ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 22/07/21

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 17 centavos. O euro está valendo seis reais e 10 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.

Subiu para 33 o número pessoas que morreram na China, 12 delas em um metro que ficou alagado em razão das chuvas torrenciais que atingem o país. Autoridades locais dizem as chuvas são as mais fortes em mil anos. Mais de um milhão 240 mil moradores foram afetados na província de Henan e cerca de 160 mil foram levados para lugares seguros. Ainda há sete desaparecidos, segundo balanço divulgado nesta quarta-feira.

O presidente eleito do Peru, PEDRO CASTILLO, esteve nesta quarta-feira no Palácio do Governo de Lima e se reuniu com o presidente em fim de mandato, FRANCISCO SAGASTI, para coordenar a transferência de comando, que ocorrerá em uma semana. Os dois conversaram por duas horas e meia. CASTILLO ainda não anunciou os nomes do chefe de gabinete e dos principais ministros. A vitória de CASTILLO foi confirmada somente na última segunda-feira pelo júri eleitoral que levou seis semanas para analisar as contestações da oposição e recursos da candidata derrotada KEIKO FUJIMORI.

O Senado do Chile aprovou nesta quarta-feira o projeto de lei do casamento civil igualitário, que permite que casais do mesmo sexo tenham os mesmos direitos que os heterossexuais. A proposta segue agora segue para a Câmara dos Deputados. Os parlamentares aprovaram a iniciativa por 28 votos a favor, 13 contra e nenhuma abstenção. Na América do Sul, o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo é permitido em cinco países: Argentina, Brasil, Colômbia, Equador e Uruguai.

O Tribunal de Contas da União identificou indícios de irregularidade ou fraude em pagamentos de benefícios do INSS que somam dois bilhões e 700 milhões de reais por ano. O valor inclui o décimo terceiro salário pago a esses beneficiários. Nesta quarta-feira, o tribunal determinou ao INSS que revise os benefícios com esses indícios e indique providências para resolver o problema. Segundo a área técnica do TCU, a maioria dos pagamentos possivelmente irregulares está relacionada a benefícios por invalidez, auxílio-doença e renda mensal vitalícia, benefícios pagos a pessoas com CPF cancelado ou nulo e benefícios pagos a pessoas mortas.

referentes a ataques cibernéticos contra empresas brasileiras cresceram 220 por cento no primeiro semestre deste ano em comparação com os primeiros seis meses de 2020. Os dados foram divulgados na quarta-feira pelo grupo Mz, empresa especializada em relações com investidores com base em dados levantados pela Comissão de Valores Mobiliários, agência regulada pelo Ministério da Economia. A pesquisa aponta que as companhias de energia elétrica foram as empresas que mais tiveram ataques por hackers, com seis notificações ao todo. O setor de saúde foi o segundo mais afetado pelas invasões. 37 por cento dos ataques foram na área de tecnologia da informação.

O ministro da Economia, PAULO GUEDES, afirmou nesta quarta-feira que a pasta vai passar por uma "reorganização interna", que vai envolver a área de "emprego e renda". Um pouco mais cedo, o presidente JAIR BOLSONARO anunciou que uma pequena reforma ministerial será divulgada na próxima segunda-feira. Entre as mudanças está a recriação do ministério do Trabalho, pasta que atualmente está subordinada ao Ministério da Economia. O nome mais cotado para assumir a pasta é ONYX LORENZONI, atual ministro da Secretaria-Geral da Presidência. Hoje pela manhã, em entrevista para um rádio de Curitiba, BOLSONARO confirmou que o senador CIRO NOGUEIRA aceitou o convite e vai assumir a Casa Civil.

Salões de beleza e clínicas de estética reivindicam inclusão do setor no SC Mais Renda Empresarial, programa estadual de auxílio emergencial com juro zero para empresas afetadas pela pandemia. O deputado estadual MILTON HOBUS recebeu essa demanda e vai encaminhar ao governo do Estado. O setor argumenta que no país, 70 por cento dos estabelecimentos ficaram endividados e mais da metade atrasou o pagamento de contas. 375 mil CNPJs do setor no país fecharam as portas em função da queda da procura causada pela Covid-19. Para o deputado, o Estado precisa estender o programa a todos, principalmente ao setor de beleza, que foi muito atingido pela pandemia.

O semestre letivo terminou nesta semana com cerca de 70 por cento dos alunos frequentando as aulas presenciais nas escolas da rede pública do estado. Ao longo do primeiro semestre, o Governo antecipou a vacinação dos profissionais da Educação em Santa Catarina. A imunização deste grupo começou em 26 de maio e nesta semana já alcançou 95 por cento dos professores e dos trabalhadores da equipe gestora, de alimentação e transporte, que atuam nas escolas do Ensino Infantil até do Ensino Superior. Além disso, a secretaria de educação promoveu o'Censo da Educação Catarinense' com informações de 201 mil pessoas, entre professores, técnicos, profissionais de limpeza, serviços gerais, alimentação, vigilantes e os demais trabalhadores que atuam na educação em Santa Catarina. O levantamento também será utilizado para planejar e criar políticas públicas para qualificar a educação.

