-QUEIROGA DIZ QUE ADULTOS TERÃO UMA DOSE DA VACINA CONTRA COVID ATÉ SETEMBRO
-ESTADO REGULAMENTA LEI QUE INSTITUI A POLÍTICA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA EM SC
-SINTOMAS GRIPAIS ENTRE ALUNOS DEIXA EDUCAÇÃO EM ALERTA
-REUNIÃO COM OS PAIS VISA APOIO AOS VENEZUELANOS
-ITAPIRANGA INVESTE MAIS DE DOIS MILHÕES DE REAIS EM TRANSPORTE ESCOLAR
-FALTA DE PROFISSIONAIS DIFICULTA ATENDIMENTO ESPECIALIZADO NA SAÚDE
-HOMENS SÃO PRESOS POR POSSE IRREGULAR DE ARMA DE FOGO
-POLÍCIA MILITAR REGISTRA QUATRO OCORRÊNCIAS
O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de encoberto, melhorando no decorrer do dia. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 20 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e dois centavos. O euro está valendo cinco reais e 97 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
O presidente das Filipinas, RODRIGO DUTERTE, disse nesta segunda-feira que pode prender quem se recusar a tomar vacina contra a Covid-19. Em pronunciamento na TV, ele disse: "Você escolhe: vacina ou vai preso". As Filipinas passam por um dos piores surtos de coronavírus na Ásia, com mais de um milhão e 300 mil casos e acima de 23 mil mortes. DUTERTE afirmou que o país está em crise e ele está irritado com os filipinos que não estão ouvindo o governo. Até agora foram vacinados dois milhões e cem mil, cerca de dois por cento da população.
Um tornado destruiu mais de 100 casas nos arredores de Chicago, terceira maior cidade dos Estados Unidos, na noite de domingo. Houve feridos, e cinco pessoas precisaram de atendimento em hospital, incluindo uma mulher internada em estado grave, segundo a Associated Press. Os fortes ventos também deixaram parte da região sem luz. A agência Reuters disse que mais de 22 mil moradores da região foram afetados pela queda na energia. Tempestades também foram registadas em outras partes do Meio-Oeste americano na noite de domingo e madrugada de segunda, com registro de destruição por tornado em outras cidades.
A Justiça recusou nesta segunda-feira um pedido para que KEIKO FUJIMORI, candidata a presidente do Peru, voltasse à prisão. A líder direitista responde por um caso de lavagem de dinheiro e corrupção e esteve presa preventivamente entre 2018 e 2020. KEIKO é acusada de receber um milhão e 200 mil dólares da construtora brasileira Odebrecht para suas campanhas políticas em 2011 e 2016. Ela perdeu as duas disputas. O procurador do caso havia pedido 11 meses e 22 dias de prisão para a candidata, alegando que ela descumpriu restrições como manter comunicação com testemunhas do caso.
O corregedor-geral o Tribunal Superior Eleitora, ministro LUÍS FELIPE SALOMÃO, deu prazo de 15 dias para que o presidente JAIR BOLSONARO apresente evidências ou informações de ocorrências de fraude ou irregularidades nas eleições de 2018, na qual foi eleito em segundo turno. BOLSONARO defende o voto impresso sob o argumento de que o sistema de votação por urnas eletrônicas permite fraude. O presidente costuma dizer que teria vencido no primeiro turno a eleição de 2018 não fosse a suposta fraude que aponta. SALOMÃO tomou a decisão após instaurar procedimento para apurar a existência ou não de eventuais elementos concretos que possam ter comprometido a segurança do processo eleitoral em 2018 e 2020./O objetivo, de acordo com o tribunal, é aperfeiçoar o sistema para as eleições de 2022.
