-ANS SUSPENDE REAJUSTE DE TODOS OS PLANOS DE SAÚDE POR 120 DIAS
-DEFESA DE MOISÉS ENTRA COM NOVO PEDIDO NO STF CONTRA RITO DO IMPEACHMENT
-EMPRESÁRIO ESCLARECE RETIRADA DE OUTDOORS POLÍTICOS EM SÃO MIGUEL DO OESTE
-MUNICÍPIO TEM SALDO DE 108 VAGAS DE TRABALHO NO MÊS DE JULHO
-UTI DO REGIONAL PARA CASOS DE COVID ATINGE 100 POR CENTO DE OCUPAÇÃO
-POLÍCIA CIVIL PRENDE QUINTO SUSPEITO DE ENVOLVIMENTO COM TRÁFICO DE DROGAS
-OPERAÇÃO POLICIAL CUMPRE MANDADOS DE BUSCA E APREENSÃO EM MARAVILHA
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 15 graus. A mínima das últimas horas foi de zero grau.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 59 centavos. O euro está valendo seis reais e 58 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.
Os dois grupos rivais que disputam o poder na Líbia anunciaram, nesta sexta-feira, o fim dos combates em todo o território e a organização de eleições num futuro breve. O país no norte da África vive conflito entre o governo apoiado pela Organização das Nações Unidas e um parlamento liderado pelo marechal KHALIFA HAFTAR.
É o primeiro acordo político desde 2015, quando a ONU apoiou a criação do Governo de União Nacional na primeira tentativa de por fim aos conflitos no país.
O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, e seu rival democrata na eleição presidencial de novembro, JOE BIDEN, aumentaram os gastos de campanha em julho, de acordo com documentos apresentados na quinta-feira à Comissão Eleitoral Federal. BIDEN, que aceitou a indicação democrata na quinta-feira para desafiar TRUMP na eleição de três de novembro, gastou quase 60 milhões de dólares, enquanto a campanha de reeleição do presidente desembolsou quase 65 milhões.
Uma vacina experimental contra a Covid-19 da farmacêutica chinesa Sinopharm será testada em três mil voluntários na Argentina, anunciou o ministro da Saúde, GINÉS GONZÁLEZ GARCÍA, nesta sexta-feira. O ensaio clínico de fase 3 é o último antes de uma aprovação do imunizante. A Sinopharm está realizando um teste de estágio avançado da vacina em potencial nos Emirados Árabes Unidos, para o qual deve recrutar 15 mil pessoas, porque a China não tem casos novos suficientes para ser um local de testes útil. A candidata a vacina, feita a partir do vírus inativado também será testada no Brasil em um acordo com o governo do Estado do Paraná.
A Agência Nacional de Saúde Suplementar suspendeu nesta sexta-feira a aplicação de reajustes em planos de saúde no Brasil por 120 dias. A medida vale a partir de setembro para reajustes anuais ou por mudança de faixa etária, em todas as modalidades: individual, familiar, coletivo e empresarial. Todo ano, entre maio e julho, a Diretoria Colegiada da ANS define o percentual máximo de reajuste dos convênios. Ficou decidido que, em 2020, não haverá anúncio deste número, portanto, fica desautorizado o aumento. Segundo a agência, a proposta foi aprovada nesta sexta por quatro votos favoráveis e uma abstenção.
O relator da PEC do Fundeb, senador FLÁVIO ARNS, apresentou novo relatório sobre a proposta, no qual defende a retirada de um trecho que prevê o repasse de recursos do fundo para creches privadas sem fins lucrativos no caso de falta de vagas na rede pública. A Proposta de Emenda à Constituição que altera regras e torna permanente o fundo de financiamento da educação básica está na pauta do Senado, com previsão de votação na próxima terça-feira. No novo relatório, apresentado nesta semana, FLÁVIO ARNS diz que o dispositivo inserido na Câmara “nada mais faz do que repetir, com outras palavras, o que já consta” da Constituição. O Executivo quer utilizar parte dos recursos do fundo como auxílio para o pagamento de vagas em creches privadas, o que tiraria do ensino público uma fatia do dinheiro.
