-PARCELA DE AJUDA FINANCEIRA A ESTADOS E MUNICÍPIOS PODE SER PAGA AINDA EM MAIO
-CPI DOS RESPIRADORES INCLUI MOISÉS NA LISTA DE INVESTIGADOS
-REFORMA PSIQUIÁTRICA TROUXE DIVERSOS AVANÇOS NO TRATAMENTO DE PACIENTES
-MAB DEFENDE MEDIDAS MAIS PRÁTICAS PARA REDUÇÃO DA TARIFA DE ENERGIA
-SANTA HELENA RETOMA CIRURGIAS ELETIVAS E ATENDIMENTO DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE NA PRÓXIMA SEMANA
-ADVOGADO APONTA DIFICULDADES NO ENCAMINHAMENTO DOS AUXÍLIOS EMERGENCIAL E PREVIDENCIÁRIOS
-BARRO NA PISTA PROVOCA ACIDENTE NA SC 492
-QUEDA DE ÁRVORE CAUSA DOIS ACIDENTES NA SC 163
-HOMEM FICA GRAVEMENTE FERIDO AO SER ATINGIDO POR MÁQUINA
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 20 graus. A mínima das últimas horas foi de 13 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
O dólar paralelo está cotado a cinco reais e 50 centavos para a compra e cinco reais e 85 centavos para a venda. O euro está valendo seis reais para a compra e seis reais e 50 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.
Um avião da Pakistan International Airlines caiu nesta sexta-feira em uma área residencial de Karachi, no Paquistão. A aeronave seguia para o aeroporto Internacional de Jinnah, um dos aeroportos mais movimentados do país. O voo, que tinha partido da cidade de Lahore, transportava 99 passageiros e oito tripulantes, segundo informações iniciais divulgadas pela autoridade paquistanesa de aviação. Pelo menos uma pessoa sobreviveu, de acordo com a Reuters. Testemunhas disseram que o Airbus A320 tentou pousar mais de uma vez antes de cair perto do aeroporto. Equipes de resgate relataram que casas ficaram danificadas no bairro pobre e muito populoso.
A Universidade de Oxford e a Astra Zeneca planejam recrutar cerca de 10 mil adultos e crianças do Reino Unido para testes de uma vacina experimental contra coronavírus. A pesquisa recebeu um aporte de mais de um bilhão e 200 milhões de dólares dos Estados Unidos na quinta-feira. Um teste inicial que começou em 23 de abril já aplicou a injeção em mais de mil voluntários de idades variando entre 18 e 55 anos, e Oxford disse que as fases 2 e 3 acrescentarão pessoas de 56 anos e mais velhas, além de crianças de 5 a 12 anos. A AstraZeneca já assinou com Reino Unido e Estados Unidos como parceiros para produzir a vacina em escala industrial.
O presidente do Uruguai, LUIS LACALLE POU, anunciou nesta quinta-feira a volta às aulas presenciais nas escolas a partir de primeiro de junho. A decisão foi tomada após a estabilização no número de casos do novo coronavírus no país. Em entrevista coletiva, LACALLE POU disse que a retomada das aulas nas escolas será progressiva, de acordo com o perfil dos alunos ou da localização das cidades. A capital, Montevidéu, só começa a reabrir em 15 de junho. Entre as medidas para a reabertura das escolas, estão jornadas escolares que não podem ultrapassar quatro horas diárias e entradas e saídas escalonadas para não causar aglomerações.
O Hospital Albert Einstein desenvolveu um exame genético para detecção em larga escala do novo coronavírus. A técnica possui alta precisão e pode ser considerada uma opção viável de testagem em massa. O método já teve sua patente registrada por meio do Sistema Internacional de Patentes nos Estados Unidos e estará disponível a partir de junho. De acordo com o hospital, o teste apresenta 100 por cento de especifidade, ou seja, não apresenta casos de falso-positivo e é o primeiro exame genético do mundo a detectar em larga escala o coronavírus por meio da técnica de sequenciamento NGS. Ontem, o Brasil bateu o recorde diário e registrou mil 188 mortes por coronavírus em 24horas. No total, são mais de 300 mil infectados e mais de 20 mil óbitos.
