-ANS SUSPENDE REAJUSTE DE TODOS OS PLANOS DE SAÚDE POR 120 DIAS
-DEFESA DE MOISÉS ENTRA COM NOVO PEDIDO NO STF CONTRA RITO DO IMPEACHMENT
-CLIMA PREJUDICA DESENVOLVIMENTO DA PLANTAÇÃO DE TABACO
-MONDAÍ TERÁ CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL AARUM
-EM UM ANO, REDE DE VIZINHOS DE IPORÃ DO OESTE JÁ ABRANGE 760 INTEGRANTES DIVIDIDOS EM OITO GRUPOS
-DOIS MESES APÓS TORNADO FAMÍLIA AINDA TRABALHA NA RECONSTRUÇÃO DAS EDIFICAÇÕES
-FAMÍLIA QUE PERDEU CASA EM INCÊNDIO PEDE AUXÍLIO EM DOAÇÕES
-PRESO QUINTO ENVOLVIDO EM OPERAÇÃO QUE INVESTIGA TRÁFICO DE DROGAS
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 15 graus. A mínima das últimas horas foi de zero grau. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 59 centavos. O euro está valendo seis reais e 58 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.
Os dois grupos rivais que disputam o poder na Líbia anunciaram, nesta sexta-feira, o fim dos combates em todo o território e a organização de eleições num futuro breve. O país no norte da África vive conflito entre o governo apoiado pela Organização das Nações Unidas e um parlamento liderado pelo marechal KHALIFA HAFTAR. É o primeiro acordo político desde 2015, quando a ONU apoiou a criação do Governo de União Nacional na primeira tentativa de por fim aos conflitos no país.
O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, e seu rival democrata na eleição presidencial de novembro, JOE BIDEN, aumentaram os gastos de campanha em julho, de acordo com documentos apresentados na quinta-feira à Comissão Eleitoral Federal. BIDEN, que aceitou a indicação democrata na quinta-feira para desafiar TRUMP na eleição de três de novembro, gastou quase 60 milhões de dólares, enquanto a campanha de reeleição do presidente desembolsou quase 65 milhões.
Uma vacina experimental contra a Covid-19 da farmacêutica chinesa Sinopharm será testada em três mil voluntários na Argentina, anunciou o ministro da Saúde, GINÉS GONZÁLEZ GARCÍA, nesta sexta-feira. O ensaio clínico de fase 3 é o último antes de uma aprovação do imunizante.A Sinopharm está realizando um teste de estágio avançado da vacina em potencial nos Emirados Árabes Unidos, para o qual deve recrutar 15 mil pessoas, porque a China não tem casos novos suficientes para ser um local de testes útil. A candidata a vacina, feita a partir do vírus inativado também será testada no Brasil em um acordo com o governo do Estado do Paraná.
A Agência Nacional de Saúde Suplementar suspendeu nesta sexta-feira a aplicação de reajustes em planos de saúde no Brasil por 120 dias. A medida vale a partir de setembro para reajustes anuais ou por mudança de faixa etária, em todas as modalidades: individual, familiar, coletivo e empresarial. Todo ano, entre maio e julho, a Diretoria Colegiada da ANS define o percentual máximo de reajuste dos convênios. Ficou decidido que, em 2020, não haverá anúncio deste número, portanto, fica desautorizado o aumento. Segundo a agência, a proposta foi aprovada nesta sexta por quatro votos favoráveis e uma abstenção.
O relator da PEC do Fundeb, senador FLÁVIO ARNS, apresentou novo relatório sobre a proposta, no qual defende a retirada de um trecho que prevê o repasse de recursos do fundo para creches privadas sem fins lucrativos no caso de falta de vagas na rede pública. A Proposta de Emenda à Constituição que altera regras e torna permanente o fundo de financiamento da educação básica está na pauta do Senado, com previsão de votação na próxima terça-feira. No novo relatório, apresentado nesta semana, FLÁVIO ARNS diz que o dispositivo inserido na Câmara “nada mais faz do que repetir, com outras palavras, o que já consta” da Constituição. O Executivo quer utilizar parte dos recursos do fundo como auxílio para o pagamento de vagas em creches privadas, o que tiraria do ensino público uma fatia do dinheiro.
O presidente JAIR BOLSONARO disse nesta sexta-feira que o Auxílio Emergencial será prorrogado até dezembro. Ele não disse qual será o valor. O benefício paga, desde abril, 600 mensais aos trabalhadores informais e desempregados em razão da pandemia do coronavírus. A última parcela, para os trabalhadores que fazem parte do programa Bolsa Família, termina de ser paga no final deste mês. BOLSONARO afirmou o auxílio emergencial custa 50 bilhões e não poder ser definitivo mas o governo vai continuar com ele, mesmo com valores diferentes, até que a economia possa “pegar” no país. Uma das possibilidades é que o valor passe para 300 reais por mês até o final do ano.
A Secretaria da Saúde de Santa Catarina publicou nesta sexta-feira a portaria 626, que mantém a suspensão no estado da prática de esportes coletivos em caráter amador. O objetivo principal é inibir a aberturas de quadras e campos de futebol society e, dessa forma, evitar a reunião de pessoas e o contágio do coronavírus. Apenas a prática de esporte coletivo do tipo profissional está autorizada e deve seguir diversas regras. A Secretaria informou que todos os municípios de Santa Catarina precisam seguir a portaria, mesmo os que têm normas que liberem a atividade, já que a regra estadual se sobrepõe às locais. De acordo com a secretaria, a falta de isolamento social é um dos mais relevantes fatores na disseminação do vírus e do aumento do número de infectados em Santa Catarina.
A economia catarinense encerrou o mês de julho com saldo de 10 mil e 44 novas vagas de emprego. O resultado é o melhor em 16 anos, desde que iniciou a série histórica, que analisa dados desde 2004. Também representa o maior saldo entre os estados do Sul e o terceiro na comparação com o restante do país, atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, pesquisa divulgada nesta sexta-feira pelo Ministério da Economia. Em Santa Catarina, a indústria foi o segmento que mais criou novas vagas em julho. De acordo com o Caged, o setor foi responsável pela abertura de sete mil 672 posições de trabalho com carteira assinada no período.
A defesa do governador CARLOS MOISÉS DA SILVA, através do advogado MARCOS PROBST, entrou com um recurso nesta quinta-feira no Supremo Tribunal Federal para pedir novamente a suspensão do rito que tramita na Assembleia Legislativa. No dia 14 de agosto, o ministro LUIS ROBERTO BARROSO concedeu uma liminar à Alesc para a retomada do processo. O recurso de MOISÉS chamado de Reclamação, assim como foi o da Assembleia, pede uma liminar.PROBST afirma que a tese central defende a inconstitucionalidade do artigo 12 do rito de impeachment definido pela Mesa Diretora da Assembleia. Com isso, o pedido é para que o rito seja suspenso até a correção do ato. O artigo diz que o afastamento do governador ocorre na data da instalação do tribunal formado por cinco deputados e cinco desembargadores. Para o advogado, não se pode afastar o governador dessa forma, sem um juízo anterior. Ele defende uma segunda votação antes do afastamento.
-CLIMA PREJUDICA DESENVOLVIMENTO DA PLANTAÇÃO DE TABACO
-MONDAÍ TERÁ CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL AARUM
-EM UM ANO, REDE DE VIZINHOS DE IPORÃ DO OESTE JÁ ABRANGE 760 INTEGRANTES DIVIDIDOS EM OITO GRUPOS
-DOIS MESES APÓS TORNADO FAMÍLIA AINDA TRABALHA NA RECONSTRUÇÃO DAS EDIFICAÇÕES
Empresários buscam fortalecer negócios através da cooperação. Conforme o vice-presidente da Facisc no Extremo Oeste, IGOR VISSOTTO, as entidades de classe estão unidas na buscas de programas de governo e melhorias para os empresários que enfrentaram meses de crise. O vice-presidente comenta que os associados buscam facilidades e demais atrativos para o desenvolvimento. Lembra que são feitas campanhas de prêmios, consultorias, palestras, oficinas, certificados digitais e consulta aos bancos de dados referente a proteção de crédito. IGOR citou o caso da Ascoagrin que abrange os municípios da fronteira e é considerada um exemplo, com mais de 340 sócios, sede própria e pelo leque de serviços, a exemplo do cartão Util Card aderido em outras cidades.Ele percebe que até então muitas pessoas compravam em municípios vizinhos.VISSOTTO citou ainda a participação no movimento pela retomada das obras a BR-163.
Escola do Legislativo oferece mais de 20 cursos gratuitos aos catarinenses. A deputada estadual e presidente da Escola do Legislativo, MARLENE FENGLER, o objetivo é ofertar formação para os servidores tanto do legislativo municipal quanto estadual. Segundo ela, ao longo dos anos os projetos desse modelo foram ampliados e atualmente a escola possui uma parceria com as comissões legais da Assembleia Legislativa catarinense. De acordo com Marlene, essa parceria permite a realização de seminários sobre temas como saúde, educação, assistência social, qualificação e capacitação. Ela afirma que o objetivo dessas ações é estimular a participação dos catarinenses na política do estado. A deputada destaca que a intenção é fazer com que as pessoas entendam os direitos e deveres presentes na política, além de melhorar a participação da população tanto em nível municipal quanto estadual e até nacional. No total são 22 cursos de formação gratuitos.
Frigorífico entrega sete monitores de sinais vitais à Secretaria de Estado da Saúde que serão direcionados a saúde. No início da semana, a empresa com filial em SMOeste fez a doação de um respirador ao Hospital Regional. Essas novas doações da indústria para a cidade fazem parte do seu programa “Fazer o Bem Faz Bem – Alimentando o Mundo com Solidariedade”. Desde junho, a unidade já recebeu, por meio do Fundo Municipal de Saúde, outros 12 monitores de sinais vitais, dois desfibriladores, 72 mil equipamentos de proteção individual, como luvas de procedimento e máscaras cirúrgicas, além de 10 mil máscaras de tecido para distribuição à comunidade.
UTI Covid-19 chega a 100% de ocupação no Hospital Regional. São 18 leitos, todos do Sistema Único de Saúde e regulados pela central de Santa Catarina. Além desses leitos criados exclusivamente para a pandemia, o Hospital ainda possui 10 leitos de UTI para outras doenças, que mantêm uma média de 80 por cento de ocupação. Os leitos de enfermaria também foram alterados e são ofertados 16 exclusivos para o tratamento da Covid-19. Nesta sexta-feira, a ocupação era de três pacientes, ou seja, 18,75 por cento. Outros 40 são leitos clínicos e cirúrgicos, que mantêm uma ocupação de cem por cento todos os dias, mais 15 leitos para gestantes e pediatria e 17 leitos de observação no Pronto Socorro, sendo 5 exclusivos para atender a pacientes suspeitos ou confirmados com a Covid-19.
Leitos do Hospital Regional foram ampliados durante a pandemia. Antes da pandemia a unidade do Extremo Oeste disponibilizava dez leitos de UTI Geral Adulta. Com o avanço da doença pelo Estado, os primeiros dois leitos de UTI foram criados ainda em março, com equipamentos do próprio Hospital. Outro leito foi reservado da UTI Geral para o atendimento a paciente com a Covid-19. Ao final de abril, mais seis leitos foram ativados, após uma ação conjunta entre o Hospital, Associação de Empresários, Judiciário e hospitais vizinhos, passando para nove leitos disponíveis. Em maio o Estado enviou dez respiradores. Estes leitos foram ativados no dia 17 de julho, após a compra de outros equipamentos e acessórios necessários. A unidade passou a contar com 18 exclusivos para a Covid-19 e 10 na UTI geral, para outras doenças. O Hospital Regional também investiu na aquisição de Equipamentos de Proteção, medicamentos, além da contratação de mais de 60 novos profissionais, chegando a 450 colaboradores.
Lavouras da região devem registrar poucos prejuízos com a geada no milho. O agrônomo, ASTOR KONZEN, afirma que no Extremo Oeste existe alguns municípios em que são poucas as propriedades que já fizeram o plantio. Ele revela que mesmo assim a geada desta sexta-feira não foi tão expressiva. No entanto, nos municípios da região de Itapiranga, São João do Oeste, além de São Carlos, e Águas de Chapecó, há tradição de semear antes. O agrônomo comenta que nestes locais haverá perda e já existe busca de sementes pelos agricultores que precisarão fazer o replantio. Isso costuma ocorrer de três a cinco dias após a incidência do frio. Nas lavouras onde a planta já está com ponto de crescimento acima do solo a recomendação é o novo plantio para evitar prejuízos com a safra que além de menor, terá impacto na qualidade. A estimativa é que 20% das lavouras do Oeste tenham sido afetadas. No Sudoeste do Paraná o problema maior está no trigo.
Clima prejudica desenvolvimento da plantação de tabaco na região Oeste catarinense. Nesta sexta-feira produtores lamentaram nas redes sociais postando fotos dos danos causados pela forte geada. Já na semana passada a chuva que veio acompanhada de granizo causou prejuízos ao fumo recém plantado nas lavouras. O gerente técnico da Afubra de Santa Cruz do Sul, PAULO OGLIARI, ressalta que somente na atual safra, nas regiões Oeste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina já são 283 produtores que registraram prejuízos de médio a grande porte nas mudas de fumo. Em algumas lavouras foi necessário fazer novo plantio, tamanho foi o prejuízo. OGLIARI comenta que a equipe técnica está a campo fazendo os levantamentos desde o começo da semana para apurar os prejuízos. Ele considera que os danos só não foram maiores porque muitos agricultores ainda não haviam feito o plantio, que varia de agosto a setembro.
A AFUBRA também está finalizando a pesquisa para apurar os preços praticados na comercialização da safra anterior. De acordo com o gerente técnico da Afubra de Santa Cruz do Sul, esta pesquisa contempla mais de 530 municípios nos três estados do Sul. PAULO OGLIARI antecipa que o resultado da pesquisa não é satisfatório, houve muita reclamação por parte dos produtores, devido aos baixos preços praticados pelas empresas. Ele cita que na região Oeste de Santa Catarina o fumicultor teve pouca perda na última safra em decorrência do clima, já na região de Santa Cruz, sede da Afubra, a produção foi afetada pela falta de chuva. OGLIARI lembra que cada produtor é livre para plantar a quantia de fumo que quiser, mas o que está acontecendo é que cada fumicultor está produzindo um pouco mais além do que tem registrado, o que acaba gerando excesso de produção e queda no preço devido a maior disponibilidade de tabaco no mercado.
Mondaí terá Centro de Educação Ambiental AARUM. Conforme o presidente da Associação Amigos do Rio Uruguai e Afluentes de Mondaí, NORVALINO ENGEL, a construção da sede própria da entidade, denominada de Centro de Educação Ambiental AARUM iniciou há cerca de um mês. Ele explica que além do escritório para realização das atividades da associação, o espaço também terá salas para as ações do projeto Unimed Cidadania Flora, pelo qual, são produzidas cerca de 15 mil mudas de árvores nativas por ano. NORVALINO comenta que a sede está localizada no bairro Industrial na saída de Mondaí em direção a Riqueza. No espaço de cerca de quatro hectares, além da sede própria, o presidente comenta que haverá também espaço para atividades de educação ambiental, como exemplo, trilhas ecológicas.
As tratativas para construção do Centro de Educação Ambiental AARUM iniciaram em 2012 pela diretoria da época. O presidente da Associação Amigos do Rio Uruguai e Afluentes de Mondaí comenta que naquele ano houve a oportunidade da apresentação do projeto de construção da sede no fórum da comarca, em uma ação civil pública que tramitava na época. NORVALINO ENGERL destaca que o espaço de quatro hectares acabou sendo cedido a associação, sendo que esta era uma antiga área de piscicultura. Segundo o presidente, o projeto da construção será realizado a médio e longo prazo, devido a disponibilidade de recursos. Nesta etapa estão sendo investidos 150 mil reais, com previsão de conclusão em seis meses. NORVALINO destaca que o primeiro dos três blocos será destinado para realização das atividades administrativas. O projeto contempla também uma praça aberta para atividades lúdicas.
Dois meses após tornado família ainda trabalha na reconstrução das edificações. EDER e CLAUDIANE BERWING e seus quatro filhos, moradores da linha Macaco Branco, Descanso, estão entre as famílias atingidas pelo tornado registrado no final do mês de junho. O fenômeno causou diversos prejuízos, principalmente em Descanso e Belmonte. Conforme o agricultor, após os danos causados pelo tornado o que chamou atenção foi à ajuda de vários voluntários que vieram de diversos locais da região. Como praticamente todas as construções da propriedade foram derrubadas pelo forte vento, EDER cita que houve o auxílio de vizinhos que se dispuseram a abrigar e ordenhar os animais, até que as edificações fossem reconstruídas. A família usou recursos próprios e de financiamento do Pronaf para reconstrução das edificações, mas ainda restam melhorias a serem feitas no galpão das máquinas e na residência.
CLAUDIANE diz que nunca imaginou ter que passar por uma situação dessas, e quando o temporal começou, ficou abraçada dentro de casa coma filha mais velha. Ela conta que além do barulho com o estouro das vidraças, até galhos de árvores foram arremessados pelo forte vento para dentro da casa. A agricultora lamenta que o que levou anos para ser construído, foi devastado em questão de minutos. Para a reconstrução, EDER conta que foi necessário ter paciência para fazer o planejamento correto e não se arrepender depois. Ele cita que o prejuízo da família foi grande, superior a 500 mil reais, mas da mesma forma, o auxílio que receberam depois foi ainda maior, pelo que afirma ser muito grato. O agricultor considera que por parte dos governos estadual e federal deveria haver maior atenção as famílias que tiveram perdas, pois avalia que o auxílio em crédito é pouco para quem perdeu praticamente tudo.
Em um ano, Rede de Vizinhos de Iporã do Oeste já abrange 760 integrantes divididos em oito grupos. O comandante da Polícia Militar de Iporã do Oeste, sargento MILTON WOLF cita que este número abrange quase 10% da população. Ele afirma que esta estratégia da Polícia Militar em todo o estado é uma forma do cidadão também assumir responsabilidade no seu bairro, e auxiliar a PM com informações, melhorando a segurança de todos. WOLF afirma que no estado a Rede de Vizinhos está presente há dois anos, já em Iporã do Oeste, começou a ser implantada em setembro do ano passado. Em Santa Catarina a Rede integra 172 mil participantes, e mais de quatro mil e 130 grupos ativos. O sargento ressalta que além do benefício dos grupos para o auxílio no trabalho da PM, a Rede de Vizinhos também traz vantagens aos participantes por meio da troca de informações sobre melhorias no bairro e alertas para a segurança das casas e famílias.
O comandante da PM de Iporã do Oeste comenta que para este ano havia o planejamento da criação de mais grupos da rede no interior do município, o que não foi possível devido à pandemia, já que são necessárias reuniões com os moradores. Sargento MILTON WOLF destaca que na cidade, onde os grupos já existem, interessados em participar devem baixar o aplicativo PMSC Cidadão, fazer o cadastro e solicitar a inclusão no menu Rede de Vizinhos. Todos os integrantes são adicionados a Rede de Vizinhos no seu respectivo grupo de WatsApp. WOLF cita que a maioria das ocorrências repassadas pelos grupos diz respeito a pessoas ou veículos em atitude suspeita. O grupo é apenas para troca de informações, e se necessário a PM deve ser acionada pelo 190. O sargento lembra que nesta semana, no dia 20 de agosto, foi lembrado o Dia do Vizinho, mas devido a pandemia, não foi possível realizar nenhuma confraternização.
-FAMÍLIA QUE PERDEU CASA EM INCÊNDIO PEDE AUXÍLIO EM DOAÇÕES
-PRESO QUINTO ENVOLVIDO EM OPERAÇÃO QUE INVESTIGA TRÁFICO DE DROGAS
Polícia Militar flagra homem com drogas em São José do Cedro. A ocorrência oi registrada ontem, às 22 horas e 30 minutos, na Rua Santa Maria, próximo ao Banco do Brasil em São José do Cedro. A guarnição da PM fazia rondas pela cidade quando visualizou duas pessoas em atitude suspeita. Então foi realizada a abordagem e identificado dois homens. Durante busca pessoal foi encontrada uma pequena porção de maconha no bolso da calça de um deles. Ele declarou ser usuário de drogas e que havia adquirido de um vendedor ambulante no município. Diante dos fatos a guarnição fez um boletim de ocorrência, realizou o levantamento fotográfico e expediu o termo de compromisso de comparecimento para o autor.
Padrasto e enteado são detidos por suspeita de furto em SMOeste. Um jovem foi apreendido depois de furtar uma residência no Bairro São Jorge. De acordo com a Polícia Militar, a vítima localizou escondido em uma mata alguns objetos como roupas, cobertores e uma TV, que haviam sido furtados da sua casa. Após receber informações do possível autor do furto, a guarnição realizou abordagem de um veículo próximo ao local, o qual demorou para obedecer a ordem de parada. No carro estava um adolescente e seu padrasto. Segundo informações recebidas pela PM, o menor estava oferecendo uma televisão para venda. Ele e o padrasto foram detidos. Com eles foi recuperada uma televisão e dois cobertores.
Família de Mondaí que perdeu casa em incêndio pede auxílio em doações. Na tarde de quinta-feira Bombeiros de Campo Erê, com auxílio da guarnição de São Lourenço, foram acionados para combater incêndio em residência no Bairro São Cristóvão. Os moradores trabalham em uma empresa de São Lourenço do Oeste e não estavam em casa no momento do sinistro. A moradora da casa é ROSICLER KLEIN, natural de Mondaí. Ela e o esposo residem em Campo Erê a cerca de um ano e meio. Familiares de Mondaí estão buscando auxilio da comunidade mondaiense, pois ela teve todos os seus pertences destruídos pelo fogo. Quem quiser fazer doações pode entrar em contato pelo telefone 9 92-02-82-96, com NEGA GRISANG, que é tia de ROSICLER.
Polícia Civil de Maravilha cumpre cinco mandados de busca e apreensão. A operação foi intitulada "Operação Disparo", em referência a primeira ocorrência que desencadeou as investigações, nos quais um adolescente sofreu disparo de arma de fogo na perna. Posteriormente, após a identificação e depoimentos dos suspeitos envolvidos, foi constatado que dois notebooks furtados de uma empresa de Maravilha, teriam sido receptados pelos mesmos envolvidos na ocorrência de disparo de arma de fogo. A operação na tarde desta sexta-feira contou com o apoio da DIC e delegacias de SMOeste, de Cunha Porã e Anchieta. A Polícia Militar participou da operação compoliciaisde Maravilha e com oCanil Setorialde Dionísio Cerqueira e de São Miguel do Oeste. Foram encontrados elementos que irão ser anexados em Inquéritos Policiais já instaurados a fim de concluir as investigações e remeter ao Poder Judiciário.
Preso quinto envolvido em operação que investiga tráfico de drogas em Itapiranga. A Polícia Civil de Guaraciaba e São Miguel do Oeste cumpriu na tarde desta sexta-feira mandado de prisão temporária expedido contra o quinto envolvido nas investigações que culminaram na operação deflagrada ontem pela manhã em Itapiranga no combate ao tráfico de drogas. Na manhã de ontem, em operação que envolveu dezenas de policiais, foram cumpridos quatro mandados de prisão e de busca e apreensão, ocasião em que um quinto envolvido não foi localizado. Em complemento às investigações, Policiais Civis localizaram o investigado no Bairro Santa Terezinha, em Guaraciaba. A operação é alvo de investigação que tramita na delegacia de Itapiranga, com a finalidade de apurar o tráfico de drogas, porte e posse ilegal de armas, bem como disparos de arma de fogo e ameaças.