Produção do Departamento de Esportes da Rádio Atalaia, apresentação: Nilson Risso.
Passadas quatro rodadas do Campeonato Brasileiro, tem 9 pontos: Vasco em 1º, Internacional em 2º, e Atlético Mineiro em 3º. Com 7 pontos estão: Bahia em 4º, e Santos em 5º. Tem 6 pontos: Athletico Paranaense em 6º e Grêmio em 7º. Com 5 pontos: Botafogo em 8º, Palmeiras em 9º, e Bragantino em 10º. Com 4 pontos aparecem: Corinthians, Atlético de Goiás, São Paulo, Fluminense, Fortaleza, e Sport. O Flamengo também tem 4 pontos mas, já está na zona de rebaixamento. Goiás e Ceará somam 1 ponto cada. E o Coritiba ainda não pontuou.
Começa hoje a 5º rodada do Campeonato Brasileiro. Às 16 horas joga Athletico Paranaense e Fluminense. Às 19 horas Internacional e Atlético Mineiro. E às 21 horas o clássico entre Goiás e Atlético de Goiás. Domingo ás 11 horas tem Flamengo e Botafogo. Às 16 horas: Palmeiras e Santos, e Bragantino e Coritiba. Às 19 horas: Sport e São Paulo, e Ceará e Bahia. E na quarta-feira encerra a rodada o confronto entre Corinthians e Fortaleza.
Tem sequencia hoje a 5º rodada do Campeonato Brasileiro série B. Neste momento jogam Avaí e Cuiabá. Logo mais as 16 e 30 tem: Botafogo e Figueirense, e Náutico e Juventude. E às 19 horas CRB e Vitória. Domingo às 11 horas tem Paraná e Operário, e Sampaio Corrêa e Brasil de Pelotas.Às 18 horas, confiança e Cruzeiro. E na segunda às 20 horas joga fechando a rodada Chapecoense e Guarani.
Crescem as chances de Yuri Alberto fazer seu primeiro jogo como titular do Inter diante do Atlético Mineiro, neste sábado as 19 horas, no Beira-Rio. Eduardo Coudet ainda espera um atacante para suprir a lacuna deixada por Paolo Guerrero, e como William Pottker está suspenso, o ex-jogador do Santos surge como o favorito para ser o parceiro de Thiago Galhardo no ataque. O garoto de 19 anos consegue atuar tanto como o homem mais avançado como pelo lados. Como Thiago Galhardo é o jogador com mais mobilidade no ataque, Yuri pode ser o escolhido para ocupar a posição de referência no ataque. A importância cresce com à medida da escassez de peças. Guerrero passará por cirurgia para reconstrução dos ligamentos do joelho direito e só voltará aos gramados na próxima temporada. Pottker acabou expulso diante dos goianos e terá de cumprir suspensão. Uma boa atuação de Yuri servirá para ajudar o Inter a seguir na ponta de cima da tabela.
São apenas quatro rodadas disputadas, mas algumas estatísticas deste começo de Campeonato Brasileiro mostram que o Grêmio tem enfrentado alguns problemas. Na prática, um leva ao outro. O time vem desperdiçando muitas oportunidades de gol durante as partidas. E a consequência são os empates em série, os últimos três confrontos no campeonato terminaram com igualdade no placar. Renato Portaluppi tem elogiado o desempenho do time, que cria muitos lances de ataque, mas peca na hora de colocar a bola para dentro do gol. Há notícias boas, como o crescimento de Pepê, que diante do Flamengo fez seu melhor jogo desde que assumiu o lugar deixado por Everton Cebolinha. Por outro lado, Renato viu seu artilheiro no ano, Diego Souza, deixar o gramado do Maracanã sentindo uma lesão muscular. Com isso, a direção está intensificando a busca por outro centroavante, já que não há um substituto natural para Diego Souza no grupo.
O Inter aguarda o sim de Alexandre Pato. A proposta está sobre a mesa e basta o atacante aceitar os números e as condições apresentadas pelo Inter e ele logo reforçará o elenco à disposição de Eduardo Coudet. O jogador, que rompeu seu contrato com o São Paulo, também é pretendido pelo Atlético Mineiro, mas dá preferência ao clube gaúcho pela familiaridade que tem com o Beira-Rio, onde começou. A tendência é que o desfecho das negociações ocorra ainda hoje ou, no máximo, até o começo da próxima semana. O Inter tem pressa, afinal, perdeu Paolo Guerrero, seu principal jogador, até o começo da próxima temporada. O substituto mais imediato era William Pottker, que além de jogar muito pouco enquanto esteve em campo contra o Atlético de Goiás, na quarta-feira, ainda foi expulso no começo do segundo tempo ao agredir um jogador adversário na frente do árbitro.
