ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo Em Foco Itapiranga - 22/05/2021

GLOBO EM FOCO – 22/05/21

-SENADOR PEDE RECONVOCAÇÃO DO EX-MINISTRO PAZUELO NA CPI DA COVID

-SC É O DÉCIMO ESTADO QUE MAIS VACINOU A POPULAÇAO CONTRA A COVID

-TEMPORAL COM GRANIZO CAUSA ESTRAGOS NA REGIÃO

-SÃO JOÃO DO OESTE REGISTRA PRIMEIRO PARTO EM OITO ANOS

-NEGLIGÊNCIA E ABANDONO AUMENTA NÚMERO DE ADOLESCENTES EM ABRIGOS

-CAPACITAÇÕES BUSCAM QUALIDADE NA PRODUÇÃO DE MEL

-UCEFF AMPLIA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS A COMUNIDADE

-MUNIÇÕES E DROGA SÃO APREENDIDAS PELA POLÍCIA MILITAR

-ACIDENTE DE RÂNSITO RESULTA EM QUEDA DE POSTE EM ITAPIRANGA

O Tempo em Itapiranga apresenta-se nublado e instável. A previsão para as próximas horas é de tempo instável melhorando no decorrer do dia. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 30 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 33 centavos. O euro está valendo seis reais e 49 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.


Dois terremotos atingiram a China nesta sexta-feira. Uma pessoa morreu na província de Yunnan, no sudoeste do país, segundo autoridades locais. Os dois tremores não têm relação entre si, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos que monitora atividade sísmica em todo o mundo. Terremotos não são incomuns na China, e o fenômeno causou uma tragédia de grandes proporções no país em 2008. Naquele ano, um abalo na província de Sichuan matou quase 90 mil pessoas.


A transferência de tecnologias por meio da quebra das patentes das vacinas é essencial para acelerar a imunização global contra a covid-19. A afirmação é da diretora-geral da Organização Mundial do Comércio, NGOZI OKONJO-IWEALA, durante a Cúpula de Saúde do G-20. A dirigente disse esperar por "progresso nas negociações" pela quebra de patentes até julho. Ela afirmou ainda que a quebra de patentes, no entanto, não será suficiente para "resolver a lacuna" da distribuição dos imunizantes. A diretora da OMC apontou a diversificação dos locais de produção das vacinas como outra medida eficaz para aumentar o ritmo da imunização em todo o mundo.


O presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, prometeu ajudar a organizar os esforços para "reconstruir Gaza" e disse que a criação de um Estado palestino ao lado de Israel é a "única resposta" para o conflito. O presidente citou que é preciso uma solução de dois Estados. Em entrevista coletiva na Casa Branca, ele disse que é única resposta possível. BIDEN também pediu a Israel que ponha fim às "lutas entre comunidades" em Jerusalém, que estiveram na origem dos confrontos dos últimos dias.

O Supremo Tribunal Federal formou maioria nesta sexta-feira para manter as provas do concurso para provimento de cargos na Polícia Federal, aguardado desde março, no domingo. O placar foi de 10 a um pela aplicação das provas. O posicionamento isolado, por hora, é o do relator, EDSON FACHIN, que se manifestou pela suspensão do concurso por considerar que a União não pode impor a realização do exame sem considerar os decretos de governadores e prefeitos que determinaram medidas restritivas na pandemia. O entendimento dos demais ministros é o de que as atividades da PF são consideradas essenciais e que o edital de realização do concurso estabelece protocolos de segurança.


O secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, BRUNO FUNCHAL, afirmou nesta sexta-feira que, diante da decisão do Supremo Tribunal Federal, o governo se prepara para realizar o Censo Demográfico em 2022. Na semana passada, o Supremo decidiu que o governo federal está obrigado a tomar as medidas necessárias para realizar o Censo Demográfico no ano que vem. Em abril, o governo informou que o Orçamento de 2021 não reservava recursos para o censo, o que levou ao cancelamento da pesquisa neste ano. Na semana passada, após a decisão do STF, o IBGE informou que a direção do órgão prepara um plano para cumprimento da decisão judicial.


