ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 22/08/20

Os dois grupos rivais que disputam o poder na Líbia anunciaram, nesta sexta-feira, o fim dos combates em todo o território e a organização de eleições num futuro breve. O país no norte da África vive conflito entre o governo apoiado pela Organização das Nações Unidas e um parlamento liderado pelo marechal KHALIFA HAFTAR.

É o primeiro acordo político desde 2015, quando a ONU apoiou a criação do Governo de União Nacional na primeira tentativa de por fim aos conflitos no país.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, e seu rival democrata na eleição presidencial de novembro, JOE BIDEN, aumentaram os gastos de campanha em julho, de acordo com documentos apresentados na quinta-feira à Comissão Eleitoral Federal. BIDEN, que aceitou a indicação democrata na quinta-feira para desafiar TRUMP na eleição de três de novembro, gastou quase 60 milhões de dólares, enquanto a campanha de reeleição do presidente desembolsou quase 65 milhões.

Uma vacina experimental contra a Covid-19 da farmacêutica chinesa Sinopharm será testada em três mil voluntários na Argentina, anunciou o ministro da Saúde, GINÉS GONZÁLEZ GARCÍA, nesta sexta-feira. O ensaio clínico de fase 3 é o último antes de uma aprovação do imunizante. A Sinopharm está realizando um teste de estágio avançado da vacina em potencial nos Emirados Árabes Unidos, para o qual deve recrutar 15 mil pessoas, porque a China não tem casos novos suficientes para ser um local de testes útil. A candidata a vacina, feita a partir do vírus inativado também será testada no Brasil em um acordo com o governo do Estado do Paraná.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar suspendeu nesta sexta-feira a aplicação de reajustes em planos de saúde no Brasil por 120 dias. A medida vale a partir de setembro para reajustes anuais ou por mudança de faixa etária, em todas as modalidades: individual, familiar, coletivo e empresarial. Todo ano, entre maio e julho, a Diretoria Colegiada da ANS define o percentual máximo de reajuste dos convênios. Ficou decidido que, em 2020, não haverá anúncio deste número, portanto, fica desautorizado o aumento. Segundo a agência, a proposta foi aprovada nesta sexta por quatro votos favoráveis e uma abstenção.

O relator da PEC do Fundeb, senador FLÁVIO ARNS, apresentou novo relatório sobre a proposta, no qual defende a retirada de um trecho que prevê o repasse de recursos do fundo para creches privadas sem fins lucrativos no caso de falta de vagas na rede pública. A Proposta de Emenda à Constituição que altera regras e torna permanente o fundo de financiamento da educação básica está na pauta do Senado, com previsão de votação na próxima terça-feira. No novo relatório, apresentado nesta semana, FLÁVIO ARNS diz que o dispositivo inserido na Câmara “nada mais faz do que repetir, com outras palavras, o que já consta” da Constituição. O Executivo quer utilizar parte dos recursos do fundo como auxílio para o pagamento de vagas em creches privadas, o que tiraria do ensino público uma fatia do dinheiro.

O presidente JAIR BOLSONARO disse nesta sexta-feira que o Auxílio Emergencial será prorrogado até dezembro. Ele não disse qual será o valor. O benefício paga, desde abril, 600 mensais aos trabalhadores informais e desempregados em razão da pandemia do coronavírus. A última parcela, para os trabalhadores que fazem parte do programa Bolsa Família, termina de ser paga no final deste mês. BOLSONARO afirmou o auxílio emergencial custa 50 bilhões e não poder ser definitivo mas o governo vai continuar com ele, mesmo com valores diferentes, até que a economia possa “pegar” no país. Uma das possibilidades é que o valor passe para 300 reais por mês até o final do ano.

A Secretaria da Saúde de Santa Catarina publicou nesta sexta-feira a portaria 626, que mantém a suspensão no estado da prática de esportes coletivos em caráter amador. O objetivo principal é inibir a aberturas de quadras e campos de futebol society e, dessa forma, evitar a reunião de pessoas e o contágio do coronavírus. Apenas a prática de esporte coletivo do tipo profissional está autorizada e deve seguir diversas regras. A Secretaria informou que todos os municípios de Santa Catarina precisam seguir a portaria, mesmo os que têm normas que liberem a atividade, já que a regra estadual se sobrepõe às locais. De acordo com a secretaria, a falta de isolamento social é um dos mais relevantes fatores na disseminação do vírus e do aumento do número de infectados em Santa Catarina.

A economia catarinense encerrou o mês de julho com saldo de 10 mil e 44 novas vagas de emprego. O resultado é o melhor em 16 anos, desde que iniciou a série histórica, que analisa dados desde 2004. Também representa o maior saldo entre os estados do Sul e o terceiro na comparação com o restante do país, atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, pesquisa divulgada nesta sexta-feira pelo Ministério da Economia. Em Santa Catarina, a indústria foi o segmento que mais criou novas vagas em julho.. De acordo com o Caged, o setor foi responsável pela abertura de sete mil 672 posições de trabalho com carteira assinada no período.

A defesa do governador CARLOS MOISÉS DA SILVA, através do advogado MARCOS PROBST, entrou com um recurso nesta quinta-feira no Supremo Tribunal Federal para pedir novamente a suspensão do rito que tramita na Assembleia Legislativa. No dia 14 de agosto, o ministro LUIS ROBERTO BARROSO concedeu uma liminar à Alesc para a retomada do processo. O recurso de MOISÉS chamado de Reclamação, assim como foi o da Assembleia, pede uma liminar. PROBST afirma que a tese central defende a inconstitucionalidade do artigo 12 do rito de impeachment definido pela Mesa Diretora da Assembleia. Com isso, o pedido é para que o rito seja suspenso até a correção do ato. O artigo diz que o afastamento do governador ocorre na data da instalação do tribunal formado por cinco deputados e cinco desembargadores. Para o advogado, não se pode afastar o governador dessa forma, sem um juízo anterior. Ele defende uma segunda votação antes do afastamento.

Trabalho de professores aumenta com a pandemia. A informação é da professora LEOVANI BARROSO - Presidente do Sindicato dos Professores Municipais de Marmeleiro, o Sinpromar. Salienta que com as aulas presenciais suspensas devido a Covid-19, está sendo difícil para os professores suprirem a demanda dos alunos e mandar as aulas por escrito e vídeo da melhor forma. Lamenta que os educadores são incompreendidos pela sociedade, que tem a visão de que os profissionais não estão fazendo nada, quando na realidade passam 24 horas a disposição dos alunos.

Sistema de ensino não parou. LEOVANI frisa que os educadores vão as escolas toda semana, além de participarem de formação continuada. Exclama que o ensino online, mesmo com todo o suporte do professor não é a mesmo que o presencial, mas é a forma de não parar. Salienta que após cinco meses de paralização as famílias estão cansadas. Muitos pais trabalham normalmente, e ao chegar em casa ainda tem atividades para auxiliar. Outra dificuldade é a diferença de realidade entre os alunos. Enquanto uns tem as condições necessárias, outros tem que compartilhar equipamento entre demais membros da família.

Cedup Campo Erê adia formatura de alunos por tempo indeterminado. Conforme a diretora do Centro de Educação Profissional, que forma técnicos agrícolas, CLECI FINARDI, a norma que impediu a realização da cerimonia é nacional e não tem data definida para terminar. Ela conta que recebeu um documento suspendendo o evento, bem como qualquer outro que cause aglomeração, em precaução a disseminação do coronavírus. Também, visando o isolamento social, as aulas presenciais no Cedup seguem suspensas.

Colégio Agrícola de Campo Erê apresenta alternativa a suspenção de formatura. CLECI salienta que, com autorização da Secretaria de Estado da Educação, disponibilizou a realização da formatura de gabinete para aqueles estudantes que necessitam do diploma do curso de técnico agrícola. A alternativa foi encontrada para não prejudicar os alunos, que ficariam sem o diploma até a liberação de eventos, e ainda assim evitar aglomerações. Até o momento nenhum estudante solicitou a formação na modalidade gabinete.

Francisco Beltrão registra o décimo quarto óbito pela Covid-19. A Secretaria Municipal de Francisco Beltrão confirmou mais uma morte por coronavírus na noite de ontem. Trata-se de uma mulher de 94 anos que estava hospitalizada na Policlínica São Vicente de Paula, em Francisco Beltrão. Além da Covid-19, ela possuía comorbidades. O sepultamento aconteceu seguindo todos os protocolos da saúde. Até o momento, são 14 óbitos registrados, 4.306 suspeitos foram descartados, 172 estão em investigação e 938 confirmados, destes 714 estão recuperados e 211 em tratamento.

São Lourenço do Oeste não tem mais leitos de UTI disponíveis para casos de coronavírus. Conforme a saúde pública, a última vaga de UTI para pacientes de São Lourenço foi preenchida ontem. Se mais alguma pessoa com coronavírus precisar de atendimento em UTI, não há para onde mandar. O município não possui leitos de UTI para casos de Covid-19 e os que tem na região estão lotados. No boletim divulgado no final da tarde de ontem, São Lourenço do oeste, tem seis pacientes internados com Covid-19 e 186 casos confirmados da doença, além de dois óbitos.

Reajuste nas tarifas de energia elétrica anunciado nesta semana pela Celesc é preocupante e lastimável. A posição é do vice-presidente da Fiesc, ASTOR KIST. Ele afirma que o aumento da tarifa foi uma surpresa e que o encarecimento da energia elétrica terá impacto no custo de produção e no preço final dos produtos ao consumidor. KIST ressaltou que a produção de energia está crescendo no país e por isso o aumento da tarifa pegou as indústrias de surpresa. De acordo com a Celesc, o reajuste para as indústrias e comércios de grande porte, como shopping, que são considerados clientes de alta tensão, será sete vírgula 67 por cento.

Em razão da pandemia da coronavírus não é sensato, por parte da Celesc, aumentar as tarifas de energia elétrica neste momento. A afirmação é do vice-presidente da Fiesc, ASTOR KIST. Ele garante que a entidade deve se pronunciar sobre esse assunto nos próximos dias. O empresário comentou que a federação deve procurar o governo do estado e a direção da Celesc para discutir essa questão. Ele entende que a empresa deve rever essa decisão de corrigir o preço cobrado pela energia fornecida em Santa Catarina. Para KIST, a pandemia gerou uma série de problema e agora não é hora de encarecer os serviços essenciais no estado.

Frio deve atrasar plantio de grãos na região. O presidente do Sintraf de Palma Sola, DOUGLAS GUERGUEM, afirma que a previsão de queda acentuada nas temperaturas pegou muitos agricultores de surpresa. Ele explica que nesta semana, após a chuva, as famílias já estavam se preparando para o plantio do milho. Por isso a orientação é esperar para evitar prejuízos. O presidente afirma que o frio também gera reflexos na temperatura do solo e com isso as plantas demoram muito mais tempo para germinarem.

Danos são principalmente para o milho cultivado para silagem, que demanda de uma massa maior e também qualidade. Além disso, DOUGLAS comenta que as cultivares de outras espécies de frutas também estão em fase de brotação. Ele sugere que seja aguardada também para podar as árvores de pêssego, figo e os parreirais. Lembra que a chuva de granizo já gerou perdas e a intenção é evitar outros transtornos.

Geadas fortes devem causar estragos na fruticultura. O professor NELSON RINTZEL, do Cedup Campo Erê, comenta que os danos serão ainda maiores em plantas de caroço. Também há preocupação com as plantações de trigo, especialmente nas lavouras com formação de espiga. Explica que essa cultura gosta de frio, até certo ponto. O problema está na floração e espigamento com enchimento de grãos. Dependendo da intensidade do frio, pode ocorrer problema também com aveia que está destinada a produção de semente. Aveia de pastejo resiste mais.

Se todo frio que está previsto agora viesse no mês de julho não haveria motivo de preocupação. RINTZEL destaca que mês passado ocorreu uma seca, que fez paralisar as plantas. Agora, com a volta das chuvas, as plantas entraram em desenvolvimento. Explica que fisiologicamente as plantações não estão preparadas para o rigor do frio, conforme está projetado. Oscilação muito forte de temperaturas, frio intenso seguido de calor é outro fator muito negativo para as plantações.

Ministério Público está trabalhando mais que o de costume, agora durante a pandemia. De acordo com o promotor da comarca de São Lourenço do Oeste, tem pessoas que imaginam que o Ministério Público está parado, mas acontece exatamente o contrário. Admite que as restrições provocadas pela pandemia do coronavírus atrapalham, mesmo que a tecnologia permita conversar com a equipe eletronicamente. Sempre é melhor uma conversa pessoal, relata MÁRCIO VIEIRA.

Promotor espera que a população esteja cada vez mais consciente a respeito dos cuidados que precisa ter por causa da circulação do coronavírus. MÁRCIO VIEIRA enfatiza que o afastamento social é o principal caminho recomendado pelas autoridades sanitárias, para vencer a pandemia. Conforme ele, é preciso o envolvimento de toda população para que juntos, possam superar tudo isso.

Polícia Civil conta com uma boa estrutura de trabalho na região. Avaliação é do delegado regional, WESLEY ANDRADE. Ele comenta que a frota de veículos é adequada e suficiente para o atendimento dos crimes.O delegado cita que o armamento também é suficiente. Ele revela que as delegacias da região receberam novas armas de calibre mais elevado nos últimos dias. Outro ponto positivo da estrutura policial são os equipamentos de informática e tecnologia para o trabalho de investigação. WESLEY menciona que um aspecto que poderia melhorar é a renovação da frota para carros mais ágeis. Sobre o efetivo, recentemente a região recebeu o reforço de mais quatro escrivães e um agente de polícia.

Polícia Militar intensifica ações para coibir crimes transfronteiriços e apreende 61 quilos de maconha. O balanço foi divulgado pelo comando da nona região de Polícia Militar referente há quatro meses de atuação. Neste período, também foram detidas 58 pessoas, 21 veículos e 13 armas de fogo foram apreendidas. Os policiais militares também realizaram a apreensão de mais de cinco mil garrafas de vinho argentino e 409 pacotes de cigarros paraguaios. No total, as ações realizadas principalmente na operação Horus geraram um prejuízo de aproximadamente um milhão e meio de reais para o crime organizado.

Brasileiro acusado de matar mulher na frente das filhas tem prisão preventiva prorrogada. Após seis meses do feminicídio de SONIA CERPA, de 40 anos, que foi degolada na frente de suas duas filhas, de dois e seis anos, em sua casa, em Bernardo de Irigoyen, o Tribunal de Instrução de Eldorado ordenou que o acusado continue atrás das grades. Segundo informações a chefe do tribunal expediu a prorrogação da prisão preventiva de VALDIR BARBOZA, de 34 anos. Ele é acusado de homicídio qualificado por feminicídio. O homem foi preso cinco dias após o crime.

Atualmente, permanece alojado sob estrito tratamento médico em uma cela da Unidade Criminal de Eldorado, aguardando sua transferência para a capital provincial. Ele fará intervenções cirúrgicas devido aos graves ferimentos sofridos após ser atacado por um dos irmãos da vítima no momento da prisão.

Empresário de Campo Erê morre em Blumenau. FERNANDO MUNARETTO proprietário da Elétrica Catarinense de Campo Erê estava internado para tratamento de saúde. De acordo com informações da Funerária Cechetti ele faleceu no início da manhã de hoje. O corpo está sendo transladado para Campo Erê e deve chegar no final da tarde.

O Globo em Foco volta segunda-feira, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.