A lesão na coxa que tirou o centroavante Diego Souza do segundo tempo da partida contra o Flamengo o deixará em tratamento por 10 dias. Com isso, ele não irá enfrentar o Vasco neste domingo e, certamente ficara fora, da primeira partida da final do Gauchão, contra o Caxias, no estádio Centenário, na quarta-feira. A reação do organismo do artilheiro do Tricolor é que irá determinar se ele ficará à disposição de Renato Portaluppi para o jogo decisivo. Isaque é a opção para o comando do ataque até o retorno do artilheiro. Com a lesão, o departamento de futebol do Grêmio deve acelerar a busca pelos dois atacantes que Renato Portaluppi vem pedindo desde o início da temporada. Por outro lado, a inscrição do meia-atacante Everton foi publicada no BID da CBF no início da tarde desta sexta-feira e ele está à disposição de Renato Portaluppi para o confronto contra o Vasco da Gama, no domingo, às 16 horas, em São Januário. Na atividade de ontem no Rio de Janeiro, o treinador voltou a contar com Victor Ferraz e Paulo Miranda, que se recuperaram de lesões.
O Figueirense assinou ontem contrato com a empresa Alvarez & Marsal, multinacional especializada em gestão de empresas, que irá cuidar da reestruturação financeira do clube. O objetivo é montar uma estratégia focada em duas frentes: no endividamento e na busca por investidores e parceiros que tenham interesse em clubes com potencial de crescimento no futebol nacional. De acordo com o comunicado do Figueirense, a empresa foi responsável pela reestruturação de vários times nas ligas europeias de futebol, além de NBA e MLB. A consultoria também esteve à frente do gerenciamento de crise e plano de melhoria de desempenho da Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe.
Após vestir a camisa 10 do Juventus no Campeonato Catarinense, Marllon acertou com o Marcílio Dias. O anúncio foi feito ontem. O meia vai atuar na Série D e tem contrato válido com o clube de Itajaí até 10 de fevereiro de 2021. De acordo com o Marinheiro, há possibilidade de renovação até o fim do estadual do ano que vem. Antes dele, o Marinheiro anunciou o lateral-direito Weriton. A estreia do Marcílio Dias na Série D está marcada para 19 de setembro, contra o Pelotas, fora de casa. Depois, enfrenta o JEC como mandante. Já, Alex Nemetz está de volta ao Tubarão. O meia é o primeiro reforço para a disputa da Série D do Brasileiro, que começa em setembro. O atleta fez parte do elenco do Peixe entre as temporadas 2016 e 2018, com conquistas importantes como o acesso à elite do Catarinense, em 16, e o título da Copa Santa Catarina, no ano seguinte. O Tubarão estreia na Série D no dia 19 de setembro, contra o São Luiz do Rio Grande do Sul, em casa.
Matheus Banguelê é o novo reforço do Joinville para a Série D do Campeonato Brasileiro. O meia de 24 anos foi anunciado na quinta-feira e tem contrato válido até o fim da competição. Revelado nas categorias de base do São Paulo, o meio-campista estava na Jacuipense e passou por Novorizontino, Internacional e Louletano de Portugal. Banguelê é o terceiro reforço do JEC para a disputa. Antes dele, o time catarinense confirmou o atacante Kaynan e o zagueiro Jaques. A estreia do Joinville na Série D será contra o Novorizontino, em 19 de setembro, no Norte de Santa Catarina. A Confederação Brasileira de Futebol ainda não definiu o horário da partida.
O Figueirense está pronto para enfrentar o Botafogo de São Paulo na quinta rodada da Série B. Ainda sob o comando de Raul Cabral, que substitui Márcio Coelho na área técnica, a equipe alvinegra finalizou a preparação para a partida no CT da Ponte Preta, em Campinas. De acordo com o Furacão, o trabalho da manhã desta sexta-feira focou em troca de passes, posicionamento, bola parada e finalização. A tendência é que o auxiliar do Figueira mantenha a mesma escalação dos jogos anteriores, mas a presença de Pedro Lucas, que volta de suspensão, não é descartada no setor ofensivo. A bola rola para Botafogo de São Paulo e Figueirense neste sábado, às 16 e 30, no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto. O Furacão aparece na tabela com apenas um ponto somado e na vice-lanterna. Em razão do adiamento do jogo contra o Sampaio Corrêa, que diagnosticou casos de Covid-19 no elenco, a equipe catarinense tem um jogo a menos.
A improvável vitória da Chapecoense sobre o Cruzeiro, fora de casa, começou a se desenhar fora das quatro linhas. E não tem a ver apenas com o esquema com quatro atacantes feito pelo técnico Umberto Louzer, mas com a parte psicológica de um grupo que soube ter ousadia para encarar o favorito da Série B do Brasileiro. A Chapecoense pisou no Mineirão confiante de que era possível conquistar uma vitória. Depois disso, entraram a parte tática e a estratégia de usar os homens de frente para pressionar a linha defensiva adversária. Ao contrário do que poderia se esperar, a Chapecoense não entrou em campo para se defender. Ousou e pressionou o adversário até conseguir o gol. A ideia de Louzer de colocar os quatro atacantes na linha defensiva do Cruzeiro para gerar desequilíbrio numérico deu certo. Com uma partida a menos, a Chapecoense está no G-4 da Série B. O próximo jogo é contra o Guarani, na Arena Condá. Na segunda-feira, às 20 horas, o time terá nova oportunidade de mostrar a coragem elogiada pelo comandante.
