-ANS SUSPENDE REAJUSTE DE TODOS OS PLANOS DE SAÚDE POR 120 DIAS
-DEFESA DE MOISÉS ENTRA COM NOVO PEDIDO NO STF CONTRA RITO DO IMPEACHMENT
- ESCOLA BALDUÍNO RAMBO DE TUNÁPOLIS REALIZA BUSCA ATIVA
- REGIÃO E ESTADO PODERÃO TER FRIO INTENSO AINDA EM SETEMBRO
- POLÍCIA E BOMBEIROS CONTAM COM BOA ESTRUTURA NO EXTREMO-OESTE
- COMÉRCIO COMEMORA REAÇÃO DAS VENDAS
- CAVALGADA SUL BRASILEIRA DA INTEGRAÇÃO NÃO ACONTECE EM 2020
- MUNICÍPIO REGISTRA AUMENTO NA VENDA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
- CRESCE NÚMERO DE LICENCIAMENTOS AMBIENTAIS DE GRANJAS DE SUÍNOS E AVES
- POLÍCIA CIVIL DE MARAVILHA CUMPRE CINCO MANDADOS DE BUSCA E APREENSÃO
- PRESO QUINTO ENVOLVIDO EM OPERAÇÃO QUE INVESTIGA TRÁFICO DE DROGAS EM ITAPIRANGA
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 59 centavos. O euro está valendo seis reais e 58 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.
Os dois grupos rivais que disputam o poder na Líbia anunciaram, nesta sexta-feira, o fim dos combates em todo o território e a organização de eleições num futuro breve. O país no norte da África vive conflito entre o governo apoiado pela Organização das Nações Unidas e um parlamento liderado pelo marechal KHALIFA HAFTAR. É o primeiro acordo político desde 2015, quando a ONU apoiou a criação do Governo de União Nacional na primeira tentativa de por fim aos conflitos no país.
O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, e seu rival democrata na eleição presidencial de novembro, JOE BIDEN, aumentaram os gastos de campanha em julho, de acordo com documentos apresentados na quinta-feira à Comissão Eleitoral Federal. BIDEN, que aceitou a indicação democrata na quinta-feira para desafiar TRUMP na eleição de três de novembro, gastou quase 60 milhões de dólares, enquanto a campanha de reeleição do presidente desembolsou quase 65 milhões.
Uma vacina experimental contra a Covid-19 da farmacêutica chinesa Sinopharm será testada em três mil voluntários na Argentina, anunciou o ministro da Saúde, GINÉS GONZÁLEZ GARCÍA, nesta sexta-feira. O ensaio clínico de fase 3 é o último antes de uma aprovação do imunizante. A Sinopharm está realizando um teste de estágio avançado da vacina em potencial nos Emirados Árabes Unidos, para o qual deve recrutar 15 mil pessoas, porque a China não tem casos novos suficientes para ser um local de testes útil. A candidata a vacina, feita a partir do vírus inativado também será testada no Brasil em um acordo com o governo do Estado do Paraná.
A Agência Nacional de Saúde Suplementar suspendeu nesta sexta-feira a aplicação de reajustes em planos de saúde no Brasil por 120 dias. A medida vale a partir de setembro para reajustes anuais ou por mudança de faixa etária, em todas as modalidades: individual, familiar, coletivo e empresarial. Todo ano, entre maio e julho, a Diretoria Colegiada da ANS define o percentual máximo de reajuste dos convênios. Ficou decidido que, em 2020, não haverá anúncio deste número, portanto, fica desautorizado o aumento. Segundo a agência, a proposta foi aprovada nesta sexta por quatro votos favoráveis e uma abstenção.
O relator da PEC do Fundeb, senador FLÁVIO ARNS, apresentou novo relatório sobre a proposta, no qual defende a retirada de um trecho que prevê o repasse de recursos do fundo para creches privadas sem fins lucrativos no caso de falta de vagas na rede pública. A Proposta de Emenda à Constituição que altera regras e torna permanente o fundo de financiamento da educação básica está na pauta do Senado, com previsão de votação na próxima terça-feira. No novo relatório, apresentado nesta semana, FLÁVIO ARNS diz que o dispositivo inserido na Câmara “nada mais faz do que repetir, com outras palavras, o que já consta” da Constituição. O Executivo quer utilizar parte dos recursos do fundo como auxílio para o pagamento de vagas em creches privadas, o que tiraria do ensino público uma fatia do dinheiro.
O presidente JAIR BOLSONARO disse nesta sexta-feira que o Auxílio Emergencial será prorrogado até dezembro. Ele não disse qual será o valor. O benefício paga, desde abril, 600 mensais aos trabalhadores informais e desempregados em razão da pandemia do coronavírus. A última parcela, para os trabalhadores que fazem parte do programa Bolsa Família, termina de ser paga no final deste mês. BOLSONARO afirmou o auxílio emergencial custa 50 bilhões e não poder ser definitivo mas o governo vai continuar com ele, mesmo com valores diferentes, até que a economia possa “pegar” no país. Uma das possibilidades é que o valor passe para 300 reais por mês até o final do ano.
A Secretaria da Saúde de Santa Catarina publicou nesta sexta-feira a portaria 626, que mantém a suspensão no estado da prática de esportes coletivos em caráter amador. O objetivo principal é inibir a aberturas de quadras e campos de futebol society e, dessa forma, evitar a reunião de pessoas e o contágio do coronavírus. Apenas a prática de esporte coletivo do tipo profissional está autorizada e deve seguir diversas regras. A Secretaria informou que todos os municípios de Santa Catarina precisam seguir a portaria, mesmo os que têm normas que liberem a atividade, já que a regra estadual se sobrepõe às locais. De acordo com a secretaria, a falta de isolamento social é um dos mais relevantes fatores na disseminação do vírus e do aumento do número de infectados em Santa Catarina.
A economia catarinense encerrou o mês de julho com saldo de 10 mil e 44 novas vagas de emprego. O resultado é o melhor em 16 anos, desde que iniciou a série histórica, que analisa dados desde 2004. Também representa o maior saldo entre os estados do Sul e o terceiro na comparação com o restante do país, atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, pesquisa divulgada nesta sexta-feira pelo Ministério da Economia. Em Santa Catarina, a indústria foi o segmento que mais criou novas vagas em julho.. De acordo com o Caged, o setor foi responsável pela abertura de sete mil 672 posições de trabalho com carteira assinada no período.
A defesa do governador CARLOS MOISÉS DA SILVA, através do advogado MARCOS PROBST, entrou com um recurso nesta quinta-feira no Supremo Tribunal Federal para pedir novamente a suspensão do rito que tramita na Assembleia Legislativa. No dia 14 de agosto, o ministro LUIS ROBERTO BARROSO concedeu uma liminar à Alesc para a retomada do processo. O recurso de MOISÉS chamado de Reclamação, assim como foi o da Assembleia, pede uma liminar. PROBST afirma que a tese central defende a inconstitucionalidade do artigo 12 do rito de impeachment definido pela Mesa Diretora da Assembleia. Com isso, o pedido é para que o rito seja suspenso até a correção do ato. O artigo diz que o afastamento do governador ocorre na data da instalação do tribunal formado por cinco deputados e cinco desembargadores. Para o advogado, não se pode afastar o governador dessa forma, sem um juízo anterior. Ele defende uma segunda votação antes do afastamento.
Escola do Legislativo oferece mais de 20 cursos gratuitos aos catarinenses. A deputada estadual e presidente da Escola do Legislativo, MARLENE FENGLER, o objetivo é ofertar formação para os servidores tanto do legislativo municipal quanto estadual. Segundo ela, ao longo dos anos os projetos desse modelo foram ampliados e atualmente a escola possui uma parceria com as comissões legais da Assembleia Legislativa catarinense. De acordo com Marlene, essa parceria permite a realização de seminários sobre temas como saúde, educação, assistência social, qualificação e capacitação. Ela afirma que o objetivo dessas ações é estimular a participação dos catarinenses na política do estado. A deputada destaca que a intenção é fazer com que as pessoas entendam os direitos e deveres presentes na política, além de melhorar a participação da população tanto em nível municipal quanto estadual e até nacional. No total são 22 cursos de formação gratuitos.
Clima prejudica desenvolvimento da plantação de tabaco na região Oeste catarinense. Nesta sexta-feira produtores lamentaram nas redes sociais postando fotos dos danos causados pela forte geada. Já na semana passada a chuva que veio acompanhada de granizo causou prejuízos ao fumo recém plantado nas lavouras. O gerente técnico da Afubra de Santa Cruz do Sul, PAULO OGLIARI, ressalta que somente na atual safra, nas regiões Oeste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina já são 283 produtores que registraram prejuízos de médio a grande porte nas mudas de fumo. Em algumas lavouras foi necessário fazer novo plantio, tamanho foi o prejuízo. OGLIARI comenta que a equipe técnica está a campo fazendo os levantamentos desde o começo da semana para apurar os prejuízos. Ele considera que os danos só não foram maiores porque muitos agricultores ainda não haviam feito o plantio, que varia de agosto a setembro.
A AFUBRA também está finalizando a pesquisa para apurar os preços praticados na comercialização da safra anterior. De acordo com o gerente técnico da Afubra de Santa Cruz do Sul, esta pesquisa contempla mais de 530 municípios nos três estados do Sul. PAULO OGLIARI antecipa que o resultado da pesquisa não é satisfatório, houve muita reclamação por parte dos produtores, devido aos baixos preços praticados pelas empresas. Ele cita que na região Oeste de Santa Catarina o fumicultor teve pouca perda na última safra em decorrência do clima, já na região de Santa Cruz, sede da Afubra, a produção foi afetada pela falta de chuva. OGLIARI lembra que cada produtor é livre para plantar a quantia de fumo que quiser, mas o que está acontecendo é que cada fumicultor está produzindo um pouco mais além do que tem registrado, o que acaba gerando excesso de produção e queda no preço devido a maior disponibilidade de tabaco no mercado.
Escola Balduíno Rambo de Tunápolis realiza busca ativa de estudantes com pendências na realização de atividades escolares. O assessor de direção e coordenador do ensino médio inovador do educandário, VIANEI HAMMERSCHMITT, afirma que apesar das dificuldades impostas pela pandemia é necessário o comprometimento de alunos e familiares na execução das tarefas escolares para a garantia do aprendizado e do cumprimento do ano letivo. HAMMERSCHMITT comenta que a escola está mantendo contato com estudantes e seus pais para identificar as dificuldades na realização das atividades, para buscar resolver as pendências. Ele cita que em algumas turmas a porcentagem de alunos que não estão cumprindo as tarefas é significativa. Para o assessor de direção, é importante que estas pendências sejam resolvidas para que o estudante não tenha seu ano letivo comprometido.
O assessor de direção e coordenador do ensino médio inovador da escola Balduíno Rambo de Tunápolis destaca que com os alunos do primeiro ano está sendo retomado o projeto proposto pelo novo ensino médio. VIANEI HAMMERSCHMITT explica que o primeiro ano está estruturando o projeto de vida pessoal, em que o estudante reflete sobre seu potencial, e a partir disso consolida o seu planejamento estratégico. Já nos segundos anos, o assessor de direção cita que o projeto em andamento é o desenvolvimento do espírito de liderança empresarial e comunitário. Para setembro está sendo organizada uma videoconferência e em outubro ocorre a feira das profissões. O trabalho é coordenado pelo professor VANDERCI CEOLIN na disciplina de sociologia, em parceria com as demais disciplinas.
Região e estado poderão ter frio intenso ainda em setembro. A afirmação é do agrônomo da Clima Terra de São Joaquim, RONALDO COUTINHO. Segundo ele, o frio deste final de semana não será o último do ano. COUTINHO esclarece que temperaturas mais baixas devem ser registradas em setembro, ocasionalmente em outubro e com possibilidade ainda em novembro, o que diz ser algo comum no clima da região. Cita também a possibilidade de uma geada fraca ainda para o próximo mês. O agrônomo enfatiza que pelo menos uma vez a cada dois ou três anos é registrado frio mais intenso em setembro, na primeira quinzena, e que acaba gerando prejuízos para a agricultura. COUTINHO diz que temperaturas muito baixas com capacidade de causar danos maiores as plantações não são comuns, e podem ocorrera cada dez anos. Já o frio que pega de surpresa em outubro e novembro é bastante raro, e pode ocorrera cada 50 anos.
Em agosto do ano passado ouvintes recordaram da neve registrada em agosto de 1965, nesta mesma época do ano. RONALDO COUTINHO diz que aquele ano foi de bastante calor, e o inverno foi fraco. O que foi registrado em 1965 foi uma onda de frio que ocasionou a neve, fato que só voltou a se repetir em 2013, quando mais de 150 municípios de Santa Catarina registraram o fenômeno, abrangendo cerca de 80% do estado. O agrônomo recorda que a neve foi intensa que quando derreteu, o rio Pelotas, por exemplo, subiu de nível. Conforme COUTINHO, o inverno pode ser em geral muito frio, mas sem neve, já que há 55 anos o fenômeno ocorreu quando a estação foi de temperaturas em geral mais altas. Ele considera que a maior aglomeração nas cidades e a melhora na situação financeira das famílias para investimentos em conforto melhoraram as condições de enfrentamento ao frio.
A Polícia Civil conta com uma boa estrutura de trabalho no extremo-oeste. O comentário é do delegado regional, WESLEY ANDRADE. Ele disse que a frota de veículo é adequada e suficiente para o atendimento dos crimes. WESLEY citou que o armamento também é suficiente. Ele citou que as delegacias da região receberam novas armas de calibre mais elevado nos últimos dias. Outro ponto positivo da estrutura policial são os equipamentos de informática e tecnologia para o trabalho de investigação. WESLEY citou que um aspecto que poderia melhorar é a renovação da frota de veículos. Sobre o efetivo, recentemente a região recebeu o reforço de mais quatro escrivães e um agente de polícia. Ele citou que a Polícia Civil carece de mais profissionais, entre eles, mais dois delegados pelo menos.
A estrutura do Corpo de Bombeiros do Extremo-oeste é adequada. A avaliação é do tenente-coronel FRAGAS. Ele disse que a maioria dos quarteis tem boa estrutura física, com equipamentos modernos e suficientes para o atendimento das ocorrências. FRAGAS comentou que o Bombeiro da região está bem estruturado com algumas carências pontuais, como por exemplo, a falta de uma garagem para as viaturas do setor administrativo de São Miguel do Oeste. Ele comentou que alguns veículos, especialmente os caminhões de combate a incêndio, precisam de uma renovação. Alguns, são da década de 80. Assim como outros órgãos, o Corpo de Bombeiros também tem uma certa deficiência. FRAGAS ressaltou que essa é uma dificuldade amenizada pela atuação dos bombeiros comunitários.
A reação das vendas no comércio catarinense nos meses de maio e junho se deve ao bom desempenho de alguns setores. /A avaliação é do presidente da FCDL, IVAN TAUFFER. Ele citou as empresas de móveis, mercados e farmácias que tiveram aumento no volume de vendas. Em contrapartida, setores como bazares e livrarias tem queda acentuada de até 30 por cento nos negócios. O presidente destacou que as datas comemorativas, como o dia das mães, dos namorados e dos pais contribuíram para a retomada das vendas do comércio. Conforme TAUFFER, o período de isolamento também teve reflexos positivos para o setor, já que alguns consumidores apostaram em reformas e compra de novos bens. De acordo com o IBGE, o comércio teve aumento de vendas em maio e junho, depois das quedas registradas em março e abril.
As indústrias não estão dando conta de atender pedidos de alguns setores da economia estadual. O presidente da federação dos lojistas, IVAN TAUFFER observa que em agosto cresceram os pedidos de materiais que terminaram no estoque de alguns ramos e por isso as fábricas também voltaram a aumentar a produção. Ele acredita que essa retomada vai resultar inclusive no crescimento das contratações. TAUFFER falou inclusive na recontratação de pessoas demitidas no início da pandemia, quando o comércio fechou as portas. No estado, o comércio também demitiu mais do que contratou nos primeiros seis meses do ano.
Tradicional Cavalgada Sul Brasileira da Integração não será realizada em 2020. O cancelamento do evento que seria realizado em setembro se deve em função da pandemia. Conforme um dos organizadores da cavalgada, LEONIR BASSEI, o evento é realizado sempre por aprovação da Cidasc, e no contato feito pela responsável técnica com a coordenadoria do órgão, não foi autorizado nenhuma atividade deste gênero. BASSEIlembra que nos anos anteriores a cavalgada iniciava em Pinheirinho do Vale, no Rio Grande do Sul, no jazigo do Tenente Portela. Outras vezes era feito o acendimento da chama no jazigo da família Rocha, em Vicente Dutra, na divisa com Mondaí. Ele afirma que o objetivo da cavalgada é a integração entre os três estados do Sul, e a manutenção do tradicionalismo gaúcho. Cavalgadas autorizadas pela Cidasc, com os exames dos animais em dia, podem ser realizadas em trechos curtos e em grupos pequenos.
Comunidade enaltece trabalho de prevenção as deficiências realizado pelo CAESP Doce Esperança de Santa Helena e Tunápolis. Conforme a fisioterapeuta, KAROLINE BERTOL, a realização deste trabalho, e o seu reconhecimento, são gratificantes por parte de toda equipe de profissionais da escola. Ela explica que o projeto de prevenção as deficiências está alcançando os seus objetivos, por meio do trabalho de orientação e divulgação junto às famílias. A fisioterapeuta enfatiza que a orientação é tanto para a prevenção das deficiências já antes da gestação, com o planejamento, como a identificação de possíveis deficiências após o nascimento do bebê e o encaminhamento da criança para o CAESP onde é feito o atendimento da estimulação precoce. KAROLINE cita a importância da parceria com as escolas neste trabalho, pois os professores, no contato diário com os alunos, percebem possíveis deficiências o que facilita o atendimento as crianças.
A diretora da escola de Educação Básica Cinderela de Santa Helena, ILONI MANFROI, destaca que quando a equipe pedagógica percebe algum atraso no desenvolvimento da criança, faz um breve relato a direção da escola especial. ILONI comenta que a partir disso a equipe técnica do CAESP agenda uma visita a escola para observar o aluno. Caso o atraso seja identificado, é feito o encaminhamento para uma avaliação mais aprofundada, e a partir disso, o atendimento da estimulação precoce. MICHELI, mãe do RICARDO, do RODRIGO e da RAFAELA encaminha os filhos para acompanhamento na escola especial há mais de dois anos, e afirma que percebe de forma muito positiva a evolução das crianças. Ela diz que percebeu o atraso no desenvolvimento neuropsicomotor dos filhos aos cinco meses de vida, e logo em seguida passaram a ter o atendimento dos profissionais.
O serviço de estimulação precoce é realizado por fisioterapeuta, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, pedagogo e fonoaudiólogo. Para o atendimento, KAROLINE BERTOL comenta que não é necessário um diagnóstico de deficiência intelectual, basta apresentar atraso em duas ou mais áreas do conhecimento. A fisioterapeuta lembra que o Agosto Laranja, mês voltado à conscientização e prevenção as deficiências, está instituído inclusive em lei municipal e no calendário de eventos de Tunápolis, e ações alusivas são realizadas durante todo o ano, mas intensificadas neste mês. Com as restrições importas pela pandemia, KAROLINE cita que as atividades estão sendo realizadas a distância com a parceria do comércio de Tunápolis e Santa Helena que enfeitou as vitrines na cor laranja. Também estão sendo feitas postagens nas redes sociais, com orientações repassadas pelos profissionais.
Município registra aumento na venda de materiais de construção. De acordo com o comprador de uma empresa de materiais de construção em Itapiranga, JAIR FLACK, as vendas aumentaram muito. Cita que em alguns seguimentos está difícil até de repor o estoque. Ele relata que os últimos meses estão sendo os melhores do ano. FLACK lembra que parte desse aquecimento se deve em virtude do período que a área de APP do Rio Uruguai ficou paralisada. Fala que as pessoas estavam guardando dinheiro esperando a hora de construir e reformar. Diz que muitas pessoas estão utilizando os juros mais baixos dos bancos para financiarem suas obras. FLACK explica que alguns itens tiveram aumentos, principalmente os produtos importados. Também pelo aumento do setor de construção no Brasil e devido ao coronavirus, onde algumas empresas estão trabalhando com menos funcionários e não conseguindo atender a demanda. Ele fala que o mercado só não é maior, devido a falta de mão de obra no setor de construção civil.
Cresce número de licenciamentos ambientais de granjas de suínos e aves na região. A informação é do engenheiro agrônomo de Itapiranga, DANILO PAVAN. Ele explica que dependendo do empreendimento, a bovinocultura de leite também está exigindo licenciamento ambiental. Ele cita que os últimos números repassados pelo Conder demonstra o tamanho desses investimentos. Explica que os animais na região da Ameosc, estão alojados nesses empreendimentos onde são 497 mil e 570 bovinos. Mais de 625 mil suínos e oito milhões de aves em processo de confinamento e criação. PAVAN conta que todas as propriedades que geram risco poluidor precisam de licença ambiental. Também não esquecendo das áreas de Preservações Permanentes.
Licenças ambientais são exigidas em construções na busca dos recursos. Segundo o engenheiro agrônomo de Itapiranga, DANILO PAVAN, a grande maioria das licenças são emitidas em construções novas. Ele cita que posteriormente a isso o produtor precisa de uma nova licença de operação da granja. PAVAN conta que uma licença de operação tem validade de quatro anos após a assinatura digital. A licença ambiental de instalação tem validade de 24 meses assim como a licença ambiental previa, que é a primeira licença para obras novas. O engenheiro agrônomo relata que hoje o Conder faz essa fiscalização, emitindo parecer técnico, onde em cima desse parecer o agente municipal faz a licença ambiental. PAVAN fala que não existe um prazo, pois depende de cada município, dos escritórios que fazem as documentações, mas que devem serem feitas antes de quatro meses.
Golpe aplicado por perfis falsos de mulheres nas redes sociais tem feito várias vítimas na região. De acordo com o advogado de Iporã do Oeste, PAULO SPIELMANN, nos últimos meses vários foram os casos atendidos de vítimas de um golpe de estelionato aplicado pelas redes sociais. O advogado explica que o golpe acontece quando mulheres, geralmente jovens, adicionam homens pelo Facebook, com os quais trocam fotos íntimas. A partir disso, um segundo perfil, também falso, entra em contato com a vítima se passando por advogado e dizendo que representa a família da mulher, que seria menor de idade. SPIELMANN diz que inicialmente o falso advogado alega que ao descobrir a troca de fotos íntimas, o pai da menor acabou quebrando o computador, e por isso, solicita à vítima que o valor deste prejuízo seja ressarcido.
Ao concordar com o ressarcimento do valor e entrando na chantagem feita, a vítima acaba fazendo o depósito. A partir daí, PAULO SPIELMANN afirma que o falso advogado passa a exigir novos pagamentos, alegando que as fotos enviadas pelas redes sociais seriam repassadas a família da menor. O advogado de Iporã do Oeste ressalta que o que se tem identificado é que quem age por trás dos perfis falsos é uma quadrilha do Rio Grande do Sul, e as pessoas que foram vítimas em nosso município ou na região não têm estabilidade emocional, e muitas vezes financeira, para negociar com os estelionatários concordando facilmente com os depósitos exigidos. A primeira orientação, conforme SPIELMANN, é não aceitar ou manter contato nas redes sociais com pessoas desconhecidas. O advogado considera que o aumento destes casos é reflexo da pandemia, em que as pessoas permanecem mais em casa e conectadas a internet.
Polícia Civil de Maravilha cumpre cinco mandados de busca e apreensão. A operação foi intitulada "Operação Disparo", em referência a primeira ocorrência que desencadeou as investigações, nos quais um adolescente sofreu disparo de arma de fogo na perna. Posteriormente, após a identificação e depoimentos dos suspeitos envolvidos, foi constatado que dois notebooks furtados de uma empresa de Maravilha, teriam sido receptados pelos mesmos envolvidos na ocorrência de disparo de arma de fogo. A operação na tarde desta sexta-feira contou com o apoio da DIC e delegacias de SMOeste, de Cunha Porã e Anchieta. A Polícia Militar participou da operação compoliciaisde Maravilha e com oCanil Setorialde Dionísio Cerqueira e de São Miguel do Oeste. Foram encontrados elementos que irão ser anexados em Inquéritos Policiais já instaurados a fim de concluir as investigações e remeter ao Poder Judiciário.
Preso quinto envolvido em operação que investiga tráfico de drogas em Itapiranga. A Polícia Civil de Guaraciaba e São Miguel do Oeste cumpriu na tarde desta sexta-feira mandado de prisão temporária expedido contra o quinto envolvido nas investigações que culminaram na operação deflagrada ontem pela manhã em Itapiranga no combate ao tráfico de drogas. Na manhã de ontem, em operação que envolveu dezenas de policiais, foram cumpridos quatro mandados de prisão e de busca e apreensão, ocasião em que um quinto envolvido não foi localizado. Em complemento às investigações, Policiais Civis localizaram o investigado no Bairro Santa Terezinha, em Guaraciaba. A operação é alvo de investigação que tramita na delegacia de Itapiranga, com a finalidade de apurar o tráfico de drogas, porte e posse ilegal de armas, bem como disparos de arma de fogo e ameaças.