-POR 9 A 2, STF REJEITA TESE DO MARCO TEMPORAL PARA TERRAS INDÍGENAS
-MORTES POR DENGUE EM SANTA CATARINA JÁ ULTRAPASSAM TOTAL DE 2022
-CCO AVALIA DÉCIMA FAIC COMO A MAIOR JÁ REALIZADA EM IPORÃ DO OESTE
-DANÇARINOS DE SÃO JOÃO DO OESTE PARTICIPAM DE INTERCÂMBIO NA EUROPA
-PREFEITO E VICE PARTICIPAM DE EVENTOS DO AGRONEGÓCIO EM BRASÍLIA
-COOPERATIVAS REÚNEM MAIS DE MIL MULHERES EM ENCONTRO REGIONAL
-HOMEM FOGE DO HOSPITAL, FURTA BICICLETA E É PRESO
-POLÍCIA CIVIL PRENDE AUTOR DE DANOS EM PREFEITURA
O tempo é de sol entre nuvens em Iporã do Oeste. A previsão para as próximas é de sol com algumas nuvens. A mínima das últimas horas foi de 22 graus e a máxima para hoje pode chegar a 33 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, 31 graus. Umidade relativa do ar 64 por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 91 centavos. O euro está valendo cinco reais e 23 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula quatro centavos.
O presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, anunciou um pacote de ajuda militar à Ucrânia de 325 milhões de dólares. BIDEN se reuniu com o presidente ucraniano VOLODYMYR ZELENSKY nesta quinta-feira, na Casa Branca. O auxílio inclui capacidades de defesa aérea, munições cluster, armas antitanque, dentre outros equipamentos. ZELENSKY disse que os americanos estão juntos “com os ucranianos, com as pessoas comuns’ e agradeceu pelo auxílio. Antes mesmo da reunião entre os líderes, a diretora sênior do Conselho de Segurança Nacional para a Europa, AMANDA SLOAT, discutiu o pacote de ajuda para a Ucrânia.
O governo dos Estados Unidos anunciou um programa que torna mais de 472 mil venezuelanos elegíveis a um visto de trabalho. A medida acontece depois que o governo de Nova York fez um apelo à Washington para aliviar os efeitos da crise migratória. Na prática, o benefício se aplica aos venezuelanos que entraram em território americano antes do dia 31 de julho. A medida vale para todo o país. Além do visto de trabalho, os venezuelanos têm a garantia de não serem deportados, por um período de 18 meses.
Um mês após tomar posse, o novo presidente do Paraguai, SANTIAGO PEÑA, anunciou um plano para criar cerca de cem mil postos de trabalho na fronteira com o Paraná. Ele vem defendendo a criação de emprego como uma das principais bandeiras para retomar o crescimento de seu país. As novas vagas, segundo o governo paraguaio, serão criadas na região de Ciudad del Este, especificamente na indústria de maquilas - empresas que montam ou processam produtos com peças vindas de outros países, geralmente a custo mais baixo que o do país produtor. O governo paraguaio não informou prazos para os 100 mil novos postos - quatro vezes mais que as vagas atuais no setor local.
A área técnica do Ministério de Minas e Energia avalia não ser necessário retomar em 2023 o horário de verão, suspenso por decreto desde 2019. A decisão final sobre uma eventual retomada, no entanto, não cabe à pasta. A avaliação é que a situação dos reservatórios e a oferta de fontes renováveis são suficientes para garantir o fornecimento de energia. Além disso, entendem que o comportamento de consumo mudou ao longo do tempo, tornando a medida menos eficaz. De acordo com dados do Operador Nacional do Setor Elétrico, os níveis dos reservatórios das hidrelétricas devem chegar ao fim deste mês acima de 70 por cento no Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte.
A arrecadação de impostos, contribuições e demais receitas federais registrou queda real, depois de descontada a inflação, de quatro virgula um por cento em agosto deste ano. Segundo divulgado pela Receita Federal nesta quinta-feira, o montante arrecadado no mês passado foi de 172 bilhões 780 milhões de reais. Esse foi o terceiro mês seguido de queda real da arrecadação em 2023. A comparação é feita sempre contra o mesmo mês do ano passado. Em junho, o recuo havia sido de três vírgula quatro e, em julho, somou quatro virgula dois por cento de queda. De acordo com o chefe do Centro de Estudos Tributários e Aduaneiros da Receita Federal, CLAUDEMIR MALAQUIAS, a queda dos preços de "commodities", como petróleo e minério de ferro, explicam o recuo da arrecadação neste ano.
