ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco terça - feira 22 08 2023

-LÍDERES DA CÂMARA DECIDEM VOTAR NOVA REGRA FISCAL NESTA SEMANA

-PROJETO INSTITUI COTA DE 10% PARA NEGROS EM CONCURSOS PÚBLICOS EM SC

-SECRETARIA DE CULTURA DEFINE PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DA PÁTRIA DESTE ANO

-GOVERNO DEVE EXECUTAR AMPLIAÇÃO DO HOSPITAL REGIONAL POR ETAPAS

-ADMINISTRAÇÃO RETIRA PROJETO DE CONCESSÃO DOS SERVIÇOS DE ÁGUA E ESGOTO

-POLÍCIA MILITAR PRENDE HOMEM POR POSSE IRREGULAR DE ARMA DE FOGO

-MOTOCICLISTA SOFRE FERIMENTOS GRAVES EM COLISÃO CONTRA EQUIPAMENTO AGRÍCOLA

O tempo é de sol com poucas nuvens. A previsão para as próximas horas é sol. A mínima das últimas horas foi de 18 graus e a máxima para hoje deve ser de 28 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 95 centavos. O euro está valendo cinco reais e 48 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula quatro centavos.

A Casa Branca negou nesta segunda-feira que tenha fornecido as armas usadas por guardas da Arábia Saudita para matar imigrantes na fronteira ou treinado os policiais. Um relatório divulgado também nesta segunda por uma ONG de Direitos Humanos apontou que forças sauditas que policiam fronteiras atiraram e mataram milhares de cidadãos da Etiópia que tentavam entrar na Arábia Saudita, a maioria fugindo de conflitos internos. Os Estados Unidos são o principal país fornecedor de armas para a Arábia Saudita e também fazem treinamentos constantes com forças do país. Por isso, logo após a divulgação do relatório, que revela assassinatos à queima-roupa por parte dos guardas sauditas, o Departamento de Estado dos Estados Unidos se declarou sobre o documento.

O ex-presidente dos Estados Unidos DONALD TRUMP vai ter que pagar uma fiança de 200 mil dólares, quase um milhão de reais, para poder aguardar em liberdade um dos julgamentos em que ele é réu por tentar alterar os resultados das eleições. O valor foi divulgado pela Justiça nesta segunda-feira. O ex-presidente disse que irá se entregar à Justiça do estado da Geórgia, responsável pela acusação, na quinta-feira. O pagamento da fiança é uma das condições que a Justiça do estado da Geórgia colocou para que TRUMP possa responder ao processo criminal em liberdade. Além disso, o ex-presidente não poderá publicar ameaças na internet. TRUMP é réu na Justiça criminal em quatro casos diferentes.

A décima quinta cúpula dos Brics começou nesta terça-feira, em Joanesburgo, na África do Sul. Este será o primeiro encontro presencial do grupo desde o início da pandemia de Covid-19. O primeiro evento dos chefes de Estado iniciou as 11 horas com o diálogo do Fórum Empresarial do Brics. À uma da tarde acontece a reunião no retiro dos líderes do grupo. Estarão presentes, além do presidente brasileiro, os presidentes da África do Sul, China e Índia. O presidente da Rússia, VLADIMIR PUTIN, participará de forma remota. Em pauta estão temas da agenda econômico-financeira do grupo, bem como pela evolução das discussões sobre a ampliação do quadro de membros, que foi iniciada em 2022, pela China.

Após a agência de viagens 123milhas suspender pacotes e emissão de passagens, o relator da CPI das Fraudes Milionárias e Pirâmides Financeiras, RICARDO SILVA deu entrada em um requerimento solicitando a quebra de sigilo fiscal e bancário dos donos e sócios da empresa. A solicitação foi feita na tarde desta segunda-feira e deve ser votada nesta terça. No documento, o deputado justifica o pedido com base em ‘circunstâncias suspeitas’ relacionadas ao cancelamento de pacotes promocionais. Segundo RICARDO SILVA, a atitude da 123milhas “levanta questionamentos sobre a saúde financeira da empresa e a possibilidade de irregularidades que merecem ser investigadas minuciosamente”. O parlamentar também cita a insatisfação dos clientes em relação ao reembolso por voucher e a possibilidade de práticas fraudulentas.

O governo federal ainda avalia a possibilidade de retorno do horário de verão, encerrado em 2019. O Ministério de Minas e Energia afirmou que tem conduzido análises sobre a pertinência ou não da adoção da medida a partir deste ano. Em nota, o ministério cita que"com o relevante crescimento da micro e minigeração distribuída, percebeu-se um retorno do período de ponta para a noite, que tenderia a se reduzir com a adoção da política". Segundo a pasta, outros efeitos precisam ser considerados, como aumento de consumo em determinados horários do dia e as condições energéticas do Sistema Interligado Nacional. Após a eleição do ano passado, o presidente LULA chegou a fazer uma enquete pelas redes sociais sobre a volta do horário de verão, e a maioria das pessoas que participaram era a favor.

Em reunião na residência oficial da presidência da Câmara dos Deputados na noite desta segunda-feira, líderes partidários decidiram votar o projeto da nova regra fiscal, conhecido como arcabouço, nesta semana. Integrantes da Casa Civil e do Ministério da Fazenda também participaram do encontro. Segundo o relator do projeto na casa, deputado CLÁUDIO CAJADO, do PP da Bahia, haverá reunião sobre o tema nesta terça-feira e a expectativa é de que a votação ocorra ainda nesta hoje ou na quarta-feira. O texto, que é prioritário para a equipe econômica do governo, foi aprovado pelo Senado há dois meses com mudanças, o que obriga o retorno da proposta para mais uma votação pela Câmara. O projeto autoriza o aumento de despesas acima da inflação, além de determinar que o crescimento dos gastos está condicionado ao aumento da arrecadação.

A baixa procura por vacinação contra Covid-19 pode causar a perda de aproximadamente 64 mil e 700 doses do imunizante nos próximos meses em Santa Catarina. Entre as cerca de cinco milhões de pessoas que já poderiam ter recebido a dose de reforço bivalente, aproximadamente quatro milhões e 400 mil ainda não buscaram os postos de saúde do Estado para a imunização. Os dados são da Diretoria de Vigilância Epidemiológica. Se a quantidade de pessoas imunizadas não vier a aumentar nas próximas semanas, as vacinas da Janssen, Butantan e Pfizer, ainda em estoque, podem ser descartadas em Santa Catarina devido à data de validade. De acordo com a Dive, do número total de doses armazenadas, 52 mil vão vencer ainda em agosto.

O Governo de Santa Catarina publicou, nesta segunda-feira, o edital de licitação para a concessão de uso de atrativos turísticos do Parque Estadual da Serra Furada, localizado nos municípios de Grão-Pará e Orleans. A concessão tem a finalidade de viabilizar e aprimorar a visitação e o turismo ecológico, diversificar atrativos, ampliar o leque de visitantes, além de garantir mais segurança aos usuários. O valor estimado do contrato é de 136 milhões de reais para as três décadas de concessão. A soma inclui os investimentos obrigatórios do concessionário em estruturas, além dos custos e despesas na operação dos serviços durante todo o período. Os primeiros três anos de concessão preveem investimentos obrigatórios pelo concessionário em nove milhões e 600 mil.

Um projeto de lei que propõe instituir cota de 10 por cento de vagas para negros em concursos públicos de Santa Catarina está na pauta da Comissão de Constituição e Justiça desta terça-feira, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Protocolado em 2021, o projeto foi arquivado um ano depois por causa do fim da legislatura passada. De acordo com o artigo 183 do regimento interno da Alesc, todos as matérias em tramitação são automaticamente arquivadas quando uma legislatura chega ao fim.A iniciativa voltou à pauta em 2023 após pedido do deputado RODRIGO MINOTTO do PDT. Conforme o texto original do projeto de lei, a cota valeria para concursos públicos com mais de três vagas para cargos efetivos em órgãos.

Uma comitiva de Barra Bonita esteve na última semana em Brasília para participar de um evento que discutiu a situação atual do leite no Brasil. O grupo foi formado pelo prefeito AGNALDO DERESZ e pelo secretário de Agricultura, FABRÍCIO FRIEDERICHS. O seminário em questão reuniu diversas autoridades do setor e também contou com a presença de diversas lideranças políticas e sindicais. Na oportunidade, o principal tema abordado foi em relação ao baixo valor pago aos produtores de leite que há anos vêm enfrentando diversos desafios econômicos e buscando alternativas para manter viável a atividade desenvolvida nas propriedades do interior. O evento na capital federal também abordou a questão da importação dos produtos lácteos de outros países, que na visão dos presentes, acaba prejudicando a valorização do produto nacional.

O evento da última semana em Brasília foi de extrema importância e serviu para buscar soluções concretas que visem beneficiar os produtores de leite de todo o país e consequentemente, de Barra Bonita. A afirmação é do prefeito de Barra Bonita, AGNALDO DERESZ. Já o secretário de Agricultura, FABRÍCIO FRIEDERICHS avaliou o momento como fundamental para compartilhar experiências e conhecimentos com autoridades do setor leiteiro. Além da participação no seminário que abordou a questão do leite, a comitiva de Barra Bonita aproveitou a oportunidade e visitou gabinetes de deputados e senadores na busca de recursos para o município. De acordo com o prefeito, AGNALDO DERESZ, um das lideranças visitadas foi o deputado federal, ISMAEL DOS SANTOS, onde um ofício foi protocolado solicitando novos recursos para serem aplicados no desenvolvimento de Barra Bonita.

O prefeito de Barra Bonita, AGNALDO DERESZ e o secretário de agricultura, FABRÍCIO FRIEDERICHS também estiveram no gabinete da senadora IVETE DA SILVEIRA e protocolaram um ofício solicitando recursos para a realização de obras de asfaltamento no interior do município. Na oportunidade, também foi confirmada a destinação de uma emenda no valor de 200 mil reais para o setor de Assistência Social. O montante deve ser usado no fortalecimento dos programas e projetos sociais em desenvolvimento em Barra Bonita. Ainda na última semana, a Administração também conseguiu a confirmação de outro recurso no valor de 83 mil, 409 reais. DERESZ citou que o montante será destinado para o setor da Saúde e é de autoria do ex-senador, DÁRIO BERGER.

A secretaria de Cultura definiu a programação oficial da semana da Pátria de 2023. As festividades começam na sexta-feira do dia primeiro de setembro. As sete e 20 da manhã está prevista a condução do fogo simbólico do quartel do décimo quarto RCMEC em direção a praça Walnir Botaro Daniel. No centro da cidade, está previsto o acendimento da pira pelo prefeito WILSON TREVISAN e a primeira hora cívica da semana da pátria. Até o dia sete de setembro, entidades e escolas vão se revezar na guarda do fogo simbólico com execução do hino nacional, hasteamento e arriamento das bandeiras no começo da manhã e no final da tarde.

O principal evento da programação da Semana da Pátria, mais uma vez, será o desfile militar dia sete. Assim como em anos anteriores, o desfile vai reunir apenas os militares, como a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e o décimo quarto regimento de cavalaria mecanizado. O exército vai fechar o desfile do dia Sete previsto para começar as nove horas da manhã. A programação oficial prevê ainda a tradicional feijoada da Independência do Lions Clube São Miguel no salão paroquial. A extinção do fogo simbólica, prevista para as seis horas da tarde do dia sete de setembro, será a última atividade da semana da pátria de 2023 no município.

O novo secretário de Agricultura de São Miguel do Oeste admitiu que não tem muito conhecimento do setor agrícola, mas que vai trabalhar para fazer um bom trabalho na pasta. NILO BEDIN é ex-vereador e servidor aposentado da Celesc. Ele assumiu o cargo no lugar de ANTONIO ORSO que deixou a secretaria há cerca de um mês para se dedicar a propriedade agrícola que tem na Linha Aparecida. BEDIN explicou que o prefeito TREVISAN convidou o Partido Progressista para ingressar no governo e a sigla acabou aceitando. Ele disse que teve o nome indicado para o cargo e ele aceitou o desafio de comandar a agricultura do município.

O setor agrícola tem muita demanda e a intenção inicial é conhecer todos os programas e a equipe de trabalho. O comentário é do novo secretário de Agricultura, NILO BEDIN. Ele disse que vai ter que analisar e estudar o funcionamento da pasta para fazer um bom trabalho para que o município possa ganhar. BEDIN citou que ainda é cedo para relacionar o retorno dele a vida pública com a eleição do ano que vem. Ele disse que sempre participou da política e tem compromisso em ficar na secretaria até o dia 31 de março do ano que vem. Ele ressaltou que tem vontade de trabalhar e que a preocupação agora é em atender a população.

