ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco - 22.09.21

-STF DIZ QUE ESTADOS TEM AUTONOMIA PARA CONTINUAR VACINAÇÃO DE ADOLESCENTES

-SC PEDE À JUSTIÇA LIBERAÇÃO DO DINHEIRO BLOQUEADO DO CASO DOS RESPIRADORES

-IGREJA E PROMOTORIA AVALIAM ACORDO PARA EVITAR DEMOLIÇÃO DE TEMPLO

-REGIÃO DE FRONTEIRA É RESPONSÁVEL POR QUASE 25% DE APREENSÕES NO PAÍS

-CEMITÉRIO DEVE SER READEQUADO PRA ATENDER DEMANDA NOS PRÓXIMOS ANOS

-VEREADOR SUGERE ANTECIPAÇÃO DA SEXTA EDIÇÃO DA EXPO CEDRO

-VACINAÇÃO DE ADOLESCENTES ACONTECE NA TARDE DESTA QUARTA-FEIRA

-EQUIPE DA CEDRO FM DESENVOLVE ATIVIDADES ALUSIVAS A SEMANA DO RÁDIO

-CONDUTOR BATE VEÍCULO APÓS TENTAR FUGIR DA POLÍCIA MILITAR

-PRF APREENDE CERCA DE 570 GARRAFAS DE VINHA NA BR 163

O tempo é de sol. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 26 graus. A mínima das últimas horas foi de nove graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 27 centavos. O euro está valendo seis reais e 19 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.

O secretário-geral da ONU, ANTÓNIO GUTERRES, advertiu Estados Unidos e China, nesta terça-feira, contra uma maior degradação do mundo já "à beira do precipício", conclamando-os ao "diálogo" e ao "entendimento". As afirmações foram feitas na abertura da Assembleia Geral Anual das Nações Unidas. Ele disse que o mundo está enfrentando a maior cascata de crises da história e que é preciso diálogo e compreensão. Em uma alusão implícita a Mianmar, Mali, Guiné e Sudão, o chefe da ONU lamentou ver "também uma explosão de tomadas de poder pela força”. Ele disse que os golpes militares estão de volta e a falta de unidade dentro da comunidade internacional não está ajudando.

O presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, disse nesta terça-feira na Assembleia Geral das Nações Unidas que Washington não busca "uma nova Guerra Fria", numa clara alusão ao confronto com a China. BIDEN discursou logo após o presidente brasileiro JAIR BOLSONARO, encarregado pela abertura das falas. Ele disse que os Estados Unidos estão dispostos a trabalhar com qualquer nação que esteja comprometida e busque uma solução pacífica para compartilhar os desafios. BIDEN também afirmou que observou que Washington retornará "plenamente" ao acordo nuclear com o Irã se Teerã fizer o mesmo e que está preparado para cumpri-lo integralmente.

Durante um discurso de 12 minutos na abertura da Assembleia Geral da ONU, o presidente brasileiro JAIR BOLSONARO defendeu o tratamento precoce contra a Covid-19 e se disse contrário ao passaporte sanitário da vacina. O presidente brasileiro, no entanto, garantiu que todos os brasileiros que quiserem poderão ser vacinados até novembro. Ele disse que está apresentando ao mundo ao Brasil diferente do que é mostrado pelos jornais e que “o Brasil vive novos tempos”. BOLSONARO afirmou que o país tem um dos melhores desempenhos entre os países emergentes, mercado consumidor e tradição de cumprir contratos. Ele disse que o governo recuperou a credibilidade externa e, hoje, se apresenta como um dos melhores destinos para investimentos. BOLSONARO também fez uma defesa das políticas de preservação ambiental de seu governo, dizendo que o Brasil é o país que mais preserva as suas florestas.

O Comitê de Política Monetária se reúne nesta quarta-feira e deve elevar a taxa básica de juros, a Selic, pela quinta vez seguida, de cinco vírgula 25 por cento para seis vírgula 25 por cento ao ano, o maior patamar desde julho de 2019. Essa é a previsão dos analistas do mercado financeiro, em pesquisa efetuada pelo Banco Central na última semana com mais de cem instituições financeiras. A decisão será anunciada após as seis horas da tarde. A expectativa dos economistas dos bancos é de que a taxa Selic continue avançando nos próximos meses, e que atinja oito vírgula 25 por cento ao ano no fechamento de 2021. A taxa Selic é o principal instrumento do Banco Central para conter a propagação da alta de preços.

