ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco sexta - feira 22 09 2023

-POR 9 A 2, STF REJEITA TESE DO MARCO TEMPORAL PARA TERRAS INDÍGENAS

-MORTES POR DENGUE EM SANTA CATARINA JÁ ULTRAPASSAM TOTAL DE 2022

-CADEIRANTES PROMOVEM EVENTO DE CONSCIENTIZAÇÃO NESTE SÁBADO NO CALÇADÃO

-CAMINHADA DA PRIMAVERA VAI REUNIR 400 PESSOAS NESTE FINAL DE SEMANA

-PRIMEIRA EXPOSIÇÃO FEIRA DE BANDEIRANTE SERÁ ABERTA HOJE À NOITE

-MOTOCICLISTA FICA FERIDA EM COLISÃO CONTRA CARRO NO CENTRO DA CIDADE

-POLÍCIA CIVIL PRENDE HOMEM POR VANDALISMO EM PREFEITURA DA REGIÃO

O tempo é de sol. A previsão para as próximas é de sol com algumas nuvens. A mínima nas últimas horas foi de 20 graus e a máxima pode chegar a 32 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 91 centavos. O euro está valendo cinco reais e 23 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula quatro centavos.

O presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, anunciou um pacote de ajuda militar à Ucrânia de 325 milhões de dólares. BIDEN se reuniu com o presidente ucraniano VOLODYMYR ZELENSKY nesta quinta-feira, na Casa Branca. O auxílio inclui capacidades de defesa aérea, munições cluster, armas antitanque, dentre outros equipamentos. ZELENSKY disse que os americanos estão juntos “com os ucranianos, com as pessoas comuns’ e agradeceu pelo auxílio. Antes mesmo da reunião entre os líderes, a diretora sênior do Conselho de Segurança Nacional para a Europa, AMANDA SLOAT, discutiu o pacote de ajuda para a Ucrânia.

O governo dos Estados Unidos anunciou um programa que torna mais de 472 mil venezuelanos elegíveis a um visto de trabalho. A medida acontece depois que o governo de Nova York fez um apelo à Washington para aliviar os efeitos da crise migratória. Na prática, o benefício se aplica aos venezuelanos que entraram em território americano antes do dia 31 de julho. A medida vale para todo o país. Além do visto de trabalho, os venezuelanos têm a garantia de não serem deportados, por um período de 18 meses.

Um mês após tomar posse, o novo presidente do Paraguai, SANTIAGO PEÑA, anunciou um plano para criar cerca de cem mil postos de trabalho na fronteira com o Paraná. Ele vem defendendo a criação de emprego como uma das principais bandeiras para retomar o crescimento de seu país. As novas vagas, segundo o governo paraguaio, serão criadas na região de Ciudad del Este, especificamente na indústria de maquilas - empresas que montam ou processam produtos com peças vindas de outros países, geralmente a custo mais baixo que o do país produtor. O governo paraguaio não informou prazos para os 100 mil novos postos - quatro vezes mais que as vagas atuais no setor local.

A área técnica do Ministério de Minas e Energia avalia não ser necessário retomar em 2023 o horário de verão, suspenso por decreto desde 2019. A decisão final sobre uma eventual retomada, no entanto, não cabe à pasta. A avaliação é que a situação dos reservatórios e a oferta de fontes renováveis são suficientes para garantir o fornecimento de energia. Além disso, entendem que o comportamento de consumo mudou ao longo do tempo, tornando a medida menos eficaz. De acordo com dados do Operador Nacional do Setor Elétrico, os níveis dos reservatórios das hidrelétricas devem chegar ao fim deste mês acima de 70 por cento no Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte.

A arrecadação de impostos, contribuições e demais receitas federais registrou queda real, depois de descontada a inflação, de quatro virgula um por cento em agosto deste ano. Segundo divulgado pela Receita Federal nesta quinta-feira, o montante arrecadado no mês passado foi de 172 bilhões 780 milhões de reais. Esse foi o terceiro mês seguido de queda real da arrecadação em 2023. A comparação é feita sempre contra o mesmo mês do ano passado. Em junho, o recuo havia sido de três vírgula quatro e, em julho, somou quatro virgula dois por cento de queda. De acordo com o chefe do Centro de Estudos Tributários e Aduaneiros da Receita Federal, CLAUDEMIR MALAQUIAS, a queda dos preços de "commodities", como petróleo e minério de ferro, explicam o recuo da arrecadação neste ano.

