ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 22/06/2022

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 14 centavos. O euro está valendo cinco reais e 41 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.

Um forte terremoto matou pelo menos 950 pessoas no Afeganistão nesta quarta-feira, informaram agências internacionais de notícias. A Reuters atribuiu o número a um oficial de gestão de desastres. Ao menos outras 600 pessoas ficaram feridas, segundo autoridades locais. No primeiro balanço, as autoridades falaram de 280 mortos. O salto no número das vítimas se deu porque o epicentro ocorreu em uma região montanhosa de difícil acesso com aldeias remotas. O governo do Afeganistão já fala em risco de desastre humanitário.

A agência de vigilância sanitária do Reino Unido recomendou nesta terça-feira a vacinação contra a varíola do macaco para pessoas do chamado grupo "de risco", homens gays que têm muitos parceiros sexuais e são os mais afetados pela onda recente de contágio. Apesar de a varíola do macaco não ser considerada uma doença sexualmente transmissível, a infecção pode ocorrer através da relação sexual. O vírus agora está presente em Europa, Austrália, Oriente Médio e nas Américas do Norte e do Sul, totalizando mais de dois mil e cem casos. No Reino Unido são 793 casos.

A Suprema Corte dos Estados Unidos rejeitou o recurso da Monsanto, propriedade do grupo alemão Bayer, para encerrar milhares de processos alegando que seu herbicida Roundup causa câncer. O produto é feito à base de glifosato, o agrotóxico mais vendido no mundo e no Brasil. Nesta terça-feira, os juízes ratificaram de forma definitiva a sentença que a condenava o grupo a pagar 25 milhões de dólares para um morador da Califórnia. Ele alega que teve câncer por usar o Roundup por décadas para tratar carvalho venenoso. O Tribunal não justificou a decisão, mas ela pode acarretar graves consequências ao grupo que é alvo de mais de 30 mil denúncias semelhantes.

O Tribunal Superior Eleitoral decidiu nesta terça-feira vetar a possibilidade de coligações cruzadas entre os partidos políticos nas eleições de outubro. Com a decisão, o TSE manteve sua jurisprudência e reafirmou que as legendas devem manter as mesmas coligações nas disputas pelos governos dos estados e ao Senado. A decisão foi motivada por uma consulta feita pelo deputado federal DELEGADO WALDIR do União Brasil de Goiás. O parlamentar questionou o TSE sobre a possibilidade das legendas apoiarem candidatos aos cargos majoritários, governador e senador, fora do acordo de apoio político estabelecido na formação da coligação.

O governo federal vai propor ao Congresso Nacional a criação de um auxílio financeiro a caminhoneiros como forma de conter os impactos das altas nos preços dos combustíveis. A ideia inicial, segundo integrantes do Executivo e do Legislativo, é de instituir um benefício de 400 reais até o fim deste ano, mas o valor não está definido. Além disso, o governo pretende ampliar o auxílio-gás, aumentando o valor do subsídio e a quantidade de famílias atendidas. As medidas foram discutidas nesta terça-feira em reunião do presidente da Câmara, ARTHUR LIRA, com o presidente do Senado, RODRIGO PACHECO, o ministro da Casa Civil, CIRO NOGUEIRA, e outros membros do governo federal.

A Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou nesta terça-feira o reajuste nos valores das bandeiras tarifárias que são a cobrança extra aplicada às contas de luz quando aumenta o custo de produção de energia no país. Pela proposta aprovada pela agência, a maior alta será no valor da bandeira vermelha patamar um, alta de 63 vírgula sete por cento. A bandeira amarela vai subir 59 e meio por cento e a vermelha patamar 2 aumentará três vírgula dois por cento. A bandeira verde seguirá sem cobrança. Os novos valores entram em vigor em primeiro de julho e serão válidos até meados de 2023. A revisão dos valores das bandeiras acontece anualmente, normalmente na metade do ano.

A advogada que representa a família da menina de 11 anos, impedida de fazer um aborto em Santa Catarina após sofrer estupro, entrou com um habeas corpus na Justiça para realização do procedimento. A informação foi confirmada na noite desta terça-feira. Segundo a advogada DANIELA FELIX, que representa a vítima, a criança deixou o abrigo no início da noite desta terça-feira e, com isso, pode ser submetida ao procedimento. Ela retorna para casa da mãe após uma decisão da Justiça. Nesta segunda-feira, a criança foi levada pela mãe a uma unidade de saúde em Florianópolis dois dias após ter descoberto a gestação. No entanto, como estava com 22 semanas, o Hospital Universitário se negou a realizar o procedimento - na instituição, é permitido aborto até 20 semanas. Em despacho, a juíza JOANA RIBEIRO afirmou que o encaminhamento ao abrigo tinha como objetivo proteger a criança do aborto.