O Senado aprovou, em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição número 13, cuja votação iniciou na semana passada. A PEC livra de punição os estados e municípios que não investiram em 2020 e 2021 a porcentagem mínima de recursos resultantes de impostos exigida pela Constituição em educação. Agora, o texto segue para votação na Câmara dos Deputados. A justificativa para aprovação da PEC é que a pandemia, que obrigou a suspensão de aulas e, ao mesmo tempo, o redirecionamento de verbas para a área da saúde, impediu prefeitos de investirem em educação uma porcentagem mínima prevista em lei. Por conta da suspensão de aulas presenciais, gastos com transporte escolar e merenda, que não foram necessários.

O ministro RICARDO LEWANDOWSKI, do Supremo Tribunal Federal, determinou nesta terça-feira que estados e municípios podem decidir sobre a vacinação de adolescentes sem comorbidades. Segundo o ministro, os gestores locais devem seguir recomendações técnicas para esse público-alvo, seguindo as orientações dos fabricantes de vacinas, da comunidade científica e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. O ministro analisou uma ação do PSB contra a orientação do Ministério da Saúde para que não sejam vacinados contra a Covid-19 adolescentes entre 12 e 17 anos sem comorbidades. O relator considerou que, caso governos locais decidam vacinar a faixa etária de 12 e 17 anos, podem tomar essa providência, adequando as diretrizes do plano de vacinação às suas situações específicas, desde que informem amplamente à população.

Uma nova remessa com 378 mil 970 doses da vacina contra a Covid-19 será distribuída às 17 Unidades Descentralizadas de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina ao longo desta quarta-feira. Os imunizantes serão usados para a aplicação da primeira dose nos adultos ainda não vacinados e nos adolescentes de 12 a 17 anos,para a segunda dose e para o reforço nos idosos com 75 anos ou mais. Serão enviadas 97 mil d 700 doses da Coronavac e 17 mil 304 da Pfizer para aplicação da primeira dose; 56 mil e 100 doses da Coronavac e 107 mil doses da AstraZeneca para segunda dose. Outras cem mil doses da Pfizer serão encaminhadas para aplicação da dose de reforço nos idosos de 75 a 79 anos que completaram o esquema vacinal há mais de seis meses.

Ao assumir cadeira na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, na tarde desta terça-feira, o primeiro suplente do PSL, RUDINEI FLORIANO, enfatizou que exercerá o mandato em defesa dos “princípios cristãos e patrióticos e das liberdades individuais”. Ele repudiou toda prática que obrigue o cidadão a se submeter a tratamentos médicos e vacinações e também se colocou contra a exigência de passaporte sanitário, sem levar em conta a vontade e os direitos individuais. O parlamentar encerrou o discurso se solidarizando com MARCOS PEREIRA GOMES, o ZÉ TROVÃO, pelo patriotismo e pela coragem. RUDINEI FLORIANO permanece na Casa pelos próximos 30 dias. Ele vai ocupar a vaga de CORONEL MOCELLIN que se licenciou das funções no mês passado.

A Procuradoria-Geral do Estado pediu à Justiça a liberação de 13 milhões e 200 mil reais que estão depositados em juízo pelas empresas envolvidas na compra dos 200 respiradores por 33 milhões. A petição foi enviada à primeira Vara da Fazenda Pública da Comarca da Capital, nesta terça-feira. Os procuradores defendem a “liberação imediata” dos recursos e que estes sejam transferidos ao Fundo Estadual de Saúde. O texto também destaca que, como a entrega dos respiradores não ocorreu nos termos contratados, a restituição dos recursos aos cofres públicos e sua disponibilização para ações e serviços de saúde é uma medida inevitável, não havendo razão para que a sociedade catarinense seja penalizada pela demora processual. Dos duzentos equipamentos, chegaram 50, mas apenas 11 estavam em condições de uso.

Obras de melhoria em estradas gerais seguem durante esta semana em SJCedro. Segundo o secretário de Obras, JAIR POSTAY, a equipe está no entorno da Linha Salvi e deve ser concluído ainda nesta semana se não houver registro de chuva. O secretário explicou que uma parte dos servidores estão trabalhando no loteamento São Domingos. Ele comentou que nesta quarta-feira os trabalhadores devem se deslocar para a Linha Novo Sarandi. POSTAY também destacou que após estes serviços, uma parte da equipe irá até a Linha Delevatti.

