-PLENÁRIO DO SENADO APROVA NOME DE CRISTIANO ZANIN PARA VAGA NO SUPREMO
-ASSASSINATOS CRESCEM 15 POR CENTO NO PRIMEIRO TRIMESTRE DO ANO EM SC
-MOVIMENTO DE CARGAS NA ADUANA DO EXTREMO-OESTE AUMENTA 30% EM MAIO
-ADMINISTRAÇÃO CONFIRMA PRIMEIRA FACIBAND PARA OS DIAS 22,23 E 24 DE SETEMBRO
-PREFEITOS DA AMEOSC VÃO REFORÇAR PEDIDO PARA AMPLIAÇÃO DO HOSPITAL REGIONAL
-REGIÃO TEM APENAS DOIS ACIDENTES EM SCs NA ÚLTIMAS 24 HORAS
-POLÍCIA MILITAR PRENDE HOMEM POR EMBRIAGUES AO VOLANTE NO SÃO JORGE
O tempo está nublado. A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com possibilidade de chuva. A mínima das últimas horas foi de 13 graus e a máxima para hoje deve ser de 22 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 76 centavos. O euro está valendo cinco reais e 23 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula oito centavos.
Uma explosão em uma churrascaria matou 31 pessoas na China, segundo a agência estatal de notícias. Outras sete pessoas ficaram feridas no incidente, que aconteceu na noite desta quarta-feira, pelo horário local. A explosão teria sido provocada por um vazamento de gás, de acordo com as autoridades. O restaurante fica em uma rua movimentada de uma cidade no norte da China. As vítimas foram encaminhadas para um hospital da região. Entre os feridos, uma pessoa está em estado grave, segundo a imprensa chinesa.
Terminou por volta das sete horas da manhã desta quinta-feira a previsão sobre o tempo de oxigênio disponível no submarino que desapareceu no Oceano Atlântico, durante uma expedição para os restos do Titanic. A estimativa havia sido feita pela Guarda Costeira dos Estados Unidos. O submarino Titan, da empresa OceanGate, desapareceu no domingo com cinco passageiros. Desde então, equipes de resgate do Canadá e dos Estados Unidos, com auxílio de embarcações francesas, fazem buscas pela embarcação. Oito navios, além de aeronaves e sondas, trabalham para procurar pelo submarino. A operação é feita a 600 quilômetros da costa do Canadá.
Uma rebelião em uma prisão feminina em Honduras deixou 46 detentas mortas. A rebelião foi no Centro Feminino de Adaptação Social, uma penitenciária com capacidade para 900 pessoas e que fica a cerca de 20 quilômetros da capital, Tegucigalpa. Segundo as autoridades, a maioria das vítimas morreu queimada e é feito um trabalho para conseguir a identificação das detentas mortas. Ao todo, sete pessoas ficaram feridas e foram internadas. Segundo o presidente de Honduras, a rebelião foi planejada por gangues, com conhecimento dos guardas. O chefe do Sistema Penal disse que o ataque foi uma reação à repressão do governo nos últimos meses contra a corrupção nas prisões.
O Senado aprovou nesta quarta-feira, por 57 votos a 17, o texto da nova regra fiscal, chamada de arcabouço. O projeto retornará à Câmara para mais uma rodada de votação. Isso porque a proposta sofreu alterações no Senado. Durante a manhã, o texto já havia sido aprovado na Comissão de Assuntos Econômicos da Casa. A proposta, que vai substituir o teto de gastos, estabelece um piso para crescimento das despesas públicas, que só poderá subir se também houver aumento da receita. O objetivo é estabilizar a diferença entre a dívida do governo e o crescimento econômico. A norma autoriza o aumento das despesas acima da inflação.
O plenário do Senado aprovou, por 58 votos a 18, nesta quarta-feira o advogado CRISTIANO ZANIN para a vaga de ministro deixada por RICARDO LEWANDOWSKI no Supremo Tribunal Federal. Não houve abstenção. ZANIN foi designado para a vaga pelo presidente LULA. Ele atuou na defesa de Lula durante os processos da Operação Lava Jato e na campanha ao Planalto em 2022.