O Supremo Tribunal Federal barrou nesta quarta-feira a aplicação da tese do marco temporal na demarcação de terras indígenas. O placar foi de nove a dois contra a tese do marco temporal. A tese prevê que só podem ser demarcadas terras que já estavam sendo ocupadas por indígenas no dia 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição. O processo começou a ser deliberado em agosto de 2021. Com o voto do ministro LUIZ FUX, que abriu a sessão desta quinta, foi formada a maioria e consolidada a corrente que considera que fere a Constituição usar o marco temporal como critério na concessão de áreas aos povos originários. Foram dois votos no sentido de validar o uso do marco temporal como um requisito objetivo para a concessão das áreas ao uso indígena, dos ministros NUNES MARQUES e ANDRÉ MENDONÇA.

O número de desaparecidos em Santa Catarina caiu 91 por cento ao longo desta última década, em que o Estado passou a contar com uma Delegacia de Polícia de Pessoas Desaparecidas. Eram cerca de 18 mil casos em aberto em 2013, quando a unidade especializada da Polícia Civil catarinense foi criada. Agora, há mil e 500 pessoas consideradas desaparecidas pelos registros das autoridades. A década de atuação da delegacia especializada foi celebrada em um evento nessa quinta-feira em Florianópolis, onde está sediada, apesar de atender todo o Estado.

Começou a tramitar nesta semana na Assembleia Legislativa o projeto de lei de autoria do Poder Executivo que oficializa a adesão de Santa Catarina ao Consórcio de Integração Sul e Sudeste. O Cosud reúne os estados do Sul e do Sudeste do Brasil. O projeto ratifica o protocolo de intenções celebrado entre Santa Catarina e os demais estados, assinado pelos governadores em junho deste ano. A aprovação pela Assembleia Legislativa é uma exigência da legislação federal. O objetivo do consórcio principal do grupo é unir os estados, considerados os mais ricos do país, para defender os interesses das duas regiões junto ao governo federal. Integram o consórcio, além de Santa Catarina, os estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná e Rio Grande do Sul.

O novo boletim epidemiológico divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina traz dados atualizados sobre a situação da dengue em Santa Catarina. De primeiro de janeiro a 18 de setembro de 2023, o Estado registrou 97 mortes confirmadas pela doença. O número é maior que o registrado em todo o ano passado. Em 2022, foram 90 mortes por dengue em Santa Catarina. No Estado, 236 municípios tiveram registros de focos do mosquito Aedes aegypti, sendo que 152 são considerados infestados. Ainda conforme o boletim, o Estado confirmou 113 mil 963 casos de dengue. O crescimento foi de 36 por cento em comparação ao mesmo período do ano passado quando foram registrados 83 mil 290 casos da doença.

O Retrato Falado deste final de semana vai receber a professora aposentada MARIA STEFFENS. Durante muito anos, ela trabalhou em escolas de São Miguel do Oeste e Romelândia. No programa de amanhã, ela vai falar sobre o magistério e o oficio de ensinar. Dona MARIA também vai abordar a história da família STEFENS no município. O Retrato Falado deste sábado, com MARIA STEFFENS começa as 10 horas da manhã na Peperi.

O Peperi Debates deste sábado vai olhar para o contexto que envolve a segurança no transito e as causas para um cenário ainda comum de infrações e acidentes. O programa de amanhã vai discutir se o que falta no transito é educação, punição mais rigorosa, formação mais adequada ou tudo isso. O debate vai reunir o delegado SANDRO ZANCANARO, o sargento da Polícia Militar, RODRIGO MEZADRI e o diretor de CFC, DILVO FONTANA. O Peperi Debates começa as oito horas da manhã.

Começa hoje o acampamento Farrapo na sede campeira do CTG Porteira Aberta na Linha Gramadinho. A atividade faz parte da semana Farroupilha de 2023. A programa na Linha Gramadinho contém o tradicional café, tertúlia, roda de mate e churrasco. Amanhã haverá um jantar e baile com venda de ingressos na sede social do CTG Porteira ou com os organizadores na sede campeira. A programação segue no domingo, com comidas típicas, prova de laço e vaca mecânica, seguindo as edições anteriores. De acordo com o patrão do CTG, CLEOMAR ZACCHI, a previsão é de um grande público a partir de hoje na sede campeira do CTG.

O Peperi Rádio Repórter deste sábado vai receber a extensionista da Epagri, LEONILDA VILANI. Ela vai falar sobre os preparativos para a Caminhada da Primavera deste final de semana. LEONILDA também vai abordar o crescimento do turismo rural como fonte de renda para as pequenas propriedades da região. O Peperi Rádio Repórter começa às 11 horas deste sábado com a análise das notícias da semana. A entrevista a extensionista da Epagri, LEONILDA VILANI está prevista para as 11 e meia.