O presidente JAIR BOLSONARO disse nesta sexta-feira que o Auxílio Emergencial será prorrogado até dezembro. Ele não disse qual será o valor. O benefício paga, desde abril, 600 mensais aos trabalhadores informais e desempregados em razão da pandemia do coronavírus. A última parcela, para os trabalhadores que fazem parte do programa Bolsa Família, termina de ser paga no final deste mês. BOLSONARO afirmou o auxílio emergencial custa 50 bilhões e não poder ser definitivo mas o governo vai continuar com ele, mesmo com valores diferentes, até que a economia possa “pegar” no país. Uma das possibilidades é que o valor passe para 300 reais por mês até o final do ano.
A Secretaria da Saúde de Santa Catarina publicou nesta sexta-feira a portaria 626, que mantém a suspensão no estado da prática de esportes coletivos em caráter amador. O objetivo principal é inibir a aberturas de quadras e campos de futebol society e, dessa forma, evitar a reunião de pessoas e o contágio do coronavírus. Apenas a prática de esporte coletivo do tipo profissional está autorizada e deve seguir diversas regras. A Secretaria informou que todos os municípios de Santa Catarina precisam seguir a portaria, mesmo os que têm normas que liberem a atividade, já que a regra estadual se sobrepõe às locais. De acordo com a secretaria, a falta de isolamento social é um dos mais relevantes fatores na disseminação do vírus e do aumento do número de infectados em Santa Catarina.
A economia catarinense encerrou o mês de julho com saldo de 10 mil e 44 novas vagas de emprego. O resultado é o melhor em 16 anos, desde que iniciou a série histórica, que analisa dados desde 2004. Também representa o maior saldo entre os estados do Sul e o terceiro na comparação com o restante do país, atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, pesquisa divulgada nesta sexta-feira pelo Ministério da Economia. Em Santa Catarina, a indústria foi o segmento que mais criou novas vagas em julho.. De acordo com o Caged, o setor foi responsável pela abertura de sete mil 672 posições de trabalho com carteira assinada no período.
A defesa do governador CARLOS MOISÉS DA SILVA, através do advogado MARCOS PROBST, entrou com um recurso nesta quinta-feira no Supremo Tribunal Federal para pedir novamente a suspensão do rito que tramita na Assembleia Legislativa. No dia 14 de agosto, o ministro LUIS ROBERTO BARROSO concedeu uma liminar à Alesc para a retomada do processo. O recurso de MOISÉS chamado de Reclamação, assim como foi o da Assembleia, pede uma liminar. PROBST afirma que a tese central defende a inconstitucionalidade do artigo 12 do rito de impeachment definido pela Mesa Diretora da Assembleia. Com isso, o pedido é para que o rito seja suspenso até a correção do ato. O artigo diz que o afastamento do governador ocorre na data da instalação do tribunal formado por cinco deputados e cinco desembargadores. Para o advogado, não se pode afastar o governador dessa forma, sem um juízo anterior. Ele defende uma segunda votação antes do afastamento.
A frio intenso e a formação de geada marcaram os últimos dias na região extremo-oeste. Desde ontem, a Peperi vem recebendo fotos e vídeos feitos por internautas e ouvintes sobre a geada. Os registros são dos municípios de Paraíso, São Miguel do Oeste, Barra Bonita, Itapiranga, Belmonte e Mondaí. Na sede da Rede Peperi de Comunicação em São Miguel do Oeste os termômetros marcaram menos um grau na madrugada de ontem e zero grau neste sábado. As fotos do frio intenso com geada na região podem ser conferidas no portal da Peperi na internet.
Uma equipe do décimo segundo Batalhão de Bombeiros Militar, composta por oito bombeiros, concluiu nesta sexta-feira os trabalhos em apoio ao município de Vargem Bonita atingido por um tornado na semana passada. Os bombeiros da região extremo-oeste prestaram auxilio nos trabalhos de reconstrução da cidade. Cerca de 80 por cento das suas residências foram danificadas em função de micro explosões, fortes chuvas de granizo e tornados registrados na sexta passada. Foram atendidas 130 famílias com a distribuição de cerca de três mil e 500 folhas de fibra de cimento.