A sabatina do advogado na Comissão de Constituição e Justiça durou cerca de 8 horas. Aos parlamentares, ZANIN afirmou que não irá se comportar como um "subordinado" de LULA na Corte. Aos 47 anos, considerando as atuais regras para aposentadoria no Supremo, ele poderá atuar por 28 anos no STF — até atingir 75 anos.
O Tribunal Superior Eleitoral começa nesta quinta-feira a julgar a ação que pode tornar o ex-presidente JAIR BOLSONARO inelegível. A ação contra a chapa BOLSONARO-BRAGA NETTO foi apresentada pelo PDT, que questionou a conduta de BOLSONARO em uma reunião com embaixadores no Palácio da Alvorada, em julho de 2022. O partido pede a inelegibilidade por suposto abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. A defesa de BOLSONARO disse ao TSE que a reunião com embaixadores não teve caráter eleitoral. O julgamento pode se estender por mais de um dia. Por isso, o TSE também reservou as sessões dos dias 27 e 29 para analisar o caso.
A partir do próximo ano, as corporações de bombeiros voluntários devem contar com 15 milhões de reais para custeio e manutenção das suas atividades no estado. O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira pelos deputados que integram a Frente Parlamentar Catarinense de Apoio aos Bombeiros Voluntários. De acordo com o deputado VICENTE CAROPRESO do PSDB, que coordena a Frente juntamente com o deputado MATHEUS CADORIN do Novo, o colegiado já protocolou uma emenda ao orçamento estadual de 2024 prevendo a destinação do montante. CADORIN afirmou que o governo do Estado manifestou a intenção de investir oito milhões na corporação no próximo ano, mas que a quantia é insuficiente para atender as 32 unidades voluntárias existentes no estado, que prestam atendimento a cerca de 50 municípios.
Santa Catarina teve aumento de 15 por cento nos assassinatos durante os três primeiros meses de 2023 em comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo dados do Monitor da Violência foram 24 mortes a mais neste ano. No país, Santa Catarina foi o quinto estado com a maior alta percentual. Entre janeiro e março de 2023, foram 177 mortes violentas, contra 153 nos primeiros três meses de 2022. O aumento vai na contramão do Brasil, que registrou queda de zero vírgula sete por cento do índice no primeiro trimestre. Em nota, a Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina, responsável pelos dados, justificou que o aumento do número de mortes violentas "tem relação com confronto entre facções do crime organizado, principalmente no Norte do Estado, no começo deste ano".
Com menos da metade da população vacinada contra gripe, Santa Catarina emitiu um alerta para a importâncias dos cuidados para evitar a contaminação por doenças respiratórias com a chegada do inverno. Isto porque, com os dias mais frios, o risco de transmissão do vírus Influenza tende a crescer, o que pode gerar complicações, principalmente entre a população mais vulnerável.
Conforme dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, 468 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave por influenza foram confirmados no Estado em 2023. São casos graves e que necessitaram de internação. Dos pacientes, 31 morreram por conta da doença, sendo que 87 por cento tinha alguma comorbidade ou fator de risco. Além disso, 54 por cento das vítimas tinham 60 anos ou mais.
O município de Guaraciaba publicou nesta semana um edital para mapeamento de empresas que tem interesse em instalar-se na área industrial, e realizar estudo para estruturação do local. A área em questão está localizada próxima a BR-163. Conforme o edital, o objetivo é promover infraestrutura completa para que a área seja atrativa para receber empresas, como por exemplo: água, energia elétrica, pavimentação, escoamento de resíduos, recolha de lixo, entre outros aspectos. As empresários que desejam demonstrar interesse devem se dirigir até a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Desenvolvimento Econômico até dia 15 de agosto com os documentos da empresa.
A nova diretoria do Lions Clube São Miguel do Oeste foi empossada na noite desta quarta-feira. Os novos dirigentes do clube de serviço assumiram o novo mandato em evento realizado no Restaurante Di Fiori. O então presidente, ABÍLIO SIMON, repassou o cargo para o presidente do mandato 20222023, ROBERTO MERLO. Ele vai permanecer à frente do Lions até a metade do ano que vem. O Lions Clube São Miguel tem 61 anos e conta com cerca de 30 sócios. As fotos da posse da nova diretoria do clube de serviço estão no portal da Peperi na internet.