O presidente da Câmara dos Deputados, RODRIGO MAIA, afirmou nesta quinta-feira que o Congresso Nacional estuda adiar o primeiro turno das eleições municipais deste ano para 15 de novembro ou seis de dezembro – as duas datas caem em um domingo. A ideia é permitir que as eleições ocorram com segurança, sem riscos relacionados à pandemia do novo coronavírus, mas evitar também que os atuais mandatos de prefeitos e vereadores sejam prorrogados. MAIA ponderou, no entanto, que antes de pensar na data é preciso resolver se a decisão será mesmo a favor do adiamento. A partir daí, ressaltou que a escolha da data será resolvida após consulta ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro LUÍS ROBERTO BARROSO.
O secretário especial da Fazenda do Ministério da Economia, WALDERY RODRIGUES, afirmou nesta quinta-feira que a primeira parcela da ajuda financeira aos estados e municípios pode ser paga ainda em maio. A tentativa, segundo ele, vai exigir 'grande esforço''. Segundo o secretário, além da operação de pagamento, outras exigências precisam ser cumpridas antes da liberação do dinheiro. Um desses pré-requisitos é que estados desistam de ações judiciais contra a União relacionadas à pandemia. Também será preciso editar uma medida provisória abrindo crédito extraordinário. A ideia, segundo WALDERY, é manter o cronograma aprovado pelo Congresso Nacional, que prevê o repasse de R$ 60,15 bilhões a estados e municípios, dividido em quatro parcelas mensais.
A falta de chuva em Santa Catarina tem causado impacto no abastecimento. Um boletim divulgado pelo Governo do Estado aponta que pelo menos 222 cidades apresentam problemas devido à situação de estiagem prolongada. O estudo fez um levantamento em 270 municípios catarinenses. O Boletim Hidrometeorológico Integrado também revela as condições do abastecimento urbano em cada cidade. Conforme os dados da última quinzena, Santa Catarina tem 50 por cento das cidades em estado de atenção, 21 por cento em alerta e 11 por cento crítico. Trinta município estão com a situação preocupante, muitos deles já realizando a captação de água em manancial auxiliar. A gerente de Fiscalização da Agência Reguladora de Serviços Públicos de Santa Catarina, LUIZA BURGARDT, lembra que o estado está há quase um ano com precipitações abaixo da média.
Exames, consultas e cirurgias eletivos podem voltar a ser feitos em Santa Catarina a partir da próxima segunda-feira, conforme as portarias 341 e 342 de 2020, publicadas no Diário Oficial do Estado de quarta. Os procedimentos que demandem reserva de leito de Unidade de Terapia Intensiva, porém, seguem suspensos, a não ser que sejam avaliados como necessários por uma equipe médica. Segundo as regras publicadas nesta semana, consultas, exames e cirurgias eletivos devem ser feitos respeitando 50 por cento da capacidade prevista para o hospital e oacesso aos serviços deve ser em espaço isolado da área onde são atendidos pacientes de Covid-19. Cada paciente eletivo só pode ter um acompanhante e a prioridade é para crianças, idosos e portadores de necessidades especiais. Nesses casos, as visitas hospitalares estão suspensas.
O deputado estadual IVAN NAATZ, relator da CPI dos Respiradores, disse que incluiu preliminarmente nesta quinta-feira o governador CARLOS MOISÉS na lista dos investigados. O motivo foi a divulgação de uma proposta de preço oferecida ao Estado, mais baixa do que a da Veigamed - e que teve a assinatura do governador. A compra foi iniciada em 25 de março e autorizada pelo governador CARLOS MOISÉS DA SILVA e pelo então secretário de Saúde, HELTON ZEFERINO, em primeiro de abril. Nessa compra, cada respirador custou 68 mil, praticamente a metade do que foi pago à Veigamed, no dia dois de abril. Segundo NAATZ, por ter sido informado sobre os valores dessa compra no fim de março, o governador CARLOS MOISÉS poderia saber que o preço de 165 mil oferecido pela Veigamed e pago antecipadamente pelo Estado à empresa estaria acima do valor do mercado. O governo foi incluído na lista de investigados da comissão que analisa o caso na Assembleia Legislativa.