A escola do Legislativo de Santa Catarina segue seus trabalhos nesse momento de pandemia da Covid-19. A informação é da deputada estadual do PSD e presidente da Escola do Legislativo, MARLENE FENGLER. Conforme ela, a ação funciona com um espaço de formação para os servidores tanto do legislativo municipal quanto estadual. Segundo ela, ao longo dos anos os projetos desse modelo foram ampliados e atualmente a escola possui uma parceria com as comissões legais da Assembleia Legislativa catarinense. De acordo com MARLENE, essa parceria permite a realização de seminários sobre temas relevantes, entre eles, Saúde, Educação, Assistência Social, qualificação e capacitação entre outros assuntos pertinentes.
O objetivo dessas ações é estimular a participação dos catarinenses na política do nosso estado. A afirmação é da deputada estadual do PSD e presidente da Escola do Legislativo, MARLENE FENGLER. Ela destacou que a intenção é fazer com que as pessoas entendam os direitos e deveres presentes na política, além de melhorar a participação da população tanto em nível municipal quanto estadual e até nacional. Ela ressaltou que a Escola do Legislativo possui diversos cursos voltados á população. MARLENE FENGLER salientou que todos os cursos são de formação e totalmente gratuitos.
A Escola do Legislativo possui mais de 20 cursos disponíveis para os catarinenses. O comentário é da deputada estadual do PSD e presidente da Escola do Legislativo, MARLENE FENGLER. Ela disse que ao todo são 22 cursos, entre eles, Gestão de Tempo, Empreendedorismo, Criatividade e inovação, entre outros. Ela explicou que os interessados em participar de qualquer curso devem acessar o site da Escola do Legislativo. O endereço eletrônico é o escola.alesc.sc.gov.br.MARLENE lembrou que todos os trabalhos da escola do legislativo estão ocorrendo de forma virtual, facilitando a participação para as pessoas interessadas.
O empresário do ramo de publicidade em São Miguel do Oeste, CLEONIR BRAS FUNES, mais conhecido por "BILLY", explicou, nesta sexta-feira, a retirada de outdoors políticos, colocados em alguns locais do município. BILLY disse que um sindicato contratou uma empresa de publicidade, que por sua vez, contratou outra empresa de Chapeco para a instalação dos outdoors. Os painéis foram colocados na segunda-feira. No mesmo dia, depois de uma grande repercussão, os proprietários dos terrenos onde estavam os outdoors solicitaram que a empresa de Chapecó, responsável pela colocação dos painéis, retirasse o material. BILLY explicou que foi contatado por essa empresa para a retirada. Ele reforçou só fez o serviço de remoção.
O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste atingiu cem por cento de ocupação da Unidade de Tratamento Intensivodestinada exclusivamente ao tratamento da Covid-19. São 18 leitos, todos do Sistema Único de Saúde e regulados pela central do Estado de Santa Catarina. Todas as vagas estão ocupadas por 17 casos confirmados e um suspeito. Além desses leitos criados exclusivamente para a pandemia, o Hospital ainda possui 10 leitos de UTI para outras doenças, que mantêm uma média de 80 por cento de ocupação. Os leitos de enfermaria também foram alterados e são ofertados 16 exclusivos para o tratamento da Covid-19. Nesta sexta-feira, a ocupação era de três pacientes com taxa de ocupação de 18 vírgula 75 por cento.
O Peperi Debates deste sábado discutiu a situação atual da região extremo-oeste em relação ao avanço do coronavírus. Em agosto, a média de novos casos da doença foi de 10 registros por dia e a taxa de ocupação de leitos de UTI no Hospital Regional praticamente dobrou, alcançado a lotação máxima nesta sexta-feira. O programa analisou as ações e dificuldades para enfrentar a pandemia. O debate contou com a presença da médica infectologista do município, PRISCILA GARRIDO, da secretária de saúde de Guaraciaba e vice secretária do comitê de crise regional do coronavírus, DAIANE DORIGON, do diretor do Hospital Regional, JEFERSON GOMES e do comandante da PM, tenente coronel JAILSON FRANZEN. As fotos e o áudio integral do programa estão no portal da Peperi na internet.