A Acismo realizou, nesta semana, o workshop “Como vender valor e não preço”. A capacitação foi realizada no espaço coworking conduzida pela agente de relacionamento com o associado, MAGDA BENDER, e o professor RODRIGO SCHILLING, especialista em criatividade, inovação e estratégia empresarial. Participaram da atividade aproximadamente 130 pessoas. O ingresso foi um quilo de alimento não perecível, que será doado para projetos sociais. Conforme o professor RODRIGO SCHILLING, vender valor é diferente de vender preço. Ele explicou que a proposta de valor não tem a ver com preço, mas sim com a percepção de uso e consumo. De acordo com ele, a ideia é trazer algo que os empresários possam utilizar no seu dia a dia, aplicando e desenvolvendo seu negócio.
Durante o workshop “Como vender valor e não preço” foi lançado o Programa de Gestão e Vivência Empresarial. A iniciativa é direcionada à proprietários, gestores e profissionais em posição de liderança nas organizações, com foco na entrega de novas ferramentas e estratégias para esses participantes, considerando a realidade da gestão empresarial em nossa região especificamente. O programa será dividido em 8 módulos, com encontros mensais, ministrados por professores da Fundação Getúlio Vargas. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas na Acismo. Para o presidente da Acismo, DANIEL DE SOUZA, esta é uma grande oportunidade para os empreendedores locais. Ele citou que trata-se de um programa de vivência empresarial que auxilia o associado a desenvolver seu negócio,ampliar sua rede de contatos e inovar.
A Semana do Migrante vai promover uma palestra no salão paroquial sobre “Legislação Trabalhista, direitos e deveres do Migrante” nesta quinta-feira. O evento começa as sete horas da noite. Amanhã , também as sete horas da noite, vai acontecer uma roda de conversa no salão paroquial sobre diversos temas relacionados ao processo de imigração. No sábado, dia 24, está programada uma missa dedicada ao imigrantes na Igreja Matriz a partir da cinco e meia da tarde. A missa será celebrada em “portunhol”. O tema da atividade, neste ano, tem relação com a Campanha da Fraternidade de 2023: “Migração e Soberania Alimentar”. O lema é “Para o Migrante, Pátria é a Terra que lhe dá o pão!”.
O movimento de mercadorias pela Aduna de Dionísio Cerqueira no mês de maio cresceu em relação ao mês anterior. O valor das importações e exportações no mês passado foi de 56 milhões 347 mil dólares. O total foi 30 por cento maior que a corrente financeira de abril que somou 43 milhões 336 mil dólares. As exportações representam cerca de 80 por cento do total movimentado pelo porto seco. O acumulado nos cinco primeiros meses de 2023 é de 221 milhões 971 mil dólares. Em relação ao volume de cargas, em maio deste ano, mil 674 caminhões passaram pela Aduana de Dionísio Cerqueira, 20 por cento a mais do que no mês anterior. Desde o começo do ano, quase sete mil caminhões passaram pela fronteira.
E agora uma correção. O Globo em Foco divulgou na edição de ontem que a moção de apelo aprovada nesta semana para que o município revogue o decreto que dispõe sobre a suspensão temporária dos incentivos econômicos por meio de horas-máquina no município foi apresentada pelos vereadores PAULO DRUMM e MOACIR FIORINI. A informação correta é que os autores da moção são PAULO DRUMM e VANIRTO CONRAD do PDT. VANIRTO e DRUMM justificam que inúmeros agricultores estão encontrando dificuldades em acessar suas propriedades, bem como escoar suas produções agrícolas, assim como caminhões que necessitam adentrar nestas propriedades para recolha do leite produzido por estes agricultores. Os vereadores VANIRTO e DRUMM afirmaram que revogação do decreto vai trazer benefícios para os trabalhadores rurais. O pedido é destinado ao prefeito.