O senador ALESSANDRO VIEIRA protocolou, nessa sexta-feira, requerimento à CPI da Covid em que requer a reconvocação do ex-ministro da Saúde EDUARDO PAZUELLO. Um dos principais alvos da CPI, o general da ativa do Exército Brasileiro depôs no colegiado na última quarta-feira e quinta-feira. O senador alega que o "depoimento prestado foi permeado por diversas contradições” e por isso pediu a reconvocação para esclarecer as dúvidas. VIEIRA também protocolou requerimento que solicita à Presidência da República informações sobre as reuniões citadas por PAZUELLO em depoimento à CPI. O pedido é de atas e listas de presenças de reuniões do governo no período citado pelo ex-ministro.

O governador CARLOS MOISÉS e o secretário de Estado da Educação, LUIZ FERNANDO VAMPIRO, anunciaram nesta sexta-feira, a chamada de 251 profissionais administrativos para atuação nas escolas da rede estadual. O objetivo é fazer a efetivação imediata de 32 Assistentes de Educação e 219 Especialistas em Assuntos Educacionais. Um edital será publicado na página da Secretaria de Estado da Educação no início da próxima semana para a escolha de vagas dos profissionais selecionados e a distribuição por Coordenadoria Regional de Educação, além de mais informações sobre as datas e documentos necessários para o ingresso no quadro do magistério. O número de profissionais que serão nomeados nesta chamada tem como base as vagas que tiveram vacância desde a publicação do processo seletivo vigente, em 2017.

Dois concursos da Polícia Militar de Santa Catarina devem ser lançados em 2021. Um deles para soldados e outro para oficiais da corporação. O número de vagas ainda não foi definido, mas deve ficar entre 500 e mil para o primeiro processo seletivo e entre 25 e 50 para o segundo. O planejamento da PM-SC para os próximos cinco anos prevê a inclusão anual de 500 soldados e 25 oficiais. Os concursos só não estão confirmados ainda porque a corporação espera a liberação do Grupo Gestor de Governo, responsável por autorizar os processos seletivos. O comandante-geral da PM-SC, coronel DIONEIT TONET, diz que a ideia é começar o concurso em 2021 para que a nomeação seja feita em janeiro de 2022.


Santa Catarina é o décimo Estado que mais vacinou a população contra a covid-19, considerando as duas doses. Já foi o quarto com melhor cobertura na vacinação, mas caiu seis posições ao longo deste mês, devido à redução no ritmo de aplicações diárias. Desde a sexta-feira da semana passada, a média diária de doses aplicadas pelas prefeituras tem sido a menor dos últimos dois meses. Se o Estado se mantiver assim, a vacinação de toda a população se estenderia até setembro de 2022, oito meses a mais do que se estimava em abril. Segundo a secretaria Estadual de Saúde, foram aplicadas dois milhões 176 mil 547 doses de vacina contra a covid-19, das quais um milhão 466 mil 950 são referentes às primeiras doses e 709 mil 597, às segundas.

O dia do apicultor comemorado neste sábado reforça a importância da atividade. Há 10 anos trabalhando com abelhas, principalmente com espécies sem ferrão, o agricultor NEY ALBRING destaca o papel fundamental das abelhas na produção de alimentos. Ele possui uma propriedade modelo em agrofloresta, na localidade de Beato Roque, São João do Oeste. Ressalta que até 80 por cento das plantas precisam de um polinizador e as abelhas são os principais agentes deste processo. Proprietário das ASAs - Albring Sistemas Agroflorestais, o agricultor luta para difundir um estilo de vida em harmonia com a natureza com alimentação mais saudável e respeito aos animais e plantas.

Criação de abelha sem ferrão possui valor agregado. NEY ALBRING destaca o potencial medicinal e nutritivo do mel. Além disso a abelha sem ferrão é de fácil manejo podendo ser trabalhado em ambientes públicos como praças e colégios. Ele avalia que é necessário o engajamento do poder público para expandir a criação de abelha sem ferrão que é o principal polinizador de plantas e produção de alimento. NEY ALBRING chama atenção que nossa região possui uma grande diversidades de plantas com floração em diferentes épocas do ano e com isso proporcionando condições para grande produção de mel.

Concluídas as obras do Centro de Apoio ao Hospital Regional em São Miguel do Oeste. Estão concluídos os trabalhos de construção de um novo Centro de Apoio ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. As instalações físicas foram entregues ontem aos integrantes do Rotary Club. O imóvel está localizado na Rua Edemar Zanatta, nas proximidades da instituição de saúde. A obra foi viabilizada por meio de uma parceria inédita entre Município, Estado e o clube de serviço. Somente o Município investiu cerca de 550 mil reais, na destinação de dois terrenos com um total de mil metros quadrados, e custeio de parte da construção, de 547 metros quadrados. O Governo do Estado, por meio de uma emenda do deputado MAURICIO ESKUDLARK, garantiu mais 350 mil reais, e o Rotary, outros 100 mil. No total, o investimento ultrapassa um milhão milhão de reais.

O Município ainda está dando andamento à licitação do mobiliário para o local. A gestão e manutenção do Centro de Apoio deve ficar a cargo do Rotary. A ideia é facilitar o acesso igualitário aos serviços de saúde para todos que precisarem. As pessoas que estão internadas no Hospital Regional ou que vêm ao município fazer algum outro tratamento de saúde, muitas vezes, têm familiares que largam tudo para se dedicar aos seus cuidados, ficam fragilizados, e precisam deste apoio e um lugar para pernoitar. O prefeito de São Miguel do Oeste, VILSON TREVISAN, agradeceu ao Rotary Club de São Miguel do Oeste pela articulação e empenho na concretização deste importante projeto para toda a região.

Secretaria de Saúde vacina 700 pessoas contra influenza neste sábado. Conforme a secretária de Saúde de Tunápolis, ROSELI BONAVIGO, tanto a campanha de vacinação contra influenza, quanto da Covid-19, prosseguem com grande quantidade de pessoas imunizadas a cada semana. A mais nova remessa é de vacinas contra influenza, que agora é destinada para idosos acima de 64 anos. ROSELI lembra que é preciso ter cuidado especial com este público, pois a pessoa só pode receber a vacina da gripe 15 dias depois do imunizante contra Covid, ou vice-versa. A previsão da Secretaria é de vacinar em torno de 700 idosos contra influenza neste sábado e para tanto foi organizada uma grande equipe na área coberta do posto de saúde, de modo a evitar aglomerações ou congestionamento no trânsito. Inclusive a Polícia Militar ajudou com orientações neste sentido.

A ideia é de que as pessoas entrem pela Rua Balduíno Rambo para receber a vacina na área do posto de saúde, e saiam por outra rua, a São Miguel. A vacinação iniciou às sete da manhã e seguiu até as 11 e meia. Depois de uma hora de paralisação, retorna ao meio dia e meia e termina às 14h30. Os idosos devem trazer o cartão de vacinas e documentos pessoais. Nova remessa de vacinas contra influenza está prevista para semana que vem, também para idosos. Em relação à campanha de vacinação contra Covid, agora o público das comorbidades é atendido. Segundo ROSELI, trata-se de pessoas com alguma doença elencada no Programa Nacional de Imunização contra Covid-19. Conforme a Secretaria de Saúde recebe as doses, as pessoas são chamadas de forma nominal para aplicação. Caso alguém não possa receber naquele momento, será contemplado na remessa seguinte.

A situação do coronavírus voltou a preocupar mais agora, quando 12 casos estão ativos em Tunápolis, depois de algumas semanas sem registros. Os casos aumentaram rapidamente na região e a Secretaria da Saúde solicita para as pessoas respeitarem as restrições, mesmo que agora tenha mais liberações de atividades. ROSELI BONAVIGO ressalta que o Hospital Regional está com alta taxa de internações e se as regras não forem seguidas, logo haverá um grande número de contaminados. Ela lembra que o número de vacinados com as duas doses ainda é baixo para haver descuidos, e mesmo quem foi imunizado deve continuar seguindo as recomendações dos órgãos de saúde. Outra preocupação é em relação à dengue. Tunápolis registrou mais de 50 focos e cinco casos da doença causada pelo Aedes Aegypti, enquanto, Santa Helena, já confirmou mais de 50 casos de dengue neste ano. É comum pessoas daquele município se deslocarem a Tunápolis para trabalho, ou vice-versa. ROSELI orienta para as pessoas usarem repelente quando saírem de casa, evitar de deixar água parada e cobrir caixas e reservatórios.

Negligência e abandono faz crescer o número de adolescentes em abrigos. A Aprisco de São José do Cedro tem registrado um número maior de adolescentes acolhidos do que crianças nos últimos anos. Para entender essa mudança, a psicóloga da secretaria de assistência social do município, ANA PAULA BIANCHINI, explicou quais fatores fizeram esse cenário mudar. A psicóloga comentou que existem inúmeros motivos, como por exemplo, os conflitos entre pais ou responsáveis. Ela salientou que estes casos também acabam refletindo no desenvolvimento da criança até a adolescência, chegando a uma idade em que ele irá fazer aquilo que aprendeu e também vivenciou. Outro fator é a violência doméstica que acaba obrigando a justiça decidir pelo encaminhamento do adolescente para uma entidade de acolhimento.

ANA PAULA salientou ainda que a pandemia, de certa forma, trouxe à tona os problemas que estavam sendo evitados pelas famílias. A psicóloga disse que, antes da crise sanitária, quando não havia isolamento social, os adolescentes estavam mais envolvidos nas atividades em comunidade como festas e jogos, por exemplo, desta forma, esquecendo-se das situações vivenciadas dentro do seio familiar. A psicóloga da secretaria da assistência social de São José do Cedro, ANA PAULA BIANCHINI, atribuiu a outros fatores que existem e que justificam a saída do ambiente familiar. O abandono, ou a negligência, por exemplo, muitas vezes também é acompanhado de um histórico familiar com problemas. ANA PAULA destacou os quatro principais motivos que levaram as crianças para as instituições, mesmo que temporariamente, foram: a negligência de qualquer natureza, inclusive intelectual e o abandono, e também a permissão para o abandono dos estudos.

O prefeito de Itapiranga ALEXANDRE RIBAS fez uma avaliação positiva da visita do secretário da Agricultura de Santa Catarina, ALTAIR SILVA e do presidente da Cidasc, PLÍNIO DE CASTRO. Ele destaca que são duas autoridades que conhecem a realidade da região e podem contribuir de maneira significativa na solução de problemas do setor agropecuário. O prefeito reforça que a prioridade no encontro foram ações que vão causar impacto positivo no setor agrícola. Destaca a questão de água, cada vez com maior demanda e necessidade de investimento para evitar prejuízos em períodos de estiagem. RIBAS cita o interesse do secretário da Agricultura em esclarecer programas que estabelecem linhas de créditos e investimentos em redes de energia elétrica, internet de qualidade e abastecimento de água.

No encontro realizado nesta sexta-feira foram detalhados os meios para os produtores rurais obterem benefícios com linhas de créditos especiais. ALEXANDRE RIBAS diz que é preciso ter uma atenção especial e muito cuidado com a produção de leite e também nas atividades de avicultura e suinocultor. Estes três seguimentos garantem para Itapiranga o maior movimento agropecuário dos 19 municípios da Ameosc. O prefeito lembra que em 2020 o setor ligado ao agro movimentou quase 570 milhões de reais. O município também possui diversos programas locais para incentivo a produção agrícola.

O Centro Universitário Uceff de Itapiranga amplia vínculo com a comunidade local na prestação de serviços em três cursos de graduação. SAJUG, na assessoria jurídica, Núcleo de Práticas Veterinárias e atendimento na área de odontologia são os destaques. Conforme o professor e coordenador de extensão, KURLAN FREY, o SAJUG é o órgão do curso de Direito da Uceff responsável por prestar assistência jurídica gratuita à população necessitada de Itapiranga e região. Ele vinculado ao Curso de Direito da instituição e contribui na formação do acadêmico no que diz respeito à aprendizagem das práticas jurídicas. A meta é de prestar orientação e assistência jurídica à população carente e propiciar ao acadêmico do curso de Direito o desenvolvimento de atividades reais próprias da rotina forense.

KURLAN FREY aponta com relevante o atendimento prestado nas clinicas de odontologia em benefício da sociedade. Os acadêmicos que já cumpriram a etapa teórica exigida iniciam com procedimentos mais simples e sempre com supervisão de um profissional da área. O professor diz que a procura está crescendo e a Uceff consegue atender a demanda por ter duas clinicas. Com o passar dos bimestres os acadêmicos ampliam a complexidade dos serviços prestados em prol da saúde bucal da população. KURLAN FREY chama atenção para a grande contribuição que o curso de Medicina veterinária proporciona no Núcleo de Práticas Veterinárias. O atendimento ocorre em pequenos e grandes animais.

Curso de Formação Continuada de Professores abrange mais de 20 municípios. Trabalho do Centro Universitário Uceff abrange Santa Catarina e Rio Grande do Sul. São nove municípios catarinense e 14 gaúchos atendidos pela capacitação. O professor KURLAN FREY informa que são palestras online com grande aceitação por ter abordagens diretas e com diferentes temas. Palestrantes conceituados repassam conhecimento e informações uteis aos profissionais da educação . FREY chama atenção para a importância das parcerias firmadas com as secretaria municipais de educação e também com a coordenadoria regional para viabilizar a capacitação para mais de mil e 300 professores.

Parcerias visam aumentar a qualidade do mel e maior produção. O secretário da Apita, Associação dos Apicultores de Itapiranga, JURANDIR DÜNGERSLEBER faz avaliação positiva das capacitações para aumentar a produção e melhorar a qualidade. No momento os principais cursos ocorrem de forma online, porém já estão sendo realizadas algumas atividades presenciais por meio do associativismo em ações da diretoria da associação. A Apita possui grande parceria com a Epagri, Senar, sindicatos e cooperativas que contribuem para o desenvolvimento da apicultura. Grande parte da produção é vendida a granel em comercializada destinada ao mercados nacional e também para exportação.

JURANDIR DÜNGERSLEBER destaca a importância da qualidade do produto. Ele diz que o grande desafio é aumentar a presença no mercado local e regional. Mel presentes nas prateleiras dos mercados da região significa valorização e contribuição com os produtores. JURANDIR DÜNGERSLEBER lembra que hoje é comemorado o dia do apicultor. Em Santa Catarina são nove mil produtores, sendo que a Apita possui 38 associados ativos em Itapiranga.

Apita participa de Feira Estadual do Mel. Pelo segundo ano o evento ocorre de forma virtual. O secretário da Apita, Associação dos Apicultores de Itapiranga, JURANDIR DÜNGERSLEBER, considera que é válido por desenvolver ainda mais esta atividade, gerar lucro e viabilizar investimentos. Durante o mês de junho serão feitas exposições de produtos como mel, própolis e outros derivados da apicultura. Ele ressalta que são mais de 100 tipos de mel. A região de Itapiranga possui mel de alta qualidade, sendo referência estadual e nacional. DÜNGERSLEBER cita mel produzido a partir de flores de uva japonesa, eucalipto e da mata nativa. A feira contribui na divulgação e busca destacar a importância da abelha que vai muito além da produção de mel.

São João do Oeste registra volta de partos no município. Após oito anos o hospital Santa Casa Rural registrou ontem o nascimento de um menino. Conforme o prefeito GENÉSIO ANTON, uma mulher do município procurou atendimento no posto de saúde e já estava em trabalho de parto. Acompanhada pela médica na unidade de saúde do município e uma enfermeira obstetra, a mulher foi conduzida ao hospital para a realização do parto. GENÉSIO ANTON informa que o nascimento do pequeno MATHIAS HICKMAN GELLER, ocorreu com normalidade. Ele é filho da servidora pública MARILEI e do trabalhador do comércio CRISTIANO GELLER. É o terceiro filho do casal, que reside na cidade. O prefeito ressalta que o município ainda busca a efetivação dos partos, cesárias e cirurgias no Hospital Santa Casa Rural.

Temporal com granizo causa estragos em São Miguel do Oeste. O temporal acompanhado de granizo e forte vento causou estragos em diversos pontos de São Miguel do Oeste, na noite desta sexta-feira. Na Willy Barth, avenida principal, o forte vento derrubou galhos sobre a pista que precisou ser interditada por alguns minutos. Nos bairros São Gotardo, São Luiz, Jardim Peperi e São Jorge, residências tiveram o telhado danificado e precisaram de apoio do Corpo de Bombeiros com a distribuição de lonas. Na linha Pinheirinho e também em outras comunidades do interior e da cidade, a chuva de granizo foi registrada por alguns minutos. A Polícia Militar e Polícia Ambiental também apoiaram e auxiliaram a comunidade. Outros municípios da região também registraram estragos causados pelo temporal na noite de ontem.

Corpo de Bombeiros atende mais de 30 ocorrências de destelhamento. Segundo o Corpo de Bombeiros, por volta das 19 horas e 30 minutos desta sexta-feira, as guarnições foram acionadas atenderam vários pedidos de moradores que foram atingidos pelo forte temporal. Foram realizadas entregas de lonas, corte de arvores e galhos caídos sobre casas, carros, sobre as vias e sobre fiação elétrica. A Celesc, PM, PMA e Defesa Civil prestaram apoio. Cidades como Paraíso, Guaraciaba, Guarujá do Sul e Dionísio Cerqueira também tiveram o registro de destelhamento.

Munições e droga são apreendidas pela Polícia Militar. Foi na tarde de ontem, por volta das 16 horas. A PM atendeu uma ocorrência de Tráfico de Drogas e posse ilegal de munição no Bairro São Luiz em São Miguel do Oeste. A Polícia Militar abordou dois homens em frente a uma residência, sendo visualizado droga em cima de uma cadeira. Foram realizadas buscas e apreendido 993 gramas de maconha, 14 papelotes de crack, 43 munições, embalagens para embalar a droga, um facão, um rádio amador para copiar a frequência da Polícia e balança de precisão. A Abordagem foi realizada pelo Canil e Pelotão de Patrulhamento Tático, sendo localizado pelo cão mais droga escondida em uma mata. O rádio comunicador e munições também estavam escondidos na mata. Dois homens foram presos, inclusive um deles havia danificado uma viatura da PM a poucos dias.

Jovens escapam com lesões leves em acidente de carro contra poste. Foi por volta das 23 horas e 40 minutos de ontem, na rodovia SC-163, na cidade de Itapiranga, próximo entrada para linha Chácara. Ocorreu uma saída de pista com colisão em poste de energia elétrica ao lado da rodovia. Os ocupantes do veículo Agile, placas de Itapiranga, dois jovens de 20 anos, ficaram presos dentro do carro. Os bombeiros tiveram atenção especial no trabalho, pois o poste ainda estava energizado e apoiado sobre o veículo. Motorista e caroneiro foram retirados do local e conduzido ao Hospital Sagrada Família. Eles não apresentavam ferimentos graves aparentes. A guarnição da Polícia Militar também esteve no local da ocorrência.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.