O Supremo Tribunal Federal barrou nesta quarta-feira a aplicação da tese do marco temporal na demarcação de terras indígenas. O placar foi de nove a dois contra a tese do marco temporal. A tese prevê que só podem ser demarcadas terras que já estavam sendo ocupadas por indígenas no dia 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição. O processo começou a ser deliberado em agosto de 2021. Com o voto do ministro LUIZ FUX, que abriu a sessão desta quinta, foi formada a maioria e consolidada a corrente que considera que fere a Constituição usar o marco temporal como critério na concessão de áreas aos povos originários. Foram dois votos no sentido de validar o uso do marco temporal como um requisito objetivo para a concessão das áreas ao uso indígena, dos ministro NUNES MARQUES e ANDRÉ MENDONÇA.
O número de desaparecidos em Santa Catarina caiu 91 por cento ao longo desta última década, em que o Estado passou a contar com uma Delegacia de Polícia de Pessoas Desaparecidas. Eram cerca de 18 mil casos em aberto em 2013, quando a unidade especializada da Polícia Civil catarinense foi criada. Agora, há mil e 500 pessoas consideradas desaparecidas pelos registros das autoridades. A década de atuação da delegacia especializada foi celebrada em um evento nessa quinta-feira em Florianópolis, onde está sediada, apesar de atender todo o Estado.
Começou a tramitar nesta semana na Assembleia Legislativa o projeto de lei de autoria do Poder Executivo que oficializa a adesão de Santa Catarina ao Consórcio de Integração Sul e Sudeste. O Cosud reúne os estados do Sul e do Sudeste do Brasil. O projeto ratifica o protocolo de intenções celebrado entre Santa Catarina e os demais estados, assinado pelos governadores em junho deste ano. A aprovação pela Assembleia Legislativa é uma exigência da legislação federal. O objetivo do consórcio principal do grupo é unir os estados, considerados os mais ricos do país, para defender os interesses das duas regiões junto ao governo federal. Integram o consórcio, além de Santa Catarina, os estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná e Rio Grande do Sul.
O novo boletim epidemiológico divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina traz dados atualizados sobre a situação da dengue em Santa Catarina. De primeiro de janeiro a 18 de setembro de 2023, o Estado registrou 97 mortes confirmadas pela doença. O número é maior que o registrado em todo o ano passado. Em 2022, foram 90 mortes por dengue em Santa Catarina. No Estado, 236 municípios tiveram registros de focos do mosquito Aedes aegypti, sendo que 152 são considerados infestados. Ainda conforme o boletim, o Estado confirmou 113 mil 963 casos de dengue. O crescimento foi de 36 por cento em comparação ao mesmo período do ano passado quando foram registrados 83 mil 290 casos da doença.
O departamento de cultura de Belmonte vai realizar várias atividades com os idosos do município até final do mês de setembro. Conforme a responsável pelas atividades, MARLENE ANSOLIN, serão pelo menos três encontros até o dia 29, dos quais todos podem participar, inclusive aqueles que não fazem parte dos grupos de idosos. Em entrevista para a Rádio Oeste, ela salientou que nesta sexta-feira, o município vai receber a visita do Bispo de Igreja Católica, DOM ODELIR, que também fará um encontro com benção aos idosos, no Centro Social, a partir das 14h30. Ela destacou que para esse encontro haverá transporte com os roteiros tradicionais, de forma totalmente gratuita. Já na próxima terça, terça-feira dia 26, será realizada mais uma tarde com cinema voltado para terceira idade.
MARLENE ANSOLIN salientou que a sessão faz parte da programação anual da pasta e será realizada no Centro Social, com exibição do filme o “Pobre João”, uma das obras do cantor Teixeirinha, um artista muito apreciado pelo público-alvo. Podem participar todos os idosos do município e haverá pipoca e refrigerante para os participantes. A responsável pelo departamento de Cultura de Belmonte destacou ainda que para fechar a programação de setembro, na sexta-feira, dia 29, acontecerá o tradicional Encontro dos Idosos, com almoço, matinê e escolha do Vovô e Vovó 2023. Essa atividade será realizada na Asmobel – Associação dos Servidores Públicos Municipais de Belmonte, a partir das 11h, em comemoração ao dia do idoso.
Cooperativas reúnem mais de mil mulheres em Itapiranga. Evento ocorre nesta sexta-feira, com programação que visa destacar a importância feminina nas atividades agrícolas e na sociedade. A Coordenadora de Programas Sociais da Cooper A1, LUISA JAEHN, explicou que o Encontro Regional de Mulheres Cooperativistas é realizado em decorrência do Programa Mulher A1-Sicoob. O principal objetivo no encontro desta sexta-feira é promover a inter-cooperação e a cooperação entre as mulheres. A programação iniciou às nove horas no Complexo da Oktoberfest, em Itapiranga. O roteiro inclui apresentações do grupo teatral Sou Arte de Campo Mourão, presença dos diretores das cooperativas, palestra e almoço para mil e 300 mulheres de 68 núcleos de vários municípios.
Na tarde desta sexta-feira serão realizadas atividades visando destacar o potencial das mulheres nas propriedades rurais e em diferentes funções na sociedade. LUISA JAEHN avaliou que será um momento especial para as mulheres que fazem parte dos encontros promovidos nas comunidades durante o ano. A coordenadora salientou ainda que o programa é desenvolvido pelas Cooperativas A1 e Sicoob Creditapiranga. LUISA JAEHN afirmou que o tradicional encontro regional de mulheres cooperativistas é uma forma de mostrar a importância das integrantes. São mil e 300 mulheres representando 22 municípios da área de ação das duas cooperativas.
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou nesta semana, um Projeto de Lei de autoria do deputado e presidente da casa, MAURO DE NADAL, que ampliou a possibilidade de indenização dos produtores rurais pela perda de animais abatidos por causa de diagnósticos de brucelose ou tuberculose. DE NADAL ressaltou que o Projeto tem o objetivo de contribuir com a erradicação das doenças e diminuir os prejuízos dos produtores que precisam eliminar os animais doentes de seus rebanhos. Ele observou que na maioria dos casos, há uma demora do Governo do Estado em fazer as indenizações e que com a aprovação do Projeto, será estabelecido maior equilíbrio na partilha dos recursos do FUNDESA – Fundo de Defesa Sanitária, com maior agilidade nos pagamentos das indenizações.
MAURO DE NADAL destacou que o projeto também propôs uma revisão nos percentuais de distribuição dos recursos do FUNDESA, expandindo a possibilidade de indenizar perdas por abates de animais afetados por brucelose ou tuberculose. Conforme ele, o texto do Projeto manteve 40% dos recursos para financiar ações de vigilância e destinou 60% para as indenizações de abates compulsórios de animais. Na avaliação do parlamentar, a unificação do percentual de indenização cobre prejuízos dos produtores por perdas devido a diagnósticos de doenças infectocontagiosas que não podem ser prevenidas por vacinas. MAURO DE NADAL destacou a importância da expansão, que era uma demanda dos produtores rurais e que consolidou um avanço significativo para atender às necessidades dos agricultores.
Prefeito e vice participam de eventos do agronegócio em Brasília. Objetivo é fortalecer os produtores rurais diante das integradoras de aves e suínos. O Prefeito de São João do Oeste, GENÉSIO ANTON participou nesta semana de eventos do setor agropecuário em Brasília. Também esteve presente o vice-prefeito de Itapiranga, NILO BOURSCHEIDT. Na quarta, eles participaram do primeiro encontro nacional das CADECs, na Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil. Em pauta o debate sobre problemas na integração de aves e suínos. Segundo ANTON, ocorreram negociações entre entidades representativas de produtores integrados e empresas integradoras. O prefeito mencionou a importância das CADECs - Comissões para Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração.