A câmara de vereadores vai realizar, nesta sexta-feira, uma audiência pública sobre a ciclovia na rua Oiapoque. O autor do requerimento para realizar o evento é o vereador do PL, NINI SCHARNOSKI. Ele explicou que foi procurado por moradores e empresários do bairro Agostini que estão preocupado com a possível implantação da ciclovia no local. O vereador comentou que a população não foi consultada e que a ciclovia vai reduzir o espaço de estacionamento na rua que dá acesso a Unoesc. Ele disse que a rua tem várias empresas comerciais que serão prejudicadas com a medida. A audiência pública está marcada para amanhã as sete horas da noite.
O governo de Bandeirante confirmou nesta semana que o município vai realizar neste ano a primeira Feira Agropecuária, Comercial e Industrial. A informação foi divulgada pelo secretário de Administração e um dos coordenadores gerais da primeira FACIBAND, EDER MARCON. De acordo com ele, a ideia já era discutida há algum tempo e foi colocada em prática nesta semana pela Comissão Central Organizadora, onde por meio de um decreto, foi definida a equipe que será responsável pela organização do evento que vai ocorrer junto com o aniversário do município entre os dias 22 a 24 de setembro na sede do grupo de cavalarianos. Conforme ele, após essa definição, já foi aberto o período de inscrições para que as empresas e demais segmentos do próprio município façam a inscrição para expor na FACIBAND.
O prazo para a inscrições de empresas interessadas em expor na Faciband vai até sexta-feira da semana que vem. A informação é do secretário de Administração EDER MARCON. Segundo MARCON, os interessados devem procurar a prefeitura de Bandeirante em horário de expediente para confirmar a participação. Ele destacou que a expectativa é de uma grande adesão em razão das oportunidades que o evento vai trazer para o comércio local e também como forma de divulgar o município para a região Extremo-Oeste catarinense. O secretário explicou que todos de Bandeirante que desejam expor na primeira FACIBAND terão direito a um estande totalmente gratuito no tamanho de três por três. MARCON lembrou que todas as informações podem ser encontradas no site da prefeitura de Bandeirante, no endereço eletrônico, bandeirante.sc.gov.br.
Antes mesmo da abertura do edital já havia procura por parte do comércio local para expor da Faciband. De acordo com o secretário EDER MARCON, isso é um sinal de que a feira será um grande evento. Ele comentou que no mês que vem uma nova reunião com os integrantes da CCO deve ocorrer onde será verificada a possibilidade de comercializar espaços para empresas de outros municípios. No momento, a prioridade é para os expositores de Bandeirante. Ele disse que a FACIBAND será realizada nas proximidades do Portal da cidade, na área do Grupo de Cavalarianos e também do próprio município, onde também será ocupado o espaço do ginásio municipal. O local poderá abrigar 35 estandes, além dos espaços externos que contarão com praça de alimentação e estacionamento, além da estrutura completa.
A comissão central organizadora da Faciband também está discutindo a programação da Faciband. A informação é do secretário de administração, EDER MARCON. Ele comentou, durante entrevista na Peperi, que os eventos e atrações da feira devem ser definidos e divulgados nas próximas semanas. MARCON antecipou que o município não fará a cobrança de nenhum valor para os shows e também para o estacionamento. Ele garantiu que a Faciband terá atrações a nível regional e nacional.
O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Ameosc promoveu, nesta semana, uma Assembleia Geral Ordinária. O encontro reuniu os gestores municiais de saúde do extremo-oeste. Uma das principais pautas do encontro será a ampliação do Hospital Regional, especialmente o aumento do número de leitos de para cirurgias de alta complexidade e ampliação da ala de oncologia, quimioterapia e radioterapia. Outro ponto é a necessidade de uma UTI Materno Infantil e novas especialidades médicas. O prefeito de Itapiranga e presidente do CIS Ameosc, ALEXANDRE RIBAS, disse que os prefeitos região vai reforçar o movimento de cobrança para a destinação de recursos para a ampliação do regional. Ele comentou que essa é uma necessidade que precisa ser atendida pelo governo do estado.