-REFORMA PSIQUIÁTRICA TROUXE DIVERSOS AVANÇOS NO TRATAMENTO DE PACIENTES
-MAB DEFENDE MEDIDAS MAIS PRÁTICAS PARA REDUÇÃO DA TARIFA DE ENERGIA
-SANTA HELENA RETOMA CIRURGIAS ELETIVAS E ATENDIMENTO DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE NA PRÓXIMA SEMANA
-ADVOGADO APONTA DIFICULDADES NO ENCAMINHAMENTO DOS AUXÍLIOS EMERGENCIAL E PREVIDENCIÁRIOS
Terreno que vai abrigar nova sede da Ameosc recebe vistoria. O presidente da associação, PLINIO DE CASTRO, visitou nesta semana o terreno no Bairro Agostini onde será construída a nova sede da entidade. O novo espaço contará com uma área total de 746 metros quadrados e o terreno, de mais de mil e 700 metros quadrados, foi doado pelo município de São Miguel do Oeste. O prédio será erguido com recursos da venda da antiga sede, arrematada em leilão na metade do ano passado. A empresa responsável pela parte estrutural da nova sede será a Pré-Moldados Artelaje Ltda, de Guaraciaba. De acordo com CASTRO, a empresa vencedora da primeira etapa da obra já está trabalhando no local. A visita desta quarta-feira, juntamente com o Secretário Executivo da Associação, AIRTON FONTANA e engenheiros, foi para acompanhar a evolução da construção.
A previsão inicial era de que o novo prédio da sede da Ameosc fosse edificado até outubro deste ano, mas, em virtude da pandemia do Coronavírus, não será possível cumprir este prazo. O presidente da Associação, PLÍNIO DE CASTRO comenta que a equipe trabalha para que, ainda este ano, uma estrutura mínima fique pronta. A ideia é que os escritórios e a recepção para que os profissionais já possam se instalar no local sejam finalizados ainda em 2020. O prefeito destaca que o lugar onde a Ameosc está atualmente, é um local improvisado e cedido pela CASAN. A obra completa da nova sede está orçada em aproximadamente um milhão de reais.
Tunápolis reforma área onde estava instalado parquinho no centro da cidade. O espaço foi todo reformado e preparado para instalar nesse local uma estrutura completa com investimentos próprios. Segundo VOLMIR LAWISCH, responsável pelo setor de urbanismo, no local está sendo instalado piso em toda extensão do parquinho com o objetivo de colocar grama sintética no espaço. LAWISCH explica que o local já dispõem acesso à banheiros públicos, e também serão ofertados novos bancos, lixeiras e um bebedouro refrigerado com água filtrada à disposição. O responsável pelo setor de urbanismo acrescenta que nos próximos dias será licitado um Parque Infantil todo em sistema rotomoldado de plástico com o objetivo de oferecer mais segurança e lazer as crianças.
Vereadora sugere implantação de galeria para homenagear ex-vereadoras de Tunápolis. Segundo a vereadora, MARLEI BIGER, em função de março ser o mês dedicado as mulheres, realizou uma indicação a mesa diretora para implantação da galeria lilás no legislativo de Tunápolis. Ela explica que o objetivo é prestar uma homenagem e o reconhecimento as ex-vereadoras do município. MARLEI enfatiza que as mulheres já enfrentaram muitas dificuldades para participar da política, mas tem conquistado cada vez mais espaço. A vereadora comenta que até o momento o legislativo teve cinco vereadoras, a maioria com mais de um mandato. MARLEI lembra que durante um período foram realizadas somente sessões extraordinárias, e no momento as sessões ordinárias foram retomadas, mas sem a presença de público. Em função disso, a vereadora acrescenta que a sessão solene de implantação da galeria lilás não poderá ocorrer no momento.
Na sessão desta segunda-feira a vereadora MARLEI BIGER também apresentou uma moção de apelo, direcionada a Bancada do Oeste dos deputados e o governador, solicitando a isenção do IPVA para proprietários do transporte coletivo. Ela afirma que o auxílio se justifica pelos prejuízos que a categoria vem registrando desde o começo da paralisação, sem poder exercer sua atividade e assim sem ter rendimentos. A moção foi aprovada pelos demais vereadores, e já encaminhada aos órgãos competentes. Pedido semelhante também foi apresentado no legislativo de Iporã do Oeste, pelo vereador FERNANDO OTT. MARLEI lembra que as sessões ocorrem de forma presencial, mas com respeito às medidas de prevenção, como distanciamento entre os vereadores, uso de máscara e álcool 70.
Setor de Tributos de Iporã do Oeste divide atendimentos ao público e a campo. Conforme o fiscal de Tributos, LEANDRO MAGNAGUAGNO, até então, o setor realizava o trabalho a campo, com vistorias externas, no período da manhã, e a tarde era feito o atendimento ao público. Em função do turno único, em vigor desde o dia primeiro de maio, o fiscal destaca que das 12 às 15 horas é feito o atendimento ao público, e após esse horário, até as 18 horas, é feito o trabalho a campo de fiscalização de obras, processos de compra e venda de imóveis e vistorias de empresas. LEANDRO MAGNAGUAGNO lembra que as denúncias, principalmente em relação à venda ambulante, devem ser feitas pelo telefone de plantão do setor de Tributos, o 9 91 58 89 47. Esse contato também pode ser acionado fora do horário de expediente, feriados ou finais de semana.
Sem encontros presenciais, academia da saúde de Descanso usa redes sociais para orientar munícipes sobre prática de atividades físicas. A educadora física, TEREZINHA CASANELI, popular TITA, destaca que como o trabalho em grupo não está sendo permitido, e também há restrições nas atividades ao ar livre, está sendo feito um trabalho de orientação pelas redes sociais. Ela explica que pelo WatsApp são encaminhados exercícios, com orientação sobre a prática. O retorno dos pacientes tem sido positivo. Segundo a educadora física, os trabalhos em grupo atendiam cerca de 150 pessoas, com encontros na academia da saúde de segunda a quinta-feira. O horário era após as 17 horas e 30 minutos para atender pessoas que não tinham a disponibilidade de frequentar a academia durante o dia. TITA cita que as atividades focavam o alongamento e o fortalecimento, com o objetivo de aliviar dores relatadas pelos frequentadores, como nos joelhos e costas.
IMA retoma atendimentos presenciais com hora marcada. O gerente regional do órgão no Extremo Oeste, MARCELO FIÓRIO afirma que o trabalho remoto não atrapalhou o andamento dos processos ambientais tendo em vista que quase todas as etapas são digitais. Ele lembra que o pedido é protocolado no site do instituto e os documentos também podem ser remetidos pela internet. O gerente comenta que são várias fases e todas elas são avaliadas pelos técnicos que fazem laudos e em seguida uma vistoria in loco na área. Dos 30 municípios atendidos 18 estão com o processo municipalizado, via Conder, aliviando a demanda do órgão estadual. Já outros 11 ainda encaminham todos os processos para avaliação a liberação do IMA. FIÓRIO diz que hoje são mais liberações de licenças do que pedidos ingressando. Dos mil processos tramitavam no começo do ano, agora restam cerca de 600. A previsão é normalizar os prazos até o final do ano.
Liberação de licenças para agricultura leva menos de um mês no IMA regional. O gerente MARCELO FIÓRIO afirma que o prazo legal para qualquer projeto é 90 dias, mas, há caso de alguns esperando liberação há quase dois anos. Ele cita que são diversos os entraves, entre eles, divergências e problemas na documentação que precisa ser correta para agilizar as etapas. O gerente afirma que no caso dos empreendimentos agrícolas nas áreas de avicultura e suinocultura as licenças estão sendo liberadas em 20 a 30 dias. Porém, mencionou casos mais complexos como os loteamentos habitacionais e industriais que possuem várias exigências. FIÓRIO explica que além da ordem de protocolo os pedidos são analisados conforme a especialidade. Ele admitiu que algumas áreas estão em atraso.
Reforma psiquiátrica trouxe diversos avanços no tratamento de pacientes. Além do Dia de Combate a Exploração e Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes, na última segunda-feira, dia 18 de maio, também foi lembrado o Dia Nacional de Luta Antimanicomial. Conforme a coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial de Mondaí, NATÁLIA DA SILVA a data é o marco da reforma psiquiátrica, implantada há 30 anos, e que a cada ano apresenta melhorias nos serviços. Entre os avanços, a coordenadora do CAPS cita que antigamente o atendimento era voltado a internações hospitalares de longa permanência, conhecidos como manicômios. Com a reforma, NATÁLIA destaca que houve a alteração nesse modelo de atendimento com a implantação de redes psicossociais, além dos CAPS, que disponibilizam serviços comunitários aos pacientes sem necessidade de internação, permitindo o convívio social aos usuários.
Em função de como era feito o atendimento aos pacientes antigamente, a coordenadora do CAPS de Mondaí aponta que havia aumento nos casos de agressividade, isolamento e até tentativas de suicídio. NATÁLIA DA SILVA diz que pacientes que ficam isolados tem o risco de agravar ainda mais a situação, principalmente para aqueles com histórico de depressão. Ela considera que o atendimento feito antes da reforma psiquiátrica tirava inclusive o direito de ir e vir do paciente, já que ficava internado e isolado por longos períodos. Para a coordenadora do CAPS, melhorias já ocorreram e são frequentes, para garantir melhor resultado no tratamento dos usuários. As redes psicossociais e os CAPS priorizam o atendimento individualizado para tratar as especificidades de cada caso. Neste período, o CAPS mantém o atendimento dos profissionais e o fornecimento da medicação.
MAB defende medidas mais práticas para redução da tarifa de energia. O Movimento dos Atingidos por Barragens mantém luta na defesa dos direitos afetados por hidrelétricas em várias frentes. A prioridade no momento é garantir redução nas tarifas de energia elétrica, considerada uma das mais caras do mundo. Segundo o coordenador do MAB, PEDRO MELCHIORS, o sistema hídrico já representou 90 por cento da geração de energia no Brasil e atualmente está abaixo de 60 por cento. Ele diz que o custo de produção é baixo, porém a tarifa muito elevada. Levando em consideração o momento de pandemia, o Movimento dos Atingidos por Barragens defende a isenção na conta de energia até final de 2020. MELCHIORS diz que o Governo Federal concedeu isenção de energia a pessoas que fazem parte do cadastro único, famílias de baixa rende na sub classe B1.
Burocracia e falta de informação dificulta acesso de pessoas carentes aos benefícios na tarifa de energia elétrica. Percentual ainda é baixo de consumidores que aderiram ao programa. O subsídio na tarifa é significativo, pois os consumidores só precisam pagar os impostos. O coordenador do MAB, PEDRO MELCHIORS chama atenção que a procura pelo benefício está muito baixa até o momento. Ele informa que são 248 mil famílias com direito aos subsídio em Santa Catarina, porém apenas 42 mil acessaram este benefício até o momento. O desafio é facilitar o acesso ao cadastro e aumentar o número de contemplados. Ele defende que os escritórios da Celesc e da Casan façam este encaminhamento facilitando o acesso de pessoas carentes, muitas vezes com dificuldade para acesso a internet. O MAB defendia 100 de isenção para famílias carentes, porém o subsídios não inclui os impostos da tarifa.
MAB comemora maior rigor na lei para empresas que construírem barragens. Tragédias em Minas Gerais serviram de exemplo para o Senado aprovar novo texto nesta semana. Projeto ainda precisa ser sancionado. O coordenador Movimento dos Atingidos por Barragens, PEDRO MELCHIORS chama atenção para regras que aumentam a segurança de barragens. O coordenador do MAB diz que a nova legislação força maior obrigação por parte das empresas na construção de hidrelétricas e outros sistemas com estruturas que possam causar inundações. Ele cita como exemplo a Foz de Chapecó, que terá que estabelecer uma área de risco, um mapa de abrangência de inundação. Este estudo deve ter a participação da Defesa Civil e outros órgãos visando a segurança.