O ministro da Saúde, MARCELO QUEIROGA, disse nesta segunda-feira que, "pelo ritmo atual", a previsão da pasta é ter toda a população adulta vacinada com uma dose até setembro. Até então, o ministro vinha falando apenas em imunizar toda a população até o fim do ano, sem especificar se seria com uma ou duas doses. Para o ministro, a meta é "razoável dentro das condições de carência de vacina no mundo". A declaração ocorreu em audiência na comissão da Covid-19 no Senado nesta segunda-feira. Na audiência, o ministro também voltou a comentar que negocia doses extras para um eventual novo ciclo de vacinação em 2022.
A ministra ROSA WEBER, do Supremo Tribunal Federal, decidiu suspender a convocação de governadores à Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid-19. A ministra ainda pediu ao presidente do STF, ministro LUIZ FUX, que inclua a ação em sessão virtual extraordinária para que seja analisada pelo plenário da Corte entre quinta e sexta-feira desta semana. A decisão proferida por WEBER salienta que a comissão ainda pode "convidar" os mesmo governadores, eliminando a necessidade de comparecimento obrigatório por parte das autoridades estaduais à comissão e implementando o caráter voluntário de prestação de esclarecimentos. De acordo com a ministra, cabe ao Tribunal de Contas da União a função de julgar a destinação das verbas federais repassadas pelo Planalto aos governadores, e não ao Congresso Nacional.
O Parque Beto Carrero World informou nesta segunda-feira que a criança de seis anos que se feriu após cair de uma atração no parque em Penha se desequilibrou durante uma fotografia em uma estátua de gorila. Segundo a família do menino, ele comemorava o aniversário no local. Com o incidente, que ocorreu na tarde de sábado, ele sofreu traumatismo craniano e está internado em estado grave no Hospital Pequeno Anjo, em Itajaí. A família confirmou, também em nota, que a queda teria sido motivada pelo rugido emitido pela estátua de gorila enquanto o menino se posicionava para tirar uma foto. Ele se assustou, caiu e bateu a cabeça.
A produção de trigo deve ter um aumento de 55 por cento na safra 2021-2022. A área plantada de trigo prevista é de 80 mil 585 hectares, 38 por cento mais do que no ano anterior. Com produtividade 13 por cento maior, é esperada colheita de 276 mil 158 toneladas, cem mil a mais do que na safra anterior. As estimativas são da Epagri que também projeta aumento de outras culturas de inverno. A safra de cebola deve crescer 27 por cento e de alho 20 por cento. Segundo o órgão do governo, o aumento das cultura de inverno se deve aos altos preços no mercado e pelo incentivo do governo para plantar mais produtos nessa época.
O governo estadual publicou decreto com regulamentação parcial da lei que institui a Política Estadual da Economia Solidária. De acordo com a autora da lei, deputada LUCIANE CARMINATTI, o decreto institui o Cadastro de Empreendimentos Econômicos Solidários e o seu reconhecimento para acesso às políticas públicas, entre elas, o fomento ao empreendedorismo, o crédito para a geração de trabalho, emprego e renda, o microcrédito orientado e o assessoramento técnico. Na prática, o decreto beneficia associações, cooperativas, grupos de produção, clubes de trocas e empresas de autogestão que produzem e comercializam produtos. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável vai fazer a gestão do cadastro em conjunto com o Conselho Estadual de Artesanato e Economia Solidária.
Itapiranga investe mais de dois milhões de reais no transporte de alunos. O Transporte escolar ocorre em parceria com a Secretaria de Estado da Educação. Alunos das redes estadual e municipal usam o mesmo meio de transporte. Em Itapiranga o pagamento por parte do estado ocorre de forma regular, sem atrasos. O coordenador do Transporte Escolar, RICARDO KRAEMER, informa que diariamente são 31 trajetos de transporte escolar, sendorealizados por empresas 23 terceirizadas e nove com veículos da prefeitura. Os alunos são transportados em vans, micros e também em ônibus. O município mantém três veículos reservas caso tenha necessidade para suprir imprevistos. KRAEMER destaca que existe um rigor muito grande em prol da segurança e por isso ocorrem vistorias conforme exigência de lei.
