-MINISTÉRIO LANÇA HOJE CAMPANHA DE PREVENÇÃO À VARÍOLA DOS MACACOS
-CONTA DE LUZ DOS CATARINENSES FICA MAIS CARA A PARTIR DESTA SEGUNDA-FEIRA
-VEREADORES VOTAM HOJE PROJETO QUE CRIA O CONCURSO DA BEZERRA E DA NOVILHA
-CELEBRAÇÃO DA VIDA E PESAGEM DE CRIANÇAS É REALIZADA EM IPORÃ DO OESTE
-CAPS DE MONDAI DISPONIBILIZA AULAS DE CANTO E VIOLÃO PARA PACIENTES
-PREÇO DO LEITE PAGO AO PRODUTOR DEVE TER QUEDA NAS PRÓXIMAS SEMANAS
-JOVEM É MORTO A TIROS NA FRENTE DA NAMORADA DE 14 ANOS
-HOMEM FICA FERIDO EM QUEDA DE MOTOCICLETA NO INTERIOR
O tempo é de sol em Iporã do Oeste. A previsão para as próximas horas é de que o tempo permaneça dessa forma. A mínima das últimas horas foi de oito graus e a máxima para hoje deve ser de 21 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar começou semana cotado em cinco reais e 14 centavos. O euro está valendo cinco reais e 16 centavos. Já o peso argentino está cotado em quatro centavos.
A Coreia do Sul e os Estados Unidos iniciaram nesta segunda-feira seus maiores exercícios militares conjuntos em anos com a retomada do treinamento de campo. Os exercícios anuais de verão este ano e programados para terminar em primeiro de setembro ocorreram depois que o presidente sul-coreano YOON SUK-YEOL prometeu "normalizar" os exercícios combinados e aumentar a dissuasão contra o Norte. A Coreia do Sul também lançou separadamente os exercícios de defesa civil, projetados para aumentar a prontidão do governo.
Nesta segunda-feira faz 80 anos que o Brasil declarou guerra à Alemanha. Nesta data, em 1942, o então presidente do Brasil, GETÚLIO VARGAS anunciou estado de beligerância com a Alemanha Nazista e a Itália Fascista. A decisão na época foi uma resposta à pressão que o governo vinha sofrendo da população, de ministros simpáticos à causa aliada e dos próprios americanos. Nos dias seguintes à decisão, o Brasil viveu uma série de ataques aos seus navios pela costa brasileira. Na ocasião, seis foram afundados em apenas cinco dias e mais de 600 tripulantes morreram.
Um assessor do presidente da Ucrânia, VOLODMIR ZELENSKI, negou neste domingo que Kiev esteja envolvida no ataque que matou no sábado a filha do ultranacionalista russo ALEXANDR DUGIN. MYKHAILO PODOLYAK disse em rede nacional que o país não tem nada a ver com o fato pois a Ucrânia não é um estado criminoso como a federação Russa e nem um estado terrorista. Ele comentou ainda que a ação mostra que a Rússia começou a se desintegrar internamente e que vários grupos políticos estão começando a se enfrentar na luta pelo poder.
O Brasil é o país que tem a maior proporção de advogados por habitante com um profissional a cada 164 pessoas. O número total é de um vírgula três milhão de advogados no país e é o mesmo que nos Estados Unidos, que têm população de 329 vírgula cinco milhões, enquanto o Brasil tem 212 virgula sete milhões. Em números absolutos, o país perde para a Índia com dois milhões, mas com proporção bem maior de um advogado para cerca de 700 cidadãos. Segundo a Ordem dos Advogados do Brasil, os números são assustadores, porém, nem todos os inscritos estão de fato atuando, por isso o índice de profissionais que exercem a profissão de fato deve ser menor que o divulgado.
O pagamento do Auxílio Brasil de 600 reais de agosto termina nesta segunda-feira. O calendário do benefício foi antecipado neste mês e começou no último dia nove para um total de 20 virgula dois milhões de pessoas. O Auxílio Gás, que contempla cinco vírgula seis milhões de famílias também termina hoje. Os beneficiados são aqueles com Número de Identificação Social final zero. Segundo o Ministério da Cidadania, o próximo pagamento vai seguir o calendário oficial, previsto para começar em 19 de setembro. O valor é depositado diretamente na conta e pode ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem sem a necessidade da pessoa ir até uma agência para realizar o saque. Além disso, é possível realizar compras em supermercados, padarias, farmácias e outros estabelecimentos com o cartão de débito virtual e QR Code.
O Ministério da Saúde vai lançar nesta segunda-feira a Campanha Nacional de Prevenção à Varíola dos Macacos. A ação será divulgada em um evento na sede do órgão com a participação do ministro MARCELO QUEIROGA. O lançamento ocorre após o ministro do Tribunal Superior Eleitoral, EDSON FACHIN autorizar a veiculação de peças publicitárias do governo federal sobre o tema até o dia 30 de agosto. A realização da campanha precisou ser analisada pela corte devido à legislação que proíbe qualquer publicidade institucional que possa configurar o uso abusivo da máquina pública para promoção de governantes durante os três meses que antecedem as eleições.
Com cerca de dois por cento das crianças entre três e quatro anos vacinadas contra a Covid-19, Santa Catarina deve receber novas doses de Coronavac, único imunizante aplicado para este público, apenas em setembro. Na última segunda-feira o Estado confirmou que não tinha mais estoques de doses e que última remessa recebida foi em fevereiro. Até o momento, Santa Catarina vacinou apenas oito mil, 554 crianças, representando um vírgula sete por cento do total do grupo que é de 486 mil, 588. O estado aguarda posição do Ministério da Saúde que por sua vez, informou através de nota que está em tratativas para adquirir o imunizante de forma rápida, de acordo com "a disponibilidade e entrega do fornecedor".
A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina divulgou no último sábado que os casos confirmados de varíola dos macacos subiram para 59. Isso representa um aumento de 63 vírgula oito por cento em relação ao último levantamento, feito há uma semana. Segundo a Dive, foram 362 notificações e dessas, 108 foram descartas e 195 seguem em investigação. Na última sexta-feira a prefeitura de Chapecó divulgou o primeiro caso de varíola dos macacos na cidade em um homem de 42 anos. De acordo com a Dive, Florianópolis é a cidade com mais casos. A lista de notificações por cidade deve ser divulgada pela entidade amanhã.
A conta de luz dos catarinenses está mais cara a partir da desta segunda-feira. A energia para os consumidores da Celesc terá reajustes entre sete vírgula 66 por cento e 16 vírgula 81 por cento conforme definição da Agência Nacional de Energia Elétrica. O percentual mais baixo será aplicado aos consumidores residenciais, que fazem parte do chamado Grupo B. Essa categoria também agrega outros tipos de imóveis, como os das zonas rurais e os pequenos comércios, que também consomem baixa tensão e sentirão um reajuste médio de oito vírgula 17 por cento. Já o maior percentual de reajuste previsto pela Aneel vai recair sobre as indústrias e os grandes comércios, do chamado Grupo A e tratados como consumidores de alta tensão.
A direção estadual do Sebrae apresentou o planejamento da entidade para este ano nas regiões Oeste e Extremo Oeste catarinense, com investimentos superiores aos 23 milhões de reais. O gerente regional do Sebrae, UDO TRENEPOHL, concedeu entrevista para a Rede Peperi na manhã deste sábado. De acordo com ele, ao todo, esse montante deve ser aplicado em ações para as micro e pequenas empresas das regiões de abrangência de Chapecó e São Miguel do Oeste. O orçamento completo do Sebrae para Santa Catarina em 2022 gira em torno de 230 milhões de reais e a cada ano, o valor vem aumentando consideravelmente. De acordo com o gerente regional da entidade, o aumento constante na receita própria, receita de contribuição social nacional e contribuição social ordinária fazem que com os acréscimos sejam cada mais expressivos.
Conforme UDO TRENEPOHL, isso também ocorre nas regiões Oeste e Extremo Oeste, permitindo investimentos maiores em ambas regiões do estado. Segundo UDO, a atual diretoria também mudou a forma de atuação e hoje divide o estado por territórios, aumentando também o atendimento as empresas rurais. O setor rural no Oeste e Extremo Oeste de Santa Catarina está com investimentos maiores a cada ano e os recursos são usados para melhoramento da pastagem e manejo nos setores de bovinocultura de leite e corte, além da apicultura, ovinocultura e vitivinicultura. De acordo com o gerente, já são esperados investimentos maiores em 2023 nessas áreas e por isso, a entidade está atenta e prestando orientações para as propriedades de integração e também da agricultura familiar. Para UDO, esse setor está se fortalecendo e trabalhando paralelo as grandes empresas, criando dessa forma uma forte rede no Extremo Oeste catarinense.
O Sebrae não investe historicamente em contratação de efetivo, porém, conta com uma forte rede de terceirizados. De acordo com o gerente regional da entidade, UDO TRENEPOHL, atualmente o Sebrae conta com dez profissionais, sendo três na unidade de São Miguel do Oeste e sete em Chapecó e ao todo, conta com 600 em todo o estado catarinense e mais de 100 credenciados entre as regiões Oeste e Extremo Oeste. UDO esclarece que o Sebrae investe em pessoas que tenham perfil e quadro técnico para fazer esse trabalho pela entidade e adianta a contratação de 60 agentes locais de inovação para prestarem trabalho no suporte e desenvolvimento regional e de atendimento voltado às empresas. Ele cita as parcerias com as mais diversas instituições de ensino no trabalho de entregar consultorias nas áreas técnicas e tecnológicas. Lembra ainda que a entidade tem o programa Cidade Empreendedora em parceria com várias prefeituras.
O grande objetivo do Sebrae é instalar a sala do empreendedor em todos os municípios do Brasil. A declaração é do gerente regional da entidade, UDO TRENEPOHL. Ele pontua que esse seria o primeiro atendimento aos interessados e o foco está nas micro empresas e empresas de pequeno porte que não vem até o Sebrae. Ele frisa que dos 60 novos profissionais que serão contratados, seis serão para São Miguel do Oeste e oito para Chapecó e o trabalho será de visitas nos 90 municípios de abrangência, para que essas salas sejam instaladas em todos eles. UDO informa que desses 90, apenas 35 já possuem uma sala do empreendedor em funcionamento.
A Embrapa Gado de Leite prevê um reajuste para baixo nos preços pagos pelo litro de leite, voltando à situação registrada antes da escassez atravessada no primeiro semestre de 2022. A informação é do coordenador da Aliança Láctea Sul Brasileira, AIRTON SPIES. A nota de conjuntura de mercado divulgada na semana passada aponta para queda em função de vários fatores. Um deles se deve ao aumento expressivo dos lácteos nas gôndolas dos supermercados, a exemplo do leite UHT que aumentou 25 por cento apenas esse ano. Isso incentiva a redução do consumo pela população, principalmente das pessoas de baixa renda. Por outro lado, há uma redução na oferta de leite verificada desde o segundo semestre de 2021. Apenas em 2022 foi produzido nove vírgula um por cento a menos de leite se comparado com o ano passado. Isso provocou aumento do preço ao produtor e ao consumidor final.
Por causa do melhor preço pago à quem produz, a projeção é que isso chame atenção de muitos agricultores que possivelmente passarão a trabalhar com gado leiteiro. Desta maneira, voltando a ter muito produto para baixa saída. O cenário para os próximos meses se apresenta complicado aos produtores, que precisarão realizar ajustes nos custos de produção mesmo com a queda de preço dos principais insumos no Brasil. O coordenador da Aliança Láctea Sul Brasileira AIRTON SPIES, cita como exemplo o adubo para fertilizantes e o milho que teve um pequeno recuo. Porém, as margens devem se estreitar em virtude da dificuldade para a venda do leite cru comercializado entre indústrias, que acaba impulsionando os preços para cima. Somado ainda a queda no consumo do leite nesta primeira quinzena de agosto, poderá haver uma redução no apetite de compra do leite.
Por isso, o coordenador, AIRTON SPIES, destaca que os produtores devem estar atentos aos custos de produção para manter alguma rentabilidade com a atividade leiteira. Isso é uma característica do mercado de lácteos por depender praticamente apenas do consumo interno que oscila muito com o poder de compra do brasileiro. O Brasil exporta uma quantidade mínima de leite, o que dificulta a estabilização dos preços.
Projeto que cria o Concurso Municipal da Bezerra e da Novilha terá primeira votação na noite de hoje. Proposta do Executivo de número 292022 trata da realização do primeiro evento do gênero, destinado a expositores com propriedades localizadas em Iporã do Oeste. Na justificativa do PL, o Executivo ressalta que as propriedades rurais de Iporã do Oeste são grandes produtoras de leite, em decorrência dos constantes investimentos feitos pelos produtores e administração municipal no melhoramento genético, melhorias nas estruturas físicas das propriedades e alimentação do animais. A proposta é de premiar com valores em dinheiro os proprietários dos melhores animais em quatro categorias de faixas etárias, sendo: menor ou igual a seis meses, de sete a doze meses, de treze a dezoito meses e dezenove meses ou mais. Os valores serão de 600 reais para o primeiro lugar, 400 para o segundo e 200 reais para o terceiro, em cada categoria.
O objetivo do Executivo é dar destaque e visibilidade ao rebanho de Iporã do Oeste, através do Concurso Municipal da Bezerra e da Novilha das raças Holandesa e Jersey. Caso o Projeto seja aprovado pelos vereadores nas duas votações, a previsão é de que o evento aconteça nos dias 21 e 22 de outubro, oportunizando que os produtores mostrem o resultado dos investimentos nas propriedades, além de obterem novos conhecimentos em eventos paralelos, como palestras e capacitações. A estimativa de custo para a realização do Concurso é de no máximo 40 mil reais. As despesas correrão por conta do orçamento vigente da Secretaria Municipal da Agricultura, Transportes e Obras, suplementado se necessário. A primeira votação do PL será na vigésima oitava Sessão Ordinária da Câmara, a partir das 19h desta segunda-feira.
O Centro de Atenção Psicossocial de Mondaí iniciou na semana passada as aulas de canto e violão para os usuários da Unidade. De acordo com a enfermeira e coordenadora do CAPS, NATÁLIA DA SILVA, as aulas são ofertadas para todas as pessoas dos municípios atendidos que são Mondaí, Riqueza, Iporã do Oeste e São João do Oeste. Ela explica que os interessados em participar podem se inscrever diretamente no CAPS e que as aulas acontecem todas as terças-feiras como forma de auxiliar no tratamento dos pacientes. NATÁLIA DA SILVA explica que a musicoterapia aliada com o tratamento de saúde visa buscar o bem estar dos pacientes, para que eles reflitam e busquem o que possuem de melhor, identificando algum talento no canto ou violão. A enfermeira cita benefícios no convívio em grupo no dia a dia e enaltece a importância da promoção da auto estima para o sucesso do tratamento dos pacientes do CAPS.
Pastoral da Criança de Iporã do Oeste promove o Dia da Celebração da Vida. Atividade reúne as famílias do município uma vez por mês no pavilhão católico e ocorreu no último sábado. De acordo com DENISE KERN, as ações da Pastoral da Criança visam garantir o desenvolvimento infantil, levar uma mensagem de paz às famílias e gerar uma nova forma de educação. Ela explica que a criança precisa estar acolhida no convívio familiar com ternura, carinho, segurança, saúde e educação e que é desde a gestação que as necessidades como saúde, alimentação e afeto são satisfeitas. Após o nascimento, novas necessidades e obrigações vão surgindo junto com a conquista de autonomia. Desta forma, as famílias precisam ter a oportunidade de discutir e receber novos conhecimentos para definir um método de criar e educar seus filhos.
DENISE KERN lembra que na oportunidade foi feita a pesagem e medida das crianças para o acompanhamento nutricional. Conforme ela, desde a fundação da Pastoral da Criança há um compromisso com a prevenção da desnutrição e obesidade infantil. Ela salienta que o resultado obtido na pesagem é lançado em um aplicativo, que gera um diagnóstico nutricional das crianças e a partir disso, o líder identifica e repassa as orientações sobre alimentação saudável, prática de atividades físicas e encaminhamento para a unidade de saúde. DENISE KERN frisa, que o mesmo processo foi realizado na semana passada no encontro da Celebração da Vida nas comunidade de Linha Vitória e União da Serra.
A Polícia Militar Rodoviária de Santa Catarina vem intensificando a realização de fiscalizações com a utilização de aeronaves não tripuladas, conhecidas como Drones. De acordo com o responsável pelo Posto 12 de Iporã do Oeste, Sargento EDSON BARBOSA, a intenção é a fiscalização de ultrapassagens proibidas, uma das principais causas de acidentes na região, o levantamento em 3D de locais de acidentes de trânsito de grandes proporções e atendimento preliminar de acidentes envolvendo produtos perigosos. Ele destaca que no ano de 2021 foram registrados 24 óbitos nos 258 quilômetros da área de atuação do Posto 12, um recorde negativo que precisa ser reduzido. EDSON reforça que a intenção da Polícia Militar Rodoviária não é multar o cidadão que transita pela região, mas de evitar acidentes e garantir que todos cheguem em seus destinos com tranquilidade e segurança.