Os idosos foram as principais vítimas fatais da dengue neste ano, em Santa Catarina. Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica, entre as 66 pessoas que morreram por causa da doença no Estado, 48 delas tinham 60 anos ou mais. O número representa 72 vírgula sete por cento. Em Santa Catarina, todas as pessoas que morreram por causa da dengue tinham comorbidades, segundo a Secretaria de Estado da Saúde. Por causa do cenário preocupante para idosos, uma nota de alerta foi emitida para os municípios para que a suspeita e a notificação do caso de dengue seja comunicada durante o primeiro atendimento do paciente. Até o último dia 14 de junho, Santa Catarina tinha 63 mil 194 casos da doença confirmados.

Parlamentares e entidades médicas criticaram o governo do Estado por causa da falta de leitos de Unidades de Terapia Intensiva pediátricas e neonatal em Santa Catarina. Durante a audiência pública promovida pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, na manhã desta terça-feira, a deficiência de planejamento foi apontada como principal motivo da crise no setor. Presidente do colegiado, o deputado NEODI SARETTA destacou que o Parlamento já havia alertado sobre a importância de um planejamento adequado para o momento quem que a pandemia estivesse sob controle. Proponente da audiência, o deputado Dr. VICENTE CAROPRESO citou que o problema é complexo e depende de todos os entes públicos e exige uma presença maior de pediatras na rede pública.

Secretaria de Assistência Social faz caminhada alusiva ao Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa. A ação ocorreu por um trecho da área central da Palma Sola e contou com a presença de 100 idosos. De acordo com o responsável pela pasta no município - IVANOR DE MOURA, a ideia é combater a exploração contra a pessoa idosa. Para o secretário, é importante destacar a denúncia quando a exploração é conhecida pelas pessoas ao redor. Ele explicou que após a denúncia o Ministério Público toma as medidas necessárias. DE MOURA salienta que, Palma Sola conta com 800 pessoas idosas e 500 delas fazem parte do setor social.

Assistência Social organiza Festa Junina para idosos. Será dia 28, agora de junho, a partir da uma e meia da tarde, no Pavilhão Comunitário de Saltinho. Vai ter dança, comidas típicas, atividades e música ao vivo com Pereira e Pereirinha e Irineu. EDIMAR RIBEIRO – secretário de Assistência Social do município, acha esse tipo de ação muito importante, principalmente nesse momento pós pandemia, onde tantas pessoas perderam entes queridos e toda a situação trouxe até abalos psicológicos. Ele convida os idosos a prestigiarem esse evento que está sendo desenvolvido especialmente para eles.

IBGE inicia Censo Demográfico na região de Campo Erê. Conforme VILMAR DREY coordenador dos trabalhos para os 19 municípios da área, já estão em campo os supervisores para fazer a conferência das ruas e quadras no sentido de atualizar os mapas para a coleta das informações que vai acontecer a partir de primeiro de agosto. Nessa etapa, agora, os trabalhos acontecem nos perímetros urbanos e alguns distritos no interior. Mais tarde os recenseadores irão passar de casa em casa para colher os dados. Essa atividade vai durar 3 meses: agosto, setembro e outubro. O pessoal que será especialmente contratado pelo IBGE receberá treinamentos mês que vem.

A região de Campo Erê terá 108 recenseadores mais 15 supervisores. Em agosto, quando começar efetivamente a coleta de dados, haverá 2 tipos de questionário. O responsável pela área VILMAR DREY adianta que os recenseadores estarão bem identificados com crachá e coleta do IBGE. Para se sentirem mais seguros os cidadãos podem solicitar a identidade dos pesquisadores. Pouco antes de começar a coleta o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística vai entregar em cada uma das 19 prefeituras a relação do pessoal contratado. Além disso o IBGE tem um site nacional que é: respondendo.ibge.gov.br.

Produtores rurais que participam do curso sobre gado de leite querem visitar silo secador em Guarujá do Sul. O curso está sendo desenvolvido em Palma Sola. De acordo com o extensionista da Epagri MARCOS FURLAN, essa visita está marcada para ocorrer no fim desse mês, dando cumprimento a nona etapa do curso. O transporte será dado pela prefeitura. Em Guarujá do Sul haverá uma palestra ministrada por um profissional da regional da Epagri de São Miguel do Oeste. Investimento varia de caso a caso, mas boa parte dos trabalhadores rurais podem fazer proveito disso, principalmente aqueles que fabricam a própria ração em Palma Sola.

Durante a visita agrônomo da regional mostrará como funciona a tecnologia do silo secador usada no município. Além de buscar informações sobre o funcionamento do sistema, a ideia é mostrar para os agricultores os benefícios de se ter um silo secador na propriedade. Nas etapas desenvolvidas anteriormente pela Epagri de Palma Sola a adesão foi abaixo do esperado e do comparado com anos anteriores. Por isso, o extensionista MARCOS FURLAN, estendeu o convite para os agricultores do município que participem destas capacitações ofertadas. Apesar disso, a avaliação daqueles que estão participando é positiva.