Estiveram no encontro em Brasília representantes de CADECs de oito estados do Brasil, incluindo Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. O prefeito de São João do Oeste destacou que o mundo está cada vez mais competitivo em preços e qualidade e o Brasil precisa de maior profissionalização no setor agropecuário, para evitar problemas com produtos de outros países. GENÉSIO ANTON apontou um problema recorrente nas negociações entre produtores e agroindústrias. Segundo ele, sempre prevalece o interesse das empresas e cooperativas nas negociações das integrações. O prefeito considerou que os produtores rurais precisam estar melhor preparados para as negociações e assim, obterem vantagens. Uma das reivindicações é a regulamentação da lei de 2016, que combate problemas na integração.
GENÉSIO ANTON afirmou que outro problema grave é o ingresso de pessoas sem conhecimento no agronegócio. São integrados de aves e suínos que acreditam em uma boa oportunidade, mas acabam abandonando a atividade em pouco tempo, criando assim um rodízio prejudicial. O prefeito destacou que a integração é uma relação contratual em que o produtor rural se responsabiliza por parte do processo produtivo. A agroindústria fornece os insumos como ração, medicamentos e assistência técnica e o integrado repassa a produção, como a criação de frangos e suínos, para que a agroindústria realize a etapa seguinte, de transformação em produto final. ANTON apontou a necessidade de maior transparência nos resultados e no poder de barganha dos produtores.
Também esteve na pauta do encontro nacional das CADECs, a contratação de maior número de profissionais para realizar a inspeção federal. GENÉSIO ANTON citou como exemplo os frigoríficos de aves e suínos de Itapiranga, que necessitam de maior número de profissionais do Ministério da Agricultura para garantir a normalidade em todos os turnos de produção. O assunto foi debatido com técnicos do Ministério da Agricultura, que anunciaram concurso com 200 vagas para veterinários, com destinação para Inspeção Federal. O prefeito de São João do Oeste e o vice-prefeito de Itapiranga também realizaram visitas em gabinetes de deputados federais e senadores de Santa Catarina. O objetivo foi de reforçar o apoio para as reivindicações.
O Grupo de Danças Liebe Zum Tanz de São João do Oeste está participando desde o dia 18 de setembro, de um intercâmbio na Europa. Conforme o integrante, ANDRÉ KLUNK, o objetivo da turnê é promover uma integração com os grupos de danças da Alemanha, Suíça e Áustria com apresentações em várias cidades, além de visitas turísticas a lugares históricos e participação na maior Oktoberfest do mundo, que está ocorrendo na cidade de Munique. KLUNK destacou que a viagem vinha sendo planejada há mais de cinco anos e que os 30 dançarinos participantes pagaram as suas passagens e demais custos de manutenção durante a estadia nos países europeus.
A turnê do Grupo de Danças Liebe Zum Tanz de São João do Oeste segue até o dia 03 de outubro. O integrante, ANDRÉ KLUNK, destacou que está sendo um momento importante com trocas de conhecimentos entre dançarinos de diferentes países, porém, com a mesma cultura. Ele salientou que estão ocorrendo diversas confraternizações com pernoites nas casas dos dançarinos europeus, o que facilita e potencializa o entrosamento linguístico e o conhecimento da cultura alemã. ANDRÉ KLUNK avaliou que a turnê vai agregar nos eventos culturais da região, pois serão trazidas muitas novidades para o Brasil principalmente de ornamentação, organização e cardápios típicos.
A FAIC 2023 – Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Iporã do Oeste foi a maior já realizada no município, com cerca de 35 mil visitantes durante os quatro dias de evento. A avaliação foi feita pelo presidente da Comissão Central Organizadora, WILSON MALLMANN, em entrevista para a Rádio Oeste. De acordo com ele, o sucesso só foi alcançado graças ao empenho de todos os integrantes da Comissão e Subcomissões, ao apoio da Administração Municipal, Associação Comercial e Industrial, Associação Feira FAIC, além dos patrocinadores, apoiadores culturais e expositores. Também enalteceu a atuação dos servidores públicos dos setores de obras, urbanismo e agricultura, além dos profissionais da Epagri, Cidasc e Casa Familiar Rural Esperança, que se dedicaram na ornamentação e estruturação do parque.