A cada semestre a frota do transporte escolar precisa passar por avaliação de empresa credenciada pelo Inmetro. Também ocorre capacitação dos motoristas que devem ser devidamente habilitados para esta função. Veículos e motoristas devem ser aprovados pela Delegacia Regional que emite uma autorização especial para o transporte de estudantes. Também faz parte da frota, veículos adaptados para acesso de deficientes físicos. No momento apenas um alunos com defini ciência física integra a lista do transporte escolar. Itapiranga transporta dois mil 150 estudantes com investimento total durante o ano de dois milhões 360 mil reais. RICARDO KRAEMER destaca que no momento os coletivos circulam com 70 por cento da capacidade, seguindo todos os protocolos da vigilância sanitária.
O governo estadual publicou decreto com regulamentação parcial da Lei que institui a Política Estadual da Economia Solidária, de autoria da deputada LUCIANE CARMINATTI. O Decreto institui o Cadastro de Empreendimentos Econômicos Solidários e o seu reconhecimento para acesso às políticas públicas. Entre elas, o fomento ao empreendedorismo, o crédito para a geração de trabalho, emprego e renda, o microcrédito orientado e o assessoramento técnico. Na prática, o decreto beneficia associações, cooperativas, grupos de produção, clubes de trocas e empresas que produzem e comercializam produtos.
De acordo com o decreto, os empreendimentos farão o cadastro por formulário online a ser disponibilizado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável. A pasta será responsável pela gestão do Cadastro em conjunto com o Conselho Estadual de Artesanato e Economia Solidária. Há mais de uma década, empreendimentos solidários reivindicam medidas legais para sair da informalidade. Em 2013, a deputada LUCIANE CARMINATTI propôs a instalação de uma Frente Parlamentar, que segue ativa e sob sua coordenação, para construir esses avanços. LUCIANE destaca que está é uma conquista histórica para o setor.
Vai estar nos próximos dias na região Extremo Oeste de Santa Catarina o presidente do Instituto do Meio Ambiente, DANIEL VINICIUS NETTO. A informação é do diretor do Conder Gestão Ambiental, JOSÉ FRANCISCO MORA. Ele participou do RPN Primeira Edição do último sábado e trouxe detalhes dessa visita, além de outras ações desenvolvidas nos municípios da região. De acordo com ele, o Conder Gestão Ambiental já está realizando licenças ambientais há um ano e meio. Conforme ele, o órgão também tem competência para gerir sobre a gestão florestal, entre eles, MORA citou a autorização de supressão de vegetação, uso alternativo do solo, corte isolado de árvores e outras ações específicas.
A vinda do presidente do IMA para a região visa a assinatura de um termo de gestão florestal. A afirmação é do diretor do Conder Gestão Ambiental, JOSÉ FRANCISCO MORA. Segundo ele, esse documento é extremamente importante para que o próprio Conder possa ampliar sua área de atuação. Ele destacou que além do presidente, os prefeitos da região também deverão assinar esse termo de gestão. Ele explicou o Conder realiza atualmente a análise e gestão florestal e após essa assinatura, o órgão poderá por exemplo, reavaliar as realocações de reservas legais, prática essa, permitida no momento apenas ao Instituto do Meio Ambiente.
O procedimento de assinatura do termo de gestão florestal entre o IMA e o Conder vai representar maior agilidade para a população da região Extremo Oeste de Santa Catarina. A declaração é do diretor do Conder Gestão Ambiental, JOSÉ FRANCISCO MORA. Ele salientou que essa é uma marca que deve ser mantida nos trabalhos do órgão, mesmo com um aumento na demanda. Ele reforçou que esse procedimento vai agilizar de forma expressiva os resultados finais em relação a reflorestação ambiental. MORA pontuou que os 21 municípios da região vão assinar esse documento, representando mais de 10 por cento de todo o estado catarinense.