Os prefeitos da Ameosc devem aproveitar a passagem do governador JORGINHO MELLO pela região para discutir o projeto de ampliação do Hospital Regional. A informação é do presidente do CIS Ameosc, ALEXANDRE RIBAS. Ele comentou que a intenção dos gestores é reforçar o pedido para que o governo libere os recursos para a obra. RIBAS citou que o governador JORGINHO tem se mostrado a favor da saúde pública, tanto que uma das primeiras ações foi ampliar os recursos para reduzir a fila de espera pelas cirurgias eletivas. O prefeito destacou que o projeto de ampliação do Regional vai na mesma direção do que o governo vem falando e, por isso, há uma boa expectativa de que esse pleito seja atendido.
A coordenadora do colegiado dos secretários de saúde da Ameosc, DAIANE DURIGON reforçou que os municípios da região estão preocupados com a lotação dos leitos e a necessidade de ampliação do Hospital Regional. Ela esteve no Peperi Entrevista de ontem e disse que, além dos prefeitos, os secretários de saúde da região sabem a importância desse projeto para a saúde pública no extremo-oeste. DAIANE comentou que os secretário vão reforçar o movimento de cobrança para que o estado repasse os recursos necessários para a ampliação do regional. A secretária também destacou que além da instalação de mais leitos, é preciso trazer novas especialidades médicas para reduzir o encaminhamento de pacientes para outras regiões do estado.
O diretor do Hospital Regional, RODRIGO LOPES, participou da assembleia geral do CIS Ameosc e apresentou a situação do projeto de ampliação da unidade. Ele explicou que a proposta é de reforma e ampliação de mil 620 metros quadrados, com uma nova ala de quatro mil e 700 metros quadrados. A intenção é ampliará a oncologia, ortopedia e disponibiliza novas especialidades. LOPES disse que o projeto está praticamente pronto, mas que ainda faltam algum detalhes. Depois disso, o projeto ainda precisa ser aprovado pela vigilância sanitária e pelo corpo de bombeiros. Somente depois dessa tramitação é que a obra pode começar, mas ai é preciso garantir os recursos para a execução.
A Polícia Rodoviária Estadual registrou dois acidentes nas últimas horas no extremo-oeste. Na SC 157, em São Lourenço do Oeste, uma colisão traseira envolveu um Siena emplacado em São Lourenço do Oeste e um Gol também emplacado em Novo Horizonte. Os condutores, de 57 e 59 anos de idade, não tiveram ferimentos. O outro acidente aconteceu na SC 305, município de Campo Erê. Foi uma saída de pista envolvendo um Onix, emplacado em Chapecó. O condutor de 34 anos e os passageiros não se feriram.
Mãe e padrasto de adolescente são condenados por estupro qualificado. Após denúncia do Ministério Público de Santa Catarina, o padrasto e a mãe de uma adolescente foram condenados pelo crime de estupro qualificado. Ambos foram sentenciados a pena de reclusão e deverão iniciar o cumprimento em regime fechado. O homem deverá cumprir 31 anos, um mês e dez dias e a mulher, 20 anos, cinco meses e 16 dias. O crime ocorreu em um município da região. De acordo com a denúncia, de janeiro a novembro de 2022, o réu praticou conjunções carnais contra a própria enteada. Ele se dirigia até o quarto da vítima, na maioria das vezes à noite, e a obrigava a praticar atos sexuais sob o pretexto de que se tratava de uma "retribuição" por sustentar a família. O condenado ainda ameaçava a adolescente de expulsá-la da residência, caso não consentisse.
Um homem foi preso nesta quarta-feira por dirigir embriagado no bairro São Jorge. De acordo com a Polícia Militar, um Marea foi encontrado parado no meio da rua por volta das cinco e meia da tarde. Ao ser abordado pelos policiais, o condutor não sabia dizer seu nome e nem mesmo onde estava. Ao ser questionado pela guarnição se havia ingerido bebida alcóolica, o homem respondeu que bebeu algumas cachaças. Ele apresentava vários sinais de embriaguez, como fala distorcida, odor etílico e andar cambaleante. Ele se recusou a fazer o teste do bafômetro, mas foi notificado e preso em flagrante. O homem foi conduzido à Delegacia de Polícia.