O primeiro semestre do ano terminou com um crescimento no número de empresas abertas no Estado, segundo dados do Registro Mercantil da Junta Comercial de Santa Catarina. A alta foi de 47 por cento em novos negócios. Foram 107 mil 268 empreendimentos constituídos e 32 mil 431 extintos em Santa Catarina no primeiro semestre de 2021. O saldo é de 74 mil 837 registros entre janeiro e junho deste ano contra 50 mil 689 no primeiro semestre do ano passado. Só em junho deste ano, o saldo de novos negócios foi de 12 mil 283 no estado. Segundo o governo, os números refletem o desenvolvimento da economia catarinense, mesmo diante de um cenário pandêmico.

Chuvas dos últimos dias solucionam apenas temporariamente os problemas hídricos da região. JACIR STRAPASSON - extensionista da Epagri de Anchieta, onde há uma estação de coleta da EpagriCiram – a divisão da Epagri que acompanha dados meteorológicos, fala que as precipitações não foram suficientes para suprir o déficit. Mesmo assim, comenta que para as plantas foram muito benéficas, chegando até a ajudar a recuperação de nascentes, mesmo que o nível dos rios continue abaixo do normal. Por isso, o extensionista indica a prevenção, que inclusive tem incentivos da Epagri.

Epagri e Estado têm subsídios para problemas relacionados a seca. Através da Secretaria de Estado da Agricultura, há programas que incentivam a construção de reservatórios, pois a tendência é que os volumes de chuva sigam abaixo da média ainda por alguns meses. O extensionista da Epagri de Anchieta - JACIR STRAPASSON recomenda, principalmente, que os produtores tomem medidas para manter a água na terra, fazendo cobertura de solo e proteção de nascente, ajudando a propriedade a sofrer menos em secas futuras.

Recursos disponibilizados pelo Estado focam na construção de reservatórios. O extensionista JACIR STRAPASSON cita o programa Menos Juro, em que Santa Catarina ajuda a pagar parte dos juros de financiamentos voltados a resolver problemas de falta de água. Outro programa, desenvolvido junto a SDR, disponibiliza subsídio de até 50 por cento, cita JACIR. Aos interessados, o extensionista fala que o ideal é consultar diretamente um profissional da Epagri sobre esses programas, com quem se pode tirar todas as duvidas. Segundo ele, não é preciso se apressar, pois o estado garantiu que haverá recurso para todos.

Bombeiros pedem ainda mais cuidados com fogo no período frio do ano. O cabo do Grupamento de Bombeiros Militares de Campo Erê - FELIPE ALBERTON, destaca essa época do ano como uma das mais propícias para acontecerem queimadas. Ele explica que as geadas que vem com o frio intenso deixam a vegetação mais seca, favorecendo o fogo e que se alastre com mais facilidade. Outro fator que favorece os incêndios na região acontece o ano todo, mas que é mais intenso nessa época, são os fortes ventos que espalham rapidamente as chamas, aumentando a área queimada.

Bombeiros trabalham não só com combate, mas também na prevenção a incêndios. De acordo com FELIPE ALBERTON - cabo do Grupamento de Bombeiro Militares de Campo Erê, a principal forma de prevenção trabalhada, é a conscientização da população. Ela é feita através da divulgação dos riscos relacionados principalmente a queimadas de limpeza. Explica que, ainda mais nessa época do ano, é mais fácil perder o controle do fogo devido a vegetação seca e os fortes ventos. As ocorrências de incêndio em beiras de rodovias também aumentam, principalmente por causa de bitucas de cigarro e limpeza das laterais da estrada com fogo.

Saltinho vive clima de festa pelos 26 anos de aniversário. HERMES BAO, o primeiro prefeito lembra que, apesar das estradas serem muito precárias, conseguiu visitar praticamente todas as famílias na sua campanha eleitoral. O processo todo de votação foi muito tranquilo. Para a prefeitura trabalhar, foi alugado um imóvel de LUIZ MARAFON, onde passou a funcionar também a Câmara. Esse cidadão fechou o seu comércio para ceder o local para o município. A prefeitura onde é hoje foi construída no mandato seguinte, por ARNÉLIO SUTIL. BAO conta que quando assumiu o cargo, havia dificuldade de toa ordem.

No início de Saltinho havia 23 comunidades e cada uma tinha escolinha. Mais tarde o prefeito HERMES BAO fechou praticamente todas elas para promover a nuclearização. Ele tem orgulho de superar os desafios, dizendo que foi dado um grande passo para que Saltinho se tornasse o município como é hoje. Sua primeira ação de prefeito foi organizar um mutirão para auxiliar o produtor de frango DANIEL ABATI. É que a ponte sobre o Rio Burro Branco, na Linha Magri, caiu e para fazer o carregamento, em um dia foi preciso reconstruir a ponte. Esse trabalho se repetiu na semana seguinte para transportar os estudantes. Foi reconstruída em mutirão a ponte que ligava São Donato a Vacum.