Somente duas partidas abrem neste fim de semana a Liga Nacional de Futsal. Hoje às 19 horas jogam Campo Mourão e Pato futsal. E amanhã às 11 horas e 15 minutos tem Atlântico de Erechim e Marreco de Francisco Beltrão. Segundo a Liga Nacional de Futsal, os estados de Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais não foram liberados pelos órgãos de saúde para receberem as partidas por conta da pandemia de coronavírus. Ao todo sete partidas foram adiadas: Tubarão e Assoeva; Corinthians e Sorocaba; Brasília e Praia Clube; Cascavel e Joinville; Foz Cataratas e Blumenau; Umuarama e Joaçaba, e Minas e São José. A assessoria de imprensa da Liga informou que aguarda orientações do departamento técnico para fazer a divulgação da nova tabela.
O Pato futsal viajou ainda ontem para Campo Mourão, onde hoje as 19 horas enfrenta a equipe local na estreia da Liga Nacional de futsal. A viagem foi adiantada seguindo os protocolos de segurança elaborado de Liga Nacional. O Pato está no grupo C, ao lado de Tubarão, Campo Mourão, Assoeva, Jaraguá, Joaçaba e Umuarama. Na semana que passou, o elenco do Pato Futsal realizou os exames para Covid-19 e todos os atletas e comissão técnica testaram negativos. Na temporada 2020, o Pato Futsal disputará a Série Ouro do Campeonato Paranaense, a Liga Nacional de Futsal, a Copa do Brasil, a Copa Paraná, e a Supercopa de Futsal. No dia 25, o Pato estreia em casa contra Dois Vizinhos pelo estadual série ouro.
O jogo de estreia do Marreco futsal de Francisco Beltrão na Liga Nacional teve mudança de data e local. A equipe beltronense teve que viajar para Erechim no Rio Grande do Sul onde enfrenta o Atlântico neste domingo às 11 horas e 15 minutos. O Marreco está no grupo B junto com: Carlos Barbosa e Atlântico do Rio Grande do Sul, Blumenau e Joinville de Santa Catarina, e Cascavel e Foz Cataratas do estado do Paraná. A partida será sem público, apenas com transmissão da TV NSports. O técnico Serginho Schiochet tem dois jogadores no departamento médico, o ala Canhoto e o pivô Paulo Felipe. Mas é provável que os dois estejam à disposição na estreia.
Na próxima segunda-feira, a Federação Paranaense de Futebol realiza o Arbitral do Campeonato Paranaense da 2ª Divisão 2020. O congresso técnico será realizado por meio de videoconferência. Dez equipes estão confirmadas para o Campeonato: Batel de Guarapuava, Apucarana, Araucária, Azuriz Pato Branco, Andraus Brasil de Campo Largo, Independente de São José dos Pinhais, Maringá, Nacional de Rolândia, Prudentópolis, e Rolândia Esporte Clube. A partir do resultado desse encontro virtual entre Federação Paranaense e clubes, a Segundona do Paraná terá datas e fórmula de disputa definida. O Azuriz Futebol clube que neste ano fez parceria com Pato Branco segue se preparando para a competição, treinando no CT Gralha Azul que fica na divisa com Campo Ere. Segundo a diretoria do Azuriz, foi investido bastante na equipe que vai buscar o acesso a primeira divisão do ano que vem.
As competições e atividades do Departamento de Esportes de Palma Sola seguem suspensas. Estava em andamento: o Campeonato municipal interiorano de futsal em duas categorias, o campeonato municipal Society cidadino de futebol suíço, e os campeonatos de canastra masculino e feminino, e sinuca masculino. Segundo o responsável pelo Departamento de Esportes de Palma Sola, os campeonatos ainda não tem previsão de serem retomados, mas a intenção do Departamento é concluir oque estava em andamento.
No município de Saltinho as competições também seguem paralisadas por tempo indeterminado. Estavam em andamento, os campeonatos de: 48, jogos da terceira idade, voleibol misto e futebol suíço. Segundo o diretor de esportes daquele município Edimar Ribeiro, assim que houver decreto liberando as competições será realizada reunião para tratar sobre á sequencia dos campeonatos. O Departamento de Esportes de Saltinho está funcionando normalmente e a expectativa é de encerrar pelo menos os campeonatos que estavam em andamento neste ano.
Termina aqui o Show de bola, Nós voltaremos amanhã, tenham uma
ótima tarde e até lá.