ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 22/06/2022

-GOVERNO FEDERAL VAI PROPOR CRIAÇÃO DE AUXÍLIO FINANCEIRO A CAMINHONEIROS

-MAIS DE 70 POR CENTO DAS VÍTIMAS DE DENGUE EM SC SÃO IDOSOS

-VEREADOR DEMONSTRA DESCONTENTAMENTO COM O “CEDRO MAIS EMPREGOS”

-EVENTO DE LANÇAMENTO DE PLATAFORMA NÃO FOI PARA PRESTIGIAR RAMO ESPECÍFICO

-FORMALIZAÇÃO DO CONVÊNIO COM SANTÉ OCORRE NA SEMANA QUE VEM

-INVESTIMENTO DE 7 MILHÕES NA SUBESTAÇÃO DEVE ENCERRAR ATÉ NOVEMBRO

-URBANISMO EFETUA CONSTRUÇÃO DE RAMPAS DE ACESSIBILIDADE EM PASSEIOS

-SECRETARIAS RECEBEM INVESTIMENTOS DE 215 MIL EM NOVOS VEÍCULOS

-ADOLESCENTE É APREENDIDO COM 10 MIL EM MACONHA

-MAIS DE 100 CAIXAS DE VINHO ARGENTINO SÃO APREENDIDOS

O tempo é de sol. A previsão para as próximas horas é de céu encoberto melhorando na parte da tarde. A temperatura pode chegar a 23 graus. A mínima das últimas horas foi de 16 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 14 centavos. O euro está valendo cinco reais e 41 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.

Um forte terremoto matou pelo menos 950 pessoas no Afeganistão nesta quarta-feira, informaram agências internacionais de notícias. A Reuters atribuiu o número a um oficial de gestão de desastres. Ao menos outras 600 pessoas ficaram feridas, segundo autoridades locais. No primeiro balanço, as autoridades falaram de 280 mortos. O salto no número das vítimas se deu porque o epicentro ocorreu em uma região montanhosa de difícil acesso com aldeias remotas. O governo do Afeganistão já fala em risco de desastre humanitário.

A agência de vigilância sanitária do Reino Unido recomendou nesta terça-feira a vacinação contra a varíola do macaco para pessoas do chamado grupo "de risco", homens gays que têm muitos parceiros sexuais e são os mais afetados pela onda recente de contágio. Apesar de a varíola do macaco não ser considerada uma doença sexualmente transmissível, a infecção pode ocorrer através da relação sexual. O vírus agora está presente em Europa, Austrália, Oriente Médio e nas Américas do Norte e do Sul, totalizando mais de dois mil e cem casos. No Reino Unido são 793 casos.

A Suprema Corte dos Estados Unidos rejeitou o recurso da Monsanto, propriedade do grupo alemão Bayer, para encerrar milhares de processos alegando que seu herbicida Roundup causa câncer. O produto é feito à base de glifosato, o agrotóxico mais vendido no mundo e no Brasil. Nesta terça-feira, os juízes ratificaram de forma definitiva a sentença que a condenava o grupo a pagar 25 milhões de dólares para um morador da Califórnia. Ele alega que teve câncer por usar o Roundup por décadas para tratar carvalho venenoso. O Tribunal não justificou a decisão, mas ela pode acarretar graves consequências ao grupo que é alvo de mais de 30 mil denúncias semelhantes.

O Tribunal Superior Eleitoral decidiu nesta terça-feira vetar a possibilidade de coligações cruzadas entre os partidos políticos nas eleições de outubro. Com a decisão, o TSE manteve sua jurisprudência e reafirmou que as legendas devem manter as mesmas coligações nas disputas pelos governos dos estados e ao Senado. A decisão foi motivada por uma consulta feita pelo deputado federal DELEGADO WALDIR do União Brasil de Goiás. O parlamentar questionou o TSE sobre a possibilidade das legendas apoiarem candidatos aos cargos majoritários, governador e senador, fora do acordo de apoio político estabelecido na formação da coligação.

O governo federal vai propor ao Congresso Nacional a criação de um auxílio financeiro a caminhoneiros como forma de conter os impactos das altas nos preços dos combustíveis. A ideia inicial, segundo integrantes do Executivo e do Legislativo, é de instituir um benefício de 400 reais até o fim deste ano, mas o valor não está definido. Além disso, o governo pretende ampliar o auxílio-gás, aumentando o valor do subsídio e a quantidade de famílias atendidas. As medidas foram discutidas nesta terça-feira em reunião do presidente da Câmara, ARTHUR LIRA, com o presidente do Senado, RODRIGO PACHECO, o ministro da Casa Civil, CIRO NOGUEIRA, e outros membros do governo federal.

A Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou nesta terça-feira o reajuste nos valores das bandeiras tarifárias que são a cobrança extra aplicada às contas de luz quando aumenta o custo de produção de energia no país. Pela proposta aprovada pela agência, a maior alta será no valor da bandeira vermelha patamar um, alta de 63 vírgula sete por cento. A bandeira amarela vai subir 59 e meio por cento e a vermelha patamar 2 aumentará três vírgula dois por cento. A bandeira verde seguirá sem cobrança. Os novos valores entram em vigor em primeiro de julho e serão válidos até meados de 2023. A revisão dos valores das bandeiras acontece anualmente, normalmente na metade do ano.

A advogada que representa a família da menina de 11 anos, impedida de fazer um aborto em Santa Catarina após sofrer estupro, entrou com um habeas corpus na Justiça para realização do procedimento. A informação foi confirmada na noite desta terça-feira. Segundo a advogada DANIELA FELIX, que representa a vítima, a criança deixou o abrigo no início da noite desta terça-feira e, com isso, pode ser submetida ao procedimento. Ela retorna para casa da mãe após uma decisão da Justiça. Nesta segunda-feira, a criança foi levada pela mãe a uma unidade de saúde em Florianópolis dois dias após ter descoberto a gestação. No entanto, como estava com 22 semanas, o Hospital Universitário se negou a realizar o procedimento - na instituição, é permitido aborto até 20 semanas. Em despacho, a juíza JOANA RIBEIRO afirmou que o encaminhamento ao abrigo tinha como objetivo proteger a criança do aborto.

Os idosos foram as principais vítimas fatais da dengue neste ano, em Santa Catarina. Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica, entre as 66 pessoas que morreram por causa da doença no Estado, 48 delas tinham 60 anos ou mais. O número representa 72 vírgula sete por cento. Em Santa Catarina, todas as pessoas que morreram por causa da dengue tinham comorbidades, segundo a Secretaria de Estado da Saúde. Por causa do cenário preocupante para idosos, uma nota de alerta foi emitida para os municípios para que a suspeita e a notificação do caso de dengue seja comunicada durante o primeiro atendimento do paciente. Até o último dia 14 de junho, Santa Catarina tinha 63 mil 194 casos da doença confirmados.

Parlamentares e entidades médicas criticaram o governo do Estado por causa da falta de leitos de Unidades de Terapia Intensiva pediátricas e neonatal em Santa Catarina. Durante a audiência pública promovida pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, na manhã desta terça-feira, a deficiência de planejamento foi apontada como principal motivo da crise no setor. Presidente do colegiado, o deputado NEODI SARETTA destacou que o Parlamento já havia alertado sobre a importância de um planejamento adequado para o momento quem que a pandemia estivesse sob controle. Proponente da audiência, o deputado Dr. VICENTE CAROPRESO citou que o problema é complexo e depende de todos os entes públicos e exige uma presença maior de pediatras na rede pública.

A prefeitura de Anchieta abriu o prazo para inscrição no edital visando criação e nomeação do mascote e slogan para coleta seletiva de lixo. O programa foi intitulado como Anchieta Ecológica. Podem participar do Concurso os estudantes do quinto ao nono ano de todas as escolas existentes em Anchieta. O prazo para participação termina amanhã, e os estudantes interessados em participar devem realizar e entregar as produções na secretaria da Escola. Será premiado o melhor desenho de cada uma das categorias sendo o primeiro lugar, desenho de mascote e nome, um passeio pelos cânions com Ar Livre Ecoturismo. Para o primeiro colocado que criar o slogan será premiado com um café colonial no Sítio Vale Vêneto. A Comissão avaliadora poderá utilizar o desenho do mascote de um estudante e o nome do mascote de outro. Neste caso os dois serão premiados igualmente.

A secretaria de Educação de Palma Sola está passando por diversas licitações para execução de obras nos colégios da cidade. Segundo a secretária ROSA LARA, está sendo licitada a troca do piso e da cobertura do ginásio da escola Ernesto Seger, reparos em colégios e a etapa final da construção do mini ginásio no Menino Deus, além das manutenções dos transportes escolares. A secretária salientou sobre a construção de uma nova sala de aula, reforma do ginásio e ampliação de algumas áreas do colégio do Bairro Palmares. Apenas nesta escola são investidos mais de 300 mil reais.

O projeto “Magia das Histórias Infantis", desenvolvido no Cemeg de São José do Cedro, foi desempenhado com os alunos ontem. Segundo a diretora da Educação Infantil LEDA GASPERIN, este projeto foi iniciado a dois meses e foi promovido durante todo o dia de ontem onde foi apresentado histórias aos pequenos. Para diferenciar, a escola convidou profissionais de educação da cidade de Campo Erê para trabalhar com a atividade “Uma História puxa Outra”. Assim trabalhando com a magia dos pequenos com idade de até seis anos. Foram envolvidas 250 crianças, além dos cerca de 500 alunos do primeiro ao quinto ano. A ideia também foi cativar a alegria e o autoconhecimento.

Acontecerá na terça-feira que vem a formalização do convênio entre o hospital de São José do Cedro e o Instituto Santé. A solenidade foi marcada para começar às 18 horas na Câmara de Vereadores. O evento será restrito a convidados. A informação é da diretora MÔNICA CANTON. Este ato irá oficializar o acordo feito entre a direção hospitalar, administração e o Santé em uma reunião realizada no último dia seis. De acordo com ela, na oportunidade a equipe vai apresentar como funcionará esta parceria tendo em vista que a partir do dia primeiro de julho a entidade assume a gestão do hospital. Durante este primeiro momento, o Santé estará fazendo um diagnóstico dos serviços da unidade hospitalar. A atual direção não será alterada por causa desta nova gestão, sendo que as decisões serão adotadas em conjunto com a entidade. Esta parceria operacional também conta com a utilização da equipe médica do instituto. A diretora salientou que alguns apontamentos já foram feitos pelo Santé visando aprimorar os serviços com novos convênios.

Este convênio que será firmado entre o hospital e o instituto vem ao encontro das necessidades e dificuldades que a unidade se encontra no momento. A intenção é que os serviços sejam melhorados e ampliados com novas especialidades, leitos e do centro cirúrgico. Entre elas urologia e ortopedia. Durante 90 dias ocorre a transição do Santé. Neste primeiro momento ocorrerá mudanças de fluxo, e atendimento. A diretora MÔNICA CANTON, salientou que o contrato entre as duas entidades é de até três anos, mas poderá ser interrompido a qualquer momento com aviso prévio de 30 dias. Mas ela aguarda que este convênio traga resultados positivos que impactem na vida dos moradores de São José do Cedro e de Princesa.

Acontecerá na próxima sexta-feira a reinauguração do Centro de Convivência de Idosos de Guaraciaba. De acordo com a coordenadora LORECI DELAZERI, o grupo de Idosos 15 de Maio realizará um encontro festivo com almoço, bingo, rifa, e matiné. Ela explicou que estão convidados os grupos que participam nas terças e quintas-feiras. A recepção acontece às nove horas e a reinauguração está prevista para às 11 horas. A coordenadora pede que os idosos levem pratos e talheres. Conforme a secretária de Administração GRACIELI MALDANER, foram investidos cerca de 346 mil reais nas obras de reformas e ampliação. Também foram investidos cerca de 27 mil para aquisição de equipamentos, reformas de mesas e cadeiras, além das confecções de cortinas e banheiros.

A obra de pavimentação com concreto da BR-163 provocou alteração no trânsito entre Guarujá do Sul e São José do Cedro, nas proximidades do entreposto da Coasul, na Linha São Francisco, no município vizinho. Parte deste trecho está com o fluxo de veículos pela terceira faixa adequada pela empresa para possibilitar o trânsito. Com isso, os motoristas precisam redobrar a atenção e aguardar na fila por alguns minutos enquanto o tráfego ocorre num dos sentidos visando a contenção da fila. Para aquele que está saindo da marginal da marginal 180, em frente a uma laticínios, deve esperar na pista o fluxo que vem de Guarujá do Sul-Dionísio Cerqueira diminuir, da mesma forma no sentido contrário. Esta alteração se deve a concretagem da BR-163, que deu início na tarde de ontem em Guarujá do Sul. Alguns veículos pequenos acabam pegando um desvio que fica próximo a antiga Cerealista Francisco. Nas últimas semanas estes serviços avançaram significativamente e mais de seis quilômetros foram pavimentados.

A rodovia federal na Linha São Domingo, depois do trevo existente no local, sentido ao elevado em São José do Cedro, foi concretado e a equipe do DNIT efetuava a ligação entre as placas de concreto. Nos dois lados do elevado, tanto norte quanto sul, já está com as vias conectadas ao elevado com previsão de liberar o trânsito pelo local já nos próximos dias, desde que o tempo permita. A empreiteira TORC tem efetuado, além da concretagem, a adequação do terreno na Linha São Domingos, bem em frente ao posto Panda, ao lado da marginal 160. O espaço deverá ser utilizado para ampliação da rodovia federal como tem ocorrido em diversos pontos, além do enquadramento do trevo de acesso aos parques industriais existentes na redondeza.

Com a chegada do inverno na região Extremo-Oeste, os trabalhos nas estradas e propriedades começam a ser afetadas em Guaraciaba. Conforme o secretário de Agricultura SÉRGIO THALHEIMER, isso afetou também as lavouras de grãos no município. Com isso, dificulta o atendimento às demandas solicitadas pelos agricultores. Ele lembrou dos estragos causados pelas últimas chuvas na região, e agora com a entrada do inverno, principalmente com cascalheiras e nos acessos as propriedades. Apesar disso, o secretário afirmou que a equipe está pronta para atender as necessidades dos agricultores. Outra grande demanda é sobre a ampliação e novos investimentos conforme o cronograma do plano safra.

A prefeitura de Guaraciaba investiu cerca de 215 mil reais em dois novos veículos para serem utilizados para trabalhos dos gestores de secretarias. Conforme o secretário de Agricultura SÉRGIO THALHEIMER, ontem foram recebidos duas novas picapes e uma delas ficará à disposição da secretaria de Agricultura e outra para o setor de Obras. A ideia é auxiliar as equipes nos deslocamentos para atender os pedidos e fiscalizar os servido efetuados pelos servidores. Estes veículos se somam a um grande parque de máquinas que Guaraciaba possui para atender os agricultores. Mas ele ainda lembrou que desde o começo deste ano foram vários equipamentos e máquinas agrícolas destinadas para a secretaria. Entre elas, distribuidores de adubo, ensiladeiras, rolo compactador, retroescavadeiras e agora é aguardada a entrega de um caminhão caçamba que visa reforçar a frota de veículos pesados. Com estes investimentos, THALHEIMER afirmou que proporcionará condições de trabalho para todas as secretarias e departamentos da prefeitura.

Ontem deu início a construção de rampas de acessibilidade em passeios da área central de São José do Cedro. De acordo com o diretor de Urbanismo EVANDRO DE VARGAS, esta melhoria era solicitada há algum tempo pela população. A obra começou a ser efetuada depois que houve a readequação das faixas de pedestres pela cidade. A rampa é feita com pavers em todos os pontos, mesmo naqueles que ainda não possuem o paver como material. Mas visando uma futura intervenção, o departamento com a administração decidiram fazer desta maneira. Além de trazer mais economia para o setor público que deixa de utilizar cimento para assentar os pavers. O passeio nas proximidades do Correios também receberá esta melhoria conforme o cronograma de ações. Ele salientou que este local possui uma rampa, mas distante da faixa.

“Cidade Limpa, Povo Consciente” está sendo desenvolvida pela administração de São José do Cedro com objetivo de manter a cidade organizada e com ar de limpeza. Segundo o diretor de Urbanismo EVANDRO DE VARGAS, o envolvimento da população surpreendeu, chegando a 90 por cento dos moradores aderindo ao movimento do setor público. Apesar disso, ele relatou que alguns casos excepcionais são registrados problemas quanto a mistura daquilo que é reciclável e daquilo que não pode ser reaproveitável. O diretor citou um caso onde foi encontrado móveis misturados com os galhos de árvores na rua. Neste caso, os galhos de árvores ou plantas podem ser descartados de forma correta. Tendo em vista que os móveis são destinados para uma empresa que faz a destinação certa do material. O diretor também comentou que nestes períodos de chuvas o projeto sofreu atrasos. A poda de árvores já foi iniciada pela equipe de Urbanismo. VARGAS pede para que os moradores sigam o cronograma definido previamente.

O vereador da Câmara de São José do Cedro, JULIO RUBIN, demonstrou descontentamento quanto a organização do evento de lançamento da plataforma digital “Cedro Mais Empregos”. O café com os empresários, que marcou este momento, foi realizado no Centro de Idosos, na semana passada. Segundo o vereador, esse posicionamento é, de uma certa forma, para chamar a atenção do executivo quanto a realização dos próximos eventos. Ele parabenizou a atitude da administração em lançar esta plataforma. Porém, em conversas com alguns empresários e visualizando as fotos do encontro, muitos representantes de indústrias não estiveram presentes. Ele relatou que o ramo industrial detém mais de 60 por cento de emprego dentro da economia. Por isso, o vereador sentiu a falta de alguns empreendedores. Alguns empresários relataram que não foram convidados. RUBIN comentou sobre a importância do momento, principalmente para a indústria, e o fato destes não serem convidados para tal lançamento.

Para o vereador, que também é empresário, o ramo industrial seria o carro chefe do programa tendo em vista o número de pessoas empregadas. JULIO RUBIN afirmou que todos os ramos são importantes para a economia local, desde o pequeno ao grande investidor. Porém, a indústria não deveria ter sido deixada de lado. O vereador também comentou que não sabe o motivo desta atitude por parte da prefeitura, nem se foi esquecimento. Mas para ele, foi uma falha muito grande. JULIO ainda relatou que o município não é obrigado a convidar, mas acredita que se houvesse um convite a todos seria uma forma de valorização e reconhecimento aos empresários. Ele acredita que a administração deve melhorar isso nas próximas edições a qual venham ocorrer. RUBIN afirmou que esta atitude causou uma má-impressão nos demais empreendedores. Os vereadores da Casa também não foram convidados.

O mais recente evento, que marcou o lançamento da plataforma “Cedro Mais Empregos”, não foi para prestigiar nenhum ramo em específico. Esta foi a declaração do secretário de Administração, EDIMILSON DALMAGRO, frente às manifestações registradas na última sessão da Câmara de São José do Cedro. Durante a sessão, houve uma manifestação negativa pelo vereador, JULIO RUBIN, que foi seguido pelos seus colegas, quanto ao convite não realizado à todas as empresas do município. A bancada de situação relatou que não foi convidada para o lançamento. Conforme o secretário, o convite para participar do lançamento foi para cada representante dos segmentos existentes em São José do Cedro entre eles indústria, comércio, prestadores de serviço e demais ramos. O secretário ainda relatou que o local era um espaço limitado para acomodar grande número. EDIMILSON afirmou que a administração buscou atender todos os seguimentos.

A criação da plataforma “Cedro Mais Empregos” tem como objetivo facilitar a comunicação entre o empresário e o empregado. O secretário de Administração EDIMILSON DALMAGRO, relatou que os ramos industriais, comerciais e prestadores de serviços não possuem uma lacuna de diferença no número de contratados. Ele também lembrou que no começo desta administração, a prefeitura tinha um banco de empregos que recebia currículos e fazia a ponte entre o interessado em uma vaga e o empregador. Com o tempo, a ideia foi modernizar este contato entre as partes e foi quando surgiu a parceria entre o município e o Sesi.

A Celesc possui até o mês de novembro deste ano para efetuar a troca do transformador de energia na subestação em São José do Cedro. Por causa da pandemia, a companhia enfrentou dificuldades para encontrar materiais que englobam este investimento. Se não houver entraves no meio do caminho, esta instalação deve terminar em setembro deste ano. A afirmação é do gerente regional SANDRO VALMORBIDA. A conclusão desta obra acabou atrasando por causa desta falta de peças no mercado, por isso foi solicitado um tempo maior para finalizar o investimento. A subestação em São José do Cedro fornece energia para os municípios de Princesa, Guarujá do Sul, Dionísio Cerqueira e também Palma Sola. A empresa faz a substituição de um transformador antigo de 20 mva por um de 26 mva, mas tecnológico, para atender a alta demanda por energia na região. Antes disso, a rede precisou receber algumas melhorias de adequação como a troca de relés. Também é promovido testes antes da instalação do transformador.

Os consumidores de São José do Cedro e região, atendida pela subestação, não sofrerão com a falta de fornecimento de energia durante o período de substituição do transformador. A garantia é do gerente regional da Celesc SANDRO VALMORBIDA. Segundo ele, este serviço deverá ser efetuado durante um final de semana tendo em vista a baixa demanda pela energia. Para garantir luz nas cidades, a Celesc vai promover um remanejamento de rede buscando a energia de outra subestação. A Celesc está investindo cerca de sete milhões de reais com o novo transformador e peças que adequa a rede. O gerente afirmou que o objetivo da companhia é elevar a qualidade de vida aos consumidores por meio de uma energia mais eficiente e estável, e que atenda a demanda atual dos moradores. VALMORBIDA destacou que a Celesc tem conseguido ótimos resultados com essas melhorias. Entre elas, a redução do tempo em que o consumidor fica sem energia. No máximo, segundo ele, cada morador pode ficar até oito horas sem energia por ano.

Uma carga de mais de 100 caixas de vinho provenientes da Argentina foram apreendidos pela Polícia Militar em Dionísio Cerqueira. De acordo com a PM, um veículo com os faróis desligados estava transitando na BR-280 quando foi solicitada a parada do motorista, que não acatou o pedido e fugiu. Com isso, foi iniciado o acompanhamento tático do veículo sendo abordado apenas na área central da cidade. Dentro do veículo foram localizadas 546 garrafas de vinho, 108 caixas, sem os devidos despachos aduaneiros. O condutor do veículo, homem de 22 anos, de origem argentina, o qual relatou aos policiais militares que receberia 200 reais para levar a mercadoria até o município de Francisco Beltrão, no Paraná. A carga e o carro foram apreendidos e entregues a Receita Federal em Dionísio Cerqueira.

Um adolescente de 16 anos foi apreendido pela Polícia Militar por tráfico de aproximadamente dez quilos de maconha ontem em Dionísio Cerqueira. De acordo com a PM, os dez mil em droga seriam vendidos no Estado do Rio Grande do Sul. O flagrante ocorreu durante a Operação Controle Brasil. Segundo os policiais, foram localizados 11 tabletes de maconha, que totalizaram nove vírgula 950 quilos de droga, em uma bolsa embaixo do banco de um ônibus de linha que passava pela cidade sentido ao Estado gaúcho. O transporte partiu de Foz do Iguaçu, Paraná. O menor foi apreendido e levado a delegacia de Polícia para o flagrante na companhia do Conselho Tutelar.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.