A publicação da portaria do Ministério da Saúde que reconhece oficialmente o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia coloca o hospital no mapa nacional da oncologia. A afirmação é do diretor da unidade, RODRIGO LOPES. Ele esteve no Peperi Entrevista de hoje e explicou que o Hospital buscava esse credenciamento desde 2018 e, apesar de ser burocrático, o processo demorou um pouco mais do que o Instituto Santé imaginou. Nesses cinco anos sem o reconhecimento do Ministério da Saúde, os serviços foram mantidos com recursos estaduais, mesmo sendo uma área de complexidade e, portanto, de responsabilidade do governo federal. O estado vai continuar repassando cerca de 500 mil para a oncologia do Regional, mas agora poderá cobrar esse valor do Ministério da Saúde.

A habilitação do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia vai permitir o cadastro de propostas e projetos específicos para o setor. De acordo com o diretor do Hospital, RODRIGO LOPES, será possível buscar recursos adicionais, além dos serviços, para a aquisição de equipamentos e custeio da oncologia. Ele explicou que o credenciamento no Ministério da Saúde não representa, automaticamente, um aumento do valor aplicado para a prestação do serviço, mas o estado, que será ressarcido pelo governo federal, poderá aplicar o que vinha gastando com a oncologia em outras necessidades da saúde. Com a qualificação, a unidade terá direito a um recurso anual no valor de cinco milhões 190 mil reais do Ministério da Saúde.

O setor de oncologia do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso realiza, em média, 450 sessões de quimioterapia por mês. A informação é do diretor da unidade, RODRIGO LOPES. De acordo com ele, são 80 cirurgias, 250 exames para diagnósticos de câncer e cerca de mil consultas por mês. Ele comentou que o setor tem uma equipe multiprofissional que envolve médicos oncologistas, enfermeiros, técnicos e assistentes para o atendimento dos pacientes. LOPES destacou que o setor ainda tem capacidade para suportar um eventual aumento da demanda, mas a oncologia está contemplada no projeto de reforma e ampliação do hospital que está sendo finalizado pelo Instituto Santé.

O diretor do Hospital Regional, RODRIGO LOPES, também disse, no Peperi Entrevista desta quinta-feira, que o projeto de ampliação da unidade deve ser encaminhado para análise da vigilância sanitária nos próximos meses. Ele explicou que depois que a proposta for aprovada pelo órgão, o Instituto Santé terá uma ideia exata dos custos e poderá discutir os detalhes do início das obras com o governo do estado. LOPES comentou que a secretária de saúde, CARMEM ZANOTTO esteve recentemente em São Miguel do Oeste e o principal encaminhamento é que a ampliação do Hospital Regional deve ser feita por etapas.

O projeto de lei que trata da concessão dos serviços de agua e esgoto foi retirado da câmara de vereadores pela administração municipal. O oficio com o pedido para retirar a matéria que tramitava em regime de urgência foi assinado pelo prefeito WILSON TREVISAN e entregue na tarde desta segunda-feira para o poder legislativo. Segundo o presidente da câmara, PAULO DRUMM, o fato do governo municipal recuar na proposta original é resultado da audiência pública que a câmara promoveu na semana passada. Durante o encontro, foram feitos diversos questionamentos a respeito do projeto de concessão dos serviços de agua e esgoto. Na semana passada, DRUMM disse que a proposta que veio do executivo não teria votos suficientes para ser aprovada e nesta segunda-feira o projeto foi retirado pelo executivo.

A assessoria de comunicação do município confirmou hoje que o projeto que trata da concessão dos serviços de agua e esgoto foi retirado para receber alguns ajustes e complementações. Em entrevista para a Peperi na tarde de ontem, o presidente da câmara, PAULO DRUMM disse que se reuniu com o prefeito WILSON TREVISAN pela parte da manhã e ficou acertado que o executivo fará modificações na proposta. Depois disso, haverá uma nova reunião entre o governo e os vereadores para a construção do novo projeto. DRUMM citou os pontos do projeto de lei que devem ser alterados.

A retirada do projeto que trata da concessão dos serviços de água e esgoto vai dar mais tempo para que o governo e os vereadores possam construir uma proposta mais adequada e segura para um tema que é muito importante para a comunidade. A observação é do presidente da câmara, PAULO DRUMM. De acordo com ele, se o projeto não fosse retirada, o legislativo teria que apreciar e votar a matéria até o começo de setembro. Agora, os pontos mais polêmicos podem ser revisados e ajustados. O projeto em questão trata dos principais aspectos que devem nortear o edital de licitação para a definição da empresa que vai executar os serviços de agua e esgoto em São Miguel do Oeste pelos próximos 35 anos.

O vereador do PL, NINI SCHARNOSKI, também se manifestou sobre a retirada do projeto que trata da concessão dos serviços de água e esgoto e disse que falta consideração da administração com a câmara de vereadores. NINI disse que quando ninguém percebeu a fragilidade do projeto, ele solicitou um parecer jurídico e apontou os riscos da proposta para a comunidade. O vereador questionou porque o governo municipal não chamou os vereadores antes para discutir melhor o projeto. Na visão de NINI, o executivo deveria ter procurado o legislativo antes para debater a proposta. Ele citou que vai esperar o novo projeto para analisar e, se for o caso, fazer emendas. NINI lembrou que a proposta original era absurda e resultaria na privatização dos serviços de água e esgoto.

Um homem que tentou matar a ex-companheira perseguindo-a e causando um acidente de trânsito em 2018 na BR-163, em Guaraciaba, foi condenado pelo Tribunal do Júri da Comarca de São Miguel do Oeste. O Conselho de Sentença acolheu a tese apresentada pela Promotora de Justiça MARCELA DE JESUS BOLDORI FERNANDES e condenou o réu por tentativa de homicídio duplamente qualificado por motivo fútil e feminicídio. Já em relação ao pai da vítima, que estava no carro no momento do ataque, houve a desclassificação com o entendimento dos jurados que o réu não teria a intenção de matá-lo. Nesse caso, ele foi condenando por lesão corporal culposa. O réu terá de cumprir 16 anos de reclusão em regime inicial fechado e nove meses e 10 dias de detenção em regime semiaberto. Ele também foi sentenciado ao pagamento de 90 mil reais a título de danos morais em favor da ex-companheira e de 10 mil em relação ao pai dela.

O homem condenado por tentativa de homicídio contra a ex-companheira pode recorrer da sentença, mas ele teve negado o direito de recorrer em liberdade. Logo depois do julgamento, o Juízo expediu um mandado de prisão para o início da execução provisória da pena. Conforme a denúncia oferecida pelo Ministério Público, em 22 de outubro de 2018, por volta das seis e meia da manhã, o réu, inconformado com o término do relacionamento, perseguiu a ex-companheira, que trafegava pela BR-163, em Guaraciaba. Ele bateu seu automóvel duas vezes na traseira do veículo conduzido pela vítima, que saiu da pista e capotou. Após o acidente, ela conseguiu sair do carro e pedir ajuda. O pai da vítima também estava no veículo no momento do crime.

Um homem foi preso por posse irregular de arma de fogo de uso permitido nesta segunda-feira em Riqueza. De acordo com a Polícia Militar, um homem que estava pescando com amigos no interior do município, ligou para o telefone 190 e relatou que ouviu o vizinho efetuar disparos de arma de fogo. Uma guarnição foi até o local e conversou com o suspeito que estava com uma arma de pressão, com luneta, silenciador e munição. Na residência foi encontrada outra arma de uso permitido, uma espingarda calibre 36 com cartuchos deflagrados. O homem foi preso e conduzido até a Delegacia de Polícia de São Miguel do Oeste juntamente com a vítima e testemunhas.

Um motociclista, de 33 anos, ficou gravemente ferido em um acidente de trânsito nesta segunda-feira na SC 163. A colisão aconteceu por volta das quatro e 15 da tarde em Iporã do Oeste e envolveu uma moto CG 150 e um trator que tracionava um equipamento agrícola. Os dois veículos transitavam em direção a cidade de Iporã do Oeste, quando o trator dobrou a esquerda para entrar em uma estrada e a moto colidiu na traseira do implemento agrícola. O Corpo de Bombeiros atendeu o condutor da moto com hemorragia e suspeita de traumatismo cranioencefálico. A vítima foi levada para o Hospital de Iporã do Oeste. O condutor do trator não se feriu.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.