A Polícia Militar Rodoviária realizou a Operação Lei Seca neste sábado e domingo na SC 283. Foram desenvolvidas ações nos municípios de São Carlos e Palmitos. Policiais Militares Rodoviários de Iporã do Oeste e Chapecó participaram das abordagens. Foram flagrados 35 condutores cometendo infrações de trânsito, com destaque para o transporte de crianças sem observar as normas de segurança. Oito condutores recusaram a soprar o Etilômetro e foram autuados administrativamente. Sete veículos foram retirados de circulação por estarem comprometendo a segurança viária e nos dois dias de barreiras, foram realizados 70 testes de alcoolemia.
A Polícia Militar atendeu uma ocorrência de descumprimento de Medida Protetiva de Urgência no município de São Miguel do Oeste. O fato foi registrado na última sexta-feira por volta das 12h, quando a central de emergência recebeu uma ligação de uma senhora informando que seu filho estava em sua residência e que ela possuía Medida Protetiva de Urgência em desfavor dele. A guarnição Policial se deslocou até o endereço repassado e localizou o autor. Diante do flagrante, foi dada voz de prisão e o homem está à disposição da Justiça.
A Polícia Militar de Bandeirante e o Corpo de Bombeiros de São Miguel do Oeste atenderam, por volta das 14h deste domingo, uma saída de pista seguida de capotamento na estrada geral em direção a Linha Reno, no interior de Bandeirante. No local, um veículo Polo saiu da pista e tombou. Duas pessoas foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros e liberadas no local. A Polícia Militar fez o levantamento e aguardou a chegada do guincho para a retirada do veículo.
A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros atenderam por volta das 18 horas deste domingo, uma ocorrência de agressão física na Rua Marechal Floriano, no centro de São Miguel do Oeste. No local os policiais encontraram um homem, vítima de agressão. Por ser deficiente auditivo, ele teve dificuldades em informar o que havia ocorrido. Populares contaram que ele andava de bicicleta, quando um homem se aproximou, desceu do veículo e agrediu a vítima. Ele foi atendido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado à UPA 24 horas para avaliação. A Polícia Militar registrou um Boletim de Ocorrência e orientou a vítima.
Uma mulher ficou ferida em um acidente de trânsito na madrugada desta segunda-feira no Bairro Estrela, em São Miguel do Oeste. O acidente foi uma colisão de veículo em poste. O Corpo de Bombeiros foi acionado e deslocou as guarnições para o local. A vítima se encontrava presa dentro de um carro Gol. Os Bombeiros fizeram o desencarceramento, imobilização em maca rígida e a condução para atendimento no Hospital. A mulher estava consciente e orientada, em estado estável. Os procedimentos de trânsito ficaram à cargo da Polícia Militar.
Um motociclista, de 31 anos, ficou ferido ao sofrer uma queda por volta das 03h deste domingo, na SC 386 em Iporã do Oeste. O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado e atendeu o homem, que foi encontrado deitado sobre a rodovia na Linha São Lourenço, consciente e desorientado, com sinais vitais estáveis, apresentando suspeita de fratura na perna direita e escoriações pelo corpo. Após avaliação inicial, foi aplicado o colar cervical e feita a imobilização em maca rígida para encaminhamento ao Hospital Nossa Senhora das Mercês.
Jovem é morto a tiros no interior de Barra do Guarita. O crime ocorreu por volta das 16 horas e 30 minutos de ontem, em Linha Jaburiti, interior do município gaúcho na divisa com Itapiranga. Conforme o delegado, ROBERTO AUDINO, três suspeitos abordaram a vítima que estava de moto e efetuaram disparos de arma de fogo. Todos os envolvidos residem em Barra do Guarita. Até o momento ninguém foi preso e a polícia investiga a participação dos três suspeitos do crime. A vítima, um jovem de 20 anos, foi atingido por mais de um disparo de arma de fogo e morreu no local do crime. A polícia aguarda resultado da perícia para definir as circunstâncias do homicídio. Conforme o Delegado AUDINO, somente um dos suspeitos possui antecedentes policiais.
Vítima de homicídio em Barra do Guarita estava acompanhado da namorada, uma adolescente de 14 anos. Conforme o Delegado ROBERTO AUDINO, que neste mês responde pela delegacia de Barra do Guarita, o homicídio no final da tarde deste domingo pode ter ocorrido por desavenças anteriores. A vítima de 20 anos, morador de Barra do Guarita, foi atingida por disparos de arma de fogo. O jovem, que ainda não teve a identidade divulgada estava em uma moto com a namorada, uma adolescente de 14 anos, que foi ordenada a descer, antes da execução do crime. A motivação pode estar ligada à suposta vingança, pois a vítima teria acusado os autores do crime de terem praticado o furto de uma moto.