Ontem, dia 21 de setembro, foi comemorado o Dia da Árvore. Segundo comandante da Polícia Militar Ambiental de São Miguel, ALCEMIR MINUSCULI, a data é muito importante para o meio ambiente, pois provoca uma reflexão sobre respeito do desmatamento e a importância da conservação dos recursos naturais, tendo em vista que eles estão sempre escassos. MINUSCULI lembrou que nesta data geralmente é concedida entrevista para falar sobre os programas da Polícia Militar Ambiental, a exemplo do PROA, bem como alguns atos simbólicos, como plantio de árvores. Conforme o tenente é preciso conscientizar a população sobre a importância de manter as florestas, pois são os pulmões da terra.

Na avaliação do comandante da PMA, hoje existe dificuldade em relação a recursos hídricos e grande parte disso é em razão do desmatamento. ALCENIR MINUSCULI comentou que este período do ano é muito atípico, pois os agricultores iniciam o plantio da safra e com isso as ocorrências de desmatamento aumentam um pouco. O tenente solicitou aos produtores rurais que antes de qualquer corte de árvore, que se certifique junto aos órgãos ambientais e obtenha autorização de corte, para não vir a sofrer alguma sanção penal ou administrativa. MINUSCULI salientou ainda que é preciso verificar se há reserva legal ou se aquela floresta não se encontre em área de preservação permanente. Com essas situações regularizadas, o corte é autorizado. O comandante da PMA complementa que o desenvolvimento econômico deve andar em conjunto com o licenciamento ambiental, para que as práticas sejam menos agressivas ao meio ambiente. A PMA de São Miguel atende um contingente de 36 municípios e 11 comarcas do poder judiciário.

Na sessão da Câmara de Vereadores de SJCedro, o vereador da bancada de oposição, JULIO RUBIN, solicitou ao executivo a realização da sexta Expo Cedro em 2022. A última edição realizada foi em 2019 onde reuniu público recorde. A programação era de realizar a cada dois anos, mas devido a pandemia ainda neste ano, o evento não pôde ser realizado. O vereador comentou que devido ao andamento da vacinação contra a Covid-19 no município, seria possível a realização de um evento como a Expo Cedro. RUBIN destacou a importância econômica do evento e vê como oportunidade de aquecer o comércio local com a realização das exposições. O evento reúne expositores de vários segmentos como vestuário, calçados, cooperativas de crédito, agropecuárias, revendas de veículos e implementos agrícolas. Na sessão, o líder de governo, GUILHERME FERRARI comentou sobre o assunto e destacou que a administração manteve realização do evento em anos ímpares.

A administração, através do departamento de Cultura, não incluiu no Calendário de Eventos 2022 a intenção de realizar a Expo Cedro no próximo ano. Contudo, a elaboração do calendário segue sendo realizada. O vereador, JULIO RUBIN comentou que na região Extremo-Oeste o município de São João do Oeste pretende realizar a quinta Expo São João em dezembro. Além de outros municípios como São Lourenço do Oeste e Francisco Beltrão também pretendem realizar grandes eventos no próximo ano. Mas para isso, é aguardado a flexibilização das regras em vigor.

Está aberta a vacinação de primeira dose para o público de 12 a 17 anos com ou sem comorbidades em Guarujá do Sul. Os adolescentes acima de 12 anos que ainda não receberam a primeira dose também poderão se dirigir à sala de vacinas para receber sua imunização enquanto houver doses. As pessoas que se encaixam nestes grupos podem comparecer na UBS a partir de hoje até as 17 horas para realizar sua vacina. Os adolescentes deverão estar acompanhados do responsável legal e deverão trazer termo de autorização assinado. Segundo a secretária de Saúde, VERIDIANA BARTH, o atendimento na sala de vacina no horário do meio dia vai acontecer afim de facilitar a vacinação para as pessoas que não conseguem comparecer em horários de expediente. Ela ressaltou ainda que os munícipes que tiverem vacina de rotina para realizar também poderão comparecer nestes horários.

A secretaria de Saúde de SJCedro organiza vacinação para diferentes públicos. Está programado a aplicação de primeiras doses para adolescentes, segunda dose para pessoas que fizeram a primeira em julho e também a dose extra para idosos. A secretaria de Saúde, através do setor de Vacinas, informou que hoje estará oferecendo a segunda dose do instituto Pfizer para as pessoas que receberam a primeira injeção no dia primeiro de julho. Segundo a secretaria, a campanha ocorrerá na tarde desta quarta-feira no Centro de Convivência de Idosos Padre Romualdo Zimmer entre as 13 e 16 horas. Será aplicado a primeira dose em adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades que ainda não foram vacinados. Além dos jovens de apenas 17 anos sem comorbidades. A dose de reforço em idosos com mais de 90 anos também estará disponível na tarde desta quarta-feira.