A pandemia do coronavírus está em andamento e chegou ao ponto mais crítico na região. O comentário é da médica infectologista PRICILA GARRIDO. Ela disse que todas as medidas adotadas desde o mês de março e a aceitação de boa parte da população contribuíram para retardar o avanço da doença. A médica ressaltou que apesar disso, a evolução do coronavírus é inevitável e a região está caminhando para entrar na classificação mais severa que é a de risco gravíssimo de contágio. Na visão de PRICILA, o aumento dos casos e a lotação dos leitos de UTI do Hospital Regional são reflexos do comportamento da população. Ela citou que as pessoas deixaram de se preocupar e descuidaram das medidas de forma geral. A médica destacou que apesar da ocupação dos leitos de UTI, a região está bem estruturada para garantir o atendimento de todos os pacientes.
Desde março os municípios trabalham firmemente para adotar ações, implantar medidas restritivas e orientar a população para evitar o contagio. O comentário é da secretária de saúde de Guaraciaba e vice secretária do comitê de crise regional do coronavírus, DAIANE DORIGON. Ela citou existe uma compreensão geral, mas muitos ainda não acreditam na gravidade da doença, especialmente as pessoas mais idosas. DAIANE comentou que os municípios se reestruturaram para enfrentar esse momento. Na visão da secretária, as pessoas devem buscar o atendimento no início dos sintomas para reduzir o risco de agravamento e internação hospitalar. Ela disse que o comitê da região se reúne toda quarta-feira para analisar as medidas e promover os ajustes necessários para enfrentar a pandemia do coronavírus.
O Hospital Regional se preparou bem para enfrentar a evolução do coronavírus e a eventual lotação de leitos de UTI. A avaliação é do diretor do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, JEFERSON GOMES. De acordo com ele, a ocupação de todos os leitos da Unidade de Tratamento Intensivo gera uma preocupação muito grande. GOMES citou que a ampliação dos leitos precisa de um planejamento maior e o Hospital não tem espaço físico, neste momento, para uma alteração a curto prazo. Ele ressaltou que graças ao esforço coletivo e ao comportamento bastante adequado e exemplar da população, a lotação do Hospital Regional demorou para acontecer. GOMES comentou 50 por cento dos internados são de outras regiões de saúde e não do extremo-oeste. O diretor do hospital comentou ainda que os leitos destinados a Covid são regulados por uma central do estado que destina os pacientes de acordo com as vagas.
As pessoas estão cansadas do distanciamento e do isolamento e por isso começam a buscar alternativas para retomar o contato social. A observação é do comandante do décimo primeiro batalhão da Polícia Militar, tenente coronel JAILSON FRANZEN. Ele disse que essa situação gera dificuldades para a PM que fiscaliza o cumprimento das medidas restritiva do estado e dos municípios. FRANZEN disse que o maior problema está com a juventude que promove festas e aglomerações clandestinas. Na opinião do policial, o que vivemos hoje é reflexo dos comportamentos adotados há cerca de 10 ou 15 dias. Apesar disso, a população do extremo-oeste serve de exemplo para o estado, já que outras regiões registram problemas mais graves nesse sentido. Para FRANZEN, o aumento de casos e a lotação dos leitos de UTI do Regional deve servir de alerta para que as pessoas tomem as medidas necessárias para evitar o contágio.
São Miguel do Oeste voltou a registrar um volume maior de contratações no mês de julho. De acordo com os dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério da Economia, o município teve um saldo positivo de 108 vagas de trabalho no mês passado. Foi o segundo mês consecutivo gerando empregos, depois de dois meses de queda. Em julho, o município teve 479 admissões e 371 desligamentos. O resultado foi o segundo melhor do ano, ficando atrás apenas de fevereiro quando foram geradas 134 vagas. No mês de junho, o saldo já havia sido positivo em 49 vagas. No acumulado do ano, foram abertas 175 postos de trabalho no município.