Santa Helena irá retomar cirurgias eletivas e atendimento de profissionais da saúde na próxima semana. Conforme o secretário, RICARDO BUCHE, o governo do estado anunciou, por meio de decreto, que a partir da próxima semana serão retomadas as consultas ambulatoriais e cirurgias eletivas. Esta retomada estava sendo reivindicada por vários municípios, levando em conta a demanda existente. O secretário de Saúde ressalta que os pacientes serão encaminhados para os procedimentos conforme a fila de espera do SUS. BUCHE diz que nestes 60 dias que as cirurgias eletivas estiveram suspensas a demanda aumentou mais ainda, o que agora será atendido gradativamente. Estes procedimentos são realizados fora do município, com transporte da secretaria. A suspensão ocorreu para evitar a contaminação do vírus.
Além da retomada das cirurgias eletivas, RICARDO BUCHE anuncia também que a partir da próxima semana será retomado o atendimento de fisioterapia para pessoas que realizaram cirurgia, e ainda os atendimentos de nutricionista e psicóloga. Os profissionais atendem na unidade de saúde, mediante agendamento e encaminhamento médico. Em relação à equipe de profissionais, o secretário de Saúde ressalta que todos estão trabalhando, com prioridade para atendimento de casos de emergência devido a pandemia. Em função de reformas na unidade, BUCHE lembra que na próxima semana parte do atendimento será feito no Centro dos Idosos para que as obras no prédio da saúde tenham andamento. O secretário ressalta ainda que o paciente diagnosticado com Covid-19 no município já está curado e liberado.
Advogado aponta dificuldades no encaminhamento de auxílios e de acesso aos canais previdenciários. O auxílio emergencial do governo federal, no valor de 600 reais, é destinado para trabalhadores autônomos prejudicados pelo período de paralisação devido à pandemia. Para ter direito ao valor, pago em três parcelas, é necessário um cadastro, e a sua aprovação. De acordo com o advogado, PAULO SPIELLMANN, está havendo bastante dificuldade no cadastro e liberação do auxílio, pois muitos requerimentos são indeferidos. Mesmo com novo pedido, nem sempre este requerimento é deferido. O advogado esclarece que diante desta situação a Justiça Federal tem aberta a possibilidade das pessoas que tiveram o requerimento indeferido ingressar com uma ação judicial contra a Caixa Econômica Federal. A ação será analisada pelo Juizado Especial Federal, e se constatado que a pessoa tem direito ao auxílio, uma sentença judicial será destinada a Caixa para que libere o valor.
O auxílio emergencial pode ser requerido até dia quatro de julho, e mesmo após esta data, o advogado explica que a ação judicial pode ser protocolada e o beneficiário receberá o valor retroativo das parcelas já liberadas. PAULO SPIELLMANN enfatiza que problemas têm sido registrados no encaminhamento dos demais benefícios previdenciários do INSS, a exemplo do auxílio doença que no momento registra grande demanda. Ele afirma que as agencias estão fechadas para atendimento presencial, e a forma de acesso aos benefícios, o “Meu INSS”, na maioria das vezes não está funcionando. Outra opção, o Disque 135, também apresenta dificuldades de contato. Conforme PAULO SPIELLMANN, o próprio requerente pode fazer os encaminhamentos no Juizado especial, sem a necessidade da contratação de advogado. Ele cita que há dúvidas também quanto a negociações de patrões e empregados, e a possibilidade da redução de carga horária ou salário.