Ex-prefeito acredita que cada cidadão gosta muito de Saltinho e dificilmente trocaria de cidade. HERMES BAO é natural de São Valentin – Rio Grande do Sul e foi morar na Linha saltinho em 95, quando ainda pertencia a Campo Erê. A cidade vem crescendo e se desenvolvendo, melhorando cada vez mais a qualidade de vida de seus moradores, finaliza BAO.

Homem é preso por porte de arma e trafico de droga. A ROTAM do 21º Batalhão de Polícia Militar de Francisco Beltrão avistou um Uno em atitude suspeita ontem, e ao tentar a abordagem o condutor não parou. Os policiais fizeram o acompanhamento até conseguir abordar e identificar o condutor. O homem tinha mandado de prisão por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. No veículo os policiais encontraram um televisor 49 polegadas que o condutor não soube explicar a origem. O homem foi encaminhado para a 19ª Subdivisão de Polícia.

Polícia Militar recupera veículo e prende dois homens com drogas. Ao receber informações que um Corsa havia sido furtado, uma equipe da Polícia Militar em patrulhamento viu o veículo em Francisco Beltrão. Os policiais fizeram o acompanhamento e abordaram os dois homens na Avenida União da Vitória. O motorista confirmou que havia praticado o furto na noite de terça-feira, utilizando uma chave feita com um garfo, e estavam levando o carro para desmanche. Com o passageiro foi encontrado 115 gramas de maconha. Os dois foram presos e junto com a droga e o veículo, foram entregues na delegacia.

Mulher se passa por cliente e furta cerca de 20 mil de empresa. Um empresário de São José do Cedro foi vítima de furto. O fato ocorreu ainda na semana passada, mas foi divulgado somente nessa pela Polícia. Segundo o delegado da comarca, SANDRO ZANCANARO, alguns funcionários da empresa sabiam onde o dinheiro era guardado para pagamento de fornecedores e colaboradores. Para conseguir realizar o furto, um dos trabalhadores do local solicitou ajuda a uma amiga. O funcionário disse para essa mulher para que ela se passasse por uma cliente, desta forma teria acesso ao local próximo onde o dinheiro estava guardado. Já na empresa, a mulher pediu para ir ao banheiro, mas acabou mudando o percurso e se deslocando até a sala onde estava o montante.

Ela teve êxito no furto e levou cerca de 20 mil reais. Com as informações sobre o ocorrido, a Polícia, pediu para que o Judiciário emitisse um mandado de busca e prisão contra a mulher identificada pela Polícia Civil, o que foi prontamente atendido pela justiça. Contudo, ao realizar a prisão da suspeita do crime, a mulher já havia se evadido do endereço obtido pela Polícia Civil. No domingo a Polícia cumpriu o mandado de prisão contra ela. Mas apenas uma parte dos 20 mil foi recuperada pelos policiais. O montante foi dividido pela metade e cada um dos dois participantes ficaram com 10 mil reais.

A delegacia também identificou o funcionário que forneceu as informações a mulher, sendo ele também preso. O delegado, SANDRO ZANCANARO acredita que os envolvidos fazem parte de uma formação de quadrilha. O delegado destacou que isso se deve a suspeita de envolvimento de outras pessoas. Além disso, comentou que os suspeitos realizaram festa com dinheiro furtado, como também compraram alguns bens. Por isso, grande parte dos 20 mil foram gastos pelos criminosos.

Motociclista morre em acidente na SC-157. A colisão ocorreu ontem, na rodovia SC-157, em Quilombo. Se envolveram no acidente uma moto HondaNXR 150, emplacada em Formosa do Sul, conduzida por um homem de 49 anos e um caminhão VW24.260, placas de Seara, dirigido por um homem de 40 anos. O condutor da moto morreu no local do acidente. Já o motorista do caminhão não teve ferimentos. A PMRv não informou as causas do acidente.

Pai mata homem que fez refém a filha de três anos. A Polícia Civil elucidou um homicídio na tarde desta quarta-feira, 21, no interior de Vitorino. Segundo a Polícia Civil, a corporação registrou um boletim de ocorrência a respeito do desaparecimento de um homem identificado como ELIZEU BUDNIK, 28 anos. Após diligências, os investigadores da 5ª SDP de Pato Branco identificaram o último local onde ELIZEU teria sido visto e, depois de entrevistas com moradores, a polícia constatou o homicídio.

O corpo foi encontrado escondido embaixo de uma lona. O morador do local, um homem de 23 anos, teria assumido a autoria do crime. Segundo ele, a vítima teria mantido refém sua filha, uma criança de três anos. Vítima e autor teriam entrado em luta corporal. O autor matou a vítima com golpes de pedra e de machado. Equipes do IML e da Criminalística acompanharam a ocorrência. O autor foi encaminhado para a 5ª SDP para os procedimentos cabíveis.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.