A Rádio Cedro FM, assim como as emissoras afiliadas a Rede Peperi de Comunicação, está desenvolvendo ações alusivas a Semana Estadual do Rádio que ocorre de 20 a 25 de setembro. A semana entrou oficialmente para o calendário estadual neste ano, quando foi sancionada a lei pelo governador, CARLOS MOISÉS, em doze de janeiro. Na manhã de hoje, a equipe da Cedro FM esteve na maior escola da regional, o Colégio Cedrense, junto com a turma da sexta série da professora, LUIZANE SCHNEIDER, relatando sobre a história do rádio como também a sua importância na comunidade que está inserida. O tema abordado com os alunos é “Onde você estiver, o Rádio está lá”. O objetivo também é destacar a importância do meio de comunicação na informação de fatos de forma ágil. As crianças também foram presenteadas com copos temáticos alusivos à semana do rádio, além da entrega de folders aos estudantes.

A equipe da Cedro FM esteve destacando a relevância do rádio no período pandêmico ainda atravessado pelo país. Trazendo informações atualizadas sobre número de casos na região de abrangência da emissora, além do início e ampliação da vacinação contra a Covid-19. Junto à equipe, uma das diretora do educandário, ENEZIBE STANISLAVSKI, esteve lembrando do tempo em que era criança quando o rádio trazia a emoção com as primeiras transmissões de futebol e assim mexendo com a imaginação. Os alunos também relataram que os pais acompanham a programação do rádio diariamente. Além de atividades nas escolas, alguns spots produzidos pela Acaert seguem inseridos na programação. O rádio está prestes a completar um século de existência no país.

A fronteira entre Brasil e Argentina em Dionísio Cerqueira tem sido a primeira opção para o contrabando ou descaminho de vinho. Segundo o delegado da Receita Federal em Dionísio, MARK TOLLEMACHE, de janeiro a junho deste ano a fronteira desta região registrou um quarto de vinhos apreendidos pela Receita Federal em todo o Brasil. Ou seja, dos quase 34 milhões de reais apreendidos no país, a região é responsável por oito milhões 340 mil reais ou 24 vírgula seis por cento de bebidas irregulares apreendidas. Isso significa que mais de 85 mil garrafas de vinho passaram pela fronteira em Dionísio de forma ilegal. A previsão para este ano é que esse montante chegue facilmente em 60 milhões de reais, superando os últimos três anos no número de vinhos apreendidos. O delegado atribui esta elevação devido a restrição da fronteira que permanece em vigor até primeiro de outubro e a desvalorização do peso frente a moeda brasileira.

Os principais destinos de vinhos são os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, além do litoral de Santa Catarina. Grande parte das bebidas são vendidas pelas mídias sociais ou por sites na internet. Parte das cargas não apreendidas na região são apanhadas no destinatário. O delegado, MARK TOLLEMACHE também informou que a rede usada para a venda das bebidas é conhecida como marketing place. O delegado explicou que muitos consumidores pagam até dois mil reais por cada garrafa e acredita que, por estar em uma site aparentemente confiável, o vinho passou pela aduana e entrou de forma legal no Brasil. Para TOLLEMACHE o marketing place é a grande vitrine do crime, sendo que devido a falta de controle por parte das redes sociais e sites como o Google, acabam facilitando a comercialização destas bebidas ilegais.

O Cemitério São José e Almas tem enfrentado um problema que está preocupando a administração, a falta de espaço. O administrador do cemitério, CLAUDIO KLEINIBING disse que a última quadra de túmulos será em capelas e de túmulos baixos. A partir disso, ele explicou que serão construídos apenas gavetários que estão em fase de levantamentos por parte da secretaria de Planejamento. Ainda há espaço para 56 túmulos. O administrador destacou que no local também outros 55 túmulos abandonados que podem ser reaproveitados. KLEINIBING comentou que a prefeitura possui um uma lei que poderá ser decretada a desocupação desses túmulos abandonados. Segundo ele, há uma lei que prevê o prazo de 60 dias para os familiares dos falecidos para realizar a manutenção do local. Caso este período não seja cumprido, a prefeitura poderá abrir o túmulo e reaproveitá-lo. Mas CLAUDIO disse que esta é uma alternativa que poderá ser usada pelo município num futuro próximo.

A compra de um novo terreno para o cemitério em SJCedro seria uma alternativa, para solucionar o impasse seria necessário readequar a construção de novos túmulos. A afirmação é do administrador do Cemitério São José e Almas, CLAUDIO KLEINIBING. Ele explicou que para manter a ocupação do espaço pelos próximos 20 anos, seria necessário a construção apenas de capelas. O administrador comentou que é preciso pensar numa forma de rápida e efetiva implantação para solucionar este problema no município. KLEINIBING destacou que a readequação e reaproveitamento do espaço deve ser a principal saída avaliada no momento. Sendo que a compra de um novo terreno será bastante burocrático devido a implantação de outro cemitério.

O padre da Igreja Matriz São José e a promotora de Justiça da comarca estiveram reunidos para debater sobre a obra da igreja do Bairro São Cristóvão. O Ministério Público aponta que a estrutura está em desacordo com o projeto aprovado pelo município e em área de preservação permanente. Por esse motivo, a promotoria pediu a demolição parcial do prédio. Mas o padre, SÉRGIO MELZ, não aceitou a colocação da Justiça e buscou outros meios para resolver o impasse. Segundo o padre, a assessoria ambiental da igreja encaminhou um ofício ao IMA se comprometendo recuperar a área degradada, desde que a estrutura da igreja não seja demolida. Portanto, é aguardado a manifestação favorável ou contrária da base de apoio do Meio Ambiente do Ministério Público para futuras decisões sobre o impasse. Em 30 dias o padre volta a se reunir com a Justiça. MELZ explicou que o motivo de não ter aceito o acordo, tendo em vista que a obra foi iniciada com recursos provenientes de doações de fiéis. Ele lembrou que a sociedade cedrense aguarda há mais de dez anos pela construção da igreja no bairro.

O padre, SÉRGIO MELZ explicou que o objetivo não é de desobedecer às leis atuais, mas entrar em comum acordo para não prejudicar a atual estrutura. Uma compensação indenizatória também deve ser aplicada caso o ofício seja aceito pelo Centro de Apoio do Meio Ambiente do MP. O pároco comentou ainda que está ciente do entrave a ser resolvido pelo conselho da Igreja Matriz. MELZ destacou que, mesmo em fase de conclusão, o espaço é utilizado para diversas atividades assistenciais, como Pastoral da Criança e Adolescente, além de grupos de catequese. O pároco aguarda a solução do impasse atravessado pela Igreja.

Condutor tenta fugir de abordagem policial, mas acaba apreendido pela Polícia Militar depois de bater veículo. A equipe da ROTAM precisou realizar acompanhamento tático de um veículo em fuga na noite de ontem, em Dionísio Cerqueira. O veículo Uno, carregado de vinho, percorreu pelas cidades de Barracão e Dionísio em alta velocidade depois de ser avistado pelos policiais. Após alguns minutos, o homem acabou perdendo o controle, saiu da pista e acabou batendo o carro. Foi então realizada abordagem e busca pessoal, mas nada de ilícito foi encontrado. Porém, na vistoria veicular foram localizados cerca de 27 caixas de vinho oriundos da Argentina sem os devidos embargos aduaneiros. Diante dos fatos o homem e o veículo carregado com vinho foram encaminhados para o destacamento de Barracão para confecção do Boletim de Ocorrência e posteriormente encaminhado para Receita Federal de Dionísio Cerqueira para procedimentos cabíveis. Conforme a ROTAM, o homem foi autuado por resistência, descaminho, por dirigir sem CNH e direção perigosa.

Os policiais rodoviários federais flagraram na noite de ontem na BR 163 em Guaraciaba, cerca de 570 garrafas de vinho de origem argentina importadas irregularmente. A apreensão ocorreu durante abordagem a um Vectra placas de Chapecó. Os policiais encontraram 95 caixas com vinho, escondidas sob um cobertor de cor escura e que ocupavam todo o porta-malas e o banco traseiro do veículo. A motorista, de 30 anos, e o passageiro de 27, não possuíam nenhuma comprovação fiscal ou pagamento das taxas aduaneiras. A carga foi lacrada e entregue à Receita Federal de Dionísio Cerqueira. A fronteira do Brasil com a Argentina continua fechada por motivos sanitários, devido à pandemia. Por isso, permanece proibida a importação de qualquer tipo de produto daquele país, até mesmo se estiver dentro da cota, que no caso de bebidas alcoólicas é de 12 litros por pessoa.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.