-BARRO NA PISTA PROVOCA ACIDENTE NA SC 492
-QUEDA DE ÁRVORE CAUSA DOIS ACIDENTES NA SC 163
-HOMEM FICA GRAVEMENTE FERIDO AO SER ATINGIDO POR MÁQUINA
Suspeito de estar contaminado com Covid-19 não respeita isolamento e deve responder pela infração. A Polícia Militar de Cunha Porã, atendeu no fim da tarde desta quinta-feira, por volta das 18 horas, uma ocorrência de desobediência e infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa. A guarnição em rondas viu um homem, sentado em um bar no acesso da cidade. Ele é suspeito de possuir o Covid-19, e por ter assinado o termo de isolamento domiciliar, deveria estar na sua residência. No momento da abordagem o homem estava fazendo o uso de máscara. Após a confecção do boletim de ocorrência ele retornou a sua residência. O boletim será encaminhado ao Fórum onde vai responder pela infração penal.
Polícia Militar constata irregularidades em estabelecimento por descumprimento ao decreto. Na quinta-feira, às 16 horas a Polícia Militar atendeu uma ocorrência de desobediência, na Rua Almirante Tamandaré no centro de São Miguel do Oeste. No local havia 10 homens sentados bem próximos, jogando baralho, e alguns não usavam máscara. Foras confeccionados os termos de irregularidade administrativa, e de interdição cautelar de ordem pública, por não respeitar as restrições impostas pelo decreto sobre medidas de enfrentamento ao Coronavírus. Foi confeccionado ainda o Termo Circunstanciado por Desobediência e o responsável responderá judicialmente pelo descumprimento. O proprietário comunicou que o problema já foi resolvido, e o estabelecimento autorizado a funcionar.
Desmoronamento de pedras é registrado na SC 386. O fato ocorreu durante a manhã, após a forte chuva da madrugada. Pedras de um barranco as margens da rodovia 386 acabaram desmoronando e ficando sobre a pista, interditando por um período o tráfego de veículos que seguiam em direção a Mondaí. A rodovia estadual é de responsabilidade da Polícia Militar Rodoviária, mas em função da guarnição estar atendendo outra ocorrência no momento, a PM de Mondaí foi acionada para controlar o trânsito. Uma retroescavadeira realizou a limpeza da rodovia.
Homem fica gravemente ferido ao ser atingido por retroescavadeira. Um trabalhador teve ferimentos graves em um acidente com o maquinário no início da tarde desta quinta-feira no bairro Salete, em São Miguel do Oeste. O acidente aconteceu às 14 horas na rua Sete de Setembro em uma obra quando o motorista estava manobrando a máquina e acabou atingindo o homem, que foi prensado contra uma parede.A vítima, de 39 anos, foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros com suspeita de fratura de tórax, reclamando de dificuldade em respirar. Ele apresentava aindavárias escoriações. O acidente e as fraturas sofridas pela vítima são considerados graves.
Barro na pista provoca acidente na SC 492. O acidente foi registrado no começo da manhã desta sexta-feira, na SC 492 sentido a Bandeirante, logo após a UPA 24h em São Miguel do Oeste. Segundo apurado pela reportagem da Peperi com os motoristas dos carros envolvidos, a colisão foi causada pelo barro deixado pela chuva na pista. Segundo um dos envolvidos, que conduzia um L200 sentido a Bandeirante, uma Fiat Strada que vinha na direção oposta acabou rodopiando na rodovia, quando aconteceu o impacto. Apesar do susto, ninguém ficou ferido, e houve apenas danos materiais. A prefeitura de São Miguel do Oeste foi acionada e a secretaria de Obras disponibilizou máquinas para a limpeza da pista.
Queda de árvore causa dois acidentes na SC 163 em Itapiranga. O fato foi registrado por volta das quatro horas da madrugada de hoje, na SC 163, em linha Soledade, interior de Itapiranga. A guarnição do Corpo de Bombeiros de Itapiranga foi acionada para atender ocorrência de arvore caída na pista. No local foi constatado que um micro-ônibus placas de Palmitos havia colidido contra uma arvore ao lado da rodovia e uma Van placas de Mondaí estava estacionada ao lado da rodovia com dois pneus furados. Os dois veículos colidiram com as arvores caídas e tiveram dados consideráveis. Nenhum dos ocupantes dos veículos sofreu ferimentos.