A Caminhada da Primavera de 2023 vai reunir cerca de 400 pessoas no próximo domingo. A informação é da extensionista da Epagri, LEONILDA VILANI. De acordo com elas, todas as vagas para a atividade foram preenchidas há mais de uma semana. A Caminhada da Primavera 2023 é promovida pela Epagri e Secretaria Municipal de Agricultura, com o apoio das demais secretarias, entidades, instituições e clubes de serviço. Neste ano, a caminhada será na Linha Aparecida. LEONILDA explicou que a largada será dividida em pequenos grupos, cada um com um monitor, entre sete e oito e meia. Ele disse que, no decorrer do percurso, além de contemplar as belezas do interior e da natureza, os participantes terão oficinas variadas, música e confraternização com lanche no final.

O percurso da Caminhada da Primavera neste ano será de cinco quilômetros na comunidade da linha Aparecida. De acordo com a extensionista da Epagri, LEONILDA VILANI, a caminhada tem o objetivo de estimular uma atividade física orientada e divulgar o potencial turístico das comunidades do interior. O evento acontece todos os anos em uma localidade diferente. Ela citou que São Miguel do Oeste tem locais turísticos que muitas pessoas não conhecem. Os inscritos para a Caminhada da Primavera deste ano vão contribuir com um quilo de alimento não perecível que será doado para entidades beneficentes.

A Epagri realizou, nesta quinta-feira, um dia de Campo para apresentação de culturas de inverno alternativas para os agricultores da região. A atividade aconteceu na propriedade da Família Giumbelli em Descanso e teve a intenção de levar o conhecimento aos produtores rurais tanto de grãos, quanto na produção animal. De acordo com o agrônomo da Epagri ZOLMIR FRIZZO, embora o ano seja de clima adverso, o plantio das culturas de inverno está sendo testado no município por não necessitar de muita chuva para o desenvolvimento. O dia de campo contou com a presença da Embrapa Passo Fundo, que trouxe a discussão das inúmeras possibilidades do uso dos cereais de inverno e das épocas de plantio que podem ser exploradas na região.

O Dia de Campo desta quinta-feira em Descanso também abordou aspectos da nova agricultura de bioinsumos. A informação é do agrônomo da Epagri ZOLMIR FRIZZO. Ele esteve no RPN primeira edição de hoje e disse que é importante pensar no sistema de produção e a parte agronômica, seja na nutrição, no uso de manejo de cobertura, visando agregar principalmente na conservação de solo. Mais de 100 pessoas participaram do dia de campo de ontem. FRIZZO disse que ficou nítido que os agricultores buscam mais conhecimentos para aplicar da maneira correta as novidades para o campo, buscando assim, aumentar a renda nas propriedades.

Um grupo de pessoas vai realizar amanhã na área central de São Miguel do Oeste um evento voltado à semana da luta da pessoa com deficiência. A informação é dos organizadores, MÁRCIO PASQUALI e MOISÉS BECKER. Eles foram entrevistados no RPN Segunda Edição de quarta-feira e lembraram que a ação faz parte do Setembro Verde que é o mês de luta da pessoa com deficiência que é lembrado neste dia 21 de setembro. Eles explicaram que o objetivo é repassar parte da vivência das pessoas com deficiência para as demais, mostrando as dificuldades enfrentadas no cotidiano dos deficientes físicos, auditivos e visuais. MÁRCIO e MOISÉS comentaram que a intenção é proporcionar experiências para as demais pessoas visando a conscientização, empatia e inclusão das pessoas com deficiência na sociedade em geral.

A atividade de conscientização sobre as dificuldades da pessoa deficiência será realizada neste sábado, entre nove da manhã e meio-dia no calçadão de São Miguel do Oeste. Os organizadores, MÁRCIO PASQUALI e MOISÉS BECKER disseram que na oportunidade haverá cadeiras de rodas, abafadores de som e vendas para os olhos com o objetivo de vivenciar uma ampla experiência do que as pessoas com deficiência vivem diariamente. Eles explicaram que as pessoas poderão circular pela área central e constatar as dificuldades encontradas com frequência. Os dois também lembraram que o poder público começou a atender algumas reivindicações das pessoas com deficiência e isso na visão deles vem para beneficiar toda a população, como idosos, gestantes e demais e não apenas as pessoas com deficiência. Entre as adequações realizadas eles pontuaram as adequações nas esquinas próximas do CTG Porteira Aberta e trabalhos na Rua Santos Dumont.

Apesar dos avanços, ainda existem muitos pontos críticos que precisam ser melhorados em relação a acessibilidade no município. A afirmação é dos coordenadores da atividade de conscientização sobre as dificuldades da pessoa deficiência marcada para amanhã na cidade, MÁRCIO PASQUALI e MOISÉS BECKER. Ele destacaram que esse é um ponto que precisa ser enfrentando por toda a sociedade. A lei da acessibilidade é de 2000, mas muitos aspectos da legislação ainda não foram cumpridos. Em São Miguel, neste momento, ocorre uma discussão em relação a adaptação dos prédios antigos as essas normas de inclusão. Sobre o evento do de amanhã, eles lembraram que a ação também conta com o apoio do Lions e do poder público municipal.