WILSON MALLMANN agradeceu ainda aos órgãos da Segurança Pública pelas orientações e serviços prestados antes e durante o evento, aos alunos do INDACI e demais artistas pelas lindas apresentações, as empresas que prestaram serviços em vários setores e a imprensa, especialmente a Rádio Oeste, que deu amplo destaque para a exposição multissetorial, fazendo com que ela fosse um sucesso de público. MALLMANN destacou que a organização da feira foi desafiadora e que nos últimos meses foram feitas várias reuniões e discussões sobre o formato e o tamanho do evento, com foco na realidade do município, principalmente diante da limitação física do parque de exposições.
O presidente da CCO enalteceu que a aquisição de um terreno pelo Município foi fundamental para que o parque pudesse ser ampliado, viabilizando mais espaços de exposição e atividades diferenciadas. WILSON MALLMANN citou ainda que a principal linha de trabalho da Comissão Organizadora foi trazer novidades, para que a décima FAIC não fosse só mais uma exposição feira. Para ele, a população de Iporã do Oeste pode se sentir orgulhosa pela FAIC 2023, que demonstrou o potencial econômico e empreendedor do município. Dentre os pontos que surpreenderam os organizadores, MALLMANN apontou a grande presença de público. Já os visitantes foram surpreendidos pelo formato, estrutura e atrações apresentadas no parque de exposições.
Uma saída de pista, seguida de queda em ribanceira, mobilizou o Corpo de Bombeiros de Palmitos no final da tarde desta quinta-feira. O acidente aconteceu por volta das 18h, na BR-158, nas proximidades do trevo de acesso ao município de Caibi. No local, os socorristas encontraram um veículo Fiat Palio Adventure, que havia saído da pista e caído em uma ribanceira. Os dois ocupantes do veículo, um homem e uma mulher, foram encontrados caminhando no local. A mulher apresentava escoriações leves nos braços e pernas e relatava dores no abdômen. Após avaliação inicial, ela foi encaminhada ao Hospital São José de Caibi. Já o homem recusou atendimento e optou por permanecer no local do acidente.
Um homem, de 45 anos, ficou ferido em acidente de trânsito registrado no início da madrugada desta sexta-feira, na SC-305, em Guaraciaba. Conforme a guarnição da Polícia Militar Rodoviária, foi uma saída de pista seguida de choque em mureta, que envolveu um veículo Volvo XC60. O condutor sofreu lesões leves e foi conduzido ao hospital por um amigo. Os danos no veículo foram de média monta e após a retirada do carro da pista, o fluxo de veículos na rodovia foi normalizado.
Um homem foi preso depois de fugir do hospital e furtar uma bicicleta e uma mochila, em Tunápolis. A ocorrência foi atendida pela Polícia Militar, nesta quinta-feira, por volta das 12h, na Rua Evaldo Schneider. Conforme a Polícia Militar, a guarnição recebeu informações de que um homem havia fugido do hospital e teria sido visto furtando uma bicicleta e uma mochila. Os policiais fizeram rondas no município e localizaram o autor, que recebeu voz de prisão. Ele foi levado para a Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos cabíveis. Os objetos que haviam sido furtados foram recuperados.
A Polícia Civil de Santa Catarina, através da Delegacia de Riqueza, prendeu o autor dos danos causados ao patrimônio púbico nas dependências da Prefeitura de Riqueza. O fato ocorreu na quarta-feira. Informações repassadas por funcionários da Prefeitura dão conta de que um homem ingressou no local e acabou danificando os móveis da Municipalidade. Os fatos ocorreram nas salas do andar térreo. A Polícia Civil informou que se deslocou ao local logo após ser acionada. Na sala onde estavam os móveis e equipamentos danificados, encontravam-se os funcionários da Prefeitura, juntamente com o autor. Diante da situação, foi dada voz de prisão ao homem pelo dano cometido. Em seguida, ele foi conduzido até a Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos cabíveis e depois foi levado ao presídio Regional de São Miguel do Oeste, onde está disposição da Justiça.
O delegado responsável pelo caso, SANDRO ZANCANARO, disse para o Jornalismo da Rádio Oeste no final da manhã de hoje, que a motivação do crime contra o patrimônio foi porque o autor possui um processo de demarcação de terras com um vizinho e queria que o advogado da prefeitura o representasse. Quando foi informado de que o profissional não poderia representa-lo por se tratar de um assunto particular, acabou não gostando e cometendo o delito.