O Conder Gestão Ambiental vai aproveitar a vinda do presidente do Instituto do Meio Ambiente, DANIEL VINICIUS NETTO para discutir outras demandas existentes. O comentário é do diretor do órgão, JOSÉ FRANCISCO MORA. Ele disse que outros pontos fundamentais que visam melhorarias nas questões ambientais da região Extremo Oeste também serão discutidos nesta visita.
Aumento de sintomas gripais entre alunos faz Secretaria de Educação redobrar atenção com protocolo Covid. De acordo com o secretário de Educação de SJO, CLAUNEI WEBER, até o momento não há registros de contágio de Covid-19 entre alunos nas escolas do município, porém muitos alunos estão apresentando sintomas gripais e conforme determinações da legislação federal e do próprio plano de contingência do município, nesta situação os alunos não podem participar de atividades na escola. O secretário lembra que nesta época do ano, com frio e alternância de temperatura, é normal ocorrer mais casos de gripe e resfriado, porém quando um estudante vai à escola nesta situação, ela é obrigada a colocar o aluno em isolamento e chamar a família para ser encaminhado ao atendimento na Saúde. WEBER ressalta que a maioria dos pais já segura os filhos em casa quando percebem algum sintoma, e então eles seguem nas atividades remotas.
Conforme o secretário de Educação, ao orientar o aluno com sintomas gripais a ir ao posto de saúde, a escola proporciona a ele um retorno mais seguro ao educandário. CLAUNEI WEBER frisa que em SJO os exames de Covid-19 acontecem de forma rápida e as famílias logo procuram o atendimento. O município segue disponibilizando atividades escolares em sistema híbrido. O secretário reconhece que existe defasagem em relação ao aprendizado de parte dos alunos, principalmente do primeiro e segundo ano do Ensino Fundamental, pois a eficiência não é a mesma do atendimento integral na escola. Por outro lado, observa que os professores se dedicam ao máximo para que os alunos consigam aprender dentro da realidade estabelecida. WEBER salienta que a participação das famílias no processo de aprendizagem em SJO é positiva e a Secretaria de Educação presta auxílio para conseguir atingir os níveis educacionais previstos no plano.
CLAUNEI WEBER comenta que há poucos alunos no sistema totalmente remoto, porém estes também são atendidos de maneira especial, para obter resultados melhores. O secretário reconhece que o trabalho do professor em sala de aula é insubstituível, principalmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental, até o quinto ano. Neste momento, no entanto, considera que o mais importante é que tanto os alunos, como as famílias e os professores, tenham saúde. Para demais situações a Secretaria e as escolas se organizam.
Falta de profissionais dificulta atendimento especializado na saúde. A informação é do diretor do Hospital Sagrada Família-Santé de Itapiranga, JANIR BACH. De acordo com ele, o investimento em estrutura e a busca por profissionais é constante. Cita que em pouco mais de um ano, ocorreu aampliação de atendimento com novos funcionários, pois o hospitalpassou de 26 para 40 profissionais. Ressalta que existe uma busca constante do Instituto Santé por profissionais médicos. A contratação depende de um alinhamento com especialistas e pacientes para atender a demanda, porém com garantia de serviço aos médicos contratados. JANIR BACH chama atenção para a importância da contrapartida dos municípios que complementam os custos dos médicos. As Secretarias Municipais da Saúde configuram em uma importante parceria.
O Hospital de Itapiranga presta atendimento aos 17 municípios da Amerios e 19 da Ameosc, principalmente em questões de Ortopedia e Vascular com escleroterapia. A prioridade no momento é ter especialistas em neurologia e cardiologia. O diretor diz que o Instituto Santé busca facilitar o acesso da população via consórcio intermunicipal de saúde, secretarias municipais e também atendimento particular. JANIR BACH destaca que o Santé realiza contrato com profissionais, visando atendimento em Itapiranga, Guaraciaba e Dionísio Cerqueira. Já o Hospital Regional de São Miguel do Oeste tem outra modalidade de contrato.
Pandemia atrasou projeto de contratação de novos profissionais para especialidades médicas. Hospital depende da demanda que foi afetada devido às restrições impostas. O diretor do Hospital Sagrada Família - Santé, JANIR BACH, informa que no momento a prioridade está na realização de cirurgias gerais para reduzir a fila de espera da Secretaria da Saúde de Itapiranga. Procedimentos estão em atraso devido a interrupção dos serviços em virtude da pandemia. O diretor informa que atualmente são poucas internações relacionadas a Covid gerando uma situação mais tranquila. O Hospital de Itapiranga conta com recursos extras para investimento e já recebeu 400 mil reais de emenda parlamentar da deputada CARMEN ZANOTTO para o pagamento de despesas e investimentos em melhorias. Várias aquisições são realizadas para o centro cirúrgico. Planejamento também inclui adequações exigidas pela vigilância sanitária nas salas de realização de endoscopia e colonoscopia.
Tunápolis tem resultado positivo na venda de produtos da agricultura familiar. Feira Livre com produtos coloniais registra boa aceitação dos consumidores e motiva os produtores rurais. Conforme a Secretária da Agricultura e Meio Ambiente, DIRCELEI ARENHARDT, Os produtos agrícolas e artesanatos podem ser adquiridos em três dias por semana. Devido à grande procura, a Feira foi ampliada também para os sábados pela manhã. Inicialmente o projeto previa a comercialização nas quartas e sextas-feiras a tarde. De acordo com a secretária, também aumentou o número de produtos disponibilizados e atualmente uma grande variedade de verduras, frutas e legumes está a disposição. DIRCELEI avalia que a Feira de Produtos Colonial proporciona uma alternativa de renda aos produtores, além dos consumidores terem acesso a produtos fresquinhos, de boa qualidade e preço acessível.
Segundo DIRCELEI ARENHARDT, atualmente 15 produtores estão inscritos e empenhados na produção de alimentos saudáveis para colocar à disposição dos consumidores. A Secretaria da Agricultura apoia na organização dos feirantes com visitas nas propriedades e orientações para proporcionar bom funcionamento da Feira. De acordo com DIRCELEI, o objetivo é viabilizar recursos financeiros para o próximo ano. Ela ressalta que no momento, as restrições impostas neste ano devido a Lei Federal, impede despesas extras até final de 2021 em virtude da pandemia. A secretária lembra que a comercialização de produtos colonial que já era tradicional em Tunápolis, deixou de ocorrer por alguns anos, e agora, volta com força mostrando que o município deve investir mais nesta iniciativa.
Escola debate ações para melhorar aproveitamento escolar dos venezuelanos. Reuniões nesta terça-feira com pais de alunos venezuelanos será fundamental para esclarecimentos. Segundo o assessor de direção DANIEL SKRSYPCSAK, é preciso avaliar este novo contexto que escolasrecebem alunos da Venezuela. Neste bate papo em uma roda de conversa com os pais ou responsáveis dos alunos a escola visa maior aproximação do projeto família-escola. A instituição é aliada neste desafio das crianças, adolescentes e jovens em outro pais. O assessor diz que ocorre uma conversa informal sobre a convivência e questões pedagógicas. SKRSYPCSAK avalia que os imigrantes necessitam de rendimento e aproveitamento escolar seguindo as normas e sistemática da educação.
