De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e dois centavos. O euro está valendo cinco reais e 97 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
O presidente das Filipinas, RODRIGO DUTERTE, disse nesta segunda-feira que pode prender quem se recusar a tomar vacina contra a Covid-19. Em pronunciamento na TV, ele disse: "Você escolhe: vacina ou vai preso". As Filipinas passam por um dos piores surtos de coronavírus na Ásia, com mais de um milhão e 300 mil casos e acima de 23 mil mortes. DUTERTE afirmou que o país está em crise e ele está irritado com os filipinos que não estão ouvindo o governo. Até agora foram vacinados dois milhões e cem mil, cerca de dois por cento da população.
Um tornado destruiu mais de 100 casas nos arredores de Chicago, terceira maior cidade dos Estados Unidos, na noite de domingo. Houve feridos, e cinco pessoas precisaram de atendimento em hospital, incluindo uma mulher internada em estado grave, segundo a Associated Press. Os fortes ventos também deixaram parte da região sem luz. A agência Reuters disse que mais de 22 mil moradores da região foram afetados pela queda na energia. Tempestades também foram registadas em outras partes do Meio-Oeste americano na noite de domingo e madrugada de segunda, com registro de destruição por tornado em outras cidades.
A Justiça recusou nesta segunda-feira um pedido para que KEIKO FUJIMORI, candidata a presidente do Peru, voltasse à prisão. A líder direitista responde por um caso de lavagem de dinheiro e corrupção e esteve presa preventivamente entre 2018 e 2020. KEIKO é acusada de receber um milhão e 200 mil dólares da construtora brasileira Odebrecht para suas campanhas políticas em 2011 e 2016. Ela perdeu as duas disputas. O procurador do caso havia pedido 11 meses e 22 dias de prisão para a candidata, alegando que ela descumpriu restrições como manter comunicação com testemunhas do caso.
O corregedor-geral o Tribunal Superior Eleitora, ministro LUÍS FELIPE SALOMÃO, deu prazo de 15 dias para que o presidente JAIR BOLSONARO apresente evidências ou informações de ocorrências de fraude ou irregularidades nas eleições de 2018, na qual foi eleito em segundo turno. BOLSONARO defende o voto impresso sob o argumento de que o sistema de votação por urnas eletrônicas permite fraude. O presidente costuma dizer que teria vencido no primeiro turno a eleição de 2018 não fosse a suposta fraude que aponta. SALOMÃO tomou a decisão após instaurar procedimento para apurar a existência ou não de eventuais elementos concretos que possam ter comprometido a segurança do processo eleitoral em 2018 e 2020.O objetivo, de acordo com o tribunal, é aperfeiçoar o sistema para as eleições de 2022.
O ministro da Saúde, MARCELO QUEIROGA, disse nesta segunda-feira que, "pelo ritmo atual", a previsão da pasta é ter toda a população adulta vacinada com uma dose até setembro. Até então, o ministro vinha falando apenas em imunizar toda a população até o fim do ano, sem especificar se seria com uma ou duas doses. Para o ministro, a meta é "razoável dentro das condições de carência de vacina no mundo". A declaração ocorreu em audiência na comissão da Covid-19 no Senado nesta segunda-feira. Na audiência, o ministro também voltou a comentar que negocia doses extras para um eventual novo ciclo de vacinação em 2022.
A ministra ROSA WEBER, do Supremo Tribunal Federal, decidiu suspender a convocação de governadores à Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid-19. A ministra ainda pediu ao presidente do STF, ministro LUIZ FUX, que inclua a ação em sessão virtual extraordinária para que seja analisada pelo plenário da Corte entre quinta e sexta-feira desta semana. A decisão proferida por WEBER salienta que a comissão ainda pode "convidar" os mesmo governadores, eliminando a necessidade de comparecimento obrigatório por parte das autoridades estaduais à comissão e implementando o caráter voluntário de prestação de esclarecimentos. De acordo com a ministra, cabe ao Tribunal de Contas da União a função de julgar a destinação das verbas federais repassadas pelo Planalto aos governadores, e não ao Congresso Nacional.
-ESTADO REGULAMENTA LEI QUE INSTITUI A POLÍTICA DE
ECONOMIA SOLIDÁRIA EM SC.
O Parque Beto Carrero World informou nesta segunda-feira que a criança de seis anos que se feriu após cair de uma atração no parque em Penha se desequilibrou durante uma fotografia em uma estátua de gorila. Segundo a família do menino, ele comemorava o aniversário no local. Com o incidente, que ocorreu na tarde de sábado, ele sofreu traumatismo craniano e está internado em estado grave no Hospital Pequeno Anjo, em Itajaí. A família confirmou, também em nota, que a queda teria sido motivada pelo rugido emitido pela estátua de gorila enquanto o menino se posicionava para tirar uma foto. Ele se assustou, caiu e bateu a cabeça.
A produção de trigo deve ter um aumento de 55 por cento na safra 2021-2022. A área plantada de trigo prevista é de 80 mil 585 hectares, 38 por cento mais do que no ano anterior. Com produtividade 13 por cento maior, é esperada colheita de 276 mil 158 toneladas, cem mil a mais do que na safra anterior. As estimativas são da Epagri que também projeta aumento de outras culturas de inverno. A safra de cebola deve crescer 27 por cento e de alho 20 por cento. Segundo o órgão do governo, o aumento das cultura de inverno se deve aos altos preços no mercado e pelo incentivo do governo para plantar mais produtos nessa época.
O governo estadual publicou decreto com regulamentação parcial da lei que institui a Política Estadual da Economia Solidária. De acordo com a autora da lei, deputada LUCIANE CARMINATTI, o decreto institui o Cadastro de Empreendimentos Econômicos Solidários e o seu reconhecimento para acesso às políticas públicas, entre elas, o fomento ao empreendedorismo, o crédito para a geração de trabalho, emprego e renda, o microcrédito orientado e o assessoramento técnico. Na prática, o decreto beneficia associações, cooperativas, grupos de produção, clubes de trocas e empresas de autogestão que produzem e comercializam produtos. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável vai fazer a gestão do cadastro em conjunto com o Conselho Estadual de Artesanato e Economia Solidária.
Assistente Social chama atenção para violência contra idosos. A Secretária VÂNIA BALDISSERA, de São Lourenço do Oeste, aciona o CREAS – Centro de Referência de Especialidades da Assistência Social para alertar a população para esse problema. O mês é chamado Junho Violeta, e serve para conscientizar o povo para situações que envolvem as pessoas da terceira idade. Abuso acontece quando ocorre agressão física, emocional e psicológica. Também é abuso toda forma de exploração financeira e negligência intelectual ou não. VÂNIA destaca que esse tipo de agressão pode acontecer uma ou mais vezes, causando dano ou mesmo aflição a vítima.
Denúncia contra violência a idoso pode ser feita diretamente no CREAS ou através do Disk 100. A secretária VÂNIA BALDISSERA observa que tem gente que utiliza os benefícios de idoso para fazer financiamento, e isso também é uma violência. A pandemia atrapalha as atividades da Assistência Social, porque estão suspensos os atendimentos coletivos presenciais. Ainda não foi retomado o serviço de convivência. O problema é que o mapa de risco ainda não está melhorando. Mesmo assim os atendimentos continuam com agendamento, por whats ou presencial individual com todos os cuidados.
Secretaria de Educação de Campo Erê desenvolve projeto Filtro dos Sonhos. De acordo com a psicóloga RAFAELA SPADER, a ação foi feita no centro de eventos do município, num primeiro momento com os estudantes do pré-dois, que tem em média cinco anos. A psicóloga explica que na abertura do projeto, as crianças foram até o centro de eventos, onde foram divididas em grupos. A atividade começou com os pequenos confeccionando filtros dos sonhos. Depois, cada criança pendurou o seu numa árvore próxima. Na visão de RAFAELA, a primeira realização da ação foi um grande sucesso, observando a alegria das crianças.
Objetivo do projeto Filtro dos Sonhos é estabelecer vínculos com os pequenos. Ficando pertinho, explicando e dando espaço para as crianças falarem e se expressarem, a psicóloga da Secretaria de Educação de Campo Erê - RAFAELA SPADER, classifica a ação como muito produtiva. O projeto vai continuar acontecendo ao longo do ano, com várias atividades no centro de eventos, chegando aos estudantes da pré-escola e anos iniciais da rede municipal. A psicóloga explica que como o projeto segue acontecendo, vai observar as necessidades dos estudantes e adequar para que fique cada vez melhor, atingindo mais objetivos.
São Bernardino passa por surto de coronavírus. Segundo o chefe do setor no município - ALCEU NEGRI, assim como nas demais cidades da região, na semana passada houve um aumento muito grande no número de casos. O secretário de saúde informa que chegaram a ter 40 casos ativos no município, mas percebeu uma diminuição, fechando a sexta-feira com 25 pessoas com o vírus. NEGRI informa que não só São Bernardino, mas vários países do mundo passam por isso. Atualmente o Brasil é o segundo com mais mortes, e atingiu a marca de meio milhão de óbitos por Covid.
Duas doses da vacina não imunizam completamente. De acordo com o secretário de saúde de São Bernardino - ALCEU NEGRI, mesmo após tomar a segunda parte do imunizante, ainda há chance de contrair o vírus, mas com muito menos intensidade. Por isso, para ele, a vacina é extremamente necessária, mas menos eficaz que o uso de máscara, álcool em gel e isolamento social. O secretário acredita que a partir do próximo mês, a vacinação deve se intensificar, imunizando ainda mais pessoas. Em São Bernardino mais de mil pessoas já receberam a primeira dose, enquanto cerca de 385 foram vacinadas pela segunda vez.
São Bernardino já teve mais de 500 casos de coronavírus. ALCEU NEGRI – secretário de saúde do município fala o dado com muita preocupação. Comenta que vários profissionais do departamento da saúde do município estão afastados por causa do vírus, deixando a situação ainda mais grave. Conforme o secretário, os cuidados precisam continuar, e o vírus deve trazer prejuízos por ainda algum tempo. ALCEU NEGRI destaca que ainda mais nessa época, em que o clima da região é propício para a disseminação do vírus. No total São Bernardino teve três mortes por Covid, um número considerado baixo quando comparado a região, mas que causou muita dor nas famílias afetadas.
Marmeleiro tem diversos programas em benefício ao homem do campo. De acordo com o diretor de agricultura do município - SIDICLEI RISSO, algo que está afetando muito os produtores é a questão da água. Para tentar amenizar os prejuízos, Marmeleiro disponibiliza programas, como o Porteira a Dentro. Ele explica que a ação disponibiliza máquinas do município, que fazem fontes, bebedouros e aquilo que o produtor precisar dentro da sua propriedade. Além disso, em parceria com a Sanepar, estão sendo feitos poços artesianos, além de buscar recursos para mais.
Objetivo de subsídios em Marmeleiro é fazer produtores lucrarem mais. SIDICLEI RISSO explica que com maior renda, o homem do campo também gera mais para o município. Segundo o diretor de agricultura, o Programa de Melhoramento Genético com inseminação fornece nitrogênio, sêmen, luva e bainha. Para ter acesso aos exames de brucelose e tuberculose é preciso estar em dia com o município, bem como para o programa do Calcário. Em relação ao Porteira a Dentro, SIDICLEI fala que a prefeitura paga 70 reais a hora-máquina para o agricultor.
Safra de milho em Santa Catarina tem estimativa de queda de 32 por cento. A informação é do especialista na área de grãos da Epagri HAROLDO TAVARES. Ele explica que na primeira safra, tinha uma estimativa de dois milhões e 900 mil toneladas, mas em função da estiagem e fatores biológicos, a colheita foi na casa de um milhão e 800 mil toneladas, quebra de mais de um milhão de toneladas. Ele frisa que esses números são preocupantes, pois vai fazer com que o estado importe ainda mais milho, ou seja, mais de cinco milhões de toneladas devem entrar no estado para alimentação da cadeia de ovos, carne, leite e derivados. TAVARES menciona que além da estiagem prolongada ocorrida em setembro e outubro de 2020, também teve o ataque de cigarrinha com o complexo de doenças associado no início de 2021, ocasionaram perdas superiores a 32% na produção esperada.
Santa Catarina deve aumentar importação de milho do Paraguai. Segundo o especialista na área de grãos da Epagri HAROLDO TAVARES, a quantidade de milho importada por Santa Catarina de janeiro a maio de 2021 foi cerca de seis vezes superior ao mesmo período do ano de 2015. Ele menciona que a produção brasileira de milho na primeira safra está estagnada em 25 milhões de toneladas e não consegue mais abastecer o consumo interno no primeiro semestre. Com o consumo interno em elevação, as importações do Brasil no primeiro semestre de 2021 deverão ultrapassar a um milhão de toneladas.