Interior de Santa Terezinha do Progresso vai ter asfalto em breve. Aconteceu recentemente na Linha Campo Grande, a assinatura da ordem de serviço para asfalto na rua principal da comunidade. Segundo a prefeita MÁRCIA DETOFOL, o trecho é de um quilômetro e 600 metros e o custo é de um milhão e 700 mil reais. 850 mil de emenda parlamentar e 850 mil de recursos próprios do município. Na solenidade estavam presentes: MÁRCIA DETOFOL – prefeita do município, ELISEU ALVES DA SILVA – vice-prefeito, Deputado VALDIR COBALCHINI, representantes dos deputados FABIANO DA LUZ e MARCOS VIEIRA. O evento foi um sucesso e reuniu muitas pessoas.

Prefeita comemora sucesso dos trabalhos no município. MÁRCIA DETOFOL – chefe do executivo de Santa Terezinha do Progresso diz que gratidão é a palavra que define o momento. Ela conta com alegria sobre as ações que foram e vem sendo desenvolvidas e diz que isso tudo representa prosperidade e desenvolvimento do município. MÁRCIA frisa que, o mais importante para a administração, é poder ajudar a população a realizar sonhos. Segundo ela, 2021 foi o ano de planejamento e busca de recursos. 2022 está sendo o ano de tirar projetos do papel. Ela enaltece a dedicação e união da equipe, pois esses são resultados de trabalho em conjunto.

Polícia Militar apresenta resultados da operação realizada durante festa caipira. Durante a festa, no feriado de Corpus Christi, em Francisco Beltrão, a Polícia Militar realizou atividades operacionais para fiscalizar cumprimento da lei e principalmente a manutenção da ordem pública e preservação da vida. Diferente das últimas edições em que a festa ocorria na cidade, nesse ano, foi realizada numa propriedade rural. A dinâmica do policiamento ostensivo foi um pouco diferente. Mantiveram-se expressivos resultados, especialmente quanto à embriaguez e tráfico de entorpecentes. Houve também registros de furtos, vias de fatos, rixas e lesões corporais que acabaram preenchidos pelos meios eletrônicos ou diretamente na delegacia.

A operação ostensiva da Polícia Militar na tradicional festa caipira de Beltrão resultou em 20 veículos recolhidos ao pátio. Ainda teve 25 autos de infrações de trânsito, maioria por embriaguez; 29 testes com etilômetro realizados; um crime de embriaguez ao volante. Uma pessoa também foi presa, 134 condutores foram abordados e teve um flagrante por tráfico de drogas.


Preso por homicídio e estupros em Pato Branco é transferido do hospital para a delegacia. Ontem, a Polícia Civil realizou nova operação envolvendo CLAUDIR LISBOA DA SILVA, popular “MARMITA”, preso na tarde de sábado. Equipes policias o prenderam, acusado da morte de GUILHERME AMBROSINI, 32 anos, na madrugada do dia 12 de junho, e de pelo menos três crimes de violência sexual de mulheres. Ele também é acusado de atos contra os homens que estavam com duas mulheres que foram violentadas.

As buscas pelo homem acusado de homicídio e estupros duraram três dias. Na ação, em Pato Branco, ele foi baleado pela polícia e levado para atendimento médico, onde no Instituto São Lucas, onde passou por cirurgia no tórax. Com a saída do preso do hospital, ele foi encaminhado para a sede da quinta Subdivisão Policial. Segundo a delegada responsável pela Delegacia da Mulher, ainda ontem ele foi interrogado e passou pela audiência de custódia.

Julgamento de recurso do acusado de chacina em creche de Saudades será dia 28, agora de junho. A segunda Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina julgará na próxima terça-feira, recurso apresentado pela defesa do acusado da morte de cinco pessoas e outras 14 tentativas de homicídio numa creche de Saudades. A apelação tramita em segredo de justiça. O relator da matéria será o desembargador SÉRGIO RIZELO. Após julgamento, o processo retorna para a Vara Única da comarca de Pinhalzinho, onde tramita sob regência do juiz CAIO TABORDA.

Ação estava suspensa desde março, quando o magistrado do Oeste acatou o pedido de reavaliação da defesa sobre submeter o acusado a um novo exame de insanidade mental. O pedido foi negado, em primeira instância, no início de fevereiro. Na ocasião, o juiz TABORDA entendeu desnecessário mais um laudo diante dos três apresentados no processo. FABIANO KIPPER MAI foi denunciado por 19 crimes de homicídio entre consumados e tentados. Na manhã do dia 4 de maio de 2021, ele entrou em uma creche no município de Saudades e, com uma adaga, uma espécie de espada, golpeou fatalmente duas professoras e três bebês. Também feriu uma criança com menos de 2 anos, que foi socorrida e sobreviveu.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.