe Lohman, Bairro Jardim Peperi. De acordo com os comunicantes, os profissionais deixaram na obra equipamentos como furadeira e extensões, e ontem ao retornar ao local não localizaram mais. No mesmo lugar um restaurante sofreu uma tentativa de arrombamento no último final de semana. PM lavrou o Boletim de Ocorrências e realiza buscas. A Rede Peperi, os militares informaram que os suspeitos são conhecidos, mas, que até o momento não foi possível capturar. Um dos suspeitos da prática desses delitos está foragido da justiça. A PM reforça, caso alguém tenha informações sobre o paradeiro dos materiais furtados ou dos suspeitos devem acionar o 190.
A Polícia Militar de São Miguel do Oeste atendeu uma ocorrência de perturbação do trabalho ou sossego alheio e infringir determinação do poder público. A guarnição foi acionada para deslocar até um Campo na Av. Willy Barth, para verificar a comunicação de Perturbação do trabalho ou sossego alheio após receber ligações informando o fato. No local foi constatada música alta e gritaria no local, não tinha álcool em gel na entrada; funcionários não utilizavam máscaras; clientes permaneciam em pé e não utilizavam máscaras; aproximadamente 30 pessoas no local. Foi confeccionado o termo de interdição devido o descumprimento quanto ao Decreto. Estadual quanto ao Covid-19 e pela perturbação do trabalho ou sossego alheio.