TAVARES fala que Santa Catarina importa milho, além do Paraguai, também da Argentina, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Conforme ele, a safra de julho deve baixar um pouco preço, mas em função dos baixos estoques de milho interno, o preço deve se manter na casa de 80 a 85 reais para o consumidor. Hoje em São José do Cedro o produtor recebe 83 reais pela saca e o consumidor paga se retirar no silo 94 reais.
Ministério Público aponta irregularidades na câmara de Santa Terezinha do Progresso. A promotora JULIANA BERTOLETTI comprovou que o local não tem condições de uso porque não atende as normas. Por isso ela recomendou a suspenção dos trabalhos na sede do legislativo, até que tudo seja regularizado. A promotora recebeu denúncias de problemas na licitação na locação da sala. O imóvel está inacabado e não pode atender as necessidades de quem ali trabalha, colocando, inclusive, a saúde das pessoas em perigo. JULIANA esclarece que o objeto da licitação para contratação da sala era para estar em acordo com todas as normas da vigilância sanitária.
Corpo de Bombeiros atesta necessidades de melhorar a Câmara de Vereadores de Santa Terezinha. Entre outras coisas, falta acessibilidade e banheiros adequados para quem tem necessidades especiais. A promotora reforça que nas diligências do Ministério Público, foram comprovadas inúmeras irregularidades, como falta de sinalização e até corrimão para quem tem deficiências visuais. A Câmara não tem proteção contra incêndio, não existe nenhum alvará de construção, nem projeto de edificação, muito menos habite-se. JULIANA BERTOLETTI acrescenta que no local, tudo vai contra a própria lei do município, em completo desacordo com edital de licitação.
Promotora pediu ao presidente da Câmara de Vereadores de Santa Terezinha do Progresso analisar a constatação de irregularidades na sala. Sua orientação foi para que a câmara suspendesse a licitação e o contrato de locação da sala. JULIANA BERTOLETTI informa que o presidente concordou e atendeu suas recomendações. Diante de tudo isso, as reuniões passam a acontecer numa sala cedida pela prefeitura, com realização de atividades remotas. A promotora diz que esse é o único caso semelhante nos 4 municípios da comarca. Nossa reportagem procurou o presidente IRENO DEÓLA que não quer se pronunciar nesse momento.
Estelionatários tentam aplicar Golpe da Fiança em Francisco Beltrão. De acordo com a Vara Criminal do município, os criminosos descobrem que uma pessoa foi presa em flagrante pelos órgãos de segurança, ligam, e tentam aplicar o golpe em familiares do preso. Eles se passam por funcionários do Fórum, juízes, ou promotores, dizem que a pessoa presa teve o valor da fiança definido, solicitam um depósito numa conta corrente, passando os seus dados bancários.
A Juíza Titular da Vara Criminal JANAINA MONIQUE ZANELATTO, informa que não existe fiança arbitrada em processo e que familiares não devem fazer qualquer depósito como forma de pagamento. As pessoas que receberem a ligação devem entrar em contato imediatamente com o número 46 3520-0003 ou ir até o Fórum de Francisco Beltrão.
Mulher agride namorado com faca em Quilombo. Uma briga de casal acabou com um homem esfaqueado no final de semana, no centro de Quilombo. O fato ocorreu na noite de sábado, mas a polícia divulgou somente ontem. Conforme a PM, um homem de 31 anos foi encontrado nos fundos da casa, escondido embaixo de uma árvore, com três cortes: Um na cabeça, um no braço direito e outro no braço esquerdo. O Corpo de Bombeiros foi chamado para socorrer a vítima devido a gravidade dos ferimentos, que foram provocados por golpes de faca, usada pela namorada do homem, de 31 anos. Ela disse que o agrediu para se defender. Ambos os envolvidos estavam embriagados e junto com a faca usada no crime, levados para a delegacia.
Dois homens são presos investigados pelo homicídio ocorrido em Quilombo. A prisão ocorreu na tarde de ontem, pela Delegacia de Polícia de Comarca de Fronteira. Conforme a Polícia Civil, os homens presos têm 23 e 29 anos, e após interrogados, foram encaminhados para o Presídio Regional de Chapecó. O crime aconteceu por volta das três horas da madrugada de sábado, quando um homem de 28 anos foi morto a facadas. Uma segunda vítima, de 51 anos, também teve ferimentos de faca. Os fatos aconteceram num bar, localizado às margens da SC-157. De acordo com a polícia, a vítima foi agredida numa emboscada sendo surpreendida por dois homens quando saia do bar.