Acompanhamento e contato com os pais visa conhecer melhor a realidade dos alunos venezuelanos. O assessor de direção da escola São Vicente, DANIEL SKRSYPCSAK, diz que a meta é estabelecer outras possibilidades de intervenção. Atualmente são mais de 40 alunos regularmente matriculados e frequentado o educandário nos três turnos. Este número aumenta a cada semana. Ontem teve o ingresso de mais três alunos. SKRSYPCSAK destaca ainda a grande rotatividade com seguidas transferências de alunos. Algumas situações chamam atenção e que merecem atenção especial da direção e professores. O assessor cita a dificuldade com a comunicação com os colegas e professores em sala de aula, pois eles preferem a comunicação no idioma espanhol. Já a escola tem insistência em usar o português para aperfeiçoamento deles e também o entendimento dos conteúdos.
Acompanhamento dos alunos visa evolução no rendimento pedagógico. Vários imigrantes não conseguem estabelecer rotina de estudos, também são registradas muitas faltas sem justificativa. O assessor de direção DANIEL SKRSYPCSAK diz que a escola precisa buscar alternativa para garantir o rendimento esperado no final do ano letivo. Observa ainda que muitos alunos não apresentam histórico escolar e com o semestre transcorrendo fica cada dia mais difícil de estabelecer critério para aprovação ou reprovação. SKRSYPCSAK diz que a meta é garantir acesso total ao que a escola oferece, porém com responsabilidade e compromisso para que justifiquem a aprovação. O assessor de direção informa que devem ocorrer mais momentos durante o ano para abordar questões escolares e também de convívio na comunidade que interfere na rotina escolar. Serão dois momentos de conversa, um grupo esteve na escola na manhã de hoje e outro grupo às 19 horas.
Dois homens foram presos por posse irregular de arma de fogo, por volta das 18h de ontem, na Rua FIORAVANTE FURLAN, no centro de Paraíso. Após receber informações de que um homem estava armado, a Polícia Militar realizou rondas e localizou o suspeito correndo para o interior de uma residência ao avistar a guarnição. No local estava o proprietário e mais um homem, sendo efetuado busca pessoal nos dois. A polícia encontrou na residência um revólver e cinco munições calibre 38, intactas, e prendeu os dois homens. A ação aconteceu em parceria com a Polícia Civil.
A Polícia Militar de Iporã do Oeste atendeu quatro ocorrências nesta segunda-feira. A primeira, às 08h30, foi um furto de cerca de 500 tijolos em uma obra de construção, na Linha Cabeceira do Taquaruçu, ocorrido durante o final de semana. Às 11h30 a PM atendeu ocorrência de extorsão, sendo que um homem efetuou o depósito de dois mil reais para criminosos que se utilizaram do golpe do Nude. O homem estava em busca de mais cinco mil reais, mas foi orientado pela guarnição e convencido de que se trata de um golpe. Às 13h45, a guarnição registrou dano ao patrimônio público, na Linha Entre Rios, onde uma máquina derrubou um portão público. Já às 22h a guarnição atendeu acidente de trânsito em Aparecida. Um veículo saiu da pista. A guarnição ofereceu o teste do bafômetro, sendo que o condutor se negou a efetuar o teste. A Polícia Militar removeu o veículo ao pátio conveniado e autuou o condutor, que também estava com a CNH suspensa.
Por das 17 horas e 40 minutos desta segunda-feira, a equipe da Polícia Rodoviária Federal, em uma ação conjunta com a Polícia Civil de São Miguel de Oeste, Delegacia de Maravilha e policiais civis da Operação Hórus, realizaram, em Cunha Porã, a abordagem de um veículo Parati, emplacado em Guaíra, no Paraná. Conforme a Polícia, o carro era conduzido por um homem, de 48 anos, que se mostrou extremamente nervoso, apresentando versões contraditórias sobre os motivos da viagem. Em fiscalização com o cão de faro ele sinalizou para odor de ilícito na região do assoalho do porta-malas, onde os policiais encontraram aproximadamente 44 quilos de cocaína. O motorista informou que pegou o veículo com a droga na cidade de Campo Grande/MS e levaria até Santa Maria/RS. Ele revelou que receberia cinco mil reais pelo transporte da droga.