Um grupo de empresários da região está participando, nesta semana, de uma missão empresarial de negócios na Romênia. A comitiva do extremo-oeste é composta por 19 pessoas. Conforme o presidente da Associação ComercialCDL de Iporã do Oeste, MILTON MELZ, o grupo é formado por empresários, diretores da FACISC e representantes de Universidades. Ele salientou que o objetivo da missão empresarial é abrir caminhos para a geração de negócios entre os dois países, especialmente com o estado catarinense, onde residem muitos descendentes romenos. MELZ explicou que na segunda-feira, os integrantes da missão foram recebidos por diversas autoridades no parlamento romeno em Bucareste, capital e centro comercial da Romênia. O retorno da comitiva ao Brasil será no próximo domingo.

Entre as áreas com possibilidades de negócios entre Brasil e Romênia estão a agricultura, tecnologia da informação, construção civil e a educação voltada para a formação profissional. A afirmação é do presidente da Associação ComercialCDL de Iporã do Oeste, MILTON MELZ. Ele observou ainda que a Romênia oferece inúmeras opções de investimento com menor tributação, o que acendeu o interesse de alguns empresários da região investirem no país europeu. Na avaliação dele, a viagem também está servindo para os empresários conhecerem formas e técnicas de melhorarem os processos em suas empresas, agregando valor e gerando competitividade no mercado interno e externo. Nesta quarta e quinta-feira, o roteiro da missão contou com visitas em vários municípios romenos, a diretores comerciais e em câmaras industriais.

Começa hoje a primeira edição da Faciband, a feira agropecuária, comercial e industrial de Bandeirante. Nos últimos dias, a comissão central organizadora trabalhou nos ajustes finais da estrutura para receber os expositores e visitantes. Na manhã de hoje, as empresas intensificaram o trabalho de organização dos estandes com a colocação dos produtos, materiais e decoração interna. A Faciban vai até domingo no espaço da sede campeira do CTG do município e no ginásio da escola. A abertura oficial está marcada para as sete horas da noite e terá transmissão ao vivo pela rádio Peperi.

O principal objetivo da Faciband é divulgar o potencial do setor produtivo do município de Bandeirante. A afirmação é do prefeito CELSO BIEGELMEIER. Ele citou que a feira superou a expectativa e teráparticipação de 82 empresa em 118 estandes. o prefeito comentou que não haverá cobrança de ingresso e também não haverá cobrança na área de estacionamento de veículos na área da primeira edição da Faciband. BIEGELMEIER citou que a feira reforça um movimento de valorização do setor produtivo que o município vem intensificando nos últimos anos.

A abertura oficial da Faciband está marcada para hoje a partir das sete horas da noite. A agenda da noite ainda terá apresentação do Grupo Italiano de Bandeirante, jantar da polenta, baile e show nacional com BRENNO e MATHEUS. No sábado, a Faciband terá show com Os Forasteiros e com WELLINGTON PEDRO do The Voice Kids. No domingo, dia 24, o parque será aberto as nove horas da manhã e a programação prevê recepção dos Grupos de Idosos, brinquedos para as crianças, almoço gratuito a todos os idosos de Bandeirante, matinê e encerramento as seis da tarde. A previsão é de um grande público nos três dias da feira.

A Polícia Militar de Tunápolis registrou uma ocorrência de evasão hospitalar e furto, por volta do meio-dia de quarta-feira, no centro de Tunápolis. A guarnição recebeu informações de que um homem se evadiu do Hospital e foi visualizado furtando uma bicicleta e uma mochila. A Polícia fez rondas no município e localizou o autor. Ele foi preso e conduzido a delegacia. Os objetos do furto foram recuperados e o homem foi levado para a delegacia.

A Polícia Civil de Riqueza prendeu o autor dos danos causados ao patrimônio púbico nas dependências da Prefeitura de Riqueza nesta semana. O fato ocorreu nesta segunda-feira. Informações repassadas por funcionários da Prefeitura dão conta de que o autor ingressou no local e acabou danificando os móveis da Municipalidade. Ele quebrou mesas, cadeiras e equipamentos de trabalho. O homem foi preso e encaminhado ao presídio Regional de São Miguel do Oeste.

Uma mulher ficou ferida em um acidente na tarde desta quinta-feira no centro de São Miguel do Oeste Oeste. A colisão aconteceu por volta das três e meia da tarde no cruzamento das ruas Itaberaba e 15 de Novembro. De acordo com a Polícia Militar, o acidente envolveu uma caminhonete Strada e uma motocicleta. A condutora da moto sofreu ferimentos aparentemente leves. Ela foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e levada para o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.