Assim como no primeiro semestre, a indústria foi a principal responsável pelo saldo positivo na geração de emprego formal verificada no mês de julho em São Miguel do Oeste. O setor teve 106 contratações a mais do que demissões. O segmento de serviços vem logo depois com saldo de 22 vagas. O mês de julho também foi positivo para o ramo agropecuário que teve uma vaga de trabalho aberta. Já a construção civil teve uma demissão a mais do que o total de contratações e o comércio manteve o quadro da primeira parte do ano e finalizou o mês de julho com 23 vagas de trabalho fechadas no município.
56 por cento dos trabalhadores que foram contratados no mês de julho são do sexo masculino. Do total de 479 admitidos, 272 são homens e 202 são mulheres. A maior parte tem entre 18 e 24 anos, faixa etária que representa 36 por cento do total de contratados. 19 pessoas contratadas no mês passado tem idades entre 50 e 64 anos, apenas quatro por cento do total. Somente uma pessoa acima de 64 anos assinou contrato de trabalho com carteira assinada no mês passado. Em relação ao grau de instrução, 54 por cento tem o ensino médio, 10 por cento tem o ensino fundamental e nove por cento concluiu a faculdade.
O perfil dos trabalhadores que foram demitidos no mês de julho no município também aponta para uma predominância dos homens com idade entre 18 e 24 anos e com ensino médio completo. No mês passado, dos 371 desligados, 223 eram homens, o que representa 60 por cento das demissões. 110 trabalhadores desligados tem entre 18 e 24 anos e 99 entre 30 e 39. 47 por cento das pessoas que perderam o emprego tinha o ensino médio. Entre os demitidos, quase 15 por cento dos trabalhadores tem ensino superior completo.
A Polícia Ambiental flagrou na tarde de quinta-feira um motociclista realizando manobras perigosas. O fato ocorreu próximo ao trevo secundário de acesso ao município de Guaraciaba, quando a guarnição se deslocava para atendimento de ocorrência ambiental. Os policiais visualizaram o condutor empinando a moto na contramão de direção colocando em risco os demais usuários da via. O condutor foi abordado e conduzido para a Delegacia onde foi lavrado o flagrante pela prática de crime de trânsito.. Foram adotadas as medidas administrativas de trânsito, como multas e apreensão da motocicleta. A moto está com o licenciamento estava vencido desde 2018.
A Polícia Civil de Maravilha, em conjunto com a Polícia Militar, cumpriu cinco mandados de busca e apreensão na tarde desta sexta-feira no município. A ação faz parte da investigação instaurada a partir do caso de um adolescente que sofreu um disparo de arma de fogo na perna. Após a identificação dos suspeitos envolvidos, foi constatado que dois notebooks furtados de uma grande empresa de Maravilha teriam sido receptados pelos mesmos envolvidos na ocorrência de disparo de arma de fogo.
A operação de ontem contou com o apoio da DIC e Delegacia de São Miguel do Oeste, como também, das Delegacias de Comarca de Cunha Porã e Anchieta. A Polícia Militarparticipou da operação compoliciaisda Companhia de Maravilha e com oCanil Setorialde Dionísio Cerqueira e de São Miguel do Oeste. Ontem, foram encontrados elementos que irão ser anexados em Inquéritos Policiais já instaurados a fim de concluir as investigações.
A Polícia Civil cumpriu ontem mais um mandado de prisão temporária de um homem envolvido nas investigações que culminaram na operação de combate ao tráfico de drogas. Em Itapiranga, quatro pessoas foram presas por tráfico de drogas, porte e posse ilegal de armas, bem como disparos de arma de fogo e ameaças. Em complemento às investigações, os Policiais Civis localizaram um quinto suspeito de envolvimento com os crimes no bairro Santa Terezinha em Guaraciaba. O homem foi preso e levado para a Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste.