-STF DIZ QUE ESTADOS TEM AUTONOMIA PARA CONTINUAR VACINAÇÃO DE ADOLESCENTES
-SC PEDE À JUSTIÇA LIBERAÇÃO DO DINHEIRO BLOQUEADO DO CASO DOS RESPIRADORES
-POLÍCIA MILITAR POSSUI RESULTADO POSITIVO NAS AÇÕES DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO
-CONTROLE DO BORRACHUDO SERÁ TEMA DE CAPACITAÇÃO NESTA QUINTA-FEIRA
-EPAGRI ACOMPANHA SISTEMA DE PLANTIO DIRETO DE HORTALIÇAS
-PREFEITO COMEMORA BONS NÚMEROS NAS FINANÇAS DA PREFEITURA E PROMETE MUDANÇAS INTERNAS
-METEOROLOGISTA ESTIMA QUE SC FOI ATINGIDA POR TRÊS TORNADOS EM MENOS DE DEZ DIAS
-CARRO EMPLACADO NA REGIÃO SE ENVOLVE EM ACIDENTE COM MORTE NA BR-282
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 26graus. A mínima das últimas horas foi de nove graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 27centavos. O euro está valendo seis reais e 19centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
O secretário-geral da ONU, ANTÓNIO GUTERRES, advertiu Estados Unidos e China, nesta terça-feira, contra uma maior degradação do mundo já "à beira do precipício", conclamando-os ao "diálogo" e ao "entendimento". As afirmações foram feitas na abertura da Assembleia Geral Anual das Nações Unidas. Ele disse que o mundo está enfrentando a maior cascata de crises da história e que é preciso diálogo e compreensão. Em uma alusão implícita a Mianmar, Mali, Guiné e Sudão, o chefe da ONU lamentou ver "também uma explosão de tomadas de poder pela força”.Ele disse que os golpes militares estão de volta e a falta de unidade dentro da comunidade internacional não está ajudando.
O presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, disse nesta terça-feira na Assembleia Geral das Nações Unidas que Washington não busca "uma nova Guerra Fria", numa clara alusão ao confronto com a China. BIDEN discursou logo após o presidente brasileiro JAIR BOLSONARO, encarregado pela abertura das falas. Ele disse que os Estados Unidos estão dispostos a trabalhar com qualquer nação que esteja comprometida e busque uma solução pacífica para compartilhar os desafios. BIDEN também afirmou que observou que Washington retornará "plenamente" ao acordo nuclear com o Irã se Teerã fizer o mesmo e que está preparado para cumpri-lo integralmente.
Durante um discurso de 12 minutos na abertura da Assembleia Geral da ONU, o presidente brasileiro JAIR BOLSONARO defendeu o tratamento precoce contra a Covid-19 e se disse contrário ao passaporte sanitário da vacina. O presidente brasileiro, no entanto, garantiu que todos os brasileiros que quiserem poderão ser vacinados até novembro. Ele disse que está apresentando ao mundo ao Brasil diferente do que é mostrado pelos jornais e que “o Brasil vive novos tempos”. BOLSONARO afirmou que o país tem um dos melhores desempenhos entre os países emergentes, mercado consumidor e tradição de cumprir contratos. Ele disse que o governo recuperou a credibilidade externa e, hoje, se apresenta como um dos melhores destinos para investimentos. BOLSONARO também fez uma defesa das políticas de preservação ambiental de seu governo, dizendo que o Brasil é o país que mais preserva as suas florestas.
O Comitê de Política Monetária se reúne nesta quarta-feira e deve elevar a taxa básica de juros, a Selic, pela quinta vez seguida, de cinco vírgula 25 por cento para seis vírgula 25 por cento ao ano, o maior patamar desde julho de 2019. Essa é a previsão dos analistas do mercado financeiro, em pesquisa efetuada pelo Banco Central na última semana com mais de cem instituições financeiras. A decisão será anunciada após as seis horas da tarde. A expectativa dos economistas dos bancos é de que a taxa Selic continue avançando nos próximos meses, e que atinja oito vírgula 25 por cento ao ano no fechamento de 2021. A taxa Selic é o principal instrumento do Banco Central para conter a propagação da alta de preços.
O Senado aprovou, em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição número 13, cuja votação iniciou na semana passada. A PEC livra de punição os estados e municípios que não investiram em 2020 e 2021 a porcentagem mínima de recursos resultantes de impostos exigida pela Constituição em educação. Agora, o texto segue para votação na Câmara dos Deputados. A justificativa para aprovação da PEC é que a pandemia, que obrigou a suspensão de aulas e, ao mesmo tempo, o redirecionamento de verbas para a área da saúde, impediu prefeitos de investirem em educação uma porcentagem mínima prevista em lei. Por conta da suspensão de aulas presenciais, gastos com transporte escolar e merenda, que não foram necessários.
O ministro RICARDO LEWANDOWSKI, do Supremo Tribunal Federal, determinou nesta terça-feira que estados e municípios podem decidir sobre a vacinação de adolescentes sem comorbidades. Segundo o ministro, os gestores locais devem seguir recomendações técnicas para esse público-alvo, seguindo as orientações dos fabricantes de vacinas, da comunidade científica e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. O ministro analisou uma ação do PSB contra a orientação do Ministério da Saúde para que não sejam vacinados contra a Covid-19 adolescentes entre 12 e 17 anos sem comorbidades. O relator considerou que, caso governos locais decidam vacinar a faixa etária de 12 e 17 anos, podem tomar essa providência, adequando as diretrizes do plano de vacinação às suas situações específicas, desde que informem amplamente à população.
Uma nova remessa com 378 mil 970 doses da vacina contra a Covid-19 será distribuída às 17 Unidades Descentralizadas de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina ao longo desta quarta-feira. Os imunizantes serão usados para a aplicação da primeira dose nos adultos ainda não vacinados e nos adolescentes de 12 a 17 anos, para a segunda dose e para o reforço nos idosos com 75 anos ou mais. Serão enviadas 97 mil d 700 doses da Coronavac e 17 mil 304 da Pfizer para aplicação da primeira dose; 56 mil e 100 doses da Coronavac e 107 mil doses da AstraZeneca para segunda dose. Outras cem mil doses da Pfizer serão encaminhadas para aplicação da dose de reforço nos idosos de 75 a 79 anos que completaram o esquema vacinal há mais de seis meses.
Ao assumir cadeira na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, na tarde desta terça-feira, o primeiro suplente do PSL, RUDINEI FLORIANO, enfatizou que exercerá o mandato em defesa dos “princípios cristãos e patrióticos e das liberdades individuais”. Ele repudiou toda prática que obrigue o cidadão a se submeter a tratamentos médicos e vacinações e também se colocou contra a exigência de passaporte sanitário, sem levar em conta a vontade e os direitos individuais. O parlamentar encerrou o discurso se solidarizando com MARCOS PEREIRA GOMES, o ZÉ TROVÃO, pelo patriotismo e pela coragem. RUDINEI FLORIANO permanece na Casa pelos próximos 30 dias. Ele vai ocupar a vaga de CORONEL MOCELLIN que se licenciou das funções no mês passado.
A Procuradoria-Geral do Estado pediu à Justiça a liberação de 13 milhões e 200 mil reais que estão depositados em juízo pelas empresas envolvidas na compra dos 200 respiradores por 33 milhões. A petição foi enviada à primeira Vara da Fazenda Pública da Comarca da Capital, nesta terça-feira. Os procuradores defendem a “liberação imediata” dos recursos e que estes sejam transferidos ao Fundo Estadual de Saúde. O texto também destaca que, como a entrega dos respiradores não ocorreu nos termos contratados, a restituição dos recursos aos cofres públicos e sua disponibilização para ações e serviços de saúde é uma medida inevitável, não havendo razão para que a sociedade catarinense seja penalizada pela demora processual. Dos duzentos equipamentos, chegaram 50, mas apenas 11 estavam em condições de uso.
-POLÍCIA MILITAR POSSUI RESULTADO POSITIVO NAS AÇÕES DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO
-CONTROLE DO BORRACHUDO SERÁ TEMA DE CAPACITAÇÃO NESTA QUINTA-FEIRA
-EPAGRI ACOMPANHA SISTEMA DE PLANTIO DIRETO DE HORTALIÇAS
-PREFEITO COMEMORA BONS NÚMEROS NAS FINANÇAS DA PREFEITURA E PROMETE MUDANÇAS INTERNAS
O prefeito de Iporã do Oeste, ADÉLIO MARX, testou positivo para Covid-19. Segundo a Assessoria de Comunicação da prefeitura, na manhã de segunda-feira, o prefeito apresentou sintomas leves, procurou atendimento médico e permaneceu em isolamento. No entanto a testagem, seguindo o protocolo, foi marcada para a manhã de ontem, quando foi confirmado com Covid-19. A recomendação médica é de que o prefeito permaneça em isolamento, seguindo todos os protocolos de segurança, pelos próximos dez dias. Para o bom andamento dos trabalhos, ADÉLIO MARX transmitiu o cargo ao vice VALMOR REIS, que estará à frente do Executivo durante o período de isolamento do prefeito, até primeiro de outubro.
A história das mulheres do campo e da cidade terá ensino obrigatório nas escolas de Santa Catarina. A lei que foi aprovada, é de autoria da deputada LUCIANE CARMINATTI e tramitou por dois anos na Assembleia Legislativa. O projeto tem por objetivo valorizar personalidades que não recebem o devido destaque nos currículos escolares. Segundo a deputada estadual, é preciso reconhecer as façanhas das mulheres catarinenses. Ela salienta que em conversa frequente com estudantes, eles não conhecem ANTONIETA DE BARROS, primeira mulher negra eleita deputada, MARIA ROSA DO CONTESTADO, que liderou um exército de mais de 10 mil soldados, sendo uma jovem mulher, e ANITA GARIBALDI, uma revolucionária, conhecida por seu envolvimento direto na Revolução Farroupilha e no processo de unificação da Itália.
LUCIANE CAMINATTI diz que são tantas mulheres que construíram a história e muitas vezes passam despercebidas na atualidade. A deputada defende que as crianças cresçam sabendo que a sociedade é feita por homens e mulheres. CAMINATTI diz que a partir do uso de disciplina específica será possível fazer mais justiça com mulheres catarinenses que tiveram atuação marcante na história. A parlamentar ressalta que são inúmeras personalidades que merecem e precisam ser reconhecidas por seus feitos históricos. LUCIANE CARMINATTI também defende ajustes na lei de valorização dos professores efetivos e aposentados. Segundo a parlamentar, o salário destacado pelo governo do estado no valor de cinco mil reais não faz justiça a todos. Ela cita estudo detalhado com órgãos do governo, sindicato, economistas e Tribunal de Contas, em um relatório de 30 páginas para valorizar o magistério catarinense. CARMINATTI diz que o governo prometeu encaminhar uma proposta para a ALESC, até 15 de outubro, dia do professor. Meta é valorizar professores efetivos e aposentados que foram prejudicados pela nova tabela salarial em Santa Catarina.
Em comemoração ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, que é no dia 21 de setembro, portanto nesta terça-feira, a Escola Especial MAURÍCIO DALAVECHIA, de Descanso, participou do 17º Congresso das APAEs de SC. Segundo a diretora ADRIANA BALBINOT, o objetivo é desenvolver um trabalho de estimulação com atendimento diário, dividido em duas turmas, nos períodos matutino e vespertino, incluindo professora para a parte pedagógica e todos os atendimentos da parte técnica do SUS. ADRIANA destaca também o projeto de prevenção, que é diariamente trabalhado na escola especial, e desenvolvido em conjunto com as mães e familiares das crianças que frequentam a APAE. Na visão da diretora da Escola Especial MAURÍCIO DALAVECHIA, apesar de toda tecnologia, conhecimento e medicamentos disponíveis, a APAE poderia estar com bem menos crianças. Ela estima que a época em que vivemos, com extravagância e o estímulo da mídia para o consumismo, resulta na falta de consciência das pessoas em gerar uma criança mais saudável, por isso reforça a importância de trabalhar a prevenção.
Nesta segunda-feira, em programação alusiva ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, a APAE descansense levou os alunos na praça da cidade, onde realizou com eles as atividades que fazem no dia a dia do educandário. Entre as atividades, foram reproduzidos trabalhos artesanais e pedagógicos. O objetivo, de acordo com a diretora ADRIANA BALBINOT, é criar o ambiente que desenvolvem na escola, para que as pessoas que passassem na rua pudessem ver e apreciar o trabalho que os alunos fazem na escola especial.
Polícia Militar possui resultado positivo nas ações de prevenção ao suicídio. As informações são da soldada e psicóloga da Polícia Militar, TALITA DENARDI. Ação foi desenvolvida no grupamento da PM de Itapiranga com foco na prevenção ao suicídio. Ela destaca que o trabalho de prevenção que iniciou em 2016 está sendo modificado gradativamente a cada ano e com resultado positivo. A policial lembra que a região registra os maiores índices de suicídio de Santa Catarina, já no meio militar tem menor número de ocorrências. A explicação está no diálogo que é proporcionado, conhecimento por meio de palestras e outros eventos e meios de atendimento aos militares, policiais e bombeiros. TALITA DENARDI, ressalta que são vários motivos que desencadeiam problemas na carreira militar, incluindo crise financeira, problemas conjugais com separação, conflitos de trabalho na hierarquia e problemas de saúde.
TALITA DENARDI destaca que são vários fatores que desencadeiam o ato pelo suicídio. A psicóloga diz que a meta é trabalhar diversos temas, que são abordos como forma de prevenção, incluindo debate sobre saúde mental, conversa sobre depressão e a necessidade do uso de medicação, além de buscar ajuda de profissionais. A Campanha Setembro Amarelo ocorre nas Companhias da Polícia Militar. TALITA observa que a prevenção segue indispensável, pois os militares possuem uma profissão de risco, com cobranças e maior estresse que pode desenvolver problemas que levam ao suicídio.
A Epagri está programando capacitação para controlar o borrachudo. Segundo a extensionista social do órgão estadual em Descanso, FLÁVIA DE OLIVEIRA, a picada deste inseto, que é um tipo de mosquito típico na região, pode causar infecção, dependendo também da pessoa. Para abordar o assunto, a extensionista salienta que haverá uma live nesta quinta-feira, às 19h, no Canal de Capacitações Epagri Online, disponível no Youtube. Este canal pode ser acessado por meio de celular, computador ou até televisão, desde que esteja conectada à internet. FLÁVIA enfatiza que a capacitação contará com presença de pesquisadores da Epagri e extensionistas que trabalham no controle do borrachudo, com intuito de mostrar soluções para conter a proliferação do inseto. Ainda haverá participação de uma pesquisadora da Embrapa, entidade parceira da Epagri.
Na avaliação da extensionista social da Epagri de Descanso, o borrachudo se desenvolve devido à falta de consciência ambiental das pessoas, onde há um desequilíbrio no meio ambiente, uso maior de agrotóxico do que o controle natural, acúmulo de materiais nos rios e lixo. De acordo com FLÁVIA DE OLIVEIRA, além de despertar a consciência ecológica e ambiental nas pessoas, é preciso permitir que os animais naturais que controlam as comunidades de borrachudos sobrevivam.
O engenheiro agrônomo e extensionista da Epagri de Florianópolis, MARCELO ZANELLA, está na região para acompanhar um trabalho desenvolvido pelo órgão estadual, sobre o sistema de plantio direto de hortaliças no estado. Segundo ZANELLA, trata-se de um trabalho realizado há 30 anos, e nos últimos três a ênfase tem sido repassar todos os princípios da hortaliça para o grão. Além de visitar propriedades que trabalham com hortaliças em sistema direto, a Epagri também acompanha produtores com plantio direto para grãos. Essa série de manejos e práticas, conforme o extensionista da Epagri de Florianópolis, promove saúde e conforto às plantas. O objetivo também é reduzir o uso de produtos químicos.
ZANELLA também demonstra preocupação em manter um ambiente produtivo. O extensionista manifesta a necessidade de promover saúde à planta e conhecer os fatores que prejudicam a produção, a parte nutricional e as taxas de absorção da planta durante todo ciclo dela. Ainda, salienta a importância de conhecer em que fase se deve fazer as adubações e o tipo de ambiente que será construído para a planta, para que gere o mínimo de stress, principalmente em relação ao ph, temperatura e a salinidade pelo excesso de adubos que as lavouras já têm. Outro ponto importante que MARCELO ZANELLA destaca é não revolver o solo, e sempre usar um sistema que mexa o mínimo ou quase nada no sistema de cultivo. Ressalta que a propriedade deve ser replanejada durante o ano.
O prefeito de SJO, GENÉSIO ANTON, enfatiza que o município está com superávit na arrecadação do primeiro ano de mandato. Ele pontua que a administração está fazendo gestão de economia em todos os setores e uma ação nesse sentido foi implantar sistema de controle da frota de veículos. Com isso, segundo ANTON, o servidor não fica rodando à toa com o carro público, o que representa redução de gastos em combustível e peças, e por fim sobram recursos para investimentos. O prefeito salienta que está mexendo na estruturação dos cargos, internamente. O objetivo é fazer com que o servidor possa trabalhar aonde tiver mais aptidão e render para o município. Entre as mudanças, GENÉSIO ANTON cita a contratação da nova chefa de compras, para dar mais experiência, rapidez e fluidez ao trabalho. Já a então responsável do Setor de Compras está sendo transferida para a chefia de gabinete, para fazer controle interno e financeiro.
O prefeito de SJO pontua que esta é uma alteração importante em cargos e anuncia que ainda outras mudanças serão feitas, embora alegue ainda não poder revelar no momento. ANTON ressalta que poderá haver alterações inclusive em cargos de confiança e comenta que em oito meses à frente da prefeitura já criou confiança e segurança necessárias para isso. GENÉSIO ANTON acrescenta que os gargalos do município estão sendo identificados e reforça que vai mexer aonde for preciso para oferecer maior volume de serviço e entregar mais para a população de SJO. Em relação às atividades da administração, ANTON cita que o restante de 2021 será dedicado para fazer planejamento, estudos e estruturação de cargos. Reconhece que o município está atrasado na implantação do recalque de água, que é uma das prioridades do primeiro ano de mandato. Por outro lado, o prefeito defende que isto não aconteceu por vontade da administração. O judiciário acatou o embargo em licitação e venda de imóveis, cujos recursos seriam utilizados na compra de canos para recalcar água do Rio Jundiá.
Segundo ANTON, o leilão de imóveis foi adiado e vai acontecer nesta quinta-feira. Já a licitação para compra dos canos foi lançada ontem. O prefeito explica que assim que o município receber os canos, eles serão enterrados para que seja implantado o sistema de recalque do Jundiá. Em conjunto com os servidores dos setores de Água, Urbanismo e Obras, foi decidido que este trabalho será feito com mão de obra própria. GENÉSIO ANTON lembra experiências de anos anteriores, nos quais foram licitados serviços e houve muitos problemas. Por se tratar de uma coluna de desnível de 180 metros entre uma estação e outra, o prefeito detalha que haverá três estações de recalque, com 60 metros de coluna de água, em canos que vão trabalhar com muita pressão. Conforme o prefeito de SJO, se os canos forem colocados de qualquer jeito, logo o Setor de Água terá problemas com canos estourando, por isso, a partir de pedido dos servidores, foi decidido efetuar com mão de obra própria, para fazer um serviço de qualidade.
-METEOROLOGISTA ESTIMA QUE SC FOI ATINGIDA POR TRÊS TORNADOS EM MENOS DE DEZ DIAS
-CARRO EMPLACADO NA REGIÃO SE ENVOLVE EM ACIDENTE COM MORTE NA BR-282
Depois da confirmação de um tornado em Guatambu há uma semana, no dia 13 de setembro, e da suspeita de um novo fenômeno em Seara na manhã desta terça-feira, o meteorologista PITER SCHEUER identificou um possível terceiro tornado no Oeste catarinense: desta vez, em Irani. Segundo SCHEUER, o tornado pode ter atingido o município no decorrer da manhã de ontem, em um curto intervalo de distância do registro em Seara. Caso confirmado, será o terceiro em uma semana no Estado. O possível registro de mais um tornado, conforme o meteorologista, é por conta da propagação de tempestades convectivas associadas a uma frente fria no decorrer da manhã desta terça-feira. O comandante dos Bombeiros Voluntários de Irani, SANDRO ALVES PEREIRA, informou que a guarnição foi acionada desde a manhã para atender diversas ocorrências relacionadas ao vento intenso no município. Foram atendidas 21 casas em um mesmo bairro e entregues um total de 750 metros quadrados de lona para auxiliar os moradores.
A Polícia Militar de SMO foi acionada na manhã de ontem sob o relato de tentativa de homicídio e ameaça. A ocorrência foi registrada na Avenida Getúlio Vargas, centro da cidade. A guarnição da PM fez contato com um homem, que relatou que o ex-marido de sua companheira tentou lhe esfaquear. Já o relato da outra parte foi de que a história teria ocorrido ao contrário, alegando que usou a faca para se defender. Com base nos relatos, a Polícia Militar conduziu as partes à delegacia, para esclarecimentos.
Um Gol com placas de Maravilha se envolveu em um grave acidente na manhã desta terça-feira, na BR-282, em Cordilheira Alta. O acidente aconteceu por volta das 10h30. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, foi uma colisão frontal entre o carro e uma carreta. No veículo de passeio havia três pessoas, entre as quais duas foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros e o condutor morreu na hora. O motorista do caminhão, EDIOVALDO AQUINO, vinha de São Francisco do Sul para Chapecó. Ele relatou que o carro tentou desviar de outro caminhão e atingiu a carreta dele de frente. Até a publicação desta matéria